8 comidas típicas de Roma e onde provar cada uma delas
A Itália é um paraíso gastronômico, e cada região tem seus pratos típicos mais tradicionais. E em Roma não é diferente! As comidas típicas de Roma carregam a história e a cultura da cidade junto com seus sabores.
Roma fica na parte mais central da Itália, numa região conhecida como Lazio. Nesse post, vou te apresentar algumas das principais comidas italianas que você pode provar em Roma, por serem tradicionais dessa região do país.
No post, fiz questão de incluir comidas de rua de Roma, e também pratos que você pode provar no restaurante – acredito que assim você pode ter uma visão mais completa da culinária romana, como fazem os moradores.
E além de falar das comidas para provar em Roma, vou incluir dicas de onde comer em Roma para provar cada uma delas, para você já ter tudo organizado para sua experiência gastronômica!
Preparado para descobrir os sabores autênticos de Roma, e os pratos tradicionais da cidade? Então, vamos nessa!
Ainda sem hospedagem em Roma? Veja as ofertas do Booking.com
Pratos típicos de Roma que você precisa provar
Supplì
Um clássico da comida de rua romana, o supplì é um bolinho de arroz. Geralmente, o sabor tradicional tem a massa preparada com molho de tomate, e recheado com queijo.
Ele é frito até ficar crocante por fora e servido quentinho, com o queijo derretendo ao ser partido – o famoso “supplì al telefono”.
Além do sabor tradicional, é possível encontrar outras variações e combinações de sabores. Já provamos um supplì cacio e pepe que estava fenomenal!
É um clássico encontrado em diversas trattorias e pizzarias da cidade, bem como lanchonetes e barracas de rua.
Para provar um supplì incrível, vá ao Supplì Roma, um dos mais tradicionais da cidade.
Se quer ver o supplì por dentro (além de vários outros pratos que provamos em Roma), uma dica é conferir esse vídeo! Aqui mostramos vários dos pratos que provamos nesse post, com preços!
Trapizzino
O trapizzino é uma invenção romana relativamente recente – foi criado em 2008, por Stefano Callegari, pizzaiolo profissional.
Ele mistura a ideia de pizza com sanduíche: é feito com uma massa de pizza em formato de triângulo, fechado nas laterais e recheada.
Entre as opções de recheio, você pode escolher entre clássicos da culinária italiana, como língua em molho verde ou coda alla vaccinara (rabada), ou de outras cozinhas, também internacionais.
Desde que surgiu, o trapizzino conquistou o paladar, tanto os moradores locais quanto dos turistas. Virou uma das comidas de rua mais populares em Roma, um lanche rápido, saboroso e econômico (em média, 5 euros).
Para experimentar o trapizzino em Roma, vá ao Trapizzino Testaccio, a unidade original, ou ao Trapizzino Trastevere.
Nós fomos na unidade do Trastevere. Dá pra pedir tanto para levar (eles tem uma janelinha por onde fazem o atendimento na rua), ou esperar uma mesa vagar e sentar no salão, para comer com calma, junto com drinks!
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Pizza al Taglio
A pizza é uma das comidas que mais representa a Itália, e você precisa saber de antemão que há diferentes modos de preparar e servir a pizza italiana, de acordo com a região do país onde você está..
A pizza tradicional romana é a pizza al taglio (pizza em fatias).
Diferente da pizza napolitana tradicional, que é redonda e servida inteira, a pizza al taglio é preparada em grandes formas retangulares (como “telhas”).
Por conta desse formato, a pizza fica retangular, com as bordas bem crocantes.
Em cima, os romanos soltam a imaginação, preparando uma variedade incrível de coberturas, que vão desde os sabores mais simples, como margherita, até combinações mais ousadas, com ingredientes locais e sazonais.
Nos locais que vendem pizza al taglio, os diversos sabores de pizza ficam todos expostos no balcão, pra você escolher o sabor que mais te apetece.
Na hora de fazer seu pedido, você indica qual pizza vai querer, e o tamanho da fatia, e o atendente literalmente corta a pizza em pedaços (por isso se fala pizza al taglio). Os pedaços são vendidos por peso.
É perfeita para quem quer provar mais de uma opção sem compromisso, e muitos romanos costumam comê-la de maneira descontraída, seja como lanche rápido durante o dia ou como uma refeição informal à noite.
Alguns dos lugares mais populares para saborear uma autêntica pizza al taglio em Roma incluem:
- Pizza Bonci, de Gabriele Bonci, um mestre da pizza romana, e
- La Renella, um lugar que funciona desde o século 19 servindo ótimas pizzas romanas.
- Grano, fica pertinho da Piazza di Spagna e serve pizzas deliciosas, para comer lá ou para levar.
Cacio e Pepe
Simples e deliciosa, a cacio e pepe é a prova de que poucos ingredientes podem criar um prato memorável.
Feita apenas com queijo pecorino romano, pimenta-do-reino moída na hora e massa, o prato exige técnica para alcançar a cremosidade perfeita. É a representação pura do “menos é mais” da culinária romana.
Para experimentar a massa cacio e pepe, recomendo a Trattoria da Enzo al 29, reconhecido por seu toque artesanal nos pratos típicos.
Também gosto muito do Il Pastaio di Roma, um local com opções de pratos de massa tradicionais e com ótimo custo-benefício.
Carbonara
A carbonara é outro prato de massa tradicional na cidade de Roma. A receita original leva ovos, queijo pecorino romano, guanciale (bochecha de porco curada) e pimenta-do-reino – isso mesmo, não leva creme de leite!
Para obter a cremosidade adequada, e não cozinhar os ovos de forma que o molho fique cheio de pedaços, ao invés de perfeitamente uniforme, o segredo está exatamento no momento da mistura dos ovos com o queijo quente.
Para provar uma carbonara de qualidade, recomendamos La Taverna dei Quaranta, restaurante tradicional que serve pratos de massa muito bem preparados, e com bom preço.
Outra opção para comer não só o Carbonara, mas outras massas em Roma, é o Trattoria Pennestri, que aparece como indicação no Guia Michelin na categoria Bib Gourmand (melhor relação qualidade-preço).
Amatriciana
A amatriciana combina molho de tomate, guanciale, queijo pecorino e pimenta, e também foi adotada pelos locais como um clássico romano.
Se quiser provar uma amatriciana autêntica, além dos restaurantes que indiquei acima (La Taverna dei Quaranta e Trattoria Pennestri), outra boa fica é a Osteria Bonelli, conhecido por sua cozinha despretensiosa e saborosa.
Carciofi alla Giudia
O Carciofi alla Giudia é um prato da cozinha judaico-romana, originário do antigo bairro judeu de Roma, o Ghetto.
Preparado com alcachofras frescas, o prato consiste em fritá-las inteiras em azeite até que as pétalas fiquem douradas e crocantes, lembrando a aparência de uma flor aberta.
Por dentro, a alcachofra mantém um centro macio e cheio de sabor. É uma receita simples, mas surpreendentemente deliciosa, que destaca a tradição e os ingredientes da região.
Para provar o Carciofi alla Giudia, tenho dois restaurantes para indicar, ambos localizados no Ghetto de Roma:
- Nonna Betta, restaurante indicado pelo chef Anthony Bourdain para provar o prato, e
- o clássico Da Giggetto al Portico d’Ottavia, onde o Carciofi alla Giudia é a especialidade da casa.
Gelato
O gelato italiano é um dos doces mais emblemáticos do país, amplamente conhecido por sua textura cremosa e sabores intensos.
Ao contrário do sorvete comum, o gelato é feito com menos ar e uma maior proporção de ingredientes naturais, o que resulta em uma textura mais densa e um sabor mais concentrado.
Além disso, o gelato possui menos gordura, pois usa uma maior quantidade de leite e menos creme.
O resultado é uma experiência mais suave e deliciosa, ideal para os dias quentes de verão, mas que também combina perfeitamente com qualquer estação.
Em Roma, o gelato é quase uma tradição e é possível encontrar gelaterias que servem versões artesanais e inovadoras.
Entre as melhores opções, destaca-se a Gelateria Fior di Luna, localizada em Trastevere. Essa gelateria ficou famosa porque quem assina as receitas é Eugenio Morrone, que em 2020 foi o campeão da Copa do Mundo de Gelato.
Dica bônus: bebida típica de Roma – Aperol Spritz
O Aperol Spritz é um dos coquetéis mais emblemáticos da Itália. Foi criado em Veneza, mas rapidamente se espalhou por toda a Itália, e tem uma presença marcante nos bares de Roma.
Trata-se de uma bebida refrescante, muito consumida no verão italiano, feita com Aperol (um licor de laranja amarga), prosecco e um toque de água com gás.
Em Roma, o Aperol Spritz é a escolha ideal para tomar o aperitivo em um final de tarde – outra tradição italiana na qual você paga por um drink, e ele vem acompanhado de petiscos como cortesia.
Você pode encontrar o drink em diversos bares e barracas de rua. Para provar um Aperol Spritz autêntico, visite bares tradicionais como o Antico Caffè Greco ou o Bar del Fico.
Dicas extras para comer bem em Roma sem gastar muito
Roma é um paraíso para quem ama comer bem, e com essas dicas, você pode explorar o melhor da gastronomia romana sem comprometer o orçamento da sua viagem.
Aproveito para deixar aqui mais algumas dicas que podem te ajudar a comer bem em Roma, e ainda economizar:
- Prefira restaurantes frequentados por locais: Evite os que ficam muito próximos a pontos turísticos e têm menus em várias línguas. Optar por locais onde os romanos realmente costumam comer é uma ótima maneira de garantir um prato de qualidade a preços justos.
- Traga sua garrafa de água: Em Roma, há fontes de água potável por toda a cidade – incluindo água com gás! Isso pode evitar que você precise comprar água em garrafinhas.
- Atenção ao coperto: O coperto é uma taxa que pode ser cobrada pelos restaurantes na Itália, e varia de lugar para lugar. Ela é uma espécie de “taxa de serviço” para o uso da mesa, podendo ser cobrada entre 1 a 3 euros por pessoa, dependendo do restaurante. Sempre pergunte se está incluso no preço do prato ou se será cobrado separadamente.
- Preço em pé vs. preço para sentar: Em muitos bares e cafeterias de Roma, você pode pagar menos se optar por tomar seu café ou drink em pé, ao invés de sentar. Por exemplo, um espresso em pé custa em torno de 1 a 1,5 euros, enquanto se você se sentar, o preço pode ser dobrado. Essa é uma ótima dica para quem está com pressa ou só quer aproveitar um rápido pit stop no meio do dia.
Com essas dicas, você vai conseguir aproveitar os sabores de Roma sem pesar no bolso, aproveitando cada momento da experiência gastronômica local.
Continue planejando sua viagem a Roma
Aqui no site temos diversos posts com dicas de Roma, e você pode aproveitar para continuar navegando pelas nossas dicas. Confira os posts abaixo:
- Roteiro Itália – 8, 15 ou 20 dias de viagem
- O que fazer em Roma – roteiro de 3 dias
- Roteiro de 1 dia no Vaticano
Veja aqui a nossa página da Itália, onde pode encontrar todos os posts que já publicamos do país!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.