O que fazer em Belo Horizonte: principais atrações para 2 dias
Nesse post, você vai encontrar o resumo perfeito sobre o que fazer em BH em um final de semana! Isso mesmo, um roteiro com dicas de o que fazer em Belo Horizonte em 2 dias, perfeito para a sua primeira vez na cidade!
E falo isso porque foi o roteiro que nós usamos na nossa primeira viagem na cidade (com algumas adaptações para ficar ainda mais redondinho para quem for viajar depois da gente).
Índice – clique e navegue pelo post:
Quanto tempo ficar em Belo Horizonte?
Esse roteiro de 2 dias em Belo Horizonte é perfeito para quem vai ficar um final de semana em Belo Horizonte, e quer conhecer as principais atrações da cidade.
Mas preciso te avisar que 2 dias em BH é muito pouco para tudo que a cidade tem para oferecer!
Gastronomia, cultura, arte – em um final de semana a gente só consegue ter uma pequena amostra de toda riqueza desse Belo Horizonte!
Se você pode dispor de mais tempo, o ideal seria ficar de 3 ou 4 dias em Belo Horizonte, assim você consegue aproveitar com mais calma os pontos turísticos, e aproveitar a gastronomia.
Com mais tempo, dá até pra incluir um bate e volta em uma cidade perto de BH no roteiro, como Inhotim, Serra do Cipó ou Ouro Preto.
Mas se você também só tem um final de semana para curtir BH, aproveite essas dicas e faça render ao máximo seu tempo na cidade!
Procurando hotel em Belo Horizonte? Veja ofertas no Booking.com
O que fazer em Belo Horizonte em 2 dias: roteiro sugerido
Uma cidade planejada que conseguiu imprimir sua identidade sobre as ruas perfeitamente desenhadas e praças com design europeu.
Veja nossa sugestão de roteiro para o que fazer em Belo Horizonte em 2 dias:
O que fazer em Belo Horizonte – dia 1:
- Praça da Liberdade e Circuito Cultural
- Mercado Central
- Café Palhares – almoço tradicional mineiro
- Passeio no Mercado Novo
- Tour de bares na Savassi
O que fazer em Belo Horizonte – dia 2:
- Parque Municipal e Feira de Artesanato da Afonso Pena (só aos domingos)
- Almoço no Chopp da Fábrica Pampulha
- Lagoa da Pampulha e Complexo Arquitetônico da Pampulha
- Happy Hour e noite: restaurantes e bares da Avenida Fleming
Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte: conheça as atrações
Praça da Liberdade e circuito cultural
A Praça da Liberdade é um dos maiores cartões-postais de Belo Horizonte, e não é pra menos.
A praça é linda, com seus jardins desenhados com inspiração francesa, e o corredor de palmeiras imperiais que conduz os visitantes até o emblemático Palácio da Liberdade.
Além das fontes e bonitos prédios históricos que rodeiam a praça.
Para deixar tudo mais interessante, essa praça que foi planejada desde a inauguração da cidade, para ser o centro da vida social de Belo Horizonte.
Os prédios históricos ao seu redor, que antes serviam a órgãos do governo, foram transformados em museus e centros de arte.
Hoje, os arredores da Praça da Liberdade constituem o maior centro cultural do país, com 15 atrações em funcionamento e mais algumas já planejadas para entrar em operação.
Um lugar que reúne arte e cultura mineira, de Belo Horizonte para o mundo.
Se quiser, pode passar todo o final de semana somente visitando as atrações do circuito cultural em BH.
Entre os museus que ficam no entorno da praça, quero destacar dois:
- o Memorial Minas Gerais Vale, que funciona no antigo prédio da Secretaria de Fazenda de BH;
- o CCBB BH, que funciona no prédio construído para ser a sede da Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais e que foi, posteriormente, a sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais e da Procuradoria Geral do Estado.
Para ambos os museus, a entrada é gratuita e vale a pena tanto pela arquitetura quanto pelo rico acervo do museu.
Mercado Central de Belo Horizonte
O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos lugares mais viistados da cidade, procurado tanto por moradores quanto por turistas.
Conhecer o Mercado Municipal é um jeito incrível de fazer uma imersão na cultura, provar comidas típicas e comer muito bem em BH.
Movimento, variedade, animação. Desde os queijos dos mais variados, passando pelos temperos e até e artesanato: tem um pouco de tudo.
Há diversos restaurantes e bares onde você pode provar pratos tradicionais de Minas Gerais, e diversas barracas onde pode provar queijos, e fazer compras de quitutes mineiros para levar pra casa!
Café Palhares – almoço tradicional
Belo Horizonte é conhecida como a capital nacional dos bares, de tantos botequins que existem na cidade. E que tal, durante a sua visita a cidade, aproveitar para conhecer um dos endereços mais tradicionais?
O Café Palhares foi fundado em 1938, e é um ícone da gastronomia e da cultura de Belo Horizonte.
Foi nesse bar que surgiu um dos pratos mais icônicos de Belo Horizonte: o KAOL, acrônimo para “arroz, ovo, linguiça e Kachaça”.
Essa refeição simples e saborosa conquistou o coração dos belo-horizontinos, sendo servida em um ambiente acolhedor e nostálgico, que remete aos tempos antigos da cidade.
Se você quer mesmo viver uma imersão na cultural de Belo Horizonte, essa é uma ótima dica para conhecer um lugar que representa tão bem a gastronomia da cidade, e provar um prato típico de BH.
Mercado Novo de BH
Para continuar nosso passeio pelo centro de BH, vamos agora visitar o Mercado Novo de Belo Horizonte.
No passado, esse prédio era um mercado de produtos tradicionais, que passou um tempo abandonado, mas agora foi revitalizado, e se transformou em pólo gastronômico e ponto de encontro para os belos-horizontinos.
Muitas características antigas do local foram preservadas, como fachadas e identidades visuais da época.
Diversos empreendimentos abriram suas portas nos antigos corredores do mercado, e o mais legal é perceber que, ao passear pelos corredores, muitas fachadas e identidades visuais da época foram preservadas.
Você pode passar lá pra conhecer, ou aproveitar para tomar uma cervejinha ou drinks. Há diversas opções!
Nós aproveitamos para conhecer as cervejarias de Belo Horizonte que tem lojas no mercado: a Cervejaria Viela / Distribuidora Goitacazes e a Cervejaria Backer.
Tour de bares na Savassi
A Savassi é um dos bairros mais icônicos de Belo Horizonte quando se fala em vida noturna.
Com calçadas sempre agitadas, música ao vivo e uma grande variedade de opções, a Savassi é o destino ideal para quem procura o que fazer à noite em Belo Horizonte.
A área conta com uma vasta gama de bares que atraem um público variado, desde estudantes universitários até profissionais em busca de um happy hour descontraído.
Anote algumas dicas de bares para curtir na região da Savassi:
- Tip Top (fundado em 1929)
- Capapreta Tap House Savassi
- Redentor Bar
- Baiana do Acarajé
- The House Food & Fun
- Jack Rock Bar
Parque Municipal e feira da Avenida Afonso Pena
Como tudo em BH foi planejado, não podia faltar espaço para uma enorme área verde na cidade.
Bem no centro da cidade, você pode conhecer o parque municipal, com 3 lagos, vários espaços para recreação de adultos e crianças.
Lá as pessoas podem andar de bicicleta, remar em um barquinho ou só estender uma canga e relaxar na grama!
Demos uma volta no parque e ele é de fato muito bonito.
Se você visitar em um domingo, pode aproveitar para combinar a visita ao Parque Municipal com um passeio na feira da Avenida Afonso Pena, que acontece todo domingo bem em frente à entrada principal do parque.
A feira funciona das 6h-14h e é enorme! As barracas são divididas por setores: gastronomia, vestuário, artesanato, bijuterias, bolsas de couro e muito mais.
Você pode comer um pastel de feira frito na hora, ou aproveitar para experimentar o tradicional tropeiro de Minas.
Dica de segurança:
Como acontece em diversos outros centros de capitais brasileiros, vimos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social nessa região central de BH.
Então evite andar por ruas mais desertas, e evite caminhar pelas ruas sozinha à noite se não conhecer a região.
Visitar a Avenida Afonso Pena aos domingos pela manhã é uma ótima dica, porque você pode aproveitar todo esse movimento da feira, que traz bastante gente e aumenta o policiamento da região.
Almoço no Chopp da Fábrica Pampulha
Depois de passear na feira, pegamos um carro para ir até a região da Pampulha.
E aproveitamos para almoçar já nessa região, em um restaurante com vista para a Lagoa. Que tal?
Nossa escolha foi o restaurante Chopp da Fábrica, onde provamos o prato chefe da casa, o famoso o Mexidão.
Vem arroz, feijão, carne de sol, linguiça, torresmo, ovo frito e couve, tudo misturado e bem temperado.
Lagoa da Pampulha e Complexo Arquitetônico da Pampulha
Se dá pra dizer que Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer fizeram um ensaio antes da construção de Brasília, isso aconteceu aqui em Belo Horizonte, na construção do complexo arquitetônico da Pampulha.
Projetado para combinar natureza, arquitetura e arte, o complexo da Pampulha foi idealizado para ser mesmo um conjunto único.
A obra mais conhecida, a igreja de São Francisco, com arquitetura de Niemeyer e painéis de Cândido Portinari, é apenas uma das obras do circuito.
A volta completa na lagoa da Pampulha, ao longo dos seus 18 km, vai nos apresentado as demais atrações. Para percorrer tudo, é preciso estar de carro ou pelo menos de bicicleta.
Quer alugar um carro na sua viagem?
No site da RentCars você compara o preço de mais de 100 locadoras de veículos, e encontra rapidamente o melhor custo-benefício de aluguel de carro para sua viagem.
As curvas e desenhos de Niemeyer se misturam e se unificam com o espelho d’água da lagoa.
O Iate tênis clube de BH mais parece um barco a se lançar nas águas da Pampulha.
Tem também a Casa do Baile, com jardins desenhados por Burle Marx (hoje Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design) e o antigo cassino (onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha).
Tudo isso pertencia ao projeto inicial.
Com os anos, novos prédios foram sendo adicionados ao circuito, como o zoológico e os estádios do Mineirão e Mineirinho, além da Casa de Juscelino Kubitschek (transformada em museu).
O pessoal do blog Coisos on the Go fez um excelente relato sobre como é a visita à Casa Kubitschek, vale conferir.
Para conhecer todas as atrações do complexo arquitetônico da Pampulha, você ficaria facilmente um dia inteiro só nessa região de BH. Por isso, para caber em um final de semana, escolha as atrações que quer visitar.
Uma lida nesse post sobre o Circuito Turístico da Lagoa da Pampulha (blog Chicas Lokas) pode ajudar a montar um roteiro legal por lá.
Happy Hour e noite: restaurantes e bares da Avenida Fleming
Mais um pouco dos bares de Belo Horizonte, para fechar nosso roteiro de 2 dias, o que acha
Bem perto da Lagoa da Pampulhar temos a Avenida Fleming, que é um dos principais pólos gastronômicos da cidade.
Lá, recomendamos o Restaurante Bar & Boi, ou o restaurante Sô Madruga, que é um bar temático do Chaves.
Onde ficar em Belo Horizonte: hotéis que valem a pena
- Hospedagens caprichadas (diárias acima de R$900):
- Hospedagens com diárias entre R$401 e R$899:
- Hospedagens com bom custo benefício (diárias até R$400):
- Hospedagens econômicas (diárias até R$300):
Mais dias em Belo Horizonte? Descubra outros atrativos
Belo Horizonte nos surpreendeu com tantas atrações!
E se você tiver mais tempo na cidade, ou mesmo se quiser dar uma olhada em outros atrativos para quem sabe substituir alguma coisa que indicamos no roteiro sugerido, aqui tem mais dicas de o que fazer em Belo Horizonte:
Cervejarias de Belo Horizonte
Belo Horizonte é um berço de cervejarias artesanais, um destino perfeito para quem ama turismo cervejeiro!
Há diversas cervejarias na cidade, além de bares especializados onde você pode provar as melhores cervejas produzidas em BH.
Para você ter ideia da importância de Belo Horizonte dentro do cenário cervejeiro nacional, a cidade possui a única filial da América Latina da Hofbräuhaus, a famosa cervejaria alemã com sede em Munique.
Entre as cervejarias de Belo Horizonte, você pode provar as cervejas de:
- Cervejaria Wäls – uma das cervejarias artesanais mais conhecidas e premiadas do Brasil
- Cervejaria Backer – a Backer é uma das cervejarias mais tradicionais de Belo Horizonte, com uma diversidade de estilos.
- Cervejaria Albanos – cervejas artesanais que combinam tradição e inovação.
- Cervejaria Krug Bier – uma das pioneiras no mercado de cervejas artesanais de Belo Horizonte a produzir cervejas sem glúten no Brasil
- Cervejaria Verace – conhecida por suas cervejas artesanais de alta qualidade
Dá uma olhada nas cervejarias que visitamos em Belo Horizonte e veja se não vale a pena incluir um brinde com os amigos no seu roteiro na cidade!
Mirantes de BH
Belo Horizonte tem diversos mirantes, de onde você pode apreciar uma bela vista da cidade.
Vale a pena ir até um desses mirantes e entender porque a cidade se chama Belo Horizonte.
Anote alguns dos principais mirantes de Belo Horizonte:
- Mirante das Mangabeiras (no Parque das Mangabeiras) – localizado dentro do Parque das Mangabeiras, oferece uma vista privilegiada da cidade, cercado por natureza.
- Mirante do Mangabeiras – oferece uma vista panorâmica impressionante da cidade e é um dos mirantes mais populares de Belo Horizonte.
- Mirante da Praça do Papa – proporciona uma bela vista da cidade, especialmente ao pôr do sol, e é um local de fácil acesso dentro da cidade.
Ladeira do Amendoim
Bem ao lado da praça do Papa, você pode conhecer esse lugar tão curioso em Belo Horizonte.
A ladeira da rua do Amendoim garante a diversão dos turistas que passam por lá. É uma pequena ladeira, que oferece uma ilusão de ótica.
A brincadeira de todos é parar o carro com freio de mão na pequena ladeira e ficam bobos ao ter a impressão que o carro está “subindo a ladeira”.
Bate e volta a partir de Belo Horizonte
Se você tem mais dias em Belo Horizonte, uma ótima dica é combinar a cidade com destinos próximos.
Uma excelente opção é visitar Inhotim, localizado em Brumadinho, a cerca de 60 km da capital. Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo, combinando arte contemporânea e natureza de forma única.
Com vastos jardins botânicos e pavilhões de arte espalhados pelos jardins, é possível passar um dia inteiro, ou até dois dias explorando as obras e paisagens.
No blog da Alyssa Prado você também pode conferir dicas para visitar Inhotim.
Outra sugestão é conhecer Ouro Preto, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. A cidade histórica faz parte da Estrada Real e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.
Um roteiro em Ouro Preto inclui suas igrejas barrocas, ruas de pedra e rica história, ligada ao ciclo do ouro no Brasil.
Para quem gosta de viagens de carro, vale ler esse post do blog Mapa na Mão – eles fizeram um baita roteiro que começou em Ouro Preto, e se estendeu por Tiradentes, Chapada Diamantina e Trancoso na Bahia!
Mais dicas sobre o que fazer em BH?
Em nossas viagens, a gente sempre prefere qualidade ao invés de quantidade. Em BH não foi diferente: escolhemos visitar menos atrações e aproveitar a cidade sem pressa.
Claro que não deu pra ver tudo! A capital de Minas é uma cidade charmosa, cheia de opções gastronômicas, históricas e culturais para conhecer. Com certeza, Belo Horizonte merece mais que um final de semana!
Com nosso roteiro sem pressa de um final de semana em BH, deu curtir o básico da cidade.
É uma opção excelente para quem vai curtir BH pela primeira vez – com muitas possibilidade de ajustes e adaptações de acordo com sua preferência de viagem!
Continue planejando sua viagem a Minas Gerais
Aqui no blog temos diversos posts com dicas de outros passeios em Belo Horizonte, além de posts sobre outras cidades de Minas Gerais. Confira aqui e continue planejando sua viagem:
- 10 cidades românticas em Minas Gerais
- Cidades históricas em Minas Gerais
- O que fazer em Congonhas em Minas Gerais
- O que fazer em São Thomé das Letras MG
- Onde comer em Tiradentes MG
- Serra da Mantiqueira: principais cidades
- Cidades no Brasil para quem ama cerveja
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Olá!!! Esse roteiro está na ordem em que fizeram, ou seja, o deslocamnento é mais prático desse jeito???? Obrigada!!!
Oi Flávia, o post é uma lista das principais atrações para incluir no seu roteiro e não seguiu a ordem de visita, a ordem vai depender muito de onde você estará hospedada e a forma de deslocamento que você utilizará, de forma a otimizar os deslocamentos.
Grande Abraço e boa viagem!
Amei! Estivemos novamente nas cidades históricas e em Capitólio, mas novamente não deu para ir até BH, uma pena. Vou salvar para quando der de ir. Obrigada e beijos.