Roteiro de carro pela Highway 1: de San Francisco a Los Angeles

Se você é apaixonado por viagens de carro, precisa colocar a Pacific Coast Highway, também conhecida como Highway 1 na Califórnia na sua lista de desejos de viagem para fazer na vida!

Essa estrada se estende de Washington até a Califórnia, ladeando a Costa do Oceano Pacífico, e é uma das rodovias mais famosas do mundo, com cenários incríveis de penhascos, cidades e oceano.

Highway 1 na Califórnia - roteiro
Highway 1 na Califórnia – roteiro. Foto: Fui ser viajante

Essa foi com certeza uma das viagens mais bonitas que já fizemos. E se você também está planejando se aventurar nessa road trip na Califórnia, vou compartilhar aqui nosso roteiro pela Highway 1, principais paradas e dicas.

Aperte o cinto e vamos nessa!

Vai viajar para os Estados Unidos e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!

>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<

Highway 1: Onde fica? Qual a extensão?

A Highway 1, ou Pacific Coast Highway, é uma das estradas mais famosas dos Estados Unidos.

No total, a Highway 1 tem 2.695 quilômetros de extensão, e se inicia na cidade de Olympia, WA e vai até San Diego, CA, atravessando 3 estados americanos: Washington, Oregon e Califórnia.

Qual o trecho mais bonito da Highway 1?

A maioria das pessoas concorda que o trecho mais bonito da Highway 1 é a região de Big Sur, entre as cidades de Carmel-by-the-Sea e San Simeon, na costa central da Califórnia.

Highway 1 na Califórnia - roteiro
Highway 1 na Califórnia – roteiro. Foto: Fui ser viajante

Nesse trecho, que se estende por cerca de 140 km, estão as montanhas da cordilheira de Santa Lucia, que rendem paisagens pra lá de dramáticas quando seus penhascos gigantescos encontram o mar do Oceano Pacífico.

Nesse trecho também há grandes cartões-postais da Highway 1, como a ponte Bixby Creek Bridge e o Julia Pfeiffer Burns State Park, com a cachoeira que deságua diretamente no mar, além de praias e parques naturais.

Bixby Creek Bridge
Bixby Creek Bridge. Highway 1. Foto: Fui ser viajante

Como planejar uma viagem de carro pela Highway 1

Ao longo da Highway 1, você encontrará praias, montanhas, mirantes e uma diversidade de atrações culturais e gastronômicas.

Para tirar o melhor proveito dessa aventura, o planejamento é essencial. As principais decisões que você vai precisar tomar antes da viagem pela Highway 1 são:

Defina o sentido da viagem

A primeira decisão para quem vai fazer a viagem de carro pela Pacific Coast Highway é decidir qual o sentido em que vai percorrer a estrada: rumo ao norte, ou rumo ao sul.

Nós decidimos seguir sentido norte => sul. Começamos em São Francisco e terminamos em Los Angeles.

Highway 1 California
Highway 1 California. Foto: Fui ser viajante

E posso te dizer que essa decisão (de seguir sentido norte – sul) facilita as coisas para quem está dirigindo, além de render cenários ainda mais bonitos.

Nesse sentido, o carro vai estar do lado da estrada perto da costa, mais perto do oceano. Você sempre vai poder apreciar a vista enquanto dirige, e também vai ter mais facilidade para fazer as paradas em pontos turísticos.

A maior parte deles está nas praias, então basta você usar o acostamento ou pegar as saídas do seu próprio lado da rodovia, sem precisar fazer retorno ou cruzar a estrada.

Escolha o carro ideal para dirigir pela Pacific Coast Highway

Antes de cair na estrada, é fundamental garantir que você está com o carro certo!

Aqui vão algumas dicas: recomendo um carro automático e com centro de gravidade baixo, que oferece mais estabilidade nas curvas sinuosas da estrada.

Dirigindo na Highway 1 California
Dirigindo na Highway 1 California. Foto: Fui ser viajante

Muita gente escolhe o carro conversível para percorrer a HighwAay 1, mas a verdade é que nem sempre pode ser iuma boa ideia. Você pode acabar não aproveitando tanto, por conta do vento e do clima imprevisível.

Outra coisa a definir é como vai ser o regime do aluguel de carro.

Tem a opção do aluguel tradicional, onde você aluga o carro em uma cidade, e devolve na mesma cidade.

Outra opção é o “aluguel só de ida”, no qual você vai pegar o carro em uma cidade e devolver em uma cidade diferente.

Esse costuma ser mais caro do que o aluguel tradicional, mas pode ser ideal para quem tem um voo que chega por uma cidade e vai embora por outra.

Faça as contas, pois sem precisar fazer o caminho de volta, você pode economizar tempo e dinheiro.

estradas pela Highway 1 California
Highway 1 California. Foto: Fui ser viajante

Se já sabe o tipo de carro que quer, sugiro dar uma olhada no site da RentCars, onde pode comparar o preço das locadoras nos Estados Unidos, e fazer a reserva do carro sem custo.

E para quem pretende alugar um carro só de ida, recomendo as locadoras Fox Rent-A-Car ou Sixt, que costumam ter boas ofertas e também disponibilizam esse sistema de aluguel.

Quer alugar um carro na sua viagem?

No site da RentCars você compara o preço de mais de 100 locadoras de veículos, e encontra rapidamente o melhor custo-benefício de aluguel de carro para sua viagem.

CLIQUE AQUI E CONFIRA

Qual a melhor época para fazer a viajar de carro pela Pacific Coast Highway?

Eu diria que depende da região que você pretende percorrer na Highway 1.

Nos estados de Washington e Oregon, o clima mais favorável vai de junho a setembro.

Já no norte da Califórnia, os meses de setembro e outubro trazem temperaturas amenas e menos neblina. No sul da Califórnia, por sua vez, o clima é agradável praticamente o ano inteiro.

Highway 1 California
Highway 1 California. Foto: Fui ser viajante

Por isso, se você busca aproveitar ao máximo toda a extensão da estrada, o melhor período para viajar é setembro, quando você tem boas chances de pegar tempo excelente em toda a costa.

Uma coisa que também vale a pena considerar é a estação do ano. No inverno, os dias serão mais curtos, então você vai ter menos tempo de luz natural ao longo do dia, para aproveitar as paradas.

Já nos meses de verão, os dias mais longos favorecem seu tempo de estrada, possibilitando aproveitar mais.

Onde começar a viagem pela Highway 1?

A segunda decisão importante é onde começar sua viagem pela Highway 1. Como a estrada é longa, você precisa decidir se vai viajar pelos 3 estados (Washington, Oregon e Califórnia), ou escolher um trecho para percorrer.

Tudo depende do que você quer conhecer, e principalmente de quanto tempo você vai ter disponível para fazer essa viagem.

Com o tempo que tínhamos (4 dias), decidimos percorrer o trecho da Highway 1 de San Francisco a Los Angeles, nos concentrando em conhecer a Califórnia Central e Sul da Califórnia.

Highway 1 California
Highway 1 California. Foto: Fui ser viajante

Mas o bom dessa viagem é que ela é totalmente personalizável, você pode escolher uma cidade ao longo da Highway 1 como ponto de partida e seguir a partir dali!

Quanto tempo para percorrer a Highway 1?

A duração ideal para percorrer a Highway 1 vai depender de quanto tempo você quer dedicar a explorar as diversas paradas ao longo do caminho. No entanto, aqui está uma sugestão geral para diferentes perfis de viagem:

  • Viagem rápida (2 a 3 dias): Se o seu tempo for limitado, é possível fazer uma viagem de carro mais acelerada, focando nos principais pontos ao longo da costa entre San Francisco e Los Angeles, com uma parada obrigatória em Big Sur. Isso dará a chance de ver os principais destaques da estrada, mas com menos tempo para explorar.
  • Viagem confortável (5 a 7 dias): Para uma experiência mais imersiva, reserve ao menos 5 dias para dirigir a Highway 1 com calma. Assim, você poderá aproveitar as atrações naturais, fazer trilhas, explorar cidades como Santa Barbara e Monterey, e visitar parques estaduais. Esse período permite que você aproveite tanto as paisagens quanto as paradas culturais e gastronômicas ao longo da rota.
  • Viagem completa (10 dias ou mais): Se você quiser explorar a Highway 1 em toda sua extensão, incluindo o norte até Leggett e o sul até San Diego, um roteiro de 10 dias ou mais oferece tempo suficiente para descobrir todas as maravilhas naturais e cidades charmosas. Essa opção é ideal para viajantes que querem uma experiência completa, com tempo para relaxar, fazer atividades ao ar livre e explorar destinos menos conhecidos ao longo da costa.

Planeje as cidades para pernoites

Recomendo que você escolha pernoitar nas cidades com mais estrutura, assim pode aproveitar para se reabastecer e descansar. Algumas das paradas ideais para pernoitar são:

Monterey

Monterey é uma cidade histórica e charmosa. Uma ótima base para explorar a península e que atende muito bem como cidade-base para quem vai começar ou terminar seu trajeto por Big Sur.

A principal atração da cidade é o Aquário de Monterey Bay. Também vale caminhar pela Cannery Row, antiga área de processamento de sardinhas transformada em uma avenida com restaurantes e lojas.

Pertinho da cidade, outro lugar incrível para visitar é a 17-Mile Drive, uma estrada cênica costeira, com vistas espetaculares.

Veja hotéis em Monterey

Carmel-by-the-Sea

Carmel é uma das cidades mais encantadoras da Califórnia. Conhecida por suas casas de estilo europeu e clima boêmio, Carmel oferece uma atmosfera relaxante e romântica.

Carmel by the sea California
Carmel by the sea California. Foto: Fui ser viajante
Carmel by the sea California
Carmel by the sea California. Foto: Fui ser viajante

Em suas ruas, há galerias de arte, boutiques e restaurantes. A praia de Carmel Beach tem um calçadão, ótimo para caminhada à beira-mar.

Além disso, Carmel está a poucos minutos de distância de Point Lobos State Natural Reserve, uma das reservas naturais mais bonitas da região, com trilhas e vistas impressionantes do oceano.

Pode ser uma opção para pernoite se você quer um lugar de praia com bossa.

Veja hotéis em Carmel

San Luis Obispo

Localizada no coração da Califórnia, San Luis Obispo é uma cidade até bem grande, ideal para descansar e aproveitar o ambiente. Há muito comércio, lojas e cafés charmosos.

Uma coisa curiosa é que um dos lugares mais famosos da cidade é o Bubblegum Alley, uma viela coberta de chicletes que se tornou uma atração turística.

Bubblegum Alley em San Luis Obispo California
Bubblegum Alley em San Luis Obispo California. Foto: Fui ser viajante

Na cidade também fica uma das missões jesuíticas que direcionaram a ocupação do estado da Califórnia, a Missão San Luis Obispo de Tolosa, que remonta ao século XVIII.

San Luis Obispo também pode ser uma ótima base para quem quer explorar as vinícolas próximas ou visitar Morro Bay.

Veja hotéis em San Luis Obispo

Santa Barbara

Conhecida como a “Riviera Americana”, Santa Barbara é uma das paradas mais vibrantes para incluir no seu roteiro pela Highway 1, com suas praias ensolaradas, arquitetura de estilo espanhol e cenário de montanhas.

O que fazer em Santa Barbara California
O que fazer em Santa Barbara California. Foto: Fui Ser Viajante

A cidade oferece várias opções de lazer, incluindo passeios no pier Stearns Wharf e a visita à Mission Santa Barbara, uma das mais belas missões jesuítas da Califórnia.

Veja hotéis em Santa Barbara California

Santa Monica

Santa Monica é uma das cidades mais interessantes do litoral sul da Califórnia, com o famoso Pier de Santa Monica, com a montanha-russa e outras atrações do parque de diversões à beira-mar.

A cidade é ideal tanto para quem deseja descansar quanto para quem quer aproveitar as atividades de lazer que a região oferece, estando a poucos minutos de Los Angeles.

Santa Monica California
Santa Monica California. Foto: Fui ser viajante
Santa Monica California
Santa Monica California. Foto: Fui ser viajante

É uma excelente parada final para quem viaja ao sul pela Highway 1, oferecendo praias, uma animada vida noturna e uma variedade de restaurantes e lojas na Third Street Promenade.

Veja hoteis em Santa Monica

Roteiro Highway 1: nossa viagem dia a dia

Vou detalhar agora o nosso roteiro pela Highway 1, dia a dia, contando um pouco sobre o que vimos em cada trecho da estrada, destacando as principais paradas de cada dia.

Dia 1: San Francisco a Monterey

Iniciamos nossa viagem pela Highway 1 saindo de São Francisco em direção a Monterey. Nesse primeiro dia, tivemos um gostinho maravilhoso da beleza cênica da costa da Califórnia.

Esse trecho tem cerca de 190 km. Se você digirir direto, pode percorrê-lo em cerca de 2 a 3 horas, mas o ideal é ir com calma, fazendo paradas estratégicas para aproveitar as vistas deslumbrantes.

Veja as paradas mais importantes do nosso primeiro dia na Highway 1:

  • Baker Beach, San Francisco – nosso ponto de Partida oferece uma vista espetacular da Golden Gate Bridge.
Baker Beach San Francisco
Baker Beach San Francisco. Foto: Fui ser viajante
  • Devil’s Slide – Poucos minutos após a cidade de Pacifica, percorremos um trecho antigo da Highway 1, conhecido como Devil’s Slide. Essa parte está fechada para carros, mas oferece vistas espetaculares do oceano.
Devil's slide California
Devil’s slide California. Foto: Fui ser viajante
Devil's slide California
Devil’s slide California. Foto: Fui ser viajante
  • Half Moon Bay – a cidade é charmosa e oferece uma bela vista da baía. Um ótimo local para uma pausa para almoço.
  • Pigeon Point Lighthouse – um dos faróis mais altos da costa da Califórnia, com vistas panorâmicas do Oceano Pacífico.
  • Davenport Pier e Shark Fin Cove – um cenário incrível, com um velho pier em ruínas, e bem próximo está a Shark Fin Cove, uma praia de visual único com formações rochosas que lembram a nadadeira de um tubarão.
Davenport California
Davenport California. Foto: Fui ser viajante
Shark fin cove
Shark fin cove California. Foto: Fui ser viajante

Se tiver inteteresse em ver esses e outros pontos de interesse que visitamos no primeiro dia de viagem pela Highway 1, pode conferir nosso vídeo do Youtube:

Dia 2: Monterey a São Luis Obispo

O segundo dia da viagem pela Highway 1, entre Monterey e San Luis Obispo, é o dia mais emocionante, que vai entregar as paisagens mais espetaculares dessa nossa viagem pela Highway 1.

Com aproximadamente 230 km de extensão, esse trecho inclui a famosa região de Big Sur, conhecida por suas falésias e paisagens de tirar o fôlego.

Veja as paradas mais importantes do nosso segundo dia na Highway 1:

  • 17-Mile Drive – uma estrada primativa que vai beirando o mar com vistas impressionantes, campos de golfe e diversos animais. Entre os pontos de destaque estão o Restless Sea e o Cypress Point, um ícone da região.
17-mile drive California
17-mile drive California. Foto: Fui ser viajante
  • Point Lobos State Natural Reserve – um parque com trilhas à beira-mar, formações rochosas impressionantes e a chance de avistar leões-marinhos e lontras-do-mar em seu habitat natural.
  • Carmel-by-the-sea – logo após a 17-Mile Drive, chegamos nessa cidade encantadora com casinhas que parecem ter saído de contos de fadas.
Carmel by the sea California
Carmel by the sea California. Foto: Fui ser viajante
  • Big Sur – o trecho mais inesquecível da Highway 1, com a icônica Bixby Creek Bridge, uma das pontes mais fotografadas do mundo, com suas vistas impressionantes do oceano e das montanhas.
Big Sur California
Big Sur California. Foto: Fui ser viajante
  • Pfeiffer Big Sur State Park – onde você pode explorar trilhas, ver sequoias e descobrir praias como a Pfeiffer Beach, famosa pelas suas areias roxas.
  • Julia Pfeiffer Burns State Park – onde pode visitar a McWay Falls, uma cachoeira deságua diretamente na praia – um dos cenários mais bonitos de toda a costa.
  • Elephant Seal Vista Point – um lugar especial, onde você vai ter a chance de ver de perto uma grande colônia de elefantes-marinhos descansando à beira-mar.
Elephant Seal Vista Point
Elephant Seal Vista Point. Foto: Fui ser viajante

E aqui está o vídeo com esses e outros pontos de interesse que visitamos no segundo dia de viagem pela Highway 1:

Dia 3: São Luis Obispo a Santa Bárbara

No terceiro dia, a estrada continua deslumbrante. Percorremos cerca de 150 km entre San Luis Obispo e Santa Bárbara, em um trajeto que combina praias tranquilas, vilas costeiras charmosas e paisagens históricas.

É um trecho de viagem mais curto, então podemos passar mais tempo em cada parada ao longo do caminho e aproveitar o clima relaxante da região central da Califórnia.

Veja as paradas mais importantes do nosso terceiro dia na Highway 1:

  • Pismo Beach – uma praia bastante badalada na região. Mas note que, a partir dela, e por um trecho, a estrada se afasta um pouco da costa e segue pelo interior.
Pismo Beach California
Pismo Beach California. Foto: Fui ser viajante
  • Lompoc – a cidade dos murais no Vale das Flores, conhecida por suas pinturas históricas e flores.
Lompoc California
Lompoc California. Foto: Fui ser viajante
Lompoc California
Lompoc California. Foto: Fui ser viajante
  • Santa Bárbara – visite o pier mais antigo de madeira da Califórnia, que possui restaurantes em cima do próprio pier. Experimente frutos do mar frescos no restaurante Santa Barbara Shellfish Company.
Santa Barbara Shellfish Company
Santa Barbara Shellfish Company. Foto: Fui Ser Viajante

Dia 4: Santa Bárbara a Los Angeles

O quarto e último dia da nossa viagem foi reservado para explorar Santa Monica, Malibu e finalmente chegar a Los Angeles, onde a Pacific Coast Highway termina, encerrando uma viagem inesquecível.

Percorremos cerca de 150 km, uma rota curta mas cheia de belas paisagens costeiras e paradas interessantes.

  • Ventura – fizemos uma parada rápida no mirante Serra Cross, que oferece uma vista incrível e uma cruz que faz referência à missão São Boaventura.
  • Malibu – visitamos o pier histórico da cidade, que possui restaurantes e diversas lojas
Malibu California
Malibu California. Foto: Fui ser viajante
  • Santa Mônica – um dos pontos altos da viagem, finalmente chegamos no famoso pier de Santa Monica, no condado de Los Angeles. Lá, diversos pontos de interesse vão se destacar, como o restaurante Bubba Gump, a placa da Rota 66 e o parque de diversões Pacific Park.
Santa Monica California
Santa Monica California. Foto: Fui ser viajante

Pronto para embarcar nessa aventura pela Highway 1?

E aí, pronto para explorar a Highway 1? Essa viagem pela costa da Califórnia oferece paisagens de tirar o fôlego, cidades charmosas e experiências que ficarão na sua memória para sempre.

Se você achou o nosso roteiro bacana, e quer planejar essa viagem contando com dicas ainda mais detalhadas da nossa viagem pela Highway 1, temos uma boa notícia.

Lançamos um eBook onde colocamos absolutamente todos os detalhes do planejamento de viagem pela Highway 1, mapas, sugestões de paradas, dicas de atrações, recomendações de restaurantes, lugares para abastecer, e outras dicas essenciais para quem vai fazer essa viagem

Esse eBook vai ser o guia perfeito para quem planeja conhecer essa estrada tão icônica nos Estados Unidos.

Você pode adquirir o seu eBook aqui e começar a planejar sua aventura agora mesmo!

Aqui está o vídeo desse trecho final da viagem, até a chegada no pier de santa Monica:

Continue planejando sua viagem pela Califórnia

Aqui no blog, temos diversos posts sobre destinos da Califórnia que já visitamos. Você pode conferir e continuar planejando sua viagem com nossas dicas:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *