Volendam, a vila de pescadores mais charmosa da Holanda
O que fazer em Volendam | Dizem que os pescadores sabem os segredos mais profundos do mar. Dizem também que os vilarejos que eles escolhem para morar guardam uma mística qualquer, que conecta o homem e a água.
Talvez esse seja o segredo de Volendam, uma antiga vila de pescadores e um dos lugares mais apaixonantes da Holanda. Na hora de planejar o que fazer em Volendam, esqueça os roteiros prontos.
A cidade é pequena e cheia de encantos, cercada de uma atmosfera muito romântica. Um destino perfeito para quem viaja com o espírito explorador e também para quem quer viajar de mãos dadas com o amor!
Volendam Holanda: porque você precisa conhecer
Volendam fica bem às margens do Lago Issel, na Província da Holanda do Norte.
O principal ponto de referência na cidade é o píer, que tem a alma e a simplicidade da vila de pescadores, com barcos a vela, gaivotas, cheiro de peixe sendo servido bem fresco nas barraquinhas de comércio local.
Para quem, como eu, adora a energia de quem leva a vida perto da água, Volendam parece mesmo um destino impossível de resistir, não é?
Esqueça os mapas: a cidade é mesmo muito pequena e vai ser muito divertido explorar cada cantinho da bonita Volendam em uma tarde (ou mesmo em um dia, se você tiver mais tempo).
Na verdade, depois de chegar em Volendam, duvido que você queira ir embora!
Vai para a Holanda? Veja ofertas de hospedagem em Amsterdam!
O que fazer em Volendam?
Chegamos em Volendam depois do almoço, com planos de passar a tarde por lá. Estávamos de carro e logo percebemos que passear pela pequena cidade dispensa o veículo.
Na rua principal do porto, inclusive, a circulação de carros é completamente proibida. Voltamos e estacionamos um pouco afastados do porto, onde estava mais fácil de encontrar vagas na rua.
Viemos caminhando até o porto, num passeio que duraria menos de 10 minutos – se eu não tivesse parado tanto para fotos!
Volendam já começava a me encantar com o charme e romantismo das ruas pequenas, canais e a bonita arquitetura de casas coloridas.
E quem pensa que a Holanda é igual de cima a baixo, se engana profundamente! Apesar de ser um país bem pequeno, a diversidade cultural é enorme.
Volendam é uma prova disso, com seus trajes típicos e tradição católica (bem pouco comum no norte do país).
Outro fato marcante é a gastronomia com cheiro de mar, que combina com o charme dessa vila de pescadores com pouco mais de 22000 habitantes, que vem preservando sua essência desde sua fundação, no século XVII.
O que fazer em Volendam: Passeie pelo antigo porto
O porto de Volendam foi com certeza a região que mais gostei na cidade. É verdade que o calçadão da rua Zuideinde, a principal do porto, que circunda as margens do lago Issel, estava completamente repleta de turistas.
Chegamos perto da hora do almoço e tinha muita gente na rua e nos restaurantes do porto.
A loja da Cheese Factory Volendam, uma famosa franquia de queijos holandeses, que é referência na área do porto de Volendam, estava completamente lotada.
Volendam é uma vila pitoresca e linda na Holanda e esse pequeno paraíso já foi descoberto pelos turistas.
E quando é assim, não tem jeito: vai ter lotação. Mas, apesar de tanto movimento, consegui encontrar uma paz em Volendam que fazia tempo que eu não sentia.
Talvez tenha sido pelo prazer de conhecer um lugar sem roteiro, depois de tantos dias viajando por cidades maiores como Amsterdam, Haia e Rotterdam.
Ou a vista do Lago Issel com suas águas calmas, que a gente admirou sentado nos bancos bem em frente à água.
Ou ainda o passeio pelo dique, seguindo bem depois dos barcos atracados, onde já não tinha mais nenhum turista ou local.
Um cantinho em Volendam pra chamar de meu, onde eu pude admirar a beleza do porto de um novo ângulo.
Não sei exatamente o que foi, ou se foi uma combinação de tudo isso. Mas foi aqui que me apaixonei por Volendam!
O que fazer em Volendam: Experimente a gastronomia
De volta para o movimento da rua Zuideinde, bateu aquela vontade de fazer um lanchinho. E se você gosta de peixes e frutos do mar, Volendam é o lugar certo para você visitar na Holanda.
Passeando pelas margens do Lago Issel, você vai encontrar muitos restaurantes e algumas barraquinhas de rua, servindo pratos e petiscos preparados com os peixes fresquinhos, pescados ali mesmo!
Minha dica é experimentar o kibbeling, o prato mais tradicional em Volendam.
É um petisco de peixe empanado servido com um molho que é de comer rezando! Também provamos calamaris, anéis de lula empanados e muito deliciosos!
Outros destaques da culinária em Volendam são o haring (arenque fresco servido no pão) e o paling (enguia defumada servida no pão), que fazem o maior sucesso entre os holandeses.
Os camarões de Volendam (prawns) também pareciam bem apetitosos, além de bem grandinhos!
O que fazer em Volendam: Descubra encantos pelas ruas
Depois da comida, era hora de explorar Volendam. Câmera na mão, fui entrando e saindo de ruas, fotografando tudo que eu achava bonito ou geométrico.
E isso é bem fácil em Volendam, já que a cidade tem charme e uma arquitetura linda!
Casas pequenas e coloridas, igrejas cheias de história, canais, muitas árvores e flores que explodiam no auge da primavera. Volendam é encantadora!
Um destino ideal para quem quer passear com o amor ou andar pelas ruas com o espírito explorador: pode tudo em Volendam.
Quem quer conhecer um pouco da história pode visitar o Museu de Volendam (rua Zeestraat, 41), que conta a história da vila que é uma das poucas cidades católicas do norte da Holanda.
Outra opção de passeio cultural é espiar as várias lojas de trajes típicos, uma das tradições de Volendam.
Quem quiser levar uma lembrança pra casa, pode pagar para tirar um retrato de época vestindo as roupas tradicionais dessa Volendam dos séculos passados.
Ah, em junho acontece o ‘Volendammer Weekend’, um fim de semana inteiro para se divertir com a atmosfera mais tradicional de Volendam.
As ruas ficam cheias de pessoas com as roupas típicas de Volendam e muito artesanato local. Outro festival similar acontece no primeiro final de semana de setembro.
O que fazer em Volendam: Arredores
Quem também gosta de explorar as cidades pela água, pode optar por alugar um barco no píer de Volendam, visitando a cidade e os arredores de um jeito inusitado e diferente.
De barco também você chega a Marken, um antiga ilha que hoje está conectada ao continente por uma ponte, e lá é possível aprender mais sobre a arte de confeccionar tamancos de madeira.
A viagem de Volendam a Marken que dura no máximo 30 minutos e é operada pela empresa Marken Express durante os meses quentes do ano.
Outro destino que cabe conhecer no mesmo dia é Edam, a cidade vizinha de Volendam que ficou famosa pela tradição do seu mercado de queijos, um dos mais famosos da Holanda.
Como chegar em Volendam?
Volendam fica a apenas 20km de distância de Amsterdam, o que facilita muito um bate e volta. No entanto, não há trem conectando as duas cidades.
É preciso fazer o percurso de ônibus, uma viagem que dura no máximo 20 minutos. A saída de Amsterdam é a partir da Estação Central de Amsterdam. Basta pegar o ônibus 326 (Volendam – Edam).
Você também pode optar por fazer uma excursão de um dia para conhecer Volendam, mais Edam (a cidade dos queijos) e Zaanse Schans (o parque de moinhos mais visitado da Holanda).
É um passeio ótimo pra ter um gostinho do interior da Holanda, sabe?
Você também pode fazer um passeio de barco entre as cidades holandesas de Volendam e Marken – veja ingressos com a empresa Tiqets.
Você também pode fazer igual a gente e explorar a Holanda de carro e por conta própria.
Alugamos o carro com a RentCars, e vou preparar um post super completo sobre toda a experiência de dirigir na Holanda. Aguardem 😀
Seguro viagem Holanda
Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
Quer mais dicas da Holanda?
Visitamos muitas cidades no país e preparamos posts sobre cada uma delas! Veja também nossas dicas para visitar:
| Delft | Haia | Rotterdam | Kinderdijk | Haarlem |
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Parabéns pelo post!
Você relatou que foi para Voledam de carro.
Eu também irei de carro.
É fácil estacionar lá?
Oi Monica, nos fins de semana sempre tem um movimento maior e as vagas de estacionamento ficam mais concorridas.
Nós fomos o mais próximo possivel da area do porto e então começamos a ir afastando e procurando vaga nas ruas.
Não foi muito complicado de encontrar vaga, mas quanto mais cedo vc chegar pela cidade, mais chance de encontrar uma vaga próxima do porto.
Grande Abraço e boa viagem!
Também fiquei 9 dias viajando por todas cidades litorâneas ou não, da Holanda e Bélgica, mas, me encantei com Volendam, comprei várias lembranças, e por mim, nunca mais voltaria ao Brasil, gosto de locais bucolicos, tranquilos, pretendo voltar.
Acho que essa é a definição: lugar bucólico, tranquilo, dá vontade de ficar por lá mesmo!
Quero a partitura da opereta VOLENDAM. Onde comprar?
Oi Arnildo, não trabalhamos com partituras!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!
Muito bom conhecer essas cidades fora dos roteiros tradicionais, que lugar mais lindo.
Fofura né? Voltamos apaixonados!
Estivemos lá poucos dias antes deste post sair… Realmente, uma cidadezinha muito encantadora, pra explorar tranquilamente, sem roteiro 🙂 Amei reviver Volendam com seu relato! 🙂