Praias de Cabo Frio RJ: um guia completo para sua viagem
Este post é um guia perfeito para quem está planejando uma viagem para a Região dos Lagos e deseja explorar as praias de Cabo Frio, aproveitando ao máximo aquilo que cada uma tem a oferecer.
Cabo Frio fica no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 150 km da capital.
É a maior cidade da região dos Lagos, e oferece ao viajante uma ótima infraestrutura turística, com excelentes opções de hospedagem, restaurantes e comércio, além de uma riqueza histórica e cultural.
Entretanto, o maior destaque da cidade com certeza é a beleza incomparável de suas praias.
O destino se divide entre praias com infraestrutura e faixas de areia paradisíacas e (quase) desertas. Tem para todo gosto, e cada praia em Cabo Frio oferece uma experiência única ao viajante.
Neste guia, vamos te apresentar às melhores praias de Cabo Frio, destacando o que você pode esperar encontrar em cada uma delas. Vamos nessa?
Quantas praias tem em Cabo Frio?
Ao todo, Cabo Frio tem 14 praias. Ou seja, é possível passar um período de duas semanas por lá sem repetir praias, visitando uma em cada dia:
- Praia das Palmeiras
- Praia de São Bento
- Praia do Siqueira
- Praia do Pontal
- Praia do Sudoeste
- Praia de Aquarius
- Praia de Unamar
Mas entre estas, podemos destacar 7 praias principais, que são as mais famosas e visitadas pelos turistas: praia do Forte, Praia das Dunas, Praia do Foguete, Praia das Conchas, Praia do Peró, Ilha do Japonês e Praia Brava.
Por essa proximidade, é bem fácil conhecer várias praias de Cabo Frio numa mesma viagem, ainda que sua viagem seja de apenas um final de semana.
Você pode pegar um carro e ir “de praia em praia”, ou fazer um passeio de escuna passando por diferentes praias de Cabo Frio, ou ainda um passeio de catamarã pelas principais praias de Cabo Frio.
Praias de Cabo Frio: conheça as 7 principais
Praia do Forte
É a praia mais famosa de Cabo Frio, com atrativos para pessoas de todas as idades e perfis, tanto durante o dia como à noite.
A faixa de areia é bem extensa. Mas, nos períodos de alta temporada, é bom chegar cedo para conseguir um lugar, já que no verão a Praia do Forte fica lotada rapidamente.
Se você procura uma boa região para ficar em Cabo Frio, essa região da Praia do Forte oferece muitas pousadas. Aproveite que por ali você também encontra estrutura, com bons restaurantes e bares, além de comércio.
O que você vai ver na Praia do Forte?
No canto esquerdo da praia, você encontra um pedaço da história de Cabo Frio: o Forte de São Mateus, construído no século 16, como parte da defesa dos mares no Brasil colonial.
A visita ao forte é gratuita, e vale incluir no roteiro – a vista é linda, e há monitores que te explicam sobre a história do lugar, se você quiser.
Pertinho do forte você encontra uma pequena piscina natural – perfeita para ficar com as crianças, e também uma colônia de pescadores.
O acesso para o Mirante Boca da Barra também fica no extremo esquerdo da praia (procure um pequeno portão perto do muro, e suba o morrinho, você chega lá em menos de 5 minutos).
Infelizmente a escadaria e o deck do mirante estavam destruídos da última vez que visitamos, mas a vista continua espetacular.
Falando sobre a estrutura da orla da Praia do Forte, há um enorme calçadão, perfeito para caminhadas.
Ao longo da orla, você vai encontrar inúmeros quiosques e bares, além de pontos estratégicos para fotos, como:
- um letreiro Amamos Cabo Frio,
- uma cadeira “gigante”, e
- a Praça das Águas, que foi criada para abrigar um lago artificial, chafariz e iluminação colorida (mas da última vez que visitamos Cabo Frio, estava “vazia”).
A estrutura de comércio na região da Praia do Forte também é excelente, com muitas lojas de artigos de praia.
Dentro das opções de passeios culturais, você ainda pode conhecer o Museu do Surf (visita gratuita). Na minha opinião, é um dos lugares mais interessantes de Cabo Frio, contando a história do surf do Brasil.
Se for final da tarde, aproveite e combine a visita ao museu e aproveitar uma dobradinha com a tradicional feirinha de artesanato na Praça da Cidadania (não espere uma feirinha grande, é um pequeno grupo de lojinhas de artesanato e várias, várias barracas de comida de rua).
Vale a pena visitar a praia do Forte?
Para quem gosta de praias mais urbanas, a Praia do Forte é uma boa escolha, pois é uma praia com excelente estrutura, de fácil acesso e com tudo ao alcance.
A localização estratégia, praticamente no centro, é outro ponto positivo e facilita bastante os deslocamentos para as demais praias e regiões da cidade.
Porém, pode não ser a melhor praia de Cabo Frio para quem prefere lugares mais tranquilos.
Onde se hospedar na Praia do Forte?
- Econômico e charmoso: Village du Soleil
- Ótimo custo-benefício, estrutura e localização: Hotel Mirante do Forte
- Hotel caprichado: Nova Onda Hotel
Praia das Dunas
Localizada a 2 km do centro, fica na sequência da Praia do Forte e é praticamente uma continuação dela, mas com um estilo bem diferente.
O nome oficial é Praia Balneário das Dunas, mas todo mundo conhece mesmo como Praia das Dunas.
Leva este nome devido às enormes dunas de areia branquinha, que se movem com o vento, mudando o cenário de um tempo pra outro, e dando o tom desse cenário paradisíaco.
Boa parte dessa praia faz parte de uma área de preservação ambiental, na tentativa de preservar a vegetação vegetação rasteira que diminui o movimento das dunas pelo vento.
O mar um pouco mais agitado e os bons ventos atraem muitos praticantes de surf, vela, kitesurf e windsurf. Já para os banhistas o mar pede um pouco mais de atenção, devido às ondas fortes.
E a praia não tem muita estrutura. Aos finais de semana, alguns barraqueiros aparecem para alugar cadeiras e oferecer algum serviço básico de bebidas e às vezes petiscos.
Nos dias de semana, não dá pra contar que vai encontrar com eles. Por isso, o mais recomendado é levar para a praia algum lanche, e o que mais você precisar.
Como é uma região mais residencial, também não há muita oferta de hotéis, pousadas ou restaurantes na região da praia das Dunas.
Mas ainda assim, é possível encontrar algumas boas opções. Então se a ideia é descansar em uma praia sem muito movimento e longe de qualquer estresse, certamente é uma boa escolha.
Mesmo que não queira passar o dia todo, é uma praia que vale uma visita para conhecer e deve ser incluída no seu roteiro de viagem para Cabo Frio.
Onde se hospedar na Praia das Dunas Cabo Frio?
- Confortável e boa estrutura: Flamingo Beach Pousada
- Estrutura excelente: Hotel Mar de Cabo Frio
Praia do Foguete
Fica a 4 km do centro, e é também uma praia com uma longa faixa de areia, que se estende até a cidade de Arraial do Cabo.
Em certa altura da praia, a faixa de areia fica mais estreita, separando uma lagoa (Lagoa do Foguete) do mar. Esse cenário único é um dos mais pitorescos de Cabo Frio.
A praia do Foguete tem um mar cristalino, com algumas dunas e também uma boa área com vegetação crescendo sobre as dunas, o que dá um ar mais selvagem e compõe um belo visual.
Para os surfistas, é uma das melhores praias do estado do Rio de Janeiro, e inclusive já foi sede de alguns campeonatos do esporte.
Já para os banhistas, o mar com ondas fortes e muita correnteza acaba sendo um problema – quem pretende entrar na água precisa ter cuidados redobrados.
Quanto a estrutura, há uma barraca principal na Praia do Foguete, na altura do Clube Militar. Além desta, existem outras menores, mas bem espalhadas.
Também há algumas pousadas, mas tudo por aqui tem um ar meio isolado, sabe? Também é uma boa opção de praia para quem quer descansar e prefere ficar longe do burburinho da Praia do Forte.
Mas a Praia do Foguete vale uma visita mesmo que seja apenas para apreciar a paisagem e aproveitar o ambiente em um dos muitos quiosques na areia, longe do agito de outras praias da cidade.
Onde se hospedar na Praia do Foguete?
- Charmosa e excelente estrutura: Pousada Jataí
Praia das Conchas
O formato de concha dá o nome a esta pequena praia, com apenas 600 metros de extensão e um mar tranquilo em um tom de azul que impressiona.
A praia fica protegida por dois morros, um de cada lado, o que deixa as águas da enseada geralmente calmas e convidativas. Um convite para passar o dia relaxando.
Com certeza, uma das melhores praias de Cabo Frio.
A praia fica dentro de uma área de preservação, chamado Parque Estadual da Costa do Sol. O acesso de carro passa por uma cancela onde é cobrado uma taxa de acesso (R$30 por veículo).
Por esse valor, você tem acesso a duas áreas de estacionamento: na estrada da esquerda, você segue para a praia das Conchas. Na estrada da direita, você acessa o estacionamento para a Ilha do Japonês (falaremos dela mais abaixo).
Depois da cancela, você ainda passa uns 5 minutos na estrada de terra (em boas condições) até chegar no estacionamento de fato.
O estacionamento fica bem perto dos quiosques, que ficam no canto direito da praia.
Se você começa a caminhar para o canto esquerdo da praia, já encontra uma praia mais vazia e sem estrutura, perfeita para quem só quer um cantinho para esticar a canga e relaxar.
Para quem prefere contar com a estrutura das barracas, saiba que são cerca de 10 barracas fixas, umas maiores e outras menores.
Quem escolhe uma barraca na Praia das Conchas tem direito a usar a estrutura de ducha, banheiros, mesas e guarda-sóis na areia, garantindo o lazer completo.
Com toda essa estrutura e mar calmo e convidativo, a Praia das Conchas acaba sendo uma boa opção de praia para ir com a família inteira. Um verdadeiro paraíso, perfeito para ser aproveitado com tranquilidade.
Mas pode ser uma boa ideia se programar para passar o dia inteiro, tanto para compensar o valor investido no estacionamento, quanto porque essa praia fica mais longe do centro e não há estrutura de pousadas.
O que fazer na Praia das Conchas
Como comentamos, a praia das Conchas é ladeada por dois morros, e é possível fazer trilha para apreciar a vista de cada um deles:
- no canto direito (perto do estacionamento) – Mirante da Praia das Conchas, uma trilha de menos de 10 minutos com um visual bem legal
- no canto esquerdo (na divisa com a praia do Peró), está o Morro do Vigia
Inclusive, caminhar até a ponta da praia, chegando na divisa da Praia das Conchas com a Praia do Peró, é uma ótima dica se você curte uma caminhada na praia.
Bem na divisa entre as duas praias, você vai encontrar a Cabana dos Pescadores, a barraca de praia mais antiga de Cabo Frio – e que já foi até cenário de novela (quem viu Avenida Brasil vai logo lembrar da casa do Tufão).
Dica pra economizar: Se você quiser economizar o valor do estacionamento da Praia das Conchas, pode escolher estacionar na Praia do Peró (onde é cobrado o valor do estacionamento rotativo das orlas de Cabo Frio (5h, R$10).
Você vai pagar um valor menor no estacionamento, e com uma caminhada de 20-30 minutos (dependendo do seu ritmo), consegue vir caminhando da Praia do Peró até a Praia das Conchas.
Prefira caminhar na maré baixa, pois a faixa de areia fica maior.
Praia do Peró
Bonita, tranquila e bem estruturada, a Praia do Peró é uma das mais famosas da cidade e considerada por muitos como uma das melhores praias de Cabo Frio.
A praia do Peró fica a 8 km do centro, em um bairro com bastante comércio e muitas opções de casas de veraneio para aluguel, além de bares e restaurantes.
Tem areia branca e fininha, algumas dunas (mais perto da praia das Conchas), água em tons de turquesa.
É uma praia muito frequentada por turistas, especialmente famílias inteiras, porque a estrutura é excelente: pousadas, orla com quiosques e banheiros, barracas, vendedores ambulantes e escolinhas de surf.
Sim, várias escolinhas de surf já que as ondas por aqui geralmente costumam bater bastante.
A melhor forma de chegar na Praia do Peró é de carro. Na orla o estacionamento é rotativo, com valor fixo: 5h por R$10 (é o mesmo valor cobrado na Praia do Forte).
Há também ônibus que circulam durante todo o dia vindo do centro de Cabo Frio para a Praia do Peró, mas, depois de desembarcar, é preciso caminhar por um trecho até chegar na praia em si.
Onde ficar na Praia do Peró
- Boa estrutura e perto da praia: Pousada Encantos do Peró
Ilha do Japonês
Considerada uma das praias mais bonitas de Cabo Frio. A ilha do Japonês é uma ilha artificial, que foi construída para ajudar no escoamento do pescado da região.
Para chegar lá, é preciso ir de barco (há vários pontos de embarque, como perto da Praia do Forte e no Bairro da Passagem). O custo para atravessar de barco é de R$25 por pessoa.
Você também pode atravessar a pé – depois de estacionar seu carro no estacionamento Praia das Conchas / Ilha do Japonês, na maré baixa (de manhã cedo) você pode fazer fazer a travessia a pé, a partir do estacionamento.
Na maré alta (por volta de meio dia), pode ficar mais difícil atravessar sem molhar seus pertences, mas há a opção de contratar um barqueiro para fazer essa travessia (negocie o valor entre R$5 e R$10).
Ao chegar na ilha do Japonês, você vai perceber que lá não existe nenhuma estrutura fixa – nada mesmo. Nem barraca, nem restaurante, nada. Só a natureza.
A ilha tem águas calmas e tão transparentes que é possível ver o fundo do mar. É ótima para crianças e também muito procurada para a prática de stand up paddle e caiaque.
Se você for num dia de semana, a dica é levar com você tudo que você precisa. Tudo mesmo. E lembre de recolher seu lixo – infelizmente a gente viu muito lixo abandonado no interior da ilha.
No final de semana, a ilha costuma ficar muito cheia, por isso o melhor é evitar, ou ir bem cedo para conseguir curtir mais.
Outro detalhe importante é que aos finais de semana costumam aparecer alguns barraqueiros que levam guarda-sol e cadeiras para lá, que você pode alugar, ou negociar para usar pelo consumo.
Sim, pois no final de semana, especialmente na alta temporada, o pessoal tá oferecendo um serviço de “delivery”. Mostram o cardárpio e se você escolher algum drink, tem uns barcos / bar que preparam e trazem pra você.
E se quiser comida, eles agendam no continente e trazem pra você também. Mas considere que, por toda a logística, os serviços e alimentos na ilha do Japonês em Cabo Frio custam um pouco mais caro que na cidade.
Por isso, se preferir, você pode chegar cedo, achar um cantinho para esticar sua canga, e consumir os lanches e bebidas que levar na sua mochila.
Praia Brava
Uma praia praticamente deserta, preservada, cercada de muito verde. Considerada uma das mais paradisíacas de Cabo Frio.
Não possui nenhum quiosque ou outro tipo de comércio e é preciso levar o próprio lanche e demais itens necessários caso queira passar o dia ou mesmo algumas horas.
Mas, como o próprio nome sugere, o mar é bravo e costuma ter ondas fortes. Para entrar na água é preciso ter cuidado redobrado.
A Praia Brava é quase sempre muito vazia e tem até mesmo alguns trechos onde os banhistas praticam naturismo – embora sejam espaços específicos e separados.
O acesso pode ser feito de carro até o estacionamento de onde partem os barcos para a Ilha do Japonês e, de lá, é preciso fazer uma trilha que leva cerca de 20 minutos até chegar à praia Brava.
Praia das Palmeiras
Fechando a lista das praias mais visitadas de Cabo Frio, queremos falar da Praia das Palmeiras.
É uma praia que é formada por uma parte da Lagoa de Araruama (laguna com água salgada) e que tem pouco mais de 1 km de extensão.
Ela fica em um bairro residencial, com ruas arborizadas e muitos condomínios, a cerca de 3 km do centro da cidade.
O nome vem do fato de ser cercada por muitas palmeiras e coqueiros. E, por ser uma área de pesca, tem também muitos barcos compondo a paisagem.
É um bom lugar para passar o dia, em um dos vários quiosques com frutos do mar e pescados da região, alguns com música ao vivo. O calçadão e a ciclovia são muito procurados também para a prática de esportes.
Melhores praias de Cabo Frio: é hora de montar seu roteiro!
Com todas estas informações, vai ficar mais fácil saber qual das praias de Cabo Frio tem mais a ver com o seu estilo de viagem. Na dúvida, visite todas e aproveite!
Além disso, anote essa dica: Cabo Frio pode servir como base para visitar as cidades vizinhas de Búzios e Arraial do Cabo, mais dois destinos com praias muito bonitas e badaladas na Região dos Lagos RJ.
Você pode aproveitar sua estadia em Cabo Frio para conhecer destinos vizinhos maravilhosos, como Arraial do Cabo e Búzios:
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.