Cidades perto de Barcelona para bate e volta: veja as melhores opções
Entre destinos históricos e belas praias, o que não faltam são opções de cidades perto de Barcelona para um bate e volta.
Além das curtas distâncias, há opções de ônibus e trens que fazem a maioria dos trajetos diariamente, o que deixa tudo ainda mais fácil. E, por serem lugares pequenos, é possível conhecer muita coisa em um único dia.
Se você está planejando viajar a Barcelona, e tem tempo sobrando no seu roteiro, vale a pena incluir alguns bate e volta no seu roteiro.
Existem algumas opções de destinos que ficam próximos e rendem passeios de 1 dia saindo de Barcelona, e vamos te apresentar alguns deles nesse post, para ajudar você a escolher um destino perfeito para seu bate volta.
Procurando hotel em Barcelona? Veja as ofertas do Booking
Bate e volta saindo de Barcelona: melhores opções
Confira algumas sugestões de lugares que valem a pena conhecer saindo de Barcelona:
Clique e veja a lista completa de cidades perto de Barcelona:
Santa Coloma de Cervelló – Colônia Güell
Santa Coloma de Cervelló é uma pequena cidade situada na província de Barcelona, Espanha.
A atração mais conhecida da cidade é a Colônia Güell, um complexo industrial histórico projetado pelo renomado arquiteto Antoni Gaudí, que você pode visitar.
Garanta sua visita: Ingresso para a Cripta Gaudí
Originalmente, a Colônia Güell foi construída no final do século XIX como uma comunidade autossuficiente para os trabalhadores da fábrica têxtil, incluindo habitações, escolas e uma igreja.
A igreja, conhecida como Cripta de la Colònia Güell, ou Cripta Gaudí, é uma obra-prima inacabada de Gaudí. O projeto foi encomendada por Eusebi Güell, um patrono das artes e um dos principais colaboradores de Gaudí.
O lugar atrai visitantes pela sua arquitetura inovadora e detalhamento impressionante.
A construção da cripta começou em 1908 e continuou até 1914, quando os trabalhos foram interrompidos devido a problemas financeiros.
Por isso, a cripta nunca foi concluída de acordo com o projeto original de Gaudí.
De toda forma, a cripta é considerada uma obra-prima arquitetônica, pois Gaudí cumpriu a façanha de integrar elementos da natureza, formas orgânicas e vitrais na ornamentação, mostrando sua genialidade em todos os detalhes.
Muitos acreditam que a cripta serviu como um laboratório experimental para Gaudí, onde ele testou muitas das ideias que posteriormente seriam aplicadas em sua obra-prima, a Sagrada Família em Barcelona.
A Cripta da Colônia Güell foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2005, em reconhecimento à sua importância cultural e arquitetônica.
Além da Colônia Güell, Santa Coloma de Cervelló oferece uma experiência autêntica da vida catalã em uma atmosfera tranquila e acolhedora.
O centro é repleto de ruas pitorescas e edifícios tradicionais, onde os visitantes podem explorar mercados locais, cafés charmosos e restaurantes que servem pratos típicos da região.
Além disso, a cidade é cercada por belas paisagens naturais, com trilhas e parques que são um convite a passeios e atividades ao ar livre.
Como chegar em Santa Coloma de Cervelló saindo de Barcelona?
Para ir de trem, pegue a Linha R5 ou R6 (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya – FGC) na estação de Plaça Espanya em Barcelona. Siga em direção a Igualada ou Manresa, respectivamente.
Desça na estação Colònia Güell, que fica a poucos minutos a pé do centro de Santa Coloma de Cervelló e da famosa Colônia Güell.
De Ônibus, pegue a Linha L75 na Plaça Espanya. O ônibus leva você diretamente a Santa Coloma de Cervelló.
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Sitges
Localizada entre o mar e a montanha, a cerca de 40 km de Barcelona, Sitges é perfeita para um bate e volta. Por ser uma cidade pequena, dá para visitar praticamente todos os pontos mais importantes em um dia.
A melhor forma de fazer isso é andando a pé e observando os detalhes arquitetônicos das construções. Você pode fazer isso por conta própria, ou com a ajuda de um guia local.
A Igreja de Sant Bartomeu e Santa Tecla, do século XVIII, a beira-mar, é o cartão-postal de Sitges.
A cidade também é famosa por suas zonas residenciais de luxo e belas praias, como a Playa de la Ribera e Praia de San Sebastian.
A Praça da Vila, onde muitas ruas comerciais se cruzam, é onde fica a Casa Bartomeu Carbonell, construída no início do século XX e que se destaca pela torre principal.
Sitges também tem várias esculturas, obras representando personalidades relacionadas à história da cidade.
E na Rua Carrer d’en Bosch, a mais antiga da cidade, fica um pedaço da antiga muralha medieval que servia de proteção para a cidade.
Para quem gosta de museus, o Cau Ferrat abriga grandes obras de arte do pintor e escritor Santiago Rusiñol e sua coleção de arte pessoal, com obras de grandes artistas, como Picasso e El Greco.
Uma das mais famosas é a estátua em tamanho real dos pintores Santiago Rusiñol e Ramón Casas, localizadas em La Fragata, bem no final do passeio da Ribeira.
Como chegar em Sitges saindo de Barcelona?
A maneira mais popular e conveniente de chegar a Sitges é de trem. Vá até a estação de trem Barcelona-Sants ou Passeig de Gràcia. Pegue um trem da linha R2 Sud (R2 Sul) da Rodalies de Catalunya.
A viagem dura cerca de 35 a 45 minutos e os trens para Sitges partem aproximadamente a cada 15-30 minutos.
Quer ajuda de uma especialista em Barcelona para montar o seu roteiro? Confira esse ebook de Barcelona, escrito pela Mayte Scaravelli, travel designer especialista em Espanha.
Ela montou um ebook para quem vai aproveitar Barcelona em até 4 dias e o material está realmente incrível. E o melhor: seguidores do blog ainda aproveitam 10% de desconto com o cupom FUISERVIAJANTE.
Sant Sadurni d’Anoia
Sant Sadurní d’Anoia é uma charmosa cidade situada a menos de 50 km de distância de Barcelona, na comarca do Alt Penedès, na Catalunha, e tem muitas atrações turísticas interessantes.
Famosa por ser a principal região produtora do cava, o famoso espumante que é uma das bebidas mais tradicionais da Espanha, Sant Sadurní d’Anoia atrai turistas e enófilos de todo o mundo.
Há vinícolas e fábricas que oferecem tours para os visitantes que desejam explorar as vinícolas e caves, fazer degustações, conhecer o processo de produção, desde a colheita das uvas até a fermentação e engarrafamento.
Entre as vinícolas que você pode visitar na cidade, vale destacar:
- Codorníu: Fundada em 1551, é uma das vinícolas mais antigas da Espanha e conhecida mundialmente por seus cavas de alta qualidade. Você pode aproveitar esse passeio para visitar a vinícola saindo de Barcelona.
- Freixenet: Uma das maiores e mais conhecidas produtoras de cava no mundo, Freixenet foi fundada em 1861. Como é uma marca bem estabelecida no Brasil, as visitas guiadas são bastante procuradas pelos brasileiros.
- Recaredo: Especializada em cavas de alta qualidade e produção orgânica, a Recaredo é conhecida por seus cavas de longa guarda e oferece visitas personalizadas para quem deseja conhecer mais sobre a produção.
- Gramona: Fundada em 1881, a Gramona é renomada por seus cavas de longa maturação, destacando-se pela qualidade e complexidade de seus produtos.
A cidade possui diversas festividades ao longo do ano, destacando-se a “Cavatast“, uma feira de degustação de cavas e gastronomia que ocorre anualmente em outubro.
Além das vinícolas, Sant Sadurní d’Anoia também oferece uma experiência gastronômica única, com restaurantes que harmonizam pratos tradicionais catalães com os espumantes locais.
Vale também visitar o Espaço Simón Coll (El Espai Xocolata Simón Coll), dedicado ao chocolate.
A região também é conhecida pela sua rica história e cultura, com belos edifícios modernistas e paisagens vinícolas pitorescas que encantam qualquer viajante.
Como chegar em Sant Sadurni d’Anoia saindo de Barcelona?
Você pode ir de ônibus. Pegue o ônibus N41 na Pl. Catalunya (Rda. Universitat). A viagem dura cerca de 1:30h. Você vai desembarcar em Pont Romà, em Sant Sadurni d’Anoia.
Montserrat
Podemos dizer que esse é um dos passeios bate e volta mais famosos para quem está em Barcelona! Definitivamente, um dos destinos mais procurados pelos turistas em Barcelona.
A montanha de Montserrat fica a apenas 60 km de distância da cidade e é a montanha mais importante de toda a região da Catalunha, com diversos atrativos naturais, culturais e históricos.
O principal ponto turístico é o Mosteiro de Santa María de Montserrat, mais conhecido como Monastério de Montserrat, uma construção do século XI.
É possível visitar também a Caverna Sagrada de Montserrat, local que deu origem ao mosteiro e onde a estátua de La Moreneta foi encontrada no ano 880 d.C.
Outra caverna muito visitada é a Gruta do Salnitre. Segundo relatos, esta teria sido a inspiração de Gaudí para a construção da Basílica da Sagrada Família.
E, para ter uma vista panorâmica, o melhor lugar é o Miradouro de Sant Jeroni, que fica a mais de 1.200 metros acima do nível do mar.
Como chegar em Montserrat saindo de Barcelona?
A forma mais cômoda para ir de Barcelona a Montserrat é contratar um passeio de excursão. Existem várias agências que oferecem esse tour. Veja aqui algumas opções:
- Barcelona: Excursão a Montserrat com almoço opcional e adega
- De Barcelona: Excursão guiada de meio dia a Montserrat
Para quem prefere ir por conta própria, você pode:
- ir de trem + teleférico:
- Pegue o trem da linha R5 (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya – FGC) na estação Plaça Espanya em direção a Manresa. Desça na estação Aeri de Montserrat. Lá, pegue o teleférico (Aeri de Montserrat) que sobe até o mosteiro de Montserrat. A viagem de trem dura cerca de 1 hora e o trajeto de teleférico leva aproximadamente 5 minutos.
- ir de trem + cremalheira (Cremallera de Montserrat):
- Pegue o trem da linha R5 (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya – FGC) na estação Plaça Espanya em direção a Manresa. Desça na estação Monistrol de Montserrat. Lá, pegue o trem de cremalheira (Cremallera de Montserrat) que sobe até o mosteiro de Montserrat. A viagem de trem dura cerca de 1 hora e o trajeto de cremalheira leva aproximadamente 20 minutos.
Há também a opção de ir de ônibus. A linha é operada pela empresa Autocars Julià e partem da Estação Sants ou Plaça de la Universitat. A viagem de ônibus leva cerca de 1 hora e 30 minutos.
Sant Pol del Mar
Sant Pol de Mar é uma pitoresca vila costeira situada na comarca do Maresme, na Catalunha, na região conhecida como Costa Brava da Espanha.
Conhecida por suas belas praias e charme mediterrâneo, Sant Pol de Mar é um destino popular para aqueles que procuram um refúgio tranquilo à beira-mar, com ruas estreitas, casinhas brancas e praias de águas cristalinas.
Localizada a aproximadamente 50 km de Barcelona, é o destino perfeito para passar um dia relaxando enquanto caminha pelas ruas do centro histórico, com seus belos exemplares arquitetônicos que misturam diferentes estilos.
Suas praias, como a Platja de les Barques e a Platja de Sant Pol, são de areia dourada e águas cristalinas, perfeitas para nadar, tomar sol e praticar esportes aquáticos.
Além de suas belas praias, Sant Pol de Mar oferece uma rica herança cultural e histórica. Um dos marcos mais importantes é a igreja de Sant Pau, um impressionante edifício gótico com vistas panorâmicas espetaculares do mar.
Os amantes da gastronomia também encontrarão muito para desfrutar em Sant Pol de Mar, pois a cidade é famosa por seus restaurantes que servem pratos tradicionais catalães e frutos do mar frescos.
Para quem quer experimentar a alta gastronomia, o renomado restaurante Sant Pau, fundado pela chef Carme Ruscalleda, foi estrelado com 3 estrelas Michelin em 2009, e atrai gourmets de todo o mundo.
Como chegar em Sant Pol del Mar saindo de Barcelona?
Para ir de Barcelona para Sant Pol del Mar, você pode contratar um passeio, como esta opção que inclui transporte ida e volta, e mais algumas atividades como caiaque na Costa Brava, mergulho com snorkel e almoço.
Para quem quer ir por conta própria, uma opção é ir de trem.
Pegue a Linha R1 (Rodalia de Catalunya) na estação Plaça Catalunya, Arc de Triomf ou El Clot-Aragó em Barcelona. Desembarque na estação Sant Pol de Mar. A viagem dura aproximadamente 1 hora.
Outra opção é pegar o ônibus interurbano da empresa Moventis Sarfa na estação rodoviária Barcelona Nord. A viagem de ônibus leva cerca de 1 hora e 15 minutos, dependendo do tráfego.
Tossa del Mar
Considerada uma das cidades mais bonitas da Costa Brava, Tossa del Mar fica a cerca de 100 km de Barcelona.
Um destino de praia e sol, mas com atrações turísticas diversas, principalmente as que estão no centro histórico, cercado pela antiga muralha.
Das torres do antigo Castelo de Tossa del Mar, construído no século XII no topo de uma colina para proteger a cidade, se tem uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região.
A praia mais bonita é a Cala es Codolar. E no mar paradisíaco as opções são os passeios de barco, caiaque ou mergulho. Há, ainda, o Museu Municipal, que conta com um acervo de obras de diferentes artistas europeus.
Mas o melhor a fazer em Tossa del Mar é se perder pelas ruas estreitas, com casas de pedras e muitas construções charmosas, especialmente na parte histórica e no bairro La Roqueta.
Como chegar em Tossa del Mar saindo de Barcelona?
Chegar a Tossa de Mar saindo de Barcelona é relativamente simples. Você pode optar por um serviço de excursão, que vai fazer o translado e por vezes incluir alguma atividade. Algumas opções são:
- De Barcelona: Excursão de um dia a Tossa de Mar com tempo de praia
- De Barcelona: Passeio de um dia pela Costa Brava (inclui parada em Lloret de Mar e Tossa de Mar)
De ônibus, pegue o veículo operado pela empresa Sarfa na estação rodoviária Estació del Nord em Barcelona. A viagem leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Outra opção é combinar trem + ônibus. Pegue o trem R1 (Rodalia de Catalunya) na estação Plaça Catalunya, em direção a Blanes. Desça na estação Blanes – a viagem dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Da estação de Blanes, pegue o ônibus Línia 1 operado pela Empresa Pujol até Tossa de Mar. A viagem de ônibus leva cerca de 30 minutos.
Tarragona
Tarragona é uma cidade portuária e foi um dos grandes marcos do Império Romano fora da Itália. Fica localizada a apenas 83 km de distância de Barcelona e é mais um destino histórico que vale um bate e volta.
Essa era a antiga capital da província romana de Hispania Tarraconensis, então Tarragona abriga uma impressionante coleção de ruínas romanas.
Entre elas, temos o Anfiteatro de Tarragona (século II), o Circo Romano (século I), as Muralhas Romanas e o Aqueduto Pont de les Ferreres, que podem ser visitados ainda hoje e são Patrimônios Mundiais da UNESCO.
A cidade velha, ou Part Alta, é um labirinto encantador de ruas estreitas e praças pitorescas, onde se pode explorar catedrais góticas, palácios medievais e muitos cafés e restaurantes.
No roteiro de um dia, não deixe de conhecer também a Catedral de Tarragona, a Plaza de la Font, a Plaza del Fórum, as muralhas construídas no século II aC. e a Rambla Nova, que é a rua mais famosa da cidade.
Além da herança histórica, Tarragona é famosa por suas praias, tornando-a um destino ideal também para os entusiastas do sol e do mar. Entre as principais praias, temos a Playa del Miracle e a Playa Larga.
Como chegar em Tarragona saindo de Barcelona?
Há opções de passeios com excursão de 1 dia inteiro, com retirada em Barcelona. Por exemplo, essa opção inclui um dia de passeio com transporte, incluindo parada em Tarragona e Sitges.
Caso prefira ir por conta própria, você pode usar o serviço de trem de alta velocidade (AVE). Desça na estação Camp de Tarragona, a viagem dura cerca de 30 a 40 minutos.
De lá, pegue um ônibus ou táxi para o centro da cidade de Tarragona, que está a cerca de 15 minutos de carro.
Outra opção é ir com o trem regional (Rodalies), que vai diretamente ao centro de tarragona. As linhas que atendem são: R14, R15, R16 ou RT2 da Rodalies de Catalunya.
Você pode embarcar nas estações Barcelona Sants, Barcelona Passeig de Gràcia ou Barcelona Estació de França. A viagem leva aproximadamente 1 hora e 15 minutos a 1 hora e 30 minutos.
PortAventura Park
PortAventura Park é um dos maiores e mais populares parques temáticos da Europa, localizado em Salou, próximo a Tarragona, Espanha.
Dividido em seis áreas temáticas – Mediterrània, Polynesia, China, México, Far West e SésamoAventura.
O parque oferece atrações para todas as idades, desde aventuras aquáticas quanto desafios em terra firme, cheios de adrenalina!
Há montanhas-russas, como a Shambhala e a Dragon Khan, shows ao vivo e atrações específicas para crianças.
Os visitantes também podem explorar restaurantes temáticos e outros ambientes imersivos que recriam culturas e paisagens de diferentes partes do mundo.
Como chegar em PortAventura Park saindo de Barcelona?
Há opções de passeios organizados por agências, que é uma forma cômoda de ir de Barcelona aos parques de Tarragona. Veja aqui algumas opções:
- De Barcelona: Ingresso e traslado para o parque temático PortAventura
- PortAventura e Ferrari Land: Passeio de um dia inteiro saindo de Barcelona
Caso prefira ir por contra própria, uma opção é ir de trem. Pegue o trem da linha R16 na estação Barcelona Sants, Barcelona Passeig de Gràcia ou Barcelona Estació de França em direção a PortAventura.
Desça na estação PortAventura, que é a estação mais próxima do parque. A viagem de trem leva aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Ferrari Land
Ferrari Land é outro parque de diversões perto de Barcelona, e não fica muito distante do PortAventura Park, por isso você pode pensar em combinar os dois no mesmo bate-volta.
Esse é um parque temático dedicado à Ferrari, a famosa marca italiana de automóveis. Inaugurado em 2017, Ferrari Land é uma experiência recomendada para os fãs de automobilismo e adrenalina.
Entre as principais atrações está a Red Force, a montanha-russa mais alta e rápida da Europa, que acelera de 0 a 180 km/h em apenas cinco segundos.
O parque também apresenta simuladores de corrida, experiências interativas e atrações inspiradas na história e na tecnologia da Ferrari. Há opções de diversão para todas as idades.
Além disso, Ferrari Land inclui áreas temáticas que celebram a arquitetura italiana e o legado da Ferrari, proporcionando uma combinação de velocidade, cultura e inovação.
Como chegar em Ferrari Land saindo de Barcelona?
Há opções de passeios organizados por agências, que é uma forma cômoda de ir de Barcelona aos parques de Tarragona. Veja aqui uma opção:
Caso prefira ir por contra própria, você vai fazer o mesmo caminho, como se fosse ao PortAventura.
Pegue o trem da linha R16 na estação Barcelona Sants, Barcelona Passeig de Gràcia ou Barcelona Estació de França em direção a PortAventura.
Desça na estação PortAventura, que é a estação mais próxima do parque. A viagem de trem leva aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Da estação PortAventura, é uma curta caminhada até Ferrari Land.
Vic
Vic é uma cidade histórica situada a aproximadamente 70 quilômetros ao norte de Barcelona, com um rico patrimônio cultural e arquitetônico.
O centro histórico está bem preservado, com ruas medievais, praças e monumentos antigos. Na Plaça Major, a principal da cidade, você vai encontrar mercados e eventos culturais.
Outros lugares para visitar na cidade são a Catedral de Sant Pere, com sua mistura de estilos arquitetônicos que vão do românico ao barroco, e o Templo Romano, um testemunho da antiga presença romana na região.
Vic também é famosa por sua cena gastronômica, destacando-se especialmente pelos embutidos e produtos locais.
O mercado semanal de Vic é um dos mais antigos e tradicionais da Catalunha, onde se pode encontrar uma variedade de produtos frescos, queijos artesanais e os renomados embutidos da região.
Como chegar em Vic saindo de Barcelona?
Você pode contratar um passeio com transporte. Há diversas opções disponíveis, em grupo ou privativos. Por vezes, esses passeios até incluem parada em outros vilarejos regionais.
- Barcelona: Besalú, Rupit e Vic – viagem particular de 1 dia
- Barcelona: Cidades Medievais com embarque no hotel (inclui Vic, Besalú, Santa Pau e Castellfollit de la Roca)
Girona
Localizada a aproximadamente 100 km de Barcelona, Girona tem mais de 2 mil anos de história e construções preservadas que encantam, com destaque para a Catedral em estilo barroco.
Em um dia na cidade, a dica é caminhar pelas ruas da chamada “cidade velha” e saborear pratos típicos em um dos muitos restaurantes.
Outros pontos turísticos são a Puente de Piedra, o Mosteiro de Sant Pere de Galligans, as casas coloridas suspensas sobre o rio Oñar e a muralha construída no século I a.C. com o objetivo de defesa da região.
Alguns lugares em Girona ficaram conhecidos também por terem sido cenários das gravações de episódios da série Game of Thrones.
Isso fez aumentar o número de turistas interessados em ver de perto os lugares que apareceram na série de TV.
Como chegar em Girona saindo de Barcelona?
A maneira mais cômoda é contratar um passeio de excursão, que vai te levar de Barcelona até Girona, para curtir a cidade por meio dia, ou dia inteiro. Veja algumas opções:
Também dá pra ir de trem de alta velocidade AVE saindo da estação Barcelona Sants, ou o trem regional da linha R11 com saída da estação Barcelona Sants, Barcelona Passeig de Gràcia ou Barcelona El Clot-Aragó.
Nos trens AVE, a viagem leva cerca de 38 minutos. Já os trens regionais levam cerca de 1 hora e 30 minutos para ir de Barcelona a Girona.
Begur
Begur, situada na Costa Brava, é outro vilarejo medieval que encanta os visitantes com suas paisagens.
Conhecido por suas praias e falésias, Begur é um verdadeiro refúgio natural, mas a experiência da visita a esse vilarejo combina também muita história.
O centro histórico de Begur é um labirinto de ruas estreitas e casas de pescadores coloridas, dominado pelo impressionante castelo medieval de Begur, de onde você pode apreciar uma vista espetacular.
A partir de Begur, você pode fazer também passeios de barco ao longo da costa, conhecendo paraísos famosos entre mergulhadores, como Sa Tuna e Aiguablava.
Como chegar em Begur saindo de Barcelona?
A maneira mais cômoda é contratar um passeio de excursão, que vai te levar de Barcelona até Begur. Existem opções de passeios que inclusive combinam visita a mais de um vilarejo da região.
Besalú
Besalú é um vilarejo medieval que fica a 130 km de Barcelona, e foi um importante centro comercial na Idade Média.
Muitas construções da época estão preservadas, o que faz com que Besalú seja um destino muito interessante para um bate e volta de Barcelona, com atrações suficientes para preservar um roteiro de 1 dia.
A Ponte Medieval fortificada, construída no século XII, é o principal símbolo da cidade, que foi declarada como Patrimônio Histórico Nacional.
A maior praça é a Plaza Prat de Sant Pere, com muitos cafés e restaurantes. Vale também a pena conhecer a Plaza de la Llibertad, onde está a Igreja de Sant Pere.
Em um roteiro de um dia é possível conhecer todos esses lugares com calma e aproveitar parte do tempo para andar sem rumo pelas ruas de Besalú, sentindo como se estivesse fazendo uma verdadeira viagem no tempo.
Como chegar em Besalú saindo de Barcelona?
A maneira mais cômoda é contratar um passeio de excursão, que vai te levar de Barcelona até Besalú.
Inclusive, algumas opções de passeio incluem paradas em outros vilarejos medievais como Vic, Tavertet e Castellfollit de la Roca.
- Barcelona: Museu Dali, Casa e Cadaques: tour guiado
- De Barcelona: Excursão de 1 Dia a Aldeias Medievais
Figueres e Museu Dalí
Famosa por ser a cidade onde nasceu o pintor Salvador Dalí, Figueres tem grande riqueza arquitetônica e muitas construções históricas, além de ser o local onde está um dos museus mais importantes do país: o Museu Dalí.
Para aproveitar bem um bate e volta de Barcelona, é preciso começar o dia cedo, pois a cidade fica a aproximadamente 130 km de Barcelona.
Comece seus passeios pela Plaza del Ayuntamiento, com seus arcos do século XVI. Hoje, essa é uma parte bem moderna da cidade, com muitas lojas, restaurantes e cafés.
A Torre Galatea, parte da fortificação que protegia a cidade e local onde Dalí passou os últimos anos de sua vida, é um dos cartões-postais da cidade.
Visite também o Castelo de Sant Ferran, uma das maiores fortalezas da Europa, além de ser o maior monumento da Catalunha.
Visite também a igreja de Sant Pere, construção do século X que é um dos edifícios mais antigos da cidade, e a Casa Natal de Salvador Dalí, onde ele nasceu e morou até os 8 anos de idade.
E deixe tempo no cronograma para visitar o principal atrativo de Figueres, o Teatro Museu Salvador Dalí, que foi totalmente idealizado, reformado e inaugurado pelo próprio Salvador Dalí, em 1960.
Você pode até contratar um guia para fazer um tour pela cidade, incluindo a visita ao Museu Dalí, o que pode ajudar a entender todos os simbolismos e história do atrativo.
Como chegar em Figueres saindo de Barcelona?
A maneira mais cômoda é contratar um passeio de excursão, que vai te levar de Barcelona até Figueres, por vezes combinando com para em outros destinos. Veja uma opção:
- Barcelona: Museu Dali, Casa e Cadaques: tour guiado
- De Barcelona: Excursão de 1 Dia a Girona, Figueres e Cadaqués
Cadaqués
Cadaqués fica a 170 km de Barcelona, já perto da divisa com a França. A cidade tem um mar com água azul que contrasta com as casas brancas da antiga vila de pescadores, formando um dos cenários mais bonitos da região.
No passado, era o destino de veraneio de grandes nomes como Miró, García Lorca e Picasso. E, mesmo se tornando uma cidade turística muito visitada, não perdeu seu charme.
Marcando a entrada da cidade, fica um arco medieval que fazia parte da muralha fortificada – da qual resta apenas a torre de vigia.
Como sua vizinha Figueres, Cadaqués também tem uma forte relação com o espahol Salvador Dalí. Um de seus principais atrativos turísticos é a Casa-Museu Salvador Dalí, no distrito de Port Lligat, onde o pintor morou.
Além, é claro, das praias. A mais central é a Playa Grande. Bem perto fica também a Playa Es Sortell e a Playa es Pianc, a melhor para assistir ao pôr do sol.
Como chegar em Cadaqués saindo de Barcelona?
Geralmente, para não ter que se preocupar com transporte, a maioria dos turistas escolhe uma excursão de 1 dia para ir a Cadaqués.
Há algumas opções, inclusive combinando Cadaqués com outros destinos perto de Barcelona:
Para ir por conta própria, você pode ir de ônibus (empresa Sarfa). Embarque na Estació del Nord em Barcelona, e considere que a viagem vai levar aproximadamente 2 horas e 30 minutos a 3 horas, com bom trânsito.
Outra opção é combinar trem + ônibus. Pegue um trem na estação Barcelona Sants ou Passeig de Gràcia em direção a Figueres. Prefira viajar com o trem de alta velocidade AVE (55 minutos) do que com o trem regional (2 horas).
Ao chegar em Figueres, pegue um ônibus da empresa Sarfa para Cadaqués. A viagem de ônibus leva cerca de 1 hora e 15 minutos.
Lleida (Lérida)
Lleida, situada na região da Catalunha, é uma cidade menos conhecidas pelos turistas brasileiros, mas é um destino repleto de história e cultura.
A cidade é conhecida por seu impressionante conjunto arquitetônico, com destaque para a Catedral de la Seu Vella, com suas torres e claustros góticos, que resistem como um símbolo da herança medieval de Lleida.
Historicamente, o local serviu como fortaleza e catedral, e por estar estrategicamente localizada no alto de uma colina, quando visitar você pode apreciar uma bela vista da cidade.
Além da Seu Vella, você pode conhecer também o Palácio da Paeria, sede do governo municipal, com arquitetura românica civil, e onde hoje funciona um museu sobre a história da cidade.
Como chegar em Lleida saindo de Barcelona?
Para fazer um bate e volta em Lleida saindo de Barcelona, a melhor opção é usar o trem de alta velocidade (AVE). Pegue o trem na estação Barcelona Sants em direção a Lleida-Pirineus. A viagem leva aproximadamente 1 hora.
Zaragoza
Zaragoza, ou Saragoça é a capital da região de Aragão. Situada às margens do rio Ebro, tem diversas opções de turismo cultural e gastronômico.
Você pode aproveitar um dia em Saragoça para conhecer a Basílica del Pilar, uma igreja barroca que domina o horizonte da cidade, e é um dos santuários mais importantes da Espanha dedicado à Virgem Maria.
Outro marco icônico é o Palácio da Aljafería, um palácio fortificado do século XI que representa uma das melhores realizações da arquitetura islâmica na Península Ibérica.
Você pode conhecer o palácio com uma visita guiada, para entender mais os simbolismos e arquitetura.
Saragoça também é famosa por suas tapas e vinhos locais, que podem ser desfrutados em bares e restaurantes espalhados pelos bairros históricos como El Tubo.
Como chegar em Zaragoça saindo de Barcelona?
Para aproveitar o bate e volta saindo de Barcelona, use o sistema de trens de alta velocidade (AVE), assim você economiza tempo no deslocamento entre as cidades.
Pegue o trem AVE na estação Barcelona Sants em direção a Zaragoza-Delicias. A viagem de trem AVE leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos a 1 hora e 45 minutos.
Cidades francesas próximas a Barcelona
Explorar cidades próximas a Barcelona que ficam na França é uma excelente opção para quem deseja expandir sua experiência de viagem e conhecer um pouco mais da rica diversidade cultural europeia.
A proximidade geográfica entre a Catalunha e o sul da França abre essa possibilidade de fazer viagens de um dia e desfrute de paisagens, arquitetura e gastronomia da França, sem precisar se afastar muito de Barcelona.
Algumas cidades podem ser visitadas de carro, já outras de trem ou ônibus.
Aqui estão algumas cidades encantadoras na França que podem ser exploradas em uma viagem de bate e volta a partir de Barcelona:
- Perpignan: cidade que combina as culturas catalã e francesa, e fica a apenas cerca de 2 horas de carro de Barcelona
- Collioure: vilarejo costeiro a aproximadamente 2 horas de carro de Barcelona
- Carcassonne: cidade medieval situada a cerca de 3 horas de carro de Barcelona, famosa por sua impressionante cidadela, uma das mais bem preservadas da Europa. Veja aqui o que fazer em Carcassone
- Narbonne: cidade com raízes romanas, a aproximadamente 2 horas e 30 minutos de carro saindo de Barcelona
Quer saber mais detalhes sobre essas e outras cidades francesas que são uma opção de lugar para visitar perto de Barcelona? Então confira nosso post sobre cidades francesas que ficam perto de Barcelona.
Bate e volta saindo de Barcelona – continue planejando sua viagem!
Dentre tantas opções incríveis de lugares para visitar nos arredores de Barcelona, agora é só escolher um destino e planejar seu roteiro de bate e volta saindo de Barcelona!
E para continuar planejando sua viagem pela Espanha, confira outros posts que já temos publicados no blog sobre diversos destinos espanhóis:
- Onde se hospedar em Barcelona: melhores bairros
- Visita ao Parc Guell Barcelona
- Visita ao Palau de la Musica Catalana Barcelona
- O que fazer em Madrid: principais atrações
- Onde se hospedar em Madrid
- Principais museus de Madrid
- Cidades perto de Madrid para um bate e volta
- Roteiro Andaluzia: 7 dias e 8 noite
- Roteiro em Córdoba em 1 dia ou mais
- Pontos turísticos de Sevilha
- Rota dos Pueblos Blancos da Andaluzia
- Alhambra de Granada: como é a visita
- O que fazer em Valência na Espanha
- Toledo na Espanha: o que fazer por lá em 1 dia
- Cidades na Espanha para colocar no roteiro
- Comida típica da Espanha para provar na viagem
Onde ficar em Barcelona: hotéis que valem a pena
- Hospedagens caprichadas (diárias acima de R$1000):
- Hospedagens com diárias entre R$401 e R$999:
- Hospedagens com bom custo benefício (diárias até R$400):
- Hostels
Planeje sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.