O que fazer em Bonito MS: guia completo para sua viagem

Bonito no Mato Grosso do Sul é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Basta pesquisar o que fazer em Bonito MS, para descobrir que é um destino completo, que agrada viajantes de várias idades e perfis.

Você procura passeios para relaxar e contemplar a natureza? Em Bonito tem. Quer adrenalina e aventura? Tem, também. Paisagens de tirar o fôlego? Grutas, cavernas, mergulho, rapel? Sim, sim e sim!

Nesse post, fizemos um guia completo de Bonito MS, com dicas para facilitar seu planejamento de viagem. É o post mais completo que temos no blog sobre o destino, e por isso é um post bem recheado de informações.

Leia também: Quanto custa viajar para Bonito

Se você procura alguma informação específica, pode navegar pelo post clicando no índice abaixo:

Turismo em Bonito MS: entenda o destino

Que Bonito MS é um destino lindo, cheio de belezas naturais de tirar o fôlego, aposto que você já sabe.

Mas o que talvez você não saiba é que Bonito também é um dos destinos mais organizados e preparados para receber turistas no Brasil.

Especialmente porque estamos falamos de um destino de natureza que conseguiu integrar os passeios, com a preservação e cuidado com o meio ambiente.

Desde a estrutura dos receptivos e atrações, ao trabalho dos guias, a educação ambiental da população e até com os serviços de limpeza e saneamento da cidade. Um trabalho de anos que vem colhendo bons frutos.

Bonito é um verdadeiro caso de sucesso para o ecoturismo no Brasil. E além de toda essa parte dos passeios, numa viagem a Bonito você tem a chance de conhecer mais de perto a cultura e simpatia do povo bonitense.

Não consigo imaginar uma experiência de viagem mais perfeita.

Qual a melhor época do ano para visitar Bonito?

Bonito é um destino que pode ser visitado durante todo ano. Mas ele oferece experiências bem diferentes, de acordo com a época que você visita.

Por isso, é importante considerar os prós e os contras de cada estação antes de decidir quando ir a Bonito.

Vou explicar melhor. Em Bonito, existem duas estações do ano bem definidas:

  • estação seca, que costuma ir de abril a setembro, e
  • estação chuvosa, que geralmente acontece entre os meses de dezembro a fevereiro.
Balneário do Hotel Cabanas Bonito MS
Balneário do Hotel Cabanas Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Já os meses de março, outubro e novembro são períodos de transição entre as estações.

Geralmente chove bastante, mais que na estação seca, mas são meses que apresentam historicamente bastante variação no nível de chuva.

quando chove em Bonito MS
Fonte: Clima Tempo.

Tendo isso em mente, como decidir quando ir a Bonito? Vamos comparar os prós e contras de cada estação:

Estação seca

Bonito MS é um destino de ecoturismo, com a maior parte das atividades acontecendo ao ar livre, em meio a natureza.

Considerando isso, a melhor época para visitar Bonito é a estação seca, durante os meses de inverno.

Você pode aproveitar mais os passeios em meio a natureza. Os dias de céu limpo favorecem a entrada dos raios de sol nas águas, aumentando a visibilidade nas águas – que já são super cristalinas.

Com pouca chuva, a turbidez e os sedimentos na água também ficam muito reduzidos, favorecendo ainda mais a visibilidade nos os passeios de flutuação.

A transparência dos rios cristalinos de Bonito atinge o auge da beleza.

Mas Lila, e o frio? Não vou sentir muito frio se eu viajar pra Bonito no inverno?

Olha, não vou mentir pra você. Como deu pra ver no gráfico acima, as temperaturas médias de Bonito caem nos meses de inverno.

Mas o clima em Bonito é tropical, por isso as temperaturas não costumam ficar extremamente frias.

E tem um detalhe importante: por conta das propriedades do solo de Bonito, a temperatura das águas dos rios se mantém estável ao longo de todo o ano, sempre por volta dos 22°C. Nas grutas, pode até chegar a 24°C.

E como as atividades de flutuação são feitas com roupas de neoprene, que funcionam como isolante térmico, a temperatura da água vai ter um impacto ainda menor durante o passeio.

Você vai passar um friozinho na hora que sair da água, isso vai. Mas enquanto estiver dentro da água, a temperatura se mantém constante o ano todo.

Se por acaso, a temperatura do ambiente estiver mais fria que a temperatura da água (menos de 20°C, por exemplo), você vai sentir “quase como se a água estivesse aquecida”, um efeito de comparação da sensação térmica.

Fique ligado: isso vale para os rios, mas não para as águas de cachoeiras e balneários, que ficam mais frias durante o inverno em Bonito. Se água gelada for uma questão pra você, evite esses passeios se for para Bonito no inverno.

Mas olha a gente aqui no inverno em Bonito – com dia de sol e banho de cachoeira!

Cachoeiras no Parque das Cachoeiras em Bonito MS
Cachoeiras no Parque das Cachoeiras em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Uma outra vantagem de viajar para Bonito na estação seca é que o destino está em baixa temporada, recebendo menos visitantes.

Uma exceção é o mês de julho, que recebe um maior fluxo de visitantes pelas férias escolares do meio do ano.

Mas no geral, você vai encontrar as atrações mais vazias que na alta temporada, o que favorece a experiência de forma geral, sem filas e concorrência pelas atrações mais disputadas.

Outra ótima notícia é que a tabela de preços de ingressos para as atrações de Bonito tem valores mais baratos nessa época. E também é possível economizar nas hospedagens.

Ou seja, além de tudo: é mais barato viajar para Bonito no inverno.

E se você pretende combinar a viagem a Bonito com uma passada no Pantanal, a estação seca é também sua melhor opção.

Nesse período, os animais se movimentam mais a procura de água, o que torna mais provável os avistamentos. Os meses de agosto e setembro são as melhores escolhas, nesse caso.

Estação chuvosa

Os meses com mais chuva em Bonito são exatamente os meses de verão, e coincidem também com as férias escolares de final de ano, quando muita gente se organiza para viajar em família.

As chuvas podem atrapalhar os passeios ao ar livre, e deixar as águas dos rios mais mexidas. A falta de luz do sol em dias nublados também pode prejudicar a visibilidade nos passeios de flutuação.

Quanto ao conforto da temperatura para passeios na água, no verão seu corpo vai estar acostumado com o clima quente, por isso ao entrar na água a sensação é que ela vai estar mais fria (lembrando que ela sempre vai estar ali, por volta dos 22°C).

Uma outra coisa que vem junto com o verão e as chuvas: os mosquitos. Leve repelente, porque é realmente uma questão grande nessa época do ano.

A alta temporada tem atrações mais cheias. O número de turistas aumenta especialmente nos feriados e em dezembro / janeiro, pelas férias escolares.

Evite viajar para Bonito nos feriados: Natal, Ano Novo e Carnaval. Caso não seja possível evitar essas datas, se programe com antecedência pois a cidade fica lotada. Reserve passeios e hospedagem o quanto antes.

Outra coisa que aumenta no verão: os preços dos ingressos para os passeios em Bonito. Existe uma tabela fixa de preços para alta e baixa estação, e é justamente no verão que os preços ficam mais caros.

Agenda de eventos: quando ir a Bonito

O calendário de Bonito ainda é repleto de eventos, que podem ser uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre a cultura da cidade.

Mas se for visitar Bonito durante um desses eventos,lembre de fazer todas as suas reservas com antecedência.

  • O Festival de Inverno de Bonito acontece no final de julho, com show de música, oficinas e mostras de arte.
  • O Bonito Blues & Jazz Festival acontece em junho, e é um dos mais tradicionais festivais de música do Mato Grosso do Sul.
  • O Festival da Guavira acontece em novembro. Tem música, artesanato, o concurso da “maior guavira de Bonito” e você pode fazer degustação dessa fruta que é símbolo do Mato Grosso do Sul.

Quanto tempo ficar em Bonito

Bonito tem uma oferta ampla de atrações. São mais de 60 passeios cadastrados na tabela de passeios em Bonito, o que torna perfeitamente possível organizar uma viagem de vários dias, sem repetir nenhuma atração.

Com todos os deslocamentos envolvidos, não recomendo que você vá até Bonito para uma viagem curta, de 2 dias.

Separe – pelo menos – 3 dias inteiros em Bonito. Idealmente, eu recomendo que se programe para uma viagem de 4 ou 5 dias em Bonito (sem contar os deslocamentos.

Com 4 ou 5 dias, você já consegue conhecer muita coisa, se dividindo entre passeios de dia inteiro e passeios de meio período.

PIscina de borda infinita em Bonito. Parque das Cachoeiras
Parque das Cachoeiras. Foto: Fui Ser Viajante

Com uma viagem de até 7 dias em Bonito, você consegue fazer praticamente todos os tipos de passeio de Bonito, entre grutas, fazendas, flutuações, balneários, e pode até incluir uma experiência a de bate e volta ou pernoite no Pantanal.

Viagens de mais de 7 dias em Bonito começam a ficar demasiadamente cansativas e repetitivas. Você vai começar a sentir como se estivesse fazendo “mais do mesmo”: mais cachoeiras, mais balneários, etc.

A beleza e as atrações continuarão interessantes. Mas você já vai ficando cansado. E o orçamento da viagem vai ficando caro demais também. Por isso, eu recomendo planejar no máximo uma viagem de até 7 dias em Bonito.

Você sempre pode voltar outra vez para conhecer novas atrações de Bonito em uma nova viagem, com fôlego renovado.

Fique sabendo: todos os passeios em Bonito são reservados pelas agências da cidade. Não dá pra comprar ingresso na hora. É tudo reservado antes, com número de visitantes controlado.

Os passeios em Bonito têm preço tabelado, que são praticados por todas as agências. O que diferencia uma agência da outra é o serviço prestado, atendimento, serviço personalizado.

A agência que nós usamos e recomendamos em Bonito é a Acqua Studio de Viagens. Eles têm uma loja no centro de Bonito, e também vendem os ingressos online, pelo site da empresa.

Para quem quer otimizar o tempo e fazer 2 passeios por dia, o ideal é conversar com a agência para tentar agendar para o mesmo dia 2 passeios de meio período que sejam próximos.

Assim você consegue fazer um pela manhã e um a tarde, sem precisar de muitos deslocamento.

Também recomendo que você intercale dias com dois passeios em Bonito, com dias de um passeio de dia inteiro. Assim você consegue descansar um pouco, quebrando o ritmo entre dias mais agitados e dias mais calmos.

Fazenda Ceita Corê - passeios em bonito MS
Fazenda Ceita Corê. Foto: Fui Ser Viajante

Como chegar em Bonito e como circular em Bonito

Para chegar em Bonito MS, você tem duas opções principais:

  • voar direto até o Aeroporto de Bonito – o aeroporto é pequeno mas hoje opera com a Azul e a Gol Linhas Aéreas, e frequência de voos boa o ano todo.

Se você conseguir um voo direto para Bonito com bom preço, é a melhor opção para chegar em Bonito. Mais rápido, mais confortável, menos chance de perrengue.

  • desembarcar no aeroporto de Campo Grande, e de lá alugar um carro ou pegar um transfer (privativo ou compartilhado) até Bonito, numa viagem de 4 horas.

Nós já fizemos das duas formas. Na primeira vez que fomos a Bonito, alugamos um carro. A estrada é boa, mas a viagem é realmente bem longa.

Estar com carro em Bonito facilitou deslocamentos, já que muitos passeios não oferecem a opção de retirada no hotel.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Na segunda vez que viajamos para Bonito, usamos o serviço de transfer compartilhado com a empresa Vanzella – o agendamento do transfer Campo Grande – Bonito também foi realizado pela agência Acqua Viagens.

O ideal, nesse caso, e que seu voo desembarque perto do horário de saída do transfer compartilhado.

Se tiver que esperar muito, vale mais a pena pegar o transfer privativo, pois a viagem de 4 horas é longa e cansativa e a espera no aeroporto vai cansar ainda mais.

O aeroporto de Campo Grande é pequeno e não tem uma estrutura confortável para esperas longas.

Como foi nossa experiência com o transfer compartilhado:

A viagem foi bem tranquila e permitiu que a gente pudesse tirar um cochilo durante o trajeto.

O transfer compartilhado é feito em uma van de aproximadamente 15 lugares, que vai puxando uma carrocinha onde colocamos as malas para ter mais espaço na van.

Com mais ou menos uma hora de viagem saindo de Campo Grande, fizemos uma parada para banheiro, lanches ou refeição (self service a quilo) em um restaurante da estrada.

Na volta (Bonito – Campo Grande), a parada acontece nesse mesmo local – ou seja, aproximadamente após 3 horas de viagem.

Como se deslocar em Bonito

Como estávamos sem carro em Bonito, usamos algumas opções para nos deslocar na cidade e para os passeios:

  • Ecodriver Bonito: transfer privativo com carros novos, serviço pontual e muito cortês. Usamos para ir e voltar dos passeios.
  • MS Transportes: transfer compartilhado que usamos um dia (depende se os passeios agendados no dia são próximos entre si, e estão na rota do transfer compartilhado).
  • App Ecodriver: aplicativo de transportes da cidade (disponível para Android e IOS). Funciona como um Uber, com pagamento em dinheiro ou cartão de débito. Usamos para sair a noite, ir para restaurantes, etc.
Carro da Ecodriver Bonito - como se deslocar em Bonito
Carro da Ecodriver Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

Onde ficar em Bonito: dica de pousada

A cidade tem uma grande quantidade de pousadas, por isso escolher onde ficar em Bonito pode gerar algumas dúvidas.

É bom ter uma referência de alguém que já se hospedou em uma pousada em Bonito e gostou da experiência.

Nós ficamos na Pousada Ouro Preto de Bonito, uma pousada recém inaugurada, toda novinha em folha. A arquitetura foi toda inspirada na cidade de Ouro Preto, o que traz todo um charme para a propriedade.

Logo na chegada, você vai ser impactado ao encontrar trilhos de trem, um coreto e um elevador panorâmico. A varanda da recepção mais parece uma estação de trem antiga.

Pousada Ouro Preto de Bonito - onde ficar em Bonito
Pousada Ouro Preto de Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
Pousada Ouro Preto de Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
Pousada Ouro Preto de Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

E entrando no salão da recepção, você pode apreciar uma linda coleção de imagens barrocas (da coleção pessoal do proprietário) e até uma pequena capela.

Uma reprodução charmosa da encantadora Ouro Preto, uma experiência de hospedagem para viver e nunca esquecer.

Os quartos também são grandes e confortáveis, com banheiros espaçosos, secador de cabelos, TV, poltrona, suporte para malas e guarda-roupas.

Pousada Ouro Preto de Bonito
Pousada Ouro Preto de Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
Pousada Ouro Preto de Bonito. Onde ficar em Bonito
Pousada Ouro Preto de Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

A pousada conta ainda com uma piscina, e muitas árvores espalhadas, que atraem aves da região. Todo dia de manhã, indo pro café da manhã, eu tinha encontro marcado com 3 tucanos que visitavam as palmeiras da pousada.

E por falar em café da manhã, o buffet servido na pousada também era sempre fresco e farto, com ovos feitos na hora, pães, bolos, frutas, e delícias regionais.

Se tiver a chance, prove a sopa paraguaia e a chipa, uma espécie de pão de queijo, só que mais crocante.

Quer se hospedar na Pousada Ouro Preto de Bonito? Veja valores e reserve.

Ou veja mais opções de pousadas em Bonito.

Agência em Bonito

Sim, você vai precisar contratar uma agência em Bonito.

A grande maioria dos passeios em Bonito acontecem em propriedade privada.

Por isso, todos os passeios em Bonito são pagos. Você vai pagar uma taxa para visitar o atrativo (por exemplo, nos balneários), e/ou pagar para fazer alguma atividade nesse atrativo, como as flutuações, mergulho, etc.

E pra quem vai esse dinheiro? Vai sendo repartido entre todas as partes envolvidas: preservação ambiental, a agência, o receptivo da propriedade, o guia, e assim vai.

Bonito não é um destino considerado barato, exatamente porque não há opções de passeios gratuitos. Você tem algumas formas de economizar, combinando ingressos.

Por exemplo, se você compra a flutuação na Nascente Azul, ganha acesso ao Balneário da propriedade. Então ao invés de reservar uma tarde em outro balneário, pode aproveitar ali mesmo e economizar algum dinheiro.

Os preços dos passeios em Bonito são tabelados – nem adianta fazer pesquisa de preço porque todas as agências trabalham com a mesma tabela. Existe uma tabela de alta temporada e uma tabela de baixa temporada.

Outro detalhe é que todos os atrativos recebem um número máximo de pessoas por dia, de acordo com sua estrutura e como forma de não prejudicar o ecossistema.

Por isso é importante reservar os passeios com antecedência, especialmente se você vai viajar na alta estação.

Nossa viagem foi organizada pela Acqua Viagens, e quero destacar o atendimento personalizado que tivemos com o pessoal da agência. Todos muito atenciosos, simpáticos e tiraram todas as nossas dúvidas.

O atendimento da agência é um grande diferencial em Bonito, já que o preço dos passeios é tabelado para todas as agências.

Você pode entrar em contato tanto na loja oficial da agência em Bonito, ou pelo site da empresa Acqua Viagens.

Acqua Viagens Agência Bonito
Loja da Acqua Viagens em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante
Loja da Acqua Viagens em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante
Loja da Acqua Viagens em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Principais passeios em Bonito

Agora que falamos sobre como funcionam os passeios, vamos falar sobre os tipos de passeios que você pode fazer em Bonito.

Bonito MS tem opções de passeio para todo gosto. Se você quer aventura e adrenalina, ou é um viajante em busca de sossego e contemplação da natureza, é possível montar um roteiro em Bonito perfeito para você.

E se você está preocupado se tem o que fazer em bonito com crianças, ou na melhor idade, pode ficar tranquilo que Bonito tem opções para todos os públicos.

O ideal para montar um roteiro inteligente em Bonito, e conseguir aproveitar ao máximo, é conseguir fazer um roteiro com diversidade.

A agência de viagem pode (e deve) te ajudar a pensar no roteiro mais otimizado, de acordo com seu perfil de viajante.

Por exemplo: tem vários passeios de cachoeira, vários balneários e várias flutuações em Bonito. O ideal é você escolher um ou no máximo 2 passeios dentro de cada um desses grupos, de acordo com seus interesses.

Isso vai fazer com que você vivencie experiências diferentes, aproveitando melhor o seu orçamento e seu tempo, conhecendo diferentes tipos de passeios em Bonito.

E na hora de montar o roteiro, também é importante considerar os deslocamentos (evite colocar no mesmo dia dois passeios muito distantes entre si), o seu ritmo de viagem e os passeios que mais te despertam curiosidade.

Para te ajudar nessa missão, agora vamos falar dos principais passeios que tem pra fazer em Bonito, e dentro de cada grupo vamos marcar os principais atrativos (mais famosos ou que mais recomendamos).

Combinado? Então, vamos lá:

Passeios em Bonito: flutuações

Esse é o passeio carro-chefe entre as atrações de Bonito MS! São mais de 10 opções de passeios de flutuação em Bonito. Você pode flutuar em nascentes, leito de rio, cavernas e até em uma formação muito curiosa, chamada dolina.

Bonito tem uma das águas mais transparentes do mundo, por isso quando vemos vídeos das flutuações em Bonito, temos a sensação de que as pessoas e os peixes estão ” voando”.

A experiência de flutuar em Bonito é algo que palavras sempre vão pecar em descrever, porque é algo para além de qualquer descrição: só vivendo para sentir o que é estar cercado de tanta beleza, da natureza na forma mais pura.

E detalhe importante: você não precisa saber nadar para fazer flutuação em Bonito! Graças ao equipamento utilizado (roupa de neoprene, colete salva-vidas), você não afunda. É só relaxar, flutuar e aproveitar!

Usando máscara e snorkel, você mantém a cabeça dentro da água, admirando os peixes e vegetação subaquática.

Em algumas flutuações, uma pequena correnteza do rio vai levando você rio abaixo, em outras é preciso fazer movimentos suaves de braço para seguir acompanhando o grupo pelo trecho de rio da flutuação.

Anota essa dica: evite fazer movimentos de perna, eles atrapalham mais que ajudam. Também evite encostar os pés no fundo, para não levantar os sedimentos do rio e prejudicar a visibilidade de quem vem depois de você.

E como fazer isso: minha dica é manter as pernas paradas e levemente afastadas, isso vai estabilizar o seu quadril e ajudar na sua flutuação. Deu certo pra mim, mesmo quando eu ainda não sabia nadar!

E se você nunca usou máscara e snorkel, também pode ficar tranquilo pois todos os passeios de flutuação em Bonito fazem um “treinamento e adaptação” antes de levar os turistas para o passeio em si.

E para quem não consegue se adaptar a respirar pela boca para usar máscara e snorkel, tem a opção da máscara full face, que cobre todo o rosto, permitindo que você respire normalmente pelo nariz.

Outra coisa muito legal: o passeio de flutuação na Nascente Azul é inclusivo! A estrutura do atrativo foi adaptada para dar acessibilidade a pessoas com deficiência física e visual. Eu achei isso incrível!

Principais passeios em Bonito: flutuação

  • Nascente Azul (nascente e rio)
  • Aquário natural (nascente e rio)
  • Rio Sucuri (nascente e rio)
  • Barra do Sucuri (nascente e rio)
  • Rio da Prata (nascente e rio)
  • Gruta do Mimoso (gruta)
  • Abismo Anhumas (caverna)
  • Lagoa Misteriosa (dolina)
  • outras: Rio Formoso, Bonito Aventura e Praia da Figueira.

Dentre esses passeios em Bonito, os que estão grifados com link foram os passeios que já fizemos e tem um post específico no blog para contar nossa experiência.

E para efeito de comparação entre os lugares onde você pode fazer flutuação, também indico que você leia esse post sobre a Lagoa Misteriosa em Bonito, pelo blog Mala de Aventuras.

Vale clicar e conferir, pois pode ajudar você a decidir quais o que fazer em Bonito.

Grutas e Contemplação

Outro destaque entre os passeios de Bonito são as grutas. De formação pré-histórica, usadas pelos indígenas como abrigo, e repletas de lendas até hoje, essas formações incríveis são ótimas opções de passeio em Bonito.

Tenho certeza que você já viu fotos da Gruta do Lago Azul, que virou cartão postal da cidade.

Para visitar a Gruta do Lago Azul, o mais recomendado é ir de manhã bem cedo, quando os tons de azul são mais intensos.

Outro detalhe é que nos meses de verão, o sol incide direitinho na cavidade da rocha, batendo mais diretamente na água, o que deixa o espetáculo ainda mais bonito.

Mas além da Gruta do Lago Azul, há vários outros passeios de grutas em Bonito, como a Gruta de São Miguel, que fica bem perto da Gruta do Lago Azul. Você pode combinar e visitar as duas em sequência.

E tem também a Gruta do Mimoso, uma delicada caverna cheia de água, onde você pode fazer um passeio de flutuação impressionante, admirando as formações rochosas e até peixes que vivem por lá.

Gruta do Mimoso - passeios em Bonito MS
Gruta do Mimoso. Foto: Fui Ser Viajante

Além das grutas, Bonito tem muitos passeios de contemplação, para admirar a natureza sem precisar entrar na água.

Podem ser ótimas opções de passeio em Bonito para os mais friorentos, ou para quem visita Bonito no inverno e tem medo de passar frio.

Com exceção do passeio na Gruta do Mimoso, nas demais grutas e passeios de contemplação, você fica sequinho do começo ao fim.

Principais passeios em Bonito: grutas e contemplação

  • Gruta do lago Azul
  • Gruta de São Miguel
  • Gruta do Mimoso
  • Buraco das Araras
  • Abismo Anhumas
  • Outros: Voo de balão, rio Sucuri de barco, Bio Park Bonito, Gruta São Mateus

Trilhas e cachoeiras

Bonito tem muitos passeios com cachoeiras. A maioria das propriedades organizou uma trilha que vai percorrendo uma sequência de quedas d’água, e você tem a chance de conhecer mais de uma cachoeira no mesmo passeio.

É assim no Parque das Cachoeiras – um complexo de trilha passando por 7 cachoeiras.

Parque das Cachoeiras em Bonito MS
Parque das Cachoeiras em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

É lá que fica o famoso deck do coração e a Cachoeira do Amor), além de uma incrível piscina de borda infinita onde você pode relaxar depois do passeio.

Tem também a Fazenda Ceita Corê, que além das cachoeiras ainda oferece um encontro com uma nascente cristalina, passeios de cavalo, caiaque, stand up paddle e mais.

Fazenda Ceita Corê em Bonito MS
Fazenda Ceita Corê em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Os passeios de cachoeiras são alguns dos meus favoritos para fazer em Bonito. Recomendo que você coloque pelo menos um no roteiro.

Se você clicar nos links abaixo, pode conferir nosso relato e fotos das cachoeiras de Bonito que já visitamos.

Principais passeios em Bonito: trilhas e cachoeiras

  • Parque das Cachoeiras
  • Fazenda Ceita Corê
  • Boca da Onça Ecotur
  • Estância Mimosa
  • Rio do Peixe
  • Outros: Cachoeiras Serra da Bodoquena, Recanto das Águas

Aventura

Ahhhh, tem muita aventura aguardando por você em Bonito!

Desde aventuras mais tranquilas, como um passeio de bike, até passeios que vão jogar sua adrenalina lá pra cima, como boia cross, arvorismo e tirolesas.

No Hotel Cabanas, tem uma estrutura muito bacana para quem quer aventura, tudo num só lugar. O Cabanas Aventura oferece o boia cross e o arvorismo, e você pode combinar os dois passeios na mesma manhã / tarde.

Boia Cross em Bonito MS
Boia Cross no Cabanas Aventura. Foto: equipe do passeio Cabanas Aventura

Outro espaço muito legal para os aventureiros é o Nascente Azul Adventure, com atividades ainda mais radicais, como a tirolesa gigante e o pêndulo humano.

O Eco Park Bonito também é um lugar que reúne várias atividades de aventure, como bote, duck, boia cross, standup paddle.

Principais passeios em Bonito: aventura

  • Boia Cross Cabanas
  • Arvorismo Cabanas
  • Nascente Azul Adventure
  • Formoso Adventure
  • Passeios de quadriciclo (Rota Zagaia, Trilha Boiadeira, Trilha da Serra)
  • Passeios de bike (Rota São Mateus, Rota Boiadeira, Rota Formoso, Rota Sinhozinho e Rota Cabanas)
  • Rapel Boca da Onça
  • Ecopark Bonito

Balneários

Se tudo que você procura em Bonito é sombra e água fresca, os balneários da cidade são a atração perfeita pra você.

Em geral, todos oferecem uma estrutura muito confortável, com espreguiçadeiras, prainha de rio, restaurante / lanchonete, paisagens bonitas e contato com a natureza.

Nós já conhecemos 3.

O Balneário do Sol é meu favorito e oferece além de tudo isso, estrutura de churrasqueiras (uso livre, por ordem de chegada), tirolesa, plataforma de salto no rio, e a oportunidade de conhecer de perto alguns animais exóticos, como búfalos e lhamas.

balneário do Sol Bonito MS
Balneário do Sol Bonito MS. Foto: Fui ser viajante
balneário do Sol Bonito MS
Balneário do Sol Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

O Balneário da Nascente Azul também é muito agradável, e tem atividades muito interessantes para crianças e adolescentes, como o Aqua loko, piscinas naturais, além da fantástica parte Adventure (tirolesa e pêndulo humano).

Balneário da Nascente Azul - Bonito MS
Balneário da Nascente Azul – Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

O Balneário Municipal é bem perto do centro da cidade (cerca de 7km), e por isso pode ser uma opção de passeio se você está chegando em Bonito e quer ocupar uma tarde numa atração não muito cansativa.

Você vai passar algumas horas apreciando um trecho de águas cristalinas do Rio Formoso, nadando junto a uma infinidade de piraputangas, o peixe símbolo de Bonito.

Balneário Municipal Bonito MS
Balneário Municipal Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Principais passeios em Bonito: balneários

  • Balneário do Sol
  • Balneário Municipal
  • Balneário Nascente Azul
  • Outros: Praia da Figueira, Ilha Bonita, Eco Park, Bosque das Águas, Estrela do Formoso

Mergulho com Cilindro

Bonito é um dos principais destinos de mergulho em água doce do Brasil. É possível mergulhar em cavernas, lagoas, rios e até em uma dolina, uma depressão no solo super rara, que acontece somente em terrenos calcários.

Em Bonito, você pode tanto fazer o mergulho de batismo (ideal para quem nunca mergulhou, porque você vai acompanhado de um profissional) quanto mergulhos autônomos / profissionais.

Nós tivemos a chance de ver mergulhadores profissionais mergulhando na Gruta do Mimoso e foi impactante vê-los sumindo caverna adentro, até o segundo salão da gruta (acessível só com mergulho).

Principais passeios em Bonito: mergulho com cilindro

  • Rio da Prata
  • Rio Formoso
  • Lagoa Misteriosa
  • Nascente Azul
  • Abismo Anhumas (caverna, mergulho profissional)
  • Gruta do Mimoso (caverna, mergulho profissional)

Cavalgada

Para quem gosta de cavalos, olha que oportunidade boa: fazer um passeio ou cavalgada em meio a natureza, aproveitando as paisagens perfeitas dos arredores de Bonito.

Alguns atrativos oferecem a opção de passeio a cavalo, como a Fazenda Ceita Corê (um passeio simples, já incluso no valor do passeio), ou os passeios mais completos do Rio da Prata, Estância Mimosa e Parque Ecológico Rio Formoso.

Além do foco na natureza, você também pode fazer um passeio a cavalo com foco na cultura sul mato grossense, na Cavalgada Recanto do Peão. Você vai ter a oportunidade de conhecer costumes locais, como a roda de tereré.

Principais passeios em Bonito: cavalgada

  • Parque Ecológico Rio Formoso
  • Rio da Prata
  • Estância Mimosa
  • Recanto do Peão

Pantanal

O Pantanal está na moda e olha que sorte: fica bem pertinho de Bonito.

Você pode combinar os dois destinos:

  • Divida seu tempo de viagem entre Bonito e o Pantanal, aproveitando a oportunidade para se hospedar numa autêntica fazenda pantaneira; ou
  • faça um bate e volta de um dia de Bonito para o pantanal, fazendo um day use na Fazenda São Francisco.

Para os passeios de day use, é só preciso ficar atento pois as saídas acontecem ainda na madrugada, para fazer render o tempo de viagem na estrada e para que você possa aproveitar mais o day use na fazenda.

Principais passeios em Bonito: pantanal

  • Fazenda São Francisco – day use no Pantanal

O que fazer em Bonito à noite?

Como um destino de natureza e com atividades ao ar livre, a grande maioria dos passeios em Bonito são de dia. Mas se você procura o que fazer em Bonito a noite, pode colocar no roteiro algum desses passeios:

O Projeto Jiboia te leva para uma imersão no mundo das cobras. Você vai aprender sobre elas e até interagir e tirar uma foto com os bichinhos, se quiser.

Projeto Jiboia Bonito MS
Projeto Jiboia. Foto: Fui Ser Viajante

O Aquário de Bonito funciona todos os dias até 21h, e pode ser uma atividade interessante para quem procura o que fazer em Bonito com crianças, já que lá é possível conhecer os peixes da região em uma atividade indoor.

Outra opção para a noite são os passeios de bike noturnos. A Rota Aventura organiza passeios tanto na cidade quanto nas estradas de Bonito, com chance de encontro com animais.

Principais passeios para fazer a noite em Bonito

  • Projeto Jiboia
  • Aquário de Bonito
  • Passeio de bike

Roteiro sugerido: 3, 4 ou 7 dias em Bonito

Opa, chegou a hora de contar como foi nosso roteiro em Bonito. Nossa viagem durou 4 dias inteiros (sem contar deslocamentos).

Confira os passeios que fizemos, e como foram os deslocamentos:

Roteiro 4 dias em Bonito MS (total: 6 dias de viagem)

Dia 1: Trajeto de Campo Grande para Bonito (transfer compartilhado Vanzella)

Dia 2 – deslocamento com transfer privativo Ecodriver Bonito

  • Manhã no Parque das Cachoeiras (baixa temporada: R$ 159,00 | alta temporada: R$ 189,00)
  • Almoço no Parque das Cachoeiras (Adulto: R$ 69,00)
  • Tarde no Balneário do Sol (baixa temporada: R$ 80,00 | alta temporada: R$ 80,00)
  • Jantar: Bonito Beer (R$114,00 – R$50 de cerveja e 2 pizzas)

Dia 3 – deslocamento com van do atrativo

  • Manhã, almoço e tarde na Fazenda Ceita Corê (baixa temporada: R$ 238,00 | alta temporada: R$ 266,00) – almoço incluso, bebidas a parte.
  • Jantar: Casa do João (R$ 253,20 – moqueca pra 2, 3 cervejas 600 ml e 1 dose de cachaça)*

Dia 4 – deslocamento com van da MS Transportes

  • Manhã na Gruta do Mimoso (baixa temporada: R$ 109,00 | alta temporada: R$ 129,00)
  • Almoço na Nascente Azul (Adulto: R$ 59,00)
  • Flutuação na Nascente Azul + day use balneário (baixa temporada: R$ 230,00 | alta temporada: R$ 300,00)
  • Jantar: Juanita Restaurante (R$295,05 – entrada + peixe para 2, + 2 cervejas artesanais)*

Dia 5 – deslocamento com transfer privativo da Ecodriver Bonito

  • Flutuação no Aquário Natural (baixa temporada: R$ 230,00 | alta temporada: R$ 280,00)
  • Almoço no Aquário Natural (R$174,90 – 1 peixe para 2, 2 águas com gás)
  • Tarde no Cabanas Aventura (combo boia cross e arvorismo): Adulto: R$ 190,00
  • Jantar: Boteco Juanita (R$116,60 – petisco e 3 cervejas de 600 mL)

Dia 6: Trajeto de Bonito para Campo Grande (transfer compartilhado Vanzella)

Roteiro 7 dias em Bonito (total 9 dias de viagem):

E vou deixar ainda uma sugestão para completar um roteiro de 7 dias de Bonito (sem contar os deslocamentos), o que daria um tempo total de 9 dias de viagem.

Você vai ter tempo para aproveitar os melhores passeios de Bonito e ainda dar uma esticadinha no Pantanal. Então vamos lá:

Dia 6:

  • Manhã Buraco das Araras (Adultos: R$ 92,00)
  • Tarde Rio da Prata (baixa temporada: R$ 300,00 | alta temporada: R$ 390,00) e Lagoa Misteriosa (baixa temporada: R$ 190,00 | alta temporada: R$ 210,00)
  • OU Balneário Jardim Ecopark (baixa temporada: R$ 62,00 | alta temporada: R$ 70,00)

Dia 7:

  • Manhã na Gruta do Lago Azul (baixa temporada: R$ 90,00 | alta temporada: R$ 130,00) e Gruta de São Miguel (baixa temporada: R$ 64,00 | alta temporada: R$ 86,00)
  • Tarde Flutuação no Rio Sucuri (baixa temporada: R$ 231,00 | alta temporada: R$ 286,00)

Dia 8:

  • Pantanal: day use na Fazenda São Francisco (baixa temporada: R$ 250,00 | alta temporada: R$ 250,00)

Dia 9:

  • Manhã livre e retorno para Campo Grande ao 12h.

Quanto custa viajar para Bonito?

Deu pra perceber que um uma viagem para Bonito não é uma viagem econômica. Você vai precisar investir nos ingressos dos atrativos e nos deslocamentos.

Para nosso roteiro de 4 dias em Bonito, somente com passeios (não inclui deslocamentos e alimentação), nosso orçamento ficou assim:

  • Alta temporada: R$ 2878,00 para duas pessoas
  • Baixa temporada: R$ 2482,00 para duas pessoas

Se optássemos pela viagem de 7 dias em Bonito, o roteiro custaria o seguinte:

  • Alta temporada: de R$ 4706,00 a R$ 5766,00 para duas pessoas
  • Baixa temporada: de R$ 4060,00 a R$ 4916,00 para duas pessoas

Você ainda precisa incluir o valor dos deslocamentos e das refeições, para ter o custo básico da viagem.

No caso da alimentação, nós dois gastamos R$ 1209,75 para os 4 dias em Bonito. Esse valor pode servir de referência, mas é bastante variável de acordo com o lugar que você escolher.

Grande parte dos atrativos de Bonito tem restaurante próprio, e oferecem ou pratos a la carte ou buffet self service de preço único. Você sempre pode optar por fazer apenas um lanche, se quiser economizar um pouco.

Aqui no site tem um post completo descrevendo todos os nossos gastos: quanto custa viajar para Bonito.

Como economizar em Bonito

Para economizar em Bonito, as principais dicas são:

  • se puder, viaje na baixa temporada, assim você pega a tabela mais barata dos ingressos dos passeios em Bonito
  • faça reservas dos passeios com antecedência. Entre em contato com a agência e peça um orçamento. Deixar pra fazer as reservas em cima da hora, já na viagem, pode resultar em falta de vagas para os atrativos mais em conta – lembre que todos os passeios em Bonito tem quantidade máxima de pessoas por dia!
  • Procure fazer os passeios mais próximos da cidade. Assim você economiza também no deslocamento – seja no transporte compartilhado ou na gasolina do carro alugado!
  • na baixa temporada você também tem mais chances de conseguir melhores ofertas pela hospedagem. Reserve com antecedência.
  • busque economizar na alimentação. Procure restaurantes mais em conta, ou mesmo as lanchonetes. Na praça principal de Bonito tem várias barraquinhas de lanche que podem servir como refeição no lugar do jantar, se você quer economizar.

Onde comer em Bonito MS

Visitamos ótimos restaurantes em Bonito, e quero deixar algumas dicas aqui para você aproveitar também:

  • Casa do João

Um dos restaurantes mais tradicionais de Bonito, a Casa do João é restaurante, empório, armazém, museu. As paredes guardam um bocado da história de Bonito, em registros de quem já visitou a casa.

A casa funciona para almoço e jantar (fechado segunda-feira). Geralmente a noite tem música ao vivo. A comida é deliciosa e bem regional.

Casa do João - onde comer em Bonito
Casa do João – onde comer em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
Casa do João - onde comer em Bonito
Casa do João – onde comer em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

Adorei que eles fazem releituras de pratos clássicos, como a rabada pantaneira e a paella pantaneira.

Os drinks também são deliciosos, e vem acompanhados de uma frase engraçadinha pra postar nas redes sociais.

Aqui tá um registro da moqueca pantaneira que nós jantamos, acompanhada de farofa de banana, arroz, pirão e legumes.

  • Juanita Restaurante

Foi meu restaurante favorito em Bonito! O ambiente é moderno e super aconchegante, tanto na varanda quanto na área interna. E a comida, ahhh a comida da Juanita!

Provamos uma entradinha de jacaré crocante (R$ 64,87) que estava perfeita, deliciosa. Super suculento e nada oleoso. Veio acompanhada de um molho rosê e um molho picante feitos na casa, maravilhoso!

De prato principal fomos no carro chefe da casa, o pacu na brasa (banda, R$ 149,44), que vem acompanhado de batata souté, brócolis, alcaparras, arroz branco, pirão de pintado e farofa de banana da terra.

Juanita Restaurante - onde comer em Bonito MS
Juanita Restaurante – onde comer em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Serve duas pessoas muito bem, nem precisava a gente ter pedido a entradinha. Ficamos muito satisfeitos e o sabor da comida é dos deuses. Só achei desnecessário a alcaparra, mas é gosto pessoal mesmo. O prato é 10.

Lá também provamos uma cerveja artesanal do Mato Grosso do Sul. A Cervejaria Prosa, de Campo Grande, tem 3 rótulos na casa: Lager, Weiss e IPA. Provamos a Lager e a IPA, as duas muito boas.

O restaurante fecha às terças-feiras. Nos outros dias abre para almoço e jantar.

  • Boteco Juanita

Depois de ter provado o tempero da Juanita, claro que eu ia visitar o segundo restaurante da família na cidade, o Boteco Juanita.

O ambiente aqui é menor, e mais informal, tipo boteco mesmo. Tava rolando uma música ao vivo, voz e violão.

Fomos de Heineken e tirinhas de Tilápia a milanesa, acompanhadas dos mesmos molhos que provamos no Restaurante Juanita, o rosê e o molho de pimenta perfeito da Juanita.

Boteco Juanita. Onde comer em Bonito MS
Boteco Juanita. Onde comer em Bonito MS. Foto: Fui Ser Viajante

Fecha às segundas-feiras. Nos outros dias abre a partir das 18h.

  • Vila Rebuá

Tipo uma praça de alimentação, a Vila Rebuá reúne vários restaurantes e bares no mesmo espaço, e tem também um palco para show para música ao vivo.

É um ambiente de curtição, para curtir a noite em Bonito.

Vila Rebuá - onde comer em Bonito
Vila Rebuá – onde comer em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
  • Zapi Zen Pizzaria

Não foi uma nem duas pessoas que afirmaram pra gente que essa é a melhor pizza de Bonito.

O ambiente é bem gostosinho e eles também tem os rótulos da cervejaria Prosa para harmonizar com as pizzas.

Zapi Zen - pizzaria em Bonito
Zapi Zen – pizzaria em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante
  • Bonito Beer

E claro que um roteiro nosso não poderia faltar uma cervejaria. Bonito tem a Bonito Beer, que fica bem na Praça Principal da cidade.

O ambiente é pequeno, mas gostoso. Ficamos em uma das mesas da área externa, e foi ótimo para curtir o movimento.

O serviço de cervejas é no estilo de cartão e autosserviço. Você carrega um valor no cartão e pode ir se servir da cerveja que quiser, na quantidade que quiser.

Bonito Beer - cerveja artesanal em Bonito
Bonito Beer – cerveja artesanal em Bonito. Foto: Fui Ser Viajante

Ao lado da cervejaria fica a pizzaria, e você pode pedir uma pizza e comer com sua cerveja. Eu confesso que gostei muito da pizza, e médio das cervejas. Provei 2 cervejas, a casa tinha 6 barris plugados.

Embora as cervejas não tenham arrebatado meu coração, fica a dica de lugar que serve cervejas artesanais fabricadas em Bonito. Se você é um amante de cervejas, vale visitar. Depois me conta o que achou.

Bonito com crianças

Dá pra viajar pra Bonito com crianças? A partir de qual idade dá pra aproveitar?

Quando compartilhamos essa viagem no Instagram, surgiram algumas perguntas sobre isso no direct e achei que era importante trazer esse assunto pra cá.

Bonito é um destino que pode ser curtido por toda a família. A maioria dos atrativos de Bonito recebe crianças.

O que acontece é que, em alguns atrativos, é exigida uma idade mínima ou uma altura mínima para participar da atividade.

Tem que conferir caso a caso, com cada atrativo que você tiver interesse. Mas com certeza dá pra montar um roteiro bem legal em Bonito com crianças.

Por exemplo, balneários e fazendas não tem restrição de idade. Flutuações, como por exemplo a da Nascente Azul, pede idade mínima de 4 anos.

E isso é importante pela questão do uso dos equipamentos de segurança, como o snorkel, máscara, roupa de neoprene, e de como a criança vai se comportar na atividade, lembrando que é recomendado não bater pernas, fazer movimentos sutis, etc.

No arvorismo da Cabanas Aventura, os requisitos são idade mínima de 6 anos OU altura mínima de 1,15m.

Você pode bater um papo com o pessoal da agência e pedir indicações de passeios de acordo com a idade da criança.

O que levar na mala para Bonito

Outra pergunta que bombou nas mensagens do Instagram foi sobre a mala. O que levar numa mala de viagem para Bonito?

Claro que a quantidade de peças vai variar de acordo com a quantidade de dias que você vai passar em Bonito, mas vou deixar aqui uma referência da minha mala de viagem para 4 dias em Bonito:

  • Roupas e acessórios:
  • 1 look para viagem (para ida e volta) – prefira algo confortável porque a viagem é longa (avião + estrada Campo Grande até Bonito). Eu optei por uma calça confortável, 1 blusa, um agasalho leve e tênis confortável.
  • 5 blusas para atividades na natureza
  • 2 bermudas para atividades na natureza
  • 3 blusas para sair e jantar à noite
  • 2 calças para sair e jantar à noite
  • 1 vestido para sair e jantar à noite
  • 1 agasalho para trilha (sempre confira a previsão do tempo. Optei por levar um impermeável pois tinha previsão de chuva)
  • 1 agasalho para usar a noite
  • 4 roupas de banho (levei uma pra cada dia porque Bonito é bem úmido, pode não dar tempo de secar)
  • 6 pares de meia
  • 1 bota de trilha (pode ser tênis)
  • 1 papete / sapatilha de neoprene (algo que possa molhar)
  • 1 sandália confortável para sair à noite
  • 1 pijama
  • 1 chinelo
  • 1 boné / chapéu
  • mochila pequena para levar nos passeios
  • saco pequeno para colocar roupa molhada na volta dos passeios
  • doleira
  • toalha para levar nos passeios (levei a de microfibra, ideal para trilhas).
  • óculos de sol

A vida noturna de Bonito não é muito agitada. Por isso não se preocupe em levar roupas muito sofisticadas para sair e jantar – a não ser que isso faça parte do seu estilo pessoal.

Outra dica que dou é, especialmente se você viajar para Bonito no inverno, como eu fiz, levar na mochila do passeio uma roupa para você trocar depois da atividade na água.

Ninguém merece ficar com roupa molhada até chegar no hotel. E se o clima esfriar, você já vai estar seco, um perrengue a menos pra contar.

Alguns atrativos exigem um tipo de roupa, como calça comprida ou calçado específico. Por exemplo, no arvorismo, o sapato precisa prender no pé para dar estabilidade na atividade (usamos a papete, mas pode ser um tênis).

Por isso o ideal é reservar seus passeios antes da viagem, assim você já vai ficar sabendo de todas as recomendações e pode fazer sua mala de acordo.

  • Itens de higiene e cuidados pessoais
  • protetor solar
  • repelente de mosquitos (especialmente se você viajar no verão)
  • shampoo e condicionador (confira se sua pousada já disponibiliza)
  • sabonete (confira se sua pousada já disponibiliza)
  • hidratante para o corpo
  • band – aid
  • remédios de uso contínuo ou algum que você ache que pode precisar na viagem
  • Eletrônicos e acessórios
  • celular e carregador
  • bolsinha para celular (aquelas impermeáveis para usar o celular debaixo d’água)
  • câmera fotográfica (se tiver, leve uma câmera específica para atividades na água, como a GoPro). Se não tiver, é possível alugar uma por lá.
  • carregador portátil (você vai passar o dia na natureza, nem sempre vai achar uma tomada e vai querer ter o celular sempre carregado para fotos).
  • extensão elétrica para viagem. Depois que comprei uma extensão pequena para levar nas viagens, meus problemas com quartos que só tem uma tomada e mil eletrônicos que eu preciso carregar acabaram. Nem sempre eu uso, mas sempre tenho na mala porque quando acontece de precisar, ela salva.

Vamos começar a planejar essa viagem para Bonito?

Eu voltei pra casa completamente apaixonada pelo destino, e fico muito feliz de publicar esse post com tantas informações que considero importantes sobre o que fazer em Bonito e os melhores passeios em Bonito para colocar no roteiro.

Espero que eu tenha te ajudado a entender melhor como planejar uma viagem para Bonito, e que esse sonho de estar lá se realize logo pra você!

Depois me conta aqui nos comentários o que achou do post? Se foi útil pra você?

E se tiver mais alguma sugestão ou dica de Bonito que você ache importante, me fala nos comentários também que vou ficar muito feliz de atualizar esse post com sua dica!

Vamos juntos ajudar mais e mais pessoas a viajar para conhecer esse que é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.


Declaração: O blog Fui Ser Viajante viajou para Bonito a convite da Agência Acqua Viagens. Em respeito aos nossos leitores, queremos deixar claro que apesar da visita aos atrativos, hospedagem e deslocamentos serem fruto dessa parceria, o relato que trazemos aqui retrata nossa experiência e impressões reais que tivemos no passeio.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ana Paula disse:

Gostei das suas dicas do que fazer em Bonito, ainda não conheço, mas está na minha lista de destinos desejos no Brasil rs

Cynara Vianna disse:

Super completo esse guia sobre o que fazer em Bonito. Esse é um lugar que planejei ir por 2 vezes e não consegui concretizar, maa tenho certeza de que irei em breve.

Marcella M disse:

Eu morro de vontade de conhecer Bonito no Mato Grosso do Sul! Amei suas dicas e tô lendo o blog todinho, obrigada por tanta informação boa!

Rafael Cassemiro disse:

Bonito é incrível Marcella, vale muito conhecer.
Grande Abraço e Boas viagens!

maria c disse:

Estive em Bonito há alguns anos e sinto que não aproveitei o bastante! São tantas belezas e tantas possibilidades nesse lugar incrível, né? Seu post completíssimo me animou a revisitar e aproveitar tudo que você sugeriu! Ameiiiiiiii!