O que fazer em São João Del Rei em 1 dia: passeios e onde comer
Muita gente planeja um bate e volta em São João del Rei, e aproveita para conhecer a cidade nesse tempo. Se você procura dicas sobre o que fazer em São João del Rei em 1 dia, esse post pode te ajudar.
Conhecida como “a cidade dos sinos”, pela sua enorme quantidade de igrejas barrocas, a cidade de São João del Rei é um dos principais destinos históricos de Minas Gerais.
Já visitamos a cidade algumas vezes, mas sempre nesse estilo “bate e volta”. Aproveitamos que estávamos em Tiradentes, que fica bem pertinho, e fizemos passeio de 1 dia em São João Del Rei.
Já fizemos tanto o passeio de trem Tiradentes – São João del Rei, quanto visitamos a cidade de carro, o que nos deixou mais despreocupados quanto ao tempo (afinal o trem não espera o turista distraído).
Nesse post, reuni nossas melhores dicas de São João del Rei, que acumulamos ao longo das nossas visitas à cidade. Tem dicas de lugares para conhecer, onde comer e até uma cervejaria local que vale visitar.
Preparado? Então vem embarcar nessa com a gente:
São João del Rei: um pouco de história
São João Del Rei foi fundada em 1747 e rapidamente se tornou um importante centro de comércio e indústria em Minas Gerais.
Inicialmente, a cidade era conhecida como Vila de Santana do Riacho das Mortes e servia como ponto de apoio para os bandeirantes e missionários jesuítas que buscavam ouro e catequizavam os povos indígenas da região.
Com o crescimento econômico, atraiu comerciantes, artesãos e religiosos, consolidando-se como um dos principais centros urbanos do ciclo do ouro em Minas Gerais.
Durante o período colonial, a cidade se destacou pela construção das famosas igrejas barrocas, financiadas por mineradores e irmandades religiosas.
Além disso, São João Del Rei teve papel relevante nos movimentos políticos da época, sendo berço de importantes figuras históricas, como o ex-presidente Tancredo Neves.
Onde fica São João Del Rei e como chegar
São João Del Rei está localizada no interior de Minas Gerais, a aproximadamente 185 km de Belo Horizonte (cerca de 2h30 de carro), 330 km do Rio de Janeiro (aproximadamente 5h de viagem) e 480 km de São Paulo (cerca de 6h30 de carro).
A cidade fica bem próxima de Tiradentes, a apenas 15 km de distância (cerca de 20 minutos de carro).
Como chegar a São João Del Rei
- Saindo de São Paulo: Pegue a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Belo Horizonte, depois siga pela BR-040 sentido Rio de Janeiro e, em seguida, a BR-265 até São João Del Rei.
- Saindo de Belo Horizonte: Pegue a BR-040 sentido Rio de Janeiro e depois siga pela BR-383 até São João Del Rei.
- Saindo do Rio de Janeiro: Pegue a BR-040 sentido Belo Horizonte e depois a BR-265, que leva direto a São João Del Rei.
Quer alugar um carro na sua viagem?
No site da RentCars você compara o preço de mais de 100 locadoras de veículos, e encontra rapidamente o melhor custo-benefício de aluguel de carro para sua viagem.
Onde ficar em São João del Rei
São João del Rei é uma cidade grande, maior que boa parte das cidades históricas a que estamos acostumados.
Embora muita gente venha visitar a cidade somente em um bate e volta saindo de Tiradentes, também é uma opção ficar hospedado na cidade pelo menos uma noite, para conhecer a cidade com mais calma.
Veja algumas boas opções de onde ficar em São João del Rei:
Ainda não achou seu hotel perfeito em São João del Rei? Veja outras opções de hospedagem na cidade
Principais atrações em São João Del Rei
Agora vou começar a te contar quais são os principais pontos turísticos de São João del Rei – aqueles lugares que você provavelmente vai incluir no seu roteiro pela cidade. Vamos lá:
Centro histórico e casario colonial
Não dá pra falar de São João del Rei sem comentar sobre o seu cetro histórico.
Diferente do que aconteceu em outras cidades mineiras históricas, o centro de São João del Rei foi bastante modificado, muito em consequência do crescimento da cidade.
Embora você vá encontrar muitos prédios modernos ao caminhar pelo centro, ainda existem muitos casarões e igrejas históricas, que sobreviveram como testemunhas desse passado.
Há ainda algumas ruas ruas de pedra, e casarões coloniais com sacadas de ferro trabalhado e azulejos portugueses. Há também muitas casas modernas, e restaurantes. Essa mistura de presente e passado é uma constante.
Para quem procura os trechos mais preservados desse passado, um dos grandes destaques é a Rua Direita, uma das mais charmosas de São João del Rei.
Um lugar que achei icônico foi justamente uma filial da rede de sanduíches Bob’s, que funciona dentro de um casarão, com a fachada histórica intacta.
Coloque um sapato confortável, e caminhe bastante – o melhor jeito de aproveitar é simplesmente seguir se perdendo nas vielas e observando cada detalhe.
Igrejas de São João del Rei
Além da beleza das construções, o centro histórico de São João del Rei também pulsa com a tradição das diversas igrejas barrocas que foram construídas na cidade.
São tantas, que a cidade ganhou o apelido de “cidade dos sinos“, pois quando todos tocam ao mesmo tempo, é um baita espetáculo.
Essa enorme quantidade de igrejas pode te deixar confuso quanto a quais escolher para visitar. Até porque muitas delas cobram taxa de visitação.
Eu vou começar falando das duas que mais me impressionaram – a igreja de São Franscisco de Assis e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Elas, para mim, são as mais bonitas e vale investir no ingresso para espiar por dentro.
As demais que vou citar, são historicamente importantes e também bonitas, por isso vale a pena pelo menos passar em frente para ver, ou entrar se tiver tempo sobrando e quiser investir nos ingressos das que forem pagas.
Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis é uma verdadeira obra-prima do barroco mineiro.
Foi construída a partir de 1774, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, e tem uma fachada em estilo rococó, com diversos elementos ornamentais, que são característicos da fase mais madura do barroco mineiro.
Desde a chegada você já vai se impressionar, porque a igreja se levanta no meio de um enorme pátio, centralizada na Praça Frei Orlando.
É realmente enorme e linda! E a vista do alpendre para a praça também é qualquer coisa de especial, olha só:
Você pode andar no pátio livremente, mas para entrar é preciso contribuir com uma taxa (R$4 por pessoa), que você pode pagar no dinheiro ou no PIX. A taxa dá direito a conhecer a igreja por dentro, e visitar o cemitério lateral.
Uma coisa interessante é que essa igreja teve seu projeto de estrutura e decoração executado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um dos maiores artistas do período colonial brasileiro.
Mas a execução do projeto ficou a cargo de Francisco de Lima Cerqueira, que incluiu modificações nas torres, nas pilastras do arco do cruzeiro, na nave e na disposição da sacristia.
Do que vemos hoje, acredita-se que é obra direta de Aleijadinho os dois altares do arco cruzeiro.
Nos fundos da igreja, está localizado o Cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, conhecido como Cemitério dos Nobres.
Ali estão sepultadas algumas personalidades importantes da cidade, incluindo o do ex-presidente Tancredo Neves, uma das figuras políticas mais marcantes da história recente do Brasil.
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é considerada a igreja mais importante de São João del Rei e um dos maiores tesouros do barroco mineiro.
Sua história começa em 1721, quando foi construída para substituir uma capela mais simples, tornando-se rapidamente o centro religioso da cidade.
Por fora, a fachada da igreja é relativamente discreta, seguindo o estilo barroco colonial, com uma escadaria de acesso, duas torres sineiras e um portal ornamentado.
A rua onde ela está é um pouco estreita, por isso recomendo que atravesse a rua para o outro lado para ver o conjunto da fachada como um todo.
Só que a real surpresa vem quando você paga a taxa de visitação e entra na igreja: o interior da catedral é ricamente decorado com talha dourada e detalhes em madeira esculpida, um luxo do período colonial.
Dizem que foram usados mais de 400 quilos de ouro para ornamentar a igreja, tornando-a uma das mais ricas do Brasil em quantidade de ouro aplicado na decoração.
A catedral ainda abriga um pequeno Museu de Arte Sacra, acessível com um ingresso combinado, onde estão expostas peças religiosas, esculturas e objetos históricos da época colonial.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1733 pela Ordem Terceira do Carmo e passou por várias modificações ao longo dos anos.
Sua fachada é imponente, com duas torres laterais e detalhes entalhados em pedra-sabão, se destaca no meio do casarão, centralizada no largo da Praça Carlos Gomes em São João del Rei.
Infelizmente, nunca consegui encontrar essa igreja aberta, então nunca vi seu interior pessoalmente. Pelas fotos, parece lindíssimo, com muito branco e diversas sacadas laterais ricamente ornamentadas.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga de São João del Rei, construída em 1719.
Ela foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, formada por escravizados e libertos que, na época, não podiam frequentar as igrejas destinadas aos brancos.
Seu estilo segue as linhas do barroco inicial, com traços mais modestos. Tem uma fachada simples, sem muitos adornos, mas carrega uma importância enorme na história e cultura local.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário fica na Praça Emb. Gastão da Cunha, uma praça charmosa cercada por um casario bem preservado. É um ótimo ponto para tirar fotos e aproveitar o clima histórico da cidade.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês
Gosto dessa igreja especialmente por conta da localização. No alto de sua escadaria, ela se destaca como uma igreja que também oferece uma bela vista mais bonita da cidade.
A construção da igreja começou em 1751, sob responsabilidade da Ordem dos Mercedários, e foi concluída no século XIX.
O estilo arquitetônico segue o barroco mineiro, mas com influências do rococó, visíveis nos detalhes das torres e da fachada.
O interior, apesar de mais simples se comparado a outras igrejas da cidade, tem belos altares talhados em madeira.
A devoção a Nossa Senhora das Mercês tem raízes profundas em Minas Gerais, e a igreja desempenhou um papel importante na vida religiosa da cidade.
Durante o período colonial, a ordem dos Mercedários era conhecida por seu trabalho de assistência aos mais necessitados e pela tradição de libertar escravizados.
Bem do ladinho da igreja fica o bonito prédio do hospital Nossa Senhora das Mercês, construído por Antônio Paula Afonso em retribuição de uma graça alcançada.
No local, antes funcionava o Colégio Maciel e o Hospital Nossa Senhora do Rosário, cujo prédio foi demolido.
Fundação Presidente Tancredo Neves – memorial
Sabia que o Tancredo Neves, ex-presidente do Brasil, nasceu em São João del Rei?
E existe um memorial na cidade, inaugurado em 1987, onde é contada a trajetória pessoal e política desse homem que foi uma das figuras mais importantes na transição do regime militar para a democracia no país.
O Memorial Tancredo Neves funciona de quinta a sábado, das 9h30 às 17h30, e aos domingos, das 9h às 15h30h.
Na parte de fora do museu, há estátua em homenagem ao ex-presidente que você pode visitar mesmo que o memorial esteja fechado. Ele está sentado num banco, e você pode sentar com ele e bater um papo. 🙂
Ponte da Cadeia
Bem ao lado do Memorial Tancredo Neves, você encontra essa bela ponte de pedra em estilo romano, com pedras rejuntadas com óleo de baleia.
As pessoas mais antigas contam que essa ponte foi construída no lugar de uma ponte de madeira antiga, que caiu quando por ela passava uma procissão.
Teatro Municipal de São João del Rei
Se você seguir caminhando na beira do rio, vai encontrar logo ali perto o Teatro Municipal de São João del Rei, um prédio inaugurado em 1839, construído em estilo greco-romano, um prédio bem bonito também.
Na fachada, é possível ver alguns rostos esculpidos, representando o drama, a comédia e a tragédia. Em seu interior encontra-se 480 poltronas estofadas, 190 em madeira e dez camarotes.
Solar dos Neves
O Solar dos Neves é uma das construções mais emblemáticas de São João del-Rei. O solar foi edificado no século XIX e é considerado um exemplo da arquitetura colonial mineira.
Foi residência do Trancredo Neves e até hoje segue como propriedade de uma das famílias mais influentes de Minas Gerais – os Neves, todos parentes do Aécio Neves, que já foi candidato a presidente do Brasil.
A gente só viu o prédio por fora, mas vale prestar atenção nele quanto estiver passando por lá para ver a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que fica bem do ladinho, na praça Emb. Gastão da Cunha.
Casa de Bárbara Heliodora
Nesta casa, nasceu Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira, poetisa e participante ativa da Inconfidência Mineira, em 1759.
O sobrado do período colonial é atualmente o edifício sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del Rei.
Há uma loja de artesanato que funciona no andar térreo, e abre aos sábados, domingos e feriados.
Rua de Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)
Para quem procura lugares fofos para fotografar em São João del Rei, aqui tem uma boa dica.
A Rua de Santo Antônio, também conhecida como Rua das Casas Tortas, é uma das ruas mais antigas e pitorescas de São João del-Rei.
As casas coloniais, construídas em ângulos aparentemente descompassados, são uma característica marcante da rua. As estruturas que parecem inclinadas ou “tortas”, criando um efeito visual curioso.
Por isso, ela ganou o apelido peculiar de “Rua das Casas Tortas” – um símbolo da arquitetura local, que acabou virando atrativo turístico.
Também há uma charmosa capelinha na rua, que você pode conferir: é a Capela de Santo Antônio.
Museu Ferroviário de São João del-Rei
O Museu Ferroviário de São João del-Rei foi inaugurado em 1999, e funciona junto à estação de trem de São João del Rei.
Na bela rotunda, você pode ver locomotivas antigas e vagões. Nas salas, há um acervo de uniformes, objetos e peças que fazem parte da memória ferroviária do Brasil, especialmente no contexto da região de Minas Gerais.
Você pode aproveitar para visitar quando for fazer o passeio mais tradicional de São João del Rei – o passeio de Maria Fumaça até Tiradentes.
Passeio de trem Maria-Fumaça
Esse com certeza é o passeio mais famoso e queridinho dos turistas em São João Del Rei.
O trem turístico conecta a cidade à vizinha Tiradentes, numa viagem curta realizada em um trem a vapor. Mais nostálgico, impossível!
O trajeto, operado pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, parte de São João del-Rei e segue até a cidade de Tiradentes, proporcionando um passeio de aproximadamente 1h30, rodeado por belas paisagens da Serra de São José.
Durante o percurso, os passageiros podem admirar a paisagem da janela, e também viajar no tempo com o som característico da locomotiva a vapor e a fumaça que sai da chaminé.
Recomendo comprar o passeio com antecedência, porque especialmente aos finais de semana de feriado, os lugares no trem costumam esgotar rapidinho.
Você pode partir tanto de Tiradentes quanto de São João del Rei. No nosso caso, saímos de Tiradentes de trem, passamos o dia visitando São João del Rei, e no final do dia voltamos para Tiradentes de van.
Onde comer e beber em São João Del Rei
Conhecemos algumas opções gastronômicas bem bacanas em São João del Rei, que vale a pena indicar:
Cervejaria Ovelha Negra
Cervejaria local com uma excelente seleção de cervejas artesanais, como a APA e a IPA. Vale a pena provar o petisco de queijo catauá empanado – é imperdível!
Taberna do Omar – cozinha artesanal
Restaurante tradicional e muito concorrido. O local é famoso por sua comida tradicional mineira, sempre deliciosa! Às vezes, oferece música ao vivo.
Roteiro de 1 Dia em São João Del Rei
Manhã:
- Comece o dia visitando a Igreja de São Francisco de Assis e o túmulo de Tancredo Neves.
- Caminhe pelo Centro Histórico e aprecie o casario colonial.
- Visite o Memorial Tancredo Neves e tire uma foto na estátua.
- Almoce na Taberna do Omar ou na Cervejaria Ovelha Negra.
Tarde:
- Visite a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Museu de Arte Sacra.
- Passe pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Solar dos Neves.
- Caminhe pela Rua de Santo Antônio e veja as casas tortas.
- Suba a escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e aprecie a vista.
- Termine o dia pegando o trem turístico rumo a vizinha Tiradentes. Compreo o bilhete antecipadamente e fique atento ao horário de partida, para não perder o trem. Aproveite enquanto espera na estação para visitar o Museu Ferroviário.
Se preferir, pode ver o vídeo que gravamos na cidade, mostrando o que fazer em São João del Rei em 1 dia:
Vale a pena ir a São João del Rei?
Com certeza! A cidade é um verdadeiro tesouro histórico e cultural, que encanta por suas ruas coloniais, patrimônio bem preservado e o clima acolhedor do interior de Minas Gerais.
Além das atrações imperdíveis, como o Museu Ferroviário, o Memorial Tancredo Neves e o passeio de trem Maria-Fumaça, São João del-Rei oferece uma rica experiência que mistura história, arquitetura e gastronomia.
Se você é fã de destinos que preservam suas raízes e proporcionam uma imersão autêntica no passado, São João del-Rei é o lugar ideal para explorar e se encantar.
Continue planejando sua viagem para Minas Gerais
Esperamos que este guia tenha ajudado você a conhecer alguns dos principais doces pernambucanos.
Se você gostou deste post, pode aproveitar para continuar navegando pelo site, pois temos vários outros posts com dicas de destinos em Pernambuco. Confira:
- Onde beber cerveja artesanal em Belo Horizonte
- O que fazer em Ouro Preto
- Cidades românticas de Minas Gerais
- O que fazer em Congonhas Minas Gerais
- O que fazer em São Thomé das Letras
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.