Córdoba Espanha em 1 dia (ou mais): atrações, onde comer e outras dicas
Muita gente aproveita o trem de alta velocidade para fazer um bate e volta de Madrid a Córdoba Espanha. Se este é seu caso e você está procurando o que fazer em Córdoba em 1 dia, chegou ao post certo!
Durante nosso roteiro pela Andaluzia, ficamos exatamente 1 dia em Córdoba.
Chegamos na noite anterior, para já dormir na cidade e aproveitar o dia seguinte inteiro na cidade. No final do dia, pegamos o trem para o próximo destino do nosso roteiro: Sevilha.
Nossa ideia aqui é te contar tudo que fizemos nesse 1 dia em Córdoba, incluindo lugares para visitar e onde comer em Córdoba.
Incluímos também dicas práticas para planejamento de viagem a Córdoba, como informações de como chegar a Córdoba usando o trem de alta velocidade (como comprar passagem e dicas para viajar de trem na Espanha).
Ah, e se você precisa de dicas sobre onde se hospedar em Córdoba, vamos te mostrar o hotel que reservamos para uma noite, e dar algumas opções dentro da melhor região de Córdoba para se hospedar.
Espero que essas dicas te ajudem a viver uma experiência incrível na cidade.
Vem conhecer Córdoba com a gente?
Índice do post – clique para expandir
- Córdoba Espanha em vídeo
- História de Córdoba Espanha
- Melhor época para ir a Córdoba
- Quantos dicas ficar?
- Onde se hospedar em Córdoba
- Onde fica e como chegar
- Onde comer em Córdoba
- O que fazer em 1 dia em Córdoba
- Mais atrações de Córdoba (para quem tem mais dias)
- Mapa de Córdoba
- Opções de tour gratuito em Córdoba
Córdoba Espanha em vídeo
Durante nossa visita, gravamos um vídeo mostrando os principais pontos turísticos de Córdoba e mais algumas curiosidades da cidade.
Se você gosta de planejar sua viagem com vídeo, ou quer sentir o clima da cidade antes mesmo de estar lá, confira aqui (e já aproveita para se inscrever no nosso canal do Youtube!).
Por que conhecer Córdoba? História de Córdoba Espanha
A história de Córdoba é marcada pela passagem e influência de diversos povos.
Os primeiros registros da cidade vêm de aproximadamente 169 a.C., quando os romanos estabeleceram um acampamento militar próximo ao rio Guadalquivir.
A cidade foi crescendo a partir desse acampamento e, em torno de 30 d.C., Córdoba foi proclamada capital da Província Bética, se firmando como uma das cidades mais importantes do Império Romano.
Os anos foram se passando, impérios foram sendo derrubados e novos povos chegaram na região, incluindo cristãos, muçulmanos e judeus.
A coexistência de tantas culturas foi a responsável pela riqueza e diversidade que hoje encontramos em Córdoba, presente na arquitetura, gastronomia e em muitos outros aspectos da vida na cidade.
O centro histórico de Córdoba é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, com todos os seus monumentos, ruas, praças e igrejas.
Visitar Córdoba é viver uma imersão nessa cultura tão diversa quanto potente. E é por isso Córdoba representa um dos principais destinos da Andaluzia na Espanha.
Melhor época para ir a Córdoba
A primavera (final de março a meados de junho) é estação do ano em que Córdoba vive seu auge: a cidade fica toda florida e decorada, com as ruas tomadas pelo perfume das flores de laranjeira e jasmim.
Os pátios cordobeses abrem suas portas, prontos para receber os viajantes e os jurados das competições tradicionais que acontecem nessa época, para eleger os pátios mais ricamente decorados.
Os festivais acontecem principalmente entre o final do mês abril e meados do mês de maio. Anote os nomes dos principais festivais de Córdoba:
- Festival dos Pátios de Córdoba (o mais importante e famoso, considerado patrimônio da Humanidade),
- Batalha das Flores (Batalla de las Flores),
- Cruzes de Maio (Concurso Popular de Cruces de Mayo de Córdoba), e o
- Concurso popular de Grades e Sacadas, no qual muitas casas do centro de Córdoba enfeitam suas sacadas e grades e juízes decidem quais são as mais bonitas.
Com isso, a primavera é também a época do ano em que a cidade fica mais cheia de turistas.
E como não estamos falando de uma cidade grande, isso pode prejudicar sua experiência para conhecer os pontos turísticos de Córdoba e aumentar os preços dos hotéis, por exemplo.
O verão na Europa (junho, julho e agosto), também é um período de alta no turismo, porque de forma geral verão é a alta temporada para os destinos europeus.
Por isso, se viajar para Córdoba nessa época, provavelmente também vai encontrar a cidade cheia de viajantes e os preços mais altos.
Para quem quer fugir de multidões,, pode ser mais interessante visitar Córdoba em outras épocas, e aproveitar a beleza da cidade com mais calma e menos gente.
Só vale avisar que, quanto mais longe da primavera, menos flores você irá encontrar nas ruas e pátios cordobeses.
Nós visitamos Córdoba em outubro, e tivemos uma ótima experiência na cidade como um todo. Só realmente não tivemos a experiência de encontrar os pátios floridos.
Quantos dias ficar em Córdoba?
Córdoba não é uma cidade grande. Nós ficamos apenas 1 dia em Córdoba, e o que posso dizer é que foi corrido, mas conseguimos visitar muita coisa, pois ali pelo centro de Córdoba é tudo bem pertinho.
Mas se você puder, recomendo que fique 2 dias em Córdoba, para conseguir visitar esses lugares do nosso roteiro de 1 dia em Córdoba com mais calma, e até incluir outras atrações no roteiro.
Por exemplo, entre as atrações de Córdoba que não visitamos por falta do tempo, o Palácio dos Marqueses de Viana e a Medina Azahara foram dois lugares que eu queria miuto ter conhecido.
A medina é o maior conjunto arqueológico da Espanha, e fica a apenas 10 minutos de distância do centro, mas considerando tudo que a gente queria conhecer no centro de Córdoba, incluir o deslocamento ficou inviável.
Na hora de montar seu roteiro em Córboda, fique atento:
A Espanha tem costume cultural profundamente enraizado, que vai impactar seu roteiro: a siesta.
Os espanhóis costumam fazer uma pausa no meio do dia para descanso e recuperação de energia, geralmente entre as 14h e as 17h.
Durante esse intervalo, muitos estabelecimentos comerciais e algumas atrações turísticas podem fechar temporariamente.
Leve isso em consideração na hora de montar o seu roteiro!
Confira o horário de funcionamento das atrações e certifique-se de colocar no período da tarde atrações que funcionam sem interrupção para a siesta, como é o caso da visita à Mesquita Catedral de Córdoba.
Onde se hospedar em Córdoba – hotéis no centro
Apesar da gente ter ficado somente 1 dia em Córdoba, reservamos uma pernoite em um hotel no centro da cidade, e nos deslocamos de Madrid para Córdoba no final do dia anterior.
Assim a gente já conseguiu dormir na cidade, e começar nosso roteiro em Córdoba de manhã bem cedo.
Nesse caso, recomendamos que você se hospede no centro histórico de Córdoba, onde ficam os principais pontos turísticos. Assim, você já vai estar na melhor localização para otimizar seu tempo na cidade.
O hotel que ficamos foi o Hospedería Luis de Góngora, e foi um bom custo-benefício. Bem localizado, quarto confortável e café da manhã simples incluído na diária, com pão, molho de tomate e jamon, café, suco e iogurte.
O café da manhã não era servido na própria pousada, mas sim num restaurante que fica bem ao lado.
O único contra foi quanto a acessibilidade, pois o quarto que pegamos ficava no terceiro andar, e não havia elevador. Mas o pessoal nos ajudou com as malas.
Hospedería Luis de Góngora: veja mais informações, disponibilidade e valores
Quando fizemos checkout de manhã, pedimos que guardassem nossas malas na recepção pelo dia inteiro, enquanto a gente passeava pela cidade.
Pegamos nossas coisas somente ao final do dia, para pegar o trem e seguir viagem rumo a Sevilha.
Quer conferir outras opções de hotéis no centro de Córdoba?
- Hotel caprichado (5 estrelas): Hospes Palacio del Bailio
- Ótimo custo-benefício: Hotel Riad Lineros 38
- Hotel econômico: Pension el Portillo
- Hostel / quarto compartilhado: Backpacker Al-Katre
- apartamento para alugar: La Casa del Río e El patio de Regina
Onde fica e como chegar a Córdoba
Onde fica Córdoba?
A cidade de Córdoba está localizada na região da Andaluzia na Espanha, a 296 km ao sul de Madri e a 140 km a nordeste de Sevilha.
Para chegar a Córdoba, você conta com algumas opções de transporte, dependendo da sua cidade de partida. A gente chegou em Córdoba saindo de Madrid, e usamos o trem de alta velocidade (AVE).
Mas você também pode optar por outros meios de transporte, como avião, carro ou ônibus.
Córdoba tem aeroporto? Como chegar em Córdoba de avião?
O aeroporto de Córdoba (Aeroporto de Córdova) – COD atende principalmente voos domésticos na Espanha.
No entanto, para voos internacionais, muitos visitantes optam por chegar através do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), em Madri, que é o aeroporto internacional mais próximo de Córdoba.
Outra possibilidade é fazer uma conexão no aeroporto de Sevilha, que fica a 140 km de Córdoba.
Como chegar a Córdoba de trem
Nós escolhemos viajar de Madrid a Córdoba usando o transporte ferroviário, por meio dos trens de alta velocidade (AVE) operados pela empresa RENFE.
Uma coisa maravilhosa sobre os trens na Espanha é que quanto mais antecedência, mais barata é a tarifa. Mas o contrário também é válido: quem compra de última hora paga tarifas mais caras.
Para chegar de trem a Córdoba, você pode partir de:
- Sevilha (40 minutos de viagem)
- Madrid (1 hora de viagem)
- Valência (3 horas de viagem)
A estação de trem de Córdoba, localizada junto à rodoviária, está a 1,5 km do centro histórico, onde ficam as principais atrações, como a Mesquita Catedral de Córdoba.
Para pesquisar passagens de trem na Europa, você pode usar o site da própria Renfe.
Um aviso importante:
A Renfe conta com uma política de pontualidade, visando minimizar os atrasos na viagem. Eles tem o compromisso de te reembolsar caso o seu trem de alta velocidade atrase, nos seguintes termos:
– atraso de mais de 15 minutos: 50% de reembolso
– atraso de mais de 30 minutos: 100% de reembolso
Você pode solicitar o reembolso no próprio site, depois de 24h da chegada do trem, e no prazo máximo de 3 meses depois da data da viagem.
No nosso caso, por conta de um evento meteorológico nosso trem para Córdoba atrasou mais de uma hora. No site da empresa, você aplica para o reembolso preenchendo um formulário indicando as informações da sua viagem – e eles de fato devolveram nosso valor integral da passagem, sem qualquer questionamento.
Você pode ler mais sobre a política de pontualidade e como funciona o reembolso nos trens no site da Renfe.
Como chegar a Córdoba de ônibus
Viajar de ônibus para Córdoba é uma opção possível, dependendo de qual a cidade de origem do visitante.
Para viagens de ônibus no exterior, costumo pesquisar preços de passagens e fazer reserva de bilhetes pelo site da Flixbus.
Como chegar a Córdoba de carro
Para quem deseja explorar outras cidades da Andaluzia, alugar um carro pode ser a melhor opção.
Nós decidimos alugar um carro somente depois de chegar em Sevilha, e de lá seguir viajando pelos vilarejos e pueblos brancos. Mas caso prefira, pode alugar logo um carro em Madrid e fazer toda a viagem com ele.
Assim, você pode incluir outras paradas no seu roteiro, como a charmosa Toledo, e outras cidades que ficam no entorno de Madrid.
Para alugar carro na Europa e em outros destinos pelo mundo, nós costumamos usar o site da Rentcars.
Ele faz uma comparação entre os preços das locadoras locais, mostra o melhor custo-benefício e permite fazer a reserva sem custos, ainda pagando em real.
Faça uma cotação gratuita para aluguel de carro na Espanha
Como se locomover em Córdoba?
Como ficamos somente 1 dia em Córdoba, nos concentramos nas atrações do centro histórico, e fizemos tudo a pé pois fica tudo muito pertinho.
Até a caminhada da estação de trem para o centro histórico, onde ficava nosso hotel, fizemos caminhando (cerca de 10-15 minutos andando), mas caso prefira pode usar um táxi.
Outra opção é contratar o ônibus turístico de Córdoba. O itinerário do ônibus inclui os principais atrativos da cidade, e você pode descer e embarcar novamente, quantas vezes quiser.
Caso vá ficar mais dias em Córdoba e tenha interesse em visitar outros atrativos mais afastados do centro, e até combinar Córdoba com outros destinos na Andaluzia, recomendo alugar um carro para ter mais autonomia.
Precisa de internet no exterior?
Quando viajamos para a Espanha, compramos e testamos esse Chip eSIM Civitatis Espanha e funcionou muito bem em todo o país.
É um chip eletrônico, por isso não é necessário retirar chip físico nem esperar chip ser entregue na sua casa.
O Chip eSIM Civitatis Espanha pode ser comprado até mesmo no dia da viagem, ou já durante a viagem.
A empresa envia as instruções de instalação por e-mail, e é tudo bem simples de configurar. Quando desembarcamos do avião, ativamos e funcionou direitinho. A gente já chegou à Espanha conectado!
Veja mais sobre como funciona o eChip e quanto custa contratar
Gastronomia de Córdoba Espanha
A Andaluzia é um paraíso gastronômico, e enquanto a gente estava viajando por Córdoba, vivemos uma experiência gastronômica deliciosa!
Anote esses lugares para comer em Córdoba:
Bodegas Mesquita
Quando em Córdoba, o mais tradicional é tapear: ir a um restaurante e provar as deliciosas e tradicionais tapas, e aproveitar para provar comida tipicamente espanhola!
Para isso, a gente foi comer no restaurante Bodegas Mesquita (indicação da maravillhosa @maytescaravelli, que trabalha fazendo roteiros personalizados na Espanha.
Entre as tapas típicas que você pode provar, recomendo:
- salmorejo: uma sopa fria feita com tomate, pão, azeite de oliva, alho e sal. A textura é espessa e aveludada, e é servida fria, sendo uma opção para entrada ou aperitivo, muito popular especialmente nos meses mais quentes. Pode ser guarnecido com ovo cozido picado e presunto ibérico.
- mazamorra: também é uma sopa fria, que usa a mesma base do salmorejo, mas não leva o tomate, e sim natas e amêndoas. Também serve como opção refrescante durante os meses mais quentes.
- berenjenas califares: berinjelas fritas, servidas com um molho doce
- croquetas de rabo de toro: croquetes de carne de rabo de touro desfiada, temperada com ervas e especiarias, envolta em uma massa fina e crocante, empanada e frita.
- flamenquín: rolo de carne, normalmente jamón serrano, envolto em uma fina camada de carne de porco ou frango, para então ser empanado e frito. É servido com alioli (maionese de alho) ou molho de tomate.
- patatas bravas: parece com nossas batatas fritas. São batatas cortadas em cubos, geralmente fritas até ficarem douradas e crocantes e servidas com molho bravo, feito com tomate, páprica, alho, azeite e pimenta. O resultado é um molho levemente picante e saboroso.
Além dessas, há diversas outras tapas no cardápio da Bodegas Mezquita. É um lugar para viver uma experiência gastronômica autêntica em Córdoba.
Uma dica importante que vale para Córdoba e para todas as demais cidades na Espanha: os espanhois costumam reservar restaurantes, e recomendo que você faça o mesmo.
Geralmente é sempre fácil, o site do restaurante já disponibiliza a opção de reserva.
Culturalmente, os espanhois almoçam mais tarde que os brasileiros. Se você for a um restaurante ao meio dia, por exemplo, ele provavelmente vai estar vazio. Mas se for a partir das 13:30h, provavelmente vai estar lotado.
Patio de San Eulogio
Esse pátio fica bem próximo da Mesquita Catedral e da Ponte Romana. Lá em cima funcionam um restaurante e uma cafeteria.
Vale muito a pena parar pelo menos para um café, já que do terraço você pode apreciar uma das melhores vistas da cidade.
Pastelerías Roldan
Sempre quando viajo, procuro pratos típicos e também doces típicos de cada cidade para provar.
Um dos doces típicos é o pastel cordobês, que provei na Pasteleria Roldan (há algumas unidades na cidade, comprei na que fica mais perto da estação de trem).
O pastel cordobês (ou pastelón cordobes) é um tipo de torta, feito com hojaldre (massa folhada dos tempos gregos e romanos) e um recheio doce de compota de abóbora, coberto com açúcar e canela.
Eu confesso que achei o sabor doce demais para meu paladar, mas eu não costumo gostar de “doces muito doces”. Se você é mais formiguinha, provavelmente vai achar bem saboroso.
A paixão cordobesa por esse doce é real, e você pode encontrar o pastel cordobês em vários restaurantes e padarias da cidade, mas a Roldan é um dos endereços mais tradicionais para provar esse doce típico de Córdoba Espanha.
Reserve uma experiência:
– Tour gastronômico por Córdoba
– Aula de paella salmorejo
O que fazer em Córdoba: pontos turísticos que conhecemos em 1 dia em Córdoba
Vamos falar sobre o que fazer em Córdoba? Aqui vai uma lista com os pontos turísticos de Córdoba que visitamos em 1 dia na cidade.
Como comentei acima, foi um roteiro corrido porque visitamos várias atrações, mas como todas ficavam perto umas das outras, foi possível fazer todo o roteiro em 1 dia.
Mais a frente no post, vou listar outros lugares para conhecer em Córdoba que não chegamos a visitar por falta de tempo.
Mas vale conferir a lista caso você tenha oportunidade de ficar mais dias em Córdoba – ou mesmo se você ficar só um dia, dê uma olhada mesmo assim.
Quem sabe você encontra na lista alguma atração que te interesse muito, daí vale a pena fazer ajustes no seu roteiro em Córdoba para incluir esse atrativo.
Mesquita-Catedral de Córdoba
Com certeza, o principal ponto turístico de Córdoba é a famosa Mesquita-Catedral de Córdoba, um tesouro da arquitetura e que representa a rica história da cidade. Um dos maiores pontos turísticos da Espanha!
Foi a primeira atração que visitamos na cidade, porque reservei nosso ingresso e tour guiado logo para o primeiro horário disponível no dia.
Originalmente construída como uma mesquita no século VIII, durante o período islâmico da Península Ibérica, a construção foi passando por diversas ampliações e alterações ao longo dos séculos.
No século XIII, após a Reconquista Espanhola e o fim do domínio islâmico na região, a Mesquita de Córdoba foi transformada em uma catedral cristã.
O processo de conversão da mesquita em catedral envolveu a incorporação de elementos arquitetônicos cristãos dentro do espaço original islâmico.
Assim, a estrutura original da mesquita foi mantida, com suas maravilhosas colunas e arcos, e elementos góticos, renascentistas e barrocos foram adicionados ao longo dos anos.
Na visita, o pátio e jardins têm entrada gratuita.
Ali fica muito evidente a influência árabe na região, com fontes de água e pés de laranja que proporcionam frescor ao ambiente nos meses de maior calor no sul da Espanha.
Para quem deseja visitar o interior da mesquita catedral e subir na torre campanário, é preciso pagar entrada. Mas já te adianto: vale muito a pena!
E os ingressos se esgotam rapidamente, por isso o ideal é comprar antecipado em qualquer época do ano que você for viajar.
Visita guiada na mesquita catedral de Córdoba
Optamos por fazer uma visita guiada na Mesquita Catedral de Córdoba, para compreender melhor a história do local, e valeu muito a pena.
A gente recebe um aparelho de áudio e fones, e vamos acompanhando o guia por todos os espaços da visitação, desde o jardim até o interior da catedral.
O local tem uma história riquíssima, e muitos detalhes passariam desapercebidos sem o acompanhamento de um guia.
Recomendamos fortemente a experiência de um passeio guiado, pois permite absorver detalhes e curiosidades que enriquecem ainda mais a visita.
Reserve aqui: Visita guiada na Mesquita Catedral de Córdoba (inclui guia e ingresso com acesso prioritário ao monumento)
Plaza de San Juan
Essa atração não é muito conhecida pelos turistas, mas como ficava bem perto do nosso hotel, decidimos conhecer.
Na Plaza de San Juan você encontra uma pequena igreja e seu minarete, e esse também é um marco da mistura de culturas que podemos encontrar em Córdoba.
No local funcionava uma mesquita, a qual foi demolida após o século XIII, com a reconquista cristã.
No entanto, mesmo depois de tantos anos e tantos eventos históricos, o minarete da antiga mesquita está quase intacto, como havia sido construído no século X.
Se passar por lá, note como os arcos gêmeos de ferradura, ornamentados com colunas de mármore, se destacam na estrutura de torre quadrada de pedra.
Atualmente, o templo abriga a ordem das Esclavas de Jesus.
Paróquia da Trindade – Iglesia de San Juan y Todos los Santos
Também ficava bem ao ladinho da nossa hospedagem, e o restaurante que servia o nosso café da manhã ficava bem aqui, na praça em frente a essa igreja.
Existem alguns restaurantes nessa área e eles colocam mesas na área externa, fica um clima bem gostoso.
Aproveitamos que a igreja ainda estava aberta, e espiamos essa igreja de Córdoba tanto por dentro e por fora.
Inicialmente ali havia sido construído um convento, o convento da Trindade, fundado pelo rei Fernando III de Castilla, no século XIII.
Essa igreja que vemos hoje, no entanto, data do século XVIII e não guarda nada da estrutura do antigo convento.
Ela foi resultado da fusão de duas outras paróquias da era fernandina que existiam na cidade, que foram reunidas em uma só em 1799: San Juan e Todos los Santos.
Durante o século XIX, a paróquia de San Juan foi movida para funcionar aqui, no prédio do antigo convento da Trindade.
Daí a paróquia passou a ser conhecida como Paróquia da Trindade, por conta da praça, Plaza de la Trinidad.
Muralha Romana e Puerta de Almodóvar
Da Praça da Trindade, saímos caminhando rumo a Puerta de Almodóvar (antes conhecida como Puerta del Nogal pelos árabes), onde é possível encontrar um pedaço muito preservado da antiga muralha de Córdoba.
Na época que Córdoba estava sob o domínio romano, durante o século I a.C, foi construída uma muralha que cercava e protegia a cidade, e em alguns lugares da cidade é possível encontrar alguns trechos dessa muralha histórica.
A muralha original tinha cerca de 2.5 quilômetros de extensão, sendo composta por grandes blocos de pedra calcária.
A Porta de Almodóvar tem arquitetura romana militar, e é uma das antigas 7 entradas que existiam na muralha da antiga cidade romana, sendo uma das poucas que restaram de pé nos dias de hoje.
Ela recebeu esse nome porque era a porta que comunicava Córdoba com a estrada rumo a Almodóvar, uma cidade árabe que foi uma das primeiras conquistas dos muçulmanos na Península Ibérica durante o século VIII.
Desde o ano 1965, junto à porta foi colocada uma estátua de bronze do filósofo e orador romano Seneca, nascido em Córdoba.
A partir da Porta de Almodóvar, se você seguir pelo caminho que beira a muralha, chamado de Cairuán, você vai encontrar a estátua de outro filósofo, Averróis, muçulmano e também natural de Córdoba.
E assim fica evidentem mais uma vez, a mistura de culturas em Córdoba: são dois personagens tão distintos, filhos de culturas tão diferentes e que viveram em tempos tão distantes quanto 1000 anos entre um e outro.
Mas em Córdoba, a distância entre os dois é de apenas alguns metros.
Puerta del Puente e Ponte romana
Nossa caminhada segue pelas ruas de Córdoba, rumo às margens do rio Guadalquivir.
Chegamos em frente a Puerta del Puente, mais uma das entradas da antiga muralha romana da Córdoba.
Em frente a esta porta, encontramos outro ponto turístico de Córdoba que virou cartão-postal da cidade.
A Ponte Romana de Córdoba foi construída durante o governo do imperador romano Augusto no século I a.C., para atravessar o Rio Guadalquivir e facilitar o trânsito na região.
A engenharia usada na construção da ponte foi tipicamente romana. Foram construídos 16 arcos semicirculares para sustentar a ponte, que tem aproximadamente 331 metros.
A vista da ponte é realmente linda, é um lugar que vale a pena passar, seja para caminhar ou registrar algumas fotos de Córdoba.
Torre de Calahorra
Cruzando a Ponte Romana sobre o Rio Guadalquivir, chegamos à Torre de Calahorra.
Construída no século XII, durante a época islâmica, a estrutura imponente tinha uma função de defesa para Córdoba, protegendo a ponte e controlando o acesso à cidade.
Contrastando com a arquitetura romana na ponte, a torre é um exemplo de arquitetura militar islâmica.
Quando construída, foi chamada de “Qal’at Qurra”, que significa “Torre dos Guardiões”, e chegou a ser usada como prisão. Depois da reconquista, a estrutura também recebeu influência e foi ocupada por judeus e cristãos.
Hoje em dia, a Torre de Calahorra abriga o Museu Vivo de Al-Andalus, um museu dedicado a contar como era vida em Córdoba durante o período islâmico.
Outro diferencial de visitar esse ponto turístico é que você pode subir até o topo e apreciar a vista de Córdoba vista de cima da torre de Calahorra. Não é lá muito alta, mas ainda assim é uma perspectiva diferente de Córdoba.
Quanto custa o ingresso? Adulto: €4,50
Alcazer dos Reis Cristãos
Seguimos caminhando pela Rda. de Isasa, beirando o rio Gualdaquivir.
No caminho, passamos pelas ruínas do Molino de la Albolafia, uma das antigas rodas d’água que funcionavam no centro de Córdoba.
Depois de mais uns minutos de caminhada, chegamos na nossa próxima atração: o Alcazar dos Reis Cristãos (Alcazar de los reyes cristianos).
Um belo palácio onde você pode encontrar uma arquitetura que mescla estilos mudéjar, gótico e renascentista, novamente mostrando a mistura de culturas em Córdoba.
O palácio foi construído no século XIV, sobre as ruínas de uma antiga fortaleza romana e posteriormente uma residência visigoda.
Durante a ocupação muçulmana da Península Ibérica, o local foi residência dos califas de Córdoba.
No entanto, após a Reconquista Cristã em 1236, que foi liderada pelos Reis Católicos Fernando e Isabel, o Alcázar passou a ser propriedade dos monarcas cristãos.
Isso levou a uma reconstrução de toda a estrutura, que foi adaptada para servir como fortaleza e residência real. E foi assim que o Alcázar se tornou um importante centro político e militar de Córdoba nos anos seguintes.
É um dos monumentos mais imponentes e mais bonitos de Córdoba, que serviu como residência dos reis católicos depois da Reconquista.
A visita é paga, e dá direito de conhecer tanto o interior do palácio, caminhar pelas muralhas, desfrutando de vistas panorâmicas sobre a cidade, e depois apreciando um passeio pelos maravilhosos jardins.
Garanta seu ingresso:
– Visita guiada ao Alcazar dos reis cristãos (inclui guia e ingresso)
– Ingresso combinado: Alcazar dos reis cristãos + Mesquita Catedral
– Visita guiada pela Mesquita e Alcácer
Cavalariças Reais e Cultura do cavalo andaluz
A cultura do cavalo andaluz também é um patrimônio e da identidade da cidade, e vale muito a pena chegar na cidade sabendo sobre ela, e quem sabe programando algum passeio relacionado aos cavalos da Andaluzia.
O cavalo andaluz é conhecido por sua elegância, temperamento dócil e habilidades excepcionais em atividades como a equitação clássica e a arte equestre.
A criação e treinamento desses cavalos têm raízes antigas na região e são cuidadosamente preservadas nas Cavalariças Reais, um ponto turístico de Córdoba que você pode visitar.
Localizadas nos arredores do Alcázar de los Reyes Cristianos, oferecem aos visitantes opções de visitas guiadas e espetáculos.
A gente não chegou a visitar de fato as cavalariças, mas demos sorte:
Enquanto a gente caminhava nas muralhas do Palácio dos Reis Cristãos, conseguimos avistar o pátio das cavalariças, e estava exatamente acontecendo uma apresentação bem na hora.
Reserve seu ingresso: Espetáculo equestre nas Caballerizas Reales
Pátios cordobeses
Os Patios Cordobeses são uma tradição e também fazem parte da identidade cultural de Córdoba.
Você pode fazer um tour gratuito pelos pátios cordobeses, para que um guia local te explique mais sobre essa tradição e te leve para visitar os principais pátios.
A tradição dos Patios Cordobeses remonta aos tempos romanos e muçulmanos, quando as casas eram construídas com pátios internos para proporcionar sombra e frescor.
Ao longo dos séculos, os moradores de Córdoba aprimoraram a arte de decorar esses pátios, transformando-os em verdadeiras obras de arte ao ar livre.
Os elementos típicos dos Patios Cordobeses incluem azulejos, cerâmicas, fontes, vasos e, é claro, uma grande variedade de flores.
Durante o Festival de Patios de Córdoba, realizado durante a primavera (geralmente em maio), os pátios abrem suas portas abertas ao público, atraindo muita gente para Córdoba.
Os Patios Cordobeses são uma manifestação cultural e arquitetônica, um verdadeiro patrimônio que preserva a história dessa região.
Reserve seu passeio:
– Ingresso dos Pátios de Córdoba
– Tour gratuito pelos pátios de Córdoba
Fique sabendo:
– Fora da alta temporada, é comum que os pátios cordobeses fechem para a siesta. Por isso, procure visitar a atração pela manhã, ou após as 17h.
Banhos do Alcázar Califal
Os Banhos do Alcázar Califal foram construídos no século X, durante o domínio muçulmano na região.
Com diferentes salas, cada uma com uma temperatura da água e função, os banhos refletem a sofisticação técnica e a valorização do bem-estar físico e social na sociedade islâmica da época.
Os Banhos do Alcázar Califal eram um local onde a população podia se encontrar para desfrutar de atividades relaxantes, promovendo a higiene e o lazer, e também para realizar negócios.
O local teve um papel histórico determinante para a história do Califado, visto que dois importantes califas foram assassinados dentro dos banhos.
Depois da reconquista, o local foi lacrado para que nunca mais fosse acessado.
Os banhos do Alcácer Califal só foram encontrados recentemente, e passaram por reformas para receber visitação e contar essa história ao público. Há diversos itens que foram encontrados na escavação, além de toda a história.
Juderia
Em seguida, passamos para uma caminhada na Judería, o Bairro Judeu de Córdoba.
Com suas ruas estreitas de paralelepípedos, o bairro lembra de certa forma um labirinto. As casas tem a arquitetura tradicional andaluza.
Durante o Califado de Córdoba, a Judería foi um centro de convivência para as comunidades muçulmana, judaica e cristã. O bairro é mais um testemunho da diversidade cultural e da convivência harmoniosa entre os povos.
Ao caminhar pelas ruas, você vai encontrar diversas lojas dos mais diversos comércios, como prata (outra tradição de Córdoba), além de museus e também a estátua de Maimônides, filósofo e rabino que nasceu em Córdoba.
Reserve um tour: Visita guiada pela Mesquita e pelo bairro da Judería
Sinagoga de Córdoba
Ainda no bairro judeu de Córdoba, você pode encontrar o único templo judaico que permanece de pé após a expulsão dos judeus da cidade.
Construída em 1315, a sinagoga de Córdoba foi transformada ao longo do tempo para diversas finalidades, como hospital e creche, até que em 1885 foi oficialmente reconhecida como Monumento Nacional.
A entrada é gratuita e a sinagoga em si é bem pequena. Mas tem uma arquitetura linda, repleta de detalhes e inscrições.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados, das 9h às 15h.
Museu Taurino
Ao visitar o Museu Taurino de Córdoba, você vai viver uma experiência imersiva na rica herança cultural das touradas na região.
Dentro do museu, você vai aprender muito sobre a cultura e tradição das touradas na Espanha.
O acervo inclui trajes de toureiros, instrumentos relacionados à prática, fotografias e outros objetos que contam a história dessa tradição.
Lojas de prata
A prata é outra tradição muito forte em Córdoba, que se iniciou pela influência de diversas culturas ao longo dos anos,e segue viva até hoje.
Você pode encontrar várias lojas na cidade. Há várias na região da Juderia, onde pode apreciar as joias artesanais ou fazer compras.
Você pode encontrar uma loja muito interessante na C. San Basilio, 20 no centro de Córdoba.
Calleja de las Flores
Nossa próxima parada é uma rua super turística de Córdoba: a estreita Calleja de las Flores fica no centro histórico. Sem dúvida, um dos locais que mais representam a cidade de Córdoba.
De um lado e de outro, a rua está repleta de casas tradicionais pintadas com o branco característico das construções andaluzas, e decoradas com flores coloridas com cores vibrantes, vasos e plantas.
O resultado é um cenário encantador e muito atrativo para os turistas, claro.
Tanto, que é comum encontrar o beco florido completamente cheio de turistas, tentando diferentes ângulos para fotos.
Muitas das casas viraram lojas e pequenos comércios de souvenir e lembrancinhas.
Vale a pena caminhar por toda a rua, chegando até o final onde se abre um pequeno largo. Daí, olhe para trás. Você vai ver o minarete da Mesquita Catedral perfeitamente enquadrada na Calle de las Flores.
Meryan – loja de couros
Entre as lojas que você pode encontrar na Calle de las Flores, com certeza a loja Meryan é a que mais merece destaque.
Lá, o principal produto são objetos trabalhados em couro: bolsas, sapatos, carteiras, cintos e outros acessórios.
A produção de artigos de couro é uma das tradições mais importantes de Córdoba, iniciada na época do domínio mulçumano, seus artesãos eram conhecidos por ter muita habilidade em trabalhar com o couro.
Entre as técnicas tradicionais, se destaca o repujado (relevo), que adiciona detalhes intrincados e decorativos às peças de couro.
Eu achei o trabalho em couro nessa capa e nesse mapa incríveis!
A tradição artesanal tem sido transmitida pelas gerações, e a cidade mantém toda a riqueza da produção artesanal de produtos de couro de alta qualidade, como forma de manter viva a herança cultural e artesanal da cidade.
Ao visitar a loja Meryan, você pode admirar os objetos, fazer compras, e até, se der sorte, ver um artesão trabalhando ao vivo em alguma peça.
Fora isso, a casa é linda e bem grande. Você pode ir explorando a casa enquanto admira os objetos. Há diversos salões e até um pátio tradicional cordobês.
Jardines de La Agricultura
No caminho entre o centro histórico de Córdoba e a estação de trem, passamos pelos bonitos Jardins da Agricultura.
É uma área verde muito agradável, um refúgio tranquilo no meio do movimento da cidade. Vale a pena aproveitar a passagem para caminhar por eles, fazer um piquenique ou relaxar em um dos bancos.
Mais atrações de Córdoba – para quem tem mais dias na cidade
Como comentei com você mais acima nesse post, em apenas um dia em Córdoba conseguimos fazer muita coisa, mas a cidade ainda oferece muitos outros atrativos.
Aqui tem mais algumas atrações de Córdoba que mapeamos durante nossa pesquisa sobre a cidade, e que você pode se interessar em conhecer, caso tenha mais tempo na cidade:
Palácio dos Marqueses de Viana
Esse era um dos lugares que mais fiquei triste de não conseguir encaixar no roteiro de 1 dia em Córdoba Espanha, porque pelas fotos parecia lindo demais.
O Palácio dos Marqueses de Viana foi construído ao longo dos séculos XV e XVI, e combina elementos de diferentes períodos históricos e estilos, o que reflete a riqueza cultural e a evolução arquitetônica da região.
Possui belos jardins, considerados entre os mais belos da Espanha, com presença dos estilos mudéjar, renascentista e barroco em harmonia.
Além dos jardins, o interior do Palácio dos Marqueses de Viana é igualmente impressionante.
Quem visita pode conhecer seus belos salões decorados, azulejos coloridos e móveis históricos, além de uma coleção de arte e artefatos relacionados à história e cultura da região.
Viva essa experiência: Visita guiada ao palácio de Viana
Templo Romano de Córdoba
O Templo Romano de Córdoba é mais um marco da presença romana em Córdoba. Fica próximo ao centro histórico da cidade.
Foi construído durante o século I d.C., e ali ficava o coração de Corduba, a cidade romana que se tornaria Córdoba. Era um templo dedicado à adoração imperial.
Embora boa parte do templo não tenha resistido ao tempo, muitas das colunas coríntias permanecem de pé e dão uma boa ideia da grandiosidade da construção original.
Plaza de Las Tendillas
Esta praça marca a divisão entre o centro histórico de Córdoba e seu centro comercial. O nome se deve a antigas barracas (tendas) de artesanato, que ficavam ali no passado.
Além da estátua equestre de Gonzalo Fernández de Córdoba, que fica bem no meio da praça, no seu entorno há diversas lojas, restaurantes e cafés.
É um ponto de encontro dentro da vida cordobesa, além de centro de compras. Com isso, essa é uma das praças mais movimento em Córdoba.
Plaza de La Corredera
Essa seria a Plaza Mayor de Córdoba. É a maior e mais importante praça da cidade, e a única praça maior retangular da Andaluzia.
Foi modificada largamente ao longo de sua história. A arquitetura atual, com simetria e arcadas, foi um projeto do arquiteto Antonio Ramos, no séclo XVII e se assemelha e muito a arquitetura da Plaza Mayor de Madrid.
Ao longo dos anos já teve vários usos, como cenário de execuções da Inquisição e como prisão – dizem inclusive que o carrasco morava na própria praça, pronto para atender “qualquer urgência”.
Além disso, o local já funcionou também como praça de touros e como o mercado mais importante de Córdoba (século XIX).
Hoje, é uma área com muitos cafés e restaurantes, a poucos metros da Prefeitura de Córdoba. Nessa praça acontecem eventos importantes para a cultura da cidade, como a Noche Blanca del Flamenco.
Plaza del Potro
Outra praça pitoresca de Córdoba.
É uma praça é retangular, que tem uma fonte com uma estátua de um potro bem no no centro. Muitos dizem que isso é uma referência a história do local, pois no passado esse local teria funcionado para comércio de mulas e potros.
No entorno dessa praça, você pode encontrar 3 museus de Córdoba:
- Posada del Potro – Centro Flamenco Fosforito
A Posada del Potro é uma construção histórica que funcionou como pousada e como prostíbulo no passado, e que foi mencionada por Miguel de Cervantes em “Dom Quixote”.
O local tem um formato de “corrala”, espécie de conjunto residencial do século XV, que era encontrado em algumas cidades espanholas, formado por um pátio interior e estrutura com madeira sustentando as casas em corredor.
Hoje, a Pousada del Potro funciona como sede de um centro cultural dedicado à história do Flamenco e do cantor cordobês Antonio Fernández, apelidado de “Fosforito“, um dos maiores personagens do flamenco espanhol.
- Museu Julio Romero de Torres
Esse museu de Córdoba é dedicado a obra do pintor cordobês Julio Romero de Torres, que ao longo de sua vida buscou retratar sua própria cidade em seus quadros.
- Museu de Belas Artes de Córdoba
O Museu de Belas Artes de Córdoba mostra a evolução da pintura e da escultura cordobesas entre os séculos XIV e XX.
Possui em seu acervo obras de importantes pintores barrocos andaluzes como Zurbarán, Antonio del Castillo, Valdés Leal, Palomino e muitos outros, além de uma importante coleção de obras sobre papel.
Banhos árabes no Bairro Judeu
Os Banhos Árabes no Bairro Judeu de Córdoba oferecem uma viagem ao passado, permitindo que os visitantes vivenciem a tradição dos banhos públicos na época árabe.
É sua chance de viver momentos de relaxamento durante a sua viagem, de foma autêntica e imersa na cultura ao conhecer um hamman tradicional.
Entre as opções de lugares onde você pode viver essa experiência em Córdoba, você pode escolher entre os Banhos Árabes Hammam Al Andalus e os Banhos Árabes de Córdoba.
Viva essa experiência: banho árabe no Hamman Al Andalus
Plaza de Toros Los Califas
A tourada é um esporte que é verdadeira paixão na Espanha, e a arena de touradas é um monumento muito presente entre os pontos turísticos das cidades espanholas.
Em Córdoba não é diferente.
A arena de touros de Córdoba foi inaugurada em maio de 1965, e tem capacidade para 16.900 pessoas, sendo considerada uma arena de primeira categoria.
O nome “Los Califas” é uma homenagem aos cinco grandes toureiros da província: Lagartijo, Guerrita, Machaquito, Manolete e El Cordobés.
A praça de touros de Córdoba fica um pouco afastada do centro. Para visitar é preciso:
- fazer uma solicitação, por telefone (957232507) ou por e-mail (plazadetorosdecordoba@hotmail.es), ou
- participar de um evento no local (a arena de touros de Córdoba hoje recebe muitos shows e outros eventos).
Museu Arqueológico de Córdoba
É o segundo museu mais importante da Espanha dedicado a esse tema. Na visita, você pode ver peças e objetos que falam da época romana, visigoda e islâmica na cidade.
Além disso, abriga o sítio arqueológico do teatro romano de Córdoba.
Reserve: visita guiada ao Museu Arqueológico de Córdoba
Espetáculo flamenco no tablao El Cardenal
O flamenco é o ritmo da Andaluzia, então quando estiver na região faça questão de assistir um espetáculo dessa arte considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade!
Em Córdoba, o tablao mais famoso é o El Cardenal, no centro histórico.
Viva essa experiência: espetáculo flamenco em Córdoba
Medina Azahara
A apenas 10 quilômetros de distância do centro de Córdoba, a Medina Azahara é o maior conjunto arqueológico da Espanha.
Foi declarado Patrimônio Mundial em 2018, e sua visita proporciona uma viagem fascinante ao passado islâmico da região.
Viva essa experiência:
– Visita guiada Medina Azahara
– Free tour pela medida Azahara
Gran Teatro de Córdoba
Casa de espetáculos inaugurada em 1873, é uma verdadeira joia arquitetônica de Córdoba.
Sua fachada tem representação de diferentes estilos, como neomudéjar e neorrenascentista.
O interior do teatro é igualmente impressionante, com uma elegante sala de espetáculos que recebe uma variedade de apresentações, incluindo ópera, teatro, dança e concertos.
Estádio Nuevo El Arcángel
Com estrutura é moderna, o estádio Nuevo El Arcángel é o lar do futebol em Córdoba, onde acontecem os jogos e eventos esportivos locais.
Jardins de Córdoba
Caso deseje conhecer alguns jardins e atrações relacionadas à natureza, você pode escolher entre:
- Zoo de Córdoba
- Jardines de La Merced / Praça de Colón
- Parque de Miraflores
Palácios e monumentos religiosos
Entre as opções de palácios e monumentos religiosos que você pode incluir no seu roteiro, temos:
- Real Iglesia de Santa Marina de Aguas Santas
- Capilla Mudéjar de San Bartolomé
- Palacio de La Merced
- Real Círculo de la Amistad
- Monasterio de San Jerónimo de Valparaíso
Mapa de Córdoba: pontos turísticos
Reserve um tour gratuito em Córdoba
Gosto muito de fazer esse tipo de passeio nas cidades que visito, porque é uma chance ótima de conhecer a cidade acompanhado de um guia local, e ainda assim ficar dentro do orçamento da viagem.
O free walking tour funciona a base de gorjetas: você só contribui ao final do passeio, se tiver achado a experiência bacana.
Pode ser uma ótima oportunidade para otimizar seu roteiro e conhecer o básico da cidade em 1 dia, ou de conhecer mais detalhes históricos e até encontrar novas pessoas, se você tem mais tempo em Córdoba.
Córdoba tem muitas opções de tour gratuito, como estas:
- Free tour por Córdoba
- Free tour subterrâneo por Córdoba
- Free tour teatralizado por Córdoba
- Free tour noturno por Córdoba
- Free tour dos mistérios e lendas de Córdoba
- Free tour pela Córdoba das três culturas
Córdoba Espanha: uma cidade que me encantou
Conhecer Córdoba foi como imergir em um mosaico de culturas, sabores e experiências. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer na Andaluzia.
Confesso que, ao final do dia, quando a gente foi pegar as malas para pegar nosso trem rumo a Sevilha, o gostinho que ficou foi de “quero mais”.
E um certo arrependimento de só ter deixado um dia no nosso roteiro para a cidade. Córdoba revelou-se uma cidade encantadora, onde história, arquitetura e gastronomia se entrelaçam para criar uma experiência única.
Se você também visitou Córdoba e se apaixonou pela cidade, deixa um comentário aqui embaixo na caixinha e conta mais sobre como foi sua experiência na cidade.
E se você está planejando sua viagem para a primeira vez em Córdoba, espero que esse relato te ajude a viver uma experiência inesquecível na cidade, como eu vivi!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Dicas preciosas, Klécia, obrigada por compartilhar. Achei que vocês multiplicaram o tempo em Córdoba, espero ter essas rodinhas nos pés, também. Abrçaos