Parque Tanguá, o parque mais lindo de Curitiba
Curitiba é uma capital verde! Quem monta um roteiro na cidade sempre visita pelo menos um dos parques da capital paranaense. Na hora de escolher, sempre bate aquela dúvida: qual o parque mais bonito de Curitiba?
A gente vai te dar uma ajudinha, falando um pouco sobre nosso parque favorito em Curitiba: o Parque Tanguá!
Quando a gente pensa em parques de Curitiba, lembramos logo do Jardim Botânico. É uma escolha óbvia, já que esse é o parque mais famoso da cidade, com a bonita estufa que já é um cartão-postal de Curitiba.
Por que visitar o Parque Tanguá?
O Parque Tanguá é menos famoso que o Jardim Botânico, mas posso te garantir que é igualmente lindo e merece uma visita.
As curiosidades sobre o Tanguá começam com a história da sua construção: Era uma vez duas pedreiras que foram desativadas, passaram por uma grande reforma e foram transformados em um parque lindo.
Dá pra imaginar isso?
Inaugurado em 1996 na zona norte de Curitiba, o Parque Tanguá é uma ótima opção para uma curtir um dia ao ar livre.
Aproveite os 235 mil m² do parque para dar uma corrida, fazer uma caminhada romântica, estender uma toalha para um pique-nique ou curtir um domingo na área de churrasqueiras! Um passeio típico de curitibano!
Parque Tanguá: um dos parques mais bonitos de Curitiba
O Parque Tanguá ganhou meu coração desde a primeira visita. Agora, toda vez que volto a Curitiba sempre dou um jeito de voltar ao meu parque favorito.
O lugar onde assisti o por do sol mais bonito de Curitiba também guarda boas memórias de passeios ao ar livre, que fiz de mãos dadas com Rafa sem pressa nenhuma de ver o dia acabar.
Lembranças de viagem que guardo com carinho e que me fizeram eleger o Parque Tanguá como um dos lugares mais românticos de Curitiba!
A enorme área verde do Parque Tanguá se divide em duas: a parte superior, de fácil acesso e mais frequentada pelos turistas, e a parte inferior, com uma enorme área verde que funciona como área de proteção ambiental para as águas do Rio Barigui.
E não tem como escolher a parte mais bonita: é o conjunto dessas belezas que faz do Tanguá o parque mais bonito de Curitiba!
Leia também:
+ De Curitiba a Morretes: um passeio de trem pela Serra do Mar
+ Morretes: um passeio na história e gastronomia do Paraná
O que fazer no Parque Tanguá: parte superior
A visita à parte superior do Parque Tanguá é uma ótima opção para quem não quer curtir uma caminhada, mas ainda quer aproveitar a vista linda do parque mais bonito de Curitiba.
Para acessar a parte superior do Parque Tanguá, basta deixar o carro no estacionamento principal do parque e caminhar poucos metros para já avistar o lindo Jardim Poty Lazzarotto.
Lá está o fotogênico espelho d’água do Parque Tanguá, além dos jardins em estilo francês e o mirante em forma de castelinho.
Aproveite para visitar o castelinho. Lá tem uma pequena cascatinha, lojinha de lembranças, banheiros, um bistrô/lanchonete e o melhor: o mirante do Parque Tanguá!
Lá de cima, dá pra ver a panorâmica de toda parte inferior do Parque Tanguá – e que vista!
É uma enorme área verde preservada, com muitas araucárias, a árvore símbolo da região de Curitiba, um enorme lago artificial e toda beleza do Tanguá!
Outra dica imperdível é aproveitar o por do sol na frente do espelho d’água, experimentado as cores para fazer bonitas fotos do Parque Tanguá.
Tenho um amigo que fala que é impossível tirar uma foto feia no Tanguá. Quando lembro desse fim de dia e revejo essas fotos, sou capaz de acreditar.
Como a vista do mirante na parte superior do Parque Tanguá é fenomenal, muita gente se contenta e acaba a visita por aqui.
Mas acredite em mim: vale muito a pena visitar a parte inferior do Parque Tanguá! Vou te contar o porquê!
+ Veja dicas de restaurantes em Curitiba com o blog Tire a Bunda do Sofá!
O que fazer no Parque Tanguá: parte inferior
Para acessar a parte inferior do parque, você pode descer as escadarias do mirante. Outra opção é ir de carro até o estacionamento da parte inferior do parque.
Essa região do Tanguá te convida para uma caminhada.
Pegue sua disposição e aproveite para visitar as principais atrações. Descendo pelas escadarias do mirante (1), dê uma volta ao redor do lago artificial (19), seguindo pela pista de caminhada no sentido anti-horário.
A área é bem grande, mas o percurso é plano e sombreado. No meio do caminho, você pode relaxar com um lanche e uma cerveja na lanchonete do lago (11), enquanto aproveita a vista do deck.
E aqui vem a melhor surpresa do Parque Tanguá: Dali, você pode ver a imensa cascata do Parque Tanguá, que começa no mirante e desce longos 65 metros de altura, até desaguar no lago.
Essa cascata não é visível do mirante, é preciso descer para a parte inferior do Tanguá pra contemplar mais essa joia do parque.
Agora é a hora de se perder pelos caminhos do Tanguá. Você não precisa de roteiro, apenas aproveite a caminhada!
Por um lado, você pode encontrar a área das churrasqueiras (6). Do outro, você encontra o paredão de pedra (7) e o túnel artificial (8) do Parque Tanguá.
É possível atravessar o túnel a pé por uma passarela e seguir por ela até bem perto do paredão, o que dá uma vista fenomenal da cascata do mirante.
O percurso pra chegar até ali foi um pouco longo, mas essa vista com certeza compensou o esforço!
Li na internet que é possível também fazer a travessia do túnel artificial de barco, mas no dia que fomos não havia nenhum barco por lá.
Como visitar o Parque Tanguá em Curitiba
O Parque Tanguá é uma das paradas da Linha Turismo de Curitiba. Esse sistema de ônibus circula entre as atrações da cidade e permite múltiplas entradas e saídas.
Incluir o Parque Tanguá no seu roteiro com esse ônibus é o jeito mais fácil de visitar o parque mais bonito de Curitiba! O acesso é feito pela parte superior do parque.
Leia também: Onde ficar em Curitiba – melhores bairros
Se você vai de carro, tem a opção de acessar tanto a parte inferior quanto a parte superior com o veículo.
As duas áreas têm estacionamento, então você pode conhecer a parte inferior, voltar para o carro, ir até a parte superior e acabar o passeio com um lanchinho no bistrô.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
E não esqueça: apreciar o pôr-do-sol no Parque Tanguá é outra atração imperdível em Curitiba.
Sei que a disputa na capital paranaense é acirrada… Mas e aí, concorda comigo que o Parque Tanguá é o parque mais bonito de Curitiba? Fala comigo nos comentários 😀
Serviço: Parque Tanguá
Rua Oswaldo Maciel, s/nº – Taboão – Curitiba
Tel. (41) 3352-7607 ou (41) 3352-5404
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h
Entrada franca
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Esse parque é realmente lindo, Klécia! Nós fomos na parte da manhã, mas não descemos ao bistrô, pois as crianças estavam impacientes rs. Mas a vista é espetacular mesmo!! Foi meu parque preferido, mas ainda quero conhecer todos!!
Curitiba é uma cidade linda, gostei muito da forma em que ela se preserva como se fosse uma cidade do interior e a poucos metros você já encontra uma metrópole. Quero voltar logo!
Beijos.
Muito legal isso, né Paula? Curitiba também é uma das minhas cidades favoritas, exatamente por todo esse verde e qualidade de vida, apesar de ser uma capital. 🙂
oi Klécia… para mim, estes é um dos parques mais bonitos de Curitiba. E olhe que fiquei só na parte da cima! Acho que se tivesse feito o passeio até a parte inferior, teria ficado ainda mais encantada com tudo.
Vocês pegaram um lindo por do sol. Eu fui na parte da manhã. Uma única crítica ao lugar: poderia ter uma lanchonete/cafeteria/restaurante com melhor estrutura. beijocas
P.S. – Participei de uma prova de corrida de revezamento cuja transição foi bem aí. Prova massa, mas bem dura pela quantidade de ladeiras dessa cidade. rsrs
Eu também senti falta de uma lanchonete melhor na parte de cima. Mas a da parte de baixo parecia ter uma melhor estrutura, Ana.
O por do sol lá é mesmo maravilhoso, já vi duas vezes e sempre foi incrível!
Eu imagino que correr em Curitiba não deve ser nada fácil! É mesmo um sobe e desce sem fim! hehe Beijinhos
Suas fotos tão de babar, Klécia! Nunca tinha dado muita bola pro parque/prestado atenção e agora deu muita vontade de ir!
Oi Klécia,
Muito legal este parque. Quando fui aí nem existia câmera digital ainda…kkkk…preciso voltar!
Abs, Marlise
Amo esse parque!! Uma pena queda última vez, em que levei meus pais, a pontinha pra atravessar o túnel estava desativada
Que legal saber!! Estivemos ai, fizemos vários passeios e não sabíamos desse. Próxima vez, ctz!
Lindo lugar, as fotos ficaram excelente, parabéns!
É um lugar fantástico mesmo, Luan!
Que bacana !!!!!
Já vou colocar na minha lista para a viagem a Curitiba!!!
Um beijo
<3