Roma Pass x outros cartões de desconto em Roma: qual o melhor?

Roma Pass vale a pena? | Os cartões de descontos (ou passes turísticos) estão ficando cada vez mais populares entre os viajantes, especialmente para quem viaja para as principais cidades da Europa.

Honestamente, hoje em dia, eu não viajo para uma cidade na Europa sem conferir se há um passe turístico disponível no destino.

Eu sempre avalio o que está incluído no passe turístico e comparo com as atrações que eu pretendo visitar na cidade. Comparando essas informações, decido se vale a pena investir e comprar o cartão de desconto / passe turístico da cidade.

Embora o Roma Pass seja o cartão de descontos mais famoso de Roma, ele não é a única opção disponível.

Nesse post, vamos comparar o que é oferecido por alguns dos principais cartões de desconto em Roma:

Roma Pass | Omnia Pass | Roma Super Passe | Cartão turístico de Roma

Vamos analisar cada um desses cartões turísticos de Roma em detalhe. Isso vai te dar informações importantes para decidir se você vai optar por um cartão de descontos em Roma, e qual é a melhor escolha pra você.

Como funciona um cartão de descontos?

Se você não sabe como funciona um cartão de descontos, eu te explico.

Você paga um valor único para adquirir o cartão da cidade. De posse do cartão, você tem direito à entrada gratuita OU descontos nas atrações. Em geral, as principais atrações de cada cidade estão incluídas.

Esses passes turísticos caíram no gosto dos turistas na Europa. A maioria dos escritórios de turismo das grandes cidades já disponibiza um city pass, como Roma, Barcelona, Amsterdam e outras.

Além desses passes oficiais, empresas privadas também estão cada vez entrando nesse mercado. Com mais concorrência, as ofertas e preços estão cada vez melhores.

Mas antes de comprar, é preciso estudar as opções. Em algumas cidades, o City Pass é realmente uma mão na roda. Por exemplo, na França usamos o Paris Museum Pass e o Reims City Pass e adoramos!

Já em Barcelona, fizemos as contas e vimos que o Barcelona Pass não ia ser um bom negócio pra gente (com base no que estava incluído no passe e nas atrações que a gente queria visitar). Por isso, optamos por não comprar.

No fim é isso: como cada cartão e cidade oferece coisas diferentes, é sempre preciso analisar o que está incluído no City Pass, para ver se o cartão vai te ajudar a economizar na viagem.

Todo mundo fica se perguntando se vale a pena comprar o Roma Pass, porque ele é mais antigo no mercado e se tornou o passe mais famoso de Roma. Mas nesse post vamos mais a fundo.

Vamos analisar outros passes de desconto em Roma e comparar vantagens e desvantagens de cada um.

Leia também:
+ Onde se hospedar em Roma: melhores bairros
+ 7 atrações que não podem ficar fora do roteiro em Roma
+ Coliseu de Roma: dicas para sua visita

Comparando os cartões de Roma: Roma Pass x Omnia x Roma Super Passe, etc… Qual o melhor?

Em Roma, o cartão de descontos mais popular é o Roma Pass. Como é um dos produtos mais antigos no mercado, ele já ficou bem conhecido dos turistas. Mas será que ele é mesmo a melhor opção entre os cartões de desconto em Roma?

Vale a pena comprar o Roma Pass?

Como falei mais acima, o mercado de City Pass em Roma fica cada vez mais competitivo. Por isso, hoje já existe uma boa quantidade de cartões concorrendo com o Roma Pass.

Seria impossível explicar em detalhes todos os city pass de Roma aqui, por isso vamos focar nos cartões que trazem o melhor custo-benefício. São eles:

Roma Super Passe

Omnia 24h (Vaticano) OU Omnia 72h (Roma + Vaticano) (veja aqui)

Roma Pass 48h e Roma Pass 72h (veja aqui),

Cartão turístico de Roma

Claro que quando há muitas opções, surgem as dúvidas. Mas a gente te ajuda, analisando um a um.

Roma Pass

Primeiro vamos conhecer em detalhes o passe mais famoso, cartão Roma Pass. Ele está disponível para venda em 2 versões: Roma Pass 48 horas e Roma Pass 72h.

Logicamente, a primeira diferença está na validade (e preço) do cartão: o Roma Pass 48 horas pode ser usado por 2 dias, e custa um pouco mais barato que a versão Roma Pass 72 horas, que pode ser usado por 3 dias.

Mas a diferença entre os dois cartões vai muito além do preço.

O que está incluído no Roma Pass 48h:

  1. Entrada gratuita a um museu OU sítio arqueológico de Roma. Esse museu gratuito obrigatoriamente precisa ser o primeiro uso do cartão Roma Pass.
  2. Descontos de 30-70% no ingresso de outros museus, sítios arqueológicos, eventos e exposições de Roma por 2 dias (o prazo começa a contar a partir do primeiro uso do cartão).

Veja a lista completa de descontos e atrações que estão incluídas no Roma Pass

3. Uso ilimitado do transporte público de Roma (trem, metrô e ônibus) por 48h. A linha que vai até o aeroporto NÃO está incluída.

4. Acesso prioritário na visita ao Castelo Sant’Angelo e Coliseu de Roma. A visita precisa ser agendada antecipadamente devido a restrições pelo COVID-19.

O que está incluído no Roma Pass 72h:

O cartão Roma Pass 72h inclui tudo que está disponível no cartão de 48h, pelo prazo extendido de 3 dias para uso.

Além disso, o cartão de 72h garante entrada gratuita em 2 museus OU sítios arqueológicos de Roma (o cartão 48h só oferece uma gratuidade).

Obrigatoriamente, as gratuidades precisam ser os dois primeiros museus visitados usando o cartão Roma Pass. Você pode continuar usando o cartão para desconto nas atrações de Roma por 3 dias consecutivos.

O cartão também inclui uso ilimitado do transporte público de Roma (trem, metrô e ônibus), por 72h corridas.

A linha de metrô que vai até o aeroporto NÃO está incluída no Roma Pass.

Leia mais e compre antecipado: cartão Roma Pass

Alguns problemas do Roma Pass:

Infelizmente, o cartão Roma Pass não é online, e sim físico. Ao chegar em Roma, você precisa ir at um dos locais indicados para retirar seu cartão. Isso quer dizer deslocamentos e perda de tempo na viagem.

Outro problema é que, como o Roma Pass 48h dá direito a visitar apenas um museu gratuitamente, a visita ao Coliseu não inclui a visita ao Fórum Romano e Palatino.

Roma Super Passe

O Roma Super Passe é um cartão objetivo. Inclui algumas das principais atrações de Roma de forma gratuita (provavelmente atrações que você pretende visitar) e o transporte público de Roma (exceto o trem para o aeroporto).

Outra grande vantagem do Roma Super Passe é que se trata de um cartão virtual.

Você não perde tempo indo buscar o cartão em nenhum lugar da cidade, como acontece com o Roma Pass e outros passes dessa lista, que precisam ser retirados numa loja física.

Você vai apresentar os bilhetes no celular – é um cartão 100% digital (precisa ter acesso à internet em Roma).

O Roma Super Passe é válido por 3 dias (o prazo começa a contar depois do primeiro uso).

O que está incluído no Roma Super Passe:

  1. Entrada para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina (sem fila)
  2. Entrada para a Basílica de São Pedro + audioguia para download (sem fila)
  3. Entrada para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino (acesso rápido)
  4. Audioguia gratuito de Roma
  5. WiFi grátis no ponto de encontro
  6. Vídeo multimídia de 25 minutos da Roma Antiga na agência Touristation FORO ROMANO
  7. Bilhete de transporte público ATAC de 72h para Roma
  8. Navona subterrânea

Uma questão importante é que, com o Roma Super Passe, você tem um horário marcado para entrada nos Museus do Vaticano / Capela Sistina (você consegue entrar antes da multidão). Mas não pode perder o horário!!!

Chegando no ponto de encontro, é só mostrar seu vale digital para o funcionário da empresa, e ele acompanha você até a entrada preferencial nos Museus do Vaticano.

Você também precisa reservar o horário da visita ao Coliseu (mas pode fazer isso no ponto de encontro, já que eles disponibilizam wi-fi por lá).

Depois, você pode visitar o Fórum Romano, a Basílica de São Pedro e o Monte Palatino no mesmo dia ou em um dos dois dias seguintes da validade do passe.

Vale a pena comprar o Roma Super Passe?

Esse cartão oferece algumas vantagens interessantes, como o acesso ao transporte público da cidade e a facilidade de resolver tudo pela internet, sem precisar perder tempo indo buscar um cartão físico.

Outra boa vantagem é que as entradas para as principais atrações de Roma estão incluídas, e você conta com a facilidade de entrada preferencial (fugir de filas em Roma é sempre um grande negócio).

A validade de 3 dias também é bem interessante. Nesse prazo, é bem possível visitar todas as atrações incluídas no cartão sem correria.

Cartão turístico de Roma

O cartão turístico de Roma é totalmente digital, e uma opção bem parecida com o Roma Super Passe, exceto por algumas diferenças.

A principal é que o Cartão turístico de Roma não inclui o transporte público. Por conta disso, ele fica mais em conta.

Se você quer está hospedado num lugar super central, e acredita que não vai precisar muito do transporte em Roma, pode optar pelo Cartão Turístico de Roma e economizar alguns euros.

O cartão turístico de Roma inclui ainda um tour guiado na Basílica de São Pedro (no Roma Super Passe você tem direito apenas a entrada prioritária). Também é disponibilizado audio guia para visita ao Panteão de Roma e um tour de Roma.

Além de 10% de desconto em outras atrações de Roma.

O que inclui o Cartão turístico de Roma:

  1. entrada prioritária no Coliseu, Fórum Romano e Palatino
  2. Museu do Vaticano e Capela Sistina sem filas
  3. Tour guiado na Basílica de São Pedro
  4. Audioguia no panteão de Roma
  5. Aplicativo para celular com mapa e audioguia de mais de 130 atrações de Roma (tour de Roma)
  6. 10% de desconto em outras atrações de Roma

Omnia 24h (Vaticano) OU Omnia 72h (Roma + Vaticano)

Omnia 24h

O cartão Omnia 24h é um passe pensado para quem quer visitar o Vaticano. O passe também funciona de forma online, direto no seu celular.

Você vai ter direito a acessar as atrações do Vaticano durante 24 horas.

O que está incluído? Entrada preferencial na Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e ingresso no ônibus amarelo Hop on – Hop Off. É preciso agendar o horário da visita com antecedência (pelo próprio celular).

Ou seja, esse cartão só vale a pena se você está focado em passar um dia no Vaticano, sem muita intenção de visitar as atrações de Roma.

Ah, e atenção. O cartão 24h é válido para um único dia de uso. Ele é ativado no primeiro uso e vale somente até o final desse mesmo dia.

Ou seja, se você ativar ao meio dia, ele não vai valer até meio dia do dia seguinte… Somente até o final do dia de ativação.

Louco, né? Particularmente vejo pouca vantagem nesse cartão. Se você pretende visitar o Vaticano, pode valer muito mais a pena optar pelo Roma Super Passe, que inclui entrada preferencial nos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro.

Omnia 72h

O cartão Omnia 72h inclui tudo que está disponível no cartão de 24h (a Basílica, a Capela Sistina, os Museus do Vaticano e o ônibus Hop on Hop Off), mais admissão gratuita em 2 museus de Roma, desconto em outros museus e o livre acesso ao transporte público de Roma.

Também estão incluídos descontos em outros museus de Roma, e um mapa de Roma e Vaticano.

Tudo isso com prazo de uso extendido para 72h. O cartão é válido por 3 dias, a partir da primeira ativação.

Na prática, ao adquirir um cartão Omnia 72h, você está adquirindo o cartão do Vaticano e um Roma Pass 72h. Portanto, ao comprar esse cartão o que está realmente acontecendo é que você está adquirindo 2 cartões: o Omnia Vatican e o RomaPass 72h.

O problema é que, com isso, o preço sobe muito. O Omnia 72h é o cartão mais caro dessa lista e honestamente, pelo preço cobrado, ele está no final da lista do melhor custo-benefício dos cartões de Roma.

Veja mais detalhes e compre seu Omnia Pass

Qual o melhor passe de atrações em Roma?

Na minha opinião, eu escolheria entre dois cartões com melhor custo-benefício: o Roma Super Passe OU o Cartão Turístico de Roma, por alguns diferenciais:

– cartão digital: você não perde tempo para retirar o cartão depois de chegar em Roma

– inclui atrações de Roma e do Vaticano por um bom custo benefício, se comparado ao Roma Pass e outros cartões de Roma

– bom número de atrações gratuitas incluídas no preço (mais do que é oferecido pelo Roma Pass)

– bom prazo de validade, que permite conhecer as atrações incluídas no cartão sem correria.

Além disso, o Roma Pass ainda tem algumas desvantagens, quando comparado com o Roma Super Pass e outros cartões:

– O Roma Pass não inclui entrada e / ou desconto para visita a museus privados, como é o caso dos Museus Vaticano e Capela Sistina.

Para isso, é preciso investir no Omnia Card (que é bem mais caro) OU optar pelo Roma Super Passe, que sai mais em conta.

Agendamentos e gratuidades

Especialmente depois da pandemia de COVID-19, algumas atrações de Roma passaram a exigir horário de agendamento para visita. O Coliseu e Galeria Borghese, por exemplo.

Nenhum dos cartões (nem o Roma Pass nem o Roma Super Passe) oferece desconto para o valor pago por crianças. O preço é o mesmo não importa sua idade.

Mas deixa eu te contar uma segredo: menores de 10 anos não pagam transporte público em Roma, desde que viagem acompanhados de um adulto.

Adultos podem comprar um passes para viagens ilimitadas no transporte público de Roma, em qualquer banca de revista da cidade.

válido por 24 horas custa € 7,
válido por 48 horas custa € 12,50
válido por 72 horas custa € 18

Infelizmente, uma desvantagem desse cartão é que ele não pode ser comprado online.

E por falar em gratuidade: menores de 18 anos entram gratuitamente em muitos museus de Roma. É sempre bom conferir no site de cada museu, mas isso é mais comum do que você imagina!

Professores de história da arte e arqueologia (com comprovação) também entram de graça no Coliseu, por exemplo.

Vale falar também sobre os dias de gratuidade universal em Roma. Muitas atrações de Roma oferecem um dia no mês com entrada gratuita para todos, sem restrição.

Em Roma, isso geralmente acontece no primeiro domingo de cada mês. As filas são grandes mas é uma forma de economizar. Confira se a gratuidade universal coincide com a data da sua viagem.

Escolhi comprar o Roma Pass – e agora?

Você leu tudo, mas não quer abrir mão do cartão mais famoso. Acredita que o Roma Pass vale a pena e é nele que você quer investir. Tudo bem. Mas preste atenção:

– Só faz sentido comprar o Roma Pass 48h e Roma Pass 72h se você vai ficar dois ou três dias inteiros e consecutivos em Roma, respectivamente. Não dá pra incluir um bate e volta no roteiro enquanto utiliza o cartão, por exemplo.

– Não é recomendado incluir um dia no Vaticano no meio do período da utilização do cartão, porque ele não inclui os Museus Vaticano + Capela Sistina.

– Fique de olho se o seu roteiro inclui uma segunda-feira. A maioria dos museus de Roma fecha na segunda-feira! Então não vale a pena comprar o Roma Pass para usar nesse dia.

– Se você planeja fazer tours guiados nas atrações de Roma, esqueça o Roma Pass. Ele não pode ser utilizado como entrada em tours guiados. Somente o Roma City Pass inclui algumas opções de tour guiado com desconto.

O caso do Coliseu: O Roma Pass não pode ser utilizado para entrada no Coliseu quando você vai combinar a visita com o tour guiado pelo subterrâneo e terraços do Coliseu. E esse é o passeio que nós mais recomendamos em Roma!

O caso do Coliseu (parte 2): desde 1/3/2019, mesmo que tem Roma Pass precisa agendar horário para visitar o Coliseu. Faça a reserva no site da CoopCulture, pagando a taxa de conveniência de € 2.

Onde comprar o Roma Pass?

Você pode comprar online! Rápido, fácil, simples e seguro:

Compre aqui seu Roma Pass

Onde retirar o Roma Pass em Roma?

Ao comprar o Roma Pass , você vai precisar retirar o cartão físico em Roma.

Os pontos de retirada são chamados Infopoints, pontos de informação turística de Roma.

Confira alguns infopoints para retirada dos cartões Roma Pass:

aeroporto Fiumicino (terminal 3, funciona das 8h às 20h45), SOMENTE ROMA PASS!
aeroporto Ciampino (chegadas internacionais, das 8h30 às 18h), SOMENTE ROMA PASS!
Largo di Torre Argentina, Via dei Cestari 21 (funciona de segunda a domingo, das 10h às 16h)
– Piazza Pio XII, 9 (logo na saída da Praça de São Pedro) (funciona de segunda a domingo, das 09h às 18h)
– Piazza di Porta S.Giovanni, 6 (funciona de segunda a domingo, das 09h às 16h)

Você também pode comprar seu cartão Roma Pass diretamente em um infopoint.

O único problema dessa opção é que você corre o risco (raro) de chegar lá e não haver cartão disponível ou o local estar fechado (como num feriado).

Comprei o Roma Pass: qual a melhor estratégia de uso?

Se você optou por comprar o Roma Pass, chegou a hora de planejar como usar o cartão para aproveitar melhor seus benefícios.

Primeiro, evite segundas-feiras! Quase todos os museus estão fechados e você vai acabar desperdiçando um dia inteiro do seu cartão Roma Pass.

A melhor dica é usar o Roma Pass na atração mais procurada de Roma: o Coliseu. Assim você evita a maior fila de todas e economiza tempo.

Mas lembre-se: é preciso agendar hora para visitar o Coliseu, mesmo com Roma Pass. Você vai precisar fazer seu agendamento no site da CoopCulture.

Você deve selecione o dia e o horário e em seguida selecionar o ingresso COL-FOR-PAL PREN.INGRESSO CON ROMA PASS. Pronto, basta no dia levar o ingresso e seu Roma Pass para fazer a visita!

Você não precisa ter o Roma Pass na hora do agendamento, mas vai precisar apresentá-lo no dia da visita para usar o ingresso usando o benefício fura-filas.

Atenção: se você pretende fazer um tour guiado no Coliseu (é possível visitar os subterrâneos ou o belvedere (4o e 5o pisos), não é possível usar o Roma Pass como ingresso!

É preciso comprar a entrada do Coliseu junto com o ingresso do tour guiado. Veja aqui mais detalhes sobre os ingressos para fazer um tour guiado no Coliseu.

Se você comprou o Roma Pass 72 horas, a dica é usar o seu segundo acesso grátis na Galleria Borghese, que é o ingresso mais caro que está incluído no Roma Pass.

Para visitar esse museu com o Roma Pass também é preciso reservar antecipadamente o horário por email (info@tosc.it) ou telefone.

E já que comprou o cartão Roma Pass, aproveite muito o uso ilimitado de transporte público em Roma, claro!

Compre aqui seu Roma Pass

E se na hora de planejar ainda ficar aquela dúvida sobre quanto custa viajar para Roma, vale conferir esse post do blog Apure Guria, com descrição bem detalhada sobre gastos em Roma.

Como decidir se vale a pena comprar um cartão de descontos?

Em geral, a gente lê a frase cartão de desconto e já vai querendo comprar, achando que está fazendo um bom negócio. Mas será mesmo?

Fique atento, porque nem sempre é assim! No geral, você tem que observar e listar algumas coisas importantes antes de comprar um cartão desse tipo:

– Quais são as atrações que você quer conhecer na cidade?

– Elas estão incluídas no cartão? É entrada livre ou um desconto no bilhete?

– Quanto tempo você tem na cidade?

Uma vantagem de usar um cartão de atrações é que, na maioria das vezes, as atrações incluídas te fazem sair do básico nas visitas, mostrando lugares menos famosos que você vai poder visitar de graça.

Se você tem tempo, por que não?

Ao mesmo tempo, ter uma lista fixa de atrações também traz uma desvantagem. Se você investiu no cartão, vai dar prioridade às atrações incluídas e vai acabar deixando de lado as outras atrações da cidade que não estão na lista.

No fim, a resposta se vale a pena investir num cartão de descontos é muito pessoal. Depende do seu perfil de viajante, do que você quer ver na cidade e quanto tempo/ dias você vai passar na cidade. Faça as contas, sempre!

Tour guiado em Português, ingressos individuais para atrações de Roma

Viu que cartão de desconto não é pra você? Prefere comprar tudo individualmente (faça as contas para garantir que não vai sair mais caro, ok?) ou quer contratar uma excursão guiada?

Confira essas opções:

– Visita guiada em português na Basílica de São Pedro, Museus Vaticano e Capela Sistina (reserve aqui)
– Tour guiado em português pelo Coliseu, Fórum Romano e Palatino (reserve aqui)
– Bilhete sem fila na Basílica de São Pedro + visita auto-guiada (reserve aqui)
– Bilhete “fura-fila” no Coliseu – inclui Fórum Romano e Palatino – entrada prioritária (reserve aqui)


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com dicas de Como Economizar em Viagens. Para conferir as dicas de outros blogs participantes, confira a lista de posts:

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Marília Cassemiro (Lila) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
ROBERTA disse:

Amando tudo !!!!
Tenho uma dúvida no passeio guiado que inclui Museu do Vaticano, San Pedro e Capela não temos acesso a arena subterrânea do Coliseu ?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Roberta, Acho que deve estar acontecendo uma pequena confusão. O Passeio do Vaticano e do Coliseu são independentes entre si.
Grande Abraço e boa viagem!

Fábio disse:

Lila, aqui encontrei ótimas informações. Mas não consta o link para adquirir o Roma City Pass… Aguardo então. Obrigado

Lila Cassemiro disse:

Oi Fábio. Esse cartão foi descontinuado com a pandemia. Atualizamos o post com os cartões que estão funcionando agora. Espero que ajude!

Daniela Beny disse:

Estou vasculhando aqui na internet e ainda não achei o Roma City Pass. Alguém sabe como consigo acessá-lo?

Lila Cassemiro disse:

Oi Daniela, esse cartão foi descontinuado durante a pandemia. Nós atualizamos o post com as informações de cartões que você pode encontrar funcionando hoje em Roma. Espero que ajude!

Isabella disse:

Adorei as informações, mas, fiquei perdida com relação ao Roma City pass. Onde consigo compra-lo? Qual seria o aplicativo? Obrigada

Lila Cassemiro disse:

Oi Isabella, você pode comprar tudo online. Estou atualizando o post com as informações para te ajudar a encontrar tudo, ok? Obrigada pelo comentário.

Teodoro disse:

Excelentes as suas informações; uma “mão na roda” para quem quer adquirir um cartão de desconto. Parabéns!

Lilian Azevedo disse:

Oi, Klécia
Sou apaixonada pela Itália e nas 2 vezes que estive em Roma não comprei cartão. Eu sempre fico com pé atrás com esses cartões mas depois dessa super análise ficarei mais tranquila para decidir numa próxima viagem que desejo que seja em breve. beijocas

Klécia disse:

Tomara que seja em breve sim, Roma sempre merece mais uma viagem!

Gostei da tua análise. Em Paris comprei o museum pass e achei fantástico, em Barcelona acabei declinando por não achar tão vantajoso. Pelos pontos que você colocou fica fácil de ver se ele é adequado ao perfil do viajante.

Klécia disse:

OI Andrea, curiosamente fiz igual você: usei e amei o Museum Pass em Paris, e achei que o de Barcelona não valia a pena!

Patti disse:

Não conhecia esse cartão, álias minha visita a Roma foi na encarnação passada haha acho que nem existia internet ainda. Mas adorei a análise que você fez do passe. Achei sacanagem tambem eles não incluirem a linha que vai até o aeroporto… Gente!… em um passe para turistas? Fico imaginando quem são essas pessoas que tomam esse tipo de decisão

Klécia disse:

Bem que podia incluir o aeroporto né? Também acho uma covardia heheh

É tão bom quando alguém que entende faz esse trabalho de analisar tim tim por tim tim estes cartões, porque são tantas variáveis que a gente chega até a se confundir. Não comprei o Roma Pass quando fui, comprei um parecido em Lisboa e achei que valeu super a pena. Bom saber, para uma outra oportunidade na cidade eterna. Beijos.

Diego disse:

Me arrependi de não ter comprado quando fui à Roma. Dá proxima vez comprarei para economizar.

Cecilia disse:

Adorei sua análise, Klécia! Ficou bem claro que não é só sair comprando o passe e achar que tudo ficará barato e todas as portas se abrirão, né?

Klécia disse:

Exatamente Cecília! Só dá pra saber se vale a pena se fizer as contas direitinho! 😀