Restaurantes em Cartagena e pratos típicos para provar
Se você está planejando uma viagem para a Colômbia e quer dicas de onde comer em Cartagena, nesse post a gente vai te levar para explorar a culinária local, listando os restaurantes em Cartagena que a gente visitou e aprovou!
Além disso, vamos falar também sobre pratos de comida de rua de Cartagena, que você pode provar na sua viagem, já que essa é uma parte tão importante da gastronomia da Colômbia.
Ou seja: esse post está de lamber os dedos! Vamos para as dicas?
Ainda sem hospedagem em Cartagena das Índias? Veja as ofertas do Booking.com
Entendendo a gastronomia do Caribe Colombiano
A Colômbia é um país grande, com uma gastronomia que varia significativamente de uma região para outra.
No Caribe colombiano, onde Cartagena se localiza, os sabores são muito influenciados pela proximidade com o mar e pelas heranças culturais dos povos indígenas, africanos e espanhóis.
Entre as marcas registradas da culinária do caribe colombianos, podemos destacar a presença marcante de frutos do mar e peixes, e também o uso de raízes e frutas tropicais, que viram desde a base de pratos principais até molhos, caldas e sobremesas.
Ou seja, você precisa viajar preparado para encontrar uma verdadeira explosão de sabores, fruto de uma rica mistura cultural e do uso dos diversos produtos frescos, encontrados e produzidos nessa região do país.
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Restaurantes em Cartagena que visitamos e indicamos para você conhecer
1. La Cocina de Pepina
O restaurante La Cocina de Pepina, localizado no bairro de Getsemaní em Cartagena, é um dos lugares mais recomendados para quem deseja provar a autêntica comida tradicional da região caribenha da Colômbia.
O local é pequeno (são apenas 8 mesas no salão), e não fazem reserva, por isso é comum que você encontre uma fila se for na hora do almoço. A gente evitou essa fila indo fazer um almoço tardio, por volta das 14:30h-15h.
O restaurante honra o legado de Maria Josefina Yances Guerra, La Pepina, socióloga e cozinheira que realizou diversos trabalhos de pesquisas para entender e preservar as tradições da cozinha do Caribe colombiano.
Hoje, o restaurante atrai tanto turistas quanto chefs da cidade, que frequentam esse restaurante em Cartagena para provar pratos tradicionais, preparados de forma a ressaltar os sabores autênticos de cada preparo.
O restaurante serve sucos e cervejas locais, além de entradas, pratos fuertes (pratos principais) e sobremesas.
Nós escolhemos pedir direto os pratos principais, porque já estávamos cheios de fome. Escolhemos:
- o peixe do dia – um robalo assado, preparado de forma simples, mas saborosa, e
- a posta cartagenera, uma carne extremamente macia e suculenta, envolvida em um molho que representa perfeitamente a fusão de influências culturais da região.
La Cocina de Pepina também tem uma decoração acolhedora, com diversos itens que representam a história da região. É um restaurante imperdível para os amantes da boa gastronomia que visitam Cartagena.
Endereço: Cl. 25 #9a-06 local 2, Getsemaní, Cartagena de Indias
2. La Cevichería
La Cevichería Cartagena é um restaurante especializado em ceviches, um prato típico da culinária latino-americana, especialmente popular em países costeiros.
Fundado pelo chef Jorge Escandón, o restaurante rapidamente se tornou uma referência em Cartagena para quem busca pratos frescos e autênticos, preparados com ingredientes locais e técnicas tradicionais.
Este restaurante ficou famoso após ser visitado por Anthony Bourdain, renomado chef, escritor e apresentador de programas de culinária e viagens, conhecido por explorar culturas através da gastronomia em suas séries “No Reservations” e “Parts Unknown”.
Bourdain visitou Cartagena durante as gravações de “No Reservations” em 2008, e um dos destaques de sua visita ao restaurante La Cevichería, no bairro de San Diego.
Ele destacou o trabalho do chef Jorge Escandón, dizendo que o ceviche era a comida perfeita para comer no calor de Cartagena, e que o ceviche de lagosta como um dos melhores pratos que ele provou em Cartagena.
A proposta do restaurante é simples: oferecer ceviches frescos, preparados na hora, com frutos do mar pescados no dia e temperos que destacam os sabores caribenhos.
O ambiente descontraído e a localização charmosa, bem coladinho na praça mais importante do bairro, tornam o local uma parada obrigatória para turistas e moradores.
Endereço: Calle Stuart por el hotel Santa Clara Calle 39 #7 14, Provincia de Cartagena
3. Alquímico
Se você estiver em Cartagena e quiser experimentar o melhor da coquetelaria sul-americana, o Alquímico é, sem dúvida, o lugar para estar.
Esse é um dos bares mais badalados de Cartagena, listado entre os melhores do mundo em diversas premiações.
Pra você ter uma ideia, em 2023 o Alquímico ganhou como Melhor Bar do Mundo no Spirited Awards, e 9o lugar na lista dos 50 Best Bars do mundo (o primeiro sul americano a aparecer na lista).
Fundado em 2016 pelo franco-vietnamita Jean Trinh, o Alquímico abriu as portas no primeiro andar de uma mansão colonial no centro histórico de Cartagena, dentro da cidade amuralhada.
Dois anos depois, Trinh comprou uma fazenda em Filandia, na região cafeeira da Colômbia, para produzir ingredientes frescos e orgânicos direto para o seu bar, iniciando um conceito batizado de farm-to-bar.
Hoje o bar funciona em três pisos, cada um com um conceito e carta de drinks diferentes. Você pode curtir a noite circulando entre os pisos e provando drinks diferentes, dentro de cada proposta.
No primeiro andar, chamado de Inferno, você encontra coquetéis inspirados na cultura colombiana, com ingredientes locais. Esse foi nosso andar favorito, com música e atmosfera animada.
Ao subir para o segundo andar, o Purgatório, o clima começa a mudar.
Aqui, os coquetéis são mais refinados, trazendo receitas clássicos e um ambiente mais tranquilo, perfeito para quem deseja aproveitar a noite com mais calma.
Por fim, no topo da experiência, está o terceiro andar, o Céu, que funciona no rooftop do prédio, e oferece uma vista linda da cidade!
- Endereço: Calle del Colegio #34-24, Centro, Cartagena das Índias, Colômbia
4. Celele
Celele é um dos restaurantes mais premiados da cidade, atualmente ocupando o 16º lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
Localizado no bairro de Getsemaní, o Celele é uma celebração da diversidade de sabores e ingredientes da costa caribenha da Colômbia.
O restaurante é uma extensão de um projeto chamada Proyecto Caribe Lab, encabeçado pelo chef Jamie Rodriguez.
Por anos, Jamie viajou pelo país para descobrir os sabores mais autênticos, e se especializou nos preparos ancestrairs e ingredientes da culinária do Caribe colombiano.
Você pode provar o menu degustação, ou pedir pratos a la carte.
Nós pedimos a la carte, e tivemos uma baita experiência. A sobremesa que provamos no Celele é definitivamente uma das melhores que já provamos na vida!
Endereço: Calle del Espíritu Santo, Cra. 10c #29-200, Getsemaní, Cartagena de Indias
Se você assistir nosso vídeo do youtube sobre onde comer em Cartagena, pode ver tudo que pedimos no Celele (e nos demais restaurantes), com preços!
5. Restaurante Espíritu Santo
Esse restaurante em Cartagena é um dos tesouros culinários da cidade.
Fica dentro do centro histórico, na cidade amuralhada, mas não é um restaurante pega turista! Muito pelo contrário!
Eles servem pratos da culinária tradicional da Colômbia, por preços bem interessantes.
Se você quer provar pratos típicos e bem servidos, pode ir sem medo de ser feliz! O lugar é simples mas sempre está muito movimentado, principalmente de moradores locais!
Provamos pratos como mote de queijo, cazuela de mariscos, e a minha bebida favorita da viagem, a limonada de coco!
Endereço: Cl. 35 #6-69, El Centro, Cartagena de Indias, Provincia de Cartagena
6. Café del Mar
O Café del Mar é um dos locais mais icônicos e populares de Cartagena, situado em um ponto privilegiado ao longo das muralhas históricas da cidade.
Este restaurante ficou famoso por ser um dos principais pontos de observação do por do sol em Cartagena. Então, no final do dia, praticamente toda a cidade se reúne ali para assistir o espetáculo.
O restaurante monta toda uma experiência, com direito a DJ, apresentações de dança e um clima de balada. Confesso que me incomodou um pouco o serviço, bastante demorado – porque imagina, tinha gente demais!
Mesmo assim, o espetáculo do por sol é realmente lindo, e por isso considero que vale a visita!
Pedimos apenas um ceviche para comer, e bebidas, como cervejas e limonada de coco (recomendo muito que você prove, eu achei essa bebida uma delícia!).
A comida estava boa, mas demorou bastante a ser entregue, então considere isso na hora de visitar. Se puder, faça um pedido grande de uma vez, para depender menos vezes dos garçons.
Recomendo chegar por lá cedo, perto da hora de abertura do restaurante, para conseguir um lugar, de preferência perto das muralhas.
Endereço: Baluarte de Santo Domingo, Cl. de la Serrezuela, El Centro, Cartagena de Indias
7. Café San Alberto
Considerado um dos melhores e mais premiados cafés da Colômbia, o San Alberto oferece uma experiência única para os amantes de café.
Café San Alberto nasceu em 2022, com a missão de promover e preservar a riqueza do café colombiano, destacando suas qualidades e a diversidade de sabores.
A marca é originária da região de Quindío, uma das áreas mais renomadas de cultivo de café na Colômbia.
Eles têm várias filiais no país (inclusive visitamos também a unidade de Bogotá, que fica pertinho do Museu do Ouro), e sempre oferecem o melhor da experiência de café, sempre com grãoes de alta qualidade.
Em Cartagena, aproveitamos pra pedir um café gelado, pra refrescar do calor na cidade. Mas você também pode escolher um café quente, coado em um dos métodos de preparo mais tradicionais, como Hario V60 entre outros.
Endereço: Plaza Santo Domingo, Cra. 3 #35-18, Centro Historico, Cartagena de Indias, Centro Histórico, Provincia de Cartagena
8. Café Havana
Café Havana é um dos locais mais icônicos de Cartagena, oferecendo uma imersão na rica cultura cubana e caribenha.
Localizado no bairro de Getsemaní, o café é conhecido por suas noites animadas, regadas a salsa e outros ritmos caribenhos, fruto de uma forte influência cubana, o que se vê também na decoração.
Mais do que um lugar para comer, o lugar é uma dica histórica. Frequentado por nomes como Gabriel Garcia Marques, o endereço guarda um pedaço da alma boêmia de Cartagena.
Vale a pena ir uma noite para conhecer o ambiente e quem sabe tomar um drink.
Endereço: Cra. 10 #ESQUINA, Getsemaní, Cartagena de Indias
9. Cerveceria Cartagena
Se você acompanha a gente por aqui, já deve saber que sempre procuramos cervejarias locais nas cidades que visitamos.
Em Cartagena não foi diferente, e foi assim que visitamos a Cervecería Cartagena em Getsemaní.
A Cervecería Cartagena é uma cervejaria artesanal com um ambiente bem descontraído, com alguns jogos e tv que transmitem jogos.
A cervejaria oferece uma seleção de cervejas artesanais que incluem desde pale ales e IPAs até stouts e porters.
Provamos algumas comidas por lá, por um preço bem interessante, e provamos diversas cervejas da marca. Se tem interesse em conhecer as cervejas colombianas, é uma parada obrigatória!
Endereço: Cl. 25 #10-42, Getsemaní, Cartagena de Indias
Comidas de rua para provar em Cartagena
Arepa com huevos – Los fritos de Dora
Uma das comidas de rua mais populares em Cartagena são as arepas, que a bem da verdade são populares em todo o país.
Mas aqui no caribe elas ganham um preparo especial, sendo recheadas com ovos (arepas con huevos).
Pegamos a recomendação com uma guia de um dos passeios que fizemos em Cartagena, que indicou a barraca Los fritos de Dora, na Praça de San Diego como o lugar favorito dela para comer arepas em Cartagena.
E as arepas são realmente deliciosas!
Havia duas versões disponíveis: recheadas apenas com ovos, ou com ovos e carne. Ambas fritas em óleo bem quente.
E preciso confessar: a versão da arepa com ovos e carne foi minha favorita! Pagamos 5.000 pesos colombianos por unidade.
Endereço: San Diego, Cartagena, Cartagena das Índias
La Paletteria
La Palettería é uma das paradas obrigatórias para quem visita Cartagena, especialmente nos dias quentes.
Essa sorveteria artesanal é conhecida por suas deliciosas paletas, picolés de diversos sabores, feitos com ingredientes frescos e naturais, e principalmente frutas típicas da Colômbia.
As opções que variam desde frutas tropicais e locais, como lulo e maracujá, até sabores mais tradicionais como chocolate e doce de leite.
O lugar é bem pequeno, e há apenas dois pequenos bancos dentro da lojinha. Ah, e um único aviso importante: aqui eles só aceitam pagamento em dinheiro.
Endereço: Cl. 35 #03-86 local 2, El Centro, Cartagena de Indias
Passeios gastronômicos que você pode reservar em Cartagena
Se você vai viajar para Cartagena, e tem interesse em aprender mais sobre a culinária da região,uma coisa bacana que você pode fazer é reservar passeios relacionados à gastronomia.
Aqui tem algumas opções:
- Free tour gastronômico por Cartagena
- Tour da fruta colombiana
- Oficina e degustação de sorvete de paila
- Free tour por Cartagena
Preparado para viver uma verdadeira experiência gastronômica em Cartagena?
Cartagena é um destino que encanta não apenas por sua história e arquitetura, mas também pela sua rica e diversificada gastronomia.
Dos restaurantes premiados à comida de rua autêntica, há opções para todos os gostos e orçamentos.
Quando estiver na cidade, se visitar algum desses lugares usando nossas dicas, depois passa aqui e deixa um comentário do que achou do lugar!
Continue planejando sua viagem a Colômbia
Aqui no site temos diversos posts publicados com dicas de destinos e passeios em Colômbia. Confira e continue planejando sua viagem:
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.