15 destinos de serra no Rio de Janeiro: para curtir o clima serrano
O estado do Rio de Janeiro é um lugar privilegiado. Porque além de todas cidades de praia que conhecemos e amamos, ainda existe uma quantidade enorme de cidades de serra no Rio de Janeiro para conhecer e aproveitar!
Se você, como a gente, também é um apaixonado pelo clima serrano: lareira, montanhas, comidas gostosas e até uma pitada de romance, aproveite essa lista e escolha o seu próximo destino de serra no RJ, sem medo de ser feliz!
Nossa curadoria selecionou os 15 melhores destinos serranos do Rio de Janeiro (entre cidades e distritos), espalhados por todo o estado.
Confira nossa lista e lembre de colocar uns casacos na mala, porque a temperatura vai esfriar!
Leia mais:
+ Hotéis históricos para se hospedar no Rio de Janeiro
+ Destinos bate e volta saindo do Rio de Janeiro
+ Para onde viajar em agosto no Brasil
15 cidades de serra no Rio de Janeiro: para onde viajar e curtir um friozinho
Quando falamos em destinos de serra, talvez você tenha pensado de cara na chamada região serrana do RJ – as cidades que ficam na Serra dos Órgãos, como Petrópolis, Teresópolis…
Mas vocês sabem que aqui no blog a gente gosta de ir além do óbvio.
Ou seja: vamos também abordar destinos localizados em outras serras do Rio de Janeiro, menos conhecidas – mas também cheias de belezas pra gente explorar!
Confira a lista completa com nossos destinos de serra favoritos no Rio de Janeiro!
Petrópolis
Sem dúvida, Petrópolis é a mais famosa das cidades serranas no Rio de Janeiro. Afinal, foi lá que a própria família real se instalou na época do império, fugindo das altas temperaturas da capital.
E a herança cultural que os portugueses deixaram na cidade está em todo lugar, que faz de Petrópolis um destino de serra perfeito para quem gosta de passeios culturais e históricos.
Leia também: Melhores bairros para se hospedar em Petrópolis
Nesse grupo de passeios, merece destaque o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa do Ipiranga, o Palácio de Cristal, o Palácio Rio Negro e a Casa de Santos Dumont.
E além dos passeios históricos e culturais, em Petrópolis você também pode relaxar em meio à natureza e conhecer várias belezas naturais do estado do Rio de Janeiro.
Não faltam lugares charmosos, como o belo lago em frente ao Palácio Quitandinha, onde você pode curtir o gramado ou fazer um passeio de pedalinho!
Para os mais aventureiros, uma boa opção é fazer uma trilha ou curtir uma cachoeira no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
E para os casais românticos, apreciar a gastronomia da cidade e as pousadas românticas de Petrópolis com certeza são duas ótimas maneiras de aproveitar a passagem pela cidade imperial!
Quem não abre mão de fazer uma comprinha na viagem, precisa dar uma voltinha pela Rua Teresa, onde você pode comprar roupas direto da confecção, com ótimo preço (inclusive roupas de frio!).
3 hotéis charmosos em Petrópolis:
– Pousada Pataca de Prata – Pousada de época
– Pousada Monte Imperial
– Hotel Solar do Império
Ainda não achou seu hotel? Veja mais opções em Petrópolis
Itaipava
Itaipava é um distrito de Petrópolis. Mas tem tanta coisa legal pra fazer por lá, que o destino merece uma viagem exclusiva. Pode se programar para um final de semana em Itaipava que vai ser lindo!
Itaipava é um destino tão charmoso, que jamais podia ficar de fora dessa lista de destinos serranos no Rio de Janeiro!
Entre os passeios em Itaipava, temos o famoso Castelo de Itaipava, que além de sediar festas e eventos também tem um bom restaurante.
Leia mais: Onde ficar em Itaipava
Tem também a Casa do Pequeno Príncipe em Itaipava, um passeio que encanta adultos e crianças.
São muitas (e ótimas) as opções em gastronomia. E assim como vem acontecendo em toda a região serrana do Rio de Janeiro, cada dia vemos mais lugares especializados em cerveja artesanal.
Itaipava é um destino perfeito para casais. Há várias opções de hospedagens requintadas e charmosas, que podem funcionar muito bem para uma viagem mais romântica.
3 hotéis charmosos em Itaipava:
– Locanda Bela Vista
– Su Paradise Chalés
– Suites em meio a Mata Atlântica
Ainda não achou seu hotel? Veja mais opções em Itaipava
Araras
Outro distrito de Petrópolis que merece um destaque especial é Araras RJ. Um destino ideal para quem quer apreciar boa gastronomia.
Alguns dos melhores restaurantes de toda região serrana do Rio de Janeiro ficam em Araras.
E tem pra todos os gostos, passando pelos aperitivos e comida caipira, até os mais sofisticados, como especializados em frutos do mar e pizzas premiadas.
Vale também visitar os alambiques e cervejarias artesanais, tão comuns nessa região.
Mas é claro que nem só de comes e bebes vive Araras.
Também há espaço para o ecoturismo e o turismo de aventura, e nesse ponto vale destacar as trilhas e as cachoeiras da Ponte Funda e das Sete Quedas.
Outra dica é dar uma esticada até o Vale das Videiras, um povoado que fica a 18 km do centro de Araras mas que pertence ao mesmo distrito.
Por lá você também come bem e faz compras, além de poder fazer roteiros de mountain bike.
Pousadas charmosas em Araras:
– Pousada Recantos das Araras
– Pousada das Araras
Veja outras opções de hospedagem: Onde ficar em Araras
Teresópolis
Outra ótima opção de destino de serra do Rio de Janeiro é Teresópolis, vizinha de Petrópolis.
Na cidade que foi batizada em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, o grande destaque são os passeios ao ar livre.
E já na entrada da cidade, uma parada no mirante do Soberbo garante a melhor vista para um dos cartões-postais da serra do Rio de Janeiro: o Dedo de Deus, um dos pontos mais altos do estado, com quase 1700m de altura.
Veja também: Onde ficar em Teresópolis
A sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos também é uma atração imperdível para amantes de ecoturismo em Terê: trilhas, cachoeiras, e até a desafiadora travessia Petrópolis – Teresópolis, que dura 3 dias.
Outra opção de atividade ao ar livre é visitar o Parque Natural Montanhas de Teresópolis. Que tal levar uma cesta de gostosuras e montar um piquenique?
Precisa de um carro para sua viagem?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Ok, você deve estar se perguntando o que mais tem pra fazer em Teresópolis, além dos passeios de natureza.
Então anota essas dicas: visite a Granja Comary (centro de treinamento da seleção brasileira de futebol), faça um tour pelas várias cervejarias de Teresópolis, separe um tempinho para visitar a Feirinha do Alto.
Pousadas charmosas em Teresópolis:
– Aconchego da Serra
– Embaúba Boutique Hotel
Veja outras opções de hospedagem: Pousadas em Teresópolis
Nova Friburgo
Quer curtir um destino de serra no Rio de Janeiro com a família? Nova Friburgo é sem dúvida uma ótima pedida!
A cidade tem uma das melhores redes hoteleiras do interior do estado e também tem como um dos seus pontos fortes a gastronomia.
Ah, importante citar também que ela é conhecida como a capital da lingerie, já que há muitas fábricas e lojas de roupa íntima por lá – você pode comprar itens a preço de fábrica!
Um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo é a Praça do Suspiro, onde você encontra restaurantes, bares, lojinhas, hotéis e o mais importante: o teleférico da cidade, um dos maiores do Brasil.
Nova Friburgo tem também espaço para os passeios ecológicos: Parque Estadual dos Três Picos, Pico da Caledônia, Parque Ecológico do Cão Sentado, Cachoeira Véu de Noiva, e várias outras cachoeiras espalhadas pela cidade.
Veja também: Onde se hospedar em Nova Friburgo
Um dos passeios mais deliciosos de Nova Friburgo (literalmente) é a visita à Casa Suíça, que conta com uma queijaria e uma fábrica de chocolate (entre outras atrações).
Pousadas charmosas em Nova Friburgo:
– Pousada Alto do Vale
– Chalés Pico da Caledônia
Veja outras opções de hospedagem: Pousadas em Nova Friburgo
Lumiar
Nova Friburgo é tão interessante que merece até aparecer de novo na lista. Mas agora não vamos falar da cidade, e sim de um dos seus distritos, que de tão gostoso rende uma viagem inteira só pra ele: Lumiar.
Por lá, as principais atrações naturais são as cachoeiras – e são várias, como a cachoeira de São José, do Indiana Jones e Santa Luzia.
Além delas, há também o Poço Belo e o Poço Feio, e o incrível Encontro dos Rios (rio Macaé e Bonito).
No centro de Lumiar, você ainda pode provar uma cerveja local (Ranz Bier) e vários restaurantes bacanas no entorno da praça principal.
Reserve sua hospedagem em Lumiar
Guapimirim
Se você curte cachoeiras, Guapimirim é um destino que tem tudo pra te agradar. São várias opções de cachoeiras e poços pra banho, um mais lindo que o outro.
O mais curioso é que Guapi ainda não é um destino muito popular no estado, por isso a cidade e as atrações quase nunca ficam cheias de turistas.
Entre as opções de lugares para visitar, você tem a Cachoeira da Concórdia, acessível por uma pequena trilha.
Com uma trilha um pouco mais longa, temos também a Cachoeira Véu de Noiva do Garrafão, uma queda de 32 metros no curso do rio Iconha, aos pés do Dedo de Deus.
E que tal uma cachoeira que já foi cenário de novelas da Globo? Na Cachoeira do Escorrega, ou Poço do Padre, foram filmadas cenas de Presença de Anita e Uga-Uga.
E como já está virando uma tradição nos destinos de serra no Rio de Janeiro, Guapimirim também tem algumas cervejarias artesanais, como a Cervejaria Rota Imperial, que você pode conhecer na sua viagem.
Reserve sua hospedagem em Guapimirim
Cachoeiras de Macacu
Cachoeiras de Macacu também é um destino delicioso e ainda pouco conhecido na serra do Rio de Janeiro, especialmente para os amantes de natureza.
Vizinha de Nova Friburgo, Tanguá e Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu fica a cerca de 75 km da capital e oferece várias opções de cachoeiras, como o nome já nos faz imaginar.
Uma das mais famosas é a Cachoeira das Sete Quedas, que muitos apontam como sendo uma das mais bonitas do estado. Apesar da trilha de acesso ser na mata fechada, é bem tranquila.
Já o acesso para a Cachoeira do Jequitibá é feito por uma trilha moderada, de cerca de 30 minutos de caminhada. Ela é pouco frequentada, então pode ser ideal pra quem quer mais tranquilidade pra curtir natureza.
Além das cachoeiras, os poços também são grandes atrações em Cachoeiras de Macacu.
O Poço do Valério é o mais próximo ao centro da cidade, com barzinhos e estacionamento bem pertinho. Pela facilidade de acesso, acaba ficando mais cheio.
Outra opção é o Poço das Samambaias, onde além da piscina natural, existe um ponto de salto de mais de 2 metros de altura.
Reserve sua hospedagem em Cachoeiras de Macacu
Visconde de Mauá
Chegou a hora de explorar outros destinos de serra do Rio de Janeiro – mas saindo da região serrana tradicional, na Serra dos Órgãos.
E pra começar, vamos para a Serra da Mantiqueira, pertinho da fronteira do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Visconde de Mauá é um distrito de Resende, e é um dos destinos de serra do Rio de Janeiro mais queridos pelos viajantes.
Na região, existem 3 vilas principais, onde ficam os principais restaurantes e hospedagens:
- Vila de Maromba
- Vila de Visconde de Mauá e
- a Vila de Maringá (dividida por um rio em duas: metade do lado do Rio de Janeiro, e metade do lado de Minas Gerais).
Cada vila tem um clima próprio, que vai dar o tom da sua viagem: seja uma pegada mais rústica e mística, como na Vila de Maromba, para uma pegada mais romântica e requintada, como na Vila de Maringá.
O mais delicioso de Visconde de Mauá é que as vilas ficam bem pertinho, então você pode se concentrar em uma, ou explorar todas!
Leia também: Melhores pousadas em Visconde de Mauá
Visconde de Mauá oferece o melhor que você pode esperar de um destino de serra no Rio de Janeiro: cachoeiras, trilhas, mirantes e muito verde. E também o friozinho característico, especialmente nos meses de inverno.
Se você gosta de cachoeiras e trilhas, visite o Vale do Alcantilado e experimente a combinação perfeita entre os dois! Aproveite e prove também o pastel de pinhão na lanchonete deles!
Ainda não achou sua hospedagem perfeita? Veja hotéis em Visconde de Mauá
Itatiaia
Assim como Visconde de Mauá, Itatiaia também fica na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais (e não está muito longe da divisa com São Paulo, também).
Sua principal atração turística, o Parque Nacional de Itatiaia, fica encravado entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esse é o primeiro parque nacional brasileiro, tendo sido inaugurado em 1937 e bastante procurado pelos amantes do ecoturismo e cachoeiras e também da escalada.
O Parque Nacional de Itatiaia se divide em 2 setores: parte baixa e parte alta.
As trilhas e atrações em cada parte são bem diferentes, mas para que está em Itatiaia e ainda não conhece o Parque, comece visitando a parte baixa, repleta de trilhas e cachoeiras de dificuldade leve a intermediária.
Perto da portaria da parte baixa do parque, também ficam muitas pousadas, que são as melhores opções para quem vai explorar o parque.
Já a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia é ideal pra quem curte trekking – você pode conhecer o Maciço das Prateleiras, a Pedra do Sino e o Pico das Agulhas Negras, com impressionantes 2791 metros de altura.
> Reserve sua hospedagem em Itatiaia
Penedo
Penedo é um distrito de Itatiaia, e um dos destinos turísticos mais charmosos – e repleto de delícias – no estado do Rio de Janeiro.
Fundada por imigrantes finlandeses, é um destino com uma forte influência desse povo na culinária e arquitetura.
Visite as lojas de chocolate, artesanato, shoppings a céu aberto, onde você pode fazer compras de produtos locais, como pastas, geleias e sorvetes.
Aproveite também os restaurantes e as opções de ecoturismo, que são outro ponto forte da região.
O circuito de cachoeiras (Cachoeira de Deus, do Escorrega e Três Bacias) são as mais famosas e visitadas da cidade. Você também pode fazer um roteiro de quadriciclo, como este passeio até a Cachoeira da Lontra.
Resende
Resende não costuma ser um dos destinos mais citados quando listamos os destinos de serra no Rio de Janeiro. Mas isso é um erro, e podemos provar!
Como muitos dos outros destinos que já citados por aqui, Resende tem várias cachoeiras, que por si só já valem a visita.
A principal delas é a Cachoeira da Fumaça, que de tão importante deu nome ao Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, com uma vasta área de mata preservada, nascentes e riachos.
Na cidade também fica a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que forma oficiais do Exército. O complexo é belíssimo em termos de paisagem e arquitetura, e pode ser visitado com agendamento.
E não poderíamos deixar de mencionar a maior área de lazer da cidade: o Parque das Águas. Há quadras para prática de esportes, pista de skate e espaço para eventos (esportivos, ecológicos e educativos).
Serrinha do Alambari
Oficialmente, a Serrinha do Alambari pertence ao município de Resende.
Trata-se de uma área de preservação ambiental, perfeita para quem quer contato com a natureza em destinos de serra no Rio de Janeiro.
E tenha isso em mente: estamos falando de um destino ‘mais rústico’, não há muitas opções de hospedagem, nem opções com muito luxo.
Além de umas poucas pousadas, há uma área de camping do Camping Club do Brasil – que pode ser uma excelente opção de ponto turístico, mesmo que você não foi que hospedado por lá.
Você paga uma taxa de entrada, e tem direito a aproveitar várias cachoeiras e poços, ao longo de uma trilha leve, além de uma paisagem montanhosa de tirar o fôlego. Quem curte turismo de aventura e ecoturismo vai amar.
Uma das coisas que acho mais legal sobre a Serrinha do Alambari, é que aqui temos uma opção de lugar para acampar na serra do Rio de Janeiro.
O Camping Club do Brasil tem uma excelente estrutura para os campistas: chuveiros quentes, quiosques, quadras de esporte e pontos de energia. E para quem fica acampado lá, não é preciso pagar a taxa de entrada no camping.
Fora do camping, mas também em uma área privada e sujeita a taxa de entrada, estão o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro, outras duas atrações imperdíveis na Serrinha do Alambari.
Veja onde se hospedar na Serrinha do Alambari
Sana
Agora mudando completamente de região, indo para o extremo oposto do estado, temos a região de Sana, um pequeno vilarejo dentro do município de Macaé.
O local é conhecido como Paraíso das Águas e não é à toa.
O distrito de Sana se divide em 3 regiões:
- Barra do Sana, local de encontro do rio Sana com o rio Macaé;
- depois vem Arraial do Sana, o centro por assim dizer; e
- Cabeceira do Sana, onde estão as principais cachoeiras.
Sana é um destino para quem curte a natureza nua e crua, na sua foram mais rústica.
Em Sana, as atrações mais procuradas são a ‘trilha das cachoeiras’, com cerca de 1,5 km de extensão e passando por várias cachoeiras:
Cachoeiras do Escorrega, 7 Quedas, cachoeiras do Pai, do Filho e da Mãe, e também o Complexo da Cachoeira do Segredo (com 3 cachoeiras: Segredo, Segredinho e Silêncio).
Mas Sana possui muitas outras cachoeiras, igualmente incríveis e que valem muito a visita.
Outra dica do que fazer em Sana é fazer a trilha até a Pedra do Peito de Pombo. O percurso não é muito fácil, e é preciso estar com preparo físico em dia, e preferencialmente contratar um guia.
São 15 km para ida e volta, num trajeto que vai até cerca de 1400 m de altitude. Óbvio que o visual é maravilhoso e compensa!
No centro de Sana também há várias opções de campings, uma feirinha da artesanato (a CriaSana) e alguns barzinhos. A vida noturna por lá também é bastante animada, o forte é o forró mas rola até um festival de reggae.
No inverno, Sana também tem um festival com oficinas culturais, gastronomia e até circo, além de muita música.
Reserve sua hospedagem em Sana
Santa Maria Madalena
Dizem que Santa Maria Madalena possui um dos melhores climas do Brasil. Se é verdade, não sabemos. Mas uma coisa é certa: ela fica em uma região de grande beleza natural, com montanhas e muito verde.
Sua localização é privilegiada: fica perto da Região dos Lagos, do sul de Minas Gerais e ao norte / noroeste do estado do Rio.
Talvez você não saiba, mas Santa Maria Madalena é a cidade natal da atriz Dercy Gonçalves. E isso se tornou uma das principais atrações da cidade.
Há um museu inteiramente dedicado à atriz, com objetos pessoais, figurinos, fotos e até um camarim. E também um monumento e um portal dedicado a Dercy, e seu mausoléu em formato de pirâmide e feito de cristal e mármore.
A Praça Frouthé é aquela típica pracinha de centro de cidade do interior, muito agradável para passar uma tarde tranquila com a família. Rola até feirinha de artesanato e outros eventos ao ar livre por lá.
É claro que nesse destino de serra no Rio de Janeiro também há muitos passeios interessantes pra quem curte ecoturismo.
Os mais legais são o Cachoeirão, com corredeiras e área de camping, o Escorrega, com uma queda d’água de 3 metros e piscinas naturais, e também as represas da Tudelândia e do Saudoso.
Pra quem gosta de caminhadas, o Morro da Torre é acessado por uma trilha leve de uma hora e meia de caminhada, e que super compensa pela vista panorâmica de toda a cidade e da zona rural.
Vale destacar também o Parque do Desengano, com 25 hectares preservados e diversos animais (capivaras, cotias, preguiças, pacas, e até mesmo onças e tucanos). É possível acampar no parque, fazer caminhadas e escaladas.
Reserve sua hospedagem em Santa Maria Madalena
Viu só quantas opções de destinos de serra no Rio de Janeiro?
Muitos desses destinos que citamos ficam bem perto do Rio de Janeiro, e podem ser visitados até mesmo em uma viagem de bate e volta partindo da capital.
E tendo mais tempo, vale muito a pena programar uma viagem de final de semana, ou até de mais dias. Quem sabe o destino das suas próximas férias está aqui nessa lista de destinos serranos no Rio de Janeiro?
E tem opções para todos os gostos e necessidades: casais em busca de um refúgio românticos, aventureiros procurando novos desafios, amantes da natureza querendo paz e meio ao verde, famílias querendo se divertir.
Agora conta pra gente: qual desses destinos de serra no Rio de Janeiro você já conhece? E qual o próximo destino da lista você vai visitar?
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Boa tarde!
Só não percebi foi dicas sobre melhor época para se viajar à região serrana do Rio de Janeiro, principalmente por conta não só da temperatura, como também das chuvas, visto se tratar de Serra!
oi Emílio. A época de chuvas na serra costuma ser no verão (de dezembro a março). Na época do inverno (de junho a agosto), é quando chove menos e os dias são mais bonitos! Só é preciso um pouco mais de coragem para encarar as cachoeiras no frio!
As dicas dos lugares e sugestões, estão ótimas! Parabéns pela matéria e fotos!
que bom que gostou, Vladimir, ficamos felizes!!
Fala sobre Aldeia Velha também
Ainda não visitamos. Vamos colocar na lista de viagem!