Visita ao Sky Garden Londres: tudo o que você precisa saber

Londres é repleta de arranha-céus e a cidade vista do alto é qualquer coisa de espetacular. Por isso, um dos principais passeios para quem vai a Londres é tentar ver a cidade a partir de um de seus mirantes.

Nós escolhemos visitar o Sky Garden Londres, um dos mirantes mais famosos da cidade, que fica num prédio icônico e tem nada menos que um jardim tropical em seu interior! Isso, mesmo! Um jardim! E mais bares e restaurantes.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

E o melhor: o Sky Garden tem visita completamente gratuita. Você precisa apenas reservar com antecedência e aproveitar!

Nesse post, vamos te contar detalhes sobre como foi a visita ao Sky Garden Londres, como reservar o ingresso, procedimentos de segurança para entrar no prédio e a estrutura do mirante.

Assim você pode planejar sua visita! Vamos nessa?

O que é o Sky Garden?

Imagine um maravilhoso jardim no topo do prédio, e um deck de observação externo, que entrega uma vista espetacular para a cidade de Londres.

A partir dessa sacada, dá pra ver alguns dos principais pontos turísticos de Londres, como a Tower Bridge, o The Shard e a Catedral de St. Paul.

Essa é a experiência da visita ao Sky Garden, o mirante mais famoso de Londres.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

O mirante está localizado no topo do edifício 20 Fenchurch Street, um prédio icônico de Londres, projetado em 2004 pelo premiado arquiteto uruguaio Rafael Viñoly.

O prédio ganhou o apelido de Walkie Talkie, por conta de seu design, com formas curvilíneas que lembram aqueles rádios de comunicação.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

O prédio tem diversos andares comerciais, sendo que o mirante ocupa os andares 35, 36 e 37.

Inaugurado em 2015, o Sky Garden foi projetado para ser um mirante público, por isso o acesso é gratuito – e sempre tem muita gente tentando visitar.

Com a concorrência, é preciso reservar o ingresso com antecedência – e mais abaixo vou te contar todos os macetes para conseguir garantir o seu, sem problemas.

Outra curiosidade maravilhosa é que, se traduzirmos o nome Sky Garden, temos algo como jardim no céu, e ele é exatamente isso.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

O mirante foi projetado pelo escritório de arquitetura paisagística Gillespies, bastante reconhecido e premiado.

Ele recebeu uma variedade de plantas mediterrâneas e sul-africanas resistentes à seca, muitas delas com flores, pensadas para manter o jardim florido e colorido o ano inteiro.

Entre as plantas com flores, temos o Lírio Africano (Agapanthus), Kniphofia e a Ave do Paraíso (Strelitzia reginae) – ao lado de uma diversidade de ervas aromáticas, como a Lavanda Francesa.

Mas tem mais! Tem os bares e os restaurantes, onde você pode desfrutar de uma refeição, petisco ou drink enquanto contempla a cidade abaixo. Tem também os sofás e diferentes espaços de convivência.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

É um lugar realmente muito agradável e a vontade é de ficar lá em cima curtindo a vista de Londres e toda a estrutura do mirante.

Como visitar o Sky Garden

Você tem 3 opções diferentes para visitar o Sky Garden Londres, uma depende de reserva prévia e as outras duas não. São elas:

  • fazer a reserva do ingresso com antecedência e comparecer no dia da sua visita. Você pode fazer a reserva no site oficial do Sky Garden
  • fazer a reserva em um dos restaurantes dentro do Sky Garden, pois com a reserva você não precisa do ingresso. São 2: Darwin Brasserie e Fenchurch Rooftop Restaurant. Você pode ver o cardápio e fazer a reserva no site oficial do Sky Garden
  • sem ingresso, tentar comparecer ao edifício e tentar uma vaga de última hora.

No caso dos ingressos de última hora, só recomendo se não tiver outro jeito e você fizer muita questão de visitar o Sky Garden. Porque sempre tem muita gente e é bem difícil conseguir esse encaixe.

Mas caso você queira tentar, minha dica é chegar por lá nos horários menos concorridos.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Como reservar o ingresso para o Sky Garden Londres?

Os ingressos do Sky Garden Londres são gratuitos. Mas é preciso fazer a reserva no site oficial do Sky Garden. Os ingressos são liberados em lote, com 3 semanas de antecedência, e sempre às segundas-feiras.

Toda segunda eles liberam ingressos para uma semana inteira (de segunda a domingo), para datas 3 semanas no futuro.

Por exemplo: numa segunda-feira dia 3, são liberados os ingressos para a semana de 24 (segunda) a 30 (domingo) desse mês.

Os ingressos são com hora marcada, com blocos de 150 ingressos disponíveis para cada horário, com intervalos de 15 minutos entre os grupos.

É preciso monitorar para acompanhar quando os ingressos referentes à sua data serão disponibilizados. E ficar atento, porque os ingressos costumam esgotar rapidamente, logo depois de serem disponibilizados.

Você vai receber o ingresso por e-mail, e é preciso levar o ingresso no dia da visita para apresentar na atração. Não precisa imprimir, pode mostrar no celular, só não esqueça de levar!

Você vai ter horário para entrar, e na reserva do ingresso consta que as visitas devem durar uma hora. Mas não se preocupe, porque ninguém fica controlando isso lá em cima. Você pode ficar quanto tempo quiser.

Com isso, considere que os primeiros horários da manhã são os mais vazios, e ao longo do dia as pessoas vão se acumulando por lá.

Como chegar ao Sky Garden

A localização do Sky Garden é maravilhosa, bem no coração do distrito financeiro de Londres, e por isso muito fácil de chegar usando diferentes meios de transporte.

Metrô

Para quem vai usar o metrô de Londres, ou “The Tube”, as estações mais próximas ao Sky Garden são:

  • Monument Station: A apenas 5 minutos a pé do Sky Garden, servida pelas linhas District e Circle.
  • Bank Station: Cerca de 7 minutos a pé, servida pelas linhas Central, Northern e Waterloo & City, além da Docklands Light Railway (DLR).
  • Tower Hill Station: Aproximadamente 10 minutos a pé, servida pelas linhas District e Circle.

Ônibus

Os tradicionais ônibus vermelhos de Londres também são uma opção para chegar ao Sky Garden. As principais linhas de ônibus que param perto incluem:

  • 15: Passa por pontos turísticos como Trafalgar Square e Tower of London.
  • 25: Liga a Oxford Street ao centro financeiro.
  • 40 e 141: Conectam áreas residenciais ao centro financeiro.

Táxi e carros de aplicativo

Se preferir um transporte mais direto, você pode optar por um táxi tradicional de Londres ou usar serviços de transporte por aplicativo, como Uber, Bolt ou Lyft. Basta inserir “Sky Garden” ou “20 Fenchurch Street” como destino.

A pé

Para aqueles que gostam de explorar a cidade a pé, como nós, pode ser uma boa opção ir a pé até o Sky Garden caminhando se você estiver próximo a atrações como a Tower of London, a London Bridge ou o The Shard.

Como é a visita ao Sky Garden Londres?

Nós chegamos ao Sky Garden faltando cerca de 15 minutos para o horário marcado no nosso ingresso (16h), e com isso pudemos entrar na fila para já aguardar a checagem de seguraça.

A fila era bem grande e dava a volta na esquina, mas era todo mundo do mesmo horário que a gente. Como comentei acima, os blocos de ingressos são liberados com intervalo de 15 minutos.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Quem chegava com ingressos para horários posteriores, com mais de 15 minutos de espera, não era liberado para entrar na fila. Tinha que aguardar no entorno.

Checagem de segurança

Na hora do nosso ingresso, a fila andou e enfim fomos entrando no prédio. É preciso tirar casacos, metais e celulares dos bolsos para passar no raio X. As nossas coisas também passaram no scanner, igual a gente faz no aeroporto.

O processo de segurança pode parecer rigoroso, mas não demora muito. Pelo contrário, foi tudo rápido e em pouco tempo a gente já estava pegando nossas coisas e entrando no elevador rumo ao mirante.

Não pode filmar nada dessa área, ok? Guarda o celular.

Mirante nos andares 35, 36 e 37

Desembarcamos do elevador no andar 35, e já fiquei impressionada de cara. O espaço é enorme!

Há um bar nesse piso, bem ao lado da saída do elevador, vários sofás e espaços para sentar e relaxar.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante
Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

E também as portas que dão acesso ao deck externo, com a vista espetacular de Londres.

Fomos direto para esse deck – e aqui minha dica é trazer um casaco, pois o mirante é aberto, recebendo todo o vendo gelado. Mas bem agasalhado, o que você tem pra fazer é apreciar aquela vista maravilhosa!

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante
Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Sempre há muita gente por lá, concorrendo a um espaço na varanda para as melhores fotos e a melhor vista. Mas vale ter paciência e esperar sua vez, porque é realmente incrível ver Londres lá de cima!

Quando voltamos para dentro do prédio, segui me impressionando. Vi os jardins bem de frente, lindos. E o prédio é todo revestido por janelas, permitindo que entre muita luz e que a gente siga admirando a cidade.

Fomos subindo as escadas, primeiro para o 36 e depois para o 37. E como parece que a arquitetura do prédio foi pensada em cada detalhe para receber aquele jardim. Uma coisa linda e harmoniosa.

As janelas convidam a gente a olhar pra fora também, e o cenário dos arranha-céus de Londres se mostra com todo aquele espetáculo.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Você pode circular livremente entre os andares, e dar a volta completa no prédio para apreciar uma vista panorâmica de 360 graus.

Procure pelos pontos turísticos de Londres, como Tower Bridge, The Shard e London Eye.

Nos vidros, há indicações de pontos de referência, pra você ir localizando os locais na paisagem.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Os andares superiores são menores, mas ainda assim contam com estrutura de bares e restaurantes, e ainda bancos, mesas e cadeiras, e jardins, claro.

Embora tudo em menor quantidade que no andar 35, onde o espaço é maior.

Mas em todos os andares, as mesas e cadeiras são de livre uso, não sendo preciso consumir nada nos bares para sentar e apreciar o movimento, conversar ou só descansar.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Restaurantes no Sky Garden

Bares – são 2, o Sky Pod no andar 35 e o City Garden no andar 36.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante
Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Ambos servem variedades de drinks, vinhos e outras bebidas. Tirei foto do cardápio pra você ter uma referência de preços.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Darwin Brasserie – está no andar 36, e entre os restaurantes é o que tem a pegada mais informal. Serve café da manhã, almoço e jantar, além de lanches como hamburgueres.

Fenchurch Rooftop Restaurant– fica no andar 37, e é o restaurante principal do Sky Garden. Ele é o espaço gastronômico mais refinado do Sky Garden, e atende a la carte ou menu degustação a partir de 95 euros por pessoa.

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Além dessas opções, ainda há o Larch Restaurant, um italiano que é também café e loja de lembranças, e que funciona no piso térreo do Sky Garden, em frente à entrada.

Sky Garden: horários e outras informações úteis

Os horários de funcionamento do jardim público do Sky Garden são:

  • segunda a sexta, das 10h às 18h.
  • finais de semana e feriados, das 11h às 21h.

Os restaurantes e bares tem horários próprios de funcionamento e não obedecem a esse horário. É preciso consultar diretamente o horário de funcionamento de cada um.

Outra questão é que, além dos horários de funcionamento do jardim público, o Sky Garden vende ingressos para entradas antes e depois dos horários de visitação, o que pode ser uma chance de visitar o jardim com menos gente.

Endereço: 20 Fenchurch Street, EC3M 8AF

Sky Garden Londres
Sky Garden Londres. Foto: Fui ser viajante

Outra opção de mirante em Londres: Horizon 22

Inaugurado em outubro de 2023, o mirante Horizon 22 se transformou no mirante público mais alto de Londres.

O Horizon 22 fica bem perto do Sky Garden, por isso dá até pra visitar os dois mirantes em Londres no mesmo dia.

Para garantir seu gratuito, é preciso reservar com antecedência.

Qual o melhor mirante em Londres: Sky Garden ou Horizon 22?

Os dois mirantes são bem interessantes e oferecem uma vista espetacular de Londres.

Entre as principais diferenças, o Sky Garden oferece uma experiência mais estruturada, com restaurantes, mesas, cadeiras e sofás, uma sacada externa e, seu maior espetáculo, uma mini-floresta no alto de um prédio.

Por sua vez, o Horizon 22 proporciona mais espaço e menos multidões, embora tenha menos infraestrutura para comer e beber.

A escolha entre eles depende do que você procura em sua experiência. Na minha opinião, aproveite que os dois são vizinhos e, ao invés de escolher, se puder visite os dois!

Fotos do Sky Garden Londres

Continue planejando sua viagem para Londres

Para continuar planejando sua viagem a Londres, pode conferir os outros posts que temos publicados sobre a cidade:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *