Como é a visita ao Parque das Águas São Lourenço: fontes minerais e dicas
O Parque das Águas de São Lourenço faz parte do Circuito das Águas, estando localizado em São Lourenço no sul de Minas Gerais.
É uma das principais atrações da cidade e um dos complexos de águas minerais do Brasil mais importantes e tradicionais do Brasil.
Famoso por suas fontes de águas terapêuticas, o parque oferece uma experiência única para quem busca relaxamento, saúde e contato com a natureza.
Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber para visitar o Parque das Águas São Lourenço, incluindo detalhes sobre os ingressos, o que ver, e dicas essenciais para aproveitar ao máximo esse destino encantador.
Vamos nessa?
História do Parque das Águas em São Lourenço: como tudo começou
A cidade de São Lourenço desenvolveu-se em torno de suas fontes de água com propriedades curativas. No século XIX, uma nascente de água pura, gasosa e cristalina foi descoberta na fazenda de João Francisco Viana.
Logo, a pureza e os benefícios à saúde das águas ganharam fama na região.
As terras onde ficavam as nascentes foram vendidas e, em 1890, foi fundada a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, que começou a engarrafar e comercializar a água gasosa da região.
Com o tempo, um povoado começou a surgir ao redor dessa empresa, e no futuro surgiu o município de São Lourenço.
Em 1931, o presidente Getúlio Vargas passou pela região e pllantou um Pau-Brasil na região, simbolizando a relevância do local para o turismo e a saúde dos brasileiros.
Alguns anos depois, em 1936, o Parque das Águas São Lourenço foi inaugurado, abrigando 9 fontes minerais com diferentes propriedades terapêuticas, usadas para tratar problemas digestivos e anemias.
Hoje, o Parque das Águas de São Lourenço atrai milhares de turistas em busca de bem-estar, lazer e contato com a natureza.
A primeira fonte descoberta, a Fonte Oriente, ainda fornece água naturalmente gasosa, que é vendida em todo o Brasil como Água São Lourenço.
Além das fontes, o parque possui jardins e áreas preservadas de Mata Atlântica, com 430 mil m² de fauna e flora.
O Parque das Águas também conta com um Balneário SPA em estilo clássico, onde os visitantes podem aproveitar banhos e massagens terapêuticas, serviços que são pagos à parte.
Visita ao Parque das Águas São Lourenço: o que saber antes de ir?
Atualmente, o Parque das Águas continua a atrair turistas interessados nas águas minerais, e se destaca como a principal atração turística de São Lourenço, como parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.
Veja o que você precisa saber para visitar:
Horário de funcionamento do Parque das Águas
O Parque das Águas São Lourenço funciona todos os dias, das 8h às 17:20h.
Como chegar ao Parque das Águas de São Lourenço?
O Parque das Águas de São Lourenço está localizado na Praça João Lage, s/n, no centro da cidade de São Lourenço, sendo de muito fácil acesso para quem está hospedado nessa região.
Hotéis BEM AVALIADOS que ficam perto do Parque das Águas:
– Hotel Central Parque
– Hotel Metrópole
– Hotel Colonial
Quer mais opções de hospedagem em São Lourenço MG? Veja as ofertas do Booking.com
Se você for de carro, há área de estacionamento na frente do Parque das Águas, e flanelinhas ficam organizando o trânsito, em troca de uma gorjeta.
Se você vai chegar a São Lourenço de ônibus, a rodoviária de São Lourenço fica a poucos minutos de carro ou a uma caminhada de cerca de 15 minutos até o Parque das Águas.
Ingressos Parque das Águas de São Lourenço
Os ingressos do Parque das Águas são vendidos diretamente na bilheteria do atrativo, e há dois tipos de ingresso:
- Ingresso simples (R$ 20): Dá direito a uma entrada única no parque.
- Ingresso com retorno (R$ 24): Permite que o visitante entre e saia do parque várias vezes no mesmo dia.
Se você planeja passar o dia inteiro em São Lourenço e quer ter a liberdade de explorar o parque pela manhã, almoçar fora e depois voltar para aproveitar da estrutura do parque mais um pouco, o ingresso com retorno é recomendado.
Caso contrário, o ingresso simples pode ser mais econômico se você pretende passar apenas algumas horas no local.
Além disso, crianças, estudantes, idosos e professores têm direito a meia-entrada.
Nós escolhemos pegar o ingresso de uma entrada, e usar as opções de alimentação de dentro do parque (há lanchonetes e restaurante, além de banheiros e outras comodidades).
Quanto tempo você vai gastar na visita ao Parque das Águas?
O tempo necessário para explorar o Parque das Águas de São Lourenço vai depender do seu ritmo e do tipo de experiência que você deseja ter.
O parque é extenso, oferecendo uma diversidade de atrações, desde as famosas fontes minerais até atividades de lazer como pedalinhos, caminhadas pelas trilhas e tratamentos no balneário.
Em geral, os visitantes costumam passar entre 2 a 4 horas no parque para aproveitar com calma os principais pontos de interesse (tour completo pelas fontes, caminhar pelos jardins e tirar fotos).
No entanto, se você pretende incluir atividades como pedalinhos no lago, refeições no restaurante Casa Branca ou tratamentos no balneário, o ideal é reservar meio dia ou até o dia inteiro para aproveitar ao máximo.
Mapa do Parque das Águas de São Lourenço
Como você pode ver no mapa, o parque das águas é bem grande, e se divide em 3 setores:
- Parque Central
- Parque Amor
- Parque Novo
Há fontes em todas os setores, além de outros atrativos para lazer e relaxamento.
Como é a visita ao Parque das Águas: nossa experiência
Quando entramos no parque, nos deparamos com uma vasta área verde, jardins bem cuidados e caminhos pavimentados que levam às diferentes fontes de água mineral. Tudo muito bem cuidado e sinalizado.
E aqui a ideia é ir caminhando, apreciando a natureza e encontrando as fontes, para provar as diferentes águas de São Lourenço diretamente das fontes.
Experiência com as fontes de água mineral do Parque das Águas: para que serve cada uma
Um dos grandes atrativos do Parque das Águas são as suas fontes minerais. Cada uma delas possui características próprias e dizem ter propriedades terapêuticas.
Entre as mais conhecidas, destacam-se:
Fonte Ferruginosa:
Essa é uma das fontes mais procuradas pelos visitantes. A água contém uma grande quantidade de ferro, o que é benéfico para pessoas com anemia, anorexia e astenia.
Ao provar a água, é impossível não notar o forte gosto de ferrugem. O sabor é bastante peculiar.
Fonte Magnesiana:
Essa fonte tem altos índices de magnésio, indicada para quem tem problemas gastrointestinais. A água possui um leve gosto de leite de magnésia, o que pode causar estranheza para quem experimenta pela primeira vez.
Fonte José Carlos de Andrade:
A água dessa fonte possui lítio, sendo considerada uma fonte de água carbogasosa, indicada para tratamentos de processos alérgicos e colites, além de depressão e estresse.
Fonte Alcalina:
Por conta do seu pH elevado, essa fonte tem águas indicadas para o tratamento de úlceras gastroduodenais e hipercloridria.
Além disso, pode ser usada no tratamento de uricenía, para eliminação de ácido úrico e tratamento de cálculos renais.
Fonte Jayme Sotto Maior:
Fonte de água sulfurosa, indicada para o tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas.
Também tem indicação para o combate de processos alérgicos da pele e doenças do colágeno.
Fonte Sufurosa II:
Outra fonte de água sulfurosa, possuindo as mesmas indicações da Fonte Jayme Sotto Maior.
Fonte Vichy:
Batizada em homenagem às famosas águas de Vichy, na França, já que as águas das duas fontes (a brasileira e a francesa) tem propriedades semelhantes.
As águas de Vichy são indicadas para tratamento de problemas gástricos e renais, mas alguns também dizem que tem propriedades dermatológicas, sendo procuradas por quem deseja cuidar da pele.
Fonte Primavera:
Trata-se de outra fonte com água ferruginosa, mas essa parece ter o sabor mais intenso que a primeira que visitamos.
As indicações, no entanto, são as mesmas: tratamento de anemia, anorexia, cansaço e a fadiga.
Fonte Oriente (água naturalmente gasosa):
Para quem gosta de água com gás, essa fonte é perfeita! A água que sai dessa fonte é exatamente a mesma que é engarrafada e vendida sob a marca “São Lourenço”.
Beber essa água diretamente da fonte é uma experiência imperdível para quem visita São Lourenço.
Lembre que cada uma possui um sabor, minerais e características únicas, e ideal é apenas provar as águas. Evite ingerir um grande volume porque a alta quantidade de minerais pode causar desconforto abdominal, como cólicas.
Uma dica boa é levar um copo ou garrafinha, assim você consegue recolher a água das fontes e provar (não tem copos ou qualquer outro item que você possa usar lá, cada um precisa levar o seu).
Se tiver interesse em levar água de alguma fonte específica para familiares e amigos, você pode encher uma garrafinha na fonte de interesse e sair com ela do parque, sem problemas.
O que fazer no Parque das Águas além das fontes?
Além das fontes, que são o atrativo de desperta maior curiosidade e interesse, o Parque das Águas oferece outras atrações, como passeios de pedalinho nos lagos, áreas para piquenique, triciclos para alugar, campo de minigolfe e mais.
Há também o lindo prédio do Balneário SPA, onde você pode pagar para receber tratamentos de saúde e bem estar, como massagens terapêuticas, banhos de imersão com águas do parque e muito mais.
Tirei uma foto da tabela de preço dos tratamentos, pra você ter uma ideia dos valores:
Eu também gostei muito de passear na Catedral de Bambu Parque das Águas são Lourenço MG, um lugar de paz, ótimo para descansar, meditar ou mesmo tirar fotos bonitas com os imensos bambus que tem por lá.
Pertinho também tem a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte Parque das Águas são Lourenço MG, que foi a primeira capela da cidade, construída entre 1892 e 1903, e hoje é uma igreja que fica dentro do Parque das Águas.
Merece destaque também o Pau Brasil plantado pelo Getúlio Vargas, que fica bem pertinho da Fonte Oriente, e é um marco histórico de São Lourenço.
Bem pertinho dele está também o Pilar de energia do Parque das Águas São Lourenço, que promete reenergizar e equilibrar as energias das pessoas que acreditam e se conectam com ele.
Onde comer no Parque das Águas de São Lourenço
Dentro do Parque das Águas de São Lourenço, os visitantes podem encontrar algumas opções para lanches e refeições.
Há lanchonetes e cafés em todos os setores do parque, se você busca opções mais econômicas para lanches rápidos e refeições leves.
Para aqueles que preferem algo mais completo, o restaurante do parque das águas (Restaurante Casa Branca) fica numa localização privilegiada, com mesas com vista para o lago.
Ele serve refeições à la carte, com pratos de carne, peixes, petiscos, saladas e opções vegetarianas, além de pratos kids e bebidas com e sem álcool.
Só a fila que pode demorar um pouco, pois ele fica bem cheio na hora do almoço. Minha recomendação é ir o mais cedo possível. O restaurante funciona todos os dias, a partir das 10h.
Vale a pena visitar o Parque das Águas em São Lourenço?
Se você está indo a São Lourenço, com certeza vale a pena incluir o Parque das Águas no seu roteiro.
Além de ser um lugar cercado de natureza, o parque oferece uma experiência única de bem-estar, combinando a curiosidade pelas famosas águas minerais com sua bela história.
Você pode relaxar, aproveitar os tratamentos terapêuticos no SPA, caminhar pelos jardins ou simplesmente aproveitar as propriedades terapêuticas das fontes desse que é um dos principais atrativos de São Lourenço.
Continue planejando sua viagem a Minas Gerais
Nós temos uma grande quantidade de posts publicados no site, com dicas de destinos em Minas Gerais.
Você pode conferir e continuar planejando sua viagem com nossas dicas:
- Destinos românticos em Minas Gerais
- Pratos de comida mineira para experimentar
- Cidades históricas de Minas Gerais
- O que fazer em Aiuruoca MG
- O que fazer em Tiradentes
- O que fazer em São Thomé das Letras MG
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.