Pontos turísticos de Gramado RS: o que incluir no roteiro

Se você está planejando uma viagem para a serra gaúcha, provavelmente deve estar se perguntando quais pontos turísticos de Gramado vale a pena colocar no roteiro.

Logo você vai perceber que as opções de lugares para visitar em Gramado podem ser infinitas. A cidade é um dos maiores destinos turísticos do Brasil, e a cada temporada vemos novidades surgindo, com novos parques e atrações.

A ideia desse texto é te apresentar aos principais atrativos de Gramado, aqueles que são mais amados pelos turistas, e assim te ajudar na escolha do que visitar.

Leia também:
Roteiro de final de semana em Gramado e Canela
Como economizar em Gramado e Canela
– O que fazer em Canela: principais atrativos

Fizemos uma seleção cuidadosa, então aproveite! Essa lista de pontos turísticos de Gramado vai te ajudar a montar um roteiro inesquecível na cidade.

Gramado RS: Entenda o destino

Gramado é um destino pronto para o turismo. A cidade combina a beleza das paisagens naturais da serra gaúcha com uma excelente estrutura hoteleira, passeios gratuitos e parques temáticos.

É uma diversidade de opções capaz de fazer inveja a outros destinos, no Brasil e fora do país. Há passeios para agradar diferentes idades e propostas de viagem, desde casais, famílias com filhos e viajantes solo.

Nos meses de inverno (de junho a agosto), a temporada é perfeita para casais. O clima da serra com bastante friozinho, hotéis muitas vezes com lareira e restaurantes servindo fondue fazem um combo que deixam a cidade muito romântica.

A gastronomia, inclusive, é um dos principais atrativos de Gramado, sendo muito baseada em massas, café colonial e comida alemã. Isso sem falar nos vinhos e até mesmo cervejarias da serra gaúcha.

E o chocolate de Gramado? Há várias lojas na cidade, e algumas oferecem até passeio pela fábrica.

Nos meses de final de ano, temos outro momento de alta temporada em Gramado, com a chegada do Natal Luz.

O principal evento turístico da região começa no final de outubro a janeiro e transforma toda a cidade, com decoração e espetáculos temáticos.

Como chegar em Gramado

De avião

Não há aeroporto em Gramado. Para quem vem de avião, sua melhor opção é o aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho), que fica a 115 km de Gramado.

Isso significa que você precisará de um outro meio de locomoção entre o aeroporto e Gramado. Você pode alugar um carro (o que vai facilitar seus deslocamentos na cidade), ou ir de ônibus.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Outra opção para fazer o trecho terrestre é contratar um transfer para o deslocamento entre Porto Alegre e Gramado.

O transfer compartilhado pode valer a pena para quem não vai alugar um carro mas não quer depender do transporte público.

Veja mais informações: transfer aeroporto Porto Alegre – Gramado

Existe outro aeroporto, até mais próximo de Gramado, que é o aeroporto de Caxias do Sul (Hugo Cantergiani), que fica a cerca de 70 km de Gramado.

Porém, mesmo recebendo voos da maioria das grandes cidades do país, não costuma ser uma boa opção em termos de valores de passagens e nem de infraestrutura, com poucas opções de translado, por exemplo.

Se você chegar por esse aeroporto, também pode alugar um carro para ir até Gramado, ou contratar um transfer para fazer o deslocamento.

Veja mais informações: transfer aeroporto Caxias do Sul – Gramado

De ônibus

A rodoviária de Gramado fica bem no centro da cidade e tem ônibus chegando de Porto Alegre e Caxias do Sul (as maiores cidades próximas), e também de São Paulo, Santa Catarina e Curitiba.

De carro

Ir de carro alugado para Gramado pode ser uma boa opção, porque além do deslocamento, você terá mais flexibilidade para se deslocar entre os pontos turísticos de Gramado.

Outro destaque é o próprio trajeto. Saindo de Porto Alegre, a estrada para Gramado conta com belas paisagens, o que transforma a viagem de carro em uma verdadeira experiência.

Um desses trajetos é até chamado de ‘rota romântica’. Ele passa por Novo Hamburgo e Nova Petrópolis, nas rodovias BR-116 e RS-235.

Porém, há uma outra opção que acaba sendo mais rápida por ter sua maior parte com vias duplicadas e menos curvas: pegando a BR-116 até Novo Hamburgo e depois a BR-239 até Taquara e em seguida a RS-115 até Gramado.

Em média, esses trajetos levam 2 horas. Uma dica importante é traçar o trajeto de sua escolha antes, pois os GPS podem mudar sua rota, tentando te levar pelo caminho mais rápido e te desviando da rota mais fotogênica.

Pesquise aqui: aluguel de carro em Porto Alegre com melhor custo-benefício

Quando ir a Gramado

Diferente de muitos destinos, Gramado pode ser interessante em diversos momentos do ano, por razões diferentes.

Isso varia de acordo com o clima, os eventos que você gostaria de aproveitar, como está seu orçamento e até mesmo o tipo de viagem que pretende fazer.

O verão da cidade pode ser surpreendentemente quente. A temperatura costuma chegar a até 28°C.

Janeiro é período de férias escolares, portanto a cidade fica cheia. Além disso, os eventos do Natal Luz só costumam se encerrar por volta da segunda semana de Janeiro.

Já Fevereiro e Março costumam ser meses de baixa temporada, portanto, ideais pra quem está com o orçamento mais apertado e ainda quer curtir um calorzinho.

As chuvas de verão acontecem sim, mas não costumam estragar as viagens. Basta incluir no roteiro mais passeios em ambientes internos como curingas pra essas ocasiões.

Entre Abril e Maio a cidade costuma receber festividades de Páscoa, e como está muito relacionada com chocolate, acaba recebendo muitos turistas.

Além disso, o friozinho já começar a chegar. Isso sem falar que há uma tradição antiga de Maio ser ‘o mês das noivas’, que pode acabar gerando muitas viagens de lua de mel.

De Junho a Agosto costuma ser um dos principais períodos de visitas à cidade, especialmente por conta do clima frio (costuma ficar na casa dos 10°C, não passando de 17°C).

Isso acaba tornando os valores mais altos, pois há menos vaga e mais procura. Mas se você não tem muita escolha ou não abre mão da experiência de passar o frio em Gramado, faça suas reservas com bastante antecedência.

Setembro e Outubro são boas pedidas, pois o clima ainda está relativamente frio, mas um pouco mais agradável. Também é nessa época que rola o Festival de Cultura e Gastronomia na cidade.

Por fim, Novembro e Dezembro são meses bem agitados na cidade, pois é o ápice do Natal Luz. Por isso, os valores aumentam e a cidade fica lotada. Mas também muito bonita. O clima é de calor, mas também bastante chuva.

Onde ficar em Gramado

Assim como em muitos outros destinos, escolher onde ficar em Gramado vai depender do que você está buscando na sua viagem e também do seu orçamento.

A maioria dos viajantes prefere ficar no Centro, afinal, está mais perto da maioria das melhores atrações da cidade. Porém, é preciso ter em mente que essa também é a região que tem os valores mais elevados.

Pela variedade de opções de hospedagem, o Centro também acaba abrangendo um público mais variado, sendo ótimo para desde casais em lua de mel a famílias completas e até amigos viajando juntos.

Para quem está com o orçamento mais apertado, uma boa opção pode ser o bairro Planalto, próximo ao centro, mas com melhor custo-benefício.

Opções de hotéis em Gramado que vale a pena conferir:

Hotel incrível: Micheline Hotel Tricot
Hotel com bom custo-benefício: Pousada Águia Branca
Hostel: Eleganz Hostel & Suítes

Melhores pontos turísticos de Gramado

Rua Coberta

Sem dúvida, um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado é a Rua Coberta. Esse é o nome pelo qual todos conhecem o lugar, mas o nome original dessa rua é Rua Madre Verônica.

Tem esse apelido devido a uma cobertura de vidro que foi montada sobre a rua, toda cheia de plantas e com cerca de 100 metros de comprimento. Ela fica no coração da cidade, entre duas das suas principais avenidas.

Está repleta de restaurantes e lojas (artesanato, sapatos, artigos esportivos, chocolate, livros e comida de diversos tipos).

Além de ser um dos melhores lugares para fazer compras em Gramado, na Rua Coberta ainda rolam frequentemente eventos culturais, como apresentações de dança e música.

Isso sem falar que no Natal o lugar fica lindo! Toda a estrutura fica super decorada e ainda mais agradável aos olhos.

Paróquia São Pedro

Quem curte visitar igrejas vai gostar muito da Igreja Matriz São Pedro. Ela fica pertinho da rua Coberta e tem uma beleza diferente, graças à sua estrutura toda em pedra, desde 1917 e também aos sua muitos vitrais.

A torre de cerca de 44 metros de altura fica linda com sua iluminação noturna, outra coisa que fica ainda melhor no período de Natal e Réveillon.

O entorno da igreja torna o passeio completo. Na mesma praça que ela está, também fica um dos mais famosos relógios suíços da cidade, com um dos termômetros mais fotografados do país.

Centro de Gramado - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Paróquia de São Pedro em Gramado. Foto: Fui Ser Viajante

E ao lado dela fica a Fonte do Amor Eterno, lugar onde casais seguem a tradição de deixar um cadeado com seu nome para ‘selar o amor’ entre eles.

Praça das Etnias

Essa praça de Gramado atrai muitos visitantes, porque as casinhas temáticas lembram uma vila europeia. Ela foi construída em homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães que vieram para a região da Serra Gaúcha,

Nas casas, você encontra pequenas lojas, especializadas principalmente em produtos panificados.

Rua Torta de Gramado

Essa é uma parada curiosa, que já virou um ponto clássico para fotos em Gramado.

O nome oficial da Rua Torta é rua Emilio Sorgetz, e virou um ponto turístico de Gramado depois que todos decidiram ir até lá registrar uma foto enquadrando as flores, árvores e curvas da estrada.

De certa forma, a rua Torta lembra a famosa rua de São Francisco na Califórnia – a Lombard Street. Você vai encontrá-la facilmente em Gramado, em frente à Praça das Etnias.

Lago Negro

O Lago Negro é um dos pontos mais bonitos de Gramado. Ele é um lago artificial, construído em 1953 e pensado para simular lagos europeus, sendo rodeado de pinheiros e hortências.

É um passeio bem romântico. Você e seu amor podem dar uma volta no pedalinho enquanto admiram toda a beleza natural do lugar.

Lago Negro - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Lago Negro em Gramado. Foto: Fui Ser Viajante

Visual que fica ainda mais incrível entre Novembro e Dezembro quando as hortências deixam todo entorno em tons de azul e roxo.

Há estrutura de bar, restaurante e loja de conveniência no local. Quem quiser uma caminha pode fazer uma pequena trilha de pouco mais de 700 metros por ali também.

Lago Joaquina Rita Bier

Outro lago famoso e que também é ponto turístico de Gramado é o lago Joaquina Rita Bier.

Trata-se de um pequeno lago artificial com uma fonte jorrando água no centro do lago. Ao redor, há bancos e área de caminhada.

Durante o Natal Luz, o lago recebe um dos pontos de espetáculo do evento.

Le Jardin Parque de Lavanda

Os apaixonados por jardins vão adorar esse lugar. Com muitas lavandas por toda parte, um paisagismo de encher os olhos, esse jardim é uma das atrações mais bonitas de Gramado.

Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Le Jardim Parque de Lavandas Gramado. Foto: Fui Ser Viajante

Vale muito passar um tempo caminhando e fotografando entre os jardins. A loja temática também é cheia de produtos inspirados em lavandas e na cor lilás.

Tem ainda um café charmoso no local, para quem quiser fazer um lanche.

Jardim do Amor

Um dos cantinhos mais charmosos de Gramado, esse ponto turístico atrai principalmente casais apaixonados que vem fotografar junto aos jardins, com arcos em forma de coração, que também possuem uma capela e uma fonte.

Museus

Se você gosta de visitar museus em suas viagens, Gramado é um prato cheio.

Existem museus focados em diferentes tipos de atrações, conquistando até mesmo quem não é tão fã desse tipo de passeio.

O mais popular é o Museu de Cera. Esse é o primeiro museu de cera da América Latina e traz esculturas de celebridades do mundo todo, incluindo personagens fictícios e até de desenhos animados.

Dentro do mesmo complexo, mas com entradas distintas, ainda existem outros museus que valem bastante sua visita, especialmente pra quem é apaixonado pelos seus temas:

  • Hollywood Dream Cars (automóveis antigos),
  • Harley Motor Show (misto de bar e museu dedicado às motos Harley Davidson),
  • Super Carros (dedicado a carros esportivos), e
  • Parque dos Dinossauros (o nome já diz tudo né?).

Há quem considere o valor do ingresso dos museus caros individualmente, mas comprando o passaporte para visitar todos, o valor acaba compensando, pois é um passeio que pode agradar à toda família.

Como se não bastasse esse complexo de museus, ainda há mais dois: o Museu de pedras preciosas (a Mina de Gramado) e o Museu Medieval.

O primeiro é na verdade um mix de museu e parque temático que simula um mundo subterrâneo onde podemos conhecer as pedras preciosas do Brasil.

O segundo é todo de pedra e tem itens como pinturas, brasões e até réplicas de armas de samurais e diversos outros sempre relacionados a esse tema.

Parque Mini Mundo

Outra atração que a família inteira pode aproveitar é o Mini Mundo de Gramado, um parque a céu aberto com réplicas de cidades, monumentos, casas todas baseadas em obras reais de diversos lugares do mundo.

Mini Mundo - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá
Mini mundo de Gramado. Foto: Fui Ser Viajante

As miniaturas são incrivelmente detalhistas e impressionantes! Quem fica hospedado no mesmo hotel da família que cuida e administra o parque (Hotel Ritta Höppner) não paga ingresso no Mini mundo.

O local ainda tem estrutura para alimentação, lojas temáticas e até um espaço infantil. No blog Vamos por Aí tem um post completo contando como é a visita ao Mini Mundo em Gramado.

Aldeia do Papai Noel

A essa altura você já sabe que Gramado e o Natal tem tudo a ver um com o outro. E não por acaso, a cidade tem um parque todo dedicado a esse tema, o ano inteiro.

Lá ficam a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos, a Casa do Papai Noel (com direito a renas e um ‘trenó voador’).

Além disso, dentro desse parque também fica um mirante que muitos consideram ter a melhor vista para o Vale do Quilombo.

Mirante/Belvedere do Vale do Quilombo

Já que o citamos, o Mirante do Vale do Quilombo fica no caminho entre Gramado e Canela, oferecendo uma vista panorâmica para o Vale do Quilombo.

Quem quiser olhar essa beleza toda ainda mais de perto, pode pegar uma das trilhas no local, e explorar toda a fauna e flora da região, além de poder aproveitar as belas cachoeiras por lá.

Veja também: Tour cultural pelo Vale do Quilombo + café + bailinho de Kerb

Reino do Chocolate

Um espaço temático de uma fábrica de chocolates onde você pode aprender todo o processo de fabricação dessa delícia, de forma bem lúdica. Passeio perfeito para os chocólatras!

