Onde ficar em Belo Horizonte: dicas de hospedagem
Belo Horizonte é uma cidade grande, com uma quantidade bem interessante de hotéis, de diferentes estilos e preços. Por isso, escolher onde ficar em Belo Horizonte não é uma missão difícil.
Existem algumas regiões principais na cidade que são as mais indicadas para quem está viajando, porque lá se concentram os principais pontos turísticos de Belo Horizonte e, também, a maioria dos hotéis e pousadas.
A primeira opção de onde ficar em BH é a região dos bairros Lourdes, Funcionários e Savassi. Você vai encontrar diversas opções de hotel, além de restaurantes e diversos pontos turísticos que ficam nesse entorno.
Outra região interessante para quem procura onde se hospedar em Belo Horizonte é a Pampulha, onde fica a famosa lagoa de mesmo nome e mais um punhado de atrações próximas.
Nesse post, vamos te falar sobre algumas opções de bons hotéis para ficar em Belo Horizonte nessas duas regiões.
Também existem alguns hotéis na região do centro de Belo Horizonte, mas não costumo indicar tanto essa região, pois ela é mais comercial, então fica bem esvaziada durante a noite.
Ainda assim, também há opções por ali, que podem interessar viajantes com interesses nessa região.
Com isso em mente, neste post vamos te apresentar as principais características de cada região para se hospedar em BH, além de te contar sobre os pontos turísticos próximos e dicas de hotéis em cada uma delas.
Esperamos que essas informações te ajudem a planejar sua viagem a Belo Horizonte, e tomar uma decisão certeira sobre qual o melhor hotel em BH para sua viagem. Vamos nessa?
Procurando hotel em Belo Horizonte? Veja ofertas no Booking.com
Onde ficar em Belo Horizonte: Lourdes, Savassi e Funcionários
Esses bairros são vizinhos e possuem uma excelente localização, pois são bem centrais, perto dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.
Têm, também, muitas lojas de rua, shoppings, museus, teatros e uma grande variedade de hotéis. Gosto muito porque há diversas opções de hospedagem, e é fácil encontrar uma opção com ótimo custo-benefício.
A Praça da Liberdade, bem entre Lourdes e Savassi, é uma boa referência para escolher onde ficar em Belo Horizonte, e se hospedar no seu entorno ainda vai ajudar a economizar bastante com transporte.
A partir da Praça da Liberdade, você pode visitar diversos outros pontos turísticos de Belo Horizonte, em um roteiro a pé.
Por isso, gosto de indicar que, quando o assunto é hospedagem na região central de Belo Horizonte, quanto mais próximo da Praça da Liberdade, melhor.
Já para os viajantes que gostam de curtir a vida noturna, hospedagens na região da Savassi são excelentes, porque lá existem diversos bares em Belo Horizonte, é excelente para a vida noturna.
Para quem prefere um programa mais calmo, pode dar preferência aos hotéis em Lourdes e Funcionários, pois essas regiões tem um perfil mais de restaurantes, tanto de culinária mineira como outras.
Principais pontos turísticos nos bairros Savassi, Funcionários e Lourdes:
- Praça da Liberdade – Uma das praças mais emblemáticas de BH, cercada por edifícios históricos e centros culturais, e onde está o Palácio da Liberdade
- Circuito Cultural Praça da Liberdade – Conjunto de museus e espaços culturais, incluindo o Memorial Minas Gerais Vale e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH)
- Praça da Savassi (Praça Diogo de Vasconcelos) e Rua Antônio de Albuquerque – Ponto de encontro e região famosa por seus bares, cafés e lojas.
- Casa Fiat de Cultura – Espaço cultural com exposições de arte.
- Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) – Museu dedicado à história da moda na cidade.
Onde se hospedar na Savassi e arredores? Melhores hotéis da região:
Onde ficar em Belo Horizonte: centro
O centro de Belo Horizonte tem muitos prédios comerciais, o que faz com que tenha um grande movimento de pessoas durante o dia, mas acaba ficando mais vazio à noite, principalmente aos fins de semana.
E, assim como acontece em qualquer grande cidade, isso pede uma atenção a mais em relação à segurança, especialmente nas regiões mais próximas à rodoviária, que devem ser evitadas.
Por outro lado, o centro tem opções de hospedagens com preços bem mais baixos que em outras regiões.
E tem boa estrutura de comércio, com lojas diversas, lanchonetes e shopping.
É no centro que ficam o tradicional Mercado Central de BH, o Parque Municipal, o Palácio das Artes e a famosa Feira de Artesanato que acontece sempre aos domingos em um trecho da Avenida Afonso Pena.
Uma coisa importante que vale ressaltar é que o centro de BH fica bem perto também da Praça da Liberdade e da Savassi – dependendo da localização, é possível ir a pé.
Principais pontos turísticos no centro de BH:
- Praça Sete de Setembro – Marco central da cidade, com o famoso Obelisco (“Pirulito”) no meio da praça.
- Edifício Maletta – Edifício histórico com uma rica vida cultural e diversos bares, restaurantes e livrarias.
- Mercado Central de Belo Horizonte – Um dos mercados mais tradicionais do Brasil, famoso por seus produtos regionais, artesanato e gastronomia.
- Igreja São José – Uma das igrejas mais antigas e imponentes da cidade, com arquitetura em estilo neogótico.
- Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Um dos maiores e mais antigos parques urbanos de BH, com lago, teatro, áreas de lazer e flora variada.
- Feira de Artesanato da Afonso Pena (Feira Hippie) – Tradicional feira de artesanato, roupas, acessórios e comidas típicas, realizada aos domingos na Avenida Afonso Pena.
Onde se hospedar no centro de BH? Melhores hotéis no centro de BH:
Onde ficar em Belo Horizonte na Pampulha
Ao contrário do que muita gente imagina, a Pampulha não é exatamente um bairro, mas sim uma região nobre de Belo Horizonte, formada por vários bairros diferentes.
É conhecida por concentrar algumas das atrações turísticas mais famosas de BH.
Mas, apesar de tantos atrativos, a Pampulha é uma área bem residencial, com poucas ofertas de hospedagens e preços um pouco mais altos.
E como também fica mais afastada do centro, isso pode complicar os deslocamentos, principalmente nos horários de pico, quando o trânsito em Belo Horizonte costuma ser mais intenso.
Para se hospedar nessa região, você vai precisar contar com táxi ou Uber, ou caso prefira, pode ser uma boa ideia alugar um carro para facilitar os deslocamentos pela própria Pampulha e para outros bairros de BH.
Quer alugar um carro na sua viagem?
No site da RentCars você compara o preço de mais de 100 locadoras de veículos, e encontra rapidamente o melhor custo-benefício de aluguel de carro para sua viagem.
O que fazer na Pampulha em BH: principais pontos turísticos
- Lagoa da Pampulha e os atrativos no entorno – a Igreja de São Francisco de Assis com seu teto ondulado, que é um dos cartões-postais da cidade, o Museu de Arte, a Casa do Baile.
- Estádio do Mineirão, que tem visita guiada, um museu sobre o futebol e uma área externa, a Esplanada do Mineirão, que sedia grandes eventos.
No dia a dia, essa região no entorno do estádio é muito procurada por quem gosta de fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta ou patins.
Um ótimo espaço de lazer para adultos e crianças. A região tem, ainda, alguns restaurantes bem conhecidos.
Onde se hospedar na Pampulha em BH? Melhores hotéis na Pampulha BH
Onde ficar em BH próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins?
Outra informação muito procurada pelos turistas, especialmente quem tem pouco tempo em Belo Horizonte, é onde se hospedar perto do aeroporto de Confins.
O Aeroporto Internacional de Confins é o principal de Belo Horizonte, mas está localizado fora da cidade, a 40 km de distância do centro, já em território do município de Confins e perto também de Lagoa Santa, cidade perto de BH.
Para quem chega de avião em Confins, há ônibus da Conexão Aeroporto em diversos horários, que ligam ao aeroporto à Rodoviária ou ao Terminal Álvares Cabral, ambos no centro (e fazem também o sentido contrário).
Geralmente o deslocamento entre o aeroporto de Confins e o centro de BH leva cerca de 1h, por conta do intenso trânsito, especialmente em horário de pico.
Curiosamente, muitas vezes esse tempo entre o aeroporto e o centro da cidade chega a ser maior que a própria duração do voo, dependendo de onde foi a sua cidade de partida.
Por isso, se você não tem intenção de visitar o centro de BH, ou perder tempo no trânsito, pode valer muito mais a pena ficar hospedado perto do aeroporto de Confins.
Também considere o horário de chegada e partida do seu voo, pois pode ser mais interessante e mais seguro se hospedar em um hotel perto do Aeroporto de Confins e, assim, evitar contratempos ao se deslocar.
Hotéis perto do aeroporto de Confins:
Já decidiu onde ficar em Belo Horizonte?
Uma vantagem de Belo Horizonte em relação a outros destinos turísticos, é que a cidade não costuma ficar muito cheia, nem mesmo em períodos de férias.
Isso torna a viagem mais tranquila e agradável, além de aumentar a possibilidade de encontrar hospedagens com ótimo custo-benefício, principalmente se comparado a outras capitais brasileiras.
Há opções de lugares para ficar em Belo Horizonte com preços para todos os bolsos.
Depois que escolher onde ficar em Belo Horizonte e fizer a sua viagem, não se esqueça de voltar aqui e contar pra gente como foi a sua experiência.
E, se tiver outras dicas de hotéis em BH, compartilhe também. É só deixar um comentário na caixinha.
Continue planejando sua viagem para Belo Horizonte e região
Temos diversos outros posts publicados aqui no site, com dicas de Belo Horizonte e outros destinos em Minas Gerais. Confira e continue planejando sua viagem:
- Cidades românticas em Minas Gerais
- Cidades históricas de Minas Gerais
- Cidades no Brasil para quem ama cerveja
- Passaporte da Estrada Real: como emitir e onde carimbar
- O que fazer em Ouro Preto MG
- O que fazer em Tiradentes MG
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.