Pousadas em Itaipava RJ: veja onde ficar na região

Uma das melhores coisas sobre o distrito de Itaipava é que ele está repleto de boas opções de hospedagem. As pousadas em Itaipava são perfeitas para quem procura um destino para escapada romântica no Rio de Janeiro!

Nesse post, fizemos uma curadoria com as melhores pousadas em Itaipava, uma lista que certamente vai facilitar sua vida na hora de escolher onde ficar por lá.

Há pousadas de diferentes estilos e preços, então alguma delas vai te agradar. Confira só:

Pousadas em Itaipava: como escolher a melhor opção?

A variedade de pousadas em Itaipava é grande. A escolha vai depender do seu estilo de viagem e de quanto você está disposto a pagar.

Das pousadas mais simples e rústicas aos grandes hotéis e resorts luxuosos, passando pelas hospedagens com estilo romântico e pelas que possuem estrutura completa de lazer para crianças, há realmente diversas opções.

Para te ajudar a se decidir uma que agrade seu gosto e se encaixe no seu bolso, fizemos uma lista e organizamos tudo, separando as pousadas por região.

Pousadas em Itaipava: centro

O centro de Itaipava é onde estão os principais restaurantes e bares, os shoppings, lojas e comércio em geral, e é onde se concentram boa parte dos atrativos turísticos mais conhecidos da região.

Assim, a principal vantagem de ficar em uma das pousadas no centro de Itaipava é a facilidade que você terá para circular a pé, aproveitando para apreciar cada cantinho com calma.

Mas, para visitar os lugares que ficam fora da área urbana, recomendo que disponha de um carro, seja próprio ou um carro alugado (você pode fazer uma cotação com locadoras locais aqui).

Veja algumas sugestões de pousadas no centro de Itaipava:

Pousadas em Itaipava: entorno do centro

Fora do centro, mas ainda na área urbana, também há boas pousadas em Itaipava.

Com a vantagem de continuarem próximas de alguns atrativos da região central, mas com a tranquilidade de não estarem no meio do agito, especialmente à noite.

São as hospedagens ideais para quem está buscando uma viagem com um pouco mais de sossego, mas sem abrir mão de poder fazer os principais deslocamentos a pé durante o dia.

E, para visitar as regiões de montanhas e cachoeiras, que ficam mais distantes, ter um carro continuará sendo necessário.

Se é isso que você tem em mente, confira mais opções de onde ficar em Itaipava nessa região:

Pousadas em Itaipava: em meio à natureza

Embora não tenham a praticidade de estar perto dos atrativos urbanos, as pousadas em Itaipava que ficam em regiões de maior contato com a natureza são as mais charmosas de Itaipava.

Além disso, são as preferidas de quem quer viajar para curtir um clima friozinho da serra do Rio de Janeiro.

São hospedagens mais amplas, muito bem estruturadas, com acomodações luxuosas. Muitas oferecem lazer com piscina e outros atrativos na estrutura, que vão garantir o conforto e a experiência diferenciada na sua viagem.

Sem contar, é claro, com a vista panorâmica e restaurantes próprios, para que o hóspede não precise sair da pousada.

Veja algumas dicas de hospedagem:

Planeje sua viagem a Itaipava

Quando ir

Assim como a escolha de onde ficar, saber quando ir a Itaipava é outro ponto que faz a diferença na viagem para a região serrana do Rio.

O inverno é a alta temporada em toda a região e, portanto, é o período no qual os preços de pousadas e restaurantes estão mais altos e os lugares estão mais cheios, principalmente no mês de julho, devido às férias escolares.

Mas o inverno é, também, o período mais gostoso para aproveitar o clima frio, as temperaturas mais baixas e até mesmo a neblina, que deixa os cenários montanhosos ainda mais encantadores.

Caso esta seja a sua escolha, nossa dica é pesquisar bastante e reservar tudo com antecedência. Assim você pode conseguir valores melhores.

E, mesmo em outras épocas do ano, os fins de semana e os feriados costumam ter bastante movimento, independentemente da estação.

Para quem quer aproveitar as cachoeiras durante a viagem, é melhor ir nos meses dias mais quentes, já que a água costuma ser gelada.

Mas prefira a meia estação (primavera ou outono), já que o verão é também o período com maior incidência de chuvas fortes na região.

Como chegar

Existem diferentes formas de chegar a Itaipava, mas a melhor escolha é ir de carro, pois isso irá facilitar todos os seus deslocamentos durante a sua viagem.

Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto é o mesmo que vai até Petrópolis e você pode seguir pela BR-040, passar pelo portal da cidade e continuar. No total, a viagem do Rio a Itaipava leva aproximadamente duas horas.

Saindo de Minas Gerais, o trajeto também deve ser feito pela BR-040. E, de São Paulo, pela Via Dutra e depois pela BR-040, sempre no sentido Petrópolis.

Já para quem está fora desses estados, em localizações mais distantes, a melhor opção é pegar um voo até a cidade do Rio de Janeiro e, de lá, seguir de carro ou ônibus até Itaipava.

De ônibus, há viagens diárias, em diferentes horários, saindo da Rodoviária do Rio de Janeiro pela Viação Águia Branca. Ou pela viação Útil para Petrópolis, onde será preciso pegar um novo ônibus até chegar ao destino final.

E, embora a região tenha transporte público e algumas linhas que levam aos pontos principais, a grande maioria das pessoas opta pelo carro, o que facilita bastante os deslocamentos para passeios na região.

O que conhecer em Itaipava

Um dos seus pontos turísticos mais famosos é o Castelo de Itaipava, que foi construído no início do século XX, com características renascentistas e estilo medieval.

Castelo de Itaipava - Petrópolis
Castelo de Itaipava – Petrópolis

Atualmente, além de funcionar como um espaço para a realização de festas e eventos, o Castelo de Itaipava abriga também uma cervejaria em Itaipava, e o castelo em si é aberto à visitação do público, além de funcionar como hotel.

Veja mais informações do hotel no Castelo de Itaipava.

E quando visitar Itaipava, vale a pena também conferir a tradicional Feirinha de Itaipava, com diversas lojas de pequenos produtores locais de roupas e objetos de decoração.

É um ótimo local para compras ou mesmo para andar sem compromisso.

Já para os viajantes que preferem explorar lugares com natureza, o destaque é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

É uma reserva ambiental com mais de 20 mil hectares que abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis.

Há diversas trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, cachoeiras, cenários fantásticos e atividades mais radicais, como o rapel. Ele fica a aproximadamente 30 minutos de carro do centro de Itaipava.

Por que viajar para Itaipava?

Itaipava é um distrito da cidade de Petrópolis e fica a mais de 1.500 metros de altitude.

É um dos destinos preferidos de casais e famílias em busca de alguns dias de descanso e lazer.

Com a vantagem de estar bem perto da capital (cerca de 68 km), o que possibilita dar uma escapadinha durante um fim de semana para relaxar longe da correria da cidade.

Shopping Tarrafas Itaipava
Foto: Fui Ser Viajante

Um verdadeiro refúgio. É, também, um destino que agrada aos aventureiros e amantes do ecoturismo, pois está localizada entre montanhas, tem muitas cachoeiras, trilhas e belas paisagens.

No inverno as temperaturas ficam em torno dos 10 graus ou abaixo disso. É a época em que Itaipava costuma ser mais procurada e quando fica bem cheia, principalmente nos fins de semana.

Mas Itaipava é um destino que pode ser visitado o ano todo. Mesmo durante as outras estações do ano, o local mantém o seu charme – com a vantagem de ter preços bem mais em conta que durante a alta temporada.

Tem sugestão de pousada em Itaipava?

Se você escolher se hospedar em uma dessas pousadas em Itaipava que sugerimos, ou caso já tenha ficado em uma delas, comente nesse post e conte para nós como foi a sua experiência.

Você também pode usar a caixinha de comentários para indicar um lugar onde ficar em Itaipava para nossos leitores que você já tenha conhecido e aprovado. Vamos adorar saber suas dicas!

Continue planejando sua viagem a Itaipava

Esperamos que este guia tenha ajudado você a escolher sua pousada em Itaipava.

Se você gostou deste post, pode aproveitar para continuar navegando pelo site, pois temos vários outros posts com dicas de Itaipava. Confira:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Marília Cassemiro (Lila) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *