Quando é a melhor época para ir para o Peru?
Se você está se perguntando quando é a melhor época para viajar para o Peru, a coisa mais importante a saber é que não existe uma resposta única para essa pergunta.
Na hora de planejar uma viagem para o Peru, o primeiro passo é definir quais lugares você pretende conhecer.
O Peru é um país cheio de diversidade, com lugares para visitar espalhados de norte a sul do território. Regiões de floresta, montanhas, vales e desertos. Tem um pouco de tudo isso no Peru
Por isso, na hora de planejar uma viagem para o Peru, é preciso considerar primeiro quais lugares você vai visitar, e então pesquisar qual o clima dessa região na época do ano que será realizada a viagem.
Descobrir o clima do Peru em cada região e época do ano tem impacto até nas roupas que você vai colocar na mala!
Nesse post, reunimos informações sobre a melhor época para viajar para o Peru, região por região. Vamos te falar quando visitar os principais destinos do Peru.
Além de falar sobre o turismo mais convencional, também reunimos informações para quem pretende viajar para o Peru para uma atividade específica, como surfar, visitar a floresta e muito mais.
Navegue pelo post:
- Qual a melhor época para viajar para o Peru (informações gerais)
- Melhor época para ir a Lima
- Melhor época para ir ao norte do Peru
- Melhor época ir ao altiplano peruano
- Melhor época para ir a Arequipa
- Melhor época para ir a Ica e Huacachina
- Melhor época para ir a Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- Melhor época para fazer a trilha da Montanha de 7 Cores no Peru
- El Niño e o clima no Peru
Qual a melhor época para viajar para o Peru?
De uma forma gera, para saber qual a melhor época para viajar para o Peru, você precisa entender que o clima no Peru tem duas estações principais:
– a estação seca, durante o inverno (que vai de abril a outubro), quando chove menos, ou quase nada, e
– a estação úmida, durante o verão (de novembro a março), quando as chuvas aumentam e podem prejudicar os passeios e estradas.
Para quem quer visitar o Peru fazendo aquele roteiro clássico entre Cusco e Machu Picchu, pode considerar que a melhor época para ir ao Peru acontece durante os meses de inverno.
Nessa época, a probabilidade de chuva diminui e você viaja mais tranquilo para pegar as estradas no Peru e fazer os passeios até os sítios arqueológicos do Vale Sagrado – onde você passa o dia caminhando a céu aberto.
No entanto, nem só de Cusco e Machu Picchu vive o turismo no Peru.
É importante citar que, no país, existem vários outros destinos interessantes, e que a melhor época para ir ao Peru depende de quais desses destinos você quer conhecer.
E o clima pode variar muito nas diferentes partes do país, dentro da mesma época do ano. Você precisa planejar sua viagem considerando quais locais no Peru pretende visitar.
Qual a melhor época para ir a Lima, no Peru?
Lima é a capital do país. É uma cidade litorânea que fica bem na região central do Peru. Uma metrópole moderna, com cerca de 8 milhões de habitantes.
Também é um destino para quem gosta de arquitetura e história. O centro histórico de Lima é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e está cheio de lugares interessantes para visitar.
Lima é uma cidade cinzenta. Especialmente durante os meses de inverno, quase sempre há uma fina camada de névoa pairando sobre a cidade, que os locais chamam de “garua”.
Isso acontece devido ao alto nível de poluição que fica retida sobre a cidade, durante boa parte do ano.
Já durante o verão, devido ao tempo mais quente e úmido, há pouca ou nenhuma formação de “garua”, e você vai pode ter sorte e conseguir aproveitar um ou mais dias com sol. As temperaturas ficam sempre acima dos 30 ºC.
Outro detalhe interessante: quase nunca chove na cidade (apenas em poucos dias no ano).
Mas mesmo assim, bem cinzenta, a capital peruana é linda, tem uma cultura maravilhosa e ganha de todos os outros destinos quando o assunto é gastronomia. Ou seja: vale uma visita em qualquer mês do ano.
A capital do Peru dispõe de grande infraestrutura e muitas opções de hotéis e passeios.
Recomendo muito que você se hospede em Miraflores, o bairro com mais estrutura de hotéis e restaurantes, e que oferece bom deslocamento para o resto da cidade.
Onde ficar, ingressos e passeios em Lima
Quando viajar para o Peru para surfar?
Por conta de sua localização privilegiada, a costa do Peru recebe ondulações o ano inteiro, e milhares de surfistas do mundo todo viajam pra lá em busca de ondas.
Desde as praias movimentadas de Miraflores até as praias mais secretas, afastadas do centro da cidade, é possível surfar em Lima durante o ano todo.
Se esse é o seu objetivo em Lima, fique atento que existem diferenças no mar ao longo do ano.
Nos meses de verão (de dezembro a março), há ondas do norte e menos vento. No entanto, as águas estão mais quentes.
Além da capital, o verão também é a melhor época para ir ao Peru se você quer visitar as cidades peruanas de Ica (vamos voltar a ela mais abaixo no texto), a belíssima Paracas e as Ilhas Ballestas.
Além de outros maravilhosos points de surf, você vai encontrar uma infinita lista de atividade turísticas e lindas paisagens.
No inverno, de junho a agosto especificamente, as ondas em Lima vem do sul e costumam ser muito maiores. Por outro lado, a água do Pacífico vai estar muito mais gelada.
Além de surfistas, muitos outros atletas procuram o litoral de Lima por conta dos ventos, e há inclusive uma base para vôo de paraquedas, bem no Malécon de Miraflores.
Esse post (em inglês) tem dicas dos melhores points de surf na província de Lima e arredores, vale conferir: onde surfar em Lima.
Quando viajar para o Norte do Peru?
A Região Norte do país, onde fica a fronteira com o Equador, tem alguns destinos não tão famosos, mas certamente muito interessantes como Tumbes, Máncora, Zorritos e Punta Sal.
O clima nessa região não sofre o efeito da corrente fria de Humboldt, característica da maior parte do país.
Trata-se de uma corrente oceânica de superfície que percorre o Oceano Pacífico e é considerada a corrente mais fria do mundo, apresentando temperaturas entre 7 e 8° C inferior à temperatura média do oceano na mesma latitude.
Por essa razão, a temperatura da água do mar no litoral norte do Peru é mais quente, ao contrário do que acontece no resto da costa.
Com isso, os destinos ao norte do Peru tem a ver com praias e calor. É bem verdade que o Peru não é um destino normalmente procurado por suas praias, que em geral não chegam a ser consideradas bonitas pelos turistas.
Mesmo assim, se você não abre mão de pegar uma corzinha nas férias, o litoral norte do Peru é seu destino.
Essa região do litoral peruano também atrai surfistas, especialmente na praia de Máncora, que é a mais estruturada e mais visitada por locais e turistas no norte do Peru. A temporada de surf nessa parte do país é a mesma que já comentamos para Lima.
Outro destaque da região são os tours para avistamento de baleias jubarte, que passam pelo litoral peruano entre os meses de julho e novembro.
Melhor época para ir ao Peru e pegar uma praia
Dá para pegar praia no litoral norte do Peru no ano todo.
No verão, normalmente os dias são mais longos e quentes, porém de céu encoberto. Já no inverno, o clima fica ainda mais agradável, seco e com poucas nuvens no céu.
Portanto, se o seu interesse maior são as praias do Peru, eu diria que a época do ano mais indicada para visitar Tumbes, Máncora (e todo o Norte do Peru) pega os meses de inverno, do meio de maio até meados de outubro.
A temperatura nessa região do país costuma variar entre 20 °C e 30 °C, e dificilmente fica abaixo de 19 °C ou superior a 32 °C.
A cidade mais procurada pelos turistas para se hospedar ao norte do Peru é Máncora, pela maior estrutura da praia e cidade.
Outra opção de hospedagem, menor mas com estrutura razoável, é a cidade de Tumbes.
A cidade, em si, não apresenta muitas atrações turísticas, porém dá pra fazer alguns passeios legais nos arredores de Tumbes. Um deles é o Hervidero, próximo a Zorritos. É um parque de piscinas termais bem tradicional na região.
Também vale fazer uma visita ao Santuário Nacional Manglares de Tumbes. O local é famoso pela extração de um tipo de conchas negras que só existem por ali.
Quando ir ao Peru para o avistamento de baleias
A região norte do Peru também ficou conhecida como a melhor parte do país para avistar baleias jubarte no Oceano Pacífico.
A temporada de observação de baleias jubarte no Peru vai do meio de julho até o meio de novembro.
As baleias jubarte estão de passagem, vindo da Antártida para acasalar e reproduzir nas águas quentes mais ao norte.
A base para quem quer avistar baleias no litoral norte do Peru é a cidade Máncora. De lá, apenas 10 minutos de carro vão te levar até o local de saída dos barcos, em Los Órganos.
Quando viajar para o Altiplano peruano?
O Altiplano peruano é uma região da Cordilheira dos Andes que está a cerca de 3500m de altitude, já na fronteira do Peru com a Bolívia.
Nessa região ficam algumas das principais atrações do país, entre elas, o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, e o maior lago da América Latina.
A melhor época indicada para visitar o Altiplano peruano, que inclui destinos como Puno e as Ilhas flutuantes de Uros, às margens do Lago Titicaca, além do Complexo Arqueológico de Sillustani, é durante a temporada seca no Peru (meses de inverno).
Você precisa de tempo firme para explorar todas essas atrações, a céu aberto. Por isso, fuja dos meses chuvosos de verão!
Outra opção interessante para essa época do ano é cruzar o Lago Titicaca até a misteriosa Isla del Sol (já na Bolívia), para fazer a famosa trilha inca que corta a ilha de norte a sul.
Fique atento, pois a época mais concorrida para o turismo nessa região são os meses de junho, julho e agosto, que é o período de férias na Europa e América do Norte.
Com a alta estação, muita gente viaja para o Peru e os preços tendem a subir, além de ser mais difícil reservar bons hotéis em cima da hora.
Ah, atenção ao viajar para essa região: no altiplano peruano, a altitude de mais de 2500 metros acima do nível do mar frequentemente é um problema para os turistas.
Leia mais sobre o mal de altitude, o temido soroche.
Se planeja visitar o Altiplano Peruano nos meses de alta estação, pesquise e reserve sua hospedagem com antecedência.
A variação térmica é grande, comumente entre 20 ºC e 2 5ºC durante o dia e próximas de zero ou negativas de madrugada.
Durante o verão também é possível visitar esta região, mas a experiência pode não ser tão agradável, com estradas e trilhas cobertas de lama.
Quando viajar para Arequipa no Peru?
Arequipa, a cidade branca do Peru, é conhecida como um destino que tem mais de 300 dias de sol ao ano.
A cidade está a 2300 metros acima do nível do mar, no entanto fica mais perto do litoral, por isso normalmente os turistas sentem menos o efeito do mal de altitude ao viajar para Arequipa.
Por causa de seu clima desértico em Arequipa, a chuva aqui não é a grande preocupação para escolher a melhor época de viagem.
A melhor época para visitar Arequipa são os meses de inverno, entre abril e outubro, porque o clima fica mais ameno e os dias e claros garantem os passeios.
Onde ficar, passeios na região:
Quando viajar para Ica e Huacachina no Peru?
A melhor época para viajar para o óasis de Huacachina, dentro do deserto de Ica no Peru, são também os meses de inverno.
Assim, você consegue fugir das altas temperaturas e chuvas do verão peruano.
Com suas dunas, a região de Huacachina ficou famosa pelos passeios de sandboard, ou o famoso esqui-bunda aqui no Brasil.
A pequena cidade é vizinha de Ica, e você pode combinar os dois destinos na mesma viagem.
Você pode também fazer bate e volta de 1 dia, saindo de Lima para Huacachina. Para quem tem pouco tempo de viagem, pode valer muito a pena.
A boa notícia é que dá pra visitar Huacachina durante o ano todo, mas é preciso se preparar para o clima de cada época do ano, já que estamos falando de uma região de deserto.
Você vai encontrar as temperaturas mais amenas em Huacachina durante o inverno, de abril a outubro. O clima ainda é quente, mas os dias são mais frescos.
Em junho, durante a noite são registradas as temperaturas mais baixas da região (podendo chegar a 9 – 15 ºC nos dias mais frios).
No resto do ano, o clima começa a esquentar (entre novembro e abril). O mês mais quente é março, e é essencial levar roupas com proteção UV e protetor solar para brincar nas dunas, além de beber muita água.
Chove pouco por lá, em geral nos meses de janeiro a março. Mas a chuva é sempre escassa e não chega a atrapalhar a programação da viagem.
E antes de se aventurar no deserto peruano, lembre de fazer o seu seguro viagem internacional para ir tranquilo!
Onde ficar, passeios na região
Qual a melhor época para visitar Machu Picchu?
A melhor época para visitar Machu Picchu vai de abril até novembro, sendo que julho e agosto são os meses de mais alta temporada (quando tudo fica mais cheio).
A partir de novembro, até março, chove mais na região (meses mais quentes). Por isso, as estradas ficam muito ruins e os passeios e trilhas são mais difíceis de realizar.
Por tudo isso, a sua viagem dos sonhos para Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas será muito mais proveitosa se você viajar durante os meses de inverno.
Porém, fique atento. As temperaturas costumam baixar muito nessa época (podendo ficar negativas durante as madrugadas, especialmente em Cusco durante junho e julho).
Mas por outro lado, os dias costumam ser mais bonitos, com céu azul e são poucas as chances de dias chuvosos.
Os meses menos concorridos dentro da temporada (abril, maio, setembro, outubro e novembro) podem ser uma alternativa.
Você tem menos chance de pegar chuva, e de visitar atrações com mais calma, já que a grande procura dos meses de junho, julho e agosto pode atrapalhar seu planejamento.
Leia também: Como é a visita a Machu Picchu
Pegar dias de sol em Machu Picchu faz toda diferença para fazer as trilhas, pegar estradas e aproveitar o dia ao ar livre nos sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas.
Fique atento: é muito comum aparecer promoção aérea para Cusco e Machu Picchu durante o verão, na temporada de chuvas.
Caso você opte por ir nessa época, precisa estar ciente que poderá enfrentar dias chuvosos e precisará estar bem preparado. Alguns passeios podem não estar disponíveis na época da sua viagem, se houver chuva.
Por outro lado, ao viajar na temporada de chuvas, você pode pegar bons descontos em hospedagem e passeios.
Mais uma questão a ser considerada por quem vai a Machu Picchu durante o verão, é que as altas temperaturas aliadas à intensa subida, podem causar desconforto.
Independente das condições climáticas ou da época do ano, Machu Picchu está aberto para visitação 365 dias por ano. Só fique atento, pois a Trilha Inca fecha em fevereiro para manutenção.
Onde ficar, passeios na região
Quando ir ao Peru para fazer a trilha Vinicunca (Rainbow Mountain / Montaña de Siete Colores)
Se você vai visitar Cusco e Machu Picchu, um outro passeio imperdível mas que nem todo mundo conhece é Rainbow Montain, a Montanha das Sete Cores no Peru, ou Vinicunca para os locais.
Talvez você não a conheça, ou até já tenha visto alguma foto na internet mas não sabia que esse lugar maravilhoso ficava nos arredores de Cusco.
Para visitar a Montanha de 7 Cores no Peru, o ideal também é não ir no verão, pois fica praticamente impossível fazer a longa trilha na chuva.
Porém, se você for no auge do inverno, a montanha estará coberta de neve e você não verá cor nenhuma além do branco.
Assim sendo, por mais que você tenha boas chances de pegar um bom tempo de junho a agosto, provavelmente a melhor época para ir ao Peru fazer a trilha da montanha seja entre setembro e outubro.
Nessa época não está muito frio e ainda não começou a temporada de chuvas.
Onde ficar, passeios na região
El Niño e o clima no Peru (atenção)
Por fim, você que está pesquisando qual a melhor época para ir ao Peru, precisa estar ciente que o país é frequentemente afetado pelo fenômeno climático El Niño.
Tal fenômeno causa alterações súbitas e intensas nos padrões climáticos mundiais, e traz, usualmente, tempestades com ventos fortes e eventuais inundações.
Ele costuma ocorrer em espaçados períodos de tempo, em média, de 7 em 7 anos.
Por essa razão, nem sempre essas referências citadas no texto podem ser precisas e você pode ser surpreendido negativamente.
Fique de olho nas notícias do tempo na época da sua viagem para não ser pego desprevenido.
Afinal, quando ir ao Peru?
Existem muitas possibilidades tanto de passeios como de épocas para quem quer viajar para o Peru. O país oferece tantas possibilidades turísticas que é difícil concentrar tudo em um texto (ou em uma época do ano).
Por isso, recomendamos que você planeje bem sua viagem de acordo com os lugares que mais gostaria de visitar e com as atividades que mais curte, sempre observando se a época do ano é favorável.
Com exceção das praias da região mais ao norte do Peru, a maioria dos outros destinos no Peru funciona bem na época do inverno (de maio a outubro).
Por isso quem planeja uma viagem com múltiplos destinos dentro do Peru, o mais indicado é viajar para o Peru nos meses mais frios e secos do ano.
Seguro viagem para o Peru
Não esqueça que o seguro viagem é essencial para quem viaja para um destino de aventura, como o Peru.
Mesmo que você não planeje fazer nenhum passeio radical, a altitude e gastronomia diferente da nossa já são fatores importantes a considerar.
Não embarque para o Peru sem seguro viagem internacional!
Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Real Seguros. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras.
Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.
Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.
E para entender mais sobre o mal de altitude, um dos principais problemas enfrentados pelos viajantes que vão ao Peru, leia esse post sobre o como evitar o soroche.
Quer mais dicas? Veja todos os posts do Peru aqui no blog Fui ser Viajante.
Planeje sua viagem
Gostou desse conteúdo?
Clique e salve esse pin no seu Pinterest para consultar mais tarde!
Foto em destaque: LoggaWiggler por Pixabay
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Sempre fui apaixonada por essa cultura. Pisar no lugar onde ancestrais pisaram deve ter uma energia boa espiritual.
Muito bom o artigo.
Me tire uma dúvida, saindo do brasil, é melhor comprar ida e volta ou múltiplos destinos, rio x Lima – Lima x cusco – cusco x lima – Lima x rio ou compro rio x lima. E no peru compro as passagens internas?
Oi Lander,
O ideal é pesquisar o preço das duas opções e verificar qual sai mais barato.
Você pode inclusive pesquisar a ida com parada em lima e a volta só com a conexão em Lima.
Pesquisar Rio x Lima e Lima x Cusco e a volta pesquisar Cusco x Rio.
Nós fizemos separado pois compramos o trecho Rio x Lima com pontos, mas saímos daqui com todos os voos já comprados via internet!
Eu não deixaria pra comprar lá no Peru, pois você pode encontrar preços muito mais altos pela proximidade, ou até mesmo nao ter disponibilidade pra data que você precisa ir para Cusco.
Grande Abraço e boa viagem!
Muito boa essa dica de melhor época para ir para o Peru, eu fui em Cusco em Junho e morri de frio ahhahah
Tem que ficar de olho ne? 😀
O Peru é lindo demais né?! Mas vale a pena conferir a melhor época pra não ficar abaixo de chuva ou com neblina ne. Adorei as dicas, parabéns!
Exatamente, tem que ficar de olho 😉