Os melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel
Todo roteiro em Paris começa por ela: a Torre Eiffel, o maior símbolo da Cidade Luz.
Não importa se é a nossa primeira ou a décima vez em Paris: queremos (re)vê-la, fotografá-la de todos os ângulos, quantas vezes for possível.
A Dama de Ferro, que se levanta imponente entre todos os prédios de Paris, é um retrato da força da engenharia, da revolução das ciências e artes que fervilhavam na França.
Ao mesmo tempo, todo aquele metal frio transborda romantismo e poesia, aquecendo o coração dos românticos e apaixonados. Um contraste, assim como é Paris!
E se você gosta de fotografia (ou apenas quer encontrar novos ângulos para se encantar ainda mais com Paris), vai fazer como eu fiz antes de viajar: procurar a lista completa com os melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel!
Leia também:
+ Roteiro de 5 dias em Paris
+ Melhores museus para visitar em Paris
+ Onde se hospedar em Paris
+ Frases sobre Paris para usar nas legendas das fotos
Fiz a lição direitinho: aqui estão pelo menos 20 lugares onde a vista para o maior cartão-postal de Paris vai te arrancar um suspiro e muitos cliques.
Nessa seleção de melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel, você tem opções de sobra: pode ver a torre de perto e de longe, de cima e de baixo, de graça ou com ingresso.
Qual vista você vai escolher? Aviso de antemão que é difícil abrir mão de qualquer uma delas!
Melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel!
De perto:
1) Ponte de Bir Hakein
Uma ponte de ferro que passa por cima do Rio Sena, ligando os arrondissements 15 e 16 de Paris. Não era pra ser nada demais, certo?
Mas a Ponte de Bir Hakein é pra lá de especial. Dali, você consegue um ângulo espetacular da Torre Eiffel, e ainda enquadra tudo tomando vantagem da arquitetura incrivelmente fotogênica da ponte!
Sem nenhuma pretensão de se tornar ponto turístico, a ponte de Bir Hakein passa despercebida por moradores e viajantes apressados, todos os dias.
Mas foi ali que encontrei um dos ângulos mais inspiradores da Torre Eiffel. Preciso confessar: comecei entregando logo o meu lugar favorito para fotografar a Torre Eiffel!
Enquadre a ponte e a torre, o Rio Sena e a torre, todo o conjunto e a torre! As opções de composição são infinitas!
E ainda aproveite para conhecer uma locação de cinema. A Pont de Bir Hakein também é conhecida como ‘Inception Bridge’, lembra do filme? O lugar onde os sonhos são feitos!
Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
2) Avenue de Camoëns
Caminhando poucos metros a partir da Ponte Bir Hakein, você vai encontrar outro lugar incrível para fotografar a Torre Eiffel, também ainda pouco conhecido dos turistas e com um ângulo privilegiado.
A Avenue de Camoëns é uma rua sem saída para carros, que para pedestres termina em uma escadaria com um busto do poeta português Luís de Camões.
E é justamente dessa escadaria que você vai encontrar mais um ângulo bem interessante da Torre Eiffel!
Emoldurado pelos prédios com varandas clássicas, essa é uma das minhas vistas preferidas da Torre Eiffel.
Experimente brincar com as composições, tente diferentes lugares na escada para um clique certeiro. Outra dica é chegar cedo, a luz da manhã faz maravilhas nesse ângulo.
E a essa hora a escadaria vai ser só sua! No máximo, você vai encontrar mais um casal fazendo um ensaio romântico com um fotógrafo local.
3) Trocadéro
Atravessando o Rio Sena e bem em frente à Torre Eiffel, está o parque dos Jardins do Trocadéro.
Essa aqui na verdade não é nenhuma localização secreta. Todo turista em Paris sabe que os Jardins do Trocadéro são perfeitos para uma foto da Torre Eiffel.
Então aqui vão alguns conselhos sobre as fotos nos Jardins do Trocadéro:
-tente chegar cedo, para evitar a multidão de turistas e vendedores ambulantes que tomam conta de todos os espaços ao longo do dia;
-vai no meio do dia e já está tudo lotado? Cuidado com golpes e furtos (especialmente por parte dos vendedores de bugigangas que ficam por lá);
-tire fotos de todos os ângulos! No pavimento superior (a esplanada do Torcadéro), procure sentar na esquina do parapeito, com a Torre a sua esquerda.
As escadas são outro ponto incrível para soltar os cliques e as poses. Já no piso inferior, onde fica a Praça do Trocadéro, aproveite o efeito da água que jorra das fontes para compor o fundo da sua foto, com a torre em perspectiva.
Por fim, caminhe e fotografe os jardins do Trocadéro! Aproveite para compor suas fotos com a natureza e os lindos carrosséis, que sempre estão por ali e vão render muitos likes para o seu Instagram!
4) Calçadões do rio Sena
Chegou a hora de cruzar o Rio Sena em direção à Torre Eiffel! Mas esqueça a pressa. Antes de cruzar a ponte, que tal descer as escadas e caminhar um pouco pelo calçadão que margeia o rio?
Você vai poder enquadrar vários detalhes que compõe uma foto bem a cara de Paris: O rio, a ponte, alguns barcos, as árvores que margeiam o Sena.
Mais um ângulo lindo que você vai conseguir com um passeio gratuito que vale a pena – e que pouca gente coloca no roteiro em Paris!
5) Rue de l’Université
A Rue de L’Université é bem grande. Mas você não vai precisar caminhar muito.
Saindo dos Jardins do Trocadéro em direção ao Champs de Mars, caminhe um pouco para esquerda até encontrar a esquina que conecta a Avenue de la Bourdonnais e a Rue de l’Université.
A vista vai te surpreender. Surgindo por entre os prédios, temos a impressão que a Torre Eiffel está mesmo ali tão perto e é tão magnífica!
Esse é mais um dos locais secretos favoritos dos fotógrafos em Paris, então aproveite para fazer muitos cliques e surpreender os amigos com mais esta vista inusitada do maior símbolo parisiense.
Só uma dica: chegue cedo para aproveitar a boa luz e menos gente na rua!
6) Passerelle Debilly
Continue caminhando para a esquerda! Você vai chegar numa ponte metálica de arcos, com passagem restrita para pedestres: a Passerele Debilly.
A ponte foi construída na mesma época da Torre Eiffel, para dar suporte aos visitantes da Feira Mundial que estariam pela cidade em 1900.
A arquitetura da ponte favorece que você brinque com as composições e ângulos. Tendo a Torre Eiffel como plano de fundo, você pode incluir os arcos ou emoldurar a ponte na estrutura metálica. Solte a criatividade!
7) Avenue Rapp
Pronto para mais uma ruazinha charmosa de Paris, que ninguém dá nada por ela até chegar lá e se deparar com uma vista inacreditável da Torre Eiffel?
A Avenue Rapp é mais uma rua sem saída da nossa lista, pequena mesmo. Os prédios são clássicos e aconselho você a olhar bem as portas e janelas: obras de arte maravilhosas vão se revelar para você.
Uma grade e o portão isolam as últimas casas da rua. A placa de propriedade privada intimida, mas aqui fui bem ‘fora da lei’ e aproveitei a sorte do portãozinho estar aberto naquele dia.
Essa foto com portão, prédios e a Torre Eiffel ao fundo arranca suspiros meus até hoje!
8) Champ-de-Mars
Agora estamos bem pertinho da Torre Eiffel! O parque Champ-de-Mars é outro clássico para admirar a Dama de Ferro.
Sabe aquela grama gostosa que a gente vê o pessoal sentando, fazendo piquenique, relaxando bem em frente da Torre Eiffel? É bem aqui!
O pessoal fica por ali de dia e de noite. À noite, inclusive, é um lugar incrível para levar um lanchinho e esperar a torre se iluminar e piscar (ela faz isso uma vez a cada hora). Aquela foto clichê que não pode faltar no seu álbum de Paris!
9) Mur de La Paix
Esse fica dentro do Champ-de-Mars, na parte mais próxima da Torre Eiffel, e é obra da artista Clara Halter e do arquiteto Jean-Michel Wilmotte.
O “Muro da Paz’ é um monumento que combina uma parede de vidro com algumas colunas de aço, com a palavra PAZ escrita em 32 idiomas, em vários alfabetos diferentes.
O Muro da Paz na França faz parte de uma trilogia de monumentos construída pelos mesmos artistas (que se encerra com a Torre da Paz em São Petersburgo e o Portão da Paz em Hiroshima).
O caso é que o muro de vidro para falar de paz acabou despertando muita polêmica! Tem gente que acha bonito, até emocionante. Outras pessoas falam que ele veio “atrapalhar a vista para a Torre Eiffel”.
E você? Ama ou odeia a foto da torre com o Mur de la Paix?
10) Rue Berton
Uma das ruas mais curiosas de Paris, que remonta para a história antiga de quando toda a região ainda era formada por pequenas vilas.
A pequena rua é um portal no tempo que vai te levar pra o século 16, quando a antiga Paris estava rodeada de vilas pacatas com ares rurais.
Até hoje na Rue Berton você pode ver a placa que marca a divisão entre as vilas Passy e Auteuil.
A região só foi incorporada a Paris no século 19, mas sabe-se lá por que brincadeira do destino, essa charmosa ruazinha foi preservada como uma memória do passado.
Sugerimos que comece sua visita a essa curiosa rua pela esquina da Rue Raynouard com a Avenue de Lamballe.
O prédio que se destaca à esquerda, no topo da colina de Passy, foi projetado por Auguste Perret (o mesmo que reconstruiu Le Havre após a guerra) e ali o arquiteto viveu por muitos anos, até sua morte.
Ao lado do prédio, a Torre Eiffel vai se revelar pra você, mais uma vez emoldurando o constraste entre o antigo e o novo em Paris.
11) Esquina da Avenue de Suffren com a Avenue Octave Gréard
Prometo a você que o sol brilhando por entre as varandas clássicas dos prédios das Avenidas Suffren e Octave Gréard, com a Torre Eiffel bem ali pertinho, vai ser uma das imagens mais marcantes que você vai ver em Paris!
Mais um cantinho bem desconhecido, mas que vale muito a visita se você gosta de experimentar ângulos diferentes!
12) Boulevard de la Tour-Maubourg
A bonita fachada do Café Le Recrutement já seria digna de muitas fotos. Coloque a Torre Eiffel no final da rua e se prepare para mais um clique espetacular e surpreendente da Torre Eiffel em Paris!
De longe:
13) Arco do Triunfo
14) Terraço das Galerias Lafayette
No topo da Galeria tem um bar / restaurante e um gramado sintético com uma vista linda da cidade, incluindo a Torre Eiffel. Vale a pena incluir a subida, depois de passear por esse paraíso de compras.
15) Torres da Catedral de Notre Dame
16) Torre Montparnasse
17) Basílica de Sacré-Cœur
Além da Catedral de Sacré–Cœur ser linda, de seu pátio e escadas é possível ter uma vista linda da cidade, incluindo uma vista única da Torre Eiffel.
18) Ponte Alexander III
Não tem pra ninguém: a Ponte Alexandre III é a ponte mais bonita de Paris.
Ela sozinha já rende fotos incríveis – mas claro que pode ficar ainda melhor, e ela tem uma ótima vista para a Torre Eiffel!
Da Torre:
Quem diria, não é mesmo? Que um dos melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel seria ali, na própria torre?
19) Por baixo
Não perca a oportunidade de fazer um clique de baixo pra cima na Torre Eiffel. O efeito é espetacular!
20) Por cima
De cima pra baixo, enquadrando as atrações vizinhas entre a estrutura metálica da Dama de Ferro. Use a criatividade e arrase no ângulo!
21) De dentro pra fora
Visitar a Torre Eiffel é um dos passeios mais clássicos e emocionantes para fazer em Paris.
E somente ao fazer esse passeio você pode desfrutar dessa vista da torre: de dentro pra fora. Com Paris ao fundo, as armações de metal emoldurando os cenários e outros pontos turísticos… É realmente uma visão imperdível.
Qual seu lugar favorito para ver a Torre Eiffel?
Com tantas opções de lugares para ver a torre Eiffel em Paris, tenho certeza que você vai fotografar a Dama de Ferro várias vezes durante sua viagem a Paris.
Seja de dia ou a noite, de longe, de perto ou até de dentro da torre, a emoção de conhecer esse ponto turístico supera as expectativas de praticamente todos os viajantes que chegam em Paris.
Agora me conta: qual é, pra você, o melhor lugar para admirar a torre? Qual a vista mais bonita da Torre Eiffel em Paris? Escreve aqui nos comentários!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.