Gilson Martins: as bolsas e as cores que são a cara do Rio
As bolsas Gilson Martins têm a cara e as cores do Rio de Janeiro. Não é à toa que já tem muito guia de viagem internacional citando as lojas Gilson Martins como um ponto turístico imperdível do Rio de Janeiro. Eu fui até a loja Gilson Martins em Ipanema para conhecer o design e participar da Fábrica do Gilsinho, customizando minha própria bolsa Gilson Martins com a ajuda do artista!
É impossível passar em frente a uma das lojas Gilson Martins no Rio de Janeiro sem gastar um tempo olhando para a vitrine, namorando as cores vibrantes que estampam bolsas e mochilas com design inovador e funcional.
As estampas cariocas são um tema frequente, junto com a bandeira do Brasil. Você sabia que Gilson Martins foi o primeiro a inovar, estampando a nossa bandeira em acessórios de moda e divulgando o verde amarelo pelo mundo?
A loja Gilson Martins recebe muitos turistas, em busca de uma lembrança única e original do Rio de Janeiro.
Além das bolsas, Gilson também produz acessórios (como brincos, pulseiras e colares) e quadros que expõe nas lojas da marca.
Fiquei muito feliz com o convite para ir até a loja Gilson Martins em Ipanema para conhecer o design, ouvir da boca dele a história da marca e, por fim, participar da Fábrica do Gilsinho.
Trata-se de uma oficina de customização onde, de forma lúdica e criativa, podemos criar a nossa própria bolsa Gilson Martins, supervisionados pelos monitores da loja. Olha a minha sorte: o meu monitor da Fábrica do Gilsinho foi o próprio Gilson Martins!
Reserve sua hospedagem com desconto no Rio de Janeiro
Quer saber mais sobre essa experiência? Aqui vão os detalhes de como foi meu bate-papo com o design de bolsas Gilson Martins!
No final, ainda mostro para vocês como ficou a personalização da minha clutch Gilson Martins na Fábrica do Gilsinho!
Gilson Martins: a marca, a loja, as bolsas!
Fui fazer essa visita com mais um grupo de amigas blogueiras cariocas. A ideia era fazer uma entrevista com Gilson Martins, descobrir mais sobre a vida do design e o sucesso da marca.
Fomos preparados para a entrevista com uma celebridade, com perguntas organizadas e roteiro. Mas de cara, percebemos que a formalidade estava dispensada com Gilson Martins.
Gilson recebeu todo mundo com um sorriso e dois beijinhos, como manda a tradição carioca. E logo de cara mostrou a simpatia e a simplicidade que encantou a todos ao longo da tarde que passamos juntos.
Sem demagogia, uma pessoa de papo reto e coração enorme. Gilson foi mostrando a loja, as bolsas e contando sobre sua arte.
A loja tem uma pegada descolada. As prateleiras estampam o Rio de Janeiro em mil cores e cenários.
Como não adorar as estampas multi-coloridas de Gilson Martins? Como não amar a Bolsa Fefa, funcional e ajustável, que desfila da praia para a academia sem perder o estilo?
Gilson falou da sua preocupação da marca com a sustentabilidade, reutilizando os materiais que seriam sobras da fábrica como recortes para novas estampas e montagens – como na linha de bolsas Lixo Nobre.
Um projeto que ainda se preocupa com a valorização do funcionário da fábrica, que sai da linha de produção para ser o design criativo da estampa exclusiva de uma bolsa (com direito nome, foto e um pedacinho da história na etiqueta).
Inclusive, em muitas oportunidades o funcionário ganha status de design na Gilson Martins, especialmente nos concursos anuais que possibilitam que o pessoal invente, crie peças que depois são leiloadas com um cunho social.
Quem é Gilson Martins? A história do artista
Além da marca Gilson Martins, conhecemos também o Gilson como pessoa.
Ele sentou com a maior simplicidade e, depois de um brinde com a cachaça de maracujá (Cachaçaria Magnífica, marca parceira da Gilson Martins), contou a história da sua vida pra gente.
Esse carioca de origem humilde passou a infância morando no alto do Santo Cristo. Dali, as curvas da Cidade Maravilhosa começaram a fazer parte do seu dia-a-dia. Todo dia, o Cristo Redentor e Pão de Açúcar compunham o skyline de Gilsinho. Ele inclusive viu a Ponte Rio-Niterói ser construída, gente!
Filho de mãe costureira e pai estofador, Gilsinho cresceu entre tecidos, agulhas e amor. Mas foi só na faculdade de design, quando confeccionou a primeira mochila para uso próprio, que o talento de Gilson Martins começou a despontar.
De boca em boca, o Gilsinho se transformou no talentoso design de bolsas Gilson Martins. Quem era esse menino que inovava no design e no material, usando cores vivas para produzir bolsas e acessórios de uma forma que ninguém ainda tinha visto?
A fama internacional não demorou. As bolsas Gilson Martins chegaram nas mãos de celebridades como Michelle Obama, Madonna e Gisele Bündchen.
Ofertas de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro
Esse é Gilson Martins: um cara boa praça e com uma conversa boa, que além de simpatia tem muito talento para colocar seu nome no mundo da moda.
Com linhas simples e curvas que lembram o relevo da cidade, Gilson fez das cores vivas a identidade de sua marca. E é com essa poesia sutil que as bolsas Gilson Martins hoje são reconhecidas como a cara e as cores do Rio de Janeiro.
Fábrica do Gilsinho: customização de bolsas Gilson Martins
O tour acabou nos fundos da loja, que já foi palco de exposições de Gilson, mas hoje é o refúgio criativo de Gilsinho. Esse menino travesso que saiu de Santo Cristo para ganhar o mundo com formas e muitas cores!
Bem-vindos à Fábrica do Gilsinho!
Nesse espaço acolhedor e lúdico, a gente é convidado a montar a nossa própria bolsa Gilson Martins. A montagem da bolsa só é limitada pela criatividade: letras, formas cariocas, padrões geométricos, muitas cores: tudo é possível!
A Fábrica do Gilsinho funciona diariamente, durante o horário de funcionamento da loja. É só chegar lá na Gilson Martins Ipanema e falar que quer customizar a sua bolsa.
A atividade é gratuita, você só vai pagar o valor da bolsa lisa + número de itens de customização que você escolher.
Um dos funcionários da loja vai te acompanhar e monitorar a sua atividade. Uma paleta de combinação de cores mostra o quê combina com o quê.
Então nem precisa ter medo se você acha que não vai ser criativo o suficiente. Eles estão lá pra garantir que todo mundo consiga estilizar uma bolsa e que o produto saia da loja com a qualidade Gilson Martins.
Você pode fazer quantos modelos quiser, até escolher o definitivo. Libere a criatividade, peça ajuda, aproveite a oportunidade! Sua bolsa vai ficar linda!
A nossa grande sorte foi que, como o próprio Gilson Martins estava na loja, ele foi nosso monitor. Ajudou cada uma de nós a escolher um design que fosse a nossa cara.
Enquanto a gente montava a peça, ainda trocamos mais conversa, contamos histórias, rimos e nos emocionamos. Foi uma tarde incrível.
No fim, escolhemos nosso modelo e mandamos o design para a montagem na fábrica. Dentro de 10 dias, a bolsa chega na loja montada e acabada, pronta pra gente buscar e arrasar na rua!
Olha como ficou a minha! Gostaram?
Dá pra acreditar que eu tenho uma bolsa Gilson Martins que customizei junto com o próprio artista?
Vou sempre carregar minha bolsa com maior orgulho! Uma peça que, pra mim, representa o Rio, a cidade que me acolheu, a criatividade que eu amo cultivar e essa vida de blogueira, que me permite conhecer tanta gente bacana!
Obrigada pela oportunidade incrível, Gilson! Amei a tarde, as histórias e a minha clutch Gilson Martins personalizada!
Onde encontrar bolsas Gilson Martins no Rio de Janeiro?
Para não perder a oportunidade de levar a sua bolsa Gilson Martins para casa quando vier ao Rio (ou mesmo para dar uma passada e paquerar as peças), anote os endereços da cidade onde você pode encontrar os produtos Gilson Martins.
No site: http://shop.gilsonmartins.com.br
Nas lojas: Ipanema (Visconde de Pirajá, 462B), Copacabana (Avenida Atlântica, 1998 e Rua Figueiredo de Magalhães, 304A
Fábrica do Gilsinho: Rua Visconde Pirajá, 462B, Ipanema.
Sabia que quando você reserva seu hotel com os links do site você ajuda nosso blog a crescer – e não paga nada a mais por isso? Reserve seu hotel no Rio de Janeiro com o Booking.com agora mesmo!
O blog Fui Ser Viajante participou do da Fábrica do Gilsinho à convite de Gilson Martins, na condição de blog membro do núcleo RBBV Rio de Janeiro (#RioUnico).
Apesar disso (e em respeito aos nossos leitores), tudo que relatamos aqui está de acordo com o que vimos e vivemos no tour. A cortesia não influenciou de forma alguma nosso review sobre a experiência.
Confira aqui outros blogs que também participaram da experiência de customização de bolsas Gilson Martins:
Turista Full Time: Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho
Chicas Lokas: Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho em Ipanema
Uma Senhora Viagem: Leve o Rio com você
Olívia Garimpando por aí: Gilson Martins: a marca que tem a cara do Rio
Fora da Toca: Fábrica do Gilsinho, personalizando uma bolsa Gilson Martins
Tudo perfeito infelizmente ele como criador deveria tb ter uma abertura p manutenção…Levei minha bolsa do bondinho pq após ,embora a bolsa estivesse perfeita ,houve uma erosão em pequena parte ..Levei em Ipanema e eu iria arcar com os custos do conserto..me devolveram do mesmo jeito…Lamentável..Tive que ir p um sapateiro de Bairro resolver..
Poxa, Sandra. Que pena isso. Eu realmente nunca precisei da assistência, era uma coisa realmente importante para a marca pensar.
Amo as bolsas do Gilsinho.
São lindas, né Janaina? Amamos!
Fechamos essa visita com chave de ouro na Fábrica do Gilsinho tendo ele como nosso anfitrião e orientador de customização. Bela dica pra visitantes da cidade.
Uma experiência inesquecível e muito divertida, não é?