O que fazer em Guatapé na Colômbia: bate volta de Medellín
Guatapé na Colômbia é um dos lugares mais bacanas que conhecemos na nossa viagem pelo país. Sabia que dá para visitar o pueblo mais colorido da Colômbia com um bate e volta de Medellín?
É fácil, e juro que vai valer a pena!
Localizado na região de Antioquia, o pueblo de Guatapé é conhecido por suas ruas coloridas, pela tradição dos zócalos e pela famosa Piedra del Peñol, esse pueblo charmoso é um dos maiores tesouros da Colômbia.
Neste post, vou te contar tudo sobre como foi nossa visita ao povoado, o que fazer em Guatapé e também dar detalhes sobre a subida na pedra de El Peñol.
Preparado pra aventura? Então, vamos nessa!
Ainda sem hospedagem em Medellín? Ficamos no hotel Bolivariana Plaza, no bairro de Laureles, e tivemos uma boa experiência!
Caso queira dar uma olhada em mais opções de hospedagem em Medellín, veja as ofertas do Booking.com
Um pouco da história de Guatapé na Colômbia
Guatapé, na Colômbia, foi fundada em 1811. Era um povoado essencialmente agrícola até a construção da Represa de Guatapé nos anos 1970, que inundou parte do território e impulsionou o turismo.
Quando visitar Guatapé, vai perceber que uma das tradições mais marcantes da cidade são os zócalos, relevos multi-coloridos nas fachadas das casas, uma tradição que começou ainda no século XX e permanece até hoje.
Inicialmente, os zócalos eram uma camada extra de material, aplicado para proteger as paredes da umidade, mas os homens que faziam o trabalho eram criativos, e foram adicionando elementos decorativos no trabalho.
Cada zócalo é único, representando cenas da vida cotidiana, cultura local e também símbolos religiosos.
Poucas pessoas sabem fazer o trabalho dos zócalos, e pode ter certeza que quanto mais elaborado foi o desenho, mais caro foi pra fazer! Representa também, de certa forma, o status do dono da casa.
Hoje, os zócalos multi-coloridos são parte da identidade do pueblo, e se tornaram uma das principais atrações turísticas de Guatapé.
Vai viajar para a Colômbia e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 15% com o cupom FUISERVIAJANTE15!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Como chegar a Guatapé saindo de Medellín
Guatapé está localizado a cerca de 80 km de Medellín, e existem algumas formas de chegar até lá:
Transporte público:
É possível pegar um ônibus no Terminal Norte de Medellín. A viagem dura cerca de 2 horas e é bem acessível.
Carro alugado:
Para quem prefere mais liberdade, alugar um carro pode ser uma boa ideia, permitindo paradas ao longo do caminho.
Você pode fazer uma cotação de aluguel de carro na Colômbia aqui, mas se estiver no centro, recomendo que retire o carro também no centro de Medellín, na cidade, pois o aeroporto fica bem longe do centro.
Excursão em grupo:
A opção mais cômoda para ir de Medellín a Guatapé é reservar uma excursão organizada, que já inclui transporte, guia e os principais passeios, como visita a Pedra El Peñol e visita ao pueblo de Guatapé.
Se quiser facilidade, vale a pena. Foi a opção que escolhemos, e gostamos da facilidade e da experiência ao longo do dia, de forma geral. Fomos num ônibus, sem preocupação com trajeto ou direção.
Nós escolhemos fazer um tour gastronômico, que incluia parada também, além de visita a Guatapé e El Peñol:
- almoço e navegação na represa de Guatapé,
- parada em lugares para provar comidas típicas. Comemos cerca de 7 pratos típicos da região do Departamento de Antioquia, e foi muito bacana conhecer frutas e sabores diferentes!
- Você pode ver detalhes do passeio aqui.
Mas além desse, há diversas opções de passeios guiados e excursões que te levam de Medellín a Guatapé para um bate e volta de 1 dia.
Confira:
O que fazer em Guatapé
Guatapé é um pueblo pequeno, mas extremamente charmoso. Suas ruas coloridas e casas decoradas com zócalos fazem do vilarejo um dos mais fotogênicos da Colômbia.
Durante sua passagem na cidade, não vai ser preciso nenhum roteiro. O pueblo é tão pequeno, que o mais diverrtido é caminhar sem rumo e com curiosidade, explorando as belezas de suas ruas.
Mas se quiser algumas dicas de lugares que vale a pena colocar no seu roteiro em Guatapé, aqui vai minha lista de favoritos:
Calle del Recuerdo
Uma das ruas mais bonitas da cidade, cheia de zócalos detalhados e ateliês de artistas locais.
A rua cruza a calle 29, para os dois lados, mas não é exatamente uma esquina na frente da outra. Fica um pouco mais para o lado, então cuide de explorar os dois braços da rua.
De um lado, há uma escadaria que te leva até a plazoleta de los Zócalos (falarei dela mais abaixo), e a rua segue com restaurantes, cafés e os fotogênicos guarda-chuvas coloridos.
Para o outro lado, a rua tem o museu comunitário de Guatapé, uma fonte toda decorada com estátuas e zócalos, e muitos ateliês de artistas locais.
Plazoleta de Los Zócalos
O ponto mais movimentado do pueblo, repleto de lojinhas, restaurantes e decorações vibrantes.
Vale sentar na escadaria um pouco e observar o movimento!
Paróquia Nuestra Señora Del Carmen e praça
Localizada na praça central de Guatapé, reflete a tradição dos primeiros povoados da região de Antioquia, com a igreja colocada no centro do povoado.
Prefeitura de Guatapé
Um dos prédios mais bonitos que visitei! Por fora tem toda a estrutura colonial que é bem tradicional tanto na praça de Guatapé, mas o real destaque é quando vislumbramos o corredor de entrada.
Olha que lindo, repleto de zócalos! Fiquei encantada!
Caso prefira, pode ver nosso passeio em Guatapé nesse vídeo que gravamos para o nosso canal do Youtube:
2. Passeio de barco na Represa de Guatapé
Um dos principais motivos para ir com uma excursão a Guatapé, é ter a chance de incluir no seu dia, além do passeio no vilarejo, também outros atrativos na região, como a navegação na represa de Guatapé.
A Represa de Guatapé, oficialmente chamada de Represa de El Peñol-Guatapé, foi criada na década de 1970 para gerar energia elétrica para Medellín.
Com sua construção, alguns povoados da região foram alagados. Guatapé, por sua vez, passou a ter um belo lago na vizinhança, que os moradores usam para navegar, e os turistas também!
Nós fizemos um passeio de barco, que estava incluído no nosso tour, e foi bem legal!
Para embarcar tivemos que andar por um bom pedaço de terra que normalmente fica cheio de água, mas a região estava em seca, e recentemente tinham aberto mais uma comporta da hidrelétrica.
Olha o arranjo que eles fazem, com um barco ao lado do outro, para a gente passar por dentro de tudo até chegar no barco do nosso passeio!
Foi na hora do almoço, então recebemos um fiambre – prato típico com a refeição embrulhada numa folha de bananeira. Tudo bem simples, mas delicioso!
Enquanto a gente comia, ouvimos música tradicional e fomos admirando a paisagem. No total, a navegação durou uns 40 minutos.
Fomos de Guatapé até bem perto da Pedra El Peñol. Ficamos lado a lado com ela no barco!
A navegação foi suave, pois as águas da represa são tranquilas. O barco não balançou, e nem senti quando ele fez a curva para regressar ao povoado.
Além desta possibilidade de navegar em um barco, em um passeio em grupo, também é possível alugar um barco particular, uma lancha, um caiaque ou até mesmo um jet ski.
Outra possibilidade para os mais aventureiros, ou quem quer ter uma vista diferente da região, é fazer um passeio de helicóptero, sobrevoando a represa e vendo a Piedra El Peñol por outro ângulo!
3. Subir a Pedra de El Peñol
Outra possibilidade de passeio na região é visitar a famosa Piedra de El Peñol, um monolito de 220 metros de altura que oferece uma das vistas mais impressionantes da Colômbia.
No entanto, fique atento: a Piedra El Peñol fica perto, mas não o suficiente para ir a pé. Se você veio de ônibus para Guatapé, vai precisar contratar um táxi, ou um passeio na cidade para visitar a pedra.
No nosso caso, a visita e o transporte a todos os atrativos estava incluído em nosso passeio. A única coisa que precisamos pagar por fora foi o ingresso na pedra, para poder fazer a subida.
Esse ingresso só pode ser comprado no local – e dentro do passeio fica como opcional. O ônibus estacionou e deixaram uma hora livre, para quem quisesse comprar o ingresso e subir a pedra, com seus 740 degraus.
Caso não possa ou não queira subir os degraus por qualquer motivo, é só aguardar no solo – há diversas lojinhas e restaurantes para ocupar seu tempo!
A gente se animou, e fizemos a subida! Não vou enganar vocês, é um baita esforço! Mas a paisagem compensa tudo!
Olha que vista linda!
O guia também contou diversas curiosidades e histórias sobre a Piedra El Peñol. No passado, era considerada sagrada pelos indígenas da região.
Depois, quando tudo virou terreno para agricultura e pecuária, o terreno era desdenhado por todos porque não dava para produzir nada ali com a pedra gigante ocupando o terreno.
O primeiro a escalar a pedra foi Luiz Eduardo Villegas López, que ficou tão encantado com o que viu lá de cima que decidiu comprar todo o terreno.
Visionário, foi ele o responsável por transformar a pedra no grande complexo turístico que é hoje. Há uma estátua de bronze dele na base da pedra, como um memorial de todo seu trabalho.
Mais recentemente, disputas entre Guatapé e o povoado vizinho de El Peñol sobre a propriedade da pedra fizeram com que moradores de Guatapé tentassem pintar o nome da cidade na rocha.
O resultado? Eles só conseguiram escrever “G” e parte de um “U” antes de serem impedidos! Você pode ver as letras até hoje na pedra.
Vale a pena visitar Guatapé?
Eu amei nosso dia explorando a região de Guatapé e a Piedra El Peñol! É um passeio incrível, que vale a pena incluir no seu roteiro se você está em Medellín.
Ao final do dia, voltei para nosso hotel em Medellín cansada de tantos degraus, mas feliz de ter apreciado a vista de cima da Piedra El Peñol e ter conhecido o pueblo de Guatapé.
Definitivamente, um dos lugares mais autênticos e coloridos da Colômbia!
Se você já visitou Guatapé, deixe nos comentários como foi sua experiência. E se ainda não conhece, espero que esse guia te ajude a planejar sua viagem!
Continue planejando sua visita a Colômbia
Confira outros posts que temos aqui no blog, sobre viagem para Bogotá e outros destinos da Colômbia:
- Roteiro Colômbia: planejamento de viagem pelas principais cidades
- O que fazer em Bogotá
- Museus de Bogotá
- Visita a Comuna 13 em Medellín
- Comida típica da Colômbia: principais pratos típicos
- Lugares para conhecer na Colômbia
- Roteiro de 7 dias em San Andrés
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.