Baixa temporada no Brasil: melhores destinos para viajar
Fevereiro é passado, Carnaval já se foi e o verão acabou. Mas isso não quer dizer que a temporada de viagens está no fim. Muito pelo contrário.
Se você tem flexibilidade de datas e consegue viajar nos meses ditos como baixa temporada no Brasil, pode na verdade economizar e muito!
Voos, hotéis e passeios ficam consideravelmente mais baratos na baixa temporada, criando oportunidade para conhecer uma gama de destinos que permanecem atrativos e rendem boas viagens nessa época do ano.
Leia também:
– Como escolher uma mochila de viagem
– Presentes para quem ama viajar
A baixa temporada pode ser um bom momento para visitar os destinos de inverno, antes do frio intenso chegar e, com ele, o boom de turistas.
Nesse post, vamos te explicar direito quando é a baixa temporada no Brasil, e os melhores destinos para viajar na baixa temporada. Confira:
O que é baixa temporada?
Baixa temporada são os meses com menor demanda de viagens. Isso geralmente corresponde ao período letivo das creches, escolas e faculdades.
Durante os meses de aula, crianças e adolescente estão cheios de atividades nas escolas, impossibilitando famílias com crianças e até mesmo seus professores de viajar, por conta do calendário escolar.
Com uma menor quantidade de pessoas disponíveis para viajar, os destinos desenvolvem estratégias para atrair público, e por isso a baixa temporada é conhecida pelos baixos preços e promoções.
Quais são as datas de baixa temporada no Brasil?
A baixa temporada no Brasil tem dois períodos ao longo do ano. O primeiro começa depois do carnaval (que pode ser fevereiro ou março), e segue até o início das férias de julho. Já o segundo período se inicia em agosto e vai até antes das férias do final do ano, que geralmente começam em dezembro.
Usando a mesma lógica, a alta temporada costuma englobar os meses de dezembro, Janeiro, junho e Julho – os meses que coincidem com as férias escolares.
Os meses de alta temporada são sempre os mais concorridos, e portanto, os meses mais caros para viajar.
Já na baixa temporada no Brasil, as multidões se dissipam, dando espaço para os viajantes que tem flexibilidade de datas e pode aproveitar as vantagens do período, que são:
- destinos mais vazios, com praias paradisíacas que podem ser aproveitadas por você e mais alguns poucos privilegiados
- preços mais em conta, tornando destinos considerados “caros” um tanto mais acessíveis
- promoções de passagem aérea costumam ser mais frequentes nessa época
- maior chance de experimentar a cultura local de forma mais autêntica e intimista, com mais chance de conversar com os moradores, provar sabores e vivenciando a essência dos destinos.
Mas fique atento: esses são os meses que geralmente são baixa temporada no Brasil. Mas isso pode mudar de acordo com a agenda cultural de cada destino. Por exemplo, as datas do Rock in Rio são alta temporada no Rio de Janeiro.
Destinos para viajar na baixa temporada no Brasil
Confira nossa seleção de destinos que valem a viagem mesmo fora da alta temporada, organizados mês a mês. Aproveite os melhores preços viajando para:
Jericoacoara, Ceará
Difícil conhecer “Jeri” e não associar esta preciosidade cearense ao paraíso. O charmoso vilarejo tem suas vielas cobertas por areia branca e fininha. Muito turistas dispensam calçados ao circular por elas.
Você pode aproveitar diversos passeios em Jeri, como a trilha à Pedra Furada, as praias de Jericoacoara, árvore da preguiça e, é claro, visitar as lagoas, onde os turistas descansam em redes estrategicamente instaladas na água.
Jericoacora é um destino perfeito para conhecer em abril. Os preços dos passeios costumam diminuir na baixa temporada, assim como o preço das pousadas e hotéis.
Leia também: Onde ficar em Jericoacoara
Porto de Galinhas, Pernambuco
Porto de Galinhas é a praia mais badalada do litoral sul de Pernambuco, e fica lotada no verão.
Há uma boa quantidade de passeios para fazer em Porto de Galinhas. Todos querem alugar máscaras de snorkel e fazer o passeio de jangada que leva às piscinas naturais, recheadas de peixinhos coloridos.
