Yosemite Park: o que fazer, onde comer e onde se hospedar
O Yosemite Park é um dos maiores e mais visitados parques nacionais dos Estados Unidos, localizado nas montanhas de Sierra Nevada na Califórnia, ao leste de San Francisco.
Conhecido por suas paisagens espetaculares, o parque é repleto de cartões-postais, que incluem cachoeiras, sequoias gigantes e formações rochosas imponentes, como o famoso El Capitan e o Half Dome.
Com uma área de mais de 3.000 km², o parque Yosemite conta com uma enorme biodiversidade e diversas trilhas que os visitantes podem aproveitar.
A gente passou 1 dia em Yosemite, e aproveitamos para conhecer as atrações mais famosas do parque. Nesse post vamos contar tudo que vimos, e dar dicas que vão ajudar no seu planejamento para visitar o parque.
Melhor época para visitar Yosemite
Existe um parque Yosemite para cada época do ano. As paisagens se transformam, conforme o clima vai mudando. Então a melhor época para visitar o Yosemite Park depende do que você espera ver e fazer por lá.
Na primavera (março a maio), as cachoeiras estão com maior volume de água, devido ao degelo, tornando essa uma das épocas mais populares para quem quer ver as Yosemite Falls e a Bridalveil Fall em sua máxima beleza.
O verão (junho a agosto) é a alta temporada em Yosemite Park, com clima quente e acesso liberado a praticamente todas as áreas do parque, incluindo as trilhas mais desafiadoras, como a que leva ao Half Dome e a Pedra El Capitan.
No entanto, prepare-se para encontrar um parque cheio, então se programe com antecedência e faça reservas de hospedagem o mais cedo que puder.
Ainda sem hospedagem nos Estados Unidos? Veja as ofertas do Booking.com
No outono (setembro a novembro), o parque fica mais tranquilo, com temperaturas amenas e uma bela mudança nas cores da vegetação.
Já o inverno (dezembro a fevereiro) traz neve para as regiões mais altas e uma beleza única ao vale de Yosemite, ideal para quem aprecia esportes de inverno e paisagens nevadas.
Mas nessa época, por outro lado, algumas das áreas do parque ficam fechadas para os visitantes, por conta da neve e dificuldade de acesso por algumas estradas.
Como chegar a Yosemite e como circular no parque
Há algumas opções de transporta para chegar ao Yosemite National Park.
Para quem viaja de avião, os aeroportos mais próximos incluem o Fresno Yosemite International Airport (cerca de 1h30 de carro até o parque) e o Aeroporto Internacional de San Francisco, a cerca de 3h30 de distância.
Mas uma coisa que facilita muito em Yosemite é alugar um carro, porque assim a viagem se torna mais flexível, você consegue organizar melhor seu roteiro e fazer paradas nos cenários panorâmicos da estrada.
Vale a pena ficar atento que, se for visitar o parque durante o inverno, as condições das estradas podem ser afetadas, com alguns caminhos fechados devido à neve.
Quer alugar um carro na sua viagem?
No site da RentCars você compara o preço de mais de 100 locadoras de veículos, e encontra rapidamente o melhor custo-benefício de aluguel de carro para sua viagem.
Para quem prefere transporte público, Yosemite também oferece um sistema de ônibus gratuito no parque, chamado Yosemite Shuttle.
O serviço de ônibus circula em Yosemite Valley, a parte onde estão as atrações mais famosas do parque, com diversas paradas no Vale de Yosemite, incluindo alojamentos, serviço de alimentação, acampamentos e trilhas.
Os ônibus circulam com intervalo de 12 a 22 minutos, das 7h às 22h.
Além desse ônibus, existe um transporte que circula para East Valley, com parada em Yosemite Village, Curry Village, acampamentos de Pines e trilhas no leste de Yosemite Valley.
Nesse caso, os ônibus circulam com intervalo de 8 a 12 minutos, das 7h às 22h.
Veja aqui as rotas e as paradas do ônibus Yosemite Shuttle.
Quanto custa visitar o Yosemite?
Para visitar o Parque Yosemite, pagamos uma taxa de entrada de $35 por veículo, válida por 7 dias. Ou seja, você pode entrar no parque mais de uma vez, durante o período de vigência do seu bilhete.
O pagamento do ingresso nas portarias do parque é feito somente com cartões de crédito.
Guarde o bilhete por todo o tempo da sua visita.
Principais entradas do Parque Yosemite
O Parque Yosemite tem 5 portões de acesso principais, sendo 4 do lado oeste do parque, e 1 do lado leste.
Na hora de organizar o roteiro, vale conferir quais são as atrações que você quer visitar, e qual é o acesso que fica mais perto desses lugares.
1 – Hetch Hetchy Entrance (Highway 120) – acessada através de Mather. Esta entrada leva ao reservatório de Hetch Hetchy, uma área menos visitada do parque, mas muito bonita, com trilhas e vistas deslumbrantes.
2 – Big Oak Flat Entrance (Highway 120 West) – entrada próxima à cidade de Groveland, muito usada por quem vem de San Francisco ou de outras áreas do norte da Califórnia. Uma das rotas mais diretas para o Vale de Yosemite.
3 – Arch Rock Entrance (Highway 140) – entrada é próxima à cidade de Mariposa, oferece uma das rotas mais cênicas para o parque. Ideal para quem vem da direção de Merced e também para acessar o Vale de Yosemite.
4 – South Entrance (Highway 41) – entrada próxima à cidade de Oakhurst e é a rota principal para quem vem de Fresno. É uma ótima opção para acessar o Mariposa Grove, onde ficam as famosas sequoias gigantes.
5 – Tioga Pass Entrance (Highway 120 East) – entrada do lado leste, está na estrada mais alta da Califórnia e conecta Yosemite ao lado leste da Sierra Nevada. É acessada a partir de Lee Vining e está aberta apenas no verão e outono, dependendo das condições de neve.
No nosso caso, como tinhamos apenas 1 dia em Yosemite, também pensamos em otimizar nosso roteiro entrando por um portão e saindo por outro.
Assim a gente poderia conhecer mais lugares, sem precisar “ir e voltar” pela mesma estrada. Com isso, escolhemos usar esses 2 portões, que inclusive são os mais populares entre os turistas:
- entramos pelo South Gate, a melhor entrada para quem vem do sul, com acesso pela cidade de Oakhurst
- saímos pelo Big Oak Flat Entrance, para seguir rumo ao norte, em direção à cidade de San Francisco
Especialmente no caminho entre Oakhurst e Yosemite, recomendo que fique atento à estrada, que tem muitas curvas.
Onde se hospedar para visitar Yosemite
Muita gente escolhe acampar em Yosemite, estacionamento os trailers / campervans que são tão populares na Califórnia. Esse ainda é um dos nossos sonhos de viagem!
Mas com apenas 1 dia em Yosemite, resolvemos escolher hotéis que ficassem perto das entradas do parque, para conseguir chegar ao parque bem cedinho, e no final do dia também estar perto do hotel, para descansar.
Por isso, a escolha do portão de acesso também determinou a escolha da nossa hospedagem.
Para a noite anterior, reservamos um hotel na cidade de Oakhurst. A cidade de Oakhurst fica a aproximadamente 26 km do Southgate de Yosemite, e oferece boa quantidade de pousadas e serviços.
É a cidade ideal para pernoites antes de explorar o parque, se você está vindo do sul.
Nosso hotel estava repleto de pessoas fazendo o mesmo que nós, e eles já estão preparados para esse público, começam o café da manhã bem cedo porque sabem que todo mundo vai acordar, comer e cair na estrada!
E foi justamente o que fizemos, na intenção de chegar ao parque o mais cedo possível e aproveitar o dia ao máximo.
Confira aqui nosso hotel em Oakhurst: Oakhurst Lodge
Para o dia seguinte, reservamos um hotel na cidade de Oakdale, mais próximo da Big Oak Flat Entrance. A gente seguiria viagem para San Francisco, mas achamos que seria demais esticar até lá depois de um dia inteiro no parque.
A cidade de Oakdale fica no caminho para San Francisco, e não muito longe do parque, então foi a escolha perfeita.
Confira aqui nosso hotel em Oakdale: Best Western Plus Rama Inn & Suites
Principais pontos turísticos de Yosemite Park
Yosemite é repleto de paisagens lindas e atrações imperdíveis, distribuídas em diferentes regiões do parque. Confira abaixo os principais lugares que você pode colocar no seu roteiro em Yosemite:
Yosemite Valley
Essa é a região mais famosa do parque, e mais visitada também. Aqui estão algumas das atrações mais famosas, e diversos cartões-postais do Yosemite.
Em Yosemite Valley, você pode conhecer:
- Tunnel View – O ponto de observação mais famoso do parque oferece uma vista panorâmica de Yosemite Valley, incluindo o El Capitan, Half Dome e Bridalveil Fall.
- Yosemite Falls – Uma das cachoeiras mais altas da América do Norte, com uma queda de 739 metros, visível durante a primavera.
- Bridalveil Fall – Uma cachoeira de fácil acesso perto do Tunnel View. É mais cheia na primavera, mas a vista é linda o ano todo.
- El Capitan – Um dos penhascos de granito mais famosos do mundo, com 900 metros de altura. Popular entre escaladores e visitantes.
- Half Dome – Outra formação rochosa muito conhecida em Yosemite, que pode ser escalada por trilheiros experientes (necessita permissão) ou vista de pontos panorâmicos no vale.
- Vernal Falls e Nevada Falls – duas cachoeiras que podem ser acessadas pela mesma trilha, uma depois da outra.
Mariposa Grove
Mariposa Grove é o lar das famosas sequoias gigantes de Yosemite.
São mais de 500 sequoias gigantes, algumas com milhares de anos de idade.
Você pode fazer trilhas para chegar bem perto delas, mas para chegar nas maiores e mais antigas, como a Grizzly Giant, é preciso fazer trilhas bem longas e intensas.
Glacier Point e Trilha Four-Mile
- Glacier Point: é um dos mirantes mais espetaculares de Yosemite, oferecendo uma vista incomparável do vale, do Half Dome e das cachoeiras ao redor. Acesso disponível de carro na primavera/verão e por trilhas o ano todo.
- Four-Mile Trail: Uma trilha desafiadora que liga Yosemite Valley ao Glacier Point, com vistas deslumbrantes ao longo do percurso.
Wawona
Nessa parte do parque fica o Yosemite History Center, um centro histórico com exposições sobre a vida e o desenvolvimento do parque, incluindo construções preservadas do século XIX.
Aqui também está o Wawona Hotel, um hotel histórico que funciona dentro do parque, oferecendo uma experiência exclusiva de hospedagem, e ainda um restaurante / bar que você pode desfrutar (com reserva).
Outros lugares de destaque
- Mirror Lake: Lago sazonal que reflete as montanhas ao redor, especialmente popular na primavera e verão.
- Pico da Catedral – formação rochosa com uma altura de 3.304 metros, popular para escaladores, oferecendo vistas espetaculares da Sierra Nevada.
- Trilha Matthes Crest – rota de escalada que leva a uma crista com vistas de 360 graus sobre a Sierra Nevada, incluindo o Yosemite Valley, o Monte Conness e o Pico da Catedral.
- Trilha John Muir – A Trilha John Muir é uma das trilhas mais icônicas de Yosemite, com aproximadamente 340 km de extensão, que atravessa a Sierra Nevada de norte a sul.
- Reservatório Hetch Hetchy – lago artificial cercado por montanhas. Foi criado no início do século XX para fornecer água potável à cidade de San Francisco. É um lugar menos visitado do parque, mas com paisagens incríveis.
- Tuolumne Meadows – uma das áreas mais belas e menos visitadas do Parque Nacional de Yosemite, situados a cerca de 25 km a leste do Yosemite Valley. É uma vasta planície alpina cercada por montanhas e florestas de pinheiros, criando um habitat para várias espécies, incluindo cervos, ursos e aves.
Onde comer em Yosemite
Há alguns restaurantes e lanchonetes dentro da área do parque Yosemite. Também há diversas áreas de picnic, onde você pode aproveitar a estrutura disponível para fazer uma refeição ao ar livre.
Confira algumas opções de onde comer em Yosemite:
Curry Village
Esse lugar é um charme! E bem estruturado também.
Oferece uma variedade de opções: cafeteria, bar e pizzaria, com mesas internas em ambiente climatizado, e mesas externas (só cuidado com os animais, que às vezes querem roubar o lanche).
Além dos restaurantes, há uma loja de conveniência onde vendem comidas prontas, saladas e lembrancinhas do parque.
Pode ser uma opção de alimentação mais em conta em Yosemite.
Wawona Hotel Dining Room
O tradicional hotel Wawona, que fica dentro do parque, tem um restaurante onde você pode fazer reserva e aproveitar um das experiências mais clássicas e sofisticadas do Yosemite Park.
Recomendo fazer reserva, especialmente na alta temporada.
Yosemite Valley Lodge
Esse é outro hotel que conta com restaurante, e aqui você pode desfrutar de uma vista incrível para a Yosemite Falls. Um local bacana para um almoço relaxante após explorar o parque. Recomendo reservar.
Áreas de picnic
Há mesas de piquenique disponíveis em várias áreas do parque. Leve seu próprio lanche ou compre algo em Curry Village. E aproveite as paisagens incríveis, o melhor benefício de comer ao ar livre em Yosemite.
Mas fique atento: há ursos no parque, e diversos avisos para não deixar restos de comida fora das lixeiras de segurança, e também não deixar alimentos visíveis dentro de carros estacionados.
Nosso roteiro de 1 dia em Yosemite
Agora vamos detalhar como foi nosso roteiro de 1 dia em Yosemite.
Conseguimos ver áreas bem diferentes dentro do parque, fazer trilhas e aproveitar muito nosso dia em Yosemite!
Lembrando que, dependendo da época do ano, você vai precisar adaptar porque os dias podem ser mais curtos ou mais longos.
- 7h – saída de Oakhurst
- 7:30h – chegada em Yosemite Southgate – entrada no parque
- Tunnel View – vista panorâmica do parque, incluindo El Capitan, Bridalveil Fall e outros pontos de interesse.
- Bridalveil Fall (pequena trilha até a cachoeira)
- Cathedral Beach (parada para contemplação)
- Yosemite Chapel (parada para contemplação). Esse é o ponto de partida para a 4-Mile Trail (15km de trilha)
- Trilha para Vernal Fall (2,4 km de subida, leve água e use tênis confortáveis)
- Almoço em Curry Village – área de alimentação com várias opções para repor as energias.
- El Capitan Picnic Area (parada para contemplação)
- Sequoias Gigantes – trilha para ver as sequoias gigantes em Mariposa Grove
- Saída do parque rumo a Oakdale
Se preferir, pode ver nosso roteiro em Yosemite em formato de vídeo:
Continue planejando sua viagem a Califórnia
Aqui no blog, temos vários posts com dicas dos lugares que visitamos nessa viagem pela Califórnia. Fomos a Los Angeles, San Diego, San Francisco, Yosemite e percorremos a Highway 1.
Veja aqui alguns posts e continue planejando sua viagem com suas dicas:
- 30 passeios para fazer em San Francisco
- O que fazer em San Diego California
- O que fazer em Sonoma California
- Roteiro de carro pela Highway 1
- O que fazer em Santa Barbara California
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.