As viagens viraram blog: como tudo começou
Oi gente! Este é o primeiro post do blog Fui Ser Viajante. Nada mais justo que uma apresentação, certo?
Prazer, somos Klécia e Rafa. Estamos casados desde 2013 e viajar é a nossa paixão. Na verdade, pra contar a história direitinho, viajar foi o que nos uniu.
Mas a gente vai te contar essa história direitinho…
Fui ser viajante: um casal apaixonado por conhecer o mundo
Eu sou de Pernambuco, Rafa do Rio de Janeiro. Em novembro de 2012, a gente se encontrou no Rio durante as minhas férias na Cidade Maravilhosa.
Ele, por sorte ou por destino, tinha comprado uns meses antes uma passagem para assistir um jogo em Recife, na semana seguinte a esse encontro.
Depois desses dois encontros arranjados pelo acaso, começou um tal de avião-vai, avião-vem para mais encontros planejados.
Um amor cheio de chegadas e partidas foi nascendo nessa conexão RJ – PE. Em 2013, nosso cartão de embarque virou certidão de casamento.
Leia mais: Quem é quem no Fui ser viajante!
O número de destinos foi crescendo mês a mês. Ainda em 2013, nasceu nosso projeto de conhecer o Brasil nos finais de semana e feriados.
Por causa do trabalho, a gente não tinha muito tempo livre, então começou a aproveitar cada espaço na agenda para descobrir um novo cantinho no Brasil.
O tempo gasto em deslocamentos dentro do país cabia certinho dentro da proposta: a gente aproveitava as promoções de passagem, embarcava na sexta e voltava no domingo ou segunda de madrugada.
No primeiro ano, conseguimos visitar pelo menos um novo destino por mês e estabelecemos essa marca como meta.
Desde então, já fizemos muitos vôos e rodamos muita estrada. Quando o trabalho deixa ou quando estamos de férias, damos uma esticadinha até um destino mais longe.
A gente sempre viaja com pouca bagagem (de preferência somente a bagagem de mão pra não despachar nada).
Fazemos o estilo ‘mochilão com conforto’ – tentamos economizar um pouco e viajar por um preço mais em conta, para conhecer mais lugares.
Vem com a gente que vamos te contando os detalhes no caminho!
Por que um blog de viagem?
Os amigos sempre pediram dicas das nossas viagens. Eu sou muito fã de contar histórias e Rafa tem uma memória incrível.
Dessa mistura nasceu o Fui Ser Viajante, nosso blog de viagem.
Queremos que o Fui Ser Viajante seja nosso grande diário de experiências. Aqui queremos continuar ajudando os amigos (e fazer novos amigos) com as nossas viagens.
Vamos contando pra vocês por onde a gente anda, nossas experiências em cada destino, enquanto damos dicas para sua viagem!
Quem sabe com nossos relatos você se anima e percebe que viajar é possível pra você também.
Que não precisa ser rico, mas tem que ter planejamento e dedicação pra tirar o sonho do papel.
Aqui não vai faltar incentivo: vamos te dar sugestões de roteiro e falar sobre as atrações imperdíveis de cada cidade.
E claro, tentar te salvar das furadas, falar de planejamento, hospedagem e experiências gastronômicas.
Uma outra coisa que também vai ter muito no Fui Ser Viajante: passeios culturais, arte, turismo cervejeiro, história dos lugares que conhecemos.
Além de aventura e contato com a natureza, belas paisagens e muito amor pela fotografia!
Um pouquinho de tudo, afinal um blog de viagem se constrói com informação confiável e conteúdo diversificado, certo?
E pode ter certeza que tudo vai ser feito com muito carinho e muita seriedade, além de muita vontade de viajar sempre mais, claro!
Leia também: Primeiro aniversário do blog: um ano de descobertas e aventuras
Para quem a gente escreve?
Nós do Fui ser viajante falamos de viagens de casal, com foco em turismo cultural, turismo cervejeiro, viagem de experiência e ecoturismo.
Se você também é desse time, a gente escreve especialmente pra você!
Vamos escrever sobre todo tipo de destino: desde o mochilão barato pela América do Sul até o turismo gastronômico – cervejeiro na Europa.
Mas nem se preocupe: as dicas por aqui são bem variadas. Também falamos de literatura de viagem e estamos até dando uma volta ao mundo com livros escritos por mulheres (pelo menos um livro de cada país!).
Você que ama viagem, cervejas e livros (não necessariamente nessa ordem) é muito bem-vindo por aqui.
A gente espera poder te ajudar com nossos posts e dicas.
Estamos na torcida pra você embarcar nessa com a gente. Leia, comente, tire suas dúvidas. Dê dicas sobre a sua experiência nos destinos, participe nas redes sociais do blog.
Viajar mudou nossas vidas e pode mudar a sua também. Vamos descobrir esse mundo juntos? Bem-vindos ao Fui Ser Viajante, o nosso blog de viagem!
Atualização #1: 6 meses de blog – está na hora de mudar (28/3/2017)
Dá pra acreditar que já fazem seis meses que a gente publicou o primeiro post aqui? O tempo passou voando, gente!
Passou tudo tão rápido e nem sempre foi uma caminhada tranquila. No começo, principalmente, foi dureza. A gente não sabia se o projeto ia vingar e decidiu meter a cara e fazer tudo por nossa conta.
Eu, que nunca tinha mexido com nada além de informática, e quando vi estava às voltas com layouts, logo do site, programação…
Passei tardes inteiras pra conseguir fazer algo que alguém com formação na área provavelmente faria em cinco minutos.
Com o lançamento do blog, veio o ritmo de postagens durante a semana, o gerenciamento das redes sociais… Vocês não tem noção do trabalho e engajamento necessário para manter um blog com atualizações periódicas.
No meio disso tudo, temos que conciliar as viagens, que são a motivação disso tudo, e a vida normal da gente, com trabalho, casa, família.
Tudo anda em paralelo e quando a gente vê, tem mil fotos pra organizar e o jantar pra fazer, tudo ao mesmo tempo 😀
Apesar de tudo, vem sendo muito bom ver o Fui Ser Viajante crescendo. A página do Facebook, que antes tinha só nossos amigos, começa a receber visitas de pessoas que a gente nem conhece, mas já sente como se fosse amigo de viagem.
O Instagram tá lá com mais de 1700 seguidores. A gente começa a receber email de parceria e o coração não aguenta de alegria de ver o trabalho que a gente faz com tanto carinho começar a ser reconhecido.
Pra acompanhar as mudanças e crescimento do blog, é preciso mais do que temos hoje. É preciso mudar pra melhor. Por isso, decidimos que é hora de dar mais um passo.
Contratamos uma empresa para remodelar o layout do site e deixar ele com uma cara mais profissional – além de consertar os erros de programação que eu deixei pelo caminho por não saber bem o que estava fazendo hahaha
Essa é a razão pela qual, pelas próximas duas semanas, o blog não vai receber postagens novas. Vamos manter o site no ar com tudo que já está postado.
Vamos continuar viajando junto, e as redes sociais vão continuar a todo vapor. Mas aqui, a gente vai estar trabalhando por trás da tela. Em breve, um Fui Ser Viajante ainda melhor vai estar aqui pra vocês!
Por enquanto, a gente vai se dedicando aqui a aprender mais sobre mídias sociais, blogosfera, e claro, planejando várias viagens hahaha
Daqui a pouco a gente volta com posts fresquinhos, com os detalhes da viagem de férias no final de abril, e muito mais! A gente se vê pelo mundo, viajantes!
Um abraço, Lila e Rafa.
Atualização #2: Primeiro aniversário do blog: um ano de descobertas e aventuras – 26/11/2017
Lembro exatamente quando o Fui Ser Viajante virou realidade nas nossas vidas. Era setembro de 2016, a gente estava num ônibus indo de Colonia del Sacramento a Montevideo, no Uruguai.
Era o nosso primeiro mochilão juntos. A primeira viagem longa com mochila nas costas, descobrindo pedaços da América do Sul pela Argentina e Uruguai.
Dentro do ônibus, a gente decidiu: vamos criar um blog de viagem. Esse dia parece ontem e, de repente, a gente já está fazendo um ano de blog!
A vontade de ter um blog de viagem sempre existiu. Até ameaçou virar realidade algumas vezes. Foram vários roteiros de viagem que eu escrevi para os amigos, sem nenhum compromisso, em um blog gratuito do wordpress.
Eu sempre gostei de escrever, contar histórias, mas o compromisso de fazer isso rotineiramente num blog de viagem não cabia na rotina do trabalho. O sonho sempre ficava pra depois…
Até que em agosto a rotina mudou, o trabalho mudou. E nessa viagem de ônibus pelas estradas do Uruguai, nasceu o Fui ser viajante.
Naquele mesmo dia, compramos o domínio. Voltando pra casa, foram semanas estudando sobre hospedagem, sobre construção de sites e templates.
Preparamos a página do Facebook, o Twitter e o Instagram. Ajustamos alguns textos antigos e preparamos alguns da última viagem, o mochilão pela Argentina e Uruguai.
Queríamos começar o blog com algumas histórias e dicas prontinhas 🙂
Em 25 de novembro de 2016, fizemos o lançamento oficial do Fui Ser Viajante.
Ainda existia a vergonha de divulgar, mas a timidez foi diminuindo aos poucos. Com o tempo, o blog foi ganhando a nossa cara, o nosso jeito.
Viagens de casal, econômicas e cheias de história, cultura, gastronomia e cervejas pelo mundo. Uma busca incessante pelos cenários mais incríveis do planeta. De viver experiências reais e locais. Descobrir sempre mais.
E, no meio de tudo, contar nossas histórias e dicas por aqui.
Um ano de blog Fui Ser Viajante: o que rolou por aqui
Nem dá pra acreditar que um ano de blog passou tão rápido! Se tem uma coisa que a gente não pode negar, é que muita coisa mudou nesse tempo.
Pra começar, aprendemos muito mais do que jamais sonhamos sobre programação, técnicas de blogagem, mecanismos do Google e muitas outras coisas que não estavam na programação inicial de ser blogueiro.
Aprendemos que blogar é um trabalho nada fácil, que exige muita dedicação e estudo, mas que a recompensa vem quando alguém comenta que adora o blog, que o post ajudou ou que começou a sonhar com um destino depois de ver ele aparecer por aqui.
Nesse ano, passamos a fazer parte da RBBV, a Rede Brasileira de Blogs de Viagem. Foi quando tivemos a real dimensão de quanta gente bacana tem por aí, trabalhando no mundo dos blogs de viagem.
Conhecemos bastante gente na blogosfera. Fizemos amizades que hoje vão muito além da tela do computador.
Tiramos a poeira da câmera, que estava há tanto tempo guardada no armário. Ela começou a nos acompanhar pelo mundo, porque também viajamos muito esse ano, claro!
Conhecemos a Europa pela primeira vez, passando por Roma e Grécia. Conhecemos um pedaço da incrivelmente linda Chapada dos Veadeiros.
Fizemos a maior viagem das nossas vidas, com 25 dias na estrada, visitando Peru, Bolívia e Chile. E teve muito mais, longe e perto de casa. Por aqui, aprendemos a nos aventurar para redescobrir um Rio de Janeiro cheio de belezas e encantos, que a gente quase esquece no dia-a-dia.
Nesse ano, nasceu também o Legendi Mundi, nossa volta ao mundo com a literatura escrita por mulheres, um projeto que a gente acredita muito.
Com ele, buscamos incentivar a produção literária feminina e a quebra de paradigmas, para que cada vez mais encontremos livros produzidos por essas mulheres incríveis nas estantes das nossas casas.
O Fui Ser Viajante, de agora em diante
Uma coisa que nunca vai mudar: nossa vontade de explorar o mundo! A gente promete que essa curiosidade pelo desconhecido vai sempre estar por aqui.
Que o nosso novo ano venha recheado de destinos – alguns já estão até garantidos no nosso passaporte!
A gente vai continuar a contar as histórias por aqui. Que venham cada vez mais posts com dicas, aventuras e experiências, pelo mundo ou pelo nosso bairro.
Muita história, muita aventura, cenários inesquecíveis e muita comida gostosa mundo afora. Tudo registrado com essa máquina fotográfica que virou nossa melhor amiga 🙂
Depois desse ano, a gente só tem a agradecer a vocês, que viajam com a gente por aqui. Agradecer pela torcida e pela companhia.
Estamos soprando as velinhas, torcendo pra que vocês sempre continuem com a gente. Que cada vez a gente ganhe mais e mais amigos viajantes. E fiquem à vontade, a casa é da gente!
Comentem, compartilhem, contem suas histórias. Esperamos inspirar e sermos inspirados por vocês, sempre!
Parabéns pelo seu um ano de blog, FSV 🙂 Que nunca faltem aventuras no seu caminho. Que a cada dia, a gente ganhe o sonho de mais um destino pra desbravar.
Que venham muitos outros anos pra você, e muitos mais amigos para viajar junto!
Parabéns pelo excelente Blog. Foi maravilhoso conhecer esse casal super simpático e cheio de boas histórias pra contar.
Gerlan, que bom te ver por aqui! Adoramos conhecer vocês e espero que a gente se esbarre por ai em qualquer outro dia 😀
Amei o blog de vocês. Já estamos pensando na próxima viagem.
Que ótimo 🙂 A ideia é exatamente essa!