Comuna 13: a transformação do bairro mais perigoso de Medellín
Por conta de conflitos armados, violência urbana e dificuldades sociais, Medellín na Colômbia carregou por muitos anos o título de cidade mais perigosa do mundo.
A Comuna 13 em Medellín, por sua vez, ficou também muito conhecida como um dos principais bairros envolvidos no conflito. Com tanta dor e sofrimento, os moradores viveram anos bem difíceis entre 1980 e início dos anos 2000.
Porém, depois de investimentos governamentais e ações da própria comunidade, as coisas mudaram em toda Medellín, e também na Comuna 13. Esses dias de tragédia e sofrimento ficaram no passado.
Hoje, a Comuna 13 é um dos lugares mais procurados pelos turistas, e transformou em um ponto turístico de Medellín.
O que antes era sinônimo de violência, tornou-se um símbolo de resistência, transformação e inovação social.
Ainda sem hospedagem em Medellín? Veja as ofertas do Booking.com
Durante nossa visita a Medellín, fizemos um tour na Comuna 13 junto com um morador local, para aprender mais sobre a história da comunidade e ver toda a mudança que aconteceu nos últimos anos.
Foi um passeio no estilo Free Walking tour, onde fomos guiados por um morador local, em um passeio sem preço fixo.
No final, a gente retribui o trabalho do guia com uma gorjeta voluntária (cada um dá quanto pode, ou acha que vale o passeio).
Nesse post, vamos falar um pouco mais da história da Comuna 13, o que fazer por lá durante a sua visita, e contar um pouco do que aprendemos ao fazer o tour guiado na Comuna 13. Vamos nessa?
História da Comuna 13 em Medellín
É difícil não se emocionar com a história da Comuna 13, um lugar que passou de cenário de conflitos a exemplo de superação e transformação social.
A Comuna 13 é uma das 16 comunas de Medellín, que é como são chamados os distritos da cidade.
Por sua posição estratégica na cidade, a Comuna 13 se tornou rota para o contrabando de armas e drogas, além de palco de disputas violentas entre cartéis, grupos paramilitares e guerrilhas.
Foram anos de violência, pessoas desaparendo, vivendo com medo e acordando no meio da noite com tiroteios.
Nessa época, Medellín, que é a segunda maior cidade da Colômbia, chegou a ser considerada uma das cidades mais perigosas do mundo.
Mas essa história se transformou.
A virada do jogo começou nos anos 2000, com iniciativas do governo e da própria comunidade.
Começaram a acontecer investimentos em infraestrutura, como a melhora do sistema de transporte público da cidade, que passou a conectar cada cantinho mais remoto de Medellín ao centro por meio de um sistema de transporte rápido, seguro e eficiente.
A Comuna 13 também recebeu a instalação de escadas rolantes, para facilitar o deslocamento das pessoas da comunidade.
Também começaram a surgir diversos programas sociais, que deram mais um pontapé na transformação, trazendo investimentos em educação e cultura para a comunidade.
A arte também teve papel essencial nesse processo de transformação da Comuna 13.
Os grafites coloridos ocuparam as paredes do bairro, contando a história de uma comunidade que precisou nascer de novo, mas estava ali, resistindo.
Hoje, a Comuna 13 é um símbolo de resiliência, arte e renovação.
Suas paredes, antes marcadas por balas, agora contam histórias de luta e esperança por meio de grafites vibrantes criados por artistas locais.
Vai viajar para a Colômbia e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
A importância do turismo na Comuna 13
O turismo desempenhou um papel transformador na revitalização social e econômica da Comuna 13.
O bairro encontrou no turismo uma oportunidade para ressignificar sua imagem e oferecer melhores condições de vida para seus moradores.
Quando a região da Comuna 13 começou a ser vista como um lugar mais seguro, os turistas começaram a chegar, curiosos pela história do bairro, cultura e arte.
A região começou a figurar na lista de pontos turísticos de Medellín, e os habitantes começaram a ver novas possibilidades de geração de renda com esse público visitante.
Hoje, as ruas antes dominadas pelo silêncio ou pelo som dos confrontos são palco de tours culturais, performances artísticas e experiências gastronômicas.
Esses tours, guiados muitas vezes pelos próprios moradores, ajudam a criar um senso de pertencimento e orgulho ao compartilharem a história de superação do bairro.
Reserve aqui sua experiência: Free tour gratuito na Comuna 13
Reflexões sobre o impacto do turismo na Comuna 13
O turismo gerou empregos diretos e indiretos, impulsionando negócios locais como cafés, lojas de artesanato e serviços de guia.
Por outro lado, o crescimento turístico vem junto com alguns desafios. Como manter o equilíbrio entre o aumento do fluxo de turismo e a preservação da história da comunidade?
E quanto a privacidade das pessoas que moram ali? E o descanso, sossego, com tantas pessoas circulando e música alta pelas ruas?
Também há preocupações com a preservação da identidade local e o risco de gentrificação, onde o aumento de visitantes pode elevar custos de vida e pressionar os moradores a se adaptarem às demandas do turismo.
Nosso guia comentou que algumas pequenas ações estão sendo realizadas, como a proibição de tours à noite, e em datas importantes com dia de natal e ano novo, para permitir que as pessoas aproveitem em família e descansem.
Por isso, quando for visitar a Comuna 13, é fundamental escolher operadores turísticos comprometidos com práticas éticas e sustentáveis, que respeitem os moradores e contribuam para o desenvolvimento contínuo do bairro.
O turismo, quando conduzido com consciência, pode continuar sendo uma força positiva para a transformação dessa região tão rica em histórias e cultura.
Dicas para quem vai visitar a Comuna 13:
- Respeite os moradores: o bairro é uma área residencial e o respeito é essencial.
- Seja consciente com fotos: não fotografe pessoas sem permissão e evite comportamentos invasivos.
Como chegar na Comuna 13?
A Comuna 13 é facilmente acessível e o trajeto até lá já é uma imersão no sistema de transporte público inovador de Medellín. Aqui estão as opções para chegar ao bairro:
De transporte público
O metrô de Medellín é uma das maneiras mais rápidas e econômicas de chegar à Comuna 13.
Pegue a Linha B do metrô e desça na estação San Javier. Da estação, você pode continuar a pé ou pegar o ônibus 225i, que deixa você mais próximo das principais áreas turísticas.
A passagem do ônibus custou 1900 pesos colombianos, que pagamos direto ao motorista.
Com tour guiado
Uma das melhores maneiras de conhecer a Comuna 13 é através de um tour guiado, especialmente se você escolher realizar o tour com um guia que seja morador do bairro.
Para fazer o tour guiado, marcamos o ponto de encontro com nosso guia em frente a estação de metrô San Javier, e de lá pegamos juntos o ônibus 225i para ir até a Comuna 13.
Ir com o guia fez toda a diferença na nossa experiência. Ele foi contando a experiência dele como morador, e apontando o caminho para que a gente pudesse conhecer os principais grafites do bairro, e a história da Comuna 13.
O tours facilitou nosso trânsito pelo bairro, já que a Comuna 13 é bem grande, e cheia de pequenas vielas. Ir com alguém que já conhece facilitou muito.
E foi muito emocionante quando o guia compartilhou relatos de sua infância morando na Comuna 13 durante os anos de conflito, pois pudemos ouvir a história por uma perspectiva única, que só quem viveu poderia contar.
Além disso, participar de um tour é uma forma de apoiar diretamente a economia local, garantindo que os benefícios do turismo cheguem a quem realmente vive o dia a dia da Comuna 13.
Aqui está o link para reservar o tour guiado na Comuna 13 que fizemos e gostamos muito (estilo free walking tour, você não paga um valor fixo pelo passeio, no final retribui o trabalho do guia com uma gorjeta voluntária).
O que fazer na Comuna 13?
Seja indo visitar a Comuna 13 por conta própria, ou com um guia, tem algumas coisas que vale a pena destacar, para que você coloque no roteiro e preste bastante atenção durante sua visita.
Como por exemplo, vale a pena conferir:
Entenda o significado da arte de rua
Os grafites da Comuna 13 são uma das principais atrações da região.
A grande maioria dos murais são feitos por moradores da comunidade, e contam a história do bairro, suas lutas e das pessoas que passaram por ali.
Muitos abordam temas como o renascimento depois da violência e o ressurgimento da comunidade.
Assiste e apoie apresentações culturais
Durante o dia, as ruas da Comuna 13 são invadidas pela energia contagiante das apresentações de break dance, realizadas por jovens talentos locais, que encontram na dança uma forma de expressão e empoderamento.
Essas performances, que ocorrem em diversos pontos do bairro, combinam música e movimento, envolvendo os turistas e fortalecendo a cultura urbana da Comuna 13.
No final da apresentação, é comum que os dançarinos “passem o chapéu” pedindo uma contribuição, e todo mundo deixa uma contribuição, porque as apresentações e a história do local envolve a todos.
Aprecie a vista
A Comuna 13 está localizada nas encostas ocidentais de Medellín, oferecendo vistas panorâmicas incríveis da cidade.
Suba pelos escadões ou use as escadas rolantes, um dos símbolos da revitalização do bairro, para encontrar os mirantes que ficam na parte alta do bairro.
A vista desde a parte alta da Comuna 13 é a oportunidade perfeita para refletir sobre o contraste entre o passado e o presente da comunidade, enquanto aprecia a beleza de Medellín ao fundo.
Visite negócios locais
A gastronomia e o artesanato são outras formas de se conectar e conhecer as pessoas que fazem a Comuna 13.
Há diversas barracas de comidas de rua, além de bares e restaurantes onde você pode fazer um lanche ou mesmo almoçar.
Nosso guia indicou para almoço o restaurante Las Delícias da Martha, que fica numa das ruas principais da parte alta da Comuna 13.
Recomendo que visite também a loja Cremas doña Consuelo, para provar o sorvete de maracumango, uma mistura de maracujá e manga, com um caldo de limão e sal que rende um sabor maravilhoso.
O sorvete é vendido no palito, com um copinho que você pode levar para ir guardando o picolé e molhando mais no caldinho de limão que vem no copo. Ótimo para refrescar o calor!
Também vale a pena visitar os ateliês e galerias de artistas locais. Nós conhecemos a Galeria Arco 13 vale a visita.
Lá, você encontrará peças de arte e design feitas por quatro artistas locais, e pode encontrar uma linda lembrança da sua visita.
Outras experiências em Medellín ligadas à transformação urbana
Um dos marcos mais notáveis da transformação de Medellín é seu sistema de transporte público integrado, que combina metrô, ônibus e teleféricos (chamados de metrocable) de maneira eficiente e acessível, conectando todos os pontos da cidade.
Esse modelo não apenas revolucionou a mobilidade urbana, mas também se tornou referência mundial em urbanismo inclusivo, ao conectar bairros periféricos às áreas centrais da cidade.
O Metrocable foi implementado como uma solução para integrar as comunidades das encostas íngremes, antes isoladas, ao restante da cidade.
É por causa dele que bairros como Santo Domingo agora têm acesso facilitado a empregos, escolas e serviços de saúde.
Além disso, o teleférico oferece vistas espetaculares, transformando um simples deslocamento em uma experiência turística.
Usando o Metrocable, você pode conhecer também o Parque Arví, um grande refúgio ecológico situado nas montanhas ao redor de Medellín. Ideal para quem busca trilhas e atividades ao ar livre em Medellín.
Nesse vídeo, você pode conhecer um pouco mais sobre o transporte público de Medellín e ver como usá-lo para entender melhor a cidade:
Vale a pena fazer um tour na Comuna 13 em Medellín?
Até hoje me arrepio quando lembro da sensação de conhecer a Comuna 13, ver toda aquela arte, as pessoas felizes nas ruas contando a história de transformação do bairro, as escadas rolantes…
Tudo é ao mesmo tempo emocionante e impactante, então sim, eu diria que esse é um dos principais passeios para fazer em Medellín se você quer conhecer mais a cidade, entendendo seu passado e os dias de hoje.
Mais do que um destino turístico, a Comuna 13 é um lugar para aprender sobre resiliência, criatividade e a força das comunidades.
Se puder, faça o passeio guiado para ir mais a fundo, e conhecer a comunidade levado por um morador local.
Reserve seu tour guiado: Free walking tour na Comuna 13
Continue planejando sua viagem para a Colômbia
Aqui no site temos outros posts que escrevemos com dicas de viagem para a Colômbia. Confira e continue planejando sua viagem com nossas dicas:
- Lugares para visitar na Colômbia
- Roteiro pela Colômbia
- Museus de Bogotá
- O que fazer em Bogotá
- O que fazer em Santa Marta
- Parque Tayrona: como é a visita
- Os colombianos: um livro sobre a cultura do país
resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.