Pádua Itália: o que fazer e porque não deixar de visitar
História, ciência, religiosidade e resiliência, várias palavras podem ser utilizadas para descrever Pádua na Itália, já que a cidade passou por diversos momentos distintos em sua história.
Eu estive por lá e vou te contar dicas sobre a cidade de Santo Antônio, o que fazer em Pádua e um pouco da história desse local que renasceu após a Segunda Guerra Mundial.
Boa leitura!
Breve história de Pádua
Pádua, ou Padova em italiano, é considerada um dos municípios mais antigos de Itália.
Isso porque os primeiros indícios de assentamento humano permanente no local datam do século 11 e 10 a.C., o que faz de Pádua uma cidade com mais de 3.000 anos de história.
A população local foi formada por povos que vinham de diferentes localidades, se encontrando na região de Pádua por conta de sua localização geográfica privilegiada.
Pádua, ao longo da história, reuniu povos de cidades ao norte, sul, leste ou oeste, e se tornou um importante pólo produtivo e comercial, famoso principalmente pela criação de cavalos, sobretudo durante o Império Romano.
Inclusive, durante a época augustina do período romano, Pádua Itália chegou a ser a terceira cidade mais importante do Império, atrás apenas de Roma e Cádis.
Após a transição para a Idade Média, a cidade sofreu muito com invasões e consequentes destruições, já que ela fica em uma planície e não tinha nenhuma proteção natural ao seu redor.
Por um tempo, Pádua chegou mesmo a ficar parcialmente abandonada, e só voltou a se reafirmar na história depois do ano 1000d.C.
E mesmo depois ainda tendo enfrentando dois grande terremotos, que novamente puseram a continuidade da cidade em xeque, no século 13 dois grandes acontecimentos mudaram os rumos da cidade:
– Fundação da Universidade de Pádua
Em 1222, a Universidade de Pádua foi fundada, sendo a segunda universidade mais antiga da Itália e uma das mais prestigiadas da Europa.
Com o passar dos anos, a instituição prosperou e passou a atrair cada vez mais estudantes e professores, inclusive Galileu Galilei e Nicolau Copérnico.
A universidade também foi responsável pela montagem de um dos primeiros jardins botânicos do mundo e do primeiro teatro anatômico fixo, local onde aconteciam as aulas de anatomia.
– Santo Antônio de Pádua
Em 1231, faleceu em Pádua Itália Fernando Martim de Bulhões e Taveira de Azevedo, que seria conhecido mais tarde como Santo Antônio.
Apesar de ter nascido em Lisboa (o que também o deixou conhecido como Santo Antônio de Lisboa), o santo realizou suas principais pregações no período em que esteve em Pádua, onde seus restos mortais se encontram.
Não esqueça de contratar seu Seguro Viagem antes de embarcar para a Europa!
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
Pádua na atualidade
Atualmente Pádua segue como um importante centro universitário, mantém o seu caráter de cidade comunicadora com todos os cantos da Itália, já que diversas linhas de trem passam por lá.
Além disso Pádua Itália recebe muitos peregrinos que buscam visitar a Basílica de Santo Antônio.
Porém, apesar de possuir uma história tão rica, ao visitar Padova Itália você não encontrará uma cidade repleta de construções do período romano, da idade média ou do renascimento, como acontece em outros destinos no país.
Isso porque a cidade de Pádua foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.
Para mim, esse foi o principal ponto de observação durante minhas caminhadas por lá:
Pádua é uma cidade diferente, xom ruas largas, um bonde moderno que cruza a cidade, prédios mais novos dentro do centro histórico da cidade etc.
Tudo isso faz parte da reconstrução da cidade, que mais uma vez, após 3000 anos de história, se reinventou.
Pádua como cidade base para visitar Veneza ou Verona
Se você está pesquisando sobre Pádua Itália, é provável que assim como eu esteja considerando utilizar a cidade como base para visitar algumas de suas vizinhas mais famosas, Veneza ou Verona.
A cidade está há pouco mais de 40 km de distância de Veneza, e 85km de Verona.
No meu caso, havia me programado para visitar Verona, porém, as hospedagens por lá estavam bem mais caras do que a média das outras cidade italianas.
Assim, recorri a Pádua para pernoitar, depois de passar um dia conhecendo a cidade de Romeu e Julieta.
Consegui fazer um passeio rápido pelas ruas da cidade e conhecer alguns de seus pontos principais. Porém, após entender mais sobre a história de Pádua, fiquei com um gostinho de quero mais.
Por isso, recomendo que você se planeje para passar um dia em Pádua, permitindo uma visita mais abrangente e profunda à cidade.
O que fazer em Pádua: principais atrações turísticas
A minha visita a Pádua foi rápida, mas o suficiente para visitar algumas das principais atrações da cidade.
Confira um pouco mais sobre o que fazer em Pádua, com essa lista de lugares e dicas de pontos que eu gostaria de ter conhecido se tivesse mais tempo na cidade.
Basílica de Santo Antônio
Boa parte das pessoas que vai até Pádua procura visitar a Basílica de Santo Antônio, que teve a construção iniciada em 1234 e recebeu acréscimos com o passar do tempo.
A igreja com certeza impressiona pelo tamanho e pela quantidade de naves que a formam.
No dia que visitei a Basílica, cheguei na igreja por volta das 8 e creio que por conta disso o local estava praticamente vazio.
Dentro da igreja existe um percurso demarcado com cordas para que os visitantes sigam, passando em frente à tumba de Santo Antônio.
O circuito inclui a passagem por um dos jardins internos do complexo que fazem parte da Basílica.
Giardini dell’Arena
No início do centro de Pádua está o Giardini dell’Arena, nesta grande praça estão localizadas três atrações da cidade:
- os restos da Arena romana de Padova – que não são tão imponentes como o Coliseu, mas que por sobreviver a toda histórico da cidade tem o seu valor,
- a Cappella degli Scrovegni e
- o Musei Civici Eremitani.
Além de ser um parque muito bonito e agradável, dentro do Giardini também existem algumas opções gastronômicas com mesas ao ar livre.
Infelizmente, estava bem frio no dia que estive em Pádua. Mas, se você vai visitar a cidade no verão, com certeza os bares e restaurantes do Giardini dell’Arena são uma opção para comer e beber enquanto aprecia a vista.
Cappella degli Scrovegni
A pequena capela de 1303 que fica dentro do Giardini dell’Arena é considerada uma das mais importantes da arte ocidental, por conta das obras de arte que estão dentro dela.
Seu interior é coberto por afrescos de Giotto, um dos precursores do renascimento e que deixou importantes marcas em outras igrejas, como na Basílica de São Francisco de Assis.
Como a Cappella degli Scrovegni é pequena, e Giotto teve ampla liberdade para trabalhar em toda sua parede e teto, ela é considerada a sua obra-prima.
Mercado de rua de Pádua
Achei Pádua uma cidade relativamente pacata, sendo o seu mercado de rua o lugar mais movimentado que encontrei por lá.
Ele acontece em duas praças, a delle Erbe e a della Frutta, que ficam no entorno do Palazzo della Regione.
Na Piazza della Frutta, como o nome já indica, os vendedores se dedicam a comercializar frutas. Inclusive, comprei uma cesta de morangos em uma das barracas que estavam surreais de tão bons.
Palazzo della Ragione
Como você viu, o Palazzo della Ragione fica no meio das duas praças onde acontecem as feiras diárias da cidade.
O palácio foi construído em 1218 e ampliado 1306 para ser a sede do governo e dos tribunais de Padova Itália. O edifício também impressiona, apesar de não ser tão alto, é muito imponente.
Consegui apenas dar uma espiada no seu interior que é belíssimo. Se você tiver mais tempo na cidade, fica a dica, visite o interior do Palazzo della Ragione.
Orto Botanico
Em um primeiro momento, o jardim botânico de Pádua pode parecer até pequeno se compararmos com outros mundo afora, inclusive os do Brasil, como o do Rio de Janeiro. Porém, ele tem uma importância significativa.
Inaugurado em 1545, o Orto Botanico di Padova foi um dos primeiros do mundo, ficando atrás apenas do de Pisa (inaugurado em 1544).
Porém, ele foi o precursor desse tipo de jardim em universidades. O jardim foi uma das construções que tornaram a Universidade de Pádua conhecida e referenciada.
Palazzo Bo / Universidade de Pádua
Acima você conheceu um pouco mais sobre o jardim botânico de Pádua, construído como parte da universidade, que movimenta a cidade até a atualidade.
Porém, a instituição não possui um grande campus, mas sim diferentes pontos pertencentes a ela espalhados pela cidade.
Entre estes pontos, o de maior destaque é o Palazzo Bo, considerado a sede e principal prédio da universidade.
Dentro do prédio estão expostas obras de arte e também o teatro anatômico mais antigo do mundo, que pode ser visitado através dos tours guiados que são ofertados pela universidade.
Bate e volta em Veneza
Como você viu, Pádua é próxima de Veneza, e essa proximidade pode ser explorada por meio dos canais que conectam as cidades.
Uma das opções é fazer um cruzeiro de um dia saindo de Pádua e chegando às proximidades de Veneza. O barco passa por diversas construções à margem do canal, parando em três delas para visitação.
Uma forma interessante de aprender mais sobre Pádua enquanto caminha pela cidade é contratar esse passeio auto-guiado, que vem cheio de informações preciosas sobre a cidade. Veja mais informações aqui.
Outros locais para conhecer enquanto caminha em Pádua
Pádua Itália é cercada de monumentos e atrações que enchem os olhos ao serem vistos.
Se você vai passar o dia em Pádua, ou apenas caminhar algumas horas pelas ruas da cidade, pode avistar vários desses monumentos, já que não ficam distantes um dos outros.
Além dos lugares que já foram citados você também pode observar:
- Torre dell`Orologio e Piazza dei Signori: torre com um relógio astronômico, que mostra as fases da lua, dia, meses e os signos do zodíaco;
- Prato Della Valle: uma das maiores praças da Itália, possui uma ilha circundada por um canal e cerca de 70 estátuas que representam moradores ilustres de Pádua;
- Palazzo Zuckerman: prédio de 1914 que abriga parte do acervo do museu cívico da cidade;
- Caffè Pedrocchi: café inaugurado em 1772, sendo um importante ponto de encontro de intelectuais, estudantes, acadêmicos e políticos em Pádua;
- Canais de Pádua: o centro de Pádua é circundado por um grande canal, que pode ser observado de diferentes pontos, além dos canais que saem da cidade, como o que liga ela à Veneza.
Para conhecer se você tiver mais tempo na cidade
Com mais de 1 dia em Pádua Itália, você pode conhecer alguns dos museus da cidade, sendo os principais:
- Musei Civici Eremitani: localizado ao lado do Giardini dell’Arena, o acervo do museu conta com objetos arqueológicos e obras de arte da era medieval e moderna;
- Museo della Padova Ebraica / Museu do patrimônio judaico: museu que conta a história da comunidade judaica de Pádua, você pode comprar o seu bilhete antecipadamente para essa atração.
- Piazza del Duomo – Catedral, batistério e museu diocesano: construída em 1537, a catedral de Pádua que vemos hoje está no mesmo local em que a primeira igreja da cidade foi erguida por volta de 313. Além de entrar no Duomo, você também pode visitar o batistério e o museu diocesano.
Onde comer em Pádua
Assim como em toda Itália, comer é uma boa resposta para a pergunta: o que fazer em Pádua?
Durante minhas horas na cidade parei para comer em dois lugares, e recomendo ambos.
O primeiro é a Pinseria Tre Farine, uma pizzaria com um toque mais moderno e jovem, o que combina bastante com a cidade.
O segundo é o Caffè&Caffè Milani al Santo, que fica logo em frente a Basílica de Santo Antônio, por lá encontrei bons cornettos italianos (croissants recheados), e o café ficou na média do país, bom, porém morno.
Fica aqui minha sugestão, sempre que você for tomar uma café na Itália, peça ele mais “caldo” (quente).
Não encontrei respostas para o porquê deles tomarem café morno ou até frio, inclusive em dias de temperatura bem amenas.
Se você tiver mais do que 1 dia em Pádua Itália, existem opções de passeios gastronômicos que vão te permitir emergir mais na cultura local, como:
- um walking tour para provar diferentes tipos de spritz de diferentes bares da cidade, considerando que o Aperol foi inventado por lá.
- fazer uma aula de culinária local, com degustação de 4 pratos. Também tem essa opção de aula vegetariana, se você preferir.
- Outra opção é fazer um passeio guiado pelas feiras da praças della Frutta e delle Erbe, e preparar um jantar típico italiano com um chef local a partir dos ingredientes que vocês encontraram nas feiras.
Fica aqui também a sugestão para uma visita ao já citado histórico Caffè Pedrocchi.
Infelizmente quando eu passei por ele estava com fome e o cardápio de comidas do café, pelo menos para a noite, se resumia a algumas poucas coisas para se beliscar.
Quanto tempo ficar em Pádua? Roteiro de 1 dia
Em 1 dia em Pádua você terá tempo suficiente para conhecer diversas dentre as atrações que listei acima, e é esse programa de algumas horas na cidade que a maioria das pessoas faz.
Se você sair da estação de trem andando, depois de alguns minutos, já se deparará com os primeiros pontos turísticos.
Segue um roteiro de algumas horas para se fazer a pé em Pádua saindo da estação da cidade:
- Giardini dell’Arena, Cappella degli Scrovegni e Palazzo Zuckermann;
- Piazza delle Frutta, Palazzo della Ragione e Piazza delle Erbe;
- Torre dell`Orologio e Piazza dei Signori;
- Palazzo Bo;
- Basílica de Santo Antônio;
- Prato Della Valle;
- Orto Botanico;
- Piazza del Duomo.
Se decidir ficar mais dias em Pádua, vou deixar aqui duas sugestões de hotéis com excelente avaliação na cidade, que tem café da manhã incluído na diária:
Planeje sua visita
O que você precisa saber antes de ir a Pádua, organizado aqui para facilitar sua pesquisa:
Onde fica Pádua?
Pádua é capital da região do Vêneto, estando localizada na região nordeste da Itália e há pouco mais de 40 km de distância de Veneza.
A sua localização no mapa da Itália fez dela uma cidade “comunicadora”, que se integra com diversas regiões da Itália e da Europa.
Como chegar em Pádua?
Para chegar em Pádua, você pode optar por diferentes meios de locomoção, sendo possível alcançar a cidade a partir de diferentes regiões da Itália.
Confira um pouco mais sobre as particularidades de cada maneira de se chegar em Pádua Itália:
De trem
Como eu disse logo acima, Pádua é uma cidade que se comunica com diferentes regiões do país, e isso acontece principalmente através das linhas de trem que por lá passam.
Se você estiver em qualquer cidade de maior porte dentro da Itália, é muito provável que consiga um trem direto para Pádua;
Porém, a maioria dos trens que chegam dos grandes centros – como Milão, Roma, Florença e Nápoles – na capital do Vêneto são da categoria mais rápida disponível no país, a Frecciarossa da Trenitalia, que sofre alteração de preço conforme a data da viagem se aproxima.
Por exemplo, o preço do trajeto entre Florença e Pádua quando feito em um trem Frecciarossa, varia 27,90€ até 52,00€, dependendo da antecedência da compra.
Além da Trenitalia, a empresa Italo também opera na Itália.
Porém, em minha viagem acabei apenas utilizando o serviço da primeira, pois ela opera com muito mais linhas, mais horários e diferentes categorias de trens, enquanto a Italo possui apenas o trem de alta velocidade.
De ônibus
Você também pode optar por chegar em Pádua de ônibus. A Flixbus, uma das empresas de transporte low cost que operam no ônibus tem passagens a partir de 13,99€ para o trecho Milão – Pádua, por exemplo.
De carro
Se você estiver viajando de carro, também não enfrentará problemas para chegar até Padova Itália.
Se você estiver vindo do centro ou do sul da Itália, o caminho mais fácil é dirigir até Bolonha passando por Florença, e de lá pegar a A13 Bologna – Padova (autoestrada 13).
Caso esteja saindo ou em um trajeto que passa por Milão, pegue a A4 Torino – Trieste e dirija até Pádua.
Os maiores estacionamentos da cidade estão localizados nos arredores da estação de trem.
Se você vai apenas passar o dia na cidade, eles são uma boa localidade para deixar o carro.
O trajeto entre a estação e o centro não é tão longo, e o fazendo a pé você já passará por alguns pontos turísticos, como o Giardini dell’Arena.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Vale a pena visitar Pádua? Dicas para aproveitar mais sua experiência
Vale muito a pena visitar Pádua Itália, sendo a cidade mais do que apenas um ponto de apoio para se visitar suas vizinhas Verona e Veneza.
Para aproveitar mais ainda sua experiência pela cidade, confira algumas dicas:
- Considere conhecer a cidade a pé: praticamente todas as atrações da cidade estão no centro, sendo fácil se locomover de uma para a outra;
- Fique atento ao horários de celebração: se você planeja visitar a Basílica de Santo Antônio, se atente para os horários de celebrações, quando as entradas para visitação são suspensas;
- Confira outras dicas aqui no blog para aproveitar o melhor da Itália!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.