Mas a boa notícia é que você pode fugir das multidões ao visitar fora da alta temporada. Não é apenas mais barato: é muito mais tranquilo e agradável.
Minha dica é que você aproveite abril, setembro ou outubro, porque nos meses mais para o meio do ano (de maio a agosto) costuma chover bastante nessa região de Pernambuco.
Leia também: Onde se hospedar em Porto de Galinhas
Maceió, Alagoas
O Nordeste foi abençoado com praias dignas de tela de cinema. Maceió não foge à regra. Já nas áreas centrais, a capital alagoana tem aquele mar verde Caribe que encanta.
Mais afastadas, as praias do Gunga e do Francês já fizeram muitos largarem o agito da cidade grande, e estão entre as melhores praias do estado.
Da mesma forma que Porto de Galinhas, não recomendo que você visite durante os meses do meio do ano, por conta das chuvas na região.
Mas durante os meses de abril, setembro e outubro, Maceió te espera com sol e muita praia, e preços bem mais em conta.
Inclusive, para quem não abre mão da autonomia, Maceió é um destino onde muitos passeios podem ser feitos de carro, de forma independente.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
A Ibiza brasileira é um dos destinos preferidos da juventude durante o verão. A cidade fica cheia nessa época, quando as casas noturnas promovem grandes festas e eventos.
Os preços, claro, acompanham a alta procura. Passada a temporada, tudo fica mais barato e dá para aproveitar as praias com mais tranquilidade.
Caldas Novas, Goiás
As águas termais das piscinas e clubes de Caldas Novas atraem visitantes o ano todo, principalmente no mês de julho.
Como a cidade tem uma grande oferta de resorts, para evitar o esvaziamento quando acaba a alta temporada, o que acaba acontecendo é uma grande quantidade de descontos disponíveis – que podem ser caprichados.
Para quem mora em Brasília, pode ser o momento de passar um agradável final de semana nas águas quentes de Goiás.
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Os chalés e serras de Visconde de Mauá possuem todo o cenário característico do inverno.
Mas pra aproveitar bem as incontáveis cachoeiras que circundam a região, é melhor ir antes do frio extremo, quando as águas geladas pedem antes de tudo muita coragem para quem quer encarar qualquer mergulho.
No verão, casais e famílias que querem escapar do calor carioca aos finais de semana lotam o vilarejo, aproveitando as vilas vizinhas de Maringá e Maromba.
Na baixa temporada fica bem mais fácil para visitar Visconde de Mauá, com maior oferta de hospedagem e preços mais atrativos.
Leia também: destinos perfeitos para bate e volta no Rio de Janeiro
Ouro Preto, Minas Gerais
Dentre os diversos destinos históricos de Minas Gerais, nenhum é tão completo quanto Ouro Preto.
As famosas igrejas guardam obras primas do Barroco brasileiro. O Museu da Inconfidência conta a história do movimento que deu a bandeira ao estado – inclusive tem a original em exposição.
Os restaurantes têm o melhor do fogão à lenha e do doce de leite, e a atmosfera universitária convida à boemia e ao debate de ideias.
Sem falar que é um super destino de ecoturismo, com cachoeiras, trilhas e pontos de escalada.
Para fugir das hordas de turistas e conseguir descontos nas diárias, melhor evitar os meses de férias.
Vale a pena viajar na baixa temporada?
A baixa temporada é como um segredo bem guardado entre os viajantes mais experientes, e um verdadeiro privilégio que pode ser aproveitado por quem tem flexibilidade nas datas, e pode viajar fora dos meses mais concorridos.
Como a diminuição da demanda pelos destinos, quem consegue viajar nesses meses da baixa temporada aproveita de uma sensação de exclusividade e autenticidade nas experiências de viagem.
Então, querido viajante, a baixa temporada é como uma poção mágica que transforma a forma como você vivencia cada destino.
Se você pode aproveitar a baixa temporada para conhecer destinos mais vazios e pagando geralmente um preço mais em conta, não perca mais tempo. Comece a planejar hoje mesmo essa jornada!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.