Trem para Machu Picchu: como comprar? Vale a pena?

Machu Picchu fica bem longe de Cusco, e uma das coisas mais importantes para quem está fazendo esse roteiro é decidir como chegar em Machu Picchu.

Nesse post, vamos falar sobre as principais formas para você chegar em Machu Picchu, e descrever em detalhes tudo que você precisa saber sobre a viagem de trem para Machu Picchu.

Como comprar os bilhetes, onde pegar o trem, quanto tempo dura a viagem, e mais: vamos falar também da nossa experiência viajando com o trem Vistadome da Peru Rail.

Preparados? Então vamos nessa!

Como chegar em Machu Picchu: 3 formas de se deslocar

Há 3 principais formas: a trilha inca, o caminho da hidrelétrica e o trem para Machu Picchu.

E não precisa muita pesquisa para descobrir que, entre essas 3 formas de viajar, o trem até Machu Picchu é a maneira rápida e com menos risco de perrengue para chegar na lendária cidadela inca.

Além disso, a viagem de trem para Machu Picchu tem o bônus de percorrer paisagens lindas, cruzando o Vale Sagrado. É um momento único para relaxar em sua poltrona e apenas curtir a paisagem.

No entanto, nem tudo são boas notícias. A viagem de trem para Machu Picchu não é o jeito mais barato de fazer o percurso.

O caminho da hidrelétrica costuma ser o mais econômico, mas se você não curte muito trilhas, pode não ser a melhor opção para você.

A viagem de trem é confortável e vai valer o investimento se caminhar longas distâncias não faz o seu perfil de viagem.

Como funciona o trem para Machu Picchu

Embora a viagem de trem seja a maneira mais fácil de chegar até Machu Picchu, preciso dizer que nem tudo é tão simples.

Primeiro: o trem até Machu Picchu não te leva até Machu Picchu mesmo.

Ele te deixa na estação de Águas Calientes, a cidade que serve como base para os viajantes que estão a caminho da cidade perdida dos incas.

Viagem de trem para Machu Picchu - Peru Rail

De lá, é preciso seguir até o topo da montanha onde se esconde Machu Picchu.

Você vai fazer isso em um ônibus (com saída de Águas Calientes), ou em uma trilha a pé. O ônibus também é pago, e o mais indicado é que você compre o bilhete com antecedência.

Reserve aqui:
– Ingresso para Machu Picchu

Bilhete de ônibus Águas Calientes – Machu Picchu
Combine: ingresso + ônibus

Onde pegar o trem para Machu Picchu: estações de trem

É preciso ficar atento, pois há várias estações de trem que fazem parte dessa ferrovia do trem para Machu Picchu.

Além da estação final de Águas Calientes, que será seu ponto final, há outras quatro opções de estações de trem na região, que podem ser seu ponto de embarque:

Estações em Cusco e arredores:

– Estação San Pedro Cusco

Essa estação geralmente é a primeira opção dos viajantes, pois fica em Cusco, a poucos passos da Plaza de Armas (em torno de 700 metros de caminhada).

Essa estação é a mais recente, tendo sido inaugurada em 2019, depois de uma ampliação de rede ferroviária.

Com certeza, essa é a opção mais conveniente de todas, já que você que está em Cusco pode chegar na estação até mesmo a pé (fica a 700m. da Plaza de Armas de Cusco), perto do Mercado de San Pedro.

– Estação Wanchaq

Esta estação fica no final da Avenida El Sol em Cusco, a cinco minutos de carro da Plaza de Armas.

Essa estação é operada apenas pela Peru Rail, e daqui partem dois serviços:

– transporte bimodal para Machu Picchu
– trem para o lago Titicaca (partida algumas vezes na semana)

– Estação Poroy:

Fica a apenas 10km do centro de Cusco, a cerca de 25 minutos de carro / táxi / Uber.

Lembrando que, no caso do táxi, você sempre vai precisar negociar o valor da corrida com o motorista. Considere um valor médio de 10 dolares pela corrida.

A viagem de trem de Poroy a Águas Calientes dura 3h50min de trem.

No entanto, os trens que saem de Poroy são menos frequentes e geralmente custam mais caros. Outro detalhe: a estação de Poroy permanece fechada durante alguns meses do ano (normalmente, de janeiro a abril).

Nessa época, as empresas disponibilizam um ônibus que faz o percurso de duas horas entre Wanchaq (a 5 minutos do centro de Cusco) até Ollantaytambo, no Vale Sagrado.

Em Ollantaytambo, os turistas seguem de trem até Águas Calientes (serviço bi-modal).

Estações no Vale Sagrado dos Incas:

Estação Ollantaytambo

Fica a cerca de 60km de Cusco, na cidade histórica de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas; era a opção mais utilizada pelos viajantes antes da inauguração da estação em Cusco.

Em Ollantaytambo, há mais opções de horários de trem para Machu Picchu, além de os preços serem mais em conta.

O trajeto de Ollanta a Águas Calientes leva 1:40h de trem.

E como chegar em Ollantaytambo?

Por sua vez, Ollanta fica a quase 2 horas de distância de Cusco. Para chegar lá, você pode contratar um transfer desde Cusco (ou parar na cidade durante o tour do Valle Sagrado, como a gente fez).

Outra opção é pegar uma van de transporte de passageiros ou um dos ônibus de linha convencional, que comunicam as cidades (saídas da rodoviária de Cusco).

– Estação Urubamba

Essa estação no Vale Sagrado recebe muito menos partidas do trem para Machu Picchu. Os trens de Urubamba costumam parar em Ollantaytambo para pegar mais passageiros antes de seguir para Machu Picchu.

Empresas: Inca Rail ou Peru Rail?

Existem duas empresas que operam o trem para Machu Picchu: A Inca Rail e a Peru Rail.

As duas empresas oferecem um serviço de qualidade bem similar, mas a Peru Rail oferece muito mais opções de horários que a Inca Rail.

Viajamos em setembro, então as duas linhas (Poroy – Águas Calientes | Ollanta – Águas Calientes) estavam funcionando. Fique atento aos meses que a linha Poroy – Águas Calientes não opera (normalmente, janeiro a abril).

O que determinou nossa escolha foi o preço e os horários do trem para Machu Picchu!

Viagem de trem para Machu Picchu - Peru Rail

Existem diversos tipos de trem, muitos horários e cada horário tem um preço, que parece variar pela lei de oferta e procura.

Na hora de comprar a passagem de trem para Machu Picchu, o melhor é pesquisar e reservar tudo com antecedência.

É a melhor opção para garantir a passagem com os menores preços! Na hora de escolher, compare os horários e o tarifário de cada empresa!

Tipos de trem para Machu Picchu

Cada empresa prepara um pacote de serviços e oferece passagens com diferentes tarifas. Dependendo de quanto você está disposto a pagar, você pode ter uma experiência bem exclusiva em Machu Picchu!

Os preços variam para alta e baixa temporada e um mesmo trem de certa classe pode apresentar duas ou mais tarifas, dependendo da procura por certo horário.

Os horários mais disputados acabam mais rápido, e costumam custar mais! Reserve com a máxima antecedência possível seu assento.

Trens da Peru Rail:

A Peru Rail oferece três tipos de tarifa:

 Belmond Hiran Bingham: tarifa mais cara, que oferece o pacote mais completão, com direito a decoração típica dos trens Pullman anos 20, bar a bordo, ingressos, guia e ônibus para Machu Picchu incluídos, entre outras coisas que o dinheiro pode comprar;

Trem Vistadome: nossa escolha, com lanche incluído e janelas panorâmicas. Não tem bar nem guia e as entradas para Machu Picchu não estão incluídas);

Trem Expedition: serviço praticamente igual ao Vistadome, mas com a janela menor.

O Belmond é o trem mais caro, e o Expedition o mais baratinho da Peru Rail.

Trens da Inca Rail:

Também são três tarifas na Inca Rail: 

Presidencial Class Train: um vagão de luxo exclusivo para o grupo, com garrafa de champagne de boas-vindas, janelas amplas, open bar, menu refinado com produtos locais, música ambiente.

O serviço é sob-demanda. É só você pagar que eles fazem qualquer trecho, em qualquer dia do ano;

First Class: serviço com música ao vivo, menu gourmet, coquetel de boas-vindas e entradas para Machu Picchu incluídas;

Executive Class: janelas amplas, música ambiente, bebidas quentes e frias.

Quanto custa a viagem de trem para Machu Picchu?

A viagem de trem para Machu Picchu pode custar desde U$50 a U$500, dependendo do tipo de trem, da empresa escolhida e do valor da tarifa para o horário da sua viagem.

Se a viagem de trem fosse o único investimento, vá lá. Mas conhecer Machu Picchu acaba sendo um sonho caro.

Se você somar os gastos com deslocamento, bilhete de entrada no parque arqueológico de Machu Picchu, passagem de ônibus para ir de Águas Calientes a Machu Picchu, reservas de hotéis, seguro viagem

Por isso, muita gente escolhe economizar no deslocamento, indo até Machu Picchu no confuso percurso de van, seguido pela trilha da hidrelétrica até Águas Calientes.

A gente pesou os pós e contras de cada opção, e no fim decidimos ir de trem até Machu Picchu.

Viagem de trem para Machu Picchu: vale a pena?

O meu sonho de viagem seria chegar até Machu Picchu do modo ‘mochileiro raiz’, percorrendo por vários dias a antiga trilha inca até a cidade perdida.

Achei linda experiência de 48 km em 4 dias na Trilha Inca que o pessoal do blog Ligado em Viagem publicou, e se tivesse mais um pouco de tempo no Peru com certeza embarcaria nessa aventura.

Mas as condições da nossa viagem eram um pouco diferentes. Teríamos 25 dias para cruzar a América do Sul, do Peru até o Chile.

Já no planejamento, percebemos que economizar um pouco de tempo no trajeto Cusco – Machu Picchu era uma das nossas prioridades.

Além disso, o Peru era apenas o início da nossa jornada e a gente não queria gastar todas as fichas com o cansaço e a altitude assim, de cara.

Por isso, o trem para Machu Picchu entrou para nossa lista de prioridades.

Veja os principais motivos que levaram a gente a viajar de trem até Machu Picchu:

Tranquilidade

Essa foi uma viagem longa, na qual conhecemos 3 países (Peru, Bolívia e Chile). Não seria boa ideia tentar encaixar a antiga trilha inca, que leva vários dias, dentro do nosso cronograma de 25 dias de viagem.

A gente conheceu Machu Picchu no dia 9, e acredite: nessa altura da viagem, a gente já estava bem cansado de subir e descer degraus em antigas ruínas incas. Contar com o trem para nos levar e nos trazer foi um respiro de alívio!

Economia de tempo

Dentre as opções disponíveis, o trem é um dos meios de transporte mais rápidos para ir e voltar de Machu Picchu.

Prevenir o mal de altitude

Eu viajei com muito medo do mundialmente temido soroche.

Nos primeiros dias em Cusco, fizemos a trilha da Montaña de Colores e foi uma experiência desafiadora.

Como sofri de asma boa parte da vida, achei melhor poupar meu corpo do esforço físico de mais uma trilha pesada na altitude peruana. Só esse já seria um excelente motivo para escolher o trem para Machu Picchu.

Segurança

Os motoristas e o trânsito sem regras no Peru já tinham assustado a gente em Lima (leia mais aqui sobre o trânsito em Lima).

A trilha da hidrelétrica, um dos caminhos mais em conta e mais procurados para chegar a Machu Picchu, tem deslocamento de carro e van pelas estradas sinuosas da região.

Viagem de trem para Machu Picchu - Peru Rail

Tive uma amiga muito próxima que me assustou quanto a pontualidade e a segurança desse percurso.

E quando chegamos em Machu Picchu de trem, encontramos várias pessoas que tinham feito o trajeto de van e estavam bem assustadas com as curvas do caminho até a hidrelétrica.

Algumas inclusive procurando comprar bilhetes de trem para a volta. Foi aí que tivemos certeza de ter feito a melhor escolha com o trem para Machu Picchu!

Como comprar passagem de trem para Machu Picchu: passo-a-passo

Para pesquisar o preço e os trens disponíveis nas suas datas de viagem, basta visitar os sites das empresas Inca RailPeru Rail.

Você pode realizar todo o processo de compra de passagem de trem para Machu Picchu online!

1- O site da Inca Rail oferece uma versão em Português. Altere o idioma do site caso ache necessário. O site da Peru Rail só oferece as opções inglês e espanhol.

2- Na página inicial do site da Inca RailPeru Rail está disponível uma caixa de pesquisa.

Realize a busca selecionando o número de passageiros, a data e os trechos desejados (origem e destino).

Não esqueça de indicar se você quer procurar passagem de ida e volta (round trip) ou só de ida (one way).

3- A tela vai exibir os resultados obtidos (horários e tarifas) para a sua data. Opções que aparecem como Não disponíveis (No availability) já estão esgotadas.

Compare as tarifas e horários entre as duas empresas e escolha a melhor opção para a sua viagem.

4- Com a escolha feita, selecione a opção desejada no site. Nos casos de round trip, é preciso selecionar os horários pra ida e para volta. Os sites não permitem realizar marcação de lugares.

Mas comprando com muita antecedência existe uma chance maior de pegar os lugares mais na frente. Pelo que parece, eles vão ocupando os lugares com as reservas por ‘ordem de chegada’.

5- Em cada passagem, você vai preencher o nome do passageiro que vai utilizar o bilhete. Não é permitido trocar a identidade do passageiro, porque eles conferem o passaporte no embarque.

6- Confira os valores e realize o pagamento. Os dois sites aceitam cartões das bandeiras Visa e Mastercard.

7- Você receberá um email de confirmação da compra das passagens, com o código numérico do seu bilhete. Não esqueça de imprimir esse documento e levar na sua viagem, para embarcar com tudo certinho!

Outras formas de comprar o bilhete de trem para Machu Picchu:

Você também pode comprar o bilhete de trem para Machu Picchu com as agências de Cusco, que oferecem pacotes incluindo esse e outros passeios.

O problema de comprar lá é o preço. Geralmente eles aproveitam a oportunidade e acabam cobrando mais caro.

Ou mesmo por ser uma compra de última hora, a alta procura e a necessidade de urgência fazem os preços subirem.

Outra opção é analisar o site de empresas de turismo online que oferecem venda de bilhetes de trem junto com os passeios de um dia em Machu Picchu, como a Get Your Guide.

Compare os preços e o que é oferecido em cada pacote, para não perder dinheiro. O pacote com certeza é mais cômodo, mas nem sempre é a opção mais barata. Pesquise!

Nossa experiência com o Trem Vistadome da Peru Rail

Nós tivemos uma experiência muito boa no trem Vistadome da Peru Rail.

Pagamos 69 dólares pela passagem de ida Ollanta-Águas Calientes, e 83 dólares pelo bilhete de volta Águas Calientes-Ollanta.

Nosso trem estava marcado para sair da estação de Ollanta às 13h27min. Chegamos mais cedo para almoçar no excelente restaurante El Albergue.

Esse é um dos mais recomendados restaurantes da cidade e fica dentro da estação. A comida estava mesmo ótima, mas o preço é um pouco mais caro que no centro da cidade!

Restaurante El Albergue - Viagem de trem para Machu Picchu - Peru Rail

As partidas dos trens foram extremamente pontuais, partimos e chegamos no destino dentro do horário previsto. 

O trem é bastante confortável. As cadeiras são acolchoadas, com uma mesa em frente para as refeições. Em cada mesa cabem 4 passageiros. Nós conseguimos um lugar na terceira mesa – a melhor vista é na primeira, que tem uma janela frontal e uma lateral.

No trem há um bagageiro para mochilas maiores, embora eles alertem que não é permitido viajar com grandes volumes.

Honestamente, não tem mesmo muito espaço dentro do trem para guardar as coisas. Mesmo assim, encontramos algumas pessoas viajando com o mochilão.

Como eramos dois, as cadeiras em frente na nossa mesa foram ocupadas por dois viajantes desconhecidos.

Como não é possível marcar lugar no trem para Machu Picchu, o ideal para quem viaja em grupo é comprar tudo junto, para aumentar a possibilidade das reservas serem em assentos próximos.

As janelas panorâmicas são bem grandes e dão uma vista linda do cenário, que por sinal é espetacular!

Quase o tempo todo vamos margeando um rio, com lindas quedas d’água e várias ruínas incas no caminho! Tanto na ida quanto na volta, eles ofereceram um lanche, chá ou bebida gelada.

Saiba mais:

A título de comparação, você pode conferir a experiência do pessoal do blog Ninho da Jiripoca viajando até Águas Calientes com a Inca Rail.

Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail
Viagem de trem para Machu Picchu - Peru Rail
Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail
Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail
Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail

Na ida, o sistema de som vai informando cada etapa do percurso e o que vamos vendo no caminho.

Na volta, tivemos um show cultural típico, com fantasia e tudo!

E também assistimos um desfile de roupas de alpaca bebê. Os modelos eram os assistentes da empresa e é possível comprar as peças ali mesmo!

Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail
Viagem de trem para Machu Picchu - Vistadome - Peru Rail

Aprovamos e recomendamos o trem para Machu Picchu!

A viagem foi tão agradável que nem pareceu que ficamos exatamente 1h40min no trem.

Uma experiência muito boa: rápido, eficiente, com lindas paisagens pra deixar tudo ainda melhor!

Quer uma opção mais em conta? O blog Caminhos me levam mostrou aqui como é a trilha da hidrelétrica para Machu Picchu!

Quer saber mais o mochilão pela América do Sul?

Leia aqui nosso roteiro completo de 26 dias pela América do Sul, carregando apenas uma mochila nas costas e muita vontade de conhecer o mundo!

Você também não pode perder nosso roteiro em Cusco até Machu Picchu, detalhado com tudo que você precisa para fazer essa viagem por conta própria.

Planeje sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Eliete Rosado disse:

Amei suas dicas, mas fiquei com uma duvida: a visita ao parque obrigatoriamente deve ser com guia. Já tenho ingresso, mas como
Contratar o guia e qual valor?

Lila Cassemiro disse:

Oi, geralmente você consegue contratar guias diretamente na porta do parque. Há guias privativos e em grupo, e você pode negociar o valor diretamente com o guia, dependendo da modalidade.

MUCIO BARBOSA BRETAS disse:

SIMPLESMENTE MARAVILHA!

Lila Cassemiro disse:

Felizes que curtiu o conteúdo 😀

Carlos Oliveira disse:

Adorei as dicas! Estarei indo em Junho, com fé em Deus.
Uma dúvida quanto ao trem é que no site da Perurail há a opção saindo de San Pedro, que fica bem perto do centro histórico de cusco. Entretanto aqui diz que não há essa opção, somente a Poroy (tratando-se da mais próxima de cusco). E agora?:)

Rafael Cassemiro disse:

Oi Carlos, Quando fomos para o Peru não existia essa opção saindo de San Pedro, e fica realmente muito perto da plaza de armas.
Vi também que esse trem tá na escala somente entre maio e dezembro, com um preço bem competitivo comparado com as saidas de ollanta e poroy, mas com a grande vantagem de não precisar de um deslocamento adicional.
Se os horários dele te atendem, vale muito a pena escolher essa opção na sua viagem!
Vamos atualizar o post incluindo essa nova opção.
Grande Abraço e boa viagem!

Elaine disse:

Bom dia, de águas claras até Machu Picchu o caminho e a pé?, Esse horário de trem que vcs pegaram foi um horário bom?
Vou em agosto de 2023

Rafael Cassemiro disse:

Oi Elaine, O trajeto de Aguas Calientes até a entrada de Machu Picchu pode ser feito a pé (trilha e escadaria – cerca de 1h de subida), ou de ônibus, que custa 24 dolares ida e volta.
na ida, fomos a tarde, para dormir em aguas calientes, e subir cedinho para Machu Picchu, o horário da volta ficou um pouco corrido pra sair de MachuPicchu e chegar na estação, mas chegamos em Cusco no fim da Tarde/Inicio da Noite.
Para aproveitar mais MachuPicchu, eu reservaria um horario do trem um pouco mais tarde.

Grande Abraço e boa viagem!

FLAVIA disse:

BOA NOITE SUA EXPERIANCIA ME AJUDOU MUITO, ESTOU INDO PARA O PERU EM SETEMBRO, ME TIRA UMA DUVIDA: EU POSSO ESCOLHER O LADO QUE QUERO ME SENTAR QDO EU FOR TROCAR O BILHETE:SE SIM QUAL O LADO DIREITO OU ESQUERDO QUE VAI BERANDO O RIO? OU OS DOIS TEM RIOS?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Flávia,
Na ida para Aguas Calientes, o rio fica do lado esquerdo, na volta do lado direito do trem.
Não lembro se na compra online escolhemos o assento, ou foi alocado automaticamente pelo sistema
Grande Abraço e boa viagem

Alessandra de Souza disse:

Lila , muito obrigada por compartilhar suas experiências , maravilhosas !!! Irei com minhas filhas em Julho para Machu Picchu e estou com uma dúvida , se puder me ajudar te agradeço . Na volta de Águas Calientes para Cusco , a única opção que tenho é o trem ?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Alessandra,
A viagem entre Cusco e Aguas Calientes tem 2 opções, o Trem (mais rápida, mais confortável e mais segura), ou ir de Van até a hidreletrica (7hs de viagem) e de lá seguir caminhando pelos trilhos por cerca de 3hs até aguas calientes (é bem mais barato, mas não sei se é a vibe da sua viagem), na volta, você precisa fazer o mesmo trajeto a pé para encontrar a van no mesmo ponto que ela te deixou e mais o trajeto até Cusco de volta.
O valor da Van é bem menor que do trem, mas não sei se vale a pena o risco e o esforço.
Grande Abraço e Boa Viagem!

Veronica disse:

Que legal!!! Achei o post muito interessante porém estou com mil dúvidas!!! Comprei um pacote pelo HURB 3 noites em lima e 3 em Cusco (ficaremos hospedados lá). Qual seria minha melhor opção para ir a Macchu Picchu em um dia? E qual seria outra opção de passeio já que ficaremos 3 noites? Quero aproveitar ao máximo esses dias…

Rafael Cassemiro disse:

Oi Veronica, Para ir em MachuPichu considerando que todas as noites você vai dormir em Cusco, o ideal seria pegar o trem o mais cedo possivel e visitar no periodo da tarde, voltando no fim da tarde/Noite.
Para os outros dias, você pode incluir os tours pelo vale sagrado, temos esse post aqui com detalhes dos tours Vale Sagrado dos Incas: como funciona o tour (e como nós fizemos)

Grande Abraço e boa Viagem!

Patty disse:

Olá!! Deixa te perguntar… Estou indo para o Peru dia 09/10 e quero comprar por conta tanto a entrada para Machu Picchu quanto o transporte. Minha dúvida é: se compro a entrada para Machu Picchu para as 07:00 da manhã, qual horário aprox. devo comprar para o transporte??

Rafael Cassemiro disse:

Oi Patty, Para entrar em Machu Picchu pela manhã, você precisa pernoitar em Aguas Calientes, indo de trem no dia anterior.
Para o Ônibus que leva de Aguas Calientes para a entrada de Machu Picchu, você precisa chegar na fila dos ônibus por volta das 4h30 da manhã!
Grande Abraço!

Larissa disse:

Bom dia Klecia,muito legal o post!! Quero muito fazer uma viagem passando por machu picchu,deserto de sal e atacama. Vi que foi para os 3 lugares,queria muito saber como foi,por onde comecar e como se deslocar entre os lugares. Muito obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

OI Larissa, Contamos o nosso planejamento e também o dia a dia aqui nesse post https://www.fuiserviajante.com/destinos-no-mundo/mochilao-peru-bolivia-chile/ Qualquer dúvida, é só perguntar.
Obrigado e boa viagem!!!

SONIA APARECIDA SOUSA PEREIRA disse:

ola, que bom quantas informações importantes, eu gostaria de saber se o horário da tarde é bom pra visitar Machu Picchu, e qual a ordem que eu tenho que comprar, primeiro o trem e depois o ingresso? obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Sonia, dependendo da época do ano, o periodo da tarde pode estar bem quente e muito ensolarado, e pode ser desconfortável, nós fomos no periodo da manhã e por volta de meio dia já estava muito quente.
o ideal é olhar o valor e horarios do trem e então agendar o parque, para identificar a melhor opção pra você.
Grande Abraço e boa viagem

Sonia gomes disse:

Adorei encontrar vocês aqui na internet, fiz esta viagem em 1982 e era muito difícil as informações. Quero voltar, mas não posso fazer uma viagem muito longa, no máximo uma semana. Preciso de orientação, o que vocês me recomendam?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Sonia, uma semana para uma viagem a Cusco e Machu Picchu é o tempo ideal. 1 dia para a ida, 3 dias em Cusco para o tour do vale sagrado, ida e pernoite em Machu Picchu no 4° dia, visita a Machu Picchu no 5° dia com retorno a Cusco e pernoite e retorno pro Brasil no sexto dia.
Veja os nossos outros posts de Cusco e dá pra ter uma boa ideia dos tours e o que fazer na cidade.
Obrigado pela visita e boa viagem!

olá! vocês estão de parabéns! estou pesquisando em sites desde quando decidimos a nossa lua de mel e até agora não tinha achado um tão completo igual o de vocês. parabéns mesmo pela qualidade e atenção conosco!
Queria um pouco de dicas rs. viajamos dia 14/06 (bem cedo) e chegamos na parte da tarde. vamos ficar até o dia 21. vamos para aguas calientes dia 18 (hotel já alugado) e ir pra machupichu dia 19.
minhas duvidas são: planejar algo para fazer no dia da ida para aguas calientes?
vi em alguns blogs relatos do pessoal passeando e ficando por ollan para pegar o trem. é vantagem fazer passeio no dia da ida para aguas calientes?
Na volta eu vi vcs respondendo sobre voltar pra ollan e pegar uma van. essa van fica disponivel sempre? desde já obrigado pelas dicas e sucesso!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Samuel,
Quanto às suas dúvidas:
Caso o seu trem saia de Ollanta no fim da tarde/noite, vocês podem fazer o tour do Vale Sagrado, chegando em Ollanta por volta das 15hs, dando tempo de visitar o sitio arqueológico e ir pegar o trem em seguida. Nós dormimos em Ollanta e pegamos o trem no dia seguinte para Aguas Calientes. A principal vantagem de fazer o vale sagrado no dia do trem para Aguas Calientes é aproveitar o “transfer” até a estação.
Na volta de Aguas Calientes, logo após a saída da estação de Ollanta você verá os motoristas chamando passageiros para as Vans(que ficam em um estacionamento próximo), são muitas Vans e saem praticamente a cada 15 minutos ou assim que a van lota.
Obrigado pela Visita e boa viagem.

Taís disse:

Olá, parabéns pela página! Estou tentando comprar passagens para o Vistadome, saindo de Cusco, ida dia 11/04/2018 e retorno dia 12/04/2018 (nessa época a estação próxima a Cusco está fechada e eles informam que nos levam de ônibus até Ollanta) mas o site diz “Not found”. Vocês sabem informar se é porque já estão esgotadas? Obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Olá Taís, Obrigado pela visita.
Consultei o site agora, e para as datas que você informou tem disponibilidade do Vistadome31 para ida e Vistadome32 para volta.
Faça a pesquisa pela pagina inicial da Perurail (e não na consulta de horarios do vistadome), coloque em Destination “Machu Picchu” em Route “Cusco>Machu Picchu”, coloque as datas e quantidade de passageiros.
Vai aparecer todas as opções disponiveis, Expedition, Hiram Bingham e Vistadome31 e 203, e os equivalentes para a volta.
Pesquisei para 9 passageiros e estão disponíveis.
Abraços e boa viagem.

Elyda Niandra disse:

Estou tentando comprar uma passagem pela INCA RAIL e lá pede para escolher alguns documentos, entre eles passaporte ou DNI- PERU. Somente eu tenho passaporte, meu namorado não. Esse DNI- PERÚ é apenas a identidade de pessoas que moram no Perú? É obrigatório o passaporte para a compra do bilhete?

Elyda Niandra disse:

Estou tentando comprar passagens pela INCA RAIL e lá pede passaporte ou DNI- PERU. Eu tenho passaporte mas meu namorado não. Esse DNI – PERÚ é só para peruanos?

Rafael Cassemiro disse:

Olá Elyda,
O DNI – Peru é apenas para Peruanos, no caso do seu namorado, no campo I.D., selecione “other”, coloque o numero do RG dele e selecione a nacionalidade como Brasil.

Abraços e boa viagem

Klécia disse:

Oi Patrícia! Fica a vontade para passar por aqui sempre! No que a gente puder te ajudar, estamos a disposição! E tenha uma ótima viagem!

Patrícia disse:

Olá Klécia, bom dia! Muito obrigada pelos seu pronto retorno… são dúvidas que vão surgindo ao longo da montagem do roteiro e vamos buscando as informações para nos guiar! Já li o post indicado e só tenho a agradecer pelas informações super mega atualizadas. Parabéns e mais uma vez obrigada. Um forte abraço

Fabio Maschietto disse:

Olá, tudo bem? Acho que foi um dos relatos mais completos sobre o trem que leva a MP. Gostei bastante. Só uma duvida que fiquei: compensa comprar as passagens e até a entrada ao parque ainda aqui pelo Brasil com antecedencia ou fechar um pacote nas agencias de Cusco mesmo? Leio diariamente relatos, alguns falam que compensa comprar lá, porem a maioria é de pessoas que viajaram a mais de 2 anos atras, ou seja, agora o sistema é um pouco diferente e os preços também.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Fábio, nós decidimos por comprar antecipado para poder garantir a data da visita dentro do nosso planejamento.
Encontramos com várias pessoas que compraram lá nas agencias sem muito problema, se sua viagem for em baixa temporada, acredito que você não teria problema com os ingressos, mas talvez não teria muita opção de horario e valor dos trens pra escolher, precisando ajustar a data à essa disponibilidade.
Abraços e Boas Viagens.

Patricia disse:

Oiê, bom dia! Estou em fase de planejamento de roteiro pois viajo em abril… as duas grandes dúvidas que tenho em relação ao trem são: vale mesmo comprar o Vistadome… acho a diferença muito significativa! A outra é em relação ao horário de retorno do trem, qual horário vocês recomendam o retorno? Já está valendo a regra de poder ficar somente até as 12h no parque? Obs: vou subir a montanha machu picchu, imagino que devo chegar no topo por volta de 11:30 ficar até as 12h (horário permitido), levar em torno de 1h para descer…

Klécia disse:

Patrícia, há duas vantagens no vistadome: a primeira é a vista, privilegiada pelas janelas. A segunda é o lanche, que não é oferecido gratuitamente na classe executiva da Peru Rail. Mas se você quer economizar, eu abriria mão sem pensar duas vezes desses ‘privilégios’. A janela menor ainda te dá uma vista lá de fora (especialmente se você sentar do lado esquerdo do trem, indo pra Águas Calientes, a vista é linda em janela pequena ou grande!). E a viagem nem é tão longa assim, que você não aguente sem o lanche. Então se o preço compensar, vale a pena pegar o mais barato sim!
Sobre o retorno, nosso trem voltou perto das 14h. Pra ser sincera, foi meio apertado sair da cidadela de Machu Picchu perto de 12h, pegar o ônibus (e a fila para embarcar), chegar no centro de águas calientes, pegar a mala no hostel e embarcar no trem. Um trem as 15h seria mais confortável, até para almoçar com calma. Mas voltar de dia foi ótimo, para pegar a estrada até Cusco (fizemos de van, que pegamos na saída da estação de Ollanta) ainda com luz do dia. Sobre a saída de meio-dia, não está valendo não. Não aparece ninguém lá pedindo para a gente sair da cidadela quando acaba o turno da manhã. Se você vai subir a montanha, quando voltar ainda pode fazer uma reentrada na cidadela, desde que seja antes do horário da manha acabar (antes de 12h). Contamos mais sobre as regras de visitação (o que está no papel e o que está valendo) no post https://www.fuiserviajante.com/destinos-no-mundo/novas-regras-machu-picchu/. Qualquer dúvida pode perguntar! E boas viagens 🙂

Julia disse:

Oi, Klécia. Mto boas as dicas de vcs, mas ainda há uma pergunta: esse retorno de Ollanta para Cusco é tranquilo, tem saídas com frequência ou também precisamos reservar com antecedência? Acha que compensa, na volta, pegar o trem direto p Poroy?

Klécia disse:

Oi Julia. A oferta é bem grande, são várias vans que fazem lotação mesmo sabe? Acho que éramos os únicos turistas na nossa, viajamos com muitos locais. Achei que compensou bastante pelo preço e rapidez, mas eu escolheria só pra voltar de dia, porque não gosto muito das estradas a noite no Peru. Segurança nunca é demais.
Se você escolher ir até Poroy, vai precisar de toda forma ainda pagar um taxi ou uma van pra te levar até Cusco 🙂

Adorei seu post! Iria adorar uma descrição assinantes de viajar… Fiquei com tanta duvida de qual empresa escolher… Obrigada por citar o Ninho de Jiripoca! 🙂

Adorei seu post! Teria adorado saber de todos esses detalhes antes de ir! Fiquei numa duvida enorme sobre qual empresa escolher… Obrigada por citar nosso post! 😉

Chronosfer disse:

nossa ida a Machu Picchu foi há muito tempo atrás (1985), quando as dificuldades de deslocamentos, informações eram colhidas momentos antes, e era uma aventura. sair de Cusco ainda noite em um trem comum, preço mais barato, 30 minutos de sobe/desce pra embalar e subir a montanha e depois descer, chegar em Águas Calientes, então um “pueblo chico”, e seguir até o pé de onde está a cidadela inca era um sonho com imagens inesquecíveis. depois, um ônibus subia até as ruínas e no meio do caminho aparecia um fantasiado “pregando sustos” nos passageiros. esta viagem até lá, desde a saída aqui em Porto Alegre, vale um livro por tudo o que vivemos e passamos. fico feliz ao ler teu relado, tuas informações preciosas, as fotos que mostram o quanto está moderno o sistema, e me faz voltar no tempo, quando tudo era no vamos ver o vai acontecer, quase tudo decidido no momento. parabéns, Klécia, fico feliz pelo post, por teres conhecido um dos lugares mais fantásticos do mundo e dividir conosco tua experiência e informações. um grande e carinhoso abraço.

Klécia disse:

Nossa, fico imaginando a adrenalina da aventura!!! Deve ter sido tão incrivel! Um verdadeiro descobridor!! Quem sabe vemos tudo nesse livro publicado? Eu ia comprar 🙂
Obrigada pelo comentario sempre tão interessante!! Viajei um pouco com você também!

meuguiamundo disse:

Que incrível deve ser essa viagem! Já quero

Klécia disse:

É muito maravilhosa! Você vai adorar!