Aveiro Portugal: conheça os 20 principais atrativos e mais dicas
Aveiro Portugal é um dos destinos mais charmosos de Portugal, com seus canais e casas em estilo Art Nouveau. Com uma forte vocação turística, recebe muitos visitantes que buscam o que fazer em Aveiro em 1 dia ou dois.
Os canais de Aveiro são chamados de rías – e são o motivo da cidade ter ganhado o apelido de Veneza de Portugal.
Leia também: O que fazer em Porto, Portugal
Um dos cenários que mais me encantou foi ver as idas e vindas dos barcos típicos de Aveiro, os moliceiros, que tem esse nome porque antigamente eram utilizados para catar moliço, espécies de algas usadas na agricultura.
Neste post, vou te apresentar aos principais pontos turísticos de Aveiro Portugal, falar de lugares para comer em Aveiro e para visitar nos arredores, além de contar algumas curiosidades sobre essa pitoresca cidade portuguesa.
Aveiro Portugal: entenda o destino
Aveiro em Portugal é uma cidade repleta de história, com o passado super conectado com a pesca e o comércio pelo mar.
Além disso, Aveiro é um dos maiores produtores de sal em Portugal, o que é essencial para manutenção de outra tradição do país: o bacalhau salgado!
Uma boa notícia para quem planeja visitar Aveiro é que a cidade é pequena, por isso a maior parte das atrações de Aveiro podem ser conhecidas em um passeio a pé.
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Leia também: Seguro viagem Portugal – o que saber antes da viagem
Onde fica Aveiro?
Aveiro é uma cidade localizada na região central de Portugal, próxima a costa do Oceano Atlântico e mais ou menos no meio caminho entre Porto e Lisboa.
Como chegar em Aveiro saindo de Porto
De ônibus:
Em Portugal, os ônibus são chamados de autocarros, e há várias linhas que conectam a cidade do Porto a Aveiro. Os bilhetes custam entre 3-10€. Você pode reservar seu assento com a Flixbus.
De trem:
Em Portugal, os trens são chamados de comboios. Há um comboio direto da estação de São Bento no Porto para a Estação de Aveiro, com saídas a cada 1 hora. A viagem dura cerca de 1:20h. Custa €3,55 por pessoa.
Com excursão:
Há vários grupos de excursão que saem de Porto rumo a Aveiro todos os dias. Veja algumas opções:
- Aveiro: Tour de meio-dia com cruzeiro saindo do Porto
- Aveiro e Costa Nova com passeio de Moliceiro saindo do Porto
- Aveiro, Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca (saindo do Porto)
De carro:
Como contei no post sobre nossa viagem de carro por Portugal, decidimos alugar um veículo para circular pelo país e isso rendeu uma viagem incrível.
Se você quer autonomia e flexibilidade, alugar um carro em Portugal é uma ótima opção para se deslocar pelo país.
Chegamos bem cedo para nosso dia em Aveiro, e conseguimos estacionar facilmente no estacionamento Parque Saba, na Praça Marques de Pombal (pago).
A partir do estacionamento, você pode descer a Rua Coimbra, numa caminhada de 10 minutos em direção ao coração do centro histórico de Aveiro, na Praça Humberto Delgado.
Precisa alugar um carro para sua viagem?
Compare o preço em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Você pode pagar em real e parcelar em até 12 vezes
É fácil dirigir em Portugal, e isso facilita muito a visitar destinos menores e nem sempre bem atendidos pelo transporte público.
Também é possível chegar em Aveiro saindo de outros destinos de Portugal, como Coimbra e Guimarães.
Com um pouco mais de tempo, é possível até visitar Aveiro vindo de Lisboa (mas aqui fica um pouco mais apertado, são 235km, 2 horas e meia de viagem de carro).
Onde ficar em Aveiro
A gente ficou apenas 1 dia em Aveiro – o que foi suficiente para conhecer as principais atrações.
Mas depois de conhecer a cidade, penso que gostaria de ter pernoitado pelo menos uma noite em Aveiro, para conseguir aproveitar o clima da cidade depois que os grupos de excursão vão embora.
Se você quiser dormir em Aveiro, saiba que há boas opções de hospedagem na cidade, com diferentes preços e estrutura:
- Aveiro Rossio Hostel: Para quem quer economizar em Aveiro, ou viver a experiência de um hostel para compartilhar quartos e conhecer pessoas, esse hostel em Aveiro é super bem localizado e tem ótimas avaliações.
- Hotel Aveiro Palace: hotel 4 estrelas que funciona num prédio histórico no centro, mas com acomodações reformadas e modernas. Perfeito para quem busca uma opção confortável e charmosa
- Tales Of Us Terrace: opção para quem prefere alugar apartamento e ter comodidades como uma cozinha disponível, ou está viajando em grupo. Esta casa tem 2 quartos e um agradável quintal, e não fica muito longe do centro.
Ainda não achou seu hotel ideal? Veja mais opções de acomodação em Aveiro Portugal
O que fazer em Aveiro: 20 passeios para fazer na cidade
Em 1 dia em Aveiro, conseguimos conhecer muitos atrativos! Chegamos na cidade bem cedo e depois que estacionamos o carro, seguimos pela rua Coimbra rumo ao centro histórico, na Praça Humberto Delgado.
Mas nesse caminho, já começamos a fazer paradas e conhecer alguns lugares em Aveiro.
Você pode conferir abaixo a lista completa de pontos turísticos de Aveiro, além de conferir nesse mapa a localização de cada um deles:
Como usar esse mapa: Se você clicar no quadrado com setinha no canto esquerdo superior no mapa, vai poder ver e selecionar camadas. Clicando nas caixinhas, pode visualizar ou esconder uma camada.
O roteiro de cada dia está organizado em uma camada. Dessa forma você pode ver um dia por vez ou todos juntos.
Se você clicar no ícone de cada atração, pode ler mais informações sobre ela (endereços, fotos).
Se você clicar na estrela no título do mapa, esse mapa será adicionado a sua conta do Google Maps, e você poderá acessá-lo do seu telefone (vá em Google Maps > botão Menu > Seus Lugares > Mapas, e o mapa estará disponível na sua lista.
Estação de Comboios
A Estação de trem de Aveiro fica a cerca de 15 minutos a pé do centro da cidade, e é uma das principais portas de acesso para quem chega para visitar a cidade.
Mas não se engane: ela é mais que um ponto de passagem.
Construída em 1864, o destaque aqui são as paredes revestidas de azulejo que decoram as paredes da fachada da estação.
Se você estiver chegando por lá, ou pela estação rodoviária de Aveiro (que fica bem perto), reserve algum tempo para apreciar e fotografar a estação de trem (ou comboios, como dizem os portugueses).
Igreja da Misericórdia
Ainda perto do estacionamento, vi essa pequena igreja e, como estava aberta, não resisti a espiar por dentro.
Não cobraram entrada. A igreja da Misericórdia tem um lindo conjunto de azulejos, e o órgão de tubos é outro destaque (tem mais de 250 anos).
Passamos apenas alguns minutos por lá, e valeu a espiada porque a igreja estava aberta e no nosso caminho.
Se precisar fazer um desvio de rota, talvez não valha a pena. Melhor incluir no seu roteiro em Aveiro outras igrejas mais relevantes, como a Sé de Aveiro e o antigo Convento de Jesus (vamos falar deles mais a frente no texto).
Confeitaria Peixinho e os ovos moles de Aveiro
Espero que não seja muito cedo no roteiro para sugerir uma parada para um lanchinho, heheh.
A Confeitaria Peixinho é o lugar perfeito para provar mais um dos doces portugueses tradicionais. E foi em Aveiro que provei meu favorito de todos os tempos: os ovos moles de Aveiro.
A Confeitaria Peixinho dica localizada na rua Coimbra, já quase chegando na Praça General Humberto Delgado, e tem mais de 160 anos de existência.
É a doceria mais antiga em funcionamento que produz os famosos ovos moles de Aveiro.
Eles podem ser moldados em diferentes formatos, mas sempre tem o mesmo sabor espetacular, como se a gente mordesse um pedacinho do céu.
Eu particularmente achei a Confeitaria Peixinho um charme, um lugar bem elegante e com uma vitrine que eu poderia devorar inteira!
Você pode comprar outros doces portugueses na Confeitaria Peixinho, como os ovos moles de amêndoas e a raiva, também tradicionais da cidade.
Veja também: tour gastronômico por Aveiro
Praça General Humberto Delgado
Finalmente chegamos no coração da parte histórica de Aveiro, a principal praça da cidade (que mais parece uma rotatória, na verdade): a Praça General Humberto Delgado.
Ela fica bem ao lado do canal central de Aveiro, e dali você já pode admirar o colorido dos moliceiros de Aveiro, os barcos tradicionais.
Bem em frente a praça há uma ponte cruzando a ria, e em cada um dos quatro cantos da ponte, há estátuas de bronze retratando personagens típicos da cultura da cidade:
- a salineira e o marnoto de um lado (trabalhadores das salinas, com suas roupas de trabalho), e
- a parceira do ramo e o fogueteiro do outro, (com as roupas tradicionais dos festejos locais).
De cima da ponte, você pode avistar o cais de embarque dos moliceiros e o bonito prédio da Capitania do Porto de Aveiro.
Arquitetura de Aveiro
Um dos melhores passeios em Aveiro é sair por uma caminhada no centro histórico, margeando o grande canal de Aveiro e as ruas da redondeza, admirando a arquitetura dos prédios ao redor.
O estilo Art Nouveau está muito presente no centro de Aveiro, com prédios muito bonitos, coloridos e conservados, datados de mais ou menos o começo do século 20.
É uma marca registrada da cidade, e foi introduzida em Aveiro principalmente por portugueses que emigraram para o Brasil e voltaram para casa um pouco mais ricos, e queriam demonstrar seu novo poder econômico.
Como em Portugal há uma larga tradição de azulejos, o estilo Art Nouveau foi adaptado à realidade local e veio parar nas placas cerâmicas, decorando as fachadas das casas.
E por que não ostentar nas fachadas das casas?
Curiosamente, as casas com azulejos em Aveiro eram importantes ainda por outra função: conservar as construções contra os efeitos da maresia e de outras intempéries, já que a cidade fica perto do mar.
Outra curiosidade interessante é que o estilo Art Nouveau em Aveiro foi largamente usado nas fachadas, mas o interior dos prédios costuma ser bem mais modesto, seguindo modos de construção mais “econômicos”.
Um dos melhores jeitos de fazer esse passeio é se inscrever em um tour gratuito pelo centro de Aveiro. Além da opção de fazer o passeio de dia, você pode fazer o passeio pelo centro de Aveiro a noite.
Assembleia Municipal
Ali mesmo da ponte da Praça General Humberto Delgado, você pode avistar o edifício da Assembleia Municipal de Aveiro, um prédio super clássico que reflete a estética arquitetônica Art Nouveau da cidade de Aveiro, em Portugal.
O principal propósito do prédio é político, por isso aos turistas resta passar em frente e fazer fotos.
Museu da Cidade
Seguindo passeando pela beira do canal central de Aveiro, temos este museu dedicado à preservação e exposição do patrimônio histórico e cultural de Aveiro.
A coleção do Museu da Cidade inclui arte visual e esculturas, artefatos arqueológicos e documentos históricos que ajudam a contar a história da cidade ao longo dos séculos.
Museu Arte Nova
Seguindo nossa caminhada pelo centro de Aveiro, vamos chegar ao Museu Arte Nova de Aveiro, que foi instalado dentro de um edifício pertencente ao movimento estético da “Art Nouveau”.
Esse movimento floresceu entre o final do século 19 e o início do século 20.
Mesmo que não visite o museu, vale dar uma passada na casa de chá que fica no térreio – é um ponto para lanches de dia, e um bar movimentado à noite (com música ao vivo aos finais de semana).
Canais de Aveiro e passeio de moliceiro pela ría de Aveiro
Que tal uma volta de moliceiro? Esse é o passeio mais tradicional para fazer em Aveiro! Não é um passeio caro, e como é super tradicional, acaba sendo a principal escolha dos turistas na cidade.
Viva essa experiência: Passeio de moliceiro em Aveiro
Esse ingresso antecipado você compra com hora marcada.
Se optar por comprar no local, vai ver que na beira da ría há vários vendedores oferecendo esse passeio. O preço em geral é o mesmo, o que muda são os horários de saída dos barcos.
Como deixamos para comprar na hora, tivemos que esperar um pouco na fila, já que o passeio é realmente concorrido e havia muita gente também sem ingresso, como nós.
Especialmente se você estiver viajando no verão, ou em um final de semana, quando a cidade costuma ficar mais cheia, vale muito a pena comprar o passeio antecipado para conseguir fazer o passeio na hora planejada.
O passeio de moliceiro pela ría de Aveiro dura em média 45 minutos e é aquele passeio bem turistão – que eu recomendo MUITO você fazer!
Foi nesse passeio que aprendi grande parte da história e curiosidades que estou compartilhando nesse post, vi algumas partes da cidade que dificilmente teria ido a pé / sozinha, e além de tudo, foi muito divertido.
Viva essa experiência: Passeio de moliceiro em Aveiro
Praça do Peixe
Depois que saímos do moliceiro, caminhamos cerca de 2 minutos para conhecer um dos marcos arquitetônicos de Aveiro – o Mercado do Peixe.
O mercado foi construído no final do século 18, quando a cidade decidiu tornar a venda de pescado mais organizada e higiênica.
O mercado de ferro que vemos hoje não é o original, que foi destruído para para dar lugar a essa nova estrutura.
Quem chega cedo consegue ver o mercado funcionando a todo vapor, com as barracas repletas de pescados.
Nós chegamos perto das 13h, quando a maior parte das bancas de peixes já tinha sido desmontada e algumas estavam sendo lavadas.
Foi uma pena não ver o mercado funcionando, mas valeu a pena conhecer a estrutura e sua importância histórica para Aveiro.
E além do que, tem mais uma igrejinha curiosa e o restaurante que escolhemos para o almoço, que ficam bem no caminho, logo que passamos pelo Mercado do Peixe! Vamos seguir a visita!
Capela de São Gonçalinho
São Gonçalinho é um santo popular na região de Aveiro, e a igrejinha dedicada ao santo, embora pequena, é bem charmosa.
Mas aqui, o grande destaque é uma tradição cultural: na Capela de São Gonçalinho em Aveiro acontece uma das festas mais tradicionais de Aveiro, “A Festa de São Gonçalinho”, celebrada todo final de janeiro.
A tradição da festa é que sobe alguém no telhado da capela e começa a atirar cavacas (pequenos bolos doces) para o povo que se junta ao redor da igrejinha.
Quem consegue apanhar uma cavaca ganha sorte e prosperidade no novo ano.
Onde comer em Aveiro: Restaurante Ferro
Para almoçar, queríamos um restaurante português tradicional, por isso escolhemos o Restaurante Ferro (R. do Ten. Rezende, 30 – Aveiro)
O prédio em Art Nouveau foi construído em 1909. O restaurante ficou famoso em Aveiro pelos pratos de bacalhau fresco, mas também é especializado em arroz de frutos do mar, ensopado de enguia e carnes finas, como a cabra.
Como éramos 3 pessoas, decidimos pedir 3 pratos diferentes para experimentar mais opções do cardápio.
Fomos pela tradição: pedimos dois pratos de bacalhau – bacalhau com broa e bacalhau com natas, e mais um prato de arroz de marisco.
Estava tudo delicioso e bem servido. Também não há o que reclamar do ambiente e atendimento. Foi um ótimo almoço em Aveiro!
Praça Dr. Joaquim Melo Freitas
Seguimos até o final da rua, para caminhar um pouco pela Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, com seus bonitos arcos e casas azulejadas, além do monumento Obelisco da Liberdade, bem no meio da praça.
Por lá também ficam várias lojinhas de souvenir, pode ser um bom lugar para comprar uma lembrança de sua visita a Aveiro.
Igreja da Vera Cruz
Essa igreja em Aveiro foi construída em 1572, e é um dos exemplares mais bonitos de Aveiro.
Com estilo gótico-manuelino, passou por várias remodelações posteriores que acrescentaram elementos renascentistas a sua arquitetura.
Mais bonito que sua fachada, é seu interior. O altar-mor e os altares laterais são ricamente decorados com talha dourada, e as paredes estão revestidas com os tradicionais azulejos, com representações de cenas religiosas.
Sé de Aveiro (Igreja de Santo Domingo)
Também conhecida como Catedral de Aveiro, é um dos monumentos religiosos e arquitetônicos mais emblemáticos da cidade.
Antes de ser catedral, nesse local existia a igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, que pertencia ao Convento de São Domingos.
Essa foi a primeira instituição conventual construída dentro das muralhas de Aveiro, consagrada em 1423.
Dessa igreja do século 15 resta pouco, ou nada. A igreja passou por várias intervenções ao longo dos anos, que acrescentaram elementos barrocos e renascentistas ao estilo gótico inicial.
Uma curiosidade é que 1834, esse convento foi transformado em quartel militar, e chegou a ser consumido por um incêndio alguns anos mais tarde, tendo restado a igreja.
Em 1938, o papa Pio XI elevou a igreja a Catedral da Diocese de Aveiro.
O portal de entrada é bem bonito, ladeado por 4 colunas. Há uma torre sineira e o interior da catedral também traz algumas paredes revestidas com azulejos, retratando cenas religiosas diversas.
Museu de Aveiro / Santa Joana – antigo convento de Jesus
Horários: de terça a domingo das 10h às 12:30h e das 13:30h às 18h. Fecha às segundas. Ingresso: 7€
Bem ao lado da Sé de Aveiro está o Museu de Aveiro, o museu mais importante da cidade.
Este prédio também era um antigo convento feminino, fundado em 1458 (Convento de Jesus da Ordem Dominicana, um dos mais antigos de Aveiro).
Aqui viveu a Princesa Joana (santa Joana Princesa), filha de Afonso V, e é nesse local que ela está enterrada, sendo que a visita ao seu túmulo é um dos maiores motivos de visitação a esse atrativo de Aveiro.
A visita ao local é cheia de história. O Museu de Aveiro está instalado no antigo convento desde 1911. As freiras ocuparam por cerca de 400 anos. Em 1882, o prédio também chegou a funcionar como Colégio de Santa Joana.
A visita tem dois momentos: o percurso monumental e a exposição permanente.
Percurso monumental:
No piso térreo estão o coro baixo, o túmulo de Santa Joana Princesa, a linda a Igreja de Jesus decorada em talha dourada e azulejos portugueses, o claustro e suas capelas, sala do capítulo e refeitório.
No piso alto, você pode ver o coro alto e às capelas devocionais.
Exposição permanente:
Você pode presenciar vestígios do antigo convento: a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.
Uma curiosidade é que, por um decreto de 1834, as ordens religiosas foram extintas em Portugal.
Os conventos masculinos foram extintos imediatamente, mas a vida na clausura nos conventos femininos foi permitida até a morte da última freira. Assim, no Convento de Jesus, a clausura mantém-se até 1874.
O prédio tem diferentes estilos arquitetônicos, e alguns lugares guardam uma beleza de tirar o fôlego. Vale muito a pena a visita, tanto pelo valor histórico e religioso quanto pela beleza da construção.
Jardim da Fonte Nova e Monumento aos Ovos Moles
Siga pela Avenida 5 de outubro, já como se estivesse caminhando rumo ao estacionamento onde paramos o carro no começo do dia.
Mas no caminho, faça uma parada nesse bonito jardim. O Jardim da Fonte Nova é um refúgio tranquilo para os moradores de Aveiro, e pode ser bem aproveitada por turistas, para um momento de relaxamento.
É uma bonita área verde, com uma fonte central e alguns bancos – a combinação perfeita para sentar alguns minutos e apreciar.
Também na região da praça, ainda dá pra espiar um monumento curioso: o Monumento aos Ovos Moles de Aveiro, uma estátua celebrando o doce símbolo da cidade.
A estátua é bem “diferentona”, hahaha, podemos dizer que é, no mínimo curiosa – por isso vale a espiada.
Salinas de Aveiro
De volta ao carro, chegou a hora de explorar algumas atrações de Aveiro que ficam mais distantes.
Como comentei no começo do post, Aveiro tem uma forte tradição na produção de sal.
É possível visitar as Salinas de Aveiro, sempre com agendamento prévio e por meio de uma visita guiada, que dura cerca de 45 minutos.
A visita individual custa 7,00€ /adulto. Você também pode reservar uma visita guiada em grupo para conhecer a história e produção de sal. Outra opção é contratar um passeio guiado em Aveiro que inclua a visita as salinas.
Barra de Aveiro
Agora, que tal uma olhada na praia? Fomos até a praia da Barra, para ver o farol. A praia fica a cerca de 15 minutos de carro do centro de Aveiro.
Era verão, mas ali pegamos tanto vento, tanto vento, que era difícil conseguir ficar parado para tirar uma foto.
Mas mesmo assim, apreciamos um pouco a vista, e logo entramos num café da região para esperar um pouco a ventania acalmar.
Praia de Costa Nova
Depois, fomos até Costa Nova conhecer as charmosas casinhas de palheiro. Embora não fique mais oficialmente na cidade de Aveiro, mas sim em Gafanha da Encarnação, a região é bem conhecida como Costa Nova de Aveiro.
O lugar é super charmoso e há alguns atrativos que você pode conhecer caminhando por lá.
Se você estiver sem carro, também há alguns passeios que saem de Aveiro rumo a Costa Nova, para mostrar esse cantinho charmoso para os turistas.
Viva essa experiência: Tour pela Costa Nova + Salinas + Passeio de barco moliceiro
Roteiro de 1 dia em Aveiro: vale a pena?
Dentro do nosso roteiro por Portugal, ficamos um dia em Aveiro e nesse tempo visitando os principais pontos turísticos, provamos a gastronomia típica e fizemos um tradicional passeio de moliceiro pela ría de Aveiro.
No fim, ainda aproveitamos que estávamos de carro e esticamos até a praia de Costa Nova, onde ficam as fotogênicas casinhas com listras coloridas (palheiros típicos da região), na cidade vizinha de Gafanha da Encarnação.
Foi um dia muito gostoso, e penso que se fosse programar novamente, reservaria até mais tempo para explorar mais da cidade fora desse roteiro bem turista, que é o que dá pra fazer em 1 dia.
Fizemos um vídeo para registrar cada ponto turístico de Aveiro e dar mais dicas do destino, confira:
Se você tem pouco tempo também, pode aproveitar bem esse roteiro e conhecer os principais pontos turísticos de Aveiro em 1 dia.
Quero deixar aqui também um material extra, o Mapa peatonal de Aveiro que é disponibilizado pela prefeitura, e que marca os principais pontos turísticos de Aveiro para você visitar.
Continue planejando sua viagem por Portugal
Aqui no blog temos posts publicados de vários destinos que conhecemos nessa viagem por Portugal. Você pode ver todos os posts publicados e com certeza temos mais dicas que vão ser úteis no seu planejamento!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.