Pousadas Petrópolis RJ: melhores bairros para ficar e mais dicas!
Planejando sua viagem para Petrópolis e em busca da hospedagem perfeita? Você veio ao lugar certo! Este guia reúne as melhores recomendações sobre onde ficar em Petrópolis.
Você vai encontrar aqui nossa curadoria com as melhores pousadas em Petrópolis RJ, e certamente uma delas pode oferecer a estadia dos sonhos que você procura em Petrópolis.
Onde ficar em Petrópolis: TOP 25 pousadas em Petrópolis mais bem avaliadas pelos hóspedes
Nessa tabela, colocamos as 25 pousadas mais bem avaliadas pelos hóspedes em Petrópolis, de acordo com o site de hospedagens Booking.com.
.
Fique sabendo: Só inserimos na lista as pousadas em Petrópolis que tem pelo menos 100 avaliações de hóspedes no site.
Para facilitar sua pesquisa, colocamos na tabela também algumas informações relevantes para escolher uma pousada em Petrópolis, a saber:
- se a pousada oferece ou não café da manhã
- se a pousada é pet friendly
- o valor da diária em reais
Esse valor representa a tarifa mais barata que encontramos no site para uma diária em cada hotel.
Lembrando que esse valor não é fixo – sofre alterações dependendo da época do ano, da reserva ser para dia de semana ou final de semana / feriado, e do tipo de acomodação selecionado, entre outros fatores.
E os valores apresentados também correspondem a tarifa cheia, viajantes que usam o Booking.com frequência tem direito a descontos do programa Genius.
Clique em VER PREÇOS para conferir o valor da diária atualizado e com desconto (quando se aplicar).
Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros
A escolha do local de hospedagem pode influenciar significativamente sua viagem. E qual a melhor região / bairro de Petrópolis para se hospedar? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta.
Isso depende do seu estilo de viagem: se você prefere ficar no centro ou em meio a natureza, em uma pousada de charme ou com perfil mais econômico, entre diversos outros fatores.
Para te ajudar a entender mais sobre o que cada bairro da cidade oferece, nessa parte do post vamos comentar os melhores bairros de Petrópolis para se hospedar (incluindo as pousadas mais bem avaliadas em cada bairro).
Os melhores bairros para se hospedar em Petrópolis são:
Caso prefira, basta clicar no link para ser direcionado diretamente para o bairro de interesse.
Também vamos falar sobre opções de hospedagem perto da natureza, seja nos distritos de Petrópolis, ou em bairros nas zonas rurais mais importantes para o turismo em Petrópolis:
Onde ficar em Petrópolis: Centro histórico
O coração de Petrópolis é o centro histórico.
É onde está a maior parte dos pontos turísticos de Petrópolis, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, a Cervejaria Bohemia, a Casa de Santos Dumont e mais.
Também é no centro de Petrópolis que você vai encontrar o maior número de pousadas.
Há uma boa variedade de opções, entre opções de hotéis de luxo e pousadas de charme, muitas funcionando em prédios históricos, e também algumas opções de pousadas econômicas (em menor quantidade).
A região é muito agradável e é possível fazer grande parte dos passeios a pé. Além disso, o centro de Petrópolis é a parte da cidade com melhor estrutura de comércio e serviços.
Se esta é sua primeira viagem a Petrópolis, ficar hospedado no centro traz a vantagem de estar perto da maior parte dos pontos turísticos. Para quem quer fazer programas culturais, o centro é realmente a melhor opção.
Para quem está sem carro em Petrópolis, ou quem prefere deixar o carro estacionado na pousada durante todo o final de semana e fazer todos os passeios a pé, o centro é a escolha ideal.
Por outro lado, é a região de maior movimento e isso pode ser um ponto negativo para quem está viajando para Petrópolis para descansar.
Melhores pousadas no centro de Petrópolis:
Onde ficar em Petrópolis: Valparaíso
Entre o bairro Quitandinha e o centro histórico de Petrópolis está o bairro de Valparaíso.
Ao se hospedar nele, você estará mais perto dos pontos turísticos, mas, ao mesmo tempo, em uma região que é mais residencial e bem tranquila.
Outro ponto positivo é o grande número de restaurantes, que fazem com que Valparaíso seja considerado o centro gastronômico de Petrópolis.
O bairro fica próximo também da Rua Teresa, maior pólo de moda da região serrana do estado do Rio de Janeiro, imperdível para quem quer comprar roupas.
E é, ainda, onde fica o Trono de Fátima, um local religioso, mas que, independentemente disso, atrai muitos turistas por ser um ponto de onde se pode ver quase toda a cidade do alto, especialmente do centro histórico.
Embora o bairro Valparaíso não tenha uma rede hoteleira forte, é possível encontrar pousadas e hotéis com ótimo custo-benefício.
Melhores pousadas em Valparaíso Petrópolis:
Onde ficar em Petrópolis: Quitandinha
O bairro Quitandinha fica logo na entrada da cidade (para quem chega do Rio de Janeiro).
É onde está localizado um dos mais famosos cartões-postais de Petrópolis: o Palácio Quitandinha, antigo hotel-cassino que se tornou um ponto turístico e hoje funciona como centro de cultura aberto à visitação.
Por ser uma região mais residencial e distante dos demais lugares da cidade, só é vantajosa para quem está de carro, já que os deslocamentos serão maiores.
E embora haja ônibus que levam até o centro, o trajeto fica mais demorado.
Esta pode ser também uma opção de hospedagem para quem já conhece as atrações turísticas de Petrópolis e está viajando com o objetivo de descansar e fazer poucos passeios, como ir a restaurantes, sem circular muito pela cidade.
No Quitandinha a oferta de pousadas é menor que em outros bairros, mas há opções com bons preços, mesmo sendo um bairro nobre.
Melhores pousadas no bairro Quitandinha
Onde ficar em Petrópolis: Correas e Bonfim
Corrêas está situado a cerca de 25 minutos de carro do centro histórico de Petrópolis, entre a cidade e Itaipava.
Bonfim é o bairro vizinho, e é onde você vai encontrar o Parque Nacional Serra dos Órgãos, com suas trilhas e cachoeiras.
São bairros simpáticos, perfeitos para quem quer se hospedar em meio à natureza e ficar mais longe da cidade.
Nessa região, você vai encontrar muitos produtores de orgânicos e algumas das pousadas mais charmosas e exclusivas de Petrópolis.
Melhores pousadas no bairro Corrêas / Bonfim
Pousadas em Itaipava
A maioria das pousadas em Itaipava, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, tem um estilo charmoso e aconchegante, que combina com o clima mais tranquilo e elegante desse lindo distrito de Petrópolis.
Seja no centrinho ou fora da área urbana, em espaços cercados de muita natureza, o que não faltam são opções de hospedagem em Itaipava, das mais simples aos grandes resorts.
Melhores pousadas em Itaipava
Pousadas em Araras
Araras é uma das regiões favoritas de Petrópolis entre as pessoas que querem ficar em meio à natureza, mas ainda assim contar com restaurantes e um pequeno comércio nas proximidades.
Melhores pousadas em Araras
Pousadas em Rocio
No bairro Rocio, você vai encontrar muitos atrativos relacionados ao ecoturismo e contato com a natureza.
Não há muita estrutura, afinal são dois povoados simples e bem pequenos.
Mas ainda assim, não faltam atrativos. Você tem a Cachoeira do Poço Negro, a trilha da Pedra do Boné, e alguns restaurantes, como o espetacular Restaurante Trutas do Rocio.
Melhores pousadas em Rocio e Secretário
Pousadas em Petrópolis em meio a natureza
Se hospedar fora da cidade pode ser também uma opção para quem quer aproveitar alguns dias de sossego e tranquilidade, longe do movimento da área urbana.
Mas, ao escolher ficar nesses locais, é importante estar de carro, para conseguir chegar aos pontos de interesse, que ficam mais espalhados, ou mesmo caso decida passar um período turistando pelo centro histórico.
Algumas pousadas em meio a natureza em Petrópolis são:
Veja essa seleção de hotéis fazenda em Petrópolis que vale a pena conhecer
Quando ir a Petrópolis e quanto tempo ficar?
Embora muita gente faça viagens de bate e volta do Rio de Janeiro até Petrópolis, para passar um dia inteiro conhecendo a cidade, o ideal é pernoitar e ficar pelo menos dois ou três dias em Petrópolis.
Assim, você consegue aproveitar melhor e sem pressa.
Assim você poderá não apenas visitar todos os pontos turísticos, mas andar com calma pelas ruas, visitar lojas e restaurantes, curtindo o clima agradável e o charme de cada local.
Para quem gosta de frio, os meses de junho, julho e agosto são os mais indicados, com temperaturas que podem ficar abaixo dos 10 graus.
Mas, mesmo no verão, o clima não fica tão quente se comparado a outras cidades fora da região serrada.
Nesse período as máximas são de aproximadamente 25 graus durante o dia e um pouco mais ameno à noite. Porém, no verão a possibilidade de chuvas é grande, o que pode atrapalhar a sua viagem.
Os fins de semana e feriados são os períodos em que Petrópolis costuma ficar mais cheia, assim como as férias de inverno, considerada a alta temporada na cidade.
Caso vá em uma dessas datas, é importante fazer as reservas de hospedagem com antecedência.
Festivais em Petrópolis
A cidade também sedia alguns festivais, que costumam atrair um grande número de turistas.
Um dos mais conhecidos é o festival Petrópolis Gourmet, que reúne chefs renomados, e é um dos maiores do Brasil na categoria gastronômica.
Outro também muito tradicional é a Bauernfest – Festa do Colono Alemão, que, como o próprio nome já indica, celebra as tradições culinárias e culturais da Alemanha, e tem muitos atrativos cervejeiros e barracas de comidas típicas.
E para quem gosta de música, o Festival de Inverno, em julho, tem sempre uma programação com estilos variados.
Seja qual for a época escolhida, antes de visitar a cidade é importante conhecer um pouco mais de cada região e entender qual delas é a mais indicada para a sua hospedagem, de acordo com o seu estilo de viagem.
Petrópolis: um pouco de história
A cidade de Petrópolis tem esse nome por ter sido fundada por Dom Pedro II, em 1843.
Atraído pelas temperaturas mais baixas e pela natureza da região, o então Imperador do Brasil construiu um palácio para a família passar temporadas, especialmente fugindo da capital nos meses de maior calor.
Muitas pessoas da corte fizeram o mesmo, e construiram casas de veraneio em Petrópolis. E logo também foram chegando imigrantes europeus para a região, especialmente alemães.
Assim, viajar para Petrópolis é fazer uma verdadeira viagem no tempo e também pela história do Brasil. Hoje, muitas das construções da cidade ainda mantêm o estilo preservado, principalmente nas fachadas.
Há também igrejas, palácios e casarões que contam um pouco da história local.
É uma cidade pequena, tranquila e segura, mas com atrativos variados que agradam a diferentes perfis, seja para uma viagem romântica, em família, com crianças ou entre amigos.
Gastronomia e turismo cervejeiro em Petrópolis
A gastronomia é outro ponto forte de Petrópolis, que tem diversos restaurantes, com cardápios de pratos locais e internacionais, principalmente alemães e italianos.
Para os cervejeiros como nós, há inúmeras cervejas em Petrópolis que você pode visitar.
A mais famosa é a Cervejaria Bohemia, primeira fábrica de cerveja do Brasil.
O espaço conta com um restaurante no rooftop e é possível fazer também o Tour Cervejeiro, para conhecer de perto algumas etapas da fabricação e saber mais sobre a história da produção da bebida.
Bem perto da cervejaria Bohemia, também fica o biergarden da cervejaria Brewpoint, onde você pode provar cervejas da marca e pratos harmonizados.
A fábrica da cervejaria Brewpoint fica perto do Palácio Quitandinha e também recebe visitação.
Gostou das dicas de onde ficar em Petrópolis?
Se você escolher se hospedar em uma dessas pousadas que selecionamos nesta lista, conte para nós como foi a sua experiência.
É só deixar um comentário aqui na caixinha contando para nós o que você achou. Vamos adorar saber!
E se tiver outras dicas de pousadas em Petrópolis, compartilhe também, assim você complementa as nossas dicas e ajuda outros viajantes!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.