Monumentos italianos: conheça os 20 mais imperdíveis

Além das paisagens épicas e comidas saborosas, conhecer os monumentos italianos  também faz parte de experimentar a dolce vita na Itália. 

Isso porque todos eles são parte da rica herança cultural da Itália, nos fazem viajar no tempo e conhecer parte da história da humanidade.

Muitos desses monumentos italianos estão localizados em cidades icônicas, alguns dos melhores lugares para visitar na Itália, por isso aproveite sua visita e coloque esses monumentos no seu roteiro pelo país. 

Leia também:
Mapa da Itália – regiões turísticas
Documentos para entrar na Itália

Para ajudar você a ter a melhor experiência, separamos os 20 principais monumentos da Itália, contando um pouco sobre de cada um deles. Vem comigo?

Principais monumentos italianos

Para além das comidas típicas da itália e arquiteturas milenares estonteantes que você vai encontrar pelo país, quer saber quais são os monumentos da Itália? Qual deles devemos conhecer? 

Segue uma lista com os 20 principais.

1 – Coliseu

O Coliseu é um anfiteatro romano antigo localizado em Roma. Construído no século I d.C., foi usado para jogos públicos e eventos, como gladiadores e batalhas de animais, durante quase 500 anos. 

O que fazer em Roma em 3 dias -roteiro de 3 dias em Roma - Coliseu
Foto: Fui Ser Viajante

Hoje, o Coliseu é considerado um dos monumentos mais visitados da Itália e mais famosos do mundo.

Quando montar seu roteiro em Roma, você certamente vai incluir uma passagem pelo Coliseu. Seja para ver o monumento por fora, ou melhor ainda, para conferir como é o Coliseu por dentro.

O ingresso para o Coliseu é um daqueles que você com certeza vai querer garantir online, antes mesmo da sua viagem, porque a concorrência é realmente grande e os ingressos esgotam rápido.

Procurando hotel em Roma? Veja as ofertas do Booking!
ou
Leia nosso post sobre os melhores bairros para ficar em Roma

Um detalhe que você precisa saber: o ingresso do Coliseu é 3 em 1: o mesmo ingresso dá direito a visitar o Fórum Romano e o Monte Palatino, dois outros grandes monumentos em Roma.

E mais, além de conhecer o Coliseu, você pode fazer um tour guiado e ter acesso a áreas privativas do Coliseu, como os subterrâneos e a arena do Coliseu.

Eu realmente recomendo esse tour, porque ele oferece uma experiência diferenciada e mais completa da visita ao Coliseu.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

2 – Torre de Pisa

A Torre de Pisa é o campanário inclinado, localizado na cidade de Pisa, na Itália, e você com certeza já viu essa famosa torre em filmes e na televisão.

Construída no século XII, a torre é na verdade o campanário da Catedral de Pisa, que fica ao lado da torre. O monumento se tornou famosa devido à sua inclinação, causada por problemas no solo durante sua construção. 

Monumento italiano - Torre de Pisa
Monumento italiano – Torre de Pisa. Foto: Pixabay

A torre tem uma altura de cerca de 56 metros e é composta por oito andares.

Hoje, é um dos monumentos mais visitados da Itália e um importante ícone da arquitetura medieval italiana.

O ingresso para visitar a torre de Pisa dá acesso também a Catedral de Pisa.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

3 – Fontana di Trevi

Qual o monumento mais famoso da Itália? A Fontana di Trevi com certeza é uma concorrente a esse posto!

Roma Itália - Fontana di Trevi
Roma Itália – Fontana di Trevi. Foto: Fui Ser Viajante

Localizada em Roma, a Fontana di Trevi é uma das fontes mais famosas do mundo e, porque não dizer, um dos monumentos mais famosos do país.

Foi construída no século XVIII e é conhecida por sua beleza e tamanho impressionante.

Acredita-se que jogar uma moeda na fonte traz boa sorte e garante um retorno à cidade de Roma. 

Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!

A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.

Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.

E o melhor: conhecer a Fontana di Trevi é algo que você pode fazer totalmente de graça. O monumento é público – e também por isso, costuma ficar super lotado ao longo do dia.

Uma dica para ver a Fontana di Trevi vazia é acordar cedo e chegar por lá por volta das 7 da manhã!

Um tour interessante que você pode fazer nessa região é visitar os túneis nos subterrâneos da Fontana di Trevi, conhecendo mais sobre a história do aqueduto.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

4 – Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma igreja católica localizada no Vaticano, e geralmente entra no roteiro de quem está visitando a cidade de Roma. 

É considerada uma das maiores e mais importantes igrejas do mundo, sendo o centro espiritual do catolicismo. 

Igrejas de Roma - Basílica de São Pedro
Foto: Fui Ser Viajante

Foi construída no século XVI, em substituição a uma antiga igreja romana, e é famosa por sua arquitetura renascentista e barroca, além de conter inúmeras obras de arte. 

A visita na Basílica de São Pedro é gratuita, mas geralmente envolve uma fila por conta da checagem de segurança a que todos são submetidos antes de entrar nessa Basílica Papal.

Um tour extra que você pode fazer é o tour na cúpula da Basílica de São Pedro, com direito a visitar áreas privativas da catedral e apreciar uma das vistas mais bonitas do Vaticano e Roma.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

5 – Panteão

O Panteão de Roma é um antigo templo romano construído no século II d.C. e é famoso por sua impressionante cúpula de concreto. 

Panteão. Roteiro de um dia pelo centro turístico de Roma, Itália
Panteão de Roma. Foto: Fui Ser Viajante

O edifício foi originalmente construído como um templo dedicado a todos os deuses, mas mais tarde foi convertido em uma igreja cristã. 

Caso você se pergunte “quais são os principais monumentos históricos?”, este é um deles.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

6 – Colina do Palatino

O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, conhecida por ser o local onde, segundo a lenda, os irmãos Rômulo e Remo foram amamentados pela loba. 

Monte Palatino
Monte Palatino. Foto: Fui Ser Viajante

Foi um dos primeiros locais a serem habitados na cidade e, ao longo do tempo, tornou-se um local de grande importância histórica, abrigando palácios, templos e residências de imperadores romanos. 

Hoje em dia, é um importante sítio arqueológico e um dos principais monumentos italianos, oferecendo vistas panorâmicas da cidade.

E lembre-se: o ingresso para o Coliseu de Roma dá direito também a visitar o Monte Palatino e o Fórum Romano, então aproveite para visitar as 3 atrações usando o mesmo ingresso.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

7 – Duomo di Milano

O Duomo di Milano é uma catedral gótica localizada no coração de Milão, uma das principais cidades turísticas do país, e também um dos destinos favoritos de quem deseja fazer uma lua de mel na Itália.

A construção da catedral começou em 1386 e levou mais de 500 anos para ser concluída.

Duomo di Milano - monumentos da Itália
Duomo di Milano – monumentos da Itália. Foto: Pixabay

É a maior igreja de Milão e um dos maiores exemplos da arquitetura gótica na Europa. O exterior é ricamente decorado com esculturas e pináculos. 

Já o interior apresenta impressionantes vitrais coloridos, afrescos e uma série de obras de arte, incluindo a estátua de ouro de São Bartolomeu e o sarcófago de São Carlos Borromeu.

8 – Catedral de Florença (Duomo di Firenze)

A Catedral de Florença, também conhecida como Catedral de Santa Maria del Fiore, é uma das maiores igrejas da Itália e foi construída no século XIII. 

Catedral de Florença
Catedral de Florença. Foto: Pixabay

Entre os monumentos italianos, é uma das mais importantes obras-primas da arquitetura renascentista, com sua icônica cúpula de tijolos e pela bela fachada decorada com mármore em tons de verde, rosa e branco. 

O interior da catedral é igualmente impressionante, com afrescos e vitrais, incluindo a famosa “Cúpula do Juízo Final” de Giorgio Vasari. 

Caso se pergunte “quais são os principais monumentos históricos”, a catedral é na certa um dos mais populares não só de Florença, mas da Itália.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

9 – Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo é uma das pontos turísticos de Roma. Foi construída no início do século XIX e é conhecida por sua elegância e estilo neoclássico. 

Piazza del Popolo - Praças, fontes e obeliscos de Roma
Piazza del Popolo, em Roma. Foto: Fui Ser Viajante

A praça é dominada pela Porta del Popolo, uma antiga porta da cidade que dá acesso à Via Flaminia, uma das principais estradas romanas. 

Além disso, a praça apresenta duas igrejas gêmeas, a igreja de Santa Maria dei Miracoli e a igreja de Santa Maria in Montesanto. 

E esse é mais um monumento italiano que você pode visitar de graça!

10 – Coluna de Trajano

A Coluna de Trajano é um dos monumentos italianos situados em Roma. Foi construída em honra ao imperador Trajano e concluído em 113 d.C. 

Ela mede cerca de 30 metros de altura e é decorada com uma espiral contínua de relevos esculpidos que narram as conquistas militares de Trajano nas guerras dácias. 

Coluna de Trajano em Roma
Coluna de Trajano em Roma. Foto: Pixabay

A coluna é uma das obras mais notáveis da arte romana e é considerada um exemplo excepcional de arte em relevo, além de ser um testemunho da grandeza do Império Romano.

11 – Catedral de Siena

A Catedral de Siena, também conhecida como Catedral de Santa Maria Assunta, é uma igreja gótica localizada em Siena, na Toscana

Catedral de Siena - monumento italiano
Catedral de Siena – monumento italiano. Foto: Fui Ser Viajante

Foi construída entre os séculos XII e XIV, com sua fachada decorada em mármore branco e verde e um campanário imponente. 

Já seu interior é ricamente decorado com afrescos, vitrais e esculturas, incluindo obras-primas de artistas como Donatello e Michelangelo. 

A catedral também abriga a famosa biblioteca Piccolomini, com sua coleção de manuscritos iluminados e preciosos.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

12 – Ponte Rialto

A Ponte Rialto é uma ponte de pedra que atravessa o Grande Canal em Veneza. 

Foi construída no século XVI com uma estrutura impressionante: arcos elegantes e uma grande escadaria que leva aos seus dois lados. 

O ponto turístico oferece vistas incríveis do Grande Canal e dos prédios históricos da cidade. 

Ponte Rialto Veneza
Ponte Rialto Veneza. Foto: Pixabay

13 – Praça de São Marcos

Dos monumentos italianos mais famosos, com certeza está a Praça de São Marcos, em Veneza. 

A praça é famosa por sua arquitetura impressionante, com arcadas elegantes e mosaicos coloridos que decoram a fachada da basílica. 

É cercada por importantes edifícios históricos, incluindo a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Torre do Relógio e oferece belas vistas do Grande Canal.

Praça São Marcos em Veneza
Praça São Marcos em Veneza. Foto: Pixabay

14 – Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é uma das pontes mais famosas de Florença. Foi construída no século XIV e é única por ser uma ponte medieval coberta com lojas em ambos os lados.

Originalmente, as lojas eram ocupadas por açougueiros, mas hoje em dia vendem principalmente joias e souvenirs. A ponte atravessa o Rio Arno e oferece vistas espetaculares do rio e da cidade. 

Monumento italiano- Ponte Vecchio
Monumento italiano – Ponte Vecchio. Foto: Pixabay

15 – Capela Sistina

A Capela Sistina é uma das mais famosas capelas do mundo, localizada no Vaticano.

É famosa por seus afrescos impressionantes, que incluem a famosa obra-prima de Michelangelo, o teto pintado com cenas do Gênesis e a monumental obra “O Juízo Final”, na parede do altar. 

Os afrescos foram encomendados pelos papas da época, como uma forma de enriquecer e embelezar a capela. 

A Capela Sistina é também um importante local de eleições papais, conhecido como Conclave, onde os cardeais se reúnem para eleger o novo papa. 

Você pode conhecer a capela sistina ao visitar os legendários Museus do Vaticano (que são uma atração imperdível também, e seria possível passar até um dia inteiro explorando e não ver tudo que há pra ver no museu!).

Museus do Vaticano
Museus do Vaticano – Foto: Fui Ser Viajante

Caso se pergunte “qual é o lugar mais visitado na Itália?”, com certeza a beleza da capela e sua importância histórica fazem dela um local muito procurado por turistas de todo o mundo.

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

16 – Castelo de Sant’Angelo

O Castelo de Sant’Angelo é um dos icônicos monumentos italianos localizado em Roma.

Castelo Sant'Angelo - Roteiro de um dia pelo centro turístico de Roma, Itália
Castelo Sant’Angelo. Foto: Fui Ser Viajante

Originalmente construído como um mausoléu para o imperador romano Adriano, o castelo foi convertido em uma fortaleza no século XIV e posteriormente utilizado como palácio papal e até prisão. 

17 – Teatro romano de Verona

O Teatro Romano de Verona é um impressionante teatro antigo, construído no final do século I a.C.

O teatro foi um importante centro cultural durante a época romana, com capacidade para cerca de 25.000 espectadores.

Teatro Romano de Verona
Teatro Romano de Verona. Foto: Pixabay

Após cair em desuso, o teatro foi abandonado por muitos anos até ser redescoberto e restaurado no século XIX. 

Hoje em dia, o teatro é um dos principais pontos turísticos de Verona e ainda é utilizado para apresentações teatrais e musicais durante o verão. 

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

18 – Ruínas de Pompeia

As Ruínas de Pompeia são um dos principais monumentos italianos e um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, localizado na região da Campânia. 

A boa notícia é que esse monumento italiano pode ser visitado em um bate e volta de Roma.

Pompéia - Bate e volta de Roma - cidades perto de Roma para conhecer num bate e volta

Foi completamente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., ficando soterrada sob uma espessa camada de cinzas e lava. 

Por muitos séculos, Pompeia permaneceu intocada até ser descoberta no século XVIII. 

Atualmente, os visitantes podem explorar as antigas ruas de pedra, casas, templos, banhos públicos e teatros, que foram preservados pela cinza vulcânica. 

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

19 – Palácio Real de Caserta

O Palácio Real de Caserta é um grandioso palácio real construído no século XVIII e localizado na cidade de Caserta. 

Palácio Real de Caserta
Palácio Real de Caserta. Foto: Pixabay

Ele foi encomendado pelo rei Carlos III de Bourbon como sua residência de verão e é frequentemente comparado ao Palácio de Versalhes, na França. 

O palácio é composto por mais de 1.200 quartos, incluindo galerias de arte, salões de baile, teatros e uma enorme biblioteca. Já seus jardins têm fontes, estátuas e uma impressionante escadaria de água. 

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

20 – Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles

O Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles é outro dos principais monumentos italianos, neste caso, localizado em Nápoles

O museu abriga uma vasta coleção de artefatos e obras de arte relacionadas à história da região, incluindo esculturas, mosaicos, objetos de cerâmica e outros artefatos antigos. 

Evite filas – garanta seu ingresso antecipado:

Os monumentos italianos são apenas o começo

Se você está planejando uma viagem para a Itália, agora você sabe alguns dos principais monumentos italianos!

Então, quais dessa lista você gostaria de ver? E caso você já tenha visitado o país, que outros você gostaria de ver? 

Para além dos monumentos, a Itália está cheia de maravilhas ainda por descobrir, por isso a lista de coisas a se fazer é interminável! Não é o máximo?

Salve essa lista: Principais monumentos da Itália

  • Coliseu
  • Torre de Pisa
  • Fontana di Trevi
  • Basílica de São Pedro
  • Panteão de Roma
  • Colina do Palatino
  • Duomo di Milano
  • Catedral de Florença
  • Piazza del Popolo
  • Coluna de Trajano
  • Catedral de Siena
  • Ponte Rialto
  • Praça de São Marcos
  • Ponte Vecchio
  • Capela Sistina
  • Castelo Sant’Angelo
  • Teatro romano de Verona
  • Ruínas de Pompéia
  • Palácio real de Caserta
  • Museu nacional de Arqueologia de Nápoles

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *