O que fazer em Honfleur na França: o vilarejo mais sedutor da Normandia
Um vilarejo de pescadores, o charme da arquitetura normanda, restaurantes especializados em frutos do mar. Para descobrir o que fazer em Honfleur na França, é muito fácil. Deixe-se guiar pelos seus sentidos!
Honfleur é um encanto. Prepare os olhos (para as belezas), o estômago (para as delícias) e o espírito (para apreciar toda essa beleza, enquanto desvia dos turistas).
Isso porque, já fazem muitos anos que Honfleur não é mais uma joia escondida na Normandia. Muito pelo contrário, é um destino bem popular entre os viajantes desse mundo.
Há séculos, a cidade encanta e atrai artistas e pintores impressionistas, como Monet e Eugène Boudin. Estes, por sinal, vieram e pintaram quadros e mais quadros com os cenários pitorescos dessa charmosa vila normanda.
A fama de Honfleur se espalhou, e o inevitável aconteceu.
Especialmente aos finais de semana, a pequena cidade às margens do rio Sena recebe uma boa quantidade de turistas (franceses e estrangeiros), que disputam espaço nos restaurantes e ruas principais do porto.
Mas não deixe que isso te desanime: não há multidão que ofusque a beleza de Honfleur.
Se puder conhecer Honfleur durante um dia de semana, vai encontrar uma cidade mais bucólica. Se o roteiro só encaixar num final de semana, vá mesmo assim.
Até a horda de turistas contrastando com as coloridas casas geminadas do velho porto é uma atração que merece ser vista.
Então coloque essa pequena vila normanda no seu roteiro e venha com a gente descobrir as belezas e principais atrações de Honfleur.
Procurando hospedagem em Honfleur?
>> Confira os melhores preços no Booking! <<
Para entender Honfleur na França: um pouquinho de geografia e história
Honfleur é uma cidade ao noroeste da França, numa região conhecida como Baixa Normandia. A cidade tem mais de mil anos de história, e foi importante por foi bom tempo, por questões econômicas.
Como a cidade fica nas imediações da foz do rio Sena, o porto de Honfleur era uma das principais bases de comércio marítimo da região.
Além disso, Honfleur ainda tinha importância estratégica e de defesa contra invasões inglesas. Por muitos anos, foi uma cidade murada e seu porto teve relevante papel para as forças militares da França.
Mas como essa cidade comercial se transformou num charmoso e pacato vilarejo?
Eu diria que a culpa vem das ruas apertadas e charmosas, as casas geminadas e coloridas na região do porto, o ar de cidade pequena que sobreviveu ao avanço dos anos.
Honfleur é a típica cidade que te surpreende do começo ao fim da visita. Parece uma pintura, ou um cartão-postal.
Aproveite 15% de desconto no seu seguro viagem!
Use o cupom exclusivo FUISERVIAJANTE15e viaje tranquilo!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
O que fazer em Honfleur? Lista de atrações para seu roteiro
Conhecer Honfleur foi a melhor surpresa da nossa viagem pela Normandia. A cidade me ganhou fácil, desde o primeiro instante – com multidão e tudo!
Se você está interessado em conhecer esse refúgio de final de semana dos franceses, a boa notícia é que Honfleur não é uma cidade de obrigações.
Como a cidade é pequena, você não precisa de mapa nem de guia. Basta se deixar flanar pelas ruelas, sem qualquer compromisso. Aos poucos, você vai descobrindo suas belezas.
Então esse é o primeiro conselho: ao chegar em Honfleur, pare o carro no estacionamento público que fica ao lado do antigo porto. Dali em diante, você segue a pé para descobrir Honfleur!
Reserve seu carro na França com facilidade
e pague em até 12x e sem IOF!
>> Faça a cotação gratuita aqui! <<
Mas ok, você é do tipo que adora uma lista e quer chegar na cidade sabendo o que fazer em Honfleur na França? Pois bem, vamos te ajudar.
Aqui está nossa seleção caprichada com as atrações em Honfleur que merecem sua atenção e visita!
1 – Porto de Honfleur, ou Le Vieux Bassin
A imagem do reflexo das casinhas coloridas nas águas do rio sena, no Porto de Honfleur marca meu primeiro encontro com a cidade, e foi bem ali que me apaixonei.
Logo que chegamos em Honfleur, a luz de quase meio dia fazia o reflexo das casinhas geminadas brilhar como o sol nas águas do antigo porto.
A cidade estava cheia e era gente andando pra lá e pra cá, mas eu não estava nem aí. Fiquei bem ali, parada por uns minutos.
Depois vieram as fotos, porque um lugar tão lindo merece ser registrado. Dizem que à noite o cenário fica ainda mais lindo. Que vontade de voltar lá e descobrir!
E já que estamos no velho porto, o Le Vieux Bassin, como se diz em francês, não há lugar melhor para começar a explorar Honfleur!
Le Vieux Bassin foi construído em 1681 e é o maior cartão-postal da cidade.
Muitos artistas impressionistas pintaram esse mesmo cenário que você vai vislumbrar.
As casas estreitas e altas estão ali há séculos, desde quando foram construídas para abrigar a população mais rica de Honfleur.
A arquitetura em ardósia tem o estilo típico normando, e são construções preservadas, já que Honfleur não sofreu muitas destruições durante as guerras na Europa.
A estrutura do porto é bem curiosa. No formato retangular, tem 3 lados ocupados com ruas e um lado virado para o rio Sena.
A antiga pode elevada dá entrada e saída para os barcos e iates – enquanto os pedestres se acumulam na espera de passar pra lá e pra cá.
2 – Hôtel de Ville, Igreja de Santa Etiene e outros prédios
Na região do porto, está o Hôtel de Ville (a prefeitura de Honfleur). Nos meses quentes (de maio a outubro), bem em frente você vai encontrar o carrossel de Honfleur.
Perfeito para crianças (e para adultos que gostam de tirar fotos).
Também no Le Vieux Bassin fica a igreja mais antiga de Honfleur. A igreja de Santa Etiene, que hoje funciona como Museu Marítimo da cidade.
Nas ruas do Vieux Bassim, o andar térreo das casas históricas é ocupado quase sempre por um restaurante.
Os cardápios são bem parecidos e os preços também. Frutos do mar e menus variados que variam desde 10 euros a 70 euros. Entramos para almoçar em um deles e fomos levados para uma mesa nos andares superiores.
Com isso, descobrimos um segredo da construção dessas casas tão tradicionais.
Um dos andares superiores se comunica com a rua de trás (pode ser o último ou penúltimo andar, depende da altura da rua). Esse modelo diferente permitia que as casas tivessem dois proprietários diferentes!
Para terminar a visita ao porto, você com certeza vai notar o La Lieutenance, a antiga casa do governador de Honfleur. Ali do lado fica a Port de Caen, um pedaço da muralha que circundava a cidade fortificada de Honfleur.
3 – Ruas de Honfleur
Meu passatempo favorito em Honfleur foi andar sem rumo pelas ruas e vielas. As ruas ao redor do Vieux Bassin fazem parte do antigo centro histórico e são puro charme.
Você pode fazer esse passeio por conta própria, ou contratar um tour guiado em Honfleur, que vai enriquecer seu passeio com detalhes históricos e curiosidades.
Você vai encontrar ruas de comércio (com muitos produtos locais à venda, como os caramelos salgados de Honfleur), que são ótimos lugares para comprar produtos típicos.
Aqui e ali, você vai encontrar uma placa, mostrando uma pintura de algum pintor impressionista, que reproduz o cenário que você está vendo ao vivo ali na rua.
Os quadros que retratam Honfleur estão espalhados por todo lado e é divertido comparar a pintura com a realidade!
Ah, saindo das ruas principais você ainda vai encontrar uma Honfleur mais exclusiva, com bem menos turistas!
4 – Igreja de Santa Catarina
Durante suas andanças em Honfleur, você vai esbarrar com a Igreja de Santa Catarina, um dos principais monumentos de Honfleur.
A igreja toda em madeira foi construída no lugar de uma antiga igreja de pedra, destruída na Guerra dos cem Anos.
Hoje, a Igreja de Honfleur é a maior igreja de madeira da França! Vale entrar e apreciar o trabalho dos artesãos em toda estrutura de madeira!
Curiosamente, a torre do campanário não fica ao lado da igreja, mais sim separada da estrutura principal. Bem em frente à igreja, do outro lado da rua. Dizem que foi uma medida para prevenir incêndios.
Hoje a torre abriga um anexo do museu Eugène Boudin.
5 – Museu Eùgene Boudin
Falando nele, esse é o principal museu de Honfleur. O Museu Eùgene Boudin foi batizado em homenagem ao filho ilustre de Honfleur, o pintor Eùgene Boudin.
O museu conta sobre a obra do artista impressionista que viveu e retratou Honfleur tão bem em seus quadros.
Boudin foi grande amigo de Monet e de vários outros artistas.
Toda essa comunidade criativa vinha passar temporadas em Honfleur, e adorava fazer pinturas ao ar livre (que são a marca registrada do Impressionismo).
Com isso, encontraram muita inspiração pelas ruas e paisagens de Honfleur (uma tendência que levou à criação do termo Escola de Honfleur).
Além das obras de Boudin, o museu também abriga obras de outros importantes artistas da Normandia, como Dubourg.
6 – Galpões de sal de Honfleur (greniers à sel)
Uma das construções mais emblemáticas do vilarejo são os antigos galpões de sal, os greniers à sel de Honfleur.
Dos três galpões construídos em 1670, restam dois. As construções eram utilizados como depósito de sal. Hoje abrigam exposições temporárias e eventos na cidade.
A importância de conhecer esses curiosos galpões de pedra reside no seu antigo papel econômico e histórico.
Neles, era possível estocar até 10000 toneladas de sal, que eram utilizados na secagem do bacalhau, para que o peixe durasse mais tempo.
7 – Bebida tradicional de Honfleur: Calvados
A maçã é um produto típico do departamento de Calvados na França, região da França onde está Honfleur. Com isso, sabe qual é a bebida típica local?
O Calvados! Um destilado produzido com maçã e que você vai encontrar por toda parte em Honfleur!
Muitas das lojas de comércio e souvenir vendem garrafas de Calvados, mas você também pode experimentar nos restaurantes locais.
Também é possível provar Pommeau e Cidra, que também são bebidas bem típicas de Honfleur.
8 – Gastronomia de Honfleur
Honfleur tem um talento para os pratos de frutos do mar.
As formules são o grande atrativo do cardápio dos restaurantes do Vieux Bassin – trata-se de menus completos (entrada, prato e sobremesa), que você compra por um valor único (a partir de 10 euros até um valor bem maior).
Não deixe de provar o Moules Frites, o prato mais popular da gastronomia de Honfleur.
Embora a origem do mexilhão com batata frita seja belga, esse prato faz muito sucesso nessa região da França.
Em nossa fórmula, ainda provamos escargot, ostras e queijos locais como sobremesa.
Outra opção gastronômica imperdível de Honfleur são os caramelos salgados, produto típico da cidade, que estão à venda por toda parte.
As lojinhas de produtos locais são bem fáceis de encontrar em Honfleur e tem uma enorme variedade de produtos!
9 – Arredores de Honfleur
Para terminar o dia, pegue o carro para visitar os arredores de Honfleur. Faça a primeira parada na Capela Notre-Dame de Grace, a apenas 10 minutos do centro.
Um ótimo lugar para fotos, de onde você terá uma linda vista de Honfleur e região. Lá de cima, você avistará nosso próximo destino: a Ponte da Normandia, um dos cartões-postais dessa parte da França.
A ponte conecta Honfleur a Le Havre e simboliza a supremacia marítima da Normandia francesa. Essa é a última ponte cruzando o rio Sena antes que suas águas encontrem o mar.
Por muito tempo, a Ponte da Normandia foi recordista mundial com seus 215 metros de altura, que permitem que os barcos naveguem por ali sem nenhum problema.
A travessia da ponte é pedagiada. De lá, você pode seguir viagem e conhecer a cidade vizinha de Le Havre, na Normandia.
Planeje sua viagem a Honfleur: dicas básicas
Quando ir a Honfleur?
A cidade é pitoresca o ano todo. Nos meses mais quentes, você vai aproveitar melhor para passear nas ruas e até curtir o carrossel no Vieux Bassin.
A única dica, se você também prefere viajar mais tranquilo, é evitar os fins de semana, quando Honfleur recebe uma imensa quantidade de turistas estrangeiros, e também de franceses.
No verão, muitos franceses também usam Honfleur como balneário marítimo, já que a praia (Plage du Butin) fica bem próxima ao centro.
Para chegar lá, basta atravessar o parque Jardin Public, que conecta o centro com a praia de Honfleur.
Quanto tempo ficar em Honfleur?
Sem entrar nos museus, meio dia é suficiente para conhecer Honfleur. A cidade é pequena, e mesmo descobrindo tudo a pé, você não vai gastar muito tempo.
Mas a cidade é linda, por isso vai ser fácil se encantar e passar mais tempo do que o previsto. Foi assim com a gente: fomos ficando, ficando. Difícil ir embora dessa cidade tão linda!
Existem algumas cidades próximas que você pode combinar, e visitar as duas no mesmo dia, se quiser otimizar seu tempo.
Além de Le Havre, que já citamos acima, é perfeitamente possível visitar Honfleur e Étretat no mesmo dia. Foi isso que nós fizemos! Fomos à Étretat pela manhã, e chegamos para almoçar em Honfleur, ficando pelo resto do dia.
As duas cidades são pequenas e muita gente faz isso de combinar Honfleur e Étretar em um dia só.
Mas se preferir, também pode passar um dia inteiro em cada uma, se quiser fazer tudo com mais calma. Étretat tem trilhas e belezas naturais irresistíveis, foi muito gostoso passear por lá!
Como ir de Paris a Honfleur?
De carro
A maneira mais fácil para viajar pela Normandia é de carro. Nós alugamos um carro com a RentCars (um site de comparação de preços entre locadoras locais), e deu tudo certo!
Se quiser fazer uma viagem bate e volta de Paris a Honfleur, você vai gastar um pouco mais de 2 horas na estrada.
Indo de Rouen, que foi a cidade que usamos como base para explorar a Normandia, o tempo se reduz para 1 hora.
Reserve seu carro na França com facilidade
em até 12x e sem IOF! Clique aqui!
De trem + ônibus
Outra opção é o trem + ônibus. Compre passagem para Trouville-Deauville e lá pegue o ônibus nº 20 Vert du Calvados. Você pode aproveitar para combinar e conhecer Trouville e Honfleur no mesmo dia.
Além de Paris, Rouen também é uma ótima base para explorar a Normandia. Com opções mais em conta e uma boa estrutura para receber turistas, vale a pena conferir as opções de hospedagem em Rouen.
A próxima opção é esquecer esse negócio de bate e volta e ficar pelo menos uma noite em Honfleur. Meu sonho! Com certeza se voltar na cidade, é isso que quero fazer.
Vale a pena conhecer Honfleur?
Já deu pra perceber que acabamos apaixonados por Honfleur, né?
Honfleur não é um destino para descobrir com uma listinha de destinos marcados. Se permita conhecer cada um dos lugares dessa lista ao caminhar por suas ruas. Deixe Honfleur te surpreender.
A charmosa cidade merece ser explorada com calma. Caminhe sem pressa, descubra as belezas em cada janela, em cada novo cenário.
Sente-se no píer, veja o movimento de vai e vem dos turistas. Imagine que agora é você que faz parte de um quadro impressionista!
Ah, e aproveite muito os deliciosos frutos do mar à moda normanda, uma experiência que vale a pena acrescentar na bagagem!
Continue planejando sua viagem à França
Para você que está planejando uma viagem para a França, tenho uma boa notícia!
Temos vários outros posts com dicas do país que já publicamos aqui no site, e que com certeza podem te ajudar a montar seu roteiro e aproveitar a experiência na França!
Confira:
- O que fazer em Avignon, França
- Como é a visita a Casa de Monet em Giverny
- Dicas de francês para viajantes
- Nantes, França: roteiro de 1 dia
- Carcassone, França: roteiro de 1 dia
- Estrasburgo, França: o que fazer e onde ficar
- Èze, França: o vilarejo mais bonito de Cote d’Azur
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Gostei muito das dicas
adorei as dicas . Estou indo na segunda quinzen de maio 2023
Ola Lia, adorei sua página!
Vamos a paris na primeira semana de Fevereiro, dar uma esticadinha À Honfleur, mesmo no auge do inverno valeria a pena, na sua opiniao?
Obrigado!
Oi Renan, as cidades litorâneas costumam ficar bem vazias nos meses frios. Provavelmente você não vai encontrar a cidade em todo seu esplendor. Mas se você curtir apreciar uma bela paisagem, acho que vale esticar e dar uma espiada na charmosa Honfleur. A cidade é maravilhosamente linda!
Gostei muito das dicas. Vamos chegar em um Cruzeiro através em Le Havre. Vc sabe me dizer a melhor maneira de ir de Le Havre a Honfleur?
Oi Nina, para o trajeto entre Le Havre e Honfleur existem 2 linhas de ônibus da busverts que fazem esse trajeto (números 39 e 50), a viagem leva cerca de 30 minutos e custa EUR4,90 e no site é possível verificar os horários e pontos de parada dos ônibus!
Obrigado pelo comentário e boa viagem
Sem dúvida nenhuma, esta é a melhor materia sobre Honfleur. Foi descrita com magia e me fez literalmente viajar nos detalhes. Fazendo uma busca para minha próxima viagem, me deparei com esta bela descrição. Adorei. e em maio estarei por lá. Obrigada!
Oi Elaine, Honfleur foi realmente encantador, espero que sua viagem seja tão incrível quanto a nossa. Depois volta aqui pra contar como foi!
Obrigado pelo comentário e boa viagem