Roteiro na Andaluzia: 7 dias e 8 noites (testado e comentado)
A Andaluzia é uma das regiões mais interessantes da Espanha, com história, cultura e paisagens maravilhosas. Após muita pesquisa e planejamento, finalmente realizamos um sonho, que foi esse roteiro na Andaluzia!
Decidimos viajar por essa região encantadora por uma semana inteira. Foram 7 dias e 8 noites indo de cidade em cidade, e usando trens e carros como meios de transporte.
Nesse post, vamos te apresentar nosso roteiro de 7 dias na Andaluzia, e comentar quais foram as coisas que acertamos e onde erramos nesse planejamento de viagem.
Vamos nessa?
Nosso roteiro de 7 dias pela Andaluzia
Fizemos essa viagem pela Andaluzia na nossa segunda vez visitando a Espanha. Nossa ideia era focar na região sul do país, e com isso dedicamos uma semana, querendo conhecer diversas cidades.
Vimos esse roteiro pela Andaluzia sugerido pelo Ricardo Freire (Viaje na Viagem), usando carro e trem e visitando as principais cidades da região.
Achamos que a proposta era boa e decidimos usar essa estrutura como base para montar nosso próprio roteiro.
Mas ao longo do planejamento, e até mesmo durante a execução do roteiro na viagem, fizemos algumas alterações, e consideramos que o resultado final ficou bem interessante.
Se você tem cerca de uma semana para explorar a Andaluzia, certamente esse roteiro pode servir como base para você também.
Visitamos Córdoba, Sevilha, percorremos a Rota dos Pueblos Blancos, Ronda, Málaga e Granada.
A viagem teve um ritmo intenso, mas equilibrado. Conseguimos aproveitar os principais atrativos de cada cidade – mas confesso que faltou tempo de respiro, que é uma coisa que eu gosto de ter nos meus roteiros.
Chamo de tempo de respiro aquele tempo sem grandes planejamentos, quando você caminha pela cidade e deixa o destino te surpreender um pouco.
Com esse “tempo de respiro”, você pode incluir pontos turísticos menos famosos no roteiro, ou mesmo caminhar sem roteiro algum, o que também acho uma delícia. Eu gosto tanto disso!
Mas com apenas uma semana e todas essas cidades, você vai precisar se concentrar no básico. O feijão com arroz de cada cidade.
Para ir com mais calma, recomendo que visite menos cidades, ou inclua mais tempo no roteiro. Ao longo do post, eu indico em quais cidades eu senti que poderia ficar mais tempo.
Em roteiro Andaluzia, distribuímos as oito noites da seguinte maneira:
- 1 noites em Córdoba: Hospederia Luiz de Gongora
- 3 noites em Sevilha: apartamento
- 2 noites em Ronda: Hotel Acinipo
- 2 noites em Granada: apartamento
Confesso que gostei muito do resultado final. A Andaluzia é realmente encantadora, e voltei pra casa apaixonado e com vontade de voltar em breve, para ver ainda mais e com mais calma.
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional! Faça uma cotação gratuita agora e aproveite o desconto de 16% para os seguidores do blog (aplicado direto no carrinho quando você clica no link
>> Clique para fazer uma COTAÇÃO GRATUITA <<
Mas vamos lá.
Chegou a hora de te contar o passo a passo do meu roteiro pela Andaluzia. Recomendo que pegue papel e caneta e comece a fazer os rabiscos do seu roteiro enquanto lê o post:
Dia 1: Córdoba
Nossa viagem pela Andaluzia começou pela cidade de Córdoba. Para chegar lá, pegamos um trem de alta velocidade de Madrid a Córdoba (cerca de 1:40h de viagem), que comprado com antecedência pode sair bem em conta.
Para otimizar o tempo que tínhamos na cidade, pernoitamos na cidade desde o dia anterior. Com isso, ficamos prontos para o dia seguinte, e começamos nosso dia em Córdoba bem cedo.
Para ir da estação de trem para o centro, você pode ir de táxi ou a pé. De táxi, vão ser cerca de 5 minutos. Como tínhamos pouca bagagem, caminhamos e foi bem tranquilo, cidada plana e uma percurso agradável de 15 minutos.
Ficamos hospedados na charmosa Hospederia Luiz de Gongora (muito bem localizada e com café da manhã incluído na diária).
Córdoba foi uma das cidades que mais gostei de conhecer na Andaluzia! Tem muita beleza, várias atrações para visitar e uma gastronomia maravilhosa.
A grande estrela de Córdoba é a famosa Mesquita-Catedral (recomendo que faça uma visita guiada, pois o lugar é rico em detalhes e um guia vai tornar sua experiência muito mais proveitosa). Veja informações e reserve aqui.
Tem algumas pessoas que escolhem fazer apenas um pit-stop em Córdoba. Descer algumas horas na cidade, conhecer a mesquita, almoçar e seguir viagem.
Nesse caso, para não carregar as malas, uma dica é usar os lockers da estação de ônibus (fica ao lado da estação de trem). Você vai precisar de moedas de 1 ou 2 euros para comprar as fichas (uma ficha = 4 euros).
Outra opção é o Córdoba Locker, que fica pertinho da estação de trem e ônibus. Custa um pouco mais caro mas funciona 24h e você pode pagar online.
Mas posso te dizer uma coisa? Sinceramente?
Córdoba merece mais do que algumas horas. A cidade é linda e interessante demais! Se puder, fique pelo menos 1 dia na cidade! Se puder ficar 2 dias em Córdoba, melhor ainda!
Nós ficamos um dia inteiro e ainda assim deixei algumas atrações que queria conhecer de fora do roteiro, por falta de tempo.
Além da Mesquita-Catedral, em 1 dia em Córdoba você pode visitar outros lugares relacionados às 3 culturas que viveram na cidade, como a Judería, o Alcázar de los Reyes Cristianos e os Baños del Alcázar Califal.
Outros lugares imperdíveis são a Calle de las Flores e os pátios cordobeses, uma das maiores tradições da cidade.
No final desse dia, pegamos o trem para nosso próximo destino: Sevilha! Mais uma vez, fica a dica: procure as passagens de trem com antecedência, pois elas saem bem em conta e facilitam todo esse deslocamento pela Espanha!
Dia 2 e dia 3: Sevilha
Chegamos em Sevilha por volta de 20h da noite. Usamos essa primeira noite para fazer um giro de reconhecimento pelo bairro onde nos hospedamos, Alfalfa – que é cheio de bares e tem uma vida noturna animada!
Na manhã seguinte, nosso roteiro em Sevilha começou pra valer. Ficamos 2 dias inteiros na cidade. Esse tempo foi suficiente para conhecer as principais atrações de Sevilha.
A cidade tem muita história e é animada, com vida noturna agitada e muitos, muitos lugares para apreciar. Se tiver mais tempo disponível, também seria uma boa cidade para colocar mais um dia no roteiro.
Nós dividimos nosso roteiro de 2 dias em Sevilha assim:
Primeiro dia em Sevilha:
- Catedral de Sevilha e La Giralda: Fizemos uma visita guiada para conhecer a maior catedral gótica do mundo, e também fizemos a subida na torre La Giralda, para apreciar a vista panorâmica da cidade.
- Barrio de Santa Cruz: Perambulamos pelo bairro antigo, com suas praças e ruas labirínticas.
- Free walking tour: fizemos um tour guiado para aprender mais sobre a história da cidade e os pontos turísticos que se destacam no centro de Sevilha
- Plaza de España: O tour termina na Plaza de Espanha, um dos maiores cartões-postais de Sevilha, uma praça monumental linda e histórica.
- Noite em Triana: em um show de Flamenco
Segundo dia em Sevilha:
- Torre del Oro: Visitamos um dos cartões-postais de Sevilha, a beira do rio Gualdaquivir
- Free walking tour em Triana: atravessamos a ponte para conhecer o bairro de Triana, o mais autêntico de Sevilha, que fica do outro lado do rio. Você pode ver mais informações e reservar aqui.
- Plaza de Toros: Na volta de Triana, passamos pela histórica Plaza de Toros de Sevilha.
- Real Alcázar de Sevilha: Visitamos o palácio, uma obra-prima da arquitetura mudéjar. Os ingressos esgotam rapidamente, por isso reserve com antecedência! Você pode visitar tudo por conta própria ou contratar uma visita guiada.
- Setas de Sevilha: Para fechar o dia, visitamos as Setas de Sevilha (Metropol Parasol), uma estrutura moderna que oferece uma vista incrível da cidade.
Dia 4: Pueblos Blancos
No quarto dia, alugamos um carro em Sevilha para percorrer a Rota dos Pueblos Blancos (para alugar carro no exterior, usamos o site da RentCars para ver os preços das locadoras locais e fazer a reserva, pagando em real).
Reservamos o carro por 3 diárias, planejando passar 2 pernoites na cidade de Ronda e devolver o carro ao final do terceiro dia, em Granada.
Caímos na estrada bem cedinho, usando o Waze e um chip de internet local para nos localizar pelas estradas.
No plano, um roteiro dirigindo o dia inteiro, percorrendo as estradas sinuosas da Serra de Grazalema e visitando os vilarejos mais bonitos da Rota dos Pueblos Blancos.
Em alguns pueblos, só fizemos uma parada para fotos no mirante e seguimos. Em outros, estacionamos o carro e exploramos bastante todo o povoado.
Na sequência, visitamos:
- El Bosque (só fotos)
- Ubrique (só fotos)
- Benaocaz (só fotos)
- Grazalema (parada para almoço e exploração)
- Zahara de la Sierra (exploramos o centrinho)
- Puerto de Boyar (mirante para fotos)
- Puerto de las Palomas (mirante para fotos)
- Setenil de las Bodegas (visitamos os principais atrativos e vimos o por do sol)
- Pernoite em Roma
Já era noite quando chegamos a Ronda, e fizemos check in num dos melhores hotéis da viagem, o Acinipo Hotel (bem localizado, confortável e com ótimo café da manhã incluído na diária).
Só tivemos tempo de jantar na cidade, e depois descansar. Deixamos para conhecer de fato a cidade no dia seguinte.
Dia 5: Ronda + Pueblos Blancos
No nosso plano inicial, esse dia seria inteiro dedicado a conhecer a cidade de Ronda.
E a cidade realmente nos encantou, com sua localização dramática, à beira de do desfiladeiro El Tajo e com a imponente Puente Nuevo atraindo todos os olhares.
Mas uma coisa aconteceu em nosso caminho, que mudou nosso roteiro. E ela se chamava Setenil de las Bodegas.
Ficamos tão apaixonados pelo pueblo, que realmente lamentamos que só tivemos poucas horas no vilarejo mais encantador que tinhamos visitado no dia anterior percorrendo a rota dos Pueblos Brancos.
Com isso, decidimos pegar a estrada novamente.
Depois de visitar Ronda por toda a manhã, e almoçar na cidade, decidimos pegar o período da tarde para conhecer mais alguns pueblos blancos. Com isso, visitamos:
- Montecorto (só para fotos)
- Olvera (exploramos o centro, os mirantes e a Fortaleza)
- Setenil de las Bodegas (pela segunda vez)
Valeu demais a pena essa decisão!
Primeiro, que Olvera foi um dos pueblos blancos mais encantadores que visitamos, e teria ficado de fora do nosso roteiro por falta de tempo no primeiro dia.
Sugiro inclusive que se só tiver um dia, remova algum dos pueblos só de fotos e inclua algumas horas em Olvera.
Segundo que, com mais tempo, pudemos nos perder pelas ruas de Setenil de las Bodegas mais uma vez, com mais calma dessa vez.
E fomos recompensados com um lindo por do sol e um pouco da vida noturna do pueblo.
Ao fim do dia, voltamos para dormir em Ronda, mais uma pernoite no Hotel Acinipo.
Dia 6: Málaga + Alhambra de Granada
Saímos bem cedo de Ronda, rumo a Málaga. Inicialmente a cidade não estava nos nossos planos, mas a Mayte Scaravelli, que trabalha fazendo roteiros pela Espanha, recomendou muito e disse que íamos amar a cidade.
Por isso, incluímos algumas horas em Málaga no roteiro, bem de última hora. Só deu tempo para dar uma voltinha no centro e comer em um restaurante super tradicional da cidade, o El Pimpi.
Olha, isso só serviu pra me deixar com vontade de ficar mais tempo em Málaga. A cidade pareceu uma delícia. Daqueles destinos que não são muito grandes, e são super bonitos e interessantes.
A experiência no El Pimpi também valeu demais. O restaurante é enorme e mais parece uma festa, com muita gente, e muitas fotos de famosos que já passaram por lá, espalhadas pelos diversos ambientes.
Provamos algumas tapas tradicionais e deliciosas, valeu demais a pena a parada por lá!
À tarde, chegamos em Granada e aproveitamos o carro para ir direto visitar a Alhambra de Granada.
Foi com certeza um dos lugares mais impressionantes que visitamos nesse roteiro pela Andaluzia. É preciso reservar os ingressos com antecedência, pois esgotam rapidamente (é um dos lugares mais visitados da Espanha!).
Fizemos melhor, e reservamos uma visita guiada na Alhambra. Foi ótimo, porque o atrativo é gigante, e o guia além de explicar todos os detalhes históricos, nos ajuda conduzindo o grupo pelos melhores lugares para ir.
Era comecinho da noite quando voltamos para Granada (cerca de 20 minutos de carro da Alhambra). Devolvemos o carro na Estação de trem, e fomos de Uber para nossa hospedagem, nas imediações da Carrera del Darro.
Alugamos um apartamento, e foi ótimo. Super bem equipado, e bem localizado também, visto que essa região da Carrera del Darro reúne diversas atrações e lugares para comer e comprar.
Nessa primeira noite, fomos visitar um dos bares mais tradicionais de Granada, o Bar Casa Julio.
Dia 7: Granada
Nesse dia, nos dedicamos a conhecer os pontos turísticos do centro de Granada. A cidade é cheia de charme, com a mistura de culturas que é tão tradicional na Andaluzia.
Visitamos a Catedral de Granada, o Mercado de Artesanías, a Plaza Nuova, a Carrera del Darro e os bairros históricos de Sacromonte e Albaicín.
Ainda dormimos mais uma noite em Granada, antes de seguir viagem.
Como continuamos essa viagem pela Espanha
Assim concluímos nosso roteiro de 7 dias e 8 noites pela Andaluzia.
No dia seguinte, acordamos para pegar um voo rumo a Madrid. Passamos alguns dias na capital espanhola (veja aqui onde se hospedar em Madrid) antes de seguir viagem para nosso próximo destino: a encantadora Valencia.
Depois de Valência, pegamos um ônibus para visitar pela segunda vez a vibrante cidade de Barcelona.
Na nossa segunda vez na cidade, tivemos a chance de sair dos clássicos e visitar lugares menos famosos, como o Palau de La Musica Catalana.
Foi a segunda vez que visitamos a Espanha, e mais uma vez o país nos encantou pelas experiências, paisagens, gastronomia e cultura.
Espero que este roteiro pela Andaluzia seja útil e possa te ajudar a planejar sua viagem por essa região encantadora da Espanha. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo que ficaremos felizes em te explicar qualquer detalhe.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.