O que fazer em Palmas TO: melhores passeios, quando ir e onde comer

Palmas Tocantins é a capital mais jovem do Brasil, e vem recebendo mais e mais turistas, todos os anos. Você quer saber o que fazer em Palmas TO?

Nesse post vamos te contar tudo:

Os principais pontos turísticos de Palmas, opção de bate e volta em Taquaruçu para ver as cachoeiras, lugares para comer, e também detalhes históricos relacionados à criação da cidade e do estado Tocantins.

Vamos também detalhar nossa experiência na cidade e nosso roteiro de 3 dias em Palmas, além de te dar todas as dicas de planejamento para que você possa ter uma boa experiência viajando pela cidade. Vamos nessa?

Índice – clique para navegar pelo post:

Palmas TO: entenda o destino

Na época da criação do estado do Tocantins (1988), o Governador Siqueira Campos fez um levantamento para definir qual seria a melhor localização para estabelecer a futura capital do estado.

A ideia era que a cidade se tornasse uma referência, um polo de desenvolvimento econômico e social para o Tocantins. E foi assim que começou a história de Palmas, a capital do mais novo estado do Brasil.

Ainda sem hospedagem em Palmas? Veja as ofertas do Booking.com

Fundada em 1989, Palmas foi uma cidade totalmente planejada. No coração da cidade, a Praça dos Girassóis, fica o ponto mais ao centro do nosso país, o Marco Geodésico do Brasil.

Banhada pelo rio Tocantins, Palmas tem várias praias fluviais que são points da cidade, especialmente à noite, quando o calor ameniza e o palmense sai para curtir a cidade.

Ah, e tem a gastronomia! Em Palmas você vai provar sabores do cerrado e comidas com influência de várias regiões do Brasil, já que a cidade recebeu imigrantes de todo o país, que vieram trabalhar na construção da cidade.

Como chegar em Palmas TO?

O aeroporto de Palmas (Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues) é pequeno, mas recebe voos de várias companhias aéreas do Brasil.

Para ir do aeroporto ao centro, você pode pedir um táxi, transfer, carro de aplicativo, ou ir de ônibus.

Se você puder dirigir, alugar um carro facilita muito sua vida em Palmas. As atrações ficam longe umas das outras, você vai precisar sempre estar se deslocando de carro.

Aluguel de carro em palmas
Aluguel de carro em Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

No aeroporto de Palmas há lojas da Movida, Alamo, Localiza e Unidas.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais. A cotação é gratuita e você pode fazer sua reserva online sem taxas extras.

Fique atento:

Vimos muita gente reclamar que é difícil conseguir carro de aplicativo fora do horário de desembarque dos voos.

Como o aeroporto fica um pouco distante do centro, os carros só se deslocam para lá em horário de voo.

No caso de não conseguir pedir um carro, você pode vir para a cidade com os ônibus que param no terminal de desembarque do aeroporto.

Nós usamos o Aeroporto – estação Aureny III, descemos no porto terminal na cidade e de lá pedimos um Uber até o nosso hotel facilmente.

Se você estiver em uma cidade mais próxima de Palmas, também pode chegar na cidade de ônibus. O terminal rodoviário de Palmas fica a cerca de 7,5km da Praça dos Girrassóis.

Chegando de ônibus, você pode utilizar táxis, aplicativos de transporte ou transporte público para chegar ao seu destino final.

Qual a melhor época para ir a Palmas?

A alta temporada em Palmas acontece de maio a agosto, coincidindo com a alta temporada no destino mais famoso do Estado, o Jalapão.

Evite viajar para Palmas nos meses chuvosos (de dezembro a janeiro, principalmente). Nesses meses, a viagem para o Jalapão também não é recomendada porque a chuva prejudica muito as estradas e os passeios.

Quantos dias ficar em Palmas TO?

Nós ficamos 3 dias inteiros em Palmas (2 dias antes e um dia depois de nossa expedição para o Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas). Foi um tempo bacana para conhecer bem a cidade.

Se você tem apenas 1 dia, consegue conhecer o básico da cidade. Com 2 dias em Palmas, dá pra fazer um roteiro mais caprichado, incluindo mais atrações.

Com 3 dias, sugerimos que você inclua um bate e volta no seu roteiro em Palmas (para Taquaruçu ou Lajeado, por exemplo).

Onde se hospedar em Palmas

A região do entorno da Praça dos Girassóis é onde está a maior concentração de hotéis e pousadas em Palmas. Quem se hospeda por ali fica literalmente no coração da cidade.

Nós ficamos no Victoria Plaza Hotel, um hotel bastante confortável e com bom custo-benefício também. Veja valores e reserve aqui: Victoria Plaza Hotel

Victoria Plaza Hotel - onde ficar em Palmas
Victoria Plaza Hotel – onde ficar em Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

Caso queira dar uma olhada em outras opções, aqui tem mais alguns hotéis em Palmas perto da Praça dos Girassóis:

Nosso roteiro em Palmas 3 dias (resumido)

Palmas Dia 1: Chegada em Palmas, Parque Cesamar, Museu Histórico do Tocantins e Feira (dependendo do dia da semana, tem a feira 304 Sul (terça ou sexta) e a Feira do Bosque (domingo).

Palmas Dia 2: Praça dos Girassóis, Praia da Graciosa (opção da Ilha do Canela para o por do sol)

Palmas Dia 3: Cachoeiras de Taquaruçu ou Lajeado

O que fazer em Palmas – mapa

Para você entender onde fica cada um dos atrativos que vamos falar no post, organizamos esse mapa indicando a localização dos pontos turísticos de Palmas, assim certamente você vai ter mais facilidade de montar o roteiro.

O que fazer em Palmas: principais pontos turísticos

Vamos te mostrar agora quais são os principais pontos turísticos de Palmas para conhecer na sua viagem:

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é provavelmente o maior símbolo do planejamento de Palmas.

Com  571 mil m2, você vai ver muita gente falando que ela é a maior praça da América Latina – mas na verdade, ela é atualmente a maior praça de todas as Américas e a quarta maior praça do mundo!

Na frente dela, só temos:

  • a Praça Xinghai em Dalian, China, com 1,76 milhão de m2
  • Times Square, em Daqing, China, com 1,4 milhão de m2
  • Praça Merdeka em Jakarta, Indonésia, com 1 milhão de m2

Tudo na Praça dos Girassóis foi planejado e tem um significado para a história de Palmas e do Tocantins.

Você com certeza vai passar por ela, ou se hospedar no seu entorno. Na Praça dos Girassóis está a sede dos 3 poderes do estado, os prédios das secretarias estaduais, além de vários marcos históricos e culturais da cidade.

Por exemplo, se pudéssemos ver a praça de cima, veríamos vários símbolos gravado no calçadão: uma rosa dos ventos, o brasão do estado, e vários símbolos representando etnias indígenas dessa região.

Também há vários prédios e monumentos para visitar. Prepare-se para caminhar bastante e anote quais são os pontos de interesse para conhecer na praça dos Girassóis em Palmas:

Palácio Araguaia

O Palácio Araguaia é a sede do poder executivo do governo do estado de Tocantins, um verdadeiro tesouro arquitetônico da cidade.

Palácio Araguaia em Palmas TO
Palácio Araguaia em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

A estrutura é imponente. O Palácio Araguaia está rodeado de jardins e se destaca, bem no meio da praça. E vale a pena conhecer tanto por fora quanto por dentro.

Em dias de semana, é possível visitar o interior do Palácio Araguaia.

Lá dentro, há dois murais de azulejos, um de cada lado da porta de entrada, contando a história do Tocantins, um mural com fotos dos governadores e uma maquete enorme da Praça dos Girassóis.

Palácio Araguaia em Palmas TO
Palácio Araguaia em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante
Palácio Araguaia em Palmas TO
Palácio Araguaia em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Também procure no chão por uma rosa dos ventos. Fica atrás do balcão da recepção, e a gente nem se tinha dado conta dela.

Mas o guarda nos chamou para mostrar e afirmou que ali seria o lugar exato do Centro Geodésico do Brasil.

E se você está se perguntando o que é um centro geodésico, seria o ponto mais ao centro do nosso país.

Curiosamente, é difícil determinar o ponto geodésico de um país de dimensões tão irregulares como o Brasil. Por isso, existem pelo menos mais dois lugares no país que já foram apontados como ponto geodésico.

Mas a gente não marcou bobeira, e logo garantimos nossa foto:

Marco Geodésico do Brasil
Marco Geodésico do Brasil. Foto: Fui Ser Viajante

Monumento a Bíblia / centro geodésico (2)

Bem em frente ao Palácio Araguaia está o Monumento a Bíblia, um monumento ecumênico construído em granito. E olha só: nele você também encontra a inscrição Marco Geodésico do Brasil.

Ficamos na dúvida de qual seria realmente o centro geodésico e perguntamos ao guarda do Palácio Araguaia.

Ele afirmou que o “verdadeiro” é o que fica dentro do Palácio, e o monumento do lado de fora foi colocado ali para que as pessoas pudessem tirar foto, mesmo se o Palácio Araguaia estivesse fechado.

Na dúvida, tiramos fotos dos dois!

Monumento a Bíblia e Marco geodésico do Brasil
Monumento a Bíblia e Marco geodésico do Brasil. Foto: Fui Ser Viajante

Relógio de sol

Sabia que Palmas tem o maior relógio de sol horizontal do Brasil?

O relógio de sol da Praça dos Girassóis possui 6 metros de altura e 60 metros de diâmetro. O mostrador fica no chão, marcado no calçamento de pedras portuguesas.

O ponteiro, também chamado de gnomo, é um tubo fixo com 14 metros de comprimento, que está voltado para o sul e produz a sombra que indica a hora.

Relógio de sol em Palmas TO
Relógio de sol em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Memorial Coluna Prestes

Continuando nosso passeio pela Praça dos Girassóis, você vai chegar no Memorial Coluna Prestes.

Projetado por Oscar Niemayer, a arquitetura do lugar já é um atrativo em si.

Memorial Coluna Prestes em palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante
Memorial Coluna Prestes em palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante
Memorial Coluna Prestes em palmas TO
Memorial Coluna Prestes em palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

A visita ao interior é gratuita e, lá dentro, além de um anfiteatro, há uma exposição de mapas, fotos e objetos relacionados ao movimento da Coluna Prestes.

A marcha da Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, foi um movimento que passou pelo interior do Brasil, inclusive por terras tocantinenses.

Monumento 18 do forte

Bem ao lado do Memorial Coluna Prestes, está esse monumento com 19 esculturas, que faz uma homenagem a “Revolta doos 18 do forte de Copacabana“, que aconteceu no Rio de Janeiro em julho 1922.

A escultura que carrega a bandeira, à frente do grupo, representa o tenente Siqueira Campos (que não é o mesmo Siqueira Campos que foi Governador do Tocantins).

Monumento aos 18 do forte em palmas
Monumento aos 18 do forte em Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

Não entendemos bem porque esse monumento foi escolhido para a Praça, e se você souber da correlação entre o movimento dos 18 do Forte e Palmas, pode colocar na caixinha de comentários que estamos curiosos para saber!

Fontes

Tem duas fontes principais na Praça dos Girassóis. Uma é a fonte luminosa, que tem 3 piscinas, 16 bombas e 64 lâmpadas de LED.

Os jatos de água chegam a 15 metros de altura e a fonte projeta composições em forma de girassol com pétalas abertas. Vale a pena visitar à noite para ver toda a iluminação!

A outra é uma fonte que fica bem em frente ao Palácio Araguaia, que é bem bonita também, e vimos até algumas iguanas passeando de boas por lá!

Praça dos Girassóis Palmas TO
Fonte na Praça dos Girassóis Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Cruzeiro

Esse foi o primeiro monumento artístico e histórico erguido em Palmas, e marca o local da primeira missa, em 20 de maio de 1989, quando decidiram que ali seria construída a nova capital para o Tocantins.

Cruzeiro de Palmas TO
Cruzeiro de Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Monumento Súplica aos Pioneiros

Bem ao lado do Cruzeiro está essa escultura, que retrata uma família, simbolizando os primeiros moradores que chegaram em Palmas para trabalhar em sua construção.

Monumento Súplica aos Pioneiros
Monumento Súplica aos Pioneiros. Foto: Fui Ser Viajante

Praia da Graciosa

Sim, Palmas tem praia! Praia de rio!

Palmas é banhada pelo rio Tocantins, e no total são 5 praias de água doce que você pode curtir na cidade. Mas de todas, a mais famosa e turística é a Praia da Graciosa.

Praia da Graciosa Palmas
Praia da Graciosa Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

Saindo da Praça dos Girassóis, você vai precisar de um carro ou Uber para chegar na Praia da Graciosa em Palmas.

São 520 metros de orla, que foi toda revitalizada no primeiro semestre de 2016. É um lugar muito gostoso para passear e aproveitar a estrutura dos restaurantes.

Nós visitamos dois por lá: o Choupana do Lago e o Dona Maria Beach. Mais na frente, quando falar dos restaurantes em Palmas, dou detalhes de cada um deles.

A Praia da Graciosa ainda tem quadra de esportes, atracadouro de barcos, além de uma bela vista para a Ponte da Amizade, que conecta Palmas, de um lado, à cidade de Porto Nacional, na outra margem do rio Tocantins.

A praia é um dos locais mais frequentados pelos Palmenses, especialmente à noite. As pessoas chegam para assistir o por do sol e ficam pelo gramado ou na areia, curtindo o frescor da noite.

A praia também tem ciclovia e pista de cooper que abrange toda a orla.

É o point do ano novo em Palmas, onde todo mundo se reúne para ver a queima de fogos e shows.

Outras praias de Palmas e região

A Praia da Graciosa com certeza é a mais famosa e a primeira opção de praia para conhecer em Palmas. Mas se você tiver tempo e interesse, pode ampliar e incluir outras praias de rio no seu roteiro em Palmas.

Praias de Palmas para conhecer – além da Praia da Graciosa:

  • Praia do Prata
  • Praia do Caju
  • Praia dos Arnos
  • Praia dos Buritis

Praias em cidades vizinhas:

Se você quer mesmo experimentar todas as opções de praias na região, você pode visitar algumas praias em cidades vizinhas a Palmas, como:

  • Praia do Segredo – fica em Lajeado, a 54km de Palmas
  • Praia do Paredão – fica em Miracema do Tocantins, a 70km de Palmas
  • Praia do Funil – fica em Miracema do Tocantins, a 80km de Palmas
  • Praia de Luzimangues – fica em Porto Nacional, a 10km de Palmas

De todas essas, a mais fácil acesso era a praia de Luzimangues, e foi ela que decidimos conhecer.

Basta atravessar a Ponte da Amizade e você já estará lá. É a ponte grandona que você vê desde a praia da Graciosa.

Nós colocamos no GPS o Quiosque Orla Park, que fica na Praia de Luzimangues.

Não coloque Luzimangues no GPS, porque o bairro é enorme e você corre o risco de ir parar longe da praia. O acesso à praia fica pertinho da saída da ponte.

O quiosque é grande e tem uma estrutura simples, mas legal. Dá pra curtir o banho de rio, aproveitar a quadra de areia, fazer stand up e comer e beber com o serviço do bar / restaurante.

A gente chegou por lá no final do dia e tivemos uma experiência legal. Nada surpreendente demais, mas entregou: bom preço, cores lindas no por do sol, um banho de rio tranquilo e um deck lindo para fotos!

Quiosque Orla Park em Luzimangues
Quiosque Orla Park em Luzimangues. Foto: Fui Ser Viajante

Ilha do Canela

Na própria cidade de Palmas, tem uma ilha no meio do rio Tocantins, que é visitável por passeio de barco.

A Ilha do Canela é uma ilha artificial bem pequena (45 mil m²), que fica a 10 minutos ou 3 km de barco de Palmas.

A ilha foi criada entre 1998 e 2002, na época da construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (a Usina Hidrelétrica de Lajeado), que fica a 54 km ao norte de Palmas.

Na época, o Rio Tocantins foi represado formando um lago com 170 Km de extensão e profundidade média de 8 metros.

O nome Ilha do Canela vem exatamente do lugar que havia antes ali, e que foi coberto pelo lago: a Vila do Canela.

A Ilha é uma propriedade particular que dispõe de área para camping, atracadouro para grandes embarcações, salva-vidas, posto de bombeiros e um restaurante: Ilha Canela Beach Bar.

O restaurante cobra day use de todos os visitantes. E muita gente acaba fazendo esse passeio para aproveitar o dia inteiro, porque da ilha do Canela você pode apreciar o banho de rio e o por do sol mais famoso de Palmas.

Como chegar na Ilha do Canela?

Para chegar lá, você vai precisar pegar um barquinho na praia da Graciosa, e fazer uma travessia de 10 minutos (3km) até a ilha.

Para achar o local de embarque, fique de frente para o rio Tocantins e caminhe para sua direita, até o cantinho da Praia da Graciosa.

Você vai chegar no atracadouro de barcos flutuantes (outro sucesso em Palmas, os Palmenses alugam esses barcos para fazer festas navegando pelo rio).

Pois ao lado desse atracadouro, há um pequeno pier onde você pode pegar um barquinho para atravessar até a Ilha do Canela. É o pier 1 da Praia da Graciosa.

A travessia é rápida e bonita. Você consegue ver os prédios de Palmas desde o rio, um cenário lindo.

travessia ilha do Canela Palmas
travessia ilha do Canela Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

O valor da travessia está incluído no valor do day use. Pagamos R$50 por pessoa, pela travessia, acesso a ilha,e direito de uso de toda a estrutura. Há mesas, dentro e fora do rio, redes, além do serviço de bar / restaurante.

Quando chegamos vamos até o caixa, pagamos a taxa de visitação e recebemos uma pulseirinha.

A gente atravessou para Ilha do Canela umas 16h, mais interessados no por do sol que no day use em si. Mas você pode ir bem cedo, o tempo que você passa na ilha fica a seu critério, porque sempre há barqueiros para a travessia.

De segunda a sexta, a ilha costuma funcionar até 17:30h, e no final de semana, até 18h.

Como achamos o preço da comida bem caro no bar, ficamos só nos drinks / cerveja, apreciando a vista e o banho de rio, e esperando o por do sol – que foi realmente espetacular!

Ilha do Canela Palmas TO
Ilha do Canela Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Quando o sol se põe, se forma uma fila no pier para embarcar de volta a Palmas.

Mas a travessia foi rápida, chegamos de volta à Praia da Graciosa ainda com dia meio claro, e a praia totalmente diferente de quando a gente embarcou.

Saimos com a praia vazia, e chegamos com a praia no maior movimento. Tinha feirinha com comidas de rua, gente fazendo festinha de aniversário nos gramados e tomando banho de rio.

Deu pra ver ao vivo como realmente os palmenses gostam de vir para a Graciosa ver o por do sol e vão ficando, curtindo muito mais a praia à noite que de dia.

Museu Histórico do Tocantins – Palacinho

Agora vamos visitar uma atração cultural em Palmas? O Museu Histórico do Tocantins, também chamado de Palacinho, é o lugar para ir se você quer saber mais sobre a história da cidade e do estado mais jovem do Brasil.

Esse museu tem visita gratuita, e funciona na primeira construção erguida em Palmas, uma casa de madeira, com dois pavimentos, que foi construída para servir de casa de apoio para as obras de construção da cidade.

Museu histórico do Tocantins - Palacinho
Museu histórico do Tocantins – Palacinho. Foto: Fui Ser Viajante

Enquanto Palmas estava sendo construída, a capital funcionou provisoriamente em Miracema do Tocantins, mas a transferência da capital para Palmas acabou sendo adiantada em 1 ano, antes de finalizarem as obras.

Com isso, algumas coisas tiveram que ser improvisadas. O Palacinho foi transformado na sede do poder executivo, e era de lá que despachava o primeiro governador do estado de Tocantins, Siqueira Campos.

Ao visitar o Museu, no térreo você pode conferir toda uma exposição sobre a história da criação do estado, sobre o papel de Siqueira Campos nessa história, além de bandeiras de todos os municípios.

Isso tudo no primeiro piso. No segundo andar, estão preservados os antigos gabinetes do governador e outras salas de apoio do governo.

Museu histórico do Tocantins Palmas TO
Museu histórico do Tocantins Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante
Museu histórico do Tocantins Palmas TO
Museu histórico do Tocantins Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Também há objetos relacionados a história, aos indígenas originários dessa região e também pode encontrar exposições temporárias.

Nós vimos uma exposição fotográfica destacando pessoas que tiveram relação com a construção da cidade, bem bacana.

O museu é pequeno, mas bem interessante. No terreno ainda há uma capelinha, que foi a primeira erguida em território Palmense.

Primeira igrejinha de Palmas
Primeira igrejinha de Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

E uma curiosidade: o prédio onde funciona o museu recebeu o apelido carinhoso de Palacinho, numa referência ao Catetinho, o prédio que teve a mesma função durante a construção de Brasília.

Parque Cesamar

Nossa próxima parada é o Parque Cesamar, um verdadeiro refúgio verde na cidade.

O Parque Cesamar é um ambiente bem gostoso para passar um tempo relaxando em meio à natureza, e ver bichinhos!

A entrada é gratuita e você pode separar de 1h a 2h para passear por lá, e ver os vários bichinhos! Há muitas capivaras, iguanas, passarinhos, e disseram pra gente que até jacaré – embora o jacaré a gente não tenha visto.

Parque Cesamar Palmas TO
Parque Cesamar Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

O Parque Cesamar tem lagos, trilhas para caminhada e corrida, brinquedos para crianças e até mesmo quadras esportivas. Também tem uma lanchonete para quando bater aquela fominha.

Parque dos povos indígenas

É o parque mais novo de Palmas, com uma pegada mais voltada para a prática de esportes e exercícios ao ar livre.

Ele foi construído como parte do legado dos Jogos Mundiais Indígenas, realizados em Palmas em 2015.

Lá fica uma pista profissional de skate com 600m²; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, mais duas para peteca e badminton e uma outra com suporte para a prática de slackline.

Ainda tem playground para as crianças, duas academias ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia.

Feira do Bosque

Se você procura um lugar para fazer compras em Palmas, especialmente nossas queridas lembrancinhas e souveniers de viagem, uma boa ideia é passar na Feira do Bosque.

Fique atento, porque essa feira acontece somente aos domingos, a partir das 16h, na quadra 502 Sul.

Feira do Bosque em Palmas TO
Feira do Bosque em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

É uma feira até grandinha, que combina artesanatos, gastronomia, capim dourado, roupas e variedades. Vale a pena pelo passeio, para fazer compras e até para fazer um lanchinho.

Feira da 304 sul

Essa é outra feira de Palmas, só que aqui o forte é a feira de produtores. Tem de tudo um pouco: barracas de frango, hortaliças… E você também encontra barracas de comida de feira (pastel, pamonha, tapioca, paçoca).

É um lugar para ir e experimentar a gastronomia palmense raiz.

Também há algumas barracas de artesanatos, mas se você procura especificamente por isso, eu recomendo que dê preferência a Feira do Bosque. Funciona todas as terças e sextas-feiras, das 8h às 21h.

Taquaruçu – cachoeiras em Palmas

Taquaruçu é um distrito de Palmas, que fica a 30 km do centro da cidade.

O destino é famoso por suas cachoeiras. Você pode separar um dia no seu roteiro para visitar esse povoado e conhecer as cachoeiras de Palmas!

Entre as mais famosas, temos a Cachoeira da Roncadeira e a Cachoeira do Evilson.

Cachoeira do Evilson em Palmas To
Cachoeira do Evilson em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Mas há mais para conhecer no povoado. Em Taquaruçu também fica a maior tirolesa do norte de Brasil (tirolesa Voo do Pontal), com 1300m de extensão e 200m de altura.

Outro atrativo da cidade é o Pousada Aldeia da Serra & Spa, um hotel de charme onde você pode se hospedar ou fazer um day use, aproveitando a estrutura maravilhosa em meio à natureza.

Fique atento: Taquaruçu costuma entrar no roteiro de grande parte das agências que fazem o Jalapão.

Em roteiros de 5 ou 6 dias no Jalapão, geralmente o último dia é exatamente aqui em Taquaruçu, e não mais no Jalapão.

Por isso, se você reservou um pacote no Jalapão, confira se no seu roteiro já está incluído um dia em Taquaruçu, porque aí não vale a pena ir até lá por conta própria também.

Se você ainda não reservou seu pacote para o Jalapão, faça as contas para ver se fica mais em conta ir com a agência, ou alugar um carro e visitar Taquaruçu por conta própria.

Temos um post completo com dicas sobre o que fazer em Taquaruçu, confira.

Onde comer em Palmas

A gastronomia de Palmas é uma verdadeira celebração de sabores e influências culinárias.

Como uma cidade recebeu pessoas de diferentes regiões para ajudar na construção da cidade, isso se reflete na gastronomia.

É uma culinária de diversidade, que combina essas influências de outras culturas com os sabores do cerrado, os peixes do rio e influências indígenas já presentes na região.

Confira alguns dos restaurantes que visitamos na cidade:

Choupana do Lago

Localizado na orla da Praia da Graciosa, o Choupana do Lago é um restaurante simples mas que oferece uma comida gostosa, com preco interessante e com foco na culinária local.

Provamos um peixe chamado Caranha, um peixe de rio com carne bem saborosa, e suco de mangaba que estava maravilhoso. No total, o almoço para 2 custou R$136,95.

Choupana do Lago restaurante em Palmas
Choupana do Lago restaurante em Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

Dona Maria Beach

Também fica na praia da Graciosa, e é um dos restaurantes mais famosos e recomendados em Palmas. Ele tem uma área interna, e mesas na área externa, com vista para praia e espaço para shows ao vivo.

Fomos aqui duas vezes, porque na primeira não demos muita sorte. O restaurante estava cheio e demorou demais para alguém nos atender, a ponto de desistirmos.

Depois voltamos e aí funcionou melhor. Provamos um drink cada um, que estava bem gostoso. Pagamos R$50. Eles estavam servindo feijoada, que não chegamos a provar mas parecia muito boa.

Dona Maria Beach em Palmas
Dona Maria Beach em Palmas. Foto: Fui Ser Viajante

Point do Churrasco

Para os amantes de carnes e churrasco, o Point do Churrasco é uma parada obrigatória. É uma barraca de rua, praticamente, com as mesas na varandinha em torno da estrutura.

Mas a gente recebeu tantas recomendações de locais que fomos provar, e que delícia, viu?

Eles servem carnes no espeto, com ou sem acompanhamento. São vários cortes, e tudo que provamos estava delicioso – e o preço super em conta.

Gostamos tanto que fomos lá duas vezes! Gastamos em média R$120 para duas pessoas.

Point do Churrasco em Palmas TO
Point do Churrasco em Palmas TO. Foto: Fui Ser Viajante

Expedições saindo de Palmas: Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas

O Jalapão é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, e cada vez mais está atraindo turistas em busca da experiência única de entrar em um dos inúmeros fervedouros do Jalapão.

A maioria das pessoas que procura o que fazer em Palmas está justamente de passagem pela cidade, a caminho de uma expedição para o Jalapão.

Outros destinos também podem ser conhecidos a partir de Palmas: Serras Gerais, outro destino incrível no Tocantins, e a Chapada das Mesas, no Maranhão, podem ser visitadas com saída a partir de Palmas TO.

Foi exatamente o nosso caso. Fizemos expedições para os 3 destinos saindo de Palmas, e visitamos Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas. Nosso roteiro ficou assim:

  • 2 dias em Palmas
  • 4 dias no Jalapão
  • 4 dias nas Serras Gerais
  • 1 pernoite em Palmas (chegamos da expedição no Jalapão – Serras Gerais, só pernoitamos em Palmas e já saimos na manhã seguinte para a expedição Chapada das Mesas)
  • 4 dias na Chapada das Mesas
  • 2 dias em Palmas

E fique atento: não recomendamos que você chegue em Palmas e tente ir por conta própria para o Jalapão.

Fica longe, é preciso carro 4×4 e as estradas tem pouca sinalização, além de ser difícil conseguir sinal de telefone.

O melhor jeito para visitar o Jalapão é contratar o serviço de uma agência. Nós fizemos tudo com a empresa Jalapão Brasil – o serviço foi perfeito, e o valor da excursão já incluía:

  • transporte em carro 4×4
  • hospedagem
  • alimentação
  • guia especializado
  • lanches e água no carro

Nós conseguimos um cupom de desconto para nossos seguidores em qualquer pacote com a Jalapão Brasil. Mande uma mensagem para nosso WhatsApp que te passamos mais detalhes.

Continue planejando sua viagem

Aqui no site temos diversos posts publicados com dicas do Jalapão e outros destinos do estado do Tocantins e lugares próximos, que você pode combinar na mesma viagem, como a Chapada das Mesas (MA) e a Chapada dos Veadeiros (GO).

Confira aqui e continue planejando sua viagem:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria Rosária de Souza disse:

Muitíssimo obrigada pelas informações. Tenho certeza que elas foram muito valiosa. Gratidão