Entre cenários e esculturas todos feitos de chocolate, você chega até uma cafeteria com poltronas em formato de xícara e mesas de tabletes de chocolate.

Lá, você pode comprar até mesmo produtos de beleza à base de chocolate e, claro, se esbaldar comendo. Um passeio delicioso, literalmente.

Vinícolas

Não dá pra falar de um destino da Serra Gaúcha sem recomendar uma visita às vinícolas da região, né? 

Entre as mais famosas, estão a vinícola Miolo e Vinícola Stopassola (que produz vinhos com uvas cultivadas por eles mesmos, em um empreendimento familiar).

Outra que merece uma visita é a Vinícola Ravanello, que além de permitir conhecer a produção de vinhos de alta qualidade, ainda oferece um espaço Gourmet com capacidade para 60 pessoas.

Viva essa experiência: Tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos

Tour Cervejeiro em Gramado

A serra gaúcha também tem forte tradição cervejeira, por isso você pode aproveitar a região para conhecer algumas cervejarias de Gramado.

Algumas cervejarias da cidade são a Gram Bier e a Ambarina Bier. Para evitar beber e dirigir, existe até um tour pelas cervejarias, que te leva em uma tarde para conhecer as principais cervejarias de Gramado e Canela.

Passeios saindo de Gramado

Quem tiver mais dias e quiser aproveitar para dar um passeio pela Serra Gaúcha, vai ter algumas boas opções de bate e volta ou talvez até mesmo um pernoite em outras cidades da região.

Gramado – Canela

Essa dobradinha Gramado-Canela é uma queridinha entre os turistas, pela proximidade (e até semelhança) entre as duas cidades.

Canela também tem um punhado de atrações interessantes, além de ser um destino de beleza natural privilegiada.

Aqui no blog temos outro post, com dicas de passeios em Canela – e vale a pena você conferir porque as cidades são muito próximas e você pode fazer facilmente um roteiro combinando atrações entre as duas.

Outros destinos próximos

Uma outra opção de destino próximo é a cidade de Nova Petrópolis, a apenas 35 km e muito indicado. Há um pouco de tudo por lá e o passeio pode agradar especialmente a quem vai com família.

A cidade tem toda uma pegada herdada da colônia alemã e tem alguns bons restaurantes com comidas típicas.

Reserve aqui: Excursão de Gramado a Nova Petrópolis

Outra opção interessante é Três Coroas, que fica a cerca de 25 km de Gramado.

Lá fica o templo budista Khadro Ling que é muito bacana de ser visitado, seja pra quem já conhece e admira essa cultura ou para quem tem interesse em conhecer.

Além disso, os mais aventureiros vão adorar fazer rafting no Rio Paranhana que passa por lá.

Quem estiver disposto a uma esticada um pouco maior, não pode deixar de conhecer Bento Gonçalves. Restaurantes com comida típica italiana e muito vinho são as principais atrações gastronômicas da cidade.

Inclusive, no blog Viagens de Cá pra Lá tem um lista de atrações em Bento Gonçalves, com dicas de vários pontos turísticos que valem a pena conhecer na cidade.

A rota ‘Caminhos de Pedra’ é imperdível, com casas históricas de pedra e madeira e com vários restaurantes e vinícolas. Falando nisso, outro passeio fundamental é o Vale dos Vinhedos.

Quando se pensa em passeio pela serra gaúcha, o passeio de Trem Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa é um dos mais procurados. E vale muito!

É claro que a paisagem é bem bacana, mas dentro do trem é que rolam as atividades mais legais desse passeio. Teatro, música e muitos comes e bebes!

Hora de montar seu roteiro!

Agora que você já sabe todo o essencial para visitar Gramado, chegou a hora de montar seu roteiro de acordo com suas preferências e orçamento.

Qual dos pontos turísticos você achou mais interessante? E pra você que já conhece a cidade, ficou faltando citar alguma coisa importante?

Conta tudo aqui pra gente nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *