Trilha da Pedra Bonita RJ: como ir, quanto tempo demora, é segura?

A trilha da Pedra Bonita é uma das trilhas mais bonitas da cidade, e uma trilha segura no Rio de Janeiro. É uma trilha de dificuldade leve a moderada, com bastante estrutura e que rende fotos lindas!

É uma trilha que pode ser feita por iniciantes e pessoas de qualquer idade.

Não é uma trilha longa (pode ser percorrida em 20 minutos), não tem muitas subidas, é bem movimentada aos finais de semana, e conta com a segurança de ser uma trilha dentro Parque Nacional da Tijuca.

A vista também é uma grande recompensa: de um lado, a Zona Sul, São Conrado, outras praias e até o Cristo Redentor. Do outro lado, tem a Zona Oeste, com a praia da Barra, Pedra do Pontal, e tudo mais.

E claro que tem a melhor parte: a vista da Pedra da Gávea, bem de frente a face do Imperador.

Nesse post, reunimos todas as dicas que você precisa saber antes de fazer a trilha: como chegar, o que levar, quanto tempo demora a trilha, e muito mais. Confira:

Trilha da Pedra Bonita: quando fomos e só vimos a neblina

Desde que eu vim morar no Rio, queria muito fazer a trilha da Pedra Bonita. Ficava empolgada só de ver as fotos nas redes sociais.

A primeira vez que fiz a trilha, deu tudo errado. Pense numa decepção. O problema não foi na trilha em si, que não tem muitos desafios, mas na chegada pra apreciar a vista lá de cima.

Quando chegamos no fim da trilha, tinha uma nuvem imensa cobrindo a vista por todos os lados. Quem mora no Rio de Janeiro sabe que, em algumas épocas do ano, tem muita neblina, especialmente no começo da manhã.

Nesse dia, era quase 9h da manhã e nada dessa nuvem ir embora…

Até esperamos um pouco lá em cima pra ver se a vista limpava, e nada. Então todas as fotos que temos desse dia estão meio assim:

Imagine que frustração!

Então, pra você não passar por uma situação parecida, pensei em escrever esse post pra compartilhar nossas dicas da Trilha da Pedra Bonita, e como você pode chegar lá e aproveitar mais o passeio.

Trilha da Pedra Bonita: dicas práticas

Onde é a entrada da trilha da Pedra Bonita?

A trilha da Pedra Bonita fica dentro do Parque Nacional da Tijuca (setor C do Parque), quase como uma divisa entre a Barra da Tijuca e São Conrado.

Trilha da Pedra Bonita - RJ
Foto: Fui Ser Viajante

A entrada da trilha fica na Estrada da Pedra Bonita, que pode ser acessada tanto pela Estrada das Canoas quanto pelo Alto da Boa Vista.

Na entrada da Estrada da Pedra Bonita, tem um portão de controle que abre às 8h da manhã – o horário de abertura do Parque Nacional da Tijuca.

POrtão de acesso da Estrada da Pedra Bonita
Foto: Fui Ser Viajante

Depois do portão, você começa a subir a estrada da Pedra Bonita de fato – uma estrada pavimentada de subida íngreme, que é partilhada por carros e pedestres.

Depois de subir por 400 metros nessa estrada, vemos à direita uma casinha e algumas placas que marcam o ponto de entrada na trilha da pedra Bonita pela mata.

Ponto de acesso da trilha da Pedra Bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Se continuar subindo pela estrada, poucos metros adiante vai encontrar o pequeno estacionamento da trilha da Pedra Bonita.

Logo depois do estacionamento, fica a entrada da rampa de voo livre de São Conrado, de onde saem os voos de asa delta e parapente.

Como chegar na trilha da Pedra Bonita?

O jeito mais prático de chegar na trilha da Pedra Bonita é de carro (seja próprio, táxi ou carro de aplicativo), mas você também pode ir de ônibus ou metrô + ônibus, e até em um passeio contratado com agência. Veja as opções:

Como ir para a Pedra Bonita com agência de turismo:

Você pode reservar um passeio até a pedra Bonita e não se preocupar com deslocamento, porque a agência de turismo busca você no seu hotel ou casa nos bairros atendidos.

Você pode fazer a reserva do passeio aqui: Trilha para a Pedra Bonita com transfer

Os bairros do Rio de Janeiro que são atendidos pelo micro-ônibus da empresa são:

Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca (apenas Jardim Oceânico), Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Catete, Glória, Santa Teresa, Lapa, Centro.

Como ir para a Pedra Bonita de metrô:

Não tem nenhuma estação de metrô exatamente próxima ao começo da trilha.

Pegue o metrô linha 4 e desembarque na estação de São Conrado. Pegue a saída C. De lá, você vai precisar pegar metrô mais um outro transporte, como carro de aplicativo, táxi ou ônibus (linha 448).

Como ir para a Pedra Bonita de ônibus:

Pegue o ônibus da linha 448 em direção ao Alto da Boa Vista. Desembarque no portão de acesso à Estrada da Pedra Bonita (qualquer dúvida, peça ajuda ao motorista).

Vale avisar que esse ônibus é passa de forma bem irregular, e é capaz de você precisar esperar bastante por ele.

Não recomendo de jeito nenhum que fique esperando por ele se estiver começando a escurecer, pois é ainda mais difícil dele passar.

Como ir para a Pedra Bonita de carro de aplicativo / táxi:

Os táxis / carro de aplicativo são uma opção na ida para a Pedra Bonita. Coloque no GPS trilha da Pedra Bonita que ele encontrará facilmente o local.

O desembarque acontece no portão de acesso a trilha, antes da estrada da Pedra Bonita.

Já para voltar, complica um pouco. Porque não costumam passar táxis por ali, e os únicos locais onde você vai conseguir sinal de celular são a Rampa de Voo Livre e o cume da Pedra Bonita.

No estacionamento o celular não costuma ter sinal, então fica difícil chamar um carro para a volta.

O que acontece, geralmente aos finais de semana, é ter motoristas autônomos que ficam esperando em frente ao portão de acesso a Estrada da Pedra Bonita, para fazer “lotada”, e levar você até São Conrado.

Como ir até Pedra Bonita de carro próprio:

Com certeza é o jeito mais prático e cômodo para chegar na trilha da Pedra Bonita. Coloque no GPS trilha da Pedra Bonita que ele marca o local certinho do portão de acesso.

Mas para ir de carro próprio, precisamos falar de estacionamento.

Como comentei, tem um estacionamento na estrada da Pedra Bonita, e ele é totalmente gratuito.

Mas é bem pequeno e atende principalmente os praticantes de voo, que ficam subindo e descendo o dia inteiro para levar e trazer os equipamentos da galera dos saltos.

Para conseguir uma vaga nesse estacionamento (especialmente ao finais de semana), você precisa chegar cedo (por volta das 8h, que é quando o Parque Nacional da Tijuca abre aos visitantes).

Chegue cedo.

Depois que o estacionamento lota, começa a se formar uma fila esperando uma vaga, mas a prioridade é sempre do pessoal do voo livre.

E daí, se o estacionamento estiver lotado, onde você pode estacionar?

Bem, tem duas opções, uma gratuita e uma paga. Para as duas, você deve pegar a Estrada das Canoas, que vai descendo sentido São Conrado.

  • Estacionamento pago:

A uns 5 minutos da entrada da trilha, no lado esquerdo da rodovia, vai aparecer um estacionamento que parece a entrada de um condomínio.

Aos finais de semana, eles cobram R$ 20 por carro para estacionar ali.

  • Estacionamento gratuito:

A uns 10 minutos da entrada da trilha, você pode estacionar gratuitamente no Mirante das Canoas.

Mirante das Canoas - Parque Nacional da Tijuca
Foto: Fui Ser Viajante

Nos dois casos, o caminho de volta para a portão de acesso da Estrada da Pedra Bonita é ladeira acima. Do Mirante das Canoas até o portão, marcamos no GPS 1,3km.

É praticamente um esquenta para a trilha. Fizemos esse trecho com uma caminhada de 20 minutos, subindo sempre.

Se puder, chegue cedo para estacionar dentro da Estrada da Pedra Bonita. É com certeza o jeito mais fácil.

Precisa alugar um carro no Rio de Janeiro?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Quando a trilha da Pedra Bonita está aberta?

A trilha da Pedra Bonita fica aberta todos os dias, das 8h às 17h.

Só é permitido iniciar a trilha até às 15h, para que você tenha tempo de fazer o caminho de volta trilha antes do fechamento do Parque Nacional da Tijuca.

O que levar para a trilha da Pedra Bonita?

A trilha da pedra Bonita é relativamente fácil e curta, então não tem nada muito diferente que você deva colocar na lista de o que levar:

  • roupas de trilha (leves e confortáveis)
  • tênis/ sapato fechado
  • repelente de insetos
  • protetor solar
  • água e lanche (lembre de recolher seu lixo)
  • e a câmera / celular para fazer muitas fotos!

Como é a Trilha da Pedra Bonita passo a passo

Agora vamos contar um pouco da experiência da trilha em si. Pra começar, temos a subida da estrada da Pedra Bonita, até o ponto de acesso para a trilha na mata.

Do portão até a entrada da trilha

São 400 metros de subida, e cuidado com os carros que sobem e descem o tempo todo.

Vá devagar, apreciando o caminho e o contato com a natureza. depois de algumas curvas, você vai encontrar a casinha e as placas que demarcam o ponto de início da trilha na mata.

Ao lado da entrada da trilha, tem uma barraca que vende lanches, água e onde você pode usar o banheiro (pago).

Estrada da Pedra Bonita
Foto: Fui Ser Viajante

A trilha da Pedra Bonita (na mata)

Agora a trilha começa de verdade. São 1,4km no total. Você pode fazer a trilha em 20 a 40 minutos, depende do seu ritmo.

Tem alguns poucos degraus de pedra, bastante subidas, mas todo o percurso da trilha tem bastante cobertura da floresta, por isso praticamente não tem o castigo do sol pelo caminho.

Vá prestando atenção na mata, porque vez ou outra aparece um bicho diferente. ´Você pode ver um macaquinho, um pássaro…

Se você for fazer a trilha num final de semana, vai logo perceber que tem muita gente fazendo o percurso junto com você.

Por ser uma trilha considerada fácil de fazer e de fácil acesso, a Trilha da Pedra Bonita é uma das mais visitadas do Rio de Janeiro. E uma das trilhas mais seguras também!

Trilha da Pedra Bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Não há muitos pontos de observação ao longo da trilha. Mas há algumas poucas clareiras, onde a mata baixa e você pode ver o mar, e até o Cristo Redentor.

Ponto de observação da Trilha da Pedra Bonita
Foto: Fui Ser Viajante

A Pedra Bonita

Quando você menos esperar, estará no topo! E aí é só aproveitar a vista panorâmica.

De um lado, o Cristo Redentor, as praias da Zona Sul, até São Conrado.

Trilha da Pedra Bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

No meio, bem de frente, a face do imperador na Pedra da Gávea. E para sua direita, a Zona oeste, com a Praia da Barra, Pontal…

trilha da Pedra Bonita
Foto: Fui Ser Viajante
Trilha da Pedra Bonita
Foto: Fui Ser Viajante

A vista é realmente espetacular e vale todo o esforço. Caminhe por todo o topo, explorando diferentes ângulos. Se tiver levado um lanche, aproveite e faça seu mini piquenique lá em cima.

Só lembre que no topo da pedra Bonita não tem mais a cobertura das árvores. Capriche no protetor solar se for ficar um bom tempo lá em cima!

trilha da Pedra Bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Na volta, você vai levar praticamente o mesmo tempo da subida. E chegando no fim da trilha, aproveite para dar uma espiada na rampa de voo livre que fica logo ali.

Rampa de voo livre de São Conrado

Passando pelo estacionamento da Estrada da pedra Bonita, você vai chegar na entrada da rampa de voo livre. Essa é uma das rampas mais visitadas e desejadas do mundo.

Na parte de cima, fica a rampa de voo de asa delta, ao lado de uma lanchonete e banheiros.

Na parte de baixo, fica o ponto de voo dos parapentes. Nessa área tem uma pequena arquibancada para quem quiser ficar assistindo o pessoal pular.

É bem legar assistir. E quem sabe olhando você não se anima, e decide viver essa experiência também?

FAQ: respondendo as perguntas mais comuns:

Quantos quilômetros tem a trilha de Pedra Bonita?

A trilha da Pedra Bonita tem 1,4km – do ponto de acesso à mata, na Estrada da Pedra Bonita, até o topo da Pedra Bonita.

Lembrando que, do portão da Estrada da Pedra Bonita até o ponto de acesso para a trilha na mata, tem mais 400m, que você precisa percorrer a pé, caso não tenha conseguindo estacionar em uma das vagas internas.

Trilha da Pedra Bonita - RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Quanto tempo demora pra fazer a trilha da pedra Bonita?

O tempo médio da trilha da pedra Bonita, gira em torno de 25-30 minutos, num ritmo rápido, e até uns 40 minutos se você subir mais devagar.

A trilha da Pedra Bonita é perigosa?

A trilha da pedra Bonita é uma das trilhas mais seguras do Rio de janeiro.

Além de ter o controle de acesso no portão da Estrada da Pedra Bonita, também é uma das trilhas mais movimentadas do Rio, especialmente aos finais de semana.

Você vai encontrar várias pessoas indo e vindo o caminho todo.

trilha da pedra bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, a trilha em si não apresenta muitos desafios no seu trajeto, como escaladas ou pedras escorregadias. É uma trilha com subidas, mas bem demarcada.

Evite apenas subir em dias de chuva, ou após chuvas intensas, porque o terreno com certeza estará mais escorregadio.

Como evitar neblina? Quando não ir?

Como falei no começo do post, uma vez que subimos a trilha da pedra Bonita, não conseguimos aproveitar nada da vista por causa da neblina.

Para evitar que isso aconteça com você, fique atento: a neblina no Rio geralmente acontece no inverno, quando as temperaturas caem bastante à noite, mas esquenta rapidamente quando sai o sol.

Para não pegar neblina na Pedra Bonita, e em nenhuma das atrações mais altas do Rio, o melhor é evitar os meses de inverno, especialmente de julho a setembro.

Mas claro que isso não é uma regra absoluta: vale muito olhar o céu antes de começar a trilha, em qualquer época do ano.

Que horas fecha a Pedra Bonita?

A trilha da Pedra Bonita fecha às 17h, junto com o horário de fechamento do Parque nacional da Tijuca.

Mas atenção: a última entrada acontece às 15h, para que você tenha tempo de subir e descer a trilha antes do fechamento do parque.

O parque abre às 8h, e é também a hora de abertura da trilha.

portão de acesso a trilha da Pedra Bonita RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Outras trilhas que você pode fazer no Rio de Janeiro:

resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Edjorge dos Santos Jesus disse:

A melhor trilha do País