Jardim Botânico de Curitiba: como é a visita, história, o que você vai ver lá
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos pontos turísticos mais famosos (se não o mais famoso de todos) da capital do Paraná.
Se você está planejando uma viagem para Curitiba, provavelmente vai incluir uma visita ao Jardim Botânico de Curitiba no seu roteiro.
Leia também:
– O que fazer em Curitiba em 1 dia
– Onde ficar em Curitiba: melhores bairros
– Parques de Curitiba para visitar
Para te ajudar a tirar o máximo dessa experiência, nesse post vamos contar um pouco sobre a história do Jardim Botânico de Curitiba, o que fazer por lá e onde comer nas redondezas.
Aproveite as dicas para planejar sua visita:
Jardim Botânico de Curitiba: um pouco de história e informações
O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 5 de outubro de 1991, com o objetivo de promover a conservação da flora do Paraná e da Mata Atlântica.
Poucos sabem, mas seu nome oficial é Jardim Botânico “Francisca Maria Garfunkel Rischbieter”, a engenheira Franchette, uma homenagem essa mulher que foi uma das pioneiras no planejamento urbano da cidade.
A área do Jardim Botânico é bem grande: são 278 mil metros quadrados, com diversos jardins e instalações para visitar.
O projeto paisagístico foi elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, que também foi prefeito de Curitiba em três mandatos diferentes.
O projeto foi inspirado nos jardins franceses e é composto por uma estufa central em estrutura metálica e vidro, com três abóbadas e um jardim interno com fonte de água.
O principal atrativo do Jardim Botânico de Curitiba é, sem dúvida, a estufa, que tem estrutura em aço e vidro. O projeto foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres (assim como aconteceu no Palácio de Cristal em Petrópolis RJ).
Ela abriga espécies botânicas nativas do Paraná e de outras partes do mundo, incluindo plantas ameaçadas de extinção. Ela é climatizada para reproduzir as condições ideais de cada espécie.
Mais do que apenas um ponto turístico de Curitiba, o Jardim Botânico também é um importante centro de pesquisa.
Ele abriga um herbário com mais de 300 mil espécimes de plantas secas, além de um banco de sementes e um laboratório de análise de DNA.
O que saber antes de ir ao Jardim Botânico de Curitiba?
Onde fica o Jardim Botânico de Curitiba?
O Jardim Botânico de Curitiba fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, no bairro do Jardim Botânico.
Como chegar no Jardim Botânico de Curitiba?
Se você vai de carro, há dois estacionamentos no Jardim Botânico de Curitiba.
O primeiro fica perto da entrada principal do jardim, na rua Engenheiro Ostoja Roguski.
O estacionamento secundário fica na Avenida Prefeito Lothario Meissner, 1055 (esquina com a Linha Verde).
Você também pode chegar no Jardim Botânico de Curitiba usando a Linha de Turismo de Curitiba, que para exatamente em frente à entrada do jardim.
Se você quiser utilizar os ônibus de linha convencionais, pode usar:
- Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa (descer ao lado do Jardim Botânico).
- Linha Cabral/Portão (descer em frente ao Jardim Botânico)
- Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy) (descer em frente ao Jardim Botânico)
Você também pode vir ao Jardim Botânico de táxi ou carros de aplicativo.
Outra opção é vir de bicicleta. O Jardim Botânico se comunica com a cidade pelas ciclovias do Parque Linear Cajuru e Passeio Público.
Mas atenção: não é permitido pedalar no interior Jardim Botânico. Você pode guardar a bicicleta no paraciclo instalado no estacionamento na entrada do Jardim Botânico.
Ingressos do Jardim Botânico
Não é preciso comprar ingresso para o Jardim Botânico de Curitiba. O acesso é completamente gratuito. Também não é preciso agendar a visita.
Horário de funcionamento
O Jardim Botânico de Curitiba funciona todos os dias, das 6h às 19h30. A atração Jardim das Sensações funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba? Principais atrativos
O Jardim Botânico de Curitiba é muito mais que apenas um lugar bonito de se ver e que rende boas fotos. Ele oferece uma série de atividades e pontos de interesse para os visitantes.
Confira o que ver no Jardim Botânico de Curitiba:
Mapa do Jardim Botânico de Curitiba:
Vamos destacar agora os principais atrativos do Jardim Botânico de Curitiba, para você planejar um roteiro caminhando por lá:
Estufa principal do Jardim Botânico de Curitiba
É a principal atração do Jardim Botânico de Curitiba. A estufa tem 3 abóbadas e uma área total de 458 m2. Na sua construção, foi utilizado ferro e peças de vidro.
Ela chama atenção desde quando você chega ao Jardim Botânico, pois é visível desde a entrada. À noite, a estrutura costuma ser iluminada com diferentes cores, para celebrar ou homenagear algum evento.
Passeando pela estufa do Jardim Botânico, você vai encontrar plantas da Mata Atlântica, nativas da Serra do Mar e da planície litorânea do Paraná.
As Pessoas com Deficiência (PcD) podem acessar a estufa do Jardim Botânico de Curitiba por meio de rampa, na parte de trás da construção. O acesso está sinalizado por placa.
Jardins em estilo francês
Em frente a estufa a um belo conjunto de jardins, com paisagismo em estilo francês.
Os canteiros geométricos, quando vistos de cima, tem o traçado da bandeira de Curitiba, replicado seis vezes.
As plantas são renovadas a cada estação, para que o jardim esteja sempre bonito para os visitantes.
Também há chafarizes e uma fonte bem no meio do jardim, com uma réplica da estátua “Amor Materno”, que foi inaugurada em 1993, quando a cidade completou 300 anos, e no mês do Dia das Mães.
A placa nela diz: “Homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses que, geradoras da vida, dão alma à Curitiba Tricentenária”.
Jardins das Nativas
Ao lado da estufa principal, temos esse jardim que guarda as plantas nativas da flora curitibana, com potencial ornamental.
Não é o jardim mais colorido do Jardim Botânico, mas representa a flora mais adaptada às condições climáticas de Curitiba, que vem com frio, temperaturas baixas e até geadas.
Jardim das Araucárias do Mundo
Esse espaço do Jardim Botânico recebe diferentes espécies dessa planta que é um símbolo de Curitiba e do Paraná.
São cerca de 18 espécies. As plantas vieram de diversas partes do mundo e foram plantadas nessa área do parque para contemplação dos visitantes.
É um espaço perfeito para uma caminhada apreciando a natureza.
Jardim sensorial
Chamado Jardim das Sensações, é uma trilha de 200 metros em que o visitante pode usar seus sentidos para interagir com as plantas e algumas paisagens naturais.
Foi projetado para estimular os sentidos do tato, olfato, audição e visão.
A ideia é que você tenha contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas.
Você pode tocar, sentir o cheiro e da terra, pisar no chão. A parte do estímulo auditivo fica por conta do som da cascata e do vento.
Para maximizar essa experiência, recomendamos fazer o trajeto de olhos vendados, é muito legal!
O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.
E atenção: se estiver chovendo, ou o tempo estiver esquisito, a visitação pode ser interrompida por questões de segurança.
Herbário do Museu Botânico Municipal
Não deixe de visitar também o Museu Botânico Municipal, que conta com um espaço para exposições, biblioteca e auditório.
Há ainda um herbário de 310 mil plantas, famoso em todo mundo e que tem o maior número de gêneros e famílias de plantas no Brasil.
Outros jardins
No Jardim Botânico você pode encontrar espaços que recriam o ambiente de diferentes florestas do Brasil. Entre eles, temos o Jardim da Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional Semidecidual, entre outros.
Você também precisa conhecer a Alameda das Cerejeiras, onde existe uma bela fonte de água rodeada por diversas cerejeiras, que florescem durante a primavera e criam um espetáculo de cores e perfumes.
Velódromo de Curitiba
Coladinho com o Jardim Botânico fica o Velódromo de Curitiba. É um local para prática esportes, especialmente o ciclismo. Há também boas quadras de tênis no lugar.
Mas se você estiver apenas passeando, é uma oportunidade de conhecer um local dedicado à essas práticas, algo que não é tão comum assim de visitar gratuitamente.
Outras atrações e eventos no Jardim Botânico
Além de todas essas atrações fixas, você também pode participar de eventos culturais no Jardim Botânico, que acontecem ao longo do ano.
Entre os eventos, acontecem apresentações musicais, exposições de arte e feiras gastronômicas.
Onde comer perto do Jardim do Botânico?
Você não precisa sair do Jardim Botânico nem mesmo para comer bem. O Café Botânico fica dentro do espaço e oferece opções de cafés, lanches e refeições leves.
Mas se você quiser comida brasileira, um almoço mais completo mesmo, a dica é o Bistronomia1, que fica a menos de 1Km da principal entrada do Jardim Botânico.
É um espaço aconchegante, com boas opções de culinária brasileira e que dá pra ir andando.
Ainda falando de comida brasileira, há uma opção bem simples e que oferece comida caseira de qualidade e que também fica bem pertinho do Jardim Botânico: o Restaurante Tio Mauro.
Esticando a caminhada por apenas alguns metros, você pode experimentar o que alguns consideram o melhor cheesecake de Curitiba na Poa Cheesecake & Bubble Tea Casa de Chá.
Além da sobremesa carro-chefe, você também pode saborear smoothies com uma boa variedade de sabores e bubble teas, inclusive quentes, o que vem bem à calhar em Curitiba.
Se você estiver interessado em um bom hambúrguer e/ou um chope, a boa mesmo é o Mr. Hoppy.
É um pub muito popular em Curitiba, com várias unidades nos bairros mais importantes da cidade. Tanto o hambúrguer como o chope são excelentes por lá.
Leia também: Onde beber cerveja artesanal em Curitiba
Outros lugares para visitar perto do Jardim Botânico de Curitiba
Se você estiver no Jardim Botânico, pode esticar até a região do centro / centro cívico de Curitiba, para conhecer as atrações dessa região.
A distância é um pouco grande para ir andando, mas você pode ir de Uber, táxi, carro próprio ou alugado.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Você também pode usar a linha de turismo em Curitiba para seguir explorando a cidade.
Essa linha de ônibus circula pela cidade, parando nos principais atrativos, e pode ser uma ótima forma para quem está sem carro se locomover pela cidade.
Onde se hospedar perto do Jardim Botânico de Curitiba?
O bairro do Jardim Botânico de Curitiba fica um pouco distante dos demais pontos turísticos da cidade, por isso não espere encontrar muitos hotéis nessa região.
O que indicamos é que você confira nosso post sobre os melhores bairros para se hospedar em Curitiba para analisar melhor quais as outras opções de bairros para se hospedar em Curitiba.
Vai viajar para Curitiba? O Jardim Botânico é parada obrigatória!
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões-postais da cidade, atraindo milhares de turistas todos os anos.
É perfeito para quem gosta de caminhar contemplando a natureza e belos jardins. Os fãs de paisagismo simplesmente vão amar!
É perfeito para passeios em família, e dá pra levar até os pets! Se você tiver sorte e estiver por lá em um dos raros dias de sol em Curitiba, dá até para fazer um piquenique.
Ele é de muito fácil acesso e fica a cerca de 4 km do centro da cidade. Funciona diariamente das 6h às 20h. O acesso é gratuito.
Você já visitou o Jardim Botânico de Curitiba? Conta aqui pra gente como foi a experiência!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.