Haarlem, Holanda: o que fazer em um bate e volta a partir de Amsterdam
Como fica bem pertinho de Amsterdam, Haarlem é uma cidade fácil de incluir no roteiro pela Holanda, fazendo um bate e volta de Amsterdam. Por isso, muita gente pesquisa o que fazer em Haarlem Holanda em 1 dia?
Charmosa e bem pequena, Haarlem é a capital da província da Holanda do Norte, região famosa pela produção de tulipas.
Haarlem ficou conhecida como Bloemenstad, ou cidade das flores, porque é uma das cidades mais antigas e importantes da região.
Mas nem só de flores vive Haarlem. Com direito a canais, passeios de bicicletas, pontes e museus cheios de história, a cidade tem a cara da Holanda.
A boa notícia é que, mesmo que você tenha apenas um dia, consegue fazer muita coisa – dá pra visitar as melhores atrações de Haarlem! Vai se encantar com o charme de uma das cidadezinhas mais simpáticas da Holanda!
Procurando hospedagem em Haarlem?
>> Confira os melhores preços no Booking! <<
O que fazer em Haarlem na Holanda: dicas para um bate e volta
Nossa passagem por Haarlem foi bem curta: ficamos um dia na cidade, e reservamos exatamente o nosso último dia na Holanda para conhecer a cidade.
Essa viagem pela Holanda foi toda planejada usando carro alugado para se deslocar pelas cidades. Foi como chegamos em Haarlem, mas depois de estacionar na cidade, fizemos todos os passeios em Haarlem a pé.
A cidade é muito plana, perfeita para caminhar bastante! Ou você pode adotar o melhor “mood holandês”, e visitar Haarlem de bike!
Você pode alugar uma bicicleta na cidade, ou fazer um passeio guiado de bicicleta em Haarlem, para conhecer a cidade de uma forma super autêntica!
Aproveite 15% de desconto no seu seguro viagem!
Use o cupom exclusivo FUISERVIAJANTE15e viaje tranquilo!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Como chegar em Haarlem?
Como comentei, Haarlem fica pertinho de Amsterdam. Somente 24km de estrada separam as duas cidades.
Por isso, um bate e volta Amsterdam – Haarlem é bem possível! Você pode ir de uma cidade a outra facilmente de trem, de carro ou de excursão. Veja como:
Como ir de Amsterdam a Haarlem de trem?
A viagem de trem entre as duas cidades leva cerca de 15 minutos, e há saídas de trens o dia todo. A passagem custa a partir de €5,20 (veja os valores atualizados no site da empresa holandesa de trens).
A estação de trem de Haarlem fica bem pertinho do centro, e é uma coisa linda de se ver! A arquitetura é de babar e já foi até cenário de filme!
Como ir de Amsterdam a Haarlem de carro?
Outra opção para ir de Amsterdam a Haarlem é ir de carro, aproveitando a facilidade das curtas distâncias na Holanda. Foi assim que escolhemos viajar pelo país!
Para alugar um carro na Holanda, fizemos uma cotação com a RentCars, um site que faz a comparação de preços entre as locadoras locais, para ajudar a encontrar a opção com melhor custo-benefício.
No dia de conhecer Haarlem, saímos de Amsterdam bem cedinho. Como não pegamos praticamente nenhum trânsito, e a estrada em perfeitas condições, chegamos em Haarlem em menos de 30 minutos .
Dirigir na Holanda é fácil. Dureza é o estacionamento, que é muito (muito!) caro na maioria das cidades.
Em Haarlem não foi diferente. Gastamos uma nota para parar na rua, perto do centro da cidade.
A melhor opção (em Haarlem e em todas as outras cidades da Holanda) é procurar um estacionamento público, que sempre oferece um preço mais em conta.
Reserve seu carro na Holanda com facilidade
e pague em até 12x e sem IOF!
>> Faça a cotação gratuita aqui! <<
Como ir de Amsterdam a Haarlem de excursão
Outra opção para ir de Amsterdam a Haarlem é contratar um tour guiado, incluindo o transporte entre as duas cidades.
Há algumas opões disponíveis na internet, como esse tour privativo de Amsterdam a Haarlem, com guia local e passeio personalizado de 5 horas na cidade, e bilhetes de trem de ida e volta de Amsterdã (opcional).
Onde ficar em Haarlem?
Se você planeja ficar hospedado em Haarlem, recomendo ficar perto do centro (nos arredores da Grote Markt), pela facilidade de deslocamento e proximidade das atrações.
Alguns hotéis nessa região central de Haarlem são:
Principais pontos turísticos de Haarlem Holanda
Agora, vou te contar como foi nosso roteiro em Haarlem, indicando os lugares que visitamos em 1 dia (os principais pontos turísticos de Haarlem). Também vou indicar alguns outros lugares, caso você tenha mais tempo na cidade.
1 – Grote Markt, a principal praça de Haarlem
Nossa primeira parada foi a Grote Markt, ou ‘grande praça’ de Haarlem.
Como chegamos bem cedo, a praça ainda estava bem vazia e pudemos dar uma boa olhada nos prédios históricos que ficam ao redor da praça principal de Haarlem.
Tem muita gente que considera essa uma das praças mais bonitas da Holanda, e dá pra entender o porquê!
Há vários prédios bonitos no entoro da praça. Um dos mais curiosos é o Hoofdwacht, o prédio mais antigo de Haarlem. Ao longo de tantos anos, já funcionou como cadeia, loja de arte e sede de reuniões.
Em algumas semanas do ano, o prédio abre para visitação.
Também vale espiar a antiga prefeitura de Haarlem, que também já foi palácio de caça do conde William II (o mesmo que construiu o lindo Het Binnenhof em Haia).
2 – Igreja de São Bavão em Haarlem
E de todos os prédios do entorno da praça, nenhum se destaca mais que a igreja gótica de Haarlem: a igreja de São Bavão, conhecida como Grote Kerk (igreja maior), ou St Bavokerk em Haarlem.
De tão imponente, a igreja rouba todos os olhares. É impressionante olhar para a torre de 76 metros de altura, que sustenta o imenso sino de 5000 kg.
Os traços góticos impressionam e hipnotizam os admiradores de arte e arquitetura.
É preciso pagar uma pequena taxa para visitar o interior do templo, mas vale a pena!
Ao entrar, recebemos um folder para fazer a visita auto-guiada, e era um material bem informativo, com a localização dos pontos de interesse na igreja, com detalhes da construção e história da St Bavokerk.
A igreja foi construída no século XIV, como o principal templo católico de Haarlem. Passou por incêndios e reconstruções, até chegar na arquitetura que vemos hoje, em meados do séculos XVI.
De tão imponente, a igreja chegou a ser nomeada como a catedral de Haarlem-Amsterdam em 1559. Mas o título não durou muito, já que 19 anos depois teve início a reforma protestante.
O templo de St Bavokerk foi confiscado pelos reformistas e convertido em um templo protestante, como permanece até hoje.
O interior da igreja tem 108 metros de comprimento, que são decorados por imensos corredores, salpicados de grandes colunas e arcos.
Junto com os imensos candelabros e uma delicada pintura de teto, o conjunto arquitetônico dá destaque ao magnífico pé direito – que pode chegar a quase 30 metros na região da nave.
Nas paredes, há diversos quadros e obras de arte. Nas janelas, imensos vitrais transformam a iluminação do interior da igreja.
Além da beleza arquitetônica, a igreja guarda algumas curiosidades. Sabia que o jovem Mozart tocou o órgão da Igreja de São Bavão, quando ele tinha apenas 10 anos?
Outros nomes da música, como Mendelssohn e Händel, já tiraram notas afinadas dessa belezinha.
Esse é um dos órgãos mais bonitos do mundo: um dos clássicos construídos por Christian Muller de 1738, com 5069 tubos – o maior deles tem 10 metros de altura!
Na época da sua construção, esse era o maior órgão do mundo!
Outra coisa que achei muito legal sobre a igreja: todos os dias, por volta das 21h e 21h30, você vai ouvir dois pequenos sinos tocando em St Bavokerk. São os Damiaatjes, que ressoam na igreja desde o século XVI.
Eram esses sinos que avisam aos habitantes de Haarlem que os portões da cidade estavam para ser fechados.
Hoje os Damiaatjes não tem mais utilidade pública, mas ainda encantam quem presta atenção aos detalhes da cidade.
3 – Museu Frans Hals
O Vleeshal, antigo açougue de Haarlem, hoje abriga uma das sedes do Frans Hals Museum, o museu mais importante de Haarlem.
Esse é um museu com duas sedes em prédios separados (Hof e Hal), que ficam a uma curta distância de caminhada.
Na Grote Markt, a visita ao Hal é para conhecer um acervo de fotografia e arte contemporânea.
Já a arte holandesa clássica (aquela da Era de Ouro) você encontra no Hof, que funciona numa antiga casa de idosos com uma arquitetura linda, bem pertinho do centro!
E mais: no subsolo do Vleeshal, funciona o Museu Arqueológico de Haarlem, que abre de quarta a domingo e conta um pouco sobre a idade medieval e a idade da pedra.
4 – Feira de rua na Grote Markt de Haarlem
Quer saber o melhor dia da semana você deve visitar Haarlem? Essa é fácil: Segundas e sábados!
Nesses dias, você vai ter oportunidade de visitar uma das melhores atrações de Haarlem: a feira de rua na Grote Markt!
Programamos tudo para visitar Haarlem em um sábado e foi a melhor opção para o nosso roteiro!
Pães artesanais, muito queijo e um cheiro de pizza fresquinha tomaram conta de tudo. Também tinha barracas de artesanato e roupas – um feira de rua clássica, sabe?
E claro que não podia faltar a comida típica holandesa!
Na feira, uma das opções mais procuradas é o haring, ou arenque salgado, o prato de rua mais típico da Holanda.
Não importa se você come no pão com cebola e picles ou prefere provar no jeito original, segurando o peixe pela cauda e mandando ver. O haring é um prato bem típico da Holanda e vale a pena viver essa experiência!
Depois, que tal uma sobremesa? Escolhi uma porção bem farta de poffertjes, uma panquequinha coberta com manteiga e açúcar, que as crianças holandesas adoram – e eu também! 😀
Rafa escolheu um Stroopwafel de caramelo, um tipo de waffle com melaço que está por toda parte da Holanda. Tem maneira melhor de começar o dia?
Eu não sou de comprar muita coisa em viagens… Mas tenho que confessar que era meu último dia na Holanda e o clima animado da Grote Markt amoleceu meu coração!
Acabei trazendo um conjuntinho desses porta-copos super divertidos pra casa!
5 – Compras em Haarlem
Sabia que Haarlem é considerado o melhor destino para compras na Holanda?
Muito além da feirinha da Grote Markt, Haarlem é um pequeno paraíso para quem quer levar uma lembrancinha pra casa!
Ao redor da Grote Markt, você pode encontrar muitas ruas de circulação exclusiva para pedestres, repletas de lojas de grife, boutiques e casas de moda. Uma tentação depois da outra!
E por todo lado, a cidade está repleta de cafeterias charmosas para descansar entre uma atração e outra!
Mesas na calçada, movimento, artesanato lado a lado com marcas internacionais: esse é o clima maravilhoso das ruas de Haarlem!
6 – Visita guiada por Haarlem
Quem topa um programa cultural? Nós decidimos que queríamos um passeio ao ar livre no nosso último dia na Holanda.
Por isso deixamos os museus um pouco de lado, para fazer um tour guiado histórico em Haarlem, e conhecer as belezas de suas ruas.
No escritório de turismo da cidade (VVV Haarlem), que fica na Grote Markt, compramos um folder para uma visita auto-guiada pelos principais monumentos de Haarlem.
Custou baratinho (menos de 1 euro) e foi ótimo para descobrir muitas curiosidades da cidade, aprender sobre lugares históricos e explorar a cidade!
O folder é cheio de informação (e dá dizer que o tour completo é meio cansativo).
Mas dá pra fazer tudo no seu ritmo, pulando atrações ou simplesmente parando e aproveitando o clima de Haarlem!
Foi uma boa opção para conhecer a história da cidade!
Outra opção é contratar um tour guiado em Haarlem. O passeio dura cerca de 2h, e o guia fala inglês. É uma ótima forma de conhecer os destaques da cidade, se você tem pouco tempo em Haarlem como nós.
7 – Museu Corrie ten Boom Huis
Se você gosta de história, pode visitar a casa de Corrie ten Boom (Corrie ten Boom Huis) em Haarlem.
Corrie sobreviveu aos campos de concentração nazistas e ajudou muitos judeus a se esconderem na sua casa para escapar da perseguição. A visita é gratuita e emocionante.
8 – Museu Teylers
Outra opção de museu para visitar em Haarlem é o Teylers Museum, que fica bem às margens do icônico rio Sparne de Haarlem. Esse é simplesmente o museu mais antigo da Holanda!
O prédio é lindo de morrer, e aguenta firme desde 1794. Lá dentro a pegada mais científica, e o forte do museu é a coleção de história natural, com fósseis e minerais.
Mas também há espaço para pinturas e desenhos de Da Vinci no Teylers!
Sinta essa experiência: visita ao museu Teylers Museum
9 – Passeio de barco pelos canais de Haarlem
Já que você está às margens do Rio Spaarne, é hora de aproveitar a melhor vista de Haarlem – da beira do canal!
Admire todo o charme dessa pequena cidade holandesa e tire muitas fotos dos barcos, pontes e bicicletas!
Atravesse para um lado e para o outro, se perca pelas bonitas ruas e encontre a beleza das casas que margeiam os canais de Haarlem. Impossível não se apaixonar pela cidade!
É possível alugar um barco para percorrer os canais, ou mesmo entrar em uma excursão em um dos barcos que percorrem as rotas turísticas dos canais de Haarlem todos os dias.
Sinta essa experiência: Cruzeiro pelos canais de Haarlem (50 minutos)
10 – Molen de Adriaan e Amsterdamse Poort
Aproveite que você está passeando às margens do rio Spaarne para visitar Catarijnebrug, a bonita ponte sobre o rio Spaarne, que oferece uma das mais bonitas vista da cidade.
Ali ao lado está o Molen de Adriaan, o moinho de vento de Haarlem. Tem coisa mais holandesa que um moinho de vento?
O moinho de Haarlem é lindo e super bem localizado, com vista para o rio Spaarne. É possível visitar o interior, onde funciona um pequeno museu.
Sinta essa experiência: Moinho holandês e cruzeiro turístico no rio Spaarne
Seguindo para além do Spaarne, em uma pequena caminhada você chega em outro ponto turístico e histórico de Haarlem: a Amsterdamse Poort, um dos antigos portões da cidade de Haarlem.
A construção é considerada um monumento nacional, resistindo aos anos e invasões que a cidade viveu.
11 – Jopenkerk, a cervejaria de Haarlem
Haarlem tem uma alma cervejeira. Por séculos, a cidade carregou o título de cidade com mais cervejarias da Holanda!
Mas a febre do momento é a Jopenkerk, a cervejaria local que funciona dentro de uma antiga igreja!
É isso mesmo! Já imaginou beber cerveja dentro da igreja? Pois é, em Haarlem isso é possível! E foi esse o principal motivo que nos levou a visitar a cidade, a curiosidade pra ver isso de perto, hahaha.
Passamos uma tarde bem gostosa por lá.
Eles servem pratos de refeição e também petiscos. Pra um programa bem holandês, uma porção de bitterballs acompanhada de uma cerveja Jopen é a melhor forma de se despedir da cidade!
Inclusive, essa história da cerveja Jopen é bem antiga!
A receita original data de 1504, mas estava perdida e só recentemente foi encontrada nos arquivos da cidade.
Por isso, a partir de 1994, a Jopen original voltou a ser produzida na cidade – pra nossa alegria! E você pode provar essa cerveja com gosto de história ali na Jopenkerk!
Além dessa igreja-bar, a Jopenkerk tem uma outra sede, mais nova, que fica na região industrial de Haarlem.
É lá que acontece a maior parte da produção da cerveja hoje em dia, e onde a marca organiza a visitação e tour guiado na cervejaria. Fomos até lá pra conhecer e fazer o tour, que acontece sempre aos sábados.
Porém, não agendamos com antecedência e tava tudo lotado. Puff! Ficamos devendo para outra vez em Haarlem!
Continue planejando sua viagem à Holanda
Para você que está planejando uma viagem para a Holanda, tenho uma boa notícia!
Temos vários outros posts com dicas do país que já publicamos aqui no site, e que com certeza podem te ajudar a montar seu roteiro e aproveitar a experiência no país!
Confira:
- Como é a visita ao Keukenhof
- La Trappe, a cerveja trapista mais famosa da Holanda
- Volendam, a vila de pescadores charmosa da Holanda
- O que fazer em Alkmaar, a cidade do mercado de queijos
- O que fazer em Kinderdijk, o parque de moinhos
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes. Confira os outros posts dos blogs participantes:
- Destinos por onde andei… – Chen Tien, o Templo Budista de Foz do Iguaçu
- Mulher Casada Viaja – A Sinagoga Espanhola de Praga: beleza, informação e emoção
- London, sô! – 15 dos mais impressionantes templos do Japão
- Cantinho de Ná – A Capela Sistina das Américas em Andahuaylillas – Peru
- Turistando.in – As igrejas de Florença que você tem que conhecer
- Ligado em Viagem – Templos hinduísta Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan no bairro Little India em Singapura
- Guia&turismo – Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina
- Viagens invisíveis – Abadia de Melk
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Boa tarde,todas a segundas feiras há uma feira em Harlem?
Os mercados de rua no Grote Markt funcionam segundas e sábados, das 9h – 16h
Adorei suas dicas
E o meu sonho visitar a holanda pela historia dos meus antepassados q vieram da holanda, o meu tartaravo veio com a sua familia para brasil nos meados d 1820 eles vieram da regiao d haarlem. Os verstech.
Gente, na Holanda, tem que andar de trem. Carregue seu O.V. E esqueça o carro!
Oi klecia, tudo bem? Estamos planejando nossa ida a Haarlem no dia da parada das flores (25/04/20), curtir o dia lá e no final do dia ver a parada de flores chegando… oq vc acha desse roteiro?
Oi Patrícia, A sua ideia é muito boa. Dá pra visitar bastante coisa em Haarlem durante o dia, e se preparar pra parada das flores que deve chegar lá por volta das 20:30, e no fim do desfile os carros alegóricos ficam estacionados na Gedempte Oude Gracht. Onde dá pra tirar mais fotos! E por Haarlem ser pertinho de Amsterdam, dá pra voltar tranquilamente depois de tudo isso!
Boa Viagem e divirta-se!
Oi, Klécia! Em quanto tempo dá pra aproveitar Haarlem? Eu vou ter 4 dias inteiros em Amsterdã. Vale a pena passar um em Haarlem?
Oi Heitor! Um dia dá pra ir e voltar de Haarlen, vendo muita coisa por lá. É um bate e volta fácil de fazer e a cidade é bem charmosa, típica holandesa. Confesso que Haarlem não foi minha favorita (poderia citar Haia ou Volendam como os melhores bate e volta de Amsterdam, dá uma olhada no post do blog sobre cada cidade). Mas independente do destino que você escolher, com certeza vale a pena conhecer uma cidade vizinha além de Amsterdam! Você vai ver como o clima muda completamente!