Mercados de Londres: para visitar, comer e economizar

Uma das coisas que mais despertou minha curiosidade quando comecei a desenhar nosso roteiro para Londres foi a quantidade de feiras de rua e mercados de Londres que a cidade oferece.

Se você, assim como eu, se perde garimpando antiguidades, é apaixonado por conhecer produtores locais e se encanta com mercados que funcionam em prédios históricos, este post é especialmente para você.

Leia também:
Museus de Londres: 5 mais importantes
Transporte público de Londres: tudo que você precisa saber

Londres tem uma lista grande de mercados, cada qual com sua singularidade.

Mercados gastronômicos, feiras de antiguidades, barracas de frutas e verduras – a variedade é tamanha que, sem dúvida, pelo menos um deles vai despertar sua curiosidade.

Ou, como aconteceu comigo, talvez todos eles! Hahaha

Enquanto estive na cidade, mergulhei de cabeça, visitando o máximo possível de mercados e sendo surpreendido a cada esquina. Cada mercado em Londres é um único, especial e diferente do anterior.

Pronto para descobrir quais feiras de rua e mercados de Londres merecem um lugar no seu roteiro?

Este post é um guia completo, então, pegue sua sacola retornável e venha explorar comigo os encantos dos mercados de Londres!

Por que colocar os mercados de Londres no roteiro?

A experiência de visitar um mercado em Londres é uma festa para os olhos e para o estômago.

A maioria dos mercados londrinos é um paraíso gastronômico. Alguns respiram história, arte e cultura; em outros, a arquitetura é a grande protagonista.

Abaixo, destacarei as principais características de cada um, tornando mais fácil para você essa tarefa de escolher quais mercados de Londres você quer visitar na sua passagem pela cidade. Vamos nessa?


.

Ainda não tem hospedagem em Londres?
Veja as ofertas do dia no Booking.com

.


Quais feiras de rua e Mercados de Londres valem a pena visitar?

Borough Market

Iniciando nossa lista, não poderíamos começar com outro senão o Borough Market.

Este é o mercado mais antigo em funcionamento de Londres, com mais de 1000 anos de história desde sua fundação em 1014, na Idade Média.

Borough Market Londres
Borough Market Londres. Foto: Fui Ser Viajante

Ao longo de sua história, o Borough Market sempre se manteve firme na vocação de mercado de alimentos e produtos locais.

O mercado foi crescendo, incorporando mais produtores e sobrevivendo ao tempo, até se tornar uma referência como pólo gastronômico de Londres.

Hoje, turistas, moradores e amantes da gastronomia do mundo inteiro visitam o Borough Market, em busca de experiências culinárias autênticas.

Além das barracas de frutas e verduras, hoje o Borough abriga pequenas lanchonetes, barracas e restaurantes de culinárias do mundo todo, produtores de queijos, charcutaria, bebidas e muito mais.

A pergunta na verdade é: o que você não encontra no Borough Market?

O mercado é bem grande, sendo dividido em três setores principais, cada um oferecendo uma experiência única:

  • Three Crown Square (barracas e lojas maiores de produtores e comerciantes),
  • Green Market (pequenos comerciantes com barracas especializadas em produtos gourmet, como pães, queijos, charcutaria) e
  • Borough Market Kitchen (barracas de comida de rua de diversas partes do mundo).

O mercado é tão interessante que tem até tour de comida pelos principais destaques do Borough Market. Se você é um viajante apaixonado por gastronomia, rende um ótimo passeio!

Além disso, na área ao redor do mercado, você também pode encontrar uma mais uma boa oferta de restaurantes, bares e lojas.

O Borough Market tem também uma loja oficial, que vende produtos para cozinha e decoração. Você pode comprar uma lembrança, ou aquela panela dos sonhos.

Na hora de programar sua visita, anote que o Borough Market não abre às segundas-feiras. E embora ele esteja aberto nos outros dias da semana, recomendo que visite mais perto do final de semana.

Às quintas e sextas-feiras já tem bastante movimento, mas para viver a experiência completa, os sábados são imbatíveis. Você vai encontrar todas as barracas abertas e muitos, muitos visitantes. O mercado no seu auge!

Onde fica? 8 Southwark St, London SE1 1TL, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 17h. Sábado das 9h às 17h. Domingo das 10h às 16h.


Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!

>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<


Maltby Street Market

Esse mercado é uma opção mais intimista e local, e fica bem pertinho do Borough Market.

O Maltby Street Market fica (quase) escondido sob arcos os trilhos de trem em Bermondsey.

O mercado é apenas uma rua, com algumas barracas na rua mesmo, e mais uns restaurantes funcionando dentro da estrutura dos arcos. Você vai encontrar desde barracas gourmet até pequenos produtores locais.

A gastronomia no Maltby Street Market é como Londres, cosmopolita. Vem de toda parte do mundo. O ambiente é descontraído, decorado com várias bandeiras do mundo inteiro também.

Maltby Street market Londres
Maltby Street market Londres. Foto: Fui ser viajante

A estrutura é bem simples. Se você não entrar para comer em um dos restaurantes, acaba ficando em pé se não conseguir um lugar em uma das mesas compartilhadas que ficam logo na entrada.

Mesmo assim, vale totalmente a pena visitar. Foi um dos nossos mercados favoritos em Londres. Como esse mercado funciona apenas aos finais de semana, se programe para visitar.

Onde fica? 41 Maltby St, London SE1 3PA, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: sexta das 17:30h às 21h. Sábado das 10h às 17h. Domingo, de 11h às 16h.

Portobello Road Market

Notting Hill estava no topo da lista de lugares que eu queria visitar em Londres (amantes de cinema me entenderão aqui).

Por isso, o Portobello Road Market, o mercado de rua do bairro de Notting Hill, logo entrou no roteiro.

O mercado de rua mais famoso de Londres funciona na pitoresca Portobello Road, desde o século 19. Você pode percorrer os quase 1,6km de barracas, encontrando os mais diversos itens.

Portobello Road Market
Portobello Road Market. Foto: Fui Ser Viajante

Selos, joias, móveis e roupas vintage são as estrelas, já que a fama do mercado é de ser o maior mercado de antiguidades de Londres.

Mas elas dividem espaço com produtos frescos, opções de comida de rua e itens de decoração.

O mercado recebe uma enorme quantidade de turistas. Quando for visitar, se permita conhecer também as ruas vizinhas, pois Notting Hill é um lugar para caminhar e suspirar.

Esse mercado de Londres funciona de segunda a sábado. Para uma experiência mais tranquila, visite o Portobello Market Road durante a semana – mas considere que nem todas as barracas estarão abertas.

Sábado é o dia que o mercado recebe mais visitantes, com todas as barracas funcionando, então se quer ter uma experiência completa, visite nesse dia.

Onde Fica? Portobello Road, London W10 5TE, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 19h
(esse é o horário oficial, mas barracas geralmente começam a serem montadas a partir de 8:30h no verão, e por volta das 9h-10h no inverno, e costumam fechar às 18h no verão, e até às 16h no inverno).

Mercato Mayfair

O Mercato Mayfar é uma das 4 unidades do Mercato Metropolitano espalhadas por Londres, e proporciona uma experiência que vai além da gastronomia.

Com certeza o mercado mais surpreendente que visitamos em Londres. Já imaginou um mercado que funciona dentro de uma antiga igreja?

A igreja de St Mark’s em North Audley Street foi desconsagrada em 1974, profundamente restaurada e agora é um dos maiores atrativos para amantes da gastronomia e experiências exóticas em Londres.

Pela fachada, ainda parece como se fosse uma igreja. No hall de entrada, uma loja de plantas – você vai estar confuso essa hora, eu sei. Mas confie em mim e siga em frente.

Ao entrar, é impossível não soltar um UAU. Está lá, você pode ver a antiga igreja. Vitrais, estrutura, tudo está lá.

Mas no antigo altar, funciona um bar de cervejas e um de drinks. Nas laterais da “nave”, vários estandes de comida, da pizza ao sorvete. No meio, as mesas.

Mercato Mayfar Londres
Mercato Mayfar Londres. Foto: Fui ser viajante

E não para por aí, o mercado conta ainda com um segundo piso e um terraço na cobertura, adega de vinhos e mais experiências pra viver!

O Mercato Metropolitano é um santuário gastronômico e cultural que personifica a riqueza da diversidade de Londres.

Onde fica? North Audley Street, Londres

Dias e horários de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 23h. Sextas e sábados, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 22h.

Camden Market

No topo da lista entre os mercados de Londres que são mais procurados por turistas, temos Camden Market.

Situado em Camden Town, às margens do Regent’s Canal, este mercado funciona desde o início do século XX.

São vários becos e vielas que abrigam mais de mil lojas e barracas, a céu aberto. Comidas do mundo todo, pra você escolher qual quer provar.

Além da gastronomia, esse mercado londrino também é conhecido por atrair uma gama diversificada de visitantes, desde amantes da moda até aficionados por arte e música.

Camden Market Londres
Camden Market Londres.

A atmosfera única do Camden Market vai além das compras. O lugar é um pólo de efervescência cultural e se tornou um ícone da contracultura londrina.

Enquando caminha pelos becos, você vai encontrar artistas de rua, músicos e performances ao vivo. Criatividade e expressão pessoal a cada esquina!

Camden Market está aberto diariamente, mas os dias mais movimentados são os fins de semana. Se quiser viver a experiência completa, visite durante a tarde até a noite para capturar toda a essência deste ícone londrino.

Onde fica? Camden Lock Pl, Camden Town, London NW1 8AF, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: todos os dias (incluindo feriados), a partir das 10h e sem hora pra fechar

Covent Garden Market

A região de Covent Garden fica no coração do West End, Londres. Muito movimentada, lá você vai ver muito comércio e uma vida animada, de dia e de noite.

O mercado do bairro, Covent Garden Market, funciona desde o século 1845 num prédio icônico do bairro, o Market Building.

Covent Garden Building. Foto: Fui ser viajante
Covent Garden Building. Foto: Fui ser viajante

Covent Garden Market é um dos mercados mais históricos e conhecidos pelos turistas em Londres. Você provavelmente vai passar perto dele, hora ou outra.

A origem do mercado vem de uma antiga feira de frutas e vegetais que acontecia naquele mesmo lugar, mas ao ar livre, antes de qualquer prédio ser construído para o mercado.

O prédio do mercado, inclusive, é uma atração em si, com sua arquitetura georgiana clássica. Dentro você encontra lojas diversas e muitas opções de gastropubs, cafés e bares.

Na verdade, o mercado em Covent Garden não se resume a esse prédio.

Onde fica? Covent Garden, London WC2E 8RD, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h. Domingo, das 11h às 16h.

Seven Dials Market

Esse foi um dos mercados que mais nos surpreendeu em Londres, tanto que visitamos duas vezes, uma à noite e uma no almoço – e já adianto que a energia muda completamente entre um momento e outro do dia.

O mercado também fica em Covent Garden, mas diferente do Covent Garden Market, ele não é muito grande.

Seven Dials Market
Seven Dials Market. Foto: Fui ser viajante

A estrutura é pequena, são apenas 20 estandes com comidinhas de várias partes do mundo, e 2 bares de cervejas e drinks.

A noite o clima é super jovem, bem animado tipo uma baladinha. No almoço, fica mais tranquilo – mas ainda assim, muito movimentado!

A estrutura foi recentemente reformada, por isso ele tem um aspecto bem moderno. As barracas ficam nos arredores e o meio do mercado é uma grande praça de alimentação com mesas compartilhadas.

O Seven Dials Market é uma verdadeira celebração da culinária global, reunindo uma variedade de estandes e barracas que oferecem desde pratos tradicionais até inovações gourmet do mundo inteiro.

Entre as opções gastronômicas, quero destacar o Pick and Cheese – um bar com esteira de queijos, onde você senta em torno da esteira e escolher os pratinhos de queijo que quer consumir (paga o que consumir).

Também tem cervejas locais maravilhosas no bar Warehouse Bar.

Onde fica? Covent Garden, London WC2E 8RD, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: Segunda e terça, das 11h às 22h. Quarta a sábado, das 11h às 23h. Domingo, das 11h às 21h.

Dica bônus: Neal’s Yard

Ainda em Covent Garden, fica o Neal’s Yard, o beco mais colorido e charmoso que você pode conhecer em Londres.

Não é exatamente um mercado, mas merece a menção aqui porque o lugar é lindo e fica tão perto do Seven Dials Market, que merece a dobradinha!

Você vai ver uma pequena viela e vai ficar na dúvida se deve entrar. Entre! A sensação de caminhar pelo beco e descobrir esse lugar encantador é quase como se você fosse teletransportado para um conto de fadas.

Você vai descobrir um pequeno pátio, cercado de antigos galpões de tijolinhos, com fachadas de cores vivas e multi-coloridas.

Neal's Yard Londres
Neal’s Yard Londres. Foto: Fui ser viajante

No passado, esses prédios faziam parte do mercado de hortifruti de Covent Garden, que fechou em 1974. Em 1978, o local começou a ser repaginado, com os galpões sendo ocupados por lojas – algumas seguem até hoje por lá, como:

  • Neal’s Yard Dairy (queijos artesanais)
  • Neal’s Yard Remedies (cosméticos e produtos artesanais)

O lugar é uma fofura, e vale a pena visitar, seja para fotografar, ou para sentar em uma das mesinhas nos restaurantes e curtir alguns momentos agradáveis.

Só fique ligado, não há muitas opções de restaurantes, por isso final da tarde e à noite fica mais difícil encontrar um cantinho vazio pra ocupar por lá.

À noite o ambiente fica lindo, com luzinhas acesas no pátio, mas pra sentar, é difícil. Chegue cedo e evite finais de semana.

Leadenhall Market

Com certeza, um dos prédios com a arquitetura mais bonita que visitamos em Londres!

Esse mercado fica bem no centro financeiro de Londres, e foi construído no século XIV – é um dos mercados cobertos mais antigos de Londres!

Leadenhall Market Londres
Leadenhall Market Londres. Foto: Fui ser viajante

A arquitetura vitoriana, com vitrais, tetos abobadados e arcos traz um charme difícil de encontrar em outro lugar, uma atmosfera sofisticada e elegante.

Um lugar tão especial que já foi até cenário de um filme que você provavelmente conhece – Harry Potter, é claro!

É fã de Harry Potter? Então fique sabendo que todos os tours de Harry Potter em Londres passam nesse mercado!

Este mercado é uma joia que sobreviveu aos anos. Ao passear pelos corredores, você vai encontrar boutiques, lojas de roupas e acessórios e itens de decoração exclusivos.

Especialmente ao final da tarde, quando as luzes se acendem e os bares e restaurantes começam a receber mais público, ele fica ainda mais bonito.

Onde fica? Whittington Ave, London EC3V 1LR, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: A área pública do mercado é aberta 24h por dia. O funcionamento de cada loja é independente, por isso verifique individualmente se quer visitar alguma loja específica do mercado.

Old Spitalfields Market

A gente não teve muito tempo para explorar o Old Spitalfields Market, porque chegamos lá e ele estava quase fechando.

Mesmo assim, foi uma bai surpresa ver o tamanho – e depois ler a história – desse lugar!

Old Spitalfields Market fica em East London, história que remonta ao século XVII – também é um dos mercados mais antigos de Londres.

Inicialmente era um mercado para agricultores, mas com os anos outros comércios foram chegando, e hoje é um grande pólo de compras, gastronomia e cultura em Londres.

Old Spitalfields Market
Old Spitalfields Market. Foto: Fui ser viajante

A arquitetura combina elementos vitorianos com toques contemporâneos. As arcadas de ferro forjado, os vitrais e os detalhes criam uma atmosfera que lembra a Londres de antigamente.

A primeira coisa que vimos foi que aqui tinha várias barracas de pequenos produtores do ramo da moda e design. Muita gente vendendo camisas, vestidos, itens de decoração e acessórios.

Muito comércio local nesse ramo, então se você produra artistas locais e produtos autênticos, esse é um bom lugar pra ir.

Mas vamos logo falar de onde a gente se esbaldou: muita gastronomia internacional!

São 40 opções gastronômicas, desde restaurantes fixos a barracas com comida do mundo inteiro!

Você pode fazer uma volta ao mundo, combinando petiscos de comida de rua da Índia até uma comida gourmet da França. Tem de tudo!

Também há barracas de antiguidades, e nesse mercado de Londres acontece um evento dedicado a esse ramo todas as quintas-feiras (Thursday Antiques Market), reunindo amantes de antiguidades e moda vintage.

Onde fica? 16 Horner Square, London E1 6EW, Reino Unido

Dias e horários de funcionamento: Mercado: segunda a quarta e sexta: 10h às 18h. Quinta, das 8h às 18h. Sábado das 10h às 18h. Domingo das 10h às 17h. As cozinhas funcionam em horário próprio, verifique o site oficial.

Outros mercados de Londres que você pode conhecer

A vontade era ter conseguido explorar todos os mercados de Londres, mas infelizmente o nosso tempo de viagem não permitiu.

De toda forma, aqui tem o nome de outros mercados londrinos que entraram em nossa pesquisa e deixamos salvos para visitar em uma próxima visita a capital britânica:

  • Greenwich Market
  • Brick Lane Market
  • Columbia Road Flower Market

Mercados de Londres: qual não pode ficar de fora do seu roteiro?

Os mercados de Londres foram uma parte importante da nossa viagem pela cidade. Se tiver a oportunidade, vale muito a pena viver esse pedaço da cultura da cidade!

Uma ótima vantagem é entrar em contato direto com a autêntica experiência gastronômica da cidade, provando pratos do mundo inteiro – Londres é cosmopolita até na gastronomia.

E ainda tem um bônus: comendo nos mercados, direto com pequenos produtores locais, nossa refeição era sempre fresca e geralmente mais econômica que fazer refeições em um restaurante.

Assim, visitar tantos mercados em Londres fez a gente economizar com alimentação (o que faz um bem danado pro orçamento enquanto você visita essa que é considerada uma das cidades mais caras do mundo).

Dentre os nossos imperdíveis, quero destacar:

  • Borough Market – não tem como ficar de fora, é o principal e mais antigo mercado de Londres!
  • Mercato Mayfar – um mercado numa antiga igreja, surreal!
  • Leadenhall Market – para fãs de arquitetura e de Harry Potter

E aí, gostou desse post? Então confira nossa lista completa de posts sobre a cidade de Londres, certamente algum deles vai te ajudar a planejar sua viagem na cidade.

Quero ler todos os posts de Londres

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *