O que fazer no bairro Batel em Curitiba: onde comer e onde ir 

O Batel é um dos principais bairros de Curitiba. É lá que estão os bares e pubs mais descolados, a parte mais agitada da cidade. Não faltam lugares interessantes na lista de o que fazer no Batel em Curitiba!

Para te ajudar na missão de explorar o bairro, vim aqui compartilhar minhas melhores dicas do Batel.

Eu moro em Curitiba há alguns anos, e com isso já explorei bastante essa região, e tenho uns tesouros pra compartilhar com você, desde lugares para comer, tomar um café e visitar.

Confira as dicas:

Leia também:
– Principais pontos turísticos de Curitiba
– Onde se hospedar em Curitiba
– O que fazer em Curitiba com chuva
– Roteiro no centro histórico e cívico de Curitiba
– O que fazer no bairro de Santa Felicidade

O que fazer no Batel em Curitiba? Melhores dicas

Restaurantes: onde comer no Batel

Um dos pontos altos do Batel são os restaurantes. São muitas opções, muitas mesmo!

Fica até difícil escolher quais os mais interessantes para colocar aqui na lista.

Então selecionamos os imperdíveis ou que proporcionam uma experiência única de alguma forma. 

Hard Rock Café

Se é pra falar de imperdível e experiência única, precisamos falar do Hard Rock Café.

Pra quem é uma criança ou adolescente dos anos 1990, sabe como as jaquetas jeans e camisas do Hard Rock Café eram febre. 

O que fazer no bairro Batel em Curitiba
Foto: Thiago Amaral

Essa marca é reconhecida no mundo inteiro, com pelo menos um restaurante da franquia sendo encontrada nas cidades mais badaladas de muitos países.

E são pouquíssimos deles aqui no Brasil: em Fortaleza, Gramado, Ribeirão Preto e em Curitiba, que é o maior do país.

Apenas por isso, já seria uma experiência única para viver no bairro do Batel, seja você um viajante de passagem pela cidade ou um morador de Curitiba.

Mas é claro que estamos falando da franquia de um restaurante de renome mundial, portanto, a experiência vai além.

Você vai comer e beber bem enquanto curte música de qualidade (quase sempre ao vivo) e aprecia a incrível decoração.

Preste atenção nos vários detalhes: guitarras, roupas e outros itens usados (e autografados) por grandes astros da música mundial. 

O que fazer no bairro Batel em Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba. Foto: Thiago Amaral

Taco El Pancho

Se você é fã de comida mexicana, esse lugar é uma verdadeira imersão na cultura do país. A experiência é completa e vai muito além da parte gastronômica. O Taco El Pancho é um lugar que você precisa conhecer. 

Entre deliciosos nachos, tortilhas, guacamole e o que mais você quiser consumir da cozinha, você pode apreciar a decoração temática e ainda ter a chance de ouvir os mariachis, que cantam e tocam músicas típicas pelo salão. 

Se for com crianças, há um espaço bem legal também para elas brincarem por lá. 

Taco El Pancho Curitiba. Bairro do Batel
Taco El Pancho Curitiba. Bairro do Batel. Foto: Thiago Amaral

Poco Tapas

Você sabe o que é culinária molecular? De forma resumida, a ideia é utilizar transformações físico-químicas nos ingredientes, de forma que isso altere a forma e a textura da comida, mas sem interferir no sabor. 

Não existem muitos restaurantes dedicados a esse tipo de gastronomia no Brasil. O Poco Tapas em Curitiba é um deles. 

Ele oferece um Menu Degustação, e nessa experiência gastronômica você prova 12 tapas (pequenas porções): 8 salgadas e 4 sobremesas.  

Também há um cardápio de bebidas moleculares, com destaque para a Caipirinha Molecular.

É, sem dúvida, uma experiência muito diferente e que dificilmente você vai encontrar em qualquer lugar. Vale a pena para quem é aberto a novas experiências gastronômica. 

Babilônia Gastronomia & Cia

Um dos grandes diferenciais do Babilônia Gastronomia & Cia é que ele fica aberto 24h, e no mesmo lugar você tem um restaurante, bar/pub, lanchonete e um café. 

Nos dias de semana, você pode aproveitar o bistrô internacional no almoço e jantar.

Além disso, ele oferece hambúrguer de fabricação própria, petiscaria com porções, bolinhos, pastéis e até a famosa carne de onça, prato tradicional da culinária paranaense, especialmente na região de Curitiba.  

Eles também contam com uma panificadora, onde rola um buffet de café da manhã às sextas, sábados, domingos e feriados. E para quem gosta de culinária japonesa, ainda há um sushi bar completo. 

Ou seja: com certeza via ter alguma coisa que vai te agradar nesse restaurante. Um lugar perfeito para grupos nos quais as pessoas tem gostos diferentes, e para viajantes que querem experimentar novos sabores. 

Quintana

Imagine um restaurante super arborizado, com jardim e uma biblioteca, onde também acontecem exposições de arte (pintura, escultura, fotografia).

Por lá, o diferencial é que você consome alimentos orgânicos de produção local e há um foco no reaproveitamento de produtos. 

Esse lugar se chama Quintana, em homenagem a Mario Quintana, poeta que disse: ‘Amar é mudar a alma da casa’.

O restaurante tem uma proposta sustentável, chamada ecogastronomia cultural, e procura seguir essa ideia, sempre se reinventando mas sem deixar de declarar seu amor à cultura e gastronomia. 

Geek Burguer

Curitiba é uma cidade geek-friendly, por assim dizer. Eu, que me identifico como pertencente ao grupo, até já escrevi um post aqui no blog com dicas de lugares para ir em Curitiba relacionados à cultura geek / nerd.

E esse lugar é um deles. No Geek Burguer você pode jogar vídeo game/fliperamas ou ler umas HQs enquanto aguarda seu lanche (ou até mesmo enquanto consome, apesar de não recomendável). 

O local é todo temático, desde a paredes até o teto (cheio de gibis e mangás), até os itens decorativos, quase sempre interativos.

Além disso, o cardápio também é pensado para agradar ao público geek / nerd, com nomes que remetem desde a histórias e personagens de quadrinhos até a saga Harry Potter. 

Há mais de um desses pela cidade e do Batel é bem pequenininho, é verdade.

Mas se você é um amante de cultura pop, mais especificamente desse nicho nerd/geek, é um lugar que vale bastante a pena conhecer.

No entanto, é muito importante entrar em contato com eles antes e ver a possibilidade de fazer uma reserva, pois como é bem pequeno, quase sempre está lotado. 

Bares / pubs para ir no Batel

Se você prefere um barzinho, um pub, pra curtir música, bebida e petiscos, no Batel também. 

O bairro oferece uma boa variedade de opções. Aqui vai uma lista dos melhores bares e pubs no Batel. 

Sheridan’s Irish Pub

Literalmente juntinho ao Taco El Pancho que mencionamos mais acima, o Sheridan’s é um legítimo pub irlandês.

Tem um ambiente mais intimista e convidativo para um pint de cerveja (e são vários tipos, marcas e nacionalidades pra você escolher).  

Leia também: Onde beber cerveja em Curitiba

É um lugar perfeito para quem viaja com amigos ou até mesmo sozinho.

Sempre tem bandas tocando ao vivo, mas é possível curtir apenas as mesas e até sofá na parte superior, sem precisar ficar na ‘pista’ curtindo a música (normalmente bem rock n’ roll). 

Se você estiver na cidade durante a semana do St. Patrick’s Day (17 de Março), aproveite para visitar o lugar, pois eles costumam ter uma programação especial para um dos dias mais tradicionais e importantes na Irlanda.

O evento dura a semana toda, com seu auge no dia 17.  

E uma coisa muito legal é que, como a entrada dele e do Taco El Pancho é a mesma, dá pra você passar de um ambiente para outro.

Ou seja, come um prato de comida mexicana e após poucos passos já está em ambiente irlandês. 

Whatafuck

Se você quer comer um bom hambúrguer artesanal, sem muita frescura, mas delicioso e ainda harmonizar com um chope geladinho e a um preço justo, o Whatafuck é o seu lugar. 

O lugar é pequeno, lá dentro são poucas mesas. O fervo acontece do lado de fora, na calçada mesmo. Mas isso não impede que o ambiente seja super descolado e com uma decoração bem legal.

É um conceito simples e descontraído. 

Não se engane pela simplicidade e valores acessíveis, o hambúrguer é ótimo e são boas opções de bebidas para acompanhar!

Um lugar ideal para fazer um lanche com os amigos, está sempre cheio no horário de happy hour e aos sábados à noite. Todos batendo papo, comendo e bebendo na calçada.  

Pizza

O nome é simples e a ideia também. Pizza fininha para comer em pedaços e acompanhada de chope ou vinho. Você também pode optar por lasanhas, saladas ou bruschettas. Também é famoso por deixar as calçadas lotadas. 

Point quase obrigatório para quem sai das baladas faminto (ou para quem ainda vai e quer forrar o estômago antes).  

Lolla Bar

Que tal tomar um drink em um unicórnio ou em um flamingo inflável? E se o seu drink vier todo decorado com glitter (comestível/bebível, claro!)?

Esses são diferenciais que tornaram o Lolla Bar muito famoso. 

Como se a apresentação dos drinks não fosse suficiente, os nomes e receitas também são ótimos!

Esse com glitter é o Peach, please! e leva pêssego, rum e cassis na composição.  Além dele há o Coice de Mula (vodka, limão e gengibre), Oh, Bebê! (vodka, Danoninho e Halls Preta), e o Game Over (absinto, gin e vermute). 

Isso sem falar na decoração que é super descontraída e bonita. Ah, e o carnaval por lá costuma ser bem interessante, com eventos que agradam a todos os estilos. 

Quer dizer, além de curtir um bar em sua essência com bons drinks, você ainda pode ter uma experiência bem diferente, que dificilmente teria igual em um outro bar qualquer. 

Officina Restô Bar

Um pouco bar, um pouco restaurante. Mas uma beleza para os olhos e paladar por inteiro e uma experiência única. A pegada nova-iorquina está em cada detalhe, desde o cardápio até o visual. 

Dizem que a sensação é que você entrou em uma fonte de imagens para o Pinterest, afinal, a decoração é incrível e todos os cantinhos são pensados justamente para encantar e inspirar cliques.

Mas o lugar não se resume a beleza, os drinks e comidinhas contribuem para que quem entra lá nem perceba o tempo passar e não queira sair. 

Tem um pouco de tudo, entradas deliciosas, drinks bonitos e saborosos e sobremesas para todos os gostos. Os S’mores são os mais famosos nesse quesito e fazem jus a essa fama. 

Shed Bar

Se o que você quer mesmo é uma boa e velha balada, o Shed Bar é o que você está procurando. A casa ficou conhecida como um dos principais pontos de encontros para quem quisesse curtir uma balada sertaneja na cidade. 

Hoje ainda tem essa proposta como principal, mas também recebe shows de artistas de outros estilos musicais e costuma estar sempre lotada. 

Há quem diga que o Shed é a principal balada curitibana. E se você for um viajante baladeiro, não vai querer perder a oportunidade de conferir se essa fama procede, não é? 

Cafés do Batel

O curitibano é um povo que ama café!

E a sensação é que em toda esquina dos bairros mais agitados da cidade há pelo menos um, as vezes dois, lugares inteiramente dedicados ao consumo de um bom café e variações como capuccino, por exemplo.

E no Batel não poderia ser diferente. Vamos ver uma listinha com os principais cafés do Batel. 

Degusto Café

‘Um lugar urbano e contemporâneo, mas também atemporal. (…) Que sirva igualmente quem acha que café é apenas uma desculpa e quem acha que café não precisa de desculpa alguma’.

Essa é a descrição do Degusto Café em seu site oficial. 

Pequeno e aconchegante, o local é mesmo perfeito para diversas ocasiões, desde um primeiro encontro, como uma escapada rápida em um intervalo do trabalho ou até mesmo uma passadinha rápida somente para apreciar um bom café. 

Você ainda encontra por lá bolos, tortas e salgados. Se você estiver na região, conheça o Degusto porque é um lugar muito bonitinho e que oferece muitas delícias que você não pode deixar passar. 

Orna Café

Diferente do Degusto, o Orna faz parte de uma ideia muito maior. Ele é apenas uma das diversas atividades de três irmãs empreendedoras que incluem moda, skincare e design. Tudo surgindo a partir do blog Tudo Orna. 

A decoração é um show à parte. Tudo nela remete à capital paranaense, como postes usados na cidade nos anos 70, araucárias e pontos turísticos como o Jardim Botânico de Curitiba.   

Por mais que o conceito seja focado no ‘to go’, ou seja, para ser levado para consumir em outro local, há bastante espaço para que você aproveite seu café por lá mesmo.

Inclusive, no mezanino, o espaço é pensado para que aconteçam reuniões de trabalho (ou apenas de amigos para um happy hour regado a café). 

Quanto ao cardápio, o carro-chefe é o Ornaccino, um capuccino super cremoso que pode ser consumido quente ou gelado em quatro sabores: avelã, baunilha, caramelo e marshmallow.

Há também outras variações de cafés, bebidas doces, versões sem lactose, sucos, sodas italianas, sanduíches frios, pão de queijo, empadas, bolos e tortinhas. 

Ah, também dá pra levar os cafés em pacotes e diversos souviners da marca Orna, como camisetas e canecas.

Definitivamente, é um lugar muito peculiar, parte de um projeto maior e que merece sua visita, sendo um amante de café ou não. 

Botanique Café. Bar. Plantas

Uma mistura de café, bar e loja de plantas. Essa é a ideia do Botanique. Pode ter certeza que você nunca viu nada parecido. 

Os tons rosinha fazem com o local pareça meio vintage, meio casa de vó, porque é super orgânico, não parece ‘feito de propósito’.

As plantinhas que decoram o lugar ampliam a sensação de que você está em uma casa comum saída diretamente dos anos 50. 

O cardápio diferenciado para acompanhar os cafés tem inspiração latina e conta com tapas, bocadillos e empanadas. Também há opções de saladas e pratos veganos.

Em relação às bebidas, você encontra por lá sangrias e cervejas artesanais. 

Como se toda essa ambientação diferenciada não bastasse, a trilha sonora ambiente é bem descontraída e variada, indo do rock e blues aos ritmos latinos.

Rause Café e Vinho

E que tal unir duas paixões em um só lugar: café e vinho? Pois essa é a proposta do Rause. Por lá, você pode almoçar ou só fazer um lanche para acompanhar seu café.

Mas após às 18h, o foco muda de café/lanchonete/restaurante para um wine bar, com uma boa variedade de vinhos para degustação ou taças avulsas, devidamente acompanhados por aperitivos. 

Sem falar que a decoração também é bastante aconchegante, apesar de pequeno. Mais uma experiência bacana e diferente que vale a pena conferir. 

Shoppings no Batel

O Batel é o bairro curitibano com maior concentração de shoppings.

Nem todos trazem algo assim tão diferenciado, que não se encontra em nenhum outro shopping dessa ou qualquer outra cidade, mas alguns pontos que valem atenção. 

Pátio Batel

Esse é o mais luxuoso shopping de Curitiba. Toda grande cidade tem aquele shopping que você entra e já tem a sensação de ter ficado mais pobre só de olhar as vitrines. Em Curitiba esse shopping é o Pátio Batel. 

Algumas das principais grifes do mundo têm lojas por lá, como Dolce & Gabbana, Armani e Louis Vuitton.

Então, se você está com bala na agulha e faz questão de fazer compras nessas lojas mais glamurosas, esse é o shopping que você deve ir. 

Um espaço merece muito destaque: a Livraria da vila. O lugar é incrível para qualquer amante de livros vai amar, não apenas pela variedade como pelo ambiente em si.

Há um café lá dentro, espaço kids, lounges de leitura e até mesmo um auditório próprio onde alguns autores fazem sessões de autógrafo, acontecem rodas de leitura e outros eventos interessantes. 

Quem gosta de arquitetura e design vai notar que o conceito do shopping é bem bonito e moderno. Ah, o terraço é um ambiente muito bonito e confortável também.

Pátio Batel em Curitiba
Pátio Batel em Curitiba. Foto: Thiago Amaral

Shopping Curitiba

Contrastando com o Pátio Batel, o Shopping Curitiba é bem mais popular, mais simples. Mesmo assim também agrega algumas lojas que podem ser chamadas de ‘alto padrão’. 

Uma das melhores opções da cidade para quem quer aproveitar gastronomia em um shopping. Lá, por exemplo, tem uma unidade do Outback e o ambiente em todo entorno nessa praça de alimentação é bem legal. 

Outro ponto interessante desse shopping é a fachada lateral. Ela tem um estilo clássico, parece até um palácio ou um museu. Até contrasta com o ambiente ao redor (e interior também) que é mais urbano e moderno. 

Shopping Crystal

Podemos dizer que o Shopping Crystal é o mais diferentão do Batel. Ele é bem charmoso e reúne tudo que você precisa em um shopping, mas com uma arquitetura bem diferenciada.

O teto de vidro que permite a entrada da luz natural é mais um charme à parte. 

Lá ficam as salas de cinema mais ‘cult’ dos shoppings da cidade, o Espaço Itaú de Cinema, que costuma colocar em cartaz filmes menos badalados. 

Dá pra dizer que esse é o shopping mais reservado de Curitiba, então se você quiser fazer suas comprinhas com mais calma ou comer sossegado, esse é o shopping ideal no Batel. 

Passeios ao ar livre no Batel

Como não poderia deixar de ser em se tratando de Curitiba, há algumas boas opções do que fazer ao ar livre no Batel.

Mesmo sendo um bairro mais urbano e com foco em atividades indoor, os espaços ao ar livre merecem atenção e uma visitinha. Vamos a eles! 

Praça da Espanha

Em Curitiba há diversos parques e bosques dedicados à cultura de outros países, em sua maioria lugares relacionados aos povos que ajudaram na fundação da cidade.

Um exemplo é a Praça da Espanha, um parque que presta homenagem a esse país que exerce bastante influência na América Latina. 

Lá há uma bela fonte, gramado amplo e um parquinho (playground).

É bem simples e sem grandes diferenciais em relação a outros parques mais famosos da cidade, mas de vez em quando acontecem por lá eventos como feiras de antiguidades e gastronômicas, ou encontros de carros antigos (em Curitiba esse é um nicho muito forte). 

O legal, é que como fica em um bairro de muito agito, o local recebe famílias para piqueniques em dias ensolarados e a noite também é um ponto de encontro da galera mais jovem, indo ou voltando das baladas. 

Praça do Japão

Na mesma pegada da Praça da Espanha, a Praça do Japão tem essa ideia de homenagem ao povo e à cultura japonesa, muito presente e importante na história e memória de Curitiba. 

Mas diferente da espanhola, ela não fica assim tão próxima das principais baladas e restaurantes da cidade, fica em uma área mais residencial e comercial.

Por isso, acaba sendo mais um point de descanso mesmo ou para turistar. 

Os eventos que acontecem ocasionalmente por lá são mais tranquilos e envolvem chá, meditação e aulas de origami.

Há um memorial da Imigração, um portal japonês, uma estátua de Buda, um lago de carpas e, claro, lindas cerejeiras, árvores símbolo da cultura japonesa. 

Onde se hospedar no bairro Bate em Curitiba

O Batel é um dos bairros mais interessantes de se conhecer em uma viagem à capital parananse, sendo até uma ótima ideia se hospedar por lá mesmo, pra ficar mais perto de toda essas possibilidades. 

Confira algumas opções bacanas de hospedagem no Batel Curitiba:

Quer agito e badalação em Curitiba? Seu lugar é o Batel!

O Batel é um dos principais bairros de Curitiba e lá você consegue experimentar um pouco de tudo que a cidade tem a oferecer.

Desde parques, como atividades mais família em shoppings e restaurantes ou mais ‘galera’ e curtição, com uma vida noturna muito movimentada, o bairro tem opções para agradar diferentes perfis de viajantes. 

Foi até difícil selecionar alguns lugares, por isso usamos critérios que tornavam aquele lugar indispensável, por ser super famoso, ou por ser diferente mesmo, uma experiência única.

Então certamente há mais coisa bacana pra se fazer e conhecer por lá que não entrou na lista. 

Você conhece bem o Batel? Acha que faltou alguma dica que não mencionamos aqui? Então conta aí pra gente nos comentários! 

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *