Principais pontos turísticos de São Luis do Maranhão para por no roteiro
Planeja ir ao Maranhão e não sabe quais os principais pontos turísticos de São Luis do Maranhão? Pois esse post vai te ajudar a planejar um roteiro incrível, visitando as principais atrações da cidade!
O que você vai encontrar em São Luís é uma cidade de contrastes, graças à influência dos diferentes povos que formaram a cidade e às mudanças que foram acontecendo ao longo dos séculos de história da cidade.
Leia também:
– O que fazer em Barreirinhas, MA
– Roteiro pela Rota das Emoções: de São Luís a Jericoacoara
São Luis te oferece um centro histórico cheio de atrações, onde você pode fazer uma viagem no tempo, direto para o passado, e também outras regiões mais modernas, praias e mais.
Ou seja, é perfeita para agradar a qualquer tipo de turistas!
Vamos conhecer São Luis do Maranhão com a gente? Confira nossas dicas!
São Luis do Maranhão: entenda o destino
São Luís é uma cidade multi-cultural, com uma atmosfera rica que combina influências indígenas, africanas e europeias.
Fundada em 1612 pelos franceses, a cidade foi inicialmente chamada de “Saint-Louis” em homenagem ao rei francês Luís IX.
Porém, pouco tempo depois, os portugueses retomaram o controle da região e rebatizaram a cidade como São Luís, em homenagem ao rei Luís XIII.
Essas diferentes influências culturais se fazem presente em sua arquitetura, música, danças e gastronomia.
Quanto tempo é suficiente para conhecer São Luís?
Com 2 a 3 dias, você consegue montar um roteiro bem completo em São Luís.
Claro que depende um pouco do seu ritmo e das atrações que você quer conhecer, mas com esse tempo você consegue ter uma boa experiência na capital do Maranhão.
Qual a melhor época para se viajar a São Luís?
Para otimizar seu planejamento de viagem e evitar dores de cabeça durante seu roteiro, recomendamos que os turistas visitem São Luís durante os meses de clima mais ameno, que vão de junho a dezembro.
Se você quer aproveitar a ida ao Maranhão para visitar os Lençóis Maranhenses, a melhor época para ir vai de junho a agosto, quando a temporada de chuvas se encerra e é possível aproveitar as lagoas bem cheias.
Nos meses de junho e julho, em especial, ocorrem as festas do Bumba-Meu-Boi e a festa junina, com os festejos dedicados a São João.
São dois eventos imperdíveis que trazem cores, sons, danças e comidas típicas, tornando a cidade ainda mais encantadora.
Em contrapartida, evite ir até a capital maranhense nos meses de janeiro a maio, já que a estação chuvosa pode dificultar os passeios e idas à praia.
Onde se hospedar em São Luís MA
Entre os principais bairros de São Luis para se hospedar, temos:
- Ponta d’Areia: área nobre da cidade, com praia, bons restaurantes e uma atmosfera agradável. Dica de hotel na região: Brisamar Hotel & SPA São Luís e Stop Way Hotel São Luís
- Ponta do Farol: também é uma área bem valorizada da cidade, com ótimas opções de comércio, restaurantes e hospedagens. Vale considerar o Hotel Luzeiros São Luis, um dos melhores da cidade.
- Calhau: A região preferida dos turistas para ficar em São Luis. Há muita oferta de hospedagem perto da Praia de Calhau, desde opções mais econômicas até estabelecimentos de luxo. Boas opções de onde ficar são a Pousada Litorânea e o Hotel Costa do Calhau.
Ainda não achou sua hospedagem perfeita em São Luis? Confira outras opções de onde ficar na cidade.
Por que colocar o centro histórico de São Luís MA no roteiro?
Fundada em 1612, São Luís foi a primeira tentativa de uma colônia francesa nas Américas, sendo que alguns anos depois a cidade foi conquistada por Portugal.
A cidade como vemos hoje é uma mistura dessas influências e culturas, e o lugar perfeito para entender e ver tudo isso retratado é o Centro Histórico de São Luís.
Um verdadeiro museu a céu aberto, que é testemunha do passado cheio de história dessa cidade nordestina.
O centro histórico de São Luis foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997. São ao todo mais de 3500 construções tombadas, sendo o maior acervo arquitetônico do Brasil.
Foram os sobrados revestidos de azulejos, que você pode ver por toda parte enquanto caminha pelas ruas de paralelepípedo do centro histórico, que renderam a São Luis o apelido de capital dos azulejos no Brasil.
Essa tradicão veio como influência direta de Portugal. Ao final do século 18, as casas começaram a serem revestidas de azulejos para amenizar os efeitos do calor e da umidade, e acabaram por dar a São Luis esse aspecto único.
Vai explorar o centro histórico? Anote essa dica: como acontece em muitas capitais, recomendo que tome aqueles cuidados básicos com a segurança.
Leve com você somente o essencial e evite caminhar sozinho por ruas mais desertas à noite.
Programa Reviva
Criado pela prefeitura, junto com a secretaria de turismo, o Programa Reviva é uma ação muito legal que acontece no centro histórico de São Luis, de julho a dezembro, trazendo atividades culturais para a região.
Entre as atividades, tem o Sarau Histórico, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae, buscando trazer mais vida e turistas para o centro.
Se estiver visitando a cidade por estas datas, vale se informar da programação e tentar participar de alguma das atividades!
Passeio guiado no centro histórico de São Luis MA
A melhor dica que posso te dar para aproveitar de verdade o passeio pelo centro histórico de São Luis é realizar a visita acompanhado de um guia.
Faz toda diferença na experiência se você vai acompanhado de alguém que conhece bem a região e vai, além de simplesmente te apresentar os pontos turísticos, contar detalhes sobre a herança histórica de São Luís.
Opções de passeios guiados em São Luís MA:
– Visita guiada (duração 2h)
– Tour panorâmico (duração 3h)
Mapa de São Luis do Maranhão: onde ficam os pontos turísticos
Confira as dicas e o mapa de São Luís com a localização de seus principais pontos turísticos:
Principais pontos turísticos de São Luis MA: Centro Histórico
Palácio dos Leões
Seja fazendo esse passeio pelo centro histórico de São Luis sozinho ou acompanhado por um guia, um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro em São Luís é o Palácio dos Leões.
Foi construído no século 17, originalmente como uma fortaleza militar para proteger a cidade dos ataques de invasores.
Já foi muito modificado ao longo dos anos, e hoje é a sede oficial do governo do estado, onde funciona o gabinete do governador.
Seu nome é uma referência aos leões esculpidos nas escadarias de acesso.
Por conta de sua importância histórica e cultural, esse prédio é considerado um dos principais pontos turísticos de São Luis do Maranhão, um verdadeiro símbolo da cidade.
A fachada é belíssima, e existe a possibilidade de fazer uma visita ao museu que funciona no prédio (às terças, das 10h às 17h, e de quarta a domingo, das 9h às 17h). A entrada é gratuita.
Ao lado do Palácio dos Leões você ainda pode curtir uma linda vista para a Baía de São Marcos, com um espetacular por do sol em São Luis MA.
Rua Portugal
A Rua Portugal é outro lugar de muita importância no centro histórico, e considerada por muitos como a rua mais charmosa de São Luís.
Com a beleza de seus sobrados decorados com azulejos portugueses, essa região abriga casas de comércio, área residencial e pensões.
Visite o museu Casa de Nhozinho, o Sobrado Martins Irmãos & Co para ver obras de arte e o Museu de Artes Visuais, para ver obras de artistas brasileiros.
Ah! E aproveite os cafés da rua para fazer uma pausa deliciosa!
Casa das Tulhas
O Mercado das Tulhas, conhecido como Casa das Tulhas ou Feira da Praia Grande, é um local no centro de São Luís que vende produtos regionais como doces, geleias, licores e artesanatos.
É um ótimo lugar para experimentar a culinária local e comprar lembranças. O mercado funciona de segunda a sexta das 6h às 20h, aos sábados das 6h às 18h e aos domingos das 6h às 13h.
Casa do Maranhão
A Casa do Maranhão, localizada no Prédio da Alfândega na Rua da Feira Praia Grande, é também um dos principais pontos turisticos de São Luis do Maranhão.
O local é cheio de memórias e histórias populares, incluindo o folclore do bumba meu boi, que é muito importante na cultura maranhense.
Ela está aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h30.
Beco Catarina Mina
Esse pequeno beco que conecta a Avenida Pedro II a Travessa da Alfândega no centro histórico de São Luís é um dos lugares mais visitados da cidade.
Seu nome oficial é Rua Djalma Dutra, embora seja muito mais conhecido pelo nome de Catarina Mina – e uma das poucas ruas do Brasil batizadas com nome de uma mulher negra.
Catarina Mina, ou Catarina Rosa Pereira de Jesus, foi uma mulher escravizada muito conhecida por sua beleza.
Por conta de seu trabalho e de favores que recebia de portugueses, conseguiu juntar dinheiro para comprar sua alforria, e se tornou ela mesma proprietária de escravos.
Catarina era dona de uma barraca no sopé desta rua, daí o beco ter recebido seu nome.
Hoje, o beco está repleto de lojas, bares e restaurantes, sendo um dos pontos mais visitados por turistas na cidade de São Luis.
Museu da Gastronomia Maranhense
Com tanta diversidade cultural, já dá pra imaginar que a gastronomia de São Luís não poderia ficar de fora do roteiro, não é mesmo?
Esse museu oferece uma verdadeira experiência gastronômica, com pratos típicos como doce de buriti, casquinha de caranguejo e arroz de cuxá, além de bebidas como cachaça de mandioca, guaraná Jesus e licores de frutas.
Ele também oferece oficinas culinárias e está aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 17h.
Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória
A Igreja da Sé em São Luís foi construída em 1626, para homenagear Nossa Senhora da Vitória, a padroeira de Portugal.
Ela preserva sua grandiosa fachada neoclássica e o interior, com o altar-mor esculpido em talha dourada por mãos indígenas.
Visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira das 8h às 19h, aos sábados das 8h às 12h e das 15h às 22h, e aos domingos das 8h às 12h e das 16h às 21h.
Museu de Arte Sacra do Maranhão
Esse museu em São Luis funciona no prédio do Palácio Episcopal, um edifício que foi restaurado para recebê-lo – e que fica ao lado da Catedral de São Luís do Maranhão.
O objetivo desse museu é preservar a memória religiosa e valorizar o patrimônio cultural do Maranhão.
O acervo é composto por peças provenientes de igrejas, conventos e capelas da região, datando principalmente dos séculos 17 ao 19.
O funcionamento é de terça a sexta, de 9h às 17:30h, e aos sábados das 9h às 17h.
Igreja do Carmo
O Convento e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construídos em 1627, possuem histórias da época de combates com os holandeses.
Definitivamente, são um dos principais pontos turísticos do centro de São Luís do Maranhão.
Hoje, fazem parte da Ordem dos Capuchinhos e possuem um museu que preserva a cultura religiosa. O horário de funcionamento é de 6:30h às 17h aos domingos, e de 7:30h às 17h, de segunda-feira a sábado.
Rua do Giz
A Rua do Giz é uma das mais belas do Brasil e também é patrimônio cultural mundial tombado pela UNESCO.
Ela é famosa por sua escadaria de pedra de 32 degraus e seus casarões de arquitetura portuguesa. Seu nome é derivado da argila branca que a tornava escorregadia.
Museu do Reggae
Sim, meus amigos. A diversidade musical de São Luis também é outro destaque dessa cidade que não para de nos surpreender e encantar.
O Museu do Reggae em São Luís do Maranhão é o primeiro museu do reggae fora da Jamaica e homenageia artistas maranhenses e clubes de reggae da cidade.
Vale muito a visita, seja você um entusiasta do ritmo, ou um curioso por mergulhar fundo na cultura dos locais que visita.
Por lá, você vai encontrar relíquias como discos raros, vídeos e fotografias da história do reggae em São Luis.
As visitas são guiadas e estão disponíveis de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 13h. Você pode ler mais sobre a visita ao Museu do Reggae (texto do blog Expressinha).
Teatro Arthur Azevedo
O Teatro Arthur Azevedo em São Luís do Maranhão é um tesouro histórico e cultural.
Construído no século 19, apresenta uma arquitetura neoclássica e barroca, que encanta os visitantes com seus detalhes ornamentados.
O local oferece visitas guiadas de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, permitindo explorar seus diversos espaços, como a plateia, o salão nobre, os camarins, o palco, os camarotes, as varandas e as galerias.
Museu histórico e Artístico do Maranhão
Ainda estamos passeando pelo centro de São Luis. Viu que era verdade quando falei que tinha muito o que ver nessa região?
Nesse Museu, há um acervo de cerca de 10 mil obras de arte, incluindo pinturas, azulejos, esculturas e livros que retratam São Luís do século 19.
Na Galeria Floriano Teixeira, localizada no jardim, há exposições de arte. O endereço é Rua do Sol, número 302, no Solar Gomes de Souza.
O museu está aberto de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.
Convento das Mercês
Localizada no Centro Histórico, o Convento das Mercês abriga uma valiosa coleção de aproximadamente quatro mil obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, objetos decorativos e peças de arte sacra.
O museu fica na rua da Palma, nº 502, e funciona na segunda (14h às 18h); e de terça à sexta (9h às 18h).
Parque Ecológico da Lagoa da Jansen
Um dos principais pontos turisticos de São Luis do Maranhão, o parque ecológico está localizado próximo à lagoa, que se estende da praia da Ponta d’Areia ao Bairro São Francisco.
Ele conta com quadras poliesportivas, ciclovias e pistas para caminhada e corrida, além de restaurantes, bares, boates e pizzarias que agitam o ambiente durante a noite.
O Mirante da Lagoa oferece uma vista panorâmica da região.
Principais pontos turisticos de São Luis do Maranhão: Praias
Infelizmente, São Luís é capital nordestina costeira com menor apelo turístico para praias já que a maior parte de suas praias é impróprio para banho.
Entretanto, é possível aproveitar mais do clima praiano num bate e volta em cidades próximas.
Para se deslocar até as praias, pode considerar fazer uma corrida de táxi / Uber, se for uma praia próxima da cidade, fazer um passeio com agência ou mesmo alugar um carro para conseguir se deslocar com mais facilidade.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Praia Olho d’Água
A Praia de Olho d’Água é popular entre surfistas devido às suas ondas agitadas. Apesar de menos movimentada, é própria para banho e fica bastante cheia durante o final do ano.
Há bares e restaurantes próximos, bem como calçadão e ciclovia para os visitantes. Para chegar lá, basta seguir pela Avenida dos Holandeses por cerca de 14 km a partir do centro da cidade.
Praia Calhau
A Praia do Calhau é um destino popular para famílias que viajam com crianças, devido à sua ampla estrutura de quiosques e barracas, que oferecem espaços de diversão.
Além disso, a praia é caracterizada por seus coqueiros, dunas e música ao vivo – um lugar pra ir curtir um reggae. Há uma boa seleção de hotéis e restaurantes nas proximidades.
Está localizada na Avenida Litorânea, a cerca de 8 km do centro da cidade.
Praia São Marcos
A Praia de São Marcos é uma praia jovem e animada, popular entre os surfistas e jovens, com vários bares ao redor.
É ideal tanto durante o dia quanto à noite, além de ser conhecida pela prática de kitesurf, oferecendo oportunidades para iniciantes.
Praia do Araçagi em São José do Ribamar
Aproveite um passeio de ida e volta até a encantadora Praia do Araçagi, também em São José de Ribamar. Durante a maré baixa, você poderá desfrutar das belas piscinas naturais ideais para um refrescante banho.
O charme desta praia está na sua limpeza impecável, com areia branca, água morna e uma brisa agradável. Fica a 19 km do centro de São Luís.
Viva essa experiência: Excursão a São José de Ribamar e a Raposa
Praia do Carimã em Raposa
A Praia do Carimã, também em Raposa, é um paraíso deserto frequentado principalmente por pescadores.
Com dunas (que recordam os Lençóis Maranhenses) e uma faixa de areia com mar agitado, é uma experiência tranquila.
O acesso pode ser feito de barco pelo Porto do Braga ou pelo Cais da Raposa e é importante levar seus próprios suprimentos.
É recomendado visitar a praia em grupo e recolher o lixo produzido, já que não há lixeiras disponíveis. Fica a 25 km de São Luís.
Viva essa experiência: Excursão a São José de Ribamar e a Raposa
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.