Onde comer em Roma: restaurantes, pratos típicos e dicas
Quando falamos de Roma, a gente logo pensa na gastronomia! Massas, pizzas, queijos, vinhos… é impossível visitar o país sem pensar onde comer em Roma!
E se você está indo para a capital italiana, certamente essas dicas de restaurantes em Roma podem ser bem úteis para você. Lugares para provar os melhores sabores da culinária italiana, já imaginou que delícia?
A cidade eterna é um verdadeiro paraíso gastronômico, com diversos restaurantes maravilhosos, pratos típicos e comidas de rua que valem a pena provar.
Mas também tem muitas opções de restaurantes pega-turista, onde você vai pagar caro e ter uma experiência bem abaixo do esperado.
É aí que entram nossas dicas: vamos dar dicas de lugares para comer em Roma que testamos e aprovamos, e também te falar como evitar cair em ciladas quando for comer em Roma.
Preparados? Então vamos nessa!
Procurando hospedagem em Roma? Veja as ofertas do Booking.com
ou leia nosso post: Melhores bairros para ficar em Roma
Se preferir, pode clicar e ir direto para a sessão do post que mais te interessa:
- Restaurantes em Roma
- Comida de rua para provar em Roma
- Bares e cervejarias em Roma
- Conheça os pratos típicos de Roma
Onde comer em Roma: restaurantes
Se você quer uma refeição completa, num lugar autêntico, separados umas boas dicas de restaurantes em Roma que vale a pena visitar para provar pratos tradicionais romanos com qualidade excepcional.
La Taverna dei Quaranta
Esse é um restaurante aconchegante e com preços razoáveis, onde você pode provar massas clássicas e tradicionais em Roma, como Cacio e Pepe, carbonara e Amatriciana.
Também servem outros pratos tradicionais romanos, como Coda alla vaccinara, um guizado semelhante a nossa rabada. O vinho da casa tem preços acessíveis.
Fica bem perto do Coliseu, e o casarão em que funciona é antigo e bonito. Um ambiente bem agradável, com preços em torno de 12-15 euros por prato de massa.
Endereço: Via Claudia, 24
Il Pastaio di Roma
Restaurante simples e acessível, que se auto-intitula laboratório de massa artesanal – especializado em massas frescas. E o melhor: eles vendem um prato de massa fresca por um preço baratinho!
Il Pastaio di Roma tem um cardápio enxuto, e preço justo: a porção simples custa €7,50 e a extra custa €10.
Não é certo qual tipo de massa você vai encontrar lá, porque depende da disponibilidade. Mas tudo que provamos estava sempre delicioso.
Olha que beleza esse prato de carbonara (com guanciale e queijo pecorino) e fusilli alla panna e guanciale.
Endereço: Via dei Coronari, 102/103
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 15% com o cupom FUISERVIAJANTE15!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Comida de rua para provar em Roma
Supplì Roma
O supplì é um bolinho de arroz frito recheado com queijo, uma comida de rua muito tradicional em Roma. É parecido com o arancino siciliano, mas feito com arroz cozido no molho de tomate.
Há algumas lojas espalhadas pela cidade. Visitamos a unidade no Trastevere. O Supplì clássico é recheado com pomodoro e queijo, mas também vale provar o de Cacio e Pepe, que achamos uma delícia!
Trapizzino
Essa comida de rua de Roma é simples e delicioso: um “triângulo” de massa de pizza recheado com pratos típicos.
Criado pelo chef Stefano Callegari, ele é crocante por fora e macio por dentro, cortado em formato de cone e recheado com clássicos da culinária italiana.
Os recheios são o grande diferencial do Trapizzino, sempre inspirados em pratos tradicionais, como rabada (coda alla vaccinara), almôndegas ao molho de tomate (polpette al sugo), frango à cacciatora (pollo alla cacciatora) e muitos outros.
Há 7 lojas em Roma, que você pode visitar para experimentar tanto sentando nas mesas quanto levando para comer na rua.
Endereços: Via Giovanni Giolitti, 36; Piazzale di Ponte Milvio, 13; Piazza della Vittoria, 15; Via Vespasiano 2; Via Giovanni Branca, 88; Piazza Trilussa, 46; Piazzale delle Provincie, 9
Grano, Frutta e Farina
A pizza al taglio é um estilo de pizza típico de Roma, vendida em pedaços retangulares e cobrada pelo peso.
Diferente da pizza tradicional de forno a lenha, a pizza al taglio é assada em grandes formas retangulares e depois cortada em porções conforme o pedido do cliente.
Sua massa é mais alta e aerada, com uma crocância por fora e maciez por dentro, resultado de um longo processo de fermentação.
As coberturas variam desde as mais clássicas, como margherita e prosciutto com mozzarella, até combinações criativas com ingredientes frescos e sazonais.
Você pode comprar essa pizza em diversas “portinhas” pela cidade, é algo realmente comum. Mas a melhor pizza al taglio que provamos em Roma foi nessa loja – Grano, Frutta e Farina.
Eles tem mesas no salão, ou você pode comprar para levar. Vale muito a pena pedir a pizza de tartufo, deliciosa!
Gelateria Fior di Luna
Se você procura um gelato italiano autêntico e delicioso, uma boa dica é visitar essa gelateria premiada, comandada pelo maestro gelatiere Eugenio Morrone, que já foi campeão na “copa do mundo do gelato”.
A gelateria fica localizada no bairro de Trastevere e ficou famosa por seu compromisso com ingredientes naturais e orgânicos. Eles não usam corantes, conservantes ou aditivos artificiais, garantindo um gelato puro e de alta qualidade.
Os sabores variam de acordo com a estação, sempre priorizando frutas frescas e ingredientes selecionados.
Entre os destaques, estão os clássicos como pistache e chocolate amargo, além de opções menos convencionais, como creme de leite orgânico com mel.
Experimentamos também os sabores tradicionais de nociola (avelã) e limone & basílico (limão com manjericão), todos deliciosos
Endereço: Via della Lungaretta, 96
Campo de’ Fiori – Mercado de produtos locais
Visitar o Mercado do Campo de’ Fiori em Roma é uma experiência que vale a pena para quem quer conhecer os sabores locais.
Esse é um dos mercados ao ar livre mais famosos de Roma, funcionando desde o século XIX na histórica Piazza Campo de’ Fiori.
Aqui, você encontra uma grande variedade de produtos frescos, como frutas, verduras, queijos, azeites, vinhos e embutidos típicos italianos.
Também há barracas vendendo massas artesanais, molhos trufados e especiarias – perfeitos para levar um pedacinho da Itália para casa.
Além da gastronomia, o mercado é um ótimo lugar para observar a vida local, interagir com os vendedores e sentir a atmosfera vibrante da cidade.
Endereço: Campo de’ Fiori
Bares e cervejarias de Roma
Ma Che Siete Venuti a Fà
Um dos bares de cerveja artesanal mais famosos de Roma. Oferece uma grande seleção de cervejas italianas e internacionais. Preços variam entre 6 e 8 euros por copo.
Endereço: Via Benedetta, 25
Open Baladin
Um dos melhores bares para ir em Roma se você ama cervejas artesanais. O pub da marca italiana de cervejas fica perto do Campo di Fiori e tem 38 cervejas disponíveis on tap, e um cardápio com hamburgueres, saladas, petiscos e sobremesas.
📍 Endereço: Via degli Specchi, 6
Pratos típicos de Roma que recomendamos provar
Agora que você já sabe onde comer, aqui estão os pratos mais clássicos de Roma para colocar na sua lista e provar enquanto estiver viajando pela cidade:
- Cacio e Pepe – Massa com queijo pecorino e pimenta-do-reino. Simples e deliciosa!
- Carbonara – O clássico espaguete com ovos, queijo pecorino, guanciale e pimenta-do-reino.
- Amatriciana – Massa com molho de tomate, guanciale e pecorino.
- Gricia – Um “carbonara sem ovos”, com guanciale, pecorino e pimenta.
- Saltimbocca alla Romana – Filé de vitela com presunto de Parma e sálvia.
- Coda alla Vaccinara – Rabada cozida lentamente com molho de tomate e vegetais.
- Pizza al Taglio – Pizza vendida em pedaços retangulares, perfeita para um lanche rápido.
- Supplì – Bolinho de arroz frito, recheado com molho de tomate e muçarela.
- Carciofi alla giudia – alcachofra ao estilo judeu, prato típico da culinária judaico-romana. As alcachofras são fritas e temperadas com sal e pimenta do reino.
- Porchetta – é uma carne de porco assada e sem osso. Pronuncia “porqueta”
- Trippa alla Romana – tripa ao estilo romano é feito com tripas cozidas com vinho branco e molho de tomate, e finalizadas com queijo pecorino e hortelã.
Quer saber mais detalhes das receitas? Veja nosso post sobre pratos típicos de Roma
Como escolher um restaurante em Roma
Tente segue essa regra: Quando em Roma, fuja dos restaurantes nos quais os garçons fica abordando pessoas na porta. Algumas vezes, ele até arrisca algumas palavras no seu idioma. Agradeça e siga seu caminho.
Há muitas chances de você estar caindo num restaurante pega-turista. Na maioria das vezes, a oferta será o famoso e quase nunca agradável Tourist Menu.
O preço convidativo vai incluir ‘entrada + prato principal + sobremesa’, e às vezes até uma taça de vinho. Parece um grande negócio, né?
O problema é que, na maioria das vezes, os pratos servidos passam longe, muito longe do que seria a verdadeira cozinha italiana.
Tenho amigos, inclusive, que saíram frustrados depois de experimentar uma comida ruim. Sem gosto, fria, cara.
Também recomendo, de forma gera, evitar os restaurantes próximos a grandes atrações, como Coliseu ou Fontana de Trevi, exceto em casos de forte recomendação.
Os romanos sabem onde comer bem, então se tiver na dúvida, pode perguntar a um morador ou ao pessoal do seu hotel por uma recomendação de um bom restaurante com experiência autêntica e local.
Comer em pé x comer sentado em Roma
Anota mais essa: quase em todo lugar na Itália, existe uma diferença entre o valor cobrado pelos itens do cardápio, dependendo se você escolher comer sentado ou comer em pé / no balcão / pegar a comida para levar.
Nosso café da manhã era sempre feito em cafeterias pela cidade (ou bar, em italiano), e percebemos isso muito claramente.
Se pedíamos o cappuccino e o sanduíche para comer em pé, ou para levar, o preço era um. Para sentar nas mesas, o preço era um pouco maior. Vale olhar o cardápio, ver a diferença dos valores e decidir o que mais te agrada.
E vou te falar: fazer igual os romanos, comendo em pé no balcão, rendeu boas conversas com o pessoal da cafeteria, todo dia de manhã.
Anota essa dica: Os romanos tem o costume de tomar cappuccino no café da manhã, mas a bebida só é consumida até por volta das 10h da manhã. Depois disso, o costume é tomar só o café puro mesmo.
Dicas de italiano para restaurantes
Uma coisa que pode ajudar na sua viagem é aprender algumas palavras básicas de italiano. Vai ajudar a se virar em alguns momentos, e vai agradar os locais, que vão ver que você está se esforçando para falar com eles.
Aqui vão algumas frases em italiano que podem ser úteis em restaurantes:
- “Un tavolo per due, per favore.” (Uma mesa para dois, por favor.)
- “Il conto, per favore.” (A conta, por favor.)
- “Posso avere il menù?” (Posso ver o cardápio?)
- “Senza formaggio, per favore.” (Sem queijo, por favor.)
- “Consigli un piatto tipico?” (Você pode recomendar um prato típico?)
Para mais dicas de italiano para restaurantes, confira nosso post: dicas de italiano para viajantes.
Como economizar com alimentação em Roma
- Evite restaurantes turísticos: Prefira lugares frequentados por locais e fuja dos menus em inglês com fotos de comida.
- Aproveite a comida de rua: Supplì, pizza al taglio e trapizzino são opções deliciosas e acessíveis.
- Beba água das fontes: Roma tem várias fontes de água potável espalhadas pela cidade. Leve uma garrafinha reutilizável!
- Escolha o vinho da casa: Mais barato e geralmente de boa qualidade.
- Peça o menu do dia: Muitos restaurantes oferecem almoço a preço fixo com entrada, prato principal e bebida.
Tem mais alguma dica de restaurante em Roma?
Agora que você já sabe onde e o que comer em Roma, é só aproveitar! Qual desses pratos você quer provar primeiro? Deixe seu comentário!
E se tiver alguma dica de um bom restaurante em Roma, também fala para a gente aqui nos comentários, que com certeza vai ajudar outros viajantes!
Continue planejando seu roteiro pela Itália
Aqui no blog, temos diversos outros posts sobre destinos na Itália, e que você pode usar para planejar sua viagem. Confira:
- Vinícola de Verrazzano na Toscana – como é a visita?
- Roteiro de 1 dia em Pisa na Itália
- O que fazer em Lucca na Toscana
- Lua de mel na Itália – como planejar?
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.