AquaRio no Rio de Janeiro: como é o passeio no Aquário Marinho do Rio
O maior aquário marinho da América do Sul fica aqui no Rio de Janeiro, sabiam? O Aquário Marinho do Rio, ou o AquaRio, foi um dos legados da Olimpíada que aconteceu em 2016 no Rio de Janeiro.
Quer saber como é a visita? Como comprar ingressos, onde fica o AquaRio e como chegar até lá?
Nesse post vamos responder essas e muitas outras perguntas!
AquaRio: tudo sobre a visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Vou explicar cada pedacinho da nossa visita ao AquaRIO, e espero que isso ajude você a conhecer esse lugar bacana!
O prédio do AquaRio fica na Zona Portuária revitalizada, que ganhou novos ares e atrações durante a reforma para as Olimpíadas Rio 2016.
No Boulevard Olímpico, você pode combinar o passeio do AquaRIO e conhecer o mural do Kobra e vários outros street art bacanas, o Museu do Amanhã, o museu de arte do Rio (MAR), além de outras atrações mais, como o Mosteiro de São Bento.
Essa região é hoje uma das mais bacanas e bonitas da cidade. Eu adoro andar por ali e visitar as atrações da região.
Leia também:
+ Tour Pequena África no Rio de Janeiro
+ Praia do Secreto no Rio de Janeiro: como chegar e aproveitar
+ Como é morar no Rio de Janeiro
+ Guia de praias da cidade do Rio de Janeiro
+ 10 cidades românticas para conhecer num bate e volta do Rio
Como chegar no AquaRIO?
Para chegar no AquaRIO, você pode ir de carro ou transporte público. Para quem vai de carro, o maior problema é a vaga para estacionar, vou falar mais disso no próximo tópico.
Já o transporte público mais fácil e recomendado para chegar ao AquaRIO é o VLT (veículo leve sobre trilhos).
A linha 1 do VLT (sentido Rodoviária / Praia Formosa) te deixa bem na porta, é só desembarcar na estação Utopia AquaRIO.
Você pode pegar o VLT na Cinelândia ou Carioca. Para chegar lá, basta descer na estação do metrô com o mesmo nome.
Para quem vem de ônibus, é preciso descer na Avenida Rio Branco ou Presidente Vargas e caminhar até o AquaRIO.
Estacionamento no AquaRio
Táxi ou Uber podem te deixar bem na porta do AquaRio. Mas se você for de carro, precisa pensar onde vai estacionar.
Como a gente estava de carro, antes de ir demos uma olhada no preço do estacionamento próprio do AquaRio: por 4 horas, salgados R$38,00 para não-sócios com ingresso para visitar o AquaRio.
Optamos por parar em um dos estacionamentos do centro da cidade. Como era sábado, o centro fica mais vazio e foi muito fácil achar estacionamentos com vagas e preços mais em conta.
Durante a semana, fica tudo lotado no centro do Rio e o estacionamento do AquaRio acaba sendo uma boa opção.
Ingressos e recepção no AquaRIO
Compramos o ingresso online com antecedência pelo site do AquaRIO, com hora marcada para às 10:30h.
Chegamos um pouquinho antes, às 10h. Ficamos no hall de entrada, onde funcionam as lanchonetes, banheiros e a bilheteria para quem vai comprar ingresso na hora.
De cara, chama a atenção a ossada de baleia jubarte presa no teto. Enorme! Ao lado, encontrei um painel que conta a história da baleia que encalhou na praia do Recreio em 2014.
A ossada foi recuperada de um aterro sanitário, para ser homenageada ali na entrada principal do AquaRio. Achei bem bacana!
Uma outra surpresa: ali no hall também está funcionando uma unidade do Dreamland Museu de Cera (mesma empresa de Gramado). Eles vão ficar funcionando ali por um ano, em parceria com o AquaRio.
Você pode aproveitar e combinar as duas atrações no mesmo dia, e tirar muitas fotos com os bonecos de cera!
Visita ao AquaRIO: passo a passo
Um pouco antes das 10:30h, chamaram nosso grupo e entramos no elevador. A descoberta do mundo submarino começa pelo terceiro andar.
Lá em cima, somos recepcionadas com a instruções da visita. Nada de flash, nem tocar no vidro.
Em uma pequena fila, vamos passando pelos expositores de projetos sócio-ambientais que colaboram com o AquaRio, enquanto não chega nossa vez de validar o ingresso nas catracas de entrada.
Quando passamos o ingresso, pronto! Hora de dar um mergulho fundo nas belezas do AquaRio!
Lá dentro, tinha bastante gente! Culpei o sábado, mas a verdade é que o AquaRio atrai muita gente da cidade do Rio, e muitos, muitos turistas. Especialmente em dias chuvosos e meses de férias, a lotação aumente.
Para quem prefere curtir tudo com mais calma, a melhor opção é fazer a visita durante a semana e fora dessas épocas de alta demanda.
Não me decepcionei com a visita. Logo no começo, exposições educativas sobre o plâncton, sua importância para a geração de oxigênio e cadeia alimentar no fundo do mar.
Com direito a microscópio para a criançada – e os adultos curiosos – darem uma espiada nos animais.
Leia também: Ilha Fiscal: Um passeio nos últimos dias da monarquia no Brasil
Tanques de peixes do AquaRio
Eles vem logo em seguida! São vários: monocromáticos, multi-coloridos, cheios de peixes, enguias, tubarões.
Tudo muito lindo e é incrível ver a beleza das crianças tendo aquele primeiro encontro com o fundo do mar. Por toda parte, educadores dando explicações e monitorando o comportamento dos visitantes.
Existem alguns tanques mais concorridos. Desisti, por exemplo, de enfrentar a fila de quarenta minutos para “passar por dentro” do tanque de cardumes, uma redoma com lente especial que te dá a impressão de nadar junto com os peixes.
O tanque de tubarões, outro sucesso, sempre está lotado. Descobri que ele pode ser observado de dois lados, e você pode passar pelo primeiro, onde se aglomera a multidão, e ver tudo com mais calma no segundo vidro, dando a volta
Por fim, chegamos no mais disputado de todos, o grande tanque oceânico, repleto de arraias, tubarões e vários outros peixes, com o túnel que cruza o tanque sendo a maior estrela do AquaRIO.
Aproveitei pra tirar uma foto na entrada, enquanto não vinha ninguém. Por lá, sempre tem um educador pedindo para ninguém ‘estacionar’ na entrada, evitando tumultuar.
Museu do Surf
A visita termina com ao Museu do Surf, que conta a história desse esporte no Brasil e no mundo. Também há uma pequena exposição de conchas, de diversas cores e tamanhos.
Como sempre, a saída é pela lojinha do AquaRio, cheia de lembrancinhas para quem quer levar uma recordação pra casa.
AquaRIO: Educação, Pesquisa e Conversação
Quando conhecemos o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu levantamos a discussão da importância de um turismo consciente quando se trata de visitar atrações com animais.
Eu adoro animais, adoro fundo do mar, mas hoje faço questão de visitar apenas atrações que tenham uma proposta de preservação da biodiversidade.
O AquaRio defende os pilares da educação, pesquisa e conservação.
Os biólogos marinhos do Aquário Marinho do Rio estão envolvidos em projetos de cultivo e manejo de corais, estudos sobre mudanças climáticas e seus efeitos em esponjas, análise de diversidade de arraias provenientes de diferentes ecossistemas, entre várias outras pesquisas.
Além disso, existe um trabalho de educação ambiental permanente, especialmente com as crianças que visitam o AquaRio.
Saber que isso está acontecendo em paralelo à nossa visita dá a certeza que ali não é apenas um local para fotos bonitas.
É um ambiente que está lutando para preservação das nossas espécies e educação ambiental da nossa população. Bacana, einh?
Agradeço ao AquaRIO pelo convite para (re)visitar o Aquário Marinho do Rio em agosto de 2019 e atualizar esse post com informações novinhas.
Confira os posts de outros blogs cariocas (grupo RBBV-RJ) que também visitaram o Aquário Marinho do Rio:
Olívia Garimpando por Aí | Chicas Lokas | Viagens Bacanas | Viajando com Daniela | Turista Full Time | Fora da Toca
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Olá Klécia, obrigado pelo relato! Me tira uma dúvida, onde vcs estacionaram? mais especificamente? Onde ali no centro?
Obrigado!
Oi Marcos, Paramos em um estacionamento da rua 1o de Março (entre a Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma). Nesse trecho entre 1o de Março e Rio Branco tem alguns estacionamentos também.
Obrigado pela Visita
Que passeio legal. Eu já escutei falar muito bem do aquário do Rio, mas nunca havia lido um relato. Fico feliz de saber que eles estão tendo todo o cuidado necessário não visando apenas lucro mas também a qualidade de vida dos animais.
Eu não sei pq, mas ando meio maluca por aquários rsrs é tudo tão bonito e curioso que vem me despertando cada vez mais interesse nesse tipo de passeio. Todos parecem iguais e ao mesmo tempo diferente rs…
Adorei sua foto no túnel, adorei como explorou o local e adorei ainda mais a baleia ser homenageada hihihi que bonitinha.
Eu gostei bastante do AquaRio! No dia que fui, o aquário de toque estava fechado, exatamente para cuidados com os animais. Achei importante, e bem bacana, a parte da conscientização ambiental, especialmente pra crianças. Um passeio completinho 🙂