Como é a visita ao Parque Tingui Curitiba: o que saber antes de ir

Curitiba é famosa pelos seus parques. Com tantas e tão boas opções, alguns acabam ficando de fora do radar dos viajantes, que priorizam os mais famosos.

Mas nesse post vou te mostrar que o Parque Tingui em Curitiba deveria entrar no seu roteiro. 

Vamos falar sobre como é a visita ao Parque Tingui, o que ver por lá e mais dicas bacanas que vão transformar a sua experiência de visita na melhor possível. em um guia de visitação para o Parque Tingui. 

O que significa Tingui em português?

Tingui é o nome de uma planta encontrada no cerrado, que tem uma boa quantidade de sementes que podem ser usadas para extração de óleo.

Essa planta, quando colocada na água, tem uma característica de envenenar e matar peixes, embora a carne dos peixes não se torne tóxica após o contato.

A cidade de Curitiba também tem um bairro chamado Tingui, que faz divisa com os bairros Bacacheri, Atuba e Santa Cândida. É um bairro com um perfil bastante residencial, com muitas casas.

Curiosamente, o Parque Tingui não fica no bairro Tingui.

Tingui também é o nome de uma etnia indígena que habitava a região durante a época da chegada dos colonizadores europeus, e é em homenagem a eles que esse parque de Curitiba foi batizado.



AINDA SEM HOTEL EM CURITIBA?
APROVEITE AS OFERTAS E ENCONTRE AQUI OS MELHORES HOTÉIS EM CURITIBA PELO BOOKING


Onde fica o Parque Tingui?

O Parque Tingui fica no bairro de São João em Curitiba. A localização precisa é que o Parque Tingui fica entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui.

Parque Tingui Curitiba
Parque Tingui Curitiba. Foto: Thiago Amaral

Como chegar no Parque Tingui

A melhor forma de ir para o Parque Tingui é de carro, seja você mesmo dirigindo ou pedindo por aplicativo. Vale avisar que tem estacionamento no Parque Tingui, é bem fácil estacionar por lá.

Pra quem ficar hospedado no centro, a distância para o Parque Tingui é de cerca de 6Km a 9Km, dependendo de onde você vai entrar e sair do parque, pois há mais de uma opção de por onde começar a visita. 



Precisa alugar um carro para sua viagem a Curitiba?
Compare o preço em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Você pode pagar em real e parcelar em até 12 vezes


Outra forma de chegar no Parque Tingui é usando a Linha Turismo Curitiba, o ónibus circular que passa pelas principais atrações turísticas da cidade.

Há duas paradas da linha de turismo que dão acesso ao Parque Tingui, por duas entradas distintas ao longo do parque (de tão extenso que ele é).

Isso é ótimo, pois te permite explorar as belezas do parque começando por um ponto e ir até o outro, podendo novamente pegar o ônibus no fim do passeio e seguir para o próximo ponto turístico de Curitiba no seu roteiro. 

Não recomendamos muito ir de ônibus comum para o Parque Tingui, pois ou você precisará fazer baldeação (pegando mais de um ônibus) ou andar bastante. Ou as duas coisas! 

Outra boa opção, caso você queria dar um ‘plus’ no seu passeio, é ir até o Parque Tingui de bicicleta. Curitiba tem vias dedicadas ao ciclismo, ou no mínimo compartilhada com veículos automotivos, mas muito bem sinalizadas.

Dessa forma, você curte tanto o trajeto até o parque quanto a visita em si.  

Parque Tingui Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante
Parque Tingui Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Estrutura do Parque Tingui Curitiba

O Parque Tingui Curitiba é um dos maiores parques da cidade (são 427.492 m2), com muita área verde e paisagens bucólicas.

O Parque Tingui conta com 14 quiosques e várias churrasqueiras gratuitas. Além disso, você vai contar com:

  • ciclovia,
  • pista de caminhada (incluindo trecho para cooper),
  • pontes de madeira,
  • canchas de futebol e vôlei,
  • playground,
  • mirante
  • campanário
  • posto da guarda municipal
  • sanitários
  • estacionamento

Além disso, no Parque Tingui você também vai encontrar o Memorial Ucraniano e os Jardins de Mel.

Memorial Ucraniano de Curitiba.
Memorial Ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Parque Tingui: como é a visita?

O principal passeio para fazerno Parque Tingui com certeza é a aproveitar a caminhada ao ar livre, curtindo o verde.

No Parque Tingui também tem muito espaço para sentar, fazer um piquenique, papear, ler ou só contemplar.

Tem também áreas dedicadas à prática de esportes, como futebol e vôlei.

Outra opção é você levar a bike, que rende um belo passeio. São 5 km de pavimento, perfeitos para um rolezinho curtindo belas paisagens. 

Por isso, quando for visitar o Parque Tingui, vá pronto para esse tipo de atividade ao ar livre: roupas e tênis confortáveis para caminhada, lanchinhos, talvez uma bolsa ou cesta com guloseimas e uma toalha para forrar no chão.

Vale a pena levar também seu óculos de sol e protetor (o clima frio e chuvoso de Curitiba pode mudar do nada). Ah, e o repelente! Em área verde, o cuidado com os insetos precisa ser redobrado! 

Parque Tingui em Curitiba
Parque Tingui em Curitiba. Foto: Thiago Amaral

Nos fins de semana em que não chove, o Parque Tingui costuma ficar bem movimentado, mas raramente o Parque Tingui fica lotado, até mesmo pela sua extensão. Há diversas áreas onde é possível parar e sentar. 

Outra grande vantagem é que, assim como em praticamente todos os parques de Curitiba, a entrada para o Parque Tingui é gratuita.

É perfeito para que pessoas de todas as idades e orçamentos possam desfrutar desse espaço público maravilhoso.  

Fique atento: é proibido subir drones a partir do Parque Tingui!

Principais atrações do Parque Tingui: o que ver por lá

Agora falando um pouco mais sobre as atrações do parque, vamos falar do que você pode ver na sua visita:

Estátua do Cacique Tindiquera

Essa estátua está localizada em uma das entradas principais do parque Tingui. Representa o líder histórico da etnia Tingui, que habitava a região durante a época da chegada dos colonizadores europeus. 

A estátua de bronze é em tamanho natural. Nela, o Cacique segura uma pinha em uma das mãos, simbolizando a abundância e importância do pinhão na região, conhecida como a “terra de muito pinhão”.

Na outra mão, ele segura um varapau, representando a lança que Tindiquera teria usado para indicar o local ideal para a fundação do novo vilarejo. 

Estátua do Cacique Tindiquera - parque tingui
Estátua do Cacique Tindiquera – parque tingui. Foto: fui ser viajante

A ideia da estátua é levar o visitante a refletir sobre a rica herança cultural e ancestral dessa comunidade indígena, que ocupava as terras onde hoje fica Curitiba.

É uma forma de valorizar e respeitar a história e a identidade dos povos originários da região, o que transforma esse passeio no parque também em um passeio cultural, onde você vai aprender sobre a história local. 

Estátua do Cacique Tindiquera - parque tingui
Estátua do Cacique Tindiquera – parque tingui. Foto: Fui Ser Viajante

Praça Brasil 500 anos

Outra atração cultural e histórica no parque Tingui é a Praça Brasil 500 anos.

É pense o quanto é curioso que um parque cujo nome presta homenagem aos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus, tenha uma praça voltada para o “descobrimento do Brasil”.

A praça foi inaugurada em 19 de abril de 2000, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil, e foi recentemente revitalizada (em 2021).

Escultura Vermelha

Essa outra escultura no Parque Tingui foi inaugurada em novembro 2022. Tem 7 metros de altura, e é toda vermelha, tendo sido construída pelo artista plástico baiano Emanoel Araújo.

A estátua também faz homenagem ao Mês da Consciência Negra, e marca também o centenário do movimento modernista no Brasil e os 200 anos de Independência do país.

A estátua está localizada na beira do lago do Parque Tingui, entre os bairros São João e Vista Alegre, no caminho para Santa Felicidade.

Pontes cobertas

Também desse lado do parque, há duas pontes cobertas que atravessam o encantador lago. Essas pontes não são apenas um ponto de passagem, mas são muito bonitas, e rendem um cenário perfeito para belas fotografias. 

Elas têm uma arquitetura peculiar, combinando harmoniosamente com a paisagem natural ao redor.

Pontes cobertas Parque Tingui
Pontes cobertas Parque Tingui. Foto: Fui Ser Viajante

Ao caminhar por elas, você pode aproveitar a tranquilidade do lago, admirar a vegetação e talvez até ver pássaros ou animais aquáticos. 

Com a luz do sol refletindo na água, ou o céu colorido ao amanhecer ou ao entardecer, as pontes do Parque Tingui acabam se tornando em uma atração surpreendente. 

Capivaras do Parque Tingui

Uma outra grande atração do parque Tingui, e que muita gente fica louca pra conhecer em uma viagem a Curitiba, são as simpáticas capivaras, símbolos da cidade.

Elas costumam fazer residência em alguns parques, incluindo o Tingui.

Em uma área do parque, próximo ao lago, é possível encontrar um grupo de capivarinhas que gosta de descansar por ali.

É sempre importante lembrar que não devemos tocar nas capivaras, nem mesmo chegar perto demais delas.

Normalmente elas estão acostumadas com os visitantes, mas são animais silvestres, portanto podem até transmitir doenças ou agir de forma imprevisível.

Tire suas fotos, veja as fofurinhas ao vivo, mas mantenha distância. 

Memorial Ucraniano

Além de todas as atrações ‘comuns’ de um parque e dos ‘bônus’ que já citamos, há uma outra atração incrível no Parque Tingui, que poderia render um texto à parte só para ele: o Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano de Curitiba
Memorial Ucraniano de Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

O Memorial Ucraniano fica bem no meio do parque Tingui. Você pode entrar e sair do memorial sem nem mesmo colocar os pés no parque, porque ele tem uma entrada à parte. 

Porém, é muito comum os visitantes do parque fazerem uma pausa nos arredores do Memorial Ucraniano.

É possível acessá-lo por dentro do parque, mas é preciso ter atenção para não perder a entrada. Não há sinalização nenhuma indicando que é por ali que se acessa o memorial. Somente quem já conhece o lugar sabe. 

Em um ponto aparentemente aleatório do parque, há uma subidinha, uma pequena rampa sem pavimentação, no meio do mato e sem indicação que é ali que você entra no memorial.

Mas há uma ‘clareira’ e você percebe que há algo diferente ali.  

Entrada do Memorial Ucraniano via parque
Entrada do Memorial Ucraniano via parque. Foto: Thiago Amaral

Dito isso, uma vez que você encontra a entrada do memorial, vale a pena a visita. Se você gosta de passeios culturais e históricos, pode até mesmo se emocionar.

O memorial é um pequeno museu, com um estilo arquitetônico muito bonito e que fala um pouco da cultura ucraniana (um dos povos que ajudou na criação da identidade cultural de Curitiba).  

Há bastante a aprender ali e admirar nessa visita. Viajar também é sobre isso né? 

Memorial ucraniano por dentro
Memorial ucraniano por dentro. Foto: Fui Ser Viajante

Ele tem algumas fotos, documentos e peças de artes plásticas e artesanato. Também há uma lojinha onde você pode comprar itens típicos e até uns lanchinhos.

Outra dica importante é que nessa área do memorial há banheiros, o que é muito bom pra quem estiver passeando pelo parque. 

Além do mais, o entorno do memorial é muito bonito, com um belo jardim cheio de flores muito coloridas e um portal bonitão.

De vez em quando rola até umas pessoas vestidas com roupas típicas recepcionando os visitantes. Em ocasiões ainda mais especiais há apresentações culturais por lá. 

Vale a pena visitar o Parque Tingui Curitiba?

Vale muito a pena visitar o Parque Tingui. Dá pra dizer que é um dos parques mais completos em Curitiba, pois lá você vai encontrar todos os atrativos de um parque com área verde, e também opções de passeios culturais.

A entrada é gratuita, como praticamente todos os parques na cidade. Ele tem toda estrutura necessária, como banheiros, segurança, estacionamentos, sinalização, lugar para comprar lanchinhos e espaço para sentar e aproveitar.

A visita é recomendada para toda a família e mesmo se você não quiser passear pelo parque inteiro, que é bem extenso, se você quiser sentar logo na primeira área que encontrar ao chegar, você vai aproveitar bem sua visita.  

É claro que a visita vai ser muito mais proveitosa se você for em um dia ensolarado, ou mesmo nublado mas sem chuva. Curitiba com chuva pode atrapalhar o passeio.

Mas até mesmo se chover, você pode aproveitar visitando o memorial ucraniano, por exemplo. 

Gosta de parques? Você precisa conhecer o Parque Tingui em Curitiba!

Esse é um dos meus parques favoritos em Curitiba, e espero que você considere incluir o Parque Tingui no seu roteiro em Curitiba.

Se visitar o parque e gostar da experiência, depois volta aqui e me conta nos comentários o que achou do passeio!

E você que já visitou o Parque Tingui, acha que esqueci de mencionar algo importante sobre o parque? Deixa sua dica aqui nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *