Viagem de cruzeiro: 9 dicas essenciais para sua primeira viagem de navio
Está pensando em fazer a sua primeira viagem de navio? Aposto que sua cabeça está cheia de dúvidas nesse momento! Se você está procurando ajuda para planejar a sua viagem de cruzeiro, esse post com certeza pode te ajudar!
É muito normal ficar dúvidas antes de fazer a primeira viagem de cruzeiro, afinal é tudo muito novo! Escolha de destino, duração do cruzeiro, escolha da cabine, alimentação… É um mundo novo que se abre.
Mas eu te juro que, fazendo as escolhas certas, a sua viagem de cruzeiro será inesquecível! E nós estamos aqui para te ajudar.
Nesse post, reuni as informações básicas sobre como funciona uma viagem de cruzeiro, compartilhando 9 dicas essenciais que vão facilitar muito a vida de quem vai viajar com um cruzeiro pela primeira vez.
Confira as dicas e já comece a planejar sua viagem de cruzeiro 2023!
Viagem de Cruzeiro: o que você precisa saber
Viagem de cruzeiro: o que você precisa saber
1 – Escolha do destino
Qual o melhor destino para uma viagem de cruzeiro para quem vai viajar pela primeira vez?
Bem, opções não faltam. Tem viagem de cruzeiro para todo gosto, de vários preços e para vários perfis de viajantes, desde a viagem com amigos, até cruzeiros românticos ou viagem sozinho de cruzeiro.
Por isso, a viagem de cruzeiro ideal depende primeiramente de você: qual seria seu destino dos sonhos, pensando em uma viagem de barco?
Cruzeiros no Brasil
As viagens de cruzeiro pelo Brasil são ótimas opções para quem nunca viajou de navio. Há várias opções de roteiro, que incluem cidades brasileiras (e até algumas opções com paradas em cidades da América do Sul).
A temporada de cruzeiros no Brasil e América do Sul vai de dezembro a abril, e há pacotes de viagem com duração variável, sendo no máximo 10 dias.
No Brasil, os embarques acontecem nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Itajaí e Salvador.
Se você nunca viajou de navio, ou tem poucos dias disponíveis, vale a pena considerar um roteiro curto para ter uma noção real de como a experiência de viajar em um navio de cruzeiro.
Nos roteiros pelo Brasil e América do Sul, você pode se adaptar a viajar em um barco, sentir como seu corpo se comporta na navegação em alto mar, aproveitar as atividades do barco e ainda conhecer alguns destinos nas paradas do cruzeiro.
Depois de viver essa primeira experiência, você vai se sentir mais seguro para planejar sua próxima viagem de cruzeiro se aventurando em um roteiro mais longo, com mais dias de navegação e várias paradas no roteiro.
Cruzeiros transatlânticos
Por outro lado, se o seu sonho é fazer uma viagem de navio com muitos dias de navegação, indo para os destinos mais desejados do mundo, as opções de cruzeiro transatlântico são exatamente o que você procura.
A temporada de cruzeiros transoceânicos vai de outubro a abril, e há possibilidade de conhecer vários destinos dos sonhos.
Cruzeiros no Caribe, Emirados Árabes, Grécia, Provence, Ásia – é só escolher o destino que mais te agrada e embarcar nessa jornada.
Por conta do longo caminho a ser percorrido na ida de volta de barco, os cruzeiros transoceânicos costumam ter uma duração maior (até 20 dias).
Com mais dias no barco, você pode aproveitar ao máximo a estrutura do navio e as atividades de entretenimento do cruzeiro.
É a oportunidade perfeita para viver intensamente sua primeira viagem de cruzeiro, aproveitando muito tanto o barco quanto as paradas no caminho.
2 – Escolha da cabine
Destino escolhido? Agora vamos para a escolha da sua cabine num navio de cruzeiro.
O primeiro impulso na hora de reservar a cabine pode ser procurar as opções mais baratas.
Mas antes de reservar, vale a pena entender um pouco sobre quais são as diferenças entre as cabines de um navio de cruzeiro, e o que cada uma oferece.
As cabines de categoria interna são as opções mais em conta do navio. Elas podem acomodar diferentes quantidades de passageiros (cabine interna para uma pessoa, interna para casais e interna para 4 pessoas, por exemplo).
Esse é o menor tamanho de cabine disponível no navio, e embora isso varie de barco para barco, as cabines internas não costumam ser apertadas. E elas sempre são bem decoradas, valorizando o espaço disponível.
No entanto, é preciso lembrar que cabines internas não têm janelas. Se a entrada de luz solar e a vista do mar é importante para você, vale a pena reservar uma cabine externa.
As cabines externas têm vista para o mar, a qual pode ou não ser uma “janela bloqueada” (quando estão localizadas atrás dos botes salva-vidas). Cabines de vista bloqueada tendem a ter um preço mais em conta.
Há também a opção de cabines com varanda, que geralmente ficam na parte mais alta do navio, e incluem uma varanda com mesinha e cadeiras. Sua posição no navio facilita o acesso aos restaurantes e ao deck.
E por fim, temos as cabines suítes, as maiores e mais luxuosas do navio de cruzeiro.
A escolha da cabine depende muito do seu orçamento, de necessidades pessoais e da experiência que você quer viver no navio de cruzeiro. Considere as seguintes informações:
- Se você costuma ter enjoos, vale a pena reservar cabines nos decks inferiores, onde o balanço da embarcação é menos perceptível. Cabines no centro e no fundo do navio (popa) também sentem menos o balanço.
- Se você dá muito valor ao silêncio, evite as cabines perto dos restaurantes, cafeterias e elevadores.
- O serviço de quarto em todas as cabines funciona 24h por dia.
3 – Documentos de viagem: o que você precisa levar?
Não esqueça de separar os documentos para levar na sua viagem de cruzeiro! A apresentação dos documentos acontece no check in e é importante estar com tudo certinho para embarcar sem problemas.
Faça um checklist da documentação necessária:
- documentos de identificação (RG ou passaporte, no caso de cruzeiros internacionais),
- visto de entrada, no caso do navio de cruzeiro fazer parada em algum destino que exija a apresentação de visto.
Para embarques no Brasil, há ainda uma lista de documentos exigidos pela ANVISA:
- formulário de pré-embarque referente à triagem das condições de saúde do viajante (deve ser preenchido nas 6 horas que antecederem o embarque, por todos os viajantes, inclusive menores de idade)
4 – Chegue na cidade do embarque com 1 dia de antecedência
Essa é uma dica simples, mas que vai te salvar de muita dor de cabeça. Se você não mora na cidade do embarque, se programe para chegar na cidade do embarque no dia anterior.
Nunca planeje sua chegada para o mesmo dia do embarque. Mesmo que a saída do seu navio esteja marcada para o final da tarde.
Se o seu vôo atrasar ou for cancelado, ou se você ficar preso no trânsito, você vai ter uma grande dor de cabeça. Se você atrasar, o navio de cruzeiro vai partir sem você.
Por isso, use a antecedência a seu favor. O embarque costuma encerrar cerca de 2 horas antes da hora de partida do navio. Esteja lá a tempo.
5 – Mala para navio de cruzeiro: o que levar?
Outra grande dúvida de quem vai fazer sua primeira viagem de cruzeiro é o que levar na mala.
A primeira dica é montar uma mala inteligente. Considere a duração da viagem, as atividades incluídas no cronograma do cruzeiro (e se algumas delas demanda um dress code específico), e viaje com uma mala enxuta.
Tente ao máximo não levar coisas demais, porque vai por mim: você não vai usar. A maioria dos cruzeiros hoje é mais casual, tendo alguns eventos pontuais que exigem um dress code mais formal.
Faça sua mala render, pensando em peças que funcionam em vários looks. Lembre de levar roupas para piscina, e looks que funcionem para os passeios de desembarque.
E fique sabendo que o barco tem serviço de lavanderia, caso seja necessário.
Com menos coisas na mala, sobra espaço para você trazer itens e lembrancinhas, seja algo comprado no barco ou nas paradas do caminho.
Agora, se tem uma coisa que você não pode esquecer de levar na mala é a sua farmacinha, com remédios importantes para você (uso contínuo, remédio para dor, ressaca, enjoo e band-aid).
Ah, e mais uma dica importante: coloque os itens mais importantes na sua bagagem de mão.
Quando você faz seu check in no navio, geralmente os carregadores levam sua bagagem, que será entregue no seu quarto até o final do dia.
Ao mesmo tempo que isso é uma grande conveniência, já que você não vai precisar carregar sua mala pelo navio, isso também significa que você não vai ter acesso às suas coisas por algumas horas.
Por isso, lembre de separar itens importantes que você pode precisar nessas primeiras horas de cruzeiro, para carregar consigo na bolsa de mão.
Remédios, carregador de telefone, óculos, chapéu e – aqui vai uma super dica – uma roupa de banho e seu protetor solar.
Assim, você já pode começar sua experiência no navio de cruzeiro diretamente no deck da piscina, em alto estilo.
6 – Pesquise sobre as paradas com antecedência – e reserve suas atividades em terra antes da viagem
Se o seu cruzeiro inclui paradas em algumas cidades, vale muito a pena antes de embarcar fazer uma pesquisa sobre as atividades disponíveis, e o que dá realmente tempo para conhecer durante a parada de cruzeiro.
Na minha opinião, existem 4 tipos de pessoas numa parada de cruzeiro:
- as que preferem nem sair do navio, e ficar curtindo o barco nesse tempo.
- os corredores, que programam um itinerário super corrido, tentando conhecer o máximo da cidade naquelas 8h de parada.
- os perdidos, que não tem a menor ideia do que fazer na cidade, e acabam não aproveitando nada, ou caindo em algum passeio pega turista ao desembarcar no porto
- os planejadores, que vão ler sobre a cidade antes de desembarcar, e planejar um roteiro sem correria, focado em poucas e boas atividades.
Eu me considero no grupo dos planejadores. Gosto de aproveitar o barco durante na navegação, mas nas paradas adoro desembarcar e conhecer um pouco as cidades!
Para fazer isso da melhor forma, o ideal é pesquisar antes sobre a cidade.
Eu escolho uma pequena quantidade de passeios que me interessam no destino, faço pesquisa de preço e leio avaliações de outros viajantes sobre os trabalhos dos prestadores de serviço.
Com isso, faço as escolhas dos passeios previamente, e até já faço reservas antecipadas, para garantir meu lugar e um preço bom.
Ah, e outra coisa: lembre de ajustar seu relógio para o horário local!
Especialmente se você estiver viajando entre locais com fuso horário diferente, lembre de conferir a hora no seu celular e relógio ao desembarcar, para não perder a hora dos passeios e da volta para o navio.
7 – Custos no navio: confira o que está incluso na sua tarifa
Uma das coisas mais importantes em uma viagem de navio é conferir o que está incluso na sua tarifa e o que será cobrado a parte.
Em geral, as tarifas incluem acomodação, atividades de entretenimento e refeições.
Geralmente você paga a parte por serviços como lavanderia, telefone, internet, cabeleireiro, spa, excursões em terra, taxas portuárias e gorjetas.
Confira na sua tarifa o que está ou não incluso, para fazer uma viagem mais consciente sobre seus gastos extras, e considere a soma desses gastos no valor final da sua viagem de cruzeiro.
Para os custos extras no navio (e também para suas compras nas cidades de parada em um cruzeiro internacional), é importante levar dinheiro ou um cartão de crédito habilitado para compras internacionais.
8 – Cruzeiro internacional? Coloque seu telefone em modo avião
Se tem uma coisa que você não quer, é voltar para casa com uma conta de telefone gigantesca por causa do roaming internacional.
Ao entrar no navio para seu cruzeiro internacional, lembre de colocar seu telefone em modo avião e, quando precisar, use a rede wi-fi do navio para ver vídeos, conversar por aplicativos e alimentar suas redes sociais.
Outra opção é falar com sua operadora de telefone para conferir quais são suas opções de pacote para roaming internacional em viagem de cruzeiro.
9 – Aproveite as atividades do navio no seu ritmo
Num cruzeiro, você sempre vai receber a programação do dia, um cronograma com os horários e locais das atividades disponíveis: festas, eventos, aulas, shows, promoções, hora das refeições e as paradas do navio naquele dia da viagem.
Com essa informação, você consegue se programar sobre o que você vai fazer em cada dia.
Em alguns barcos, é possível que você receba uma programação super extensa, com diversas opções disponíveis.
Tudo parece tentador e interessante, e o primeiro impulso é tentar montar um roteiro onde você consiga encaixar tudo.
Respire, entenda que é preciso escolher. Você não precisa correr para fazer tudo, nem estar em todos os lugares.
Por isso, marque as atividades que mais gostou e programe seu dia para se divertir e aproveitar as atividades que tem mais a ver com você.
Pronto para sua primeira viagem de cruzeiro?
Com essas dicas, agora é só começar a planejar sua primeira viagem de cruzeiro!
Estou curiosa aqui para saber: qual vai ser o seu destino escolhido? Qual é a sua viagem de cruzeiro dos sonhos?
Nota: Este post é um publieditorial. Para saber mais, leia a política de monetização do blog.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: AMBRA FALCONI por Pixabay
Adorei as dicas. Pretendo fazer um cruzeiro sozinha, pois nunca viajei de navio. Mas estou bem animada!
Que legal, Eliana.
Espero que você realize seu sonho em breve e que seja uma viagem incrível!
Grande Abraço