O que fazer no Centro de Medellín: principais pontos turísticos
Procurando dicas sobre o que fazer no centro de Medellín? Essa parte da cidade combina história e cultura, e é uma das regiões que mais vale a pena conhecer se você quer saber mais sobre o passado e presente da cidade.
Nesse post, vamos te contar quais são os principais pontos turísticos do centro de Medellín, compartilhar o roteiro que usamos para visitar a região, e ainda dar dicas de segurança para turistas.
Vamos nessa?
Vai viajar para a Colômbia e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Centro de Medellín: vale a pena colocar no roteiro?
O centro de Medellín, também conhecido como El Centro, é um dos locais que mais vão te contar sobre a história da cidade. Há uma variedade de locais para conhecer, como praças, igrejas e museus em Medellín.
Outra coisa boa é que o centro de Medellín é facilmente acessível a partir de diversos bairros como Poblado, Laureles e Envigado.
Veja mais aqui sobre como chegar ao centro de Medellín
Dicas de segurança para visitar o centro de Medellín
Medellín mudou muito nos últimos anos, e nem de longe lembra a época sangrenta de antes dos anos 2000, quando era considerada uma das cidades mais violentas do mundo.
No entanto, a região do centro ainda lida com questões de segurança (como acontece em outros centros históricos de capitais pelo mundo).
Recomendo visitar a região durante o dia, e prefira sempre caminhar pelas áreas mais movimentadas. Evite ruas mais desertas e mantenha seus objetos pessoais próximos. Se possível, utilize mochilas ou bolsas de segurança.
Vale a pena se hospedar no centro de Medellín?
Eu diria que não. Exceto se você tiver algum interesse muito específico no centro de Medellín, ficar hospedado nessa região não vale muito a pena.
O centro é tranquilo para andar de dia, mas como acontece em outras capitais sul americanas, acaba ficando esvaziado à noite, o que pode causar insegurança.
As regiões mais recomendadas para se hospedar em Medellín são Laureles (mais calma) e El Poblado (mais badalada).
Nós ficamos hospedados no hotel Bolivariana Plaza, e tivemos uma boa experiência! Quarto confortável e café da manhã saboroso incluído na diária. Você pode ver mais detalhes do hotel aqui.
Ainda sem hospedagem em Medellín? Veja as ofertas do Booking.com
Pontos turísticos no centro de Medellín Colômbia
Vamos te levar agora para um passeio pelo centro de Medellín, visitando os principais pontos turísticos dessa região, que você pode conhecer em um dia, em um roteiro a pé.
Parque Bolívar e Catedral Basílica da Imaculada Conceição
Inaugurado em 1892, o parque Bolívar é uma praça com nome de parque. Lá está o imponente prédio da Basílica da Catedral Metropolitana, conehcuda por muitos por seu antigo nome, Catedral de Vilanueva.
O nome oficial dessa igreja gigante de tijolos com duas torres é Catedral Basílica Metropolitana da Imaculada Concepção de Maria.
Foi planejada pelo arquiteto francês Charles Émile Carré em estilo neo-românico, sendo considerada Monumento Nacional de Colômbia por seu valor histórico e beleza arquitetônica.
Fomos até lá atraídos exatamente pelo prédio, mas infelizmente encontramos o mesmo fechado. Ficamos só pelo lado de fora, admirando a arquitetura e a praça que foi recém-reformada.
O entorno da praça é repleto de casarões históricos, mas achamos o estado geral dessa região um pouco abandonado. Vimos muitos moradores de rua, um certo ar de insegurança na região.
Eu tinha lido sobre uma feirinha que acontece na praça aos finais de semana, talvez nesse momento a praça ganhe outros ares.
Mas infelizmente durante a nossa visita fiquei com uma impressão que só valeria para visitar a igreja mesmo, e acabamos seguindo nosso caminho para as próximas atrações.
Calle Junín (carrera 49)
Saindo do Parque Bolívar, pegamos a Calle Junín, uma rua de pedestres repleta de comércios ambulantes, restaurantes, lojas, vendedores de flores e artistas de rua.
No caminho, bem na intersecção com a Calle 52, vale olhar pra cima e ver o Edificio Coltejer, o mais alto de Medellín, com quase 175 metros de altura, sede da empresa têxtil de mesmo nome, e que é um símbolo de Medellín.
Parque San Antonio
Caminhando cerca de 10 minutos pela Calle Junín, chegamos ao Parque San Antônio, a maior praça do centro de Medellín e outro ponto cultural da cidade, famoso pelas esculturas do artista Fernando Botero.
Há diversas esculturas, grandes e pequenas, mas é uma das menores que mais chama a atenção: El Pajaro, um pequeno passarinho que foi explodido em um atentado terrorista a bomba, em 10 de junho 1995.
Na hora da explosão estava acontecendo um concerto na praça, então havia muita gente no local. Infelizmente, 23 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.
A Colômbia passou anos terríveis de violência e você deve lembrar de ter visto matérias de TV falando sobre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, guerrilha colombiana surgida na década de 1960).
Pois foram justamente as FARC que assumiram a responsabilidade pelo ataque terrorista.
Alguns anos depois, em 2000, quando a situação da Colômbia começava a mudar, Botero doou uma estátua idêntica para ser colocada na praça, mas insistiu que os restos bombardeados da estátua original permanecessem lado a lado com a nova estátua.
Agora, as estátuas juntas são conhecidas como os Pássaros da Paz.
Uma é um símbolo do passado violento de Medellín, que não deve ser esquecido, para que nunca se repita. A outra, nova e cheia de vida, representa a esperança em um futuro de paz para Medellín.
No entorno da praça você também encontra a igreja de San Antonio de Pádua, além de vários quiosques vendendo lanches.
Salon Málaga
Fundado em 1957, esse lugar é considerado um templo da música colombiana. Você pode visitar para tomar um café ou fazer um lanche, e principalmente para assistir um show de tango ou bolero.
Além disso, preste atenção ao ambiente: repleto de história e decoração com LPs de artistas colombianos.
Centro Comercial do Palácio Nacional
Este centro comercial é um verdadeiro achado no meio do centro de Medellín, foi um dos lugares que mais me surpreendeu e encantou nesse roteiro.
O Centro Comercial do Palácio Nacional foi construído originalmente como um palácio de justiça no início do século XX.
Nos dias de hoje, o edifício foi transformado em centro comercial, com centenas de lojas e até galerias de arte.
A arquitetura é belíssima, neoclássica, com colunas, arcos e uma cúpula central. Nos andares de baixo, há um comércio bem ativo – lojas de roupas, bonés, capinhas de celular e até uma lanchonete / cafeteria.
Nos andares de cima, há diversas salas de galerias de arte, vendendo ou expondo quadros, esculturas.
O lugar parece um oásis no meio do burburinho no centro de Medellín. Eu achei delicioso passear pelos corredores, espiar as lojas e mais ainda – admirar as salas com obras de arte.
Visitar o Palácio Nacional é uma ótima oportunidade para explorar o comércio local enquanto aprecia a beleza arquitetônica do edifício. É um lugar para fazer compras em Medellín, mas também para apreciar arquitetura e arte.
Plaza Botero
O coração do centro histórico de Medellín com certeza é a Plaza Botero, onde você vai encontrar 23 esculturas monumentais, feitas de bronze, criadas pelo famoso artista colombiano Fernando Botero.
Fernando Botero foi um pintor e escultor colombiano que ficou conhecido por suas figuras volumosas. Ele faleceu em 2023, aos 91 anos.
Antes disso, em 2004, o artista doou esse conjunto de obras, para financiar a renovação do Museu de Antioquia.
Elas foram dispostas na praça, transformando o espaço num museu a céu aberto. Você pode tocar, subir e interagir com cada uma!
Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe
O entorno da Plaza Botero é repleto de prédios emblemáticos. E entre eles, o que mais chama atenção com certeza é o Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe.
Este edifício impressionante, com arquitetura neogótica com detalhes em preto e branco, tem uma estética que lembra uma catedral e foi projetado pelo arquiteto belga Agustín Goovaerts.
A visita ao centro cultural é gratuita, você só vai precisar apresentar um documento para registro de entrada, e daí pode conhecer o prédio por dentro, e visitar as exposições.
Na nossa visita, uma das exposições contava sobre a história do prédio, sua arquitetura e construção, e foi muito legal aprender mais sobre esse lugar tão bonito!
Também há uma biblioteca pública no local, onde estavam muitas pessoas consultando livros ou sentados nas mesas, estudando ou trabalhando.
No pátio, você pode apreciar a vista para a praça Botero e outros ângulos do prédio do Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe, visto pelas janelas que vamos encontrando no caminho.
Museu de Antioquia
Em outro lado da praça, está o Museu de Antioquia, outro museu de Medellín bacana para visitar – inclusive, muita gente considera este um dos principais museus da cidade.
Não chegamos a entrar para conhecer, pois faltou tempo no nosso roteiro. A visita dura cerca de 2 horas.
É preciso pagar ingresso, mas lá dentro você pode apreciar uma vasta coleção de obras de Fernando Botero, tanto esculturas quanto pinturas, muitas das quais foram doadas pelo próprio artista.
Além disso, o museu também possui exposições de artistas colombianos e internacionais, incluindo obras modernistas, arte contemporânea, e peças históricas que datam da época da conquista das Américas.
Igreja de Veracruz
Seguindo nossa caminhada pelo centro de Medellín, vamos encontrar a Igreja de Veracruz, o único templo em estilo colonial ainda existente na cidade.
Construída em 1682, a igreja fica próxima ao Parque Berrío, e tem uma fachada de pedra e calicanto, um tipo de alvenaria que reflete as técnicas construtivas da época.
Se conseguir encontrar a igreja fechada, preste detalhe no altar-mor, que veio diretamente da Espanha, e na simplicidade do templo, herança da Medellín colonial.
A Igreja de Veracruz foi declarada Patrimônio Cultural da Nação, em 1982.
Basilica de Nossa Senhora de la Candelaria
A apenas 5 minutos de caminhada da igreja de la Veracruz você encontra um outro templo católico importante para Medellín: a Basílica de la Candelária.
A basílica foi construída no início do século XX, com um estilo arquitetônico que mistura elementos neoclássicos e românicos.
Dedicada à Nossa Senhora da Candelária, a padroeira de Medellín, a basílica é um ponto de peregrinação para muitos fiéis.
“El Hueco” – Mercado Popular
Enquanto estiver caminhando pelas ruas do centro de Medellín, é possível que, uma hora ou outra, você se encontre em meio a “El Hueco”, um dos principais mercados populares da cidade.
Ruas estreitas, cheias de lojas e vendedores ambulantes de roupas, calçados e eletrônicos. Muita gente, muita pirataria, é um dos lugares mais conhecidos da cidade quando o assunto é compras e mercado popular.
Plaza de las Luces
Nossa caminhada pelo centro de Medellín vai nos levar até a a Plaza de las Luces, antigamente conhecida como Plaza Cisneros.
No passado, ali funcionava um mercado coberto, que pegou fogo. Com a restauração, o lugar foi convertido em um dos símbolos da revitalização do centro da cidade.
Lá você vai encontrar 300 colunas de luz, com 24 metros de altura, uma representação do que seria um bosque de luz no centro de Medellín.
É uma excelente parada para fotos e mais um lugar que comunica todas as transformações que Medellín vem vivendo nos últimos anos.
La Alpujarra
Nosso roteiro finalizou no Bosque de las Luces, mas se você quiser continuar explorando o centro de Medellín, tenho mais dois lugares para sugerir.
O primeiro é La Alpujarra, fica bem perto do Parque das Luzes , e é o centro administrativo de Medellín, onde se encontram a Prefeitura e o Governo de Antioquia.
Mercado La Minorista – Plaza Minorista José Maria Vila.
E como última atração, você pode visitar o Mercado La Minorista, um mercado coberto onde são comercializadas frutas e verduras, além de especiarias e pratos típicos de Medellín.
É um lugar perfeito para viver uma verdadeira imersão nos sabores e aromas de Medellín.
O mercado funciona todos os dias, de 4h30 às 18h, exceto aos domingos, quando fecha às 15h.
Como chegar ao centro de Medellín
O centro de Medellín é facilmente acessível por metrô. As estações Parque Berrío, San Antonio, Alpujarra e Cisneros são as mais próximas das principais atrações turísticas.
A cidade também possui boas opções de transporte público, mas o metrô é a maneira mais prática e rápida de se locomover.
Vale a pena visitar o centro de Medellín?
Medellín é uma cidade de contrastes, e eu diria que para conhecer mais a fundo a alma da cidade, uma passagem pelo centro de Medellín é essencial.
Junto com o passeio na Comuna 13 de Medellín, diria que um passeio no centro são os dois principais roteiros para colocar no seu cronograma numa visita a cidade, especialmente se esta for sua primeira vez em Medellín.
Reserve um dia do seu roteiro, comece cedo e vista roupas confortáveis, pois você vai caminhar bastante para conhecer os principais pontos turísticos da região.
Mas garanto que, ao final do dia, você vai voltar para casa entendendo um pouco mais a cidade, sua história, cultura e as transformações que Medellín viveu nos últimos anos.
Continue planejando sua viagem a Colômbia
Aqui no site temos outros posts que escrevemos com dicas de viagem para a Colômbia. Confira e continue planejando sua viagem com nossas dicas:
- Lugares para visitar na Colômbia
- Roteiro pela Colômbia
- Museus de Bogotá
- O que fazer em Bogotá
- O que fazer em Santa Marta
- Parque Tayrona: como é a visita
- Os colombianos: um livro sobre a cultura do país
resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.