O que fazer em Valença, Rio de Janeiro: história e fazendas de café
A história da cidade de Valença, no Rio de Janeiro, está diretamente ligada a época de ouro do café no estado, em meados do século 19. Entre as opções de o que fazer em Valença, não faltam casarões históricos e fazendas de café.
Muita gente que faz turismo na região se concentra no distrito de Valença, a simpática Conservatória, conhecida como a “terra da seresta”.
Mas para os curiosos e amantes de história, uma passagem pelo centro de Valença pode revelar capítulos interessantes sobre a história da cidade e o ciclo do café no estado do Rio de Janeiro.
Esse post vai te ajudar a planejar sua viagem para Valença RJ, reunindo as informações de atrativos para visitar, opções de hospedagem, quando ir e mais. Confira as dicas:
Valença RJ: um pouco de história
O nome da cidade foi uma homenagem ao Vice-Rei de Portugal, Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade espanhola de Valência.
Antes da chegada dos portugueses, a região era habitada pelos índios Coroados. Com a colonização, uma Carta Régia foi emitida em 1789, ordenando a catequização desses índios.
Somado a isso, havia a passagem dos tropeiros que viajavam de Minas Gerais para a Corte no Rio de Janeiro.
Começaram a chegar mais e mais pessoas nesta região, e foi nascendo a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Valença.
No final do século 18 e boa parte do século 19, vimos o crescimento das plantações de café nas sesmarias, que promoveu uma verdadeira transformação econômica e trouxe muita riqueza para a região.
A riqueza das fazendas trouxe o desenvolvimento econômico, com a chegada da ferrovia e construção dos casarões históricos, que serviam de moradia para os barões do café.
Mas o abolição da escravatura e o fim do ciclo do café na região interromperam esse crescimento. O café “sumiu” do Vale do Café no Rio de Janeiro, e Valença passou a viver dias bem mais modestos.
Muitas fazendas passaram a se dedicar ao gado, e seguiram assim até hoje. Algumas das fazendas históricas focaram no turismo, e hoje estão abertas a visitação.
Recentemente, algumas destas fazendas (como a Fazenda Florença no distrito de Conservatória), voltaram a plantar café, para fazer valer o nome histórico do vale, que nunca saiu de moda.
O vale do café, que não tinha café, agora já colhe os primeiros frutos dessa iniciativa.
E o turista que vai até a região pode aprender sobre a história e degustar o café local, tudo na mesma viagem!
Veja nosso vídeo com dicas de Valença no Youtube:
Planejamento de viagem a Valença RJ
Onde fica Valença RJ?
A cidade de Valença fica no sul do estado do Rio de Janeiro, às margens do Rio Paraíba do sul, na região que historicamente ficou conhecida como Vale do Café.
Para ir do Rio de Janeiro a Valença, são cerca de 170km, o que dá mais ou menos 3h de viagem (dependendo do trânsito).
Há vários caminhos possíveis, mas o que a gente mais costuma fazer é pegar a via Dutra até Piraí e depois a RJ-145 até Valença.
Uma alternativa, se a via Dutra estiver com muito trânsito, é fazer esse primeiro trecho da viagem seguindo pela BR101 ou BR493.
Quando ir a Valença?
Em Valença, os meses de verão costumam ser os mais chuvosos. Entre dezembro e março, as temperaturas ficam quentes e o clima abafado, e é comum ter uma chuvinha no fim de tarde.
Os meses que menos chovem são os do meio do ano. De abril a setembro, as temperaturas ficam mais aconchegantes, com céu mais claro e menos risco de chuva.
No inverno, a altitude de mais de 500 metros ajuda um pouco para que as temperaturas caiam ainda mais um pouco.
Julho vem se firmando cada vez mais como o auge da alta temporada para todas as cidades do Vale do Café, por causa do maior evento do calendário da região, o Festival do Vale do Café.
A programação musical inclui desde música clássica a chorinho e bossa-nova, e vai percorrendo as cidades, com muitas das apresentações acontecendo em fazendas históricas da época do auge do café.
Se planeja visitar Valença nessa época, o ideal é se planejar e reservar as pousadas com alguma antecedência.
Quanto tempo ficar em Valença RJ?
Para conhecer as atrações do centro de Valença, um ou dois dias é suficiente. Se você vai incluir as atrações dos arredores no roteiro, vale a pena colocar (pelo menos) mais 1 dia para Conservatória e para as fazendas de café.
Com 3 dias em Valença e região, você consegue conhecer tudo: o centro histórico, o distrito de Conservatória e uma ou duas fazendas históricas.
Onde ficar em Valença?
O centro de Valença não oferece muitas opções de hospedagem.
O mais comum é se hospedar nos arredores . Há pousadas bacanas e até várias fazendas de café que oferecem hospedagem:
- Pousada Luar do Sertão: fica a 10 minutos de carro do centro de Valença RJ. Tem piscina, restaurante próprio, quartos simples mas confortáveis e bastante área verde para caminhar. Veja valores.
- Pousada Quinta dos Doges: é uma das pousadas com melhor estrutura de Valença. Tem restaurante, banheira de água termal, banho turco e banheira de hidromassagem, além de área verde e trilhas. Também fica nos arredores do centro. Veja valores.
- Para quem quer se hospedar em uma fazenda histórica, a opção mais próxima do centro de Valença é a Fazenda Vista Alegre.
Muita gente que vai a Valença prefere se hospedar em Conservatória. Você vai levar cerca de 20-30 minutos de carro para ir de um centrinho ao outro, por estrada asfaltada.
Como o centro de Valença tem menos atrações que a região de Conservatória, faz sentido se hospedar em Conservatória e fazer um bate e volta para conhecer Valença. Veja algumas opções:
- Pousada das Hortensias: é uma pousada pequena, mas muito confortável e acolhedora. Ótima localização, bem no centro de Conservatória. Veja valores.
- Pousada Pedacinho do Céu: oferece uma linda vista da montanha, e piscina ao ar livre. Também fica bem perto do centro de Conservatória, mas o bonito jardim dá uma impressão que estamos mais afastados. Veja valores.
- Hotel Fazenda Vilarejo All Inclusive: para quem quer desfrutar de uma hospedagem com sistema all inclusive, a Fazenda Vilarejo é a melhor opção. No local ainda tem uma fábrica de cachaça e de queijos. Veja valores.
- Hotel Fazenda Florença: também é uma fazenda histórica e altamente preservada, que retomou a produção de café nos dias de hoje. Você pode se hospedar em um dos quartos centenários! Veja valores.
O que fazer em Valença RJ: principais pontos turísticos
O centro de Valença não é muito grande. Você pode facilmente percorrer a maioria das atrações dessa lista a pé, em uma caminhada sem pressa e cheia de história.
Por outro lado, para visitar as atrações fora do centro, conhecer as fazendas de café e os distritos de Valença, recomendo que você esteja de carro.
Centro de Valença RJ
Em meio período, você pode fazer esse roteiro pelo centro:
Catedral de Nossa Senhora da Glória
Vamos começar pela principal referência do centro de Valença, a igreja matriz da cidade.
Ela fica no alto de uma ladeira, e o início de sua construção foi em 1820.
Mas essa igreja que vemos hoje não é a original. A primeira capelinha foi construída nesse mesmo lugar ainda nos tempos da catequese dos índios coroados. Reconstruções e reformas aconteceram ao longo dos anos.
Essa igreja é um dos principais monumentos da cidade, e vem acompanhando gerações de valencianos.
A fachada combina os estilos colonial e neoclássico. O interior sofreu menos alterações ao longo dos anos, e mantém o predomínio dos traços neoclássicos.
A imagem da padroeira, Nossa Senhora da Glória, veio da Europa. A visita é gratuita e é um bom ponto de partida para nosso roteiro em Valença.
Casarões históricos
Os prédios ao redor da igreja também ajudam a contar a história da cidade (apesar de estarem quase todos precisando de uma reforma).
Algumas construções em destaque são:
- as ruínas do “casarão dos Nogueira” (1855), antigos fazendeiros de café da região,
- o prédio do centro catequético Celeste Alves Ferreira, também chamado de Pavilhão Leoni (1920), que combina vários estilos de construção, incluindo o Art-Noveau, e
- o imponente prédio do Colégio Benjamim Guimarães (1921)
Praça XV de novembro (jardim de baixo)
Bem em frente a igreja, você vai ver uma praça bem grande, que ocupa toda a descida da ladeira em frente a Catedral. Essa é a praça XV de novembro, também conhecida como Jardim de Baixo.
O jardim é todo planejado, e até parece uma “florestinha” no meio da cidade. Tem estátuas, lago, um chafariz (que era usado para buscar água e lavar roupas) e até alguns bichinhos passeando por lá.
O projeto do Jardim de Baixo tem estilo inglês, mas é atribuído a um paisagista francês bem conhecido no Brasil colonial: Auguste François Marie Glaziou.
Ele veio ao Brasil em 1858, a convite de D. Pedro II, e é responsável por vários outros projetos, como a Quinta da Boa Vista e o Passeio Público, no Rio de Janeiro.
Aproveite para caminhar, relaxar na sombra de uma árvore e explorar os jardins em busca dos antigos monumentos.
Jardim de cima
Numa curta caminhada de 10 minutos, você pode descer a ladeira em frente a Catedral e subir a Rua dos Mineiros.
Você vai passar pelo movimentado comércio de Valença…
Para chegar em outra praça de Valença RJ: o Jardim de Cima, ou Praça Visconde do Rio Preto.
Essa praça também foi projetada pelo francês Glaziou. Tem um charmoso coreto, um playground para crianças e está cercada por mais um punhado de prédios históricos.
O destaque fica por conta do prédio da Cúria diocesana (Palácio Episcopal de Valença).
Casa-museu Lea Pentagna
Sabia que Valença foi a ciade do Rio de Janeiro que mai recebeu imigranes italianos? E você pode aprender um pouco sobre essa história da antiga casa de Lea Pentagna, transformada em museu.
São 20 cômodos e os jardins, e vários objetos que fazem referência à Itália por toda parte.
Antiga estação de trem de Valença
Nossa última parada nos arredores do centro histórico de Valença é a estação de trem, que hoje funciona como rodoviária da cidade.
Antigamente ali funcionava o Museu do Trem, mas foi fechado durante a pandemia e ainda não reabriu.
Mas você pode ver a construção histórica (precisada de uma reforma), e também os trens antigos estacionados ao lado da estação.
Atrás da estação fica mais uma praça da cidade, a Praça Paulo de Frontin, onde está o mercado municipal e o histórico Hotel Valenciano.
Mirante do Cruzeiro
Vamos pegar o carro a partir de agora! A primeira parada é no Mirante do Cruzeiro Monsenhor Natanael de Veras Alcântara (idealizador do monumento).
Lá de cima, você tem uma vista privilegiada da cidade e para as serras dos Mascates, das Coroas, da Boa Vista e Tunifel.
Tem também uma cruz de mais de 11m de altura, erguida em homenagem aos 150 anos da primeira missa em Valença.
O lugar é bonito. Chegamos lá por volta das 16h e percebemos que seria um ótimo lugar para ver o por do sol.
Mas achamos o local meio ermo (só tinha a gente por lá), e como não tínhamos certeza se era seguro esperar anoitecer por ali, não ficamos.
Fazendas de café em Valença RJ
Uma das maiores atrações do Vale do Café é a visitação das fazendas históricas de café. Há várias fazendas na região e muitas delas estão abertas para receber visitações em tour guiado.
Durante nossos dias em Valença, visitamos a Fazenda Vista Alegre, que é a mais próxima do centro de Valença, e a Fazenda Florença, que fica em Conservatória.
As duas visitas foram muito interessantes. A Fazenda Florença tem uma estrutura maior (e recebe mais público), oferecendo visita tanto na plantação de café quanto no casarão histórico.
Já a Fazenda Vista Alegre permanece como uma propriedade familiar, e a visita é mais intimista, organizada pela própria proprietária, que no passeio conta várias curiosidades sobre a história do lugar.
Rota do Queijo em Valença
Valença também é conhecida como a capital do queijo no Rio de Janeiro. Há diversas fazendas na região que produzem queijos, que já foram inclusive premiados em competições internacionais.
E existe um passeio que pode te levar para conhecer algumas dessas fazendas.
É o passeio da Rota do Queijo em Valença, um passeio de um dia inteiro no qual a gente conhece 3 fazendas, conversa com os proprietários, prova os queijos e outros produtos locais.
É um passeio bem interessante. A gente come muito o dia inteiro, e ainda voltamos pra casa cheios de queijos que compramos diretamente em cada fazenda visitada.
Distritos de Valença
Além da sede do município, você ainda pode conhecer mais 5 Distritos de Valença, com distância média de 5 km entre eles:
- Conservatória,
- Santa Isabel,
- Pentágna,
- Parapeúna e
- Barão de Juparanã.
De todos, com certeza o mais famoso é Conservatória, conhecida em todo o estado como a Terra da Seresta. Tem um post exclusivo no blog só com dicas de o que fazer em Conservatória, vale a pena conferir.
O distrito de Santa Isabel do Rio Preto, nas imediações da Serra da Beleza, também tem lugares interessantes para visitar.
O pequeno vilarejo tem sua própria igrejinha (Igreja de Santa Isabel), e também um centro de referência e preservação da cultura afro, fundado por descendentes de pessoas escravizadas.
Perto da fronteira entre RJ e MG, você pode conhecer:
- a Cachoeira do Cardoso e
- o Restaurante do Duque, que serve comida mineira no fogão a lenha e em meio natureza, com uma vista privilegiada para a fazenda Santa Clara (já no lado mineiro da fronteira).
Parques naturais
Na região de Valença, você ainda pode visitar alguns parques naturais, com área verde para caminhadas, cachoeiras e trilhas.
Eles ficam afastados do centro de Valença, na região dos distritos.
Alguns parques que você pode visitar em Valença são os vizinhos Parque estadual da Serra da Concórdia e o Parque Municipal do Açude da Concórdia, ambos localizados no distrito de Barão de Juparanã.
O que fazer em Valença RJ: tem mais dicas?
Valença tem muitas atrações interessantes, que podem surpreender os turistas que acham que essa simpática cidade do Vale do Café não tem muita tradição turística.
Se você for a Valença e usar uma de nossas dicas, depois volta aqui nos comentários desse post e me fala o que achou.
E se você conhecer mais algum atrativo de Valença que merece entrar nesse post, também comenta aqui embaixo. Com certeza vai ajudar outros viajantes que estão planejando explorar a região!
Puxa.
Moro em Valença há 54 anos e só ouvia falar de fazendas, vale do café, mais nunca tive uma oportunidade de conhecer os pontos turísticos.
Agora já sei como recuperar meus anos perdidos.
Valeu pela reportagem.
Obrigado e Parabéns.
Que demais, ficamos felizes em ajudar 😀
Vc também pode incluir nesse passeio o pesque e pague do Vitinho,vale muito a pena,ambiente otimo e comida maravilhosa pratos variados ,especialidade em peixes, vc tambem pode levar o peixe que vc pescou ou preparar no local.
pesquise no Google a respeito,o pesque e pague fica encostado no Centro e com amplo estacionamento e gratis,com dois lagos e cercado de natureza com arvores de grande porte.
Dica anotada, João! Obrigada por partilhar
Lindas fotos,
outra ótimo ponto turistico é Mercado Municipal de Valença, otima opçao pra compras como queijo,linguiças e cachaças etc.