O que fazer em 1 dia em Taquaruçu TO: cachoeiras e aventura

Antes de embarcar para nossa expedição pelo Jalapão, a gente ficou alguns dias na capital Palmas, e então aproveitamos para conhecer o distrito de Taquaruçu em 1 dia.

A gente ama cachoeira, então foi a melhor decisão que a gente tomou!

Taquaruçu é como se fosse a “região serrana” de Palmas. O distrito pertence a capital, e lá você vai encontrar mais de 80 cachoeiras – a maioria em propriedade privada, por isso cobram taxa de visitação!

É um lugar de natureza exuberante e opções de atrações tanto para quem quer relaxar quanto para quem procura aventura!

Vem nesse post com a gente, ver o que fazer em Taquaruçu TO em 1 dia, e ainda descobrir mais opções de passeios em Taquaruçu, caso você tenha mais tempo para ficar por lá.

Taquaruçu TO: por conta própria ou agência?

O distrito de Taquaruçu geralmente faz parte do roteiro das agências que fazem expedição pelo Jalapão. Quando você compra o passeio de 5 dias ou mais, um desses dias geralmente é inteiro em Taquaruçu.

Como nós fechamos um roteiro de 4 dias no Jalapão, Taquaruçu ficou de fora da nossa programação com a agência.

Por isso, decidimos alugar um carro e ir até lá por conta própria – e valeu demais a pena! E ainda saiu mais barato, viu?

Por isso, se você tem vontade de conhecer Taquaruçu, vale a pena fazer as contas e comparar e ver o que sai mais em conta:

  • orçamento da agência para uma viagem de 5 dias no Jalapão, com um dia em Taquaruçu
  • orçamento da agência para uma viagem de 4 dias no Jalapão + custos de 1 dia em Taquaruçu por conta própria (aluguel de carro + valor da gasolina + almoço)

Você pode fazer uma cotação gratuita para aluguel de carro aqui

Estrada Palmas Taquaruçu
Estrada Palmas Taquaruçu. Foto: Fui ser viajante

Considere que: com a agência você vai ter mais comodidade, já que tem o serviço de guia / motorista incluído.

Mas ir por conta própria também te dá mais liberdade. Então a decisão sobre o que é melhor vai ser muito pessoal.

Que tal um desconto de 10% na sua viagem pelo Jalapão?

Conseguimos um desconto para nossos seguidores com a empresa que fizemos nossa expedição, a Jalapão Brasil. Você pode aproveitar um desconto de 10% em qualquer pacote para o Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas.

Quer aproveitar? Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp (021 98679 9816) ou nosso email (contato@fuiserviajante.com) que te damos as informações do desconto!

Planeje um dia em Taquaruçu

Decidiu ir para Taquaruçu por conta própria? Então aqui vão as informações que você precisa saber antes de ir:

Onde fica Taquaruçu TO? Como chegar?

Taquaruçu fica a cerca de 30 km a oeste de Palmas, no Tocantins.

O acesso é super fácil. De Palmas até o centrinho de Taquaruçu, a estrada é toda asfaltada e você vai dirigir cerca de 30 minutos para chegar até lá, pela BR-010 e depois a TO-030.

Para visitar algumas das cachoeiras em Taquaruçu, você vai pegar estrada de chão. Mas a gente não teve problema com isso nas cachoeiras que visitamos. As estradas estavam boas!

Estrada de chão em Taquaruçu
Estrada em Taquaruçu rumo a Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante

Nós alugamos um carro (reservamos pela internet e retiramos no aeroporto de Palmas). Um carro 1.0 de passeio, que atendeu bem ao nosso roteiro de 1 dia em Palmas.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Qual a melhor época para visitar?

Taquaruçu é um destino que pode ser visitado praticamente o ano inteiro! As temperaturas médias se mantém entre 22ºC a 30ºC, o que garante o banho de cachoeira em quase todos os meses.

Cachoeira da Roncadeira em Taquaruçu TO
Cachoeira da Roncadeira em Taquaruçu TO. Foto: Fui Ser Viajante

A única época que não recomendamos que você visite Taquaruçu é durante a época de de chuvas intensas, entre os meses de dezembro e janeiro, podendo se estender até fevereiro.

Muita chuva acaba prejudicando o passeio ao ar livre, e traz o risco de cabeça d’água nas cachoeiras. Nessa época, também não é recomendado planejar viagens ao Jalapão.

Quanto tempo ficar em Taquaruçu?

A gente ficou só 1 dia em Taquaruçu, e isso é suficiente para conhecer as principais cachoeiras do distrito.

Mas depois, a gente descobriu que tem um hotel – spa em Taquaruçu, e isso mudou tudo. Imagina que delícia ficar mais um tempo por lá, em meio a natureza, curtindo massagens e pertinho da região das cachoeiras de Palmas?

Onde ficar em Taquaruçu TO

Essa opção de hospedagem com SPA em Taquaruçu é perfeita para relaxar durante as férias. E o melhor é que o destino fica a uma curta distância de Palmas.

E outro diferencial é que, em sua maioria, as pousadas em hotéis em Palmas são mais simples. Por isso, se procura algo diferenciado, em Taquaruçu você encontra uma pousada super charmosa e perto da natureza.

Pousada Aldeia da Serra – pousada em Taquaruçu com Spa

O nome da pousada é Aldeia da Serra. Ela é muito charmosa, tem jardins, restaurante e bar na propriedade, além de outras amenidades como piscina e hammam (banho turco). O café da manhã tem opção sem glutén.

A Pousada Aldeia da Serra oferece café da manhã americano ou sem glúten.

Veja valores e reserve aqui

Pousada Aldeia da Serra - Taquaruçu
Pousada Aldeia da Serra – Taquaruçu. Foto: Divulgação

Casa B – casa para alugar em Taquaruçu

Para quem viaja em grupo e prefere alugar uma casa em Taquaruçu, a Casa B é sem dúvidas a melhor opção. A casa é linda e ampla, tem 3 suítes, sala e cozinha equipada. A decoração segue um estilo rústico chique encantador.

Veja valores e reserve aqui

Roteiro de 1 dia em Taquaruçu: o que fazer?

Esse aqui foi nosso roteiro de 1 dia em Taquaruçu, passo a passo:

  • 7:30h: Saída de Palmas em direção a Taquaruçu
  • 8:30h: Chegada na cachoeira do Evilson
  • 12h – almoço na Cachoeira do Evilson
  • 13:30h – Cachoeira da Roncadeira
  • 16:30h – tirolesa na Rampa de Voo Livre
  • 17h – centrinho de Taquaruçu

Veja aqui nosso vídeo com roteiro de 1 dia em Taquaruçu:

O que fazer em Taquaruçu: principais cachoeiras e atrativos

No nosso roteiro em Taquaruçu por conta própria, decidimos visitar as mesmas cachoeiras que o pessoal visita com as agências nas expedições do Jalapão.

Cachoeira do Evilson e Cachoeira do Bugio

A Cachoeira do Evilson é um dos lugares mais estruturados de Taquaruçu.

Tem área de estacionamento, sede de apoio com banheiros, barraca para vender água e pequenos lanches, estrutura de camping e até um restaurante para almoçar por lá.

Como ela era a atração mais distante desse nosso roteiro de 1 dia em Taquaruçu, fomos nela primeiro. Pra chegar lá, são cerca de 10km, uns 15 minutos do centro, por estrada de terra em boas condições.

Pagamos R$20 de entrada (pagamento somente em dinheiro). Esse valor dá direito a fazer a trilha para visitar as duas cachoeiras da propriedade: a Cachoeira do Evilson, maior e mais famosa, e a Cachoeira do Bugio.

Sede da Cachoeira do Evilson
Sede da Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante
Sede da Cachoeira do Evilson
Sede da Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante

Da sede até a cachoeira do Evilson, são apenas 300 metros, numa trilha de nível fácil, que segue descendo por degraus de uma escada escavados no terreno (lembre que na volta, você vai ter que subir!).

Trilha da Cachoeira do Evilson
Trilha da Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante

Quando a gente avista a Cachoeira do Evilson, vem o encantamento. Ela é realmente muito bonita.

Tem um espaço bom para os visitantes se espalharem. Se você cruzar a pequena ponte de madeira para o outro lado do córrego, e seguir contornando o poço, consegue chegar na parte de trás da cachoeira.

E não é uma gruta apertada, viu? É super amplo e garante uma nova experiência na cachoeira.

Trilha da Cachoeira do Evilson
Trilha da Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante
Cachoeira do Evilson
Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante

Na mesma propriedade, fica a Cachoeira do Bugio. Quando você estiver voltando na trilha, logo no comecinho, aparece uma bifurcação com uma placa bem acabadinha, indicando o caminho para essa segunda cachoeira.

Você vai caminhar uns 5 minutos, passando por uma tábua de madeira sobre um riacho, para chegar na Cachoeira do Bugio.

Cachoeira do Bugio
Cachoeira do Bugio. Foto: Fui Ser Viajante
Trilha Cachoeira do Bugio
Trilha Cachoeira do Bugio. Foto: Fui Ser Viajante

A queda d’água dessa cachoeira é até bem alta, mas ela não forma poço. É mais uma “hidromassagem natural”, você fica embaixo da queda e deixa a água cair na cabeça e nos ombros. É bem gostoso.

Cachoeira do Bugio Taquaruçu
Cachoeira do Bugio Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

Na volta, a gente aproveitou para almoçar no restaurante do Evilson. É no estilo “buffet com valor único”, com as bebidas cobradas a parte.

Quando chegamos, a comida estava já no fim, mas ele pediu para gente esperar um pouco e repuseram praticamente tudo.

Pagamos R$35 por pessoa, com direito a carne, frango, peixe, macarrão, arroz, feijão, salada, uma boa diversidade de pratos e a comida estava bem gostosa.

Depois do almoço, dá pra relaxar no redário.

Almoço Cachoeira do Evilson
Almoço Cachoeira do Evilson. Foto: Fui Ser Viajante
Redário da Cachoeira do Evilson
Redário da Cachoeira do Evilson. Foto: Fui ser Viajante

Cachoeira da Roncadeira e Cachoeira escorrega macaco

No caminho de volta, paramos na nossa segunda parada: a Cachoeira da Roncadeira. É a maior cachoeira do nosso roteiro de 1 dia em Taquaruçu, com 70 metros de queda d’água e possibilidade de fazer rapel.

O lugar também tem uma boa estrutura de apoio. A portaria fica bem ao lado da estrada asfaltada, por isso para ir até lá você não precisa pegar estrada de terra.

Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu
Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante
Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu
Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

Também tem estacionamento, e uma construção que serve ao mesmo tempo de portaria, restaurante / lanchonete e loja de lembranças.

Foi ali que pagamos a taxa de visitação (R$20 por pessoa, eles aceitam pagamento em cartão) e seguimos para a trilha.

São 1500 metros de caminhada até as duas cachoeiras da propriedade (Cachoeira da Roncadeira e Cachoeira Escorrega Macaco).

O começo da trilha é por uma longa escada de degraus super longos, o que exige um tanto dos joelhos. Depois da escada, a trilha segue mais plana.

As duas cachoeiras ficam perto uma da outra. Passamos primeiro na Cachoeira do Escorrega Macaco.

Na portaria, já tinham nos avisado pra não tomar banho nela, porque o nome não é a toa. As pedras escorregam e pode ser bem perigoso. Respeitamos as instruções e apenas fizemos fotos.

Cachoeira do Escorrega macaco
Cachoeira do Escorrega macaco. Foto: Fui Ser Viajante

Depois, chegamos na famosa cachoeira da Roncadeira, com seus 70 metros de queda.

O dia que visitamos Taquaruçu era um domingo, e imagino que aos finais de semana a região receba mais visitantes.

Isso, junto com o fato de que a Cachoeira da Roncadeira fica mais próxima ao centro de Taquaruçu, provavelmente explica o fato de termos encontrado bem mais turistas por aqui.

A cachoeira é linda, e há a possibilidade de fazer o rapel, o que deixa tudo ainda mais interessante se você tem a alma aventureira.

Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu
Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

E um aviso amigo: lembre que a temida escada espera por você no caminho de volta! Mas também a possibilidade de tomar um chopp local.

No quiosque vendia a cerveja Jalapa Beer, produzida ali em Palmas, e compramos para provar! Pedimos uma pilsen e uma American Pale Ale. Eles vendem growler de 1L, perfeito pra comprar e levar pra tomar no hotel.

Tirolesa voo do Pontal

Voltando para o centro de Taquaruçu, visitamos a Tirolesa voo do Pontal. É a maior tirolesa do norte do Brasil, com 1300 metros de comprimento.

Ela atravessa todo um vale, e apesar de não atingir uma velocidade super rápida, com certeza vai jogar sua adrenalina mais pra cima!

Custa R$140 por pessoa, e você vai com seu carro até a sede, e de lá eles levam você para o ponto de partida no carro deles, que é 4×4. Você atravessa todo o vale e termina de volta na sede, onde deixou o carro.

Tirolesa voo do Pontal Taquaruçu
Tirolesa voo do Pontal Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

Centro de Taquaruçu

Aproveitamos que ainda era dia claro para conhecer um pouco do centrinho de Taquaruçu.

O centro de Taquaruçu é pequeno, simples e com aquela energia de interior. Percorremos tudo em poucos minutos.

Passamos na Praça Vereador Tarcísio Machado, na igreja Nossa Senhora do Rosário e, por fim, chegamos Praça Joaquim Maracaípe.

Praça Vereador Tarcísio Machado. Centro de taquaruçu
Praça Vereador Tarcísio Machado. Foto: Fui Ser Viajante
Igreja de taquaruçu
Igreja de taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

Essa última é a maiorzinha, tem várias barracas vendendo lanches, e até uma “mini cachoeira” na pracinha, onde todo mundo parava para tirar fotos.

Praça de Taquaruçu TO
Praça de Taquaruçu TO. Foto: Fui Ser Viajante

Aproveitamos para comer um pastel, e arriscamos pedir sabores regionais. Pedi um pastel de frango com gueiroba e queijo e foi assim que descobri que a gueiroba é uma espécie de palmito, mas que amarga bastante.

Um sabor com certeza único, e amo essa experiência de provar sabores novos nas nossas viagens. Foi um ótimo fechamento para nosso dia em Taquaruçu.

Pastel na praça em Taquaruçu
Pastel na praça em Taquaruçu. Foto: Fui Ser Viajante

Outros pontos turísticos de Taquaruçu

Com apenas um dia em Taquaruçu, foram essas as atrações que conseguimos visitar. Optamos por conhecer as cachoeiras de Taquaruçu que são mais famosas e visitadas, os clássicos,

Mas se você tiver mais tempo, ou mesmo quiser inovar no roteiro, ainda há mais um punhado de atrações e cachoeiras em Taquaruçu que você pode conhecer:

  • Pedra Pedro Paulo – um mirante a 700 metros de altitude, que confere vista para o distrito de Taquaruçu. A trilha começa nas imediações do centro e segue por quase 600m até o mirante. Veja a trilha completa.
  • Cachoeira da Arara – Fica a 15 km de Taquaruçu. A cachoeira pertence ao Hotel Fazenda Ecológica. A trilha tem 1500m, com escadaria íngreme no final. A cachoeira possui 30 metros de queda d’água e forma poço.
  • Cachoeira Bela Vista – Fica a 15 km de Taquaruçu. Trilha de apenas 100m, mas a cachoeira tem uma queda pequena, de 5 metros. Uma curiosidade é que a queda forma uma pequena gruta, além do poço.
  • Vale do Vai Quem Quer – Fica a 12km do centro de Taquaruçu, mas em outra região, o Vale do Vai quem quer. A trilha até a cachoeira tem 500m e é preciso ir com guia. A cachoeira tem cerca de 4 metros e poço. Há um quiosque vendendo comidas e bebidas.
  • Cachoeira Da Sambaíba – a 12 km de Taquaruçu, é outra cachoeira no Vale do Vai quem Quer (que tem cerca de 12 quedas d’água). Essa cachoeira tem 12m de altura e forma poço. Acesso por escadaria.
  • Cachoeira de Taquaruçu – a cachoeira mais fácil de visitar em Taquaruçu. O portão fica na beira da estrada, alguns metros antes do pórtico de entrada do distrito de Taquaruçu.
Cachoeira do Taquaruçu TO
Cachoeira do Taquaruçu TO. Foto: Fui Ser Viajante

Mapa de Taquaruçu: onde ficam as cachoeiras de Taquaruçu e outros pontos turísticos

Vale a pena conhecer Taquaruçu?

Se você gosta de cachoeiras e natureza, passar um dia em Taquaruçu vai ser a melhor coisa da sua estadia em Palmas. A região é privilegiada, com muita beleza natural, e opções de aventura ou relaxamento, a sua escolha!

Aproveite nosso guia completo e curta muito sua escapada em Taquaruçu TO. Prepare-se para criar memórias inesquecíveis neste paraíso tocantinense.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *