Lugares para visitar na Grécia: onde fazer turismo na Grécia

Com tantas opções de lugares para visitar na Grécia, é difícil escolher o que incluir no roteiro (especialmente se essa é a sua primeira vez no país).

Mas a promessa empolga qualquer pessoa planejando uma viagem pra lá:

O turismo na Grécia vai te levar para conhecer um país repleto de mitologias, ilhas paradisíacas, comida deliciosa e com o povo mais animado e acolhedor que já encontramos fora do Brasil.

Nesse post, queremos te apresentar várias opções de lugares turísticos na Grécia, para que você conheça suas opções.

Organizamos o post por região, com o Mapa da Grécia bem explicadinho, para que você entenda quais ilhas que ficam próximas uma das outras e o que faz sentido de incluir na mesma viagem.

Então, vamos às dicas? Amigos viajantes, bem-vindos ao sul da Europa, berço da civilização ocidental, terra onde nasceram os Jogos Olímpicos.

Vamos juntos planejar o que visitar na Grécia!

Navegue pelo post:

Planeje sua viagem para a Grécia

Quando ir?

Quanto tempo ficar na Grécia?

Seguro viagem Grécia

Como escolher quais ilhas gregas visitar?

Mapa da Grécia

O que visitar na Grécia: conheça os lugares que vale a pena incluir no roteiro

Atenas

Uma mistura de cores e sabores, antigo e moderno, história e mitologia – Essa é Atenas!

Primeira vez na Grécia - Atenas
Foto: Fui Ser Viajante

A capital da Grécia é um destino que entra em praticamente todos os roteiros no país. Primeiro, porque a cidade é a principal porta de entrada da Grécia, seja pelo ar (no Aeroporto de Atenas) ou pelo mar (no Porto dos Piraeus).

E mesmo que seu interesse seja visitar as ilhas gregas, a passagem por Atenas é quase obrigatória, já que a maioria dos voos passam por Atenas para uma conexão.

Então, aproveite que está em uma das cidades mais impressionantes e históricas do mundo e separe uns dias para visitar os principais pontos turísticos de Atenas, e provar a autêntica comida grega nos restaurantes.

Para os amantes de história e mitologia, o passeio em Atenas será incrível. Desde a Acrópole no alto da colina, até os vários sítios históricos espalhados pela cidade, Atenas é um museu a céu aberto.

Com um bilhete combinado, é possível gastar 30 euros para conhecer os 7 sítios históricos mais importantes: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.

No centro da cidade, os bairros de Plaka e Syntagma também rendem passeios interessantes. a que dividem o quarteirão com prédios do governo. Essa é Atenas!

Santorini

Como não morrer de amores pela ilha de Santorini? A mais romântica de todas as ilhas gregas é um lugar para se apaixonar, para admirar as cores de um sol que se põe no infinito mar azul.

O que fazer em Santorini - roteiro de um dia
Foto: Fui Ser Viajante

É para se encantar com as curvas das escadarias que descem de Thira até o porto, e para se perder de norte a sul com os cenários espetaculares da caldeira do vulcão.

Foi a primeira vez que mergulhei em uma praia onde não havia areia, e sim pedras de origem vulcânica.

Santorini tem praias exóticas, que fogem do padrão que estamos acostumados e ganham tons vermelhos, brancos, pretos.

Tem gente que fala que as praias de Santorini não são bonitas. Mas eu, particularmente, achei incrível a experiência de conhecer esses cenários tão únicos nas praias da ilha.

Grécia pela primeira vez - Santorini
Foto: Fui Ser Viajante

E como esquecer aquele pôr do sol em Óia? E do azul do mar que encobre a caldeira do vulcão adormecido?

Santorini é um cenário maravilhoso atrás do outro. Ficamos em Santorini somente um dia e duas noites, mas o encanto e a vontade de voltar estão durando pra sempre!

Leia mais: Onde se hospedar em Santorini: 5 pousadas incríveis

Zakynthos

Há alguns anos, muita gente não fazia ideia de que Zakynthos existia. Uma ilha pouco conhecida, menos visitada, fora do circuito principal de turismo da Grécia.

Mas tudo mudou quando a praia de Navagio foi eleita, por repetidos anos, como praia mais bonita do mundo.

Desde então, essa pitoresca ilha mergulhada no Mar Jônico começou a ganhar admiradores e visitantes.

Grécia pela primeira vez - Zakynthos

Mas nada que tire o sossego de quem visita a ilha paradisíaca em abril, como nós fizemos, antes do grande boom trazido pela alta estação no verão.

O mar fica um pouco mais gelado, mas as praias ficam consideravelmente mais desertas: a combinação perfeita de clima ameno e destino paradisíaco.

Leia também: Praias de Zakynthos: guia completo

Ilha Marathonisi - guia de praias de Zakynthos
Foto: Fui Ser Viajante

Passamos três dias na ilha, descobrindo que Zante, ou Zakynthos, tem muito mais belezas para visitar que a paradisíaca Navagio Beach – que sorte a nossa!

Lugares para visitar na Grécia numa primeira viagem: como ficou nosso roteiro na Grécia

Ah, como não se encantar com esse país incrível? Com tantos lugares para visitar na Grécia, fica até difícil escolher o que incluir na viagem, e por isso esse foi um dos roteiros mais difíceis que já montei pra gente.

Na nossa primeira viagem à Grécia, passamos oito dias e sete noites na Grécia. Nosso roteiro na Grécia incluiu a capital Atenas e as ilhas de Santorini e Zakynthos. Foi uma experiência inesquecível.

Mergulhamos nos deliciosos sabores da culinária grega e no mar azul maravilhoso das ilhas. Fomos envolvidos com a animação e simpatia de um povo que nos recebeu muito bem em todas as partes.

Atenas: 3 dias

Passamos por Atenas em dois momentos da viagem. Primeiro, tivemos uma conexão longa (quase 12 horas) entre o voo que nos trouxe de Roma e o voo que nos levaria até Santorini.

Com um dia inteiro para explorar a cidade, fomos até o centro para tentar visitar a Acrópole.

Chegando lá, descobrimos que a entrada custa 20 euros, mas existe também um bilhete combinado, válido por 5 dias, que custa 30 euros.

Esse bilhete permite visitar a Acrópole e mais 6 sítios históricos na cidade: Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.

Como só voltaríamos a Atenas depois de cinco dias, pensamos na economia e deixamos para visitar a Acrópole outro dia. Tentamos visitar o Museu da Acrópole, que também estava fechado. O que fizemos?

Grécia pela primeira vez - Atenas
Foto: Fui Ser Viajante

Exploramos o centro de Atenas, passeando pelos bairros de Plaka e Syntagma. Um passeio delicioso e descompromissado, com muita beleza!

A primeira impressão de Atenas não podia ser melhor, explorando os bairros mais alegres da cidade, numa mistura de cores e sabores, antigo e moderno, história e mitologia – tudo dividindo o quarteirão com prédios do governo.

Essa é Atenas!

Na segunda passagem pela cidade, ficamos 3 dias em Atenas e visitamos todas as atrações do bilhete combinado, além do Museu da Acrópole. Além disso, tivemos bons momentos pelas ruas e restaurantes da cidade.

Santorini: 1 dia

Tivemos um dia na ilha, com ecerteza um dos lugares para visitar na Grécia mais desejado por casais em viagem.

Ter ficado só um dia em Santorini esse é meu maior arrependimento dessa viagem. Infelizmente, é muito pouco. Queria ter ficado mais, visitando cada cantinho com mais calma.

A Ilha de Santorini é grande e tem muito a oferecer. O mais indicado é alugar um carro (ou moto) para explorar a ilha de ponta a ponta. Vai por mim: vale a pena.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Zakynthos: 3 dias

Ficamos 3 dias em Zakynthos e eu amei cada segundo nessa ilha!. As paisagens mais bonitas, as praias mais lindas, o azul mais inacreditável no mar.

Essa ilha foi a realização de um sonho que eu nem sabia que tinha! Que sorte a minha de ter mudado todo o nosso cronograma só pra conseguir visitar esse paraíso!

Nossas impressões sobre a Grécia

A Grécia é azul.

Azul é a cor que não sai da minha cabeça: quando eu lembro do mar perfeito de Zakynthos, dos telhados das casinhas brancas na encosta da caldeira do vulcão em Santorini, e dos amuletos e olhos-gregos nas feiras de rua em Plaka.

A Grécia é simpática. Na cortesia que sempre ganhávamos nos restaurantes, com um brinde de doce tradicional da região. É animação, música, alegria. E acima de tudo, a Grécia é histórica, mitológica, lendária.

E é barata! Viajar pela Grécia é um alegria para os olhos, ouvidos e bolso de qualquer viajante!

A Grécia nos surpreendeu em todos os sentidos. Conhecemos um povo animado, simpático e muito, muito parecido com o brasileiro.

Um povo que luta por seus direitos, que faz greve e para a capital inteira – o que atrapalhou um pouquinho o último dia da nossa viagem, mas me fez entender que todo lugar do mundo, por mais “perfeito” aos nossos olhos, tem suas crises e problemas.

Cada viagem me ensina que o mundo é muito mais parecido que a gente imagina, mesmo em suas dessemelhanças.

A viagem teve momentos incríveis, como o mergulho em Navagio Beach, e a visita à Acrópole.

No lindo Museu da Acrópole, uma lágrima escorreu ao lembrar e aprender quanto esse país sofreu ao longo dos anos, com saques e roubos de outras nações, que buscavam as riquezas milenares de história da Grécia Antiga.

Comemos os pratos deliciosos da comida grega, preparados no seu local de origem, o que dinheiro nenhum no mundo pode pagar.

Nos divertimos tentando decifrar o alfabeto grego nas placas e letreiros, mas nunca nos perdemos – em um país onde todos também falam inglês, e onde todas as informações importantes estão traduzidas.

Tudo é feito e pensado para receber o turista, uma das maiores fontes de renda da Grécia.

Temos vários posts aqui no blog, com dicas de lugares para visitar, dicas de restaurante, hospedagem, deslocamentos, e muito sobre o que ver na Grécia.

Esperamos que esses posts ajudem você a planejar seu turismo pela Grécia, e que você também se encante por esse país maravilhoso.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Que post mais lindo 🙂 Dá pra sentir o seu amor pela Grécia em cada linda desse texto, dá para sentir a sua emoção de ter realizado essa viagem e explorado esse destino. Dá pra sentir a sua angústia de ver um lugar que parece perfeito, mas assim como tudo na vida – não é perfeito e tem os seus problemas.

Quero ser viajante na Grécia 🙂

Klécia disse:

A Grécia me apaixonou mesmo, Mayte! Que vontade de voltar! Enquanto isso, a gente viaja junto por aqui 🙂