Melhores lugares para fazer piquenique no Rio de Janeiro 

A Cidade Maravilhosa é um destino solar, que chama para curtir a vida ao ar livre. Se você está por aí pensando qual seria uma boa dica de passeio para fazer no final de semana, que tal um piquenique no Rio de Janeiro?

Seja você um turista procurando dicas para criar um roteiro no Rio de Janeiro além do óbvio, ou um morador da cidade querendo um passeio diferente, tenho certeza que um piquenique pode ser uma boa dica de rolé!

Um piquenique é um passeio acessível, já que o lugar sai de graça, e o lanche você mesmo pode levar, de acordo com seu orçamento!

Leia também: Onde se hospedar no Rio de Janeiro

E você ainda pode aproveitar uma boa companhia enquanto relaxa e aprecia a paisagem linda do Rio! Curtiu a ideia de rolé? Então vem com a gente conhecer os melhores lugares para fazer piquenique no Rio de Janeiro!

Vai viajar para o Rio de Janeiro?

Podemos te ajudar a tirar suas dúvidas sobre a cidade, a até montar um roteiro perfeito para você! Conheça nossos serviços de roteiro personalizado e consultoria de viagem!

Chame a gente no WhatsApp para mais informações!

Onde fazer piquenique no Rio de Janeiro? 15 lugares bacanas!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Quando pensamos em lugares para fazer piquenique no Rio de Janeiro, certamente um dos primeiros que vêm à memória seria o Jardim Botânico. 

O Jardim Botânico do Rio é cheio de história. Foi criado como um “jardim de aclimação”, para adaptar plantas de outros países aqui ao clima do Rio de Janeiro.

Mas hoje em dia, é um espaço de pesquisa e preservação botânica, além de um dos jardins mais bonitos do Rio de Janeiro.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Para quem não conhece o lugar, a variedade de árvores é impressionant

e, e os corredores de palmeiras imperiais criam um cenário lindo para fotos.

Se você curte plantas e flores, não deixe de visitar o Orquidário e o Bromeliário. O cactário também é outro espaço maravilhoso. Sem contar os jardins temáticos, como o fascinante jardim japonês.

Além dessa  vasta coleção de plantas, o Jardim Botânico oferece o cenário perfeito para um piquenique no Rio de Janeiro, especialmente para quem vai com crianças.

Recomendo o espaço do parque infantil do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde tem um playground com brinquedos de madeira e um cantinho com umas mesas.

Para você se localizar, o parque infantil está situado no terreno onde funcionava a Real Fábrica de Pólvora (ainda tem um bocado de história para ver e aprender ao redor).

Lá funciona também uma lanchonete, para quem deixou a compra do lanche para última hora. Ou vocês podem encontrar também uma sombra, jogar uma toalha ou canga, abrir a lancheira e curtir um lanchinho de boa.  

O bom é que ali pertinho também tem banheiros, que podem ser um bom apoio para quem está fazendo um piquenique!

Uma vantagem de fazer um piquenique no Jardim Botânico do Rio também é a sua localização, além de ser ele mesmo um ponto turístico, o que facilita a vida de quem quer fazer um piquenique e ainda conhecer mais da cidade.

É importante frisar que o Jardim do Botânico do Rio não é um passeio gratuito, você precisa pagar para entrar lá, então confira antes para evitar surpresas e encaixar no seu orçamento. 

Onde fica? Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico.  
Funciona às segundas-feiras, das 12h às 17h; de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. 

Parque Lage

Bem pertinho do Jardim Botânico, tem a opção de fazer um piquenique no Parque Lage – só que aqui, a entrada no parque é completamente gratuita!

O Parque Lage é um daqueles lugares que te fazem sentir como se estivesse vivendo em um conto de fadas tropical.

Rodeado pela exuberância da Mata Atlântica e aos pés do Cristo Redentor, este parque é um verdadeiro oásis de beleza natural e história. 

Sério, só veja algumas fotos desse lugar e imagine-se relaxando naquele gramado verdinho, com a majestosa mansão como pano de fundo e o Cristo Redentor logo ali ao lado. Deu vontade de estar lá de verdade, né? 

Palacete, Parque Lage, Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

E quando se trata de piquenique, aqui não faltam opções:

Tem uma área com mesas para piquenique, perto do Largo dos Namorados. Mas é um espaço pequeno, com apenas duas mesas. Recomendo chegar bem cedo.

Outra opção é escolher um local sob a sombra de uma árvore centenária ou um dos bancos espalhados pelo parque para esticar sua canga e fazer seu piquenique.

Mas fique atento se o lugar que você vai escolher para estender sua toalha é realmente liberado para isso. Geralmente os guardas do parque fazem esse monitoramento e orientação.

Um diferencial do Parque Lage é que, além do piquenique, você pode aproveitar para fazer outras atividades por lá mesmo ou nas redondezas.

Você pode caminhar na área de mata, visitar as ruínas do parque Lage, ver as grutas e o aquário, explorar as trilhas que cortam a floresta, descobrindo recantos escondidos e apreciando a vista.  

Natureza e trilhas no Parque Lage, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Para os mais aventureiros, há a possibilidade de subir até o Cristo Redentor a pé, a partir da trilha Parque Lage – Corcovado. É uma boa caminhada, e o nível de dificuldade é elevado. Mas a vista lá de cima compensa tudo!

E claro que você pode aproveitar para conhecer o palacete por dentro. A mansão que hoje abriga a Escola de Artes Visuais foi construída no século XIX.

Ou seja, esse é um daqueles passeios completos onde você pode relaxar, aprender sobre a história da cidade e ainda se aventurar em um passeio no meio da natureza. 

Onde fica? Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. 

Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é um daqueles lugares que têm de tudo um pouco, sabe? Tem diversos pontos com área de gramado para você estender sua toalha. E o melhor: muitos deles tem vista pro mar!

Já imaginou fazer um piquenique no Rio de Janeiro enquanto a brisa fresca do oceano bate no seu rosto? Com o cenário da Baía de Guanabara em toda sua beleza diante de você. É o Rio de Janeiro na sua melhor versão!

Além da beleza natural, o Aterro do Flamengo oferece uma série de comodidades que tornam o piquenique ainda mais agradável.

Há vários quiosques e banheiros públicos em alguns pontos do parque. Além disso, para quem gosta de atividades ao ar livre, o parque conta com ciclovias, quadras esportivas e um parque infantil. 

Outro ponto positivo do Aterro do Flamengo é a sua localização estratégica, próxima a diversos pontos turísticos e bairros charmosos da cidade.

Se estiver com disposição depois do piquenique, dá para aproveitar e dar um passeio pela orla da praia de Botafogo, do Flamengo e da Glória.

E ainda visitar o Museu de Arte Moderna, o Museu Carmen Miranda ou o Monumento aos Pracinhas – todos dentro do Parque do Flamengo.

Ah, aos Domingos a área da pista expressa fica fechada para carros e tudo fica ainda mais tranquilo para os pedestres. Você pode caminhar, andar de bicicleta e curtir seu piquenique, claro!

Onde fica? Avenida Infante Dom Henrique – Flamengo. 

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos lugares mais encantadores da Cidade Maravilhosa, sem dúvida, é também um ótimo lugar para um piquenique no Rio de Janeiro.  

Estender sua toalha em uma das muitas áreas gramadas que contornam as margens da lagoa vai te permitir comer suas guloseimas apreciando a vista das águas tranquilas, cercadas por montanhas.

É como se a natureza te abraçasse em um dos cartões-postais mais famosos da cidade. 

Uma boa razão pela qual a Lagoa é uma ótima escolha para piqueniques é a infraestrutura que você encontra por lá.

Há muitas áreas gramadas, cada uma com suas próprias características e atmosfera, então você pode escolher o local que mais combina com o seu estilo e preferências.  

Piquenique no Rio de Janeiro
Piquenique no Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Um outro diferencial de um piquenique por lá é a possibilidade de esticar o passeio com outros rolés na região, como uma caminhada pelas margens da lagoa.

Você vai encontrar pessoas de todas as idades e origens, famílias locais, grupos de amigos e casais românticos, assim como outros viajantes, todos aproveitando o cenário deslumbrante e a energia dali. Sem falar da baita vista!

Nesse vídeo aqui, começamos nosso passeio na Lagoa exatamente com um piquenique. Escolhemos o gramado que fica bem em frente ao corte do Cantagalo e foi o maior sucesso!

Depois ainda seguimos o dia passeando pela Lagoa e é uma ótima dica para quem procura o que fazer no Rio de Janeiro em 1 dia!

A localização também é uma vantagem, pois a Lagoa é facilmente acessível a partir de diferentes partes da cidade, então é uma ótima opção para quem está hospedado em diferentes bairros do Rio de Janeiro.  

E não podemos esquecer das inúmeras opções de lazer que o entorno da lagoa oferece, desde aluguel de bicicletas e pedalinhos, a caminhadas e até mesmo passeios de barco.

Diversão garantida para toda a família e todos os orçamentos! 

Onde fica? A Lagoa Rodrigo de Freitas fica às margens das avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, no bairro da Lagoa na Zona Sul da cidade. 

Parque da Catacumba

Praticamente uma extensão da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque da Catacumba também é um dos melhores lugares para se fazer um piquenique em família no Rio de Janeiro. 

Antes de qualquer outra coisa, não se assuste com o nome “Catacumba”, não tem nada de assustador por lá!

Na verdade, essas “catacumbas” são antigas escavações que datam de tempos pré-colombianos, o que já diz muito sobre a riqueza histórica desse lugar. 

A área mais baixa do parque é simplesmente o paraíso dos piqueniques! É aquele lugarzinho perfeito para estender sua canga, abrir a cesta de lanches e aproveitar o dia numa boa.  

Se você curte uma vista de tirar o fôlego, é só seguir pelas escadarias e trilhas até chegar no mirante de Sacopã e o Mirante do Urubu.

Mirante do Urubu.
Mirante do Urubu. Foto: Fui ser viajante

Lá de cima, você vai ter uma visão de cartão postal da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jardim Botânico e até da praia de Ipanema. 

Essas trilhas ecológicas são o grande destaque do parque. Durante a caminhada, você pode dar de cara com uns bichinhos típicos da região, como saguis, pássaros e até uns lagartos simpáticos. 

E ainda tem mais: o parque também é casa de um museu a céu aberto. Nos jardins, hea várias esculturas de artistas brasileiros e gringos que se integram perfeitamente com a natureza ao redor.

E tem também a opção de levar a criançada para se aventurar no Lagoa Aventuras, uma área de brinquedos de adrenalina, como rapel, arvorismo e tirolesa (o acesso aos brinquedos é pago à parte).

Onde fica? Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. 

Jardins do Palácio do Catete / Museu da República

Os jardins do Palácio do Catete, ao lado do Museu da República, são perfeitos para um piquenique no Rio de Janeiro.

O local é histórico e lindo. O casarão tem visita gratuita e já foi residência dos presidentes do Brasil, quando o Rio de Janeiro era a capital federal. Se for fazer um piquenique nos jardins, vale passear também dentro da casa!

Jardins do palácio do Catete
Jardins do palácio do Catete. Foto: Fui ser viajante

Tanto o palácio quanto seus jardins têm valor histórico e são protegidos como patrimônios tombados. 

Para quem quer um passeio ao ar livre, a atmosfera dos jardins do Palácio do Catete é muito gostosa. Sempre tem muitas famílias do bairro passeando por lá, relaxando nos gramados e curtindo.

Uma boa dica para quem vai fazer piquenique aqui é que tem um Hortifruti praticamente em frente (na rua do Catete). Você pode passar por lá e fazer suas comprinhas!

Onde fica? Rua do Catete, 153 – Catete 

Parque Natural Municipal da Cidade

Se você está procurando um lugar menos óbvio, mas igualmente encantador para fazer um piquenique no Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal da Cidade, na Gávea, pode ser uma boa escolha.

Este parque é pouco conhecido da maioria dos cariocas, mas guarda um verdadeiro refúgio de paz e natureza. Costuma ser bem vazio, exceto aos finais de semana, quando recebe um número maior de visitantes.

Jardins do Parque da Cidade do Rio de Janeiro
Jardins do Parque da Cidade do Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

O parque possui diversas áreas gramadas onde você pode estender sua toalha e desfrutar de um piquenique rodeado pela natureza, já que o parque conta com uma boa área de mata atlântica preservada.

Há estrutura com estacionamento também, o que facilita para quem precisa levar comida e toalhas no carro.

O parque ainda abriga o Museu Histórico da Cidade, que funciona num casarão histórico e tem entrada gratuita. O acervo possui várias peças que contam a história da cidade do Rio de Janeiro!

Onde fica? Est. Santa Marinha, 505 – Gávea

Bosque da Barra

O Bosque da Barra é um oásis urbano na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E uma das principais escolhas dos moradores dessa região para fazer um piquenique no Rio de Janeiro.

O parque é bem bonito. Tem bastante área verde, e é bem comum encontrar animais, como capivaras e saguis. Outro destaque é seu belo lago, que rende um ótimo cenário para um dia ao ar livre. 

A segurança por lá é um diferencial, pois há vigilância constante, o que garante que você possa curtir o seu piquenique com total tranquilidade. 

Ao fazer seu piquenique, uma boa dica é ficar próximo ao lago, onde a sombra das palmeiras proporciona um ambiente mais fresquinho e agradável.  

Onde fica? Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca. Funciona de terça a sábado, de 6h às 17h. 

Quinta da Boa Vista

Estender uma toalha e fazer um lanche um dos gramados espaçosos de um jardim histórico, rodeado por árvores majestosas. É o tipo de experiência que o Rio de Janeiro te oferece quando você viista a Quinta da Boa Vista.

Os jardins são belíssimos e rendem um ótimo passeio, seja uma caminhada, fotos ou mesmo estender a canga para sentar com família e amigos para um lanche.

Quinta da Boa Vista
Quinta da Boa Vista. Foto: Fui ser viajante

A Quinta da Boa Vista era a residência da família real no Rio de Janeiro. O casarão abrigava o Museu Nacional (aquele mesmo que pegou fogo num terrível incêndio) e hoje está em reformas.

Mas ainda é possível escolher um espaço no gramado e sentar em frente ao palácio, ou em frente ao lado, e apreciar toda a atmosfera do entorno. É um dos principais lugares para fazer piquenique na zona norte do Rio de Janeiro.

E tem diversão garantida para a criançada também! Não faltam atividades especiais para os pequenos se divertirem.

Eles podem se aventurar nos pedalinhos, pular sem parar nos pula-pulas e até se encantar com os brinquedos vendidos pelos ambulantes aos fins de semana. 

E você ainda pode dar uma esticada para o BioParque, tradicionalmente conhecido como o zoológico do Rio. É claro que é um passeio que a família toda pode curtir, mas as crianças costumam ficar encantadas com os animais.

Só tenha em mente que o BioParque tem entrada paga, diferente da Quinta da Boa Vista, que tem entrada gratuita. Então é melhor conferir os valores antes da visita para evitar surpresas. 

Outro ponto forte da Quinta é a localização estratégica. Ela é facilmente acessível por metrô e ônibus, a partir de diversos pontos do Rio de Janeiro. E fica bem pertinho do Maracanã, por exemplo. 

Onde fica? Parque Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, bem de frente para as estações de trem e metrô de mesmo nome do bairro. 

Parque Guinle

Menos conhecido do que outros parques da cidade, o Parque Guinle é um refúgio para os cariocas e uma descoberta agradável para os viajantes que querem ir além dos destinos mais tradicionais do Rio de Janeiro. 

Ele fica no bairro de Laranjeiras, ao lado do Palácio das Laranjeiras (residência oficial do governador do estado). O parque é um dos meus favoritos da cidade.

Jardins do Palácio do Catete
Parque Guinle. Foto: Fui ser viajante

Tem um playground para as crianças, um lago, diversas plantas e espaços de caminhada. E áreas gramadas onde você pode estender sua canga para o piquenique!

Perto do parque tem uma unidade do Prezunic (na rua das Laranjeiras), e você pode passar por lá para comprar as guloseimas antes do piquenique!

Onde fica? Rua Paulo César de Andrade – Laranjeiras. 

Parque Nacional da Tijuca

O parque da Tijuca é um dos maiores tesouros e orgulhos do carioca. Sabia que essa área foi completamente reflorestada, dando origem a uma das maiores florestas urbanas do mundo?

Uma imensa área de mata atlântica em meio à cidade!

Capela Mayrink na trilha do Mirante da Cascatinha, na Floresta da Tijuca.
Foto: Fui Ser Viajante

Essa combinação de natureza em meio ao cenário urbano torna o Parque Nacional da Tijuca ideal para quem quer escapar um pouco do ritmo agitado da cidade. 

Fazer um piquenique no Parque Nacional da Tijuca é uma experiência perfeita para um final de semana no Rio!

O parque é muito grande, não faltam espaços agradáveis – alguns deles com vistas incríveis da natureza e da cidade. Escolhe o local perfeito para estender sua toalha e curta um dia ao ar livre maravilhoso no Rio.

Entre as opções, tem a áreas com mesas na parte baixa da cascatinha Taunay (entrada setor Floresta). E a Mesa do Imperador, onde o próprio D. Pedro ia fazer seus piqueniques.

Você também pode escolher um gramado, áreas sombreadas por árvores centenárias, lagos ou mirantes.

Onde fica? O Parque Nacional da Tijuca é dividido em três setores: Setor Serra da Carioca, Setor Pedra Bonita / Gávea e Setor Floresta. Cada um tem entrada própria e acesso por diferentes partes da cidade.

Parque Madureira

E que tal conhecer um outro parque totalmente fora dos roteiros comuns no Rio de Janeiro?

O Parque Madureira é nada menos que o terceiro maior parque público do Rio e raramente um viajante a passeio na capital o visita, especialmente por estar na periferia da cidade e distante dos principais pontos turísticos. 

Mas quem visita esse parque sempre volta pra casa surpreendido, porque é um espaço de lazer muito bacana na zona norte do Rio de Janeiro.

Na real, apesar do nome indicar que o parque fica em Madureira, ele é tão extenso que envolve outros bairros da cidade, não apenas Madureira. 

Um grande destaque do Parque Madureira é a sua rica programação cultural.

Ao longo do ano, o parque recebe uma variedade de eventos e atividades, como shows ao vivo, apresentações de dança, exposições de arte e feiras gastronômicas.  

É uma oportunidade única de vivenciar a cultura carioca em um ambiente descontraído e festivo. Ele é um espaço multicultural que reflete muito bem a diversidade da cidade do Rio de Janeiro.  

Antes ou depois do seu piquenique, você pode aproveitar a ciclovia. Já os apaixonados por skate podem curtir uma pista projetada pelo mundialmente famoso skatista Bob Burnquist.

Fora as quadras de futebol, basquete e vôlei espalhadas pelo parque. 

Quer mais? Que tal um lago artificial? Nada melhor do que forrar sua toalha nas margens e apreciar um bom lanchinho. Tem até areia de praia (há quem jure que essa é praia da Zona Norte!) 

Portanto, muito além de apenas fazer um piquenique, passear por lá é uma experiência que combina natureza, cultura e diversão.  

Onde fica? Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira 

O que levar para um piquenique?

Para garantir que seu piquenique seja perfeito, lembre-se de levar uma toalha ou canga para se acomodar confortavelmente.

Leve uma lancheira ou mesmo capriche no estilo e leve uma cesta de piquenique (eu comprei uma no Saara).

Recheie com comidinhas deliciosas e refrescantes, como frutas, sanduíches e bebidas, e não se esqueça dos utensílios básicos, como pratos, talheres, copos e guardanapos.  

Super importante: leve e capriche no protetor solar e repelente de insetos! Afinal, você vai fazer um passeio ao ar livre!

E fique atento também para ingerir muito líquido (especialmente se você estiver viajando pelo Rio no verão).

E o que não pode faltar de jeito nenhum: a disposição para desfrutar da natureza e transformar o seu piquenique em uma experiência inesquecível. 

Então, prepare sua cesta, escolha o seu destino e vá viver momentos únicos em um dos muitos lugares encantadores para fazer um piquenique no Rio de Janeiro.

Qual o melhor lugar para fazer um piquenique no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro está repleto de lugares incríveis para fazer um piquenique, e a gente te provou isso com essa lista!

Da Zona Sul à Zona Norte, da floresta ao parque urbano: o Rio de Janeiro está repleto de lugares que são perfeitos para um piquenique!

Dentre as opções que falei no post, qual foi sua favorita? Aquela que ficou com mais vontade de conhecer?

E você que já conhece o Rio: tem indicação de outro lugar legal na cidade que rende um piquenique? Indica pra gente nos comentários!

Resolva sua viagem

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *