Botecos do Rio de Janeiro: os endereços clássicos e históricos
Que o Rio de Janeiro tem uma tradição boêmia, você já sabe. O boteco faz parte da alma carioca, essa cidade que carrega um pedaço da história do Brasil e também está repleta de bares com muita tradição.
Desde 2011, alguns botecos tradicionais do Rio foram incluídos na lista de patrimônio cultural da cidade.
E nesse post vamos te apresentar a lista de bares tombados do Rio de Janeiro, testemunhas do passado da cidade, que resistem até hoje. Assim você pode planejar sua visita a cada um deles!
Ainda sem hospedagem no Rio de Janeiro? Veja as ofertas do Booking.com
ou leia esse post: Melhores bairros para se hospedar no Rio
Bares tombados do Rio de Janeiro: os botequins históricos da cidade
Colocamos os bares em ordem alfabética, porque é difícil escolher o nosso favorito. Confira só a lista completa:
Adega da Velha
Onde? R. Paulo Barreto, 25 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
A Adega da Velha fica no bairro de Botafogo. A história do bar é muito curiosa. No começo, era comandado por uma senhora portuguesa, mas depois foi comprando pelo Francisco, um cearense que colocou suas raízes no bar.
A casa é especializada na cozinha tradicional nordestina. Tem um cardápio bem vasto, incluindo cachaças e pratos como baião de dois, carne seca e queijo coalho.
É um endereço certeiro para provar pratos com gostinho de comida caseira e bem temperada.
Os pratos são servidos em porções generosas, então esse é o lugar perfeito para fazer uma viagem ao Nordeste sem sair do Rio.
O ambiente é simples e acolhedor, com mesas de madeira na calçada e decoração com itens que remetem ao Nordeste.
Adega Flor de Coimbra
Onde fica? R. Teotônio Regadas, 34 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ
A Adega Flor de Coimbra é um templo da culinária portuguesa, que você pode conhecer no centro do Rio de Janeiro.
Vale a pena provar os bolinhos de bacalhau, finos e feitos na colher.
Também há opção de diversos pratos de bacalhau e a histórica sopa lisboeta, feita com feijão manteiga, prato da casa que faz homenagem a um antigo cliente famoso, o pintor Candido Portinari.
Adega Pérola
Onde fica? Rua Siqueira Campos, 138 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Esse bar histórico do Rio de Janeiro funciona em Copacabana desde o final da década de 1950, e é famoso na cidade por seu cardápio cheio de iguarias portuguesas.
Após a morte de seu último sócio em 2010, a casa foi adquirida por um grupo de antigos frequentadores, que se comprometeram a preservar a tradição e a qualidade que sempre caracterizaram o local.
A casa se mantém servindo petiscos icônicos como alho espanhol ao vinagrete e aspargo in natura, todos preparados com ingredientes frescos. Para beber, você pode escolher entre chope, cachaças e batidas de fruta.
Armazém Cardosão
Onde fica? R. Cardoso Júnior, 312 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ
Com um charme de mercearia antiga, o Armazém Cardosão (carinhosamente chamado de Cardosão pelos frequentadores) é um tesouro bem guardado há mais de 50 anos no bairro de Laranjeiras.
No bar, há mesas dentro e outras na calçada, e aos finais de semana o movimento aumenta ainda mais, com as rodas de samba que acontecem na quadra logo atrás do bar.
Os pratos da casa também são preparados com perfeição desde petiscos a refeições, tudo delicioso!
Armazém São Thiago
Onde fica? R. Áurea, 26 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Localizado em uma área cercada por casarões históricos, no bucólico bairro de Santa Teresa, o Armazém São Thiago atrai muitos moradores locais. Muitos ainda o chamam de Bar do Gomes, nome do histórico proprietário.
O local tem decoração de época, nos transportando para quando o bar ainda era um armazém que vendia produtos finos vindos da Europa.
Inclusive, lá você pode ver os antigos livros de registro de vendas do armazém em exposicão.
Lá você pode tomar um chope ou cerveja bem gelada, além de cachaças (há diversas no cardápio, de diferentes partes do Brasil).
Aproveite também para pedir algum dos petiscos, como bolinhos de abóbora com carne e de feijoada espanhola. E tem também o torresminho da casa!
Armazém Senado
Onde fica? Av. Gomes Freire, 256 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Localizado na rua do Senado, no centro do Rio, este bar histórico já tem mais de 100 anos, pois foi inaugurado em 1907.
Aos finais de semana, com a feira do Lavradio, o bar fica repleto de pessoas, que ocupam as calçadas em busca dos petisco e chope gelado.
Bar Bracarense (Leblon)
Onde? Rua José Linhares, 85, Leblon.
Outro endereço clássico da boêmia carioca no Leblon. Aberto desde 1961, o Bracarense é um boteco tradicional do Rio, com letreiro histórico na fachada.
O Bracaresense tem atendimento simpático e o forte do cardápio são os bolinhos. Um mais delicioso que o outro.
O petisco que mais sai na casa é o bolinho de aipim com camarão e catupiry (essa bolinha deliciosa da foto, mas que também pode ser o recheio da empada aberta, se você preferir).
E além desse clássico, tem várias outras combinações que são igualmente deliciosas: abóbora com carne seca, jiló com linguiça calabresa, e mais um monte de opções.
Bar Brasil
Onde fica? Av. Mem de Sá, 90 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Com mais de um século de história, o Bar Brasil é outro bar patrimônio cultural carioca.
O endereço fica na Lapa, o bairro boêmio por excelência, e o forte da casa são os pratos da comida típica alemã.
O chope é tirado em uma antiga chopeira de bronze, um verdadeiro diferencial que contribui para sua reputação como um dos melhores lugares para beber na cidade.
Bar do Jóia
Onde fica? R. Júlia Lopes de Almeida, 26 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Esse estabelecimento centenário é um verdadeiro patrimônio cultural do Rio de Janeiro, com mais de 100 anos de tradição e história.
Fundado em 1909 como Café e Bar Rio Paiva, o bar ganhou seu nome atual nos anos 1980, quando Seu Joia assumiu o comando, dando continuidade ao legado de seu pai.
Um dos maiores atrativos do Bar do Joia é a famosa feijoada, servida todas as sextas-feiras, preparada por Dona Alaíde, viúva de Seu Joia, com quem foi casada por mais de 25 anos.
O bar é um ponto de encontro para os moradores e trabalhadores da região, que buscam uma boa refeição e um ambiente acolhedor.
O local preserva a essência de um típico botequim carioca, com ambiente simples e autêntico, onde o chope gelado e a comida caseira são protagonistas.
Bar Lagoa
Onde fica? Av. Epitácio Pessoa, 1674 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Inaugurado em 1934, o Bar Lagoa também é repleto de história.
Ao entrar no salão, é impossível não se impressionar com a beleza da decoração art déco, onde até hoje estão os móveis de época.
Localizado no bairro da Lagoa, é um bar especializado em pratos da cozinha alemã, servindo Kassler com salada de batatas e salsichas alemãs. Você pode acompanhar tudo com o chope cremoso e geladíssimo da casa.
Bar Urca
Onde fica? R. Cândido Gaffrée – Urca, Rio de Janeiro – RJ
Desde 1939, o Bar Urca é um ícone da gastronomia carioca, localizado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O térreo é o bar, enquanto o segundo andar abriga um pequeno restaurante que serve delícias das cozinhas portuguesa e brasileira.
Pra mim, a melhor experiência é embaixo, pedindo a cerveja gelada e um salgado no balcão, e atravessar a rua para comer admirando a vista da baía de Guanabara.
Bar Velho Adônis
Onde fica? R. São Luiz Gonzaga, 2156 – Benfica, Rio de Janeiro – RJ
O Bar do Adonis é um dos botecos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Fica no bairro de Benfica, na Zona Norte da cidade, um pouco fora do roteiro turístico do Rio de Janeiro.
Fundado em 1952, o local é famoso por seu ambiente acolhedor e descontraído, típico dos bares clássicos cariocas.
A decoração é cheia de detalhes sobre o passado do bar, com azulejos antigos e móveis de madeira, criando uma atmosfera que remete aos botecos de antigamente.
O grande destaque da casa é a culinária, com forte influência da cozinha portuguesa. Não deixe de provar o bolinho de bacalhau, considerado um dos melhores da cidade.
O cardápio conta com outras delícias da gastronomia portuguesa, como sardinhas fritas e pratos generosos de bacalhau à portuguesa. Outro petisco que amamos é o polvo com bacon, simplesmente de comer rezando.
Além disso, precisamos destacar o chope, que sai geladinho de uma chopeira com serpentina de cobre, uma das maiores e mais antigas da cidade ainda em funcionamento.
Bip Bip
Onde fica? R. Alm. Gonçalves, 50 – Loja D – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
O Bip Bip é icônico. O bar é minúsculo, e as mesas ficam na calçada. O curioso é que você pode estar lá, tomando sua cervejinha, e do nada aparece um cantor e puxa um choro. Ou um samba.
Inclusive, vez em quando aparece algum cantor conhecido por lá, que arrisca uma música ou outra junto com os artistas que estão tocando na noite.
As paredes do Bip (como é carinhosamente apelidado pelos frequentadores) são um verdadeiro museu, com fotos de sambistas e recortes de jornais.
O bar já nasceu com história. Foi inaugurado em 13 de dezembro de 1968, dia em que foi assinado o AI-5, no regime militar.
Figura marcante do bar, Alfredinho (Alfredo Jacinto Melo) era o dono, carioca da gema, mangueirense e botafoguense apaixonado. Com sua fama de ranzinza, não deixava ninguém falar muito alto a ponto de atrapalhar a roda de samba.
Infelizmente, Alfredinho faleceu em 2019 – e gerou uma enorme comoção em toda a comunidade da boemia carioca. Em sua homenagem, foi realizada uma grande roda de samba de despedida.
O bar segue em funcionamento, apesar da falta que faz o Alfredinho. Chegando lá, pegue sua cerveja na geladeira, é você que anota o que consumiu.
E as noites de samba e choro seguem firmes pela madrugada carioca.
Café e Bar Lisbela (bar da Amendoeira)
Onde fica? Rua Conde de Azambuja, 881, Rio de Janeiro
Conhecido como o “bar da amendoeira”, o Café e Bar Lisbela é um dos bares tradicionais do Rio, aberto desde 1962 no bairro de Maria da Graça, subúrbio carioca.
Famoso por seu bolinho de carne, carinhosamente apelidado de “feio”.
Os petiscos, como a carne seca com farofa, aipim ou cebola, são acompanhados por um chope gelado. Nas sextas-feiras, nunca falta uma boa feijoada, tradição na casa.
Casa da Cachaça
Onde fica? Av. Mem de Sá, 110 – Lapa, RJ
Inaugurada em 1960, a Casa da Cachaça foi a primeira cachaçaria do Rio, oferecendo uma ampla variedade dessa bebida tradicional.
A casa é repleta de garrafas de cachaça em todas as paredes. Há mais de 200 opções, além de infusões e drinks que você pode experimentar.
Com certeza, entre todas a mais popular é a Cachaça Gabriela, com a mistura de cachaça com cravo e canela.
O local é um ponto de encontro na Lapa, e muitas pessoas passam por lá para fazer um esquenta, ou para tomar a “saideira”.
Casa Paladino
Onde fica? R. Uruguaiana, 224 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Com mais de um século de tradição, a Casa Paladino é um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro.
Quando foi inaugurada, era uma sofisticada delicatessen no centro do Rio, que com o tempo foi se transformando em um armazém e mercearia.
Quem visita ainda pode encontrar a decoração de época. As prateleiras e armários são de 1906! E ainda provar as delícias do cardápio, que permanece praticamente inalterado desde a sua fundação.
Você pode provar bebidas, enlatados e conservas, que permanecem sendo vendidos como antigamente.
Outro destaque é o tradicional sanduíche de pão francês da Casa Paladino, carro-chefe do cardápio da casa, que pode ser recheado com até três ingredientes, à escolha do cliente.
Casa Villarino
Onde fica? Av. Calógeras, 6 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Fundada em 1953 por espanhóis, a Casa Villarino se tornou um ponto de referência da boemia carioca, especialmente devido à sua localização estratégica no centro da cidade.
O local atraía intelectuais e músicos, e foi um berço da Bossa Nova. Ali, Tom Jobim e Vinícius de Moraes se conheceram.
Em agosto de 2021, após 6 meses de fechamento do bar, devido à pandemia da Covid-19, o bar reabriu sob a direção do Senac RJ.
Desde então, passou a se chamar Restaurante Escola Senac Casa Villarino Bar, funcionando como um espaço de projeto pedagógico que promove a união da cultura da bossa nova com a gastronomia de raiz.
Café Lamas
Onde fica? R. Marquês de Abrantes, 18a – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Fundado em 1874, o Café Lamas sustenta o título de restaurante mais antigo do Rio de Janeiro ainda em funcionamento. Ele é também um dos mais antigos do Brasil.
Ao longo de sua história, figuras como Ruy Barbosa, Machado de Assis e Olavo Bilac foram frequentadores da casa, assim como políticos como Getúlio Vargas.
O restaurante transmite toda essa história, em suas paredes, mesas e tudo mais. O cardápio da casa é grande e lá você pode provar pratos históricos e clássicos da cozinha carioca, como o Filé a Oswaldo Aranha.
O poeta Manuel Bandeira também escreveu: “O Café Lamas continua aberto, imortal, dessa imortalidade idêntica à da natureza que se renova cada ano pela força da primavera”.
Cervantes Bar
Onde fica? Av. Prado Júnior, 335 – Loja B – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
O Cervantes é um bar clássico de Copacabana, que mantém a tradição de permanecer como uma opção das madrugadas cariocas.
O bar fica aberto até as 4h da manhã, ou até as 6h nos finais de semana, servindo pratos tradicionais da gastronomia carioca, e um sanduíche que já entrou para a história da cidade.
O sanduíche de filé com queijo e abacaxi e o de pernil com abacaxi podem parecer uma combinação inusitada, mas são os sabores de maior sucesso na casa.
Durante a pandemia, o Cervantes enfrentou um período desafiador e precisou fechar suas portas, mas para a felicidade dos cariocas, o bar reabriu as portas em 2022, sob nova direção.
A nova gestão mudou algumas coisas (como o pão usado no tradicional sanduíche), mas a casa segue em funcionamento, mantendo viva essa chama histórica da boemia carioca.
Jobi Bar
Onde? Avenida Ataulfo de Paiva, 1166, loja B – Leblon
Localizado no agito do baixo Leblon, o Jobi é um dos bares mais tradicionais da Zona Sul, e vem mantendo as portas abertas desde 1956.
O nome do bar é uma homenagem ao proprietário, um português de alma boêmia e carioca.
A cozinha desse bar do Rio de Janeiro é uma mistura de sabores portugueses e brasileiros, e serve bolinho de bacalhau, patinhas de caranguejo, empadas, risoles de camarão e mais!
Sempre cheio, o bar serve cerca de 600 litros de chope gelado e cremoso diariamente, tornando-se um dos maiores points do pós-praia carioca.
Quando visitar o Jobi, preste atenção que a parede do fundo do bar, que ostenta um painel de Nilton Bravo, um artista plástico que decorou as paredes de muitos bares na cidade na década de 1960.
Muitas dessas pinturas foram perdidas no tempo, mas a do Jobi resiste como um patrimônio do bar.
Nova Capela Bar e Restaurante
Onde fica? Av. Mem de Sá, 96 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Fundado em 1923, o Nova Capela é um marco da boemia carioca.
O bar fica na Lapa, e famoso por incluir no cardápio alguns pratos exóticos, como paleta de cabrito com arroz de brócolis e javali assado.
A decoração se conserva a mesma há anos, dando aquele tom de viagem no tempo a quem adentra a porta de madeira do restaurante.
Pavão Azul
Onde? Rua Hilário de Gouveia, 71, Copacabana.
O Pavão Azul é outro clássico dos botecos cariocas, e vem funcionando em Copacabana desde 1957.
No Pavão Azul, o risoto de camarão é o destaque do almoço, mas o cardápio é repleto de opções igualmente deliciosas, como feijoada e rabada com agrião.
Também vale a pena provar as famosas pataniscas, o petisco mais famoso da casa, junto com um chope gelado.
Restaurante Salete
Onde fica? R. Afonso Pena, 189 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Fundado em 1957 pelo espanhol Manolo, o Salete é famoso por suas empadas com massa caseira e recheios variados.
Além das empadinhas salgadas e doces, há diversos pratos no cardápio, como o risoto de camarão servido em porções generosas.
O picadinho e o gurgião de frango ou peixe são outras opções que também fazem sucesso entre os clientes.
Qual seu bar favorito no Rio?
Quando vim morar no Rio de Janeiro, logo aprendi que eu precisava escolher um boteco pra chamar de meu.
Aquele lugar onde o garçom te conhece pelo nome, sabe o petisco que você quer antes de você pedir, e separa a cerveja mais “nevada” pra você.
Para descobrir os melhores botecos cariocas, seja você um turista ou um morador dessa Cidade Maravilhosa, o que não faltam são opções.
De leste a oeste, o Rio de Janeiro está recheado de botecos tradicionais, cheios de história pra contar.
Espero que esse post te ajude nessa busca!
Continue planejando sua viagem ao Rio de Janeiro
Esperamos que este guia tenha ajudado você a planejar sua visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar um comentário contando como foi sua experiência. Boa visita!
- Jardim Botânico no Rio de Janeiro
- Tour Maracanã
- Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro
- Bondinho do Pão de Açúcar
- Grafites do Rio de Janeiro: conheça a street art do Rio
- Trilha do Morro da Urca
- Tour Pequena África
- Parque Nacional da Floresta da Tijuca
- O